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Agildo Santos Silva de Oliveira

    • Agildo Santos Silva de Oliveira Doutor em Letras, concentração em Filologia e Língua Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Mestre em Letras, concentração em Estudos da Linguagem, pela Universidade de Estadual de Santa Cruz. Pela mesma universidade, graduado em Letras: Português/Espanhol. Por meio da abordagem dialógica do discurso proposta por Bakhtin e o Círculo, desenvolve pesquisa acerca das concepções de língua nacional constitutivas de livros escolares utilizados entre o Império e a República nas aulas de língua portuguesa, particularmente antologias escolares e livros didáticos. Escopo de pesquisa: língua, discurso e ensino. Temas de interesse: língua nacional, gêneros do discurso, dupla orientação do gênero na realidade, gênero de emolduragem, discurso do outro, discurso autoritário em materiais didáticos para o ensino de língua portuguesa.

       

      Links:    

    • GONCALVES-SEGUNDO, P. R. ; PEDRO, A. M. ; SILVA, A. M. ; OLIVEIRA, A. S. S. ; COSTA, L. F. B. ; SOUSA, D. R. ; KOBAYASHI, S. M. . Discurso e Identidade: múltiplos enfoques. São Paulo : FFLCH/USP, 2018 . 338p. ISBN: 9788575063361.
    • OLIVEIRA, A. S. S. ; TORGA, V. L. M. . Concepções que dialogam além do Círculo: linguagem, interação, enunciado concreto, gêneros discursivos POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 26 , p. 27 - 45 , 2019. ISSN: 22376844.
    • CAMPOS, M. I. B. ; OLIVEIRA, A. S. S. . Antologia Escolar do Século XIX: a presença do autor no preâmbulo Fórum Linguistico (Online) , v. 13 , p. 1476 - 1491 , 2016. ISSN: 19848412.
    • OLIVEIRA, A. S. S. ; TORGA, V. L. M. . Uma história heteroglóssica dos livros didáticos de língua portuguesa no Brasil Línguas & Letras (Online) , v. 15 , p. 1 - 12 , 2014. ISSN: 19814755.
    • OLIVEIRA, A. S. S. ; TORGA, V. L. M. ; RIBEIRO, M. D. A. . A interação verbal em sala de aula: leituras bakhtinianas sobre o lugar da palavra no processo de ensino-aprendizagem Caderno Seminal Digital (Rio de Janeiro) , v. 19 , p. 70 - 90 , 2013. ISSN: 18069142.
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Relações dialógicas na pesquisa em Ciências Humanas: análise de um prefácio de seleta escolar Oitocentista. Discurso e Identidade: múltiplos enfoques, v. 1, p. 255 - 270, 2018.
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Discurso autoritário no prefácio da Anthologia Nacional: emolduragem dialógico-discursiva. Mídia, discurso e ensino, v. 1, p. 25 - 46, 2018.
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Tema e língua em antologias escolares do século XIX: dialogando com os prefácios. Linguagens em diálogos: reflexões bakhtinianas em diferentes perspectivas, v. 1, p. 39 - 60, 2017.
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Interações discursivas na Apresentação de Livro Didático de Língua Portuguesa: diálogo entre sujeitos e esferas. Texto, discurso e multimodalidade: perspectivas atuais, v. , p. 10 - 23, 2017.
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Língua Portuguesa na Base Nacional Comum Curricular: uma abordagem bakhtiniana. Cadernos de Linguística: pesquisas em movimento. Discurso, estilo, ensino: diferentes práticas de linguagem, v. 5, p. 157 - 174, 2016.
    • OLIVEIRA, A. S. S. ; TORGA, V. . OS MOVIMENTOS EXOTÓPICOS NA CONSTRUÇÃO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, EM LITERATURA BRASILEIRA, NOS LIVROS DIDÁTICOS. CADERNO DO II ENCONTRO DE ESTUDOS BAKHTINIANOS, v. 2, p. 263 - 269, 2013.
  • Trabalhos em Anais: 2
    • OLIVEIRA, A. S. S. ; TORGA, V. L. M. . O autor do Livro Didático e seu Outro: rotas bakhtinianas em Apresentações nos manuais do professor. In: IV SEMINÁRIO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM LETRAS , 2014 , Ilhéus. Anais do IV SEPEXLE. : , 2014. p. 22 - 32.
    • OLIVEIRA, A. S. S. ; TORGA, V. L. M. . Apresentação em Livros Didáticos: a voz so Tu na voz do Eu como traço responsivo ativo. In: XXIV JORNADA NACIONAL DO GRUPO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO NORDESTE - GELNE , 2012 , NATAL. APRESENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS: A VOZ DO TU NA VOZ DO EU COMO TRAÇO RESPONSIVO ATIVO. : , 2012. p. 12 - 24.
    • OLIVEIRA, A. S. S. ; TORGA, V. L. M. . A heterogeneidade discursiva como traço do interdiscurso: um caso de análise dialógica do discurso em ?Apresentação? de livro didático?. : , 2012 (Resumo publicado em caderno do I SEDiAR)
    • OLIVEIRA, A. S. S. ; TORGA, V. L. M. . O AUTOR DO LIVRO DIDÁTICO E SEU OUTRO: ROTAS BAKHTINIANAS EM APRESENTAÇÕES NOS MANUAIS DO PROFESSOR. : , 2014 (Resumo publicado em caderno)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . A Incidência Do Uso Do Internetês Em Produções Escolares. 2016 (Parecer)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Parecerista do Trabalho de Conclusão de Curso em Letras (Universidade Estadual de Santa Cruz)de Grazielle Santos Cerqueira. O papel das memórias discursivas na construção do sentido do discurso de Adolf Hitler.. 2015 (Parecer)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Parecerista do Trabalho de Conclusão de Curso em Letras (Universidade Estadual de Santa Cruz)de Ícaro de Souza Santos. Ambiguidades em propagandas comerciais: análise da interferência do aspecto linguístico sobre o sociocomunicativo.. 2015 (Parecer)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Discurso do outro e Construção composicional em Antologias Escolares do Segundo Reinado e da Primeira República. 2016 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Discurso autoritário no perfácio da Anthologia Nacional: emolduragem dialógico-discursiva. 2018 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Antologias Escolares do Segundo Reinado e da Primeira República sob as lentes da análise dialógica do discurso. 2018 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Repertório temático e significação ideológica em Antologias Escolares do Segundo Reinado e da República Velha. 2018 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Seletas Escolares do Império e da República: orientações dialógicas. 2017 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Gêneros de circulação de Antologias Escolares dos séculos XIX e XX. 2017 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Textos de circulação de seletas escolares dos séculos XIX e XX: emolduragens interpretativas. 2017 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Seleta Escolar do Século XIX: as relações dialógicas constitutivas da obra presentes nos prefácios. 2016 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Interações discursivas na Apresentação de Livro Didático de Língua Portuguesa para o Ensino Médio: diálogo entre sujeitos e esferas. 2016 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Os movimentos exotópicos na construção da divulgação científica, em literatura brasileira, nos livros didáticos. 2013 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . O discurso de divulgação científica, em literatura brasileira, presentes nos manuais didáticos das redes pública e privada. 2010 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Duas experiências de investigação, duas possibilidades de dizer: o manual didático e a construção da cidadania sob a ótica da divulgação científica. 2011 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Dos prefácios das Antologias às apresentações do Livros DIáticos: a construção do eu, do tu e do ele na grande temporalidade. 2015 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Antologias brasileiras do Século XIX: a presença do autor nos preâmbulos. 2015 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . Dos Prefácios das Antologias às Apresentações dos Livros Didáticos: a grande temporalidade na construção do eu, do tu e do ele. 2015 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . O autor do Livro Didático e seu Outro: rotas bakhtinianas em Apresentações nos Manuais do professor. 2014 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. ; TORGA, V. L. M. ; RIBEIRO, M. D. A. . A INTERAÇÃO VERBAL NA SALA DE AULA: LEITURAS BAKHTINIANAS SOBRE O LUGAR DA PLAVRA. 2012 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . A HETEROGENEIDADE DISCURSIVA COMO TRAÇO DO INTERDISCURSO: UM CASO DE ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO EM 'APRESENTAÇÃO EM LIVRO DIDÁTICO'. 2012 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. ; TORGA, V. L. M. . APRESENTAÇÃO EM LIVROS DIDÁTICOS: A VOZ DO TU NA VOZ DO EU COMO TRAÇO RESPONSIVO ATIVO. 2012 (Simposio)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . LEITURA DE CONTO MARAVILHOSO: O POPULAR ORIGINANDO OS CLÁSSICOS. 2011 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . II Curso Interuniversitario de Actualización para Profesores de Español - monitoria. 2008 (Universidade Estadual de Santa Cruz - Universidad de Granada - Consejería de Educación)
    • CAMPOS, M. I. B. ; TORGA, V. L. M. ; OLIVEIRA, A. S. S. . CURSO DE EXTENSÃO: MIKHAIL BAKHTIN E A ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO. 2013 (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC)
    • TORGA, V. L. M. ; PIRES, E. ; OLIVEIRA, A. S. S. . SEMINÁRIOS DE PESQUISA DO PROEDA (PROGRAMA DE DIVULGAÇÃO DOS ESTUDOS SOBRE DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO. 2011 (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ)
    • GONCALVES-SEGUNDO, P. R. ; PEDRO, A. M. ; OLIVEIRA, A. S. S. ; SILVA, A. M. ; LIMA, L. G. ; KOBAYASHI, S. M. ; WEISS, W. . X Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2018 (Universidade de São PAulo)
    • GRILLO, S. V. C. ; CAMPOS, M. I. B. ; MACHADO, F. S. ; AMERICO, E. V. ; SILVA FILHO, U. C. ; GLUSHKOVA, M. ; HIGASHI, A. M. F. ; QUEIROZ, I. A. ; OLIVEIRA, A. S. S. ; BURLAMAQUI, C. D. V. . Colóquio Internacional do Grupo de Pesquisa Diálogo e Redes Bakhtinianas. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • GONCALVES-SEGUNDO, P. R. ; PEDRO, A. M. ; OLIVEIRA, A. S. S. ; SILVA, A. M. ; SOUSA, D. R. ; COSTA, L. F. B. ; KOBAYASHI, S. M. . IX Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • CAMPOS, M. I. B. ; OLIVEIRA, A. S. S. ; SANTOS, T. J. F. . Produção de textos argumentativos: práticas dos gêneros argumentativos. 2016 (Instituto de Física da Universidade de São Paulo)
    • OLIVEIRA, A. S. S. . IMPLICAÇÕES CULTURAIS DAS ANTOLOGIAS ESCOLARES: PERCURSOS DISCURSIVOS DA LEITURA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO SEGUNDO REINADO E DA REPÚBLICA VELHA. 2017
    • Nome do projeto: O romance machadianoe a formação do público leitor no oitocentos brasileiro: estratégias narrativas para seduzir o leitor (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, A. S. S. .
    • Nome do projeto: O discurso de divulgação científica, em literatura brasileira, nos manuais didáticos do Ensino Médio das redes pública e privada. (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, A. S. S. .
      Descrição: O projeto visa o estudo das estratégias discursivas presentes no discurso de divulgação científica, sobretudo no que tange a literatura brasileira como ciência, investigando a possibilidade de , com a tradução e ou reformulação do DC, haver uma democratização cultural na veiculação da ciência literária nos manuias didáticos do ensino médio público e privado. São enfatizados três significativos momentos da literatura brasileira: o romantismo, o realismo e o modernismo e três autores que os representam: José de Alencar, Machado de Assis e Clarice Lispector, respectivamente. Apesquisa firmar-se-á nas rflexões de Authier-Revuz, Campos, Bakhtin, Antonio Candido, Althusser, Bourdieu, Foucalt, Carlos Vogt, Eduardo Guimarães, Glória Kreinz, Orlandi, Torga Maingueneau e outros.
    • Nome do projeto: Mesmos autores,mesmos divulgadores e mesmos discursos(?): a construção do discurso de divulgação científica em dois manuais didáticos. (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, A. S. S. .
      Descrição: O projeto visa o estudo das produções discursivas presentes no discurso de divulgação científica, sobretudo no que tange a literatura brasileira como ciência, em específico o Modernismo e uma de suas representantes, Clarice Lispector. Investigando a ocorrência, ou não, de um mesmo discurso ou de discursos diferentes para cada divulgação. Para tal inquirição, tomamos como corpus dois manuais didáticos voltados para alunos do Ensino Médio um da escola pública e outro da escola particular que têm os mesmos autores, buscando perceber as fronteiras e a marcação lingüístico-discursiva entre os agentes produtores do discurso: locutor e interlocutor, bem como os fatores extradiscursivos importantes na produção do mesmo. A pesquisa firmar-se-á nas reflexões de Authier-Revuz, Campos, Bakhtin, Althusser, Bourdieu, Foucault, Carlos Vogt, Eduardo Guimarães, Glória Kreinz, Orlandi, Torga, Maingueneau, Zamboni, e outros.
    • Nome do projeto: Arquitetônica das Apresentações em livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, A. S. S. , TORGA, V. L. M. .
      Descrição: O projeto de desenvolvido no mestrado acadêmico teve como objetivo geral Investigar a arquitetônica das representações do tu pelo eu, nas Apresentações em livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Médio, referentes ao Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio 2012 ? 2014, corpora da investigação. Secundariamente, discutir as vozes da produção e da recepção presentes na construção das representações dos alunos nas Apresentações, bem como identificar as (des)semelhanças entre elas, além de analisar as marcas da arquitetônica das representações do aluno em cada Apresentação, que permitem confirmar a presença das (des)semelhanças. Para que tais objetivos fossem alcançados buscamos suporte teórico-metodológico na filosofia da linguagem do russo Bakhtin e do Círculo. Ao final da pesquisa confirmamos a hipótese de que as representações do tu pelo eu são dessemelhantes, a partir das marcas da arquitetônica das representações. Tal confirmação, possibilitou-nos enxergarmos que cada livro didático de Língua Portuguesa para o Ensino Médio é construído a partir das imagens que os autores criam dos interlocutores, alunos de escola pública.
    • Nome do projeto: Projeto didático em antologias escolares do Império Brasileiro e da Primeira república: abordagem dialógica (2015 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, A. S. S. , CAMPOS, M. I. B. .
      Descrição: Nesta pesquisa, investigou-se a construção do projeto didático de duas antologias escolares do Império Brasileiro e da Primeira República, analisando as concepções de língua nacional que, aí materializadas, nortearam o ensino de português nesses contextos de construção da identidade nacional brasileira. Para constituição dos corpora estabeleceram-se quatro critérios: a) nível escolar: ensino secundário; b) épocas: Segundo Reinado e Primeira República; c) gêneros da emoldura: textos que contextualizam as obras; e d) subjetividade autoral: obras assinadas por autores. Assim, selecionamos Iris Classico (1873), do conselheiro português José Castilho, e Autores Contemporaneos (1917), do Acadêmico João Ribeiro. A fundamentação teórico-metodológica concentrou-se na abordagem dialógica da linguagem de Bakhtin e o Círculo, nos conceitos de gênero discursivo, dupla orientação do gênero na realidade, discurso do outro e emoldura. Assim, nesta tese, depreendeu-se as antologias escolares como gêneros discursivos, compostas por coletâneas de excertos que configuram modelos linguístico-ideológicos da língua nacional. Sendo a abordagem das orientações dialógicas do gênero correspondente à articulação dos seus elementos exteriores (interlocutores previstos e especificidades das condições de realização e percepção do gênero) e interiores (conteúdo temático), então compreendeu-se que esse seria um modo apropriado de apreensão dos projetos didáticos das obras. Orientada para determinados interlocutores (D. Pedro II; mestres e ?amiguinhos estudiosos?; opositores intelectuais) em uma polêmica atmosfera axiológica em torno da representação da língua nacional, Iris Classico (1873) compõe-se de 181 excertos, a maioria do cânone português dos séculos XVII e XVIII, período vinculado às ascensões da nação e literatura portuguesas. Aqui, predominaram quatro temas: i) exaltação à língua portuguesa; ii) exploração de países, povos e costumes ultramarinos; iii) firmação de princípios cristãos e morais; iv) representação de homens históricos, sobressaindo quatro elementos ideológicos da história da nação portuguesa: i) língua literária nacional clássica; ii) passado histórico glorioso; iii) religião cristã; iv) homens históricos. Assim, a obra representa um projeto de firmação da língua nacional clássica, pelo prisma da identidade nacional portuguesa, ou seja, um projeto linguístico-ideológico europeu. Também orientada para destinatários específicos (professores e alunos do Ginásio Nacional, candidatos aos exames de preparatórios; opositores do autor) em um tenso contexto axiológico em torno da representação da língua nacional, Autores Contemporaneos (1917) constitui-se de 71 fragmentos de autores, maiormente brasileiros, do século XIX, época atrelada à construção da identidade nacional brasileira. Na coletânea, predominaram dois temas: i) prosa literária; ii) crítica histórica; homens históricos e fatos históricos, destacando-se dois elementos ideológicos da construção da nacionalidade brasileira: língua literária nacional contemporânea e história do Brasil. Portanto, a obra constitui-se em um projeto de firmação da língua nacional contemporânea, sob a ótica da identidade nacional brasileira, isto é, um projeto linguístico-ideológico nacional.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Espanhol-Português
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Santa Cruz
        Título: IMAGENS DE ALOCUTÁRIOS: construções visíveis a partir das orientações argumentativas
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: Letras: Linguagens e Representações
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Santa Cruz
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Universidade Estadual de Santa Cruz:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Bolsa PRODAPE
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Colégio Decisão Itabuna - Sistema Anglo de Ensino:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2014 ).
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa, com ênfase em análise da língua.
        Outras informações: Professor
    • Revista Linha D'Água:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).