Não autenticado |

Eustáquio Ornelas Cota Júnior

    • Doutorando (2017) e Mestre (2016) em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Bacharel (2009) e Licenciado (2010) pela mesma universidade. Realiza pesquisas na área de História, com ênfase em História das Américas, História da Arte e História Contemporânea, atuando nos seguintes temas: Arte e Cultura nas Américas, Arte na América Latina, Identidades, Coleções e Exposições, Arte e Política, Cultura e Poder. Membro do Laboratório de Estudos de História das Américas (LEHA-USP). Foi participante do Projeto Temático FAPESP - Cultura e política nas Américas: circulação de ideias e configuração de identidades (séculos XIX e XX).

       

      Links:    

    • FRANCO, S. M. S. ; COTA JR., Eustáquio Ornelas ; MAUÁ NUNES, A. B. . Caderno de Pesquisas do Laboratório de Estudos de História das Américas: Programações e Resumos (2018-2020).. São Paulo : LEHA/USP, 2020 . 69p. ISBN: 9786500089424.
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . A Formação da Coleção Latino-Americana do MoMA: Arte, Cultura e Política (1931-1943). Jundiaí : Paco Editorial, 2019 . 236p. ISBN: 9788546216062.
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Nortear para quê?: reflexões de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura na América Latina (1970s) PÓS. REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA FAUUSP , v. 28 , p. 1 - , 2021. ISSN: 23172762.
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Um 'empreendimento pioneiro': o catálogo da Coleção Latino-Americana do MoMA (1931-1943) Faces da História , v. 2 , p. 63 - , 2015. ISSN: 23583878.
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Ampliando territórios na arte: ensaios críticos de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura da América Latina (1970s). Rompendo Fronteiras : arte, sociedade, ciência e natureza, v. 1, p. 291 - 301, 2018.
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . A arte vista a partir do sul: produção intelectual de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte, cultura e cidade na América Latina (1960s-1990s). In: Caderno de Pesquisas do Laboratório de Estudos de História das Américas: Programações e Resumos(2018-2020) , 2020 , São Paulo. Caderno de Pesquisas do Laboratório de Estudos de História das Américas: Programações e Resumos(2018-2020). São Paulo : LEHA/USP, 2020.
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . ?Somos latino-americanos?: perspectivas críticas de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura na América Latina (1970s). In: Seminário Programa de Pós-Graduação em História Social: linhas de pesquisa 2020 , 2020 , São Paulo. Caderno de resumos do Seminário Programa de Pós-Graduação em História Social : linhas de pesquisa 2020.. São Paulo : FFLCH/USP, 2020.
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Combatendo ?sujeições? culturais na arte: apontamentos críticos de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura da América Latina na década de 1970. In: I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina/ III Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina , 2019 , São Paulo. I Congresso Internacional Pensamento e Pesquisa sobre a América Latina/ III Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina ? Caderno de Resumos. : , 2019.
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Hora de nos enxergarmos: as perspectivas de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura na América Latina, durante o Simpósio de Austin na década de 1970.. In: 30º Simpósio Nacional de História: História e o Futuro da Educação no Brasil , 2019 , Recife - PE. Anais do 30º Simpósio Nacional de História: História e o Futuro da Educação no Brasil - Caderno de Programação. : , 2019.
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Ensaios críticos de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura da América Latina na década de 1970. In: XIII Encontro Internacional da ANPHLAC , 2018 , Mariana - MG. Anais do XIII Encontro Internacional da ANPHLAC. : , 2018.
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . A arte vista a partir do sul: produção intelectual de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura na América Latina (1970-1990). In: I Seminário Cultura, Arquitetura e cidade na América Latina - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (USP) , 2017 , São Paulo - SP. Anais do I Seminário Cultura, Arquitetura e cidade na América Latina - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (USP). : , 2017.
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Marta Traba e Aracy Amaral: a arte vista a partir do sul. Produção intelectual sobre arte e cultura na América Latina entre as décadas de 1970 e 1990.. In: 13th Women?s Worlds Congress & Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 , 2017 , Florianópolis - SC. Anais do 13th Women?s Worlds Congress & Seminário Internacional Fazendo Gênero 11. : , 2017.
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Arte, política e identidade na formação da coleção latino-americana do MoMA (1935-1943). In: XII Encontro Internacional da ANPHLAC , 2016 , Campo Grande - MS. Anais do XII Encontro Internacional da ANPHLAC. : , 2016.
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Um ?empreendimento pioneiro?: Cultura e política na formação da Coleção de Arte Latino-americana do MoMA (1935-1943). In: Encontro de Pesquisadores sobre a América Latina (EPAL) , 2016 , São Paulo. Encontro de Pesquisadores sobre a América Latina - EPAL (2015-2016). Histórias, Saberes e Identidades.. São Paulo : ECA/USP, 2016.
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Cultura e política na formação da Coleção de Arte Latino-americana do MoMA (1935-1943). In: XXVIII Simpósio Nacional de História , 2015 , Florianópolis. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História. : , 2015.
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . A formação da ?Coleção Latino-americana? no MoMA entre 1931-1943: arte, política e cultura.. In: Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina , 2015 , São Paulo. Anais do Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina. São Paulo : ECA/USP, 2015.
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . A arte latino-americana: um falso apocalipse. São Paulo : Periódico Permanente , 2021 (Tradução)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Parecerista ad hoc avaliando artigo submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, número 31, dossiê ?História e Gênero na América Latina: problemas, possibilidades e desafios interpretativos (séculos XIX e XX)?. 2021 (Parecer)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Parecerista ad hoc avaliando artigo submetido à Revista Eletrônica da ANPHLAC, número 30.. 2021 (Parecer)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Parecerista ad hoc de Artigo Científico, número 24 - Revista Eletrônica da ANPHLAC. 2018 (Parecer)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Assessoria editorial do livro 'Ruth Cardoso: obra reunida', organizado por Teresa Pires do Rio Caldeira, publicado pela Editora Mameluco.. 2011 (Assessoria)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Mulheres na arte da América Latina do século XX: a coleção do MoMA e as perspectivas de Marta Traba e Aracy Amaral. 2021 (Conferência)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . ?Somos latino-americanos?: perspectivas críticas de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura na América Latina (1970s). 2020 (Seminário)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Hora de nos enxergarmos: as perspectivas de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura na América Latina, durante o Simpósio de Austin na década de 1970.. 2019 (Simposio)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Combatendo ?sujeições? culturais na arte: apontamentos críticos de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura da América Latina na década de 1970. 2019 (Congresso)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Arte e História na América Latina (Séculos XIX e XX). 2018 (Conferência)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Ampliando territórios na arte: ensaios críticos de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura na América Latina (1970s). 2018 (Congresso)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Ensaios críticos de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura da América Latina na década de 1970. 2018 (Comunicacao)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . A 24ª Bienal de São Paulo: antropofagia e arte na América do Sul.. 2017 (Conferência)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . A arte vista a partir do sul: produção intelectual de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte e cultura na América Latina (1970-1990). 2017 (Seminário)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Marta Traba e Aracy Amaral: a arte vista do sul. Produção intelectual sobre arte e cultura na América Latina entre as décadas de 1970 e 1990.. 2017 (Seminário)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Marta Traba e Aracy Amaral: a arte vista a partir do sul. Produção intelectual sobre arte e cultura na América Latina entre as décadas de 1970 e 1990.. 2017 (Congresso)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Arte, política e identidade na formação da coleção latino-americana do MoMA (1935-1943). 2016 (Outra)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Um ?empreendimento pioneiro?: Cultura e política na formação da Coleção de Arte Latinoamericana do MoMA (1935-1943). 2015 (Outra)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Um ?empreendimento pioneiro?: Cultura e política na formação da Coleção de Arte Latino-americana do MoMA (1935-1943). 2015 (Seminário)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Cultura e política na formação da Coleção de Arte Latino-americana do MoMA (1935-1943). 2015 (Simposio)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . A formação da coleção de arte latino-americana do MoMA entre 1935-1943: arte, política e cultura. 2014 (Simposio)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Coordenação de mesa redonda no XIII Encontro Internacional da ANPHLAC. 2018
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Coordenação das apresentações no Seminário de Pesquisa do Laboratório de Estudos de História das Américas da Universidade de São Paulo. 2018
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Arte e História na América Latina (séculos XIX e XX)/SESC AVENIDA PAULISTA. 2018 (SESC / Serviço Social do Comércio - São Paulo)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Olhares sobre a arte e arquitetura no México do séc. XX/SESC AVENIDA PAULISTA. 2019 (Serviço Social do Comércio (SESC) - Unidade Avenida Paulista)
    • NUNES, A. B. M. ; COTA JR., Eustáquio Ornelas ; MAZZA, G. P. ; OLIVEIRA, J. G. S. ; EVANGELISTA, M. B. ; FRANCO, S. M. S. ; CARNEIRO, T. M. M. . Arte, Gênero e História na América Latina - Faculdade de Filosofia Letras e Ciências humanas (FFLCH-USP). 2020 (Universidade de São Paulo)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas ; NOGUEIRA, F. B. . Olhares e Diálogos entre História e Arte na América Latina. 2021 (Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo - DRE Butantã)
    • COTA JR., Eustáquio Ornelas . Colóquio Ahora Nosotras: artistas, poetas e pesquisadoras desde a América Latina,. 2021 (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia)
    • Nome do projeto: Laboratório de Estudos de História das Américas (LEHA-USP) (2012 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: COTA JR., Eustáquio Ornelas , FRANCO, S. M. S. .
      Descrição: O Laboratório de Estudos de História das Américas está sediado no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP ? Universidade de São Paulo. O LEHA é local de desenvolvimento de pesquisas de natureza institucional e outras atividades de caráter acadêmico, que fomentem o desenvolvimento e a divulgação da produção do conhecimento na área de História das Américas. São objetivos do LEHA: Congregar professores, pesquisadores e estudantes desta e de outras universidades para o desenvolvimento de pesquisas e de atividades na área de História das Américas; Reconhecer e formalizar a divulgação dos estudos e das atividades anteriormente mencionadas; Promover a colaboração e o diálogo com outras instituições e grupos de pesquisa em áreas afins; Proporcionar aos alunos de graduação e de pós-graduação um espaço de interlocução acadêmica; Desenvolver laços de cooperação acadêmica por meio de intercâmbio com outras instituições de pesquisa e ensino, nacionais e internacionais, no sentido de construir parcerias no desenvolvimento de projetos.
    • Nome do projeto: Indumentária e identidade na pintura de Juan Manuel Blanes. (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COTA JR., Eustáquio Ornelas , PRADO, M. L. C. .
      Descrição: Neste projeto foram analisadas as relações entre indumentária, arte e identidade no Uruguai, tomando a figura do gaúcho como símbolo de representação nacional uruguaia da segunda metade do século XIX. Para alcançar esse objetivo, estudou-se a produção pictórica de Juan Manuel Blanes (1830-1901) especialmente aquela cujo tema é a figura do gaúcho. Num segundo momento, buscou-se analisar a relação entre o vestuário e o homem burguês, também representado pelo pintor. Comparando o gaúcho e seu vestuário típico e o homem burguês e sua indumentária da época, refletindo sobre as exterioridades da vestimenta como símbolo de status social. Artista de grande prestígio nas artes plásticas da região sul-americana, a produção pictórica de Blanes refere-se ao período entre 1850-1901, havendo pinturas de sua autoria com temas relacionados a países como Argentina, Chile e Paraguai. Mas foi ao seu país -Uruguai- que dedicou a maior parte de suas obras, consagrando-se como uma das maiores referências da arte sul-americana da segunda metade do século XIX.
    • Nome do projeto: A formação da Coleção Latino-Americana do Museu de Arte Moderna de Nova York: cultura e política (1931-1943). (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COTA JR., Eustáquio Ornelas , PRADO, M. L. C. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo central analisar a formação da Coleção Latino-Americana do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), entre 1931 e 1943, buscando entender as relações entre política e cultura. Essas balizas cronológicas se abrem com a primeira exposição do pintor mexicano, Diego Rivera, ocorrida em 1931, e se fecham com a primeira exposição coletiva de artistas da América Latina no MoMA, em 1943. Por meio da análise do extenso catálogo publicado sobre a Coleção, pretendemos acompanhar a sua criação e os principais atores envolvidos nesse empreendimento. Pensamos que o texto tinha a finalidade de justificar artisticamente a formação da Coleção e de mostrar uma determinada visão sobre a arte da América Latina. Entendemos que a Coleção está conectada com as perspectivas da chamada Política da Boa Vizinhança, que marcou as relações entre os Estados Unidos e os países da América Latina nesse período.
    • Nome do projeto: Arte vista a partir do sul: produção intelectual de Marta Traba e Aracy Amaral sobre arte, cultura e cidade na América Latina (1960s-1990s) (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COTA JR., Eustáquio Ornelas , FRANCO, S. M. S. .
      Descrição: Este trabalho tem como objetivo central analisar o tema da arte na América Latina e suas relações com a cultura, a política e as circulações em diferentes espaços urbanos, durante a segunda metade do século XX. Para isso, toma-se como referência principal as produções intelectuais de Marta Traba e Aracy Amaral, especialmente os ensaios e artigos sobre arte latino-americana, escritos entre as décadas de 1960 e 1990. Além disso, pretende-se investigar como essas produções estiveram conectadas aos contextos históricos que marcaram a região nessa época, tais como, a aproximação entre os países latino-americanos, as questões das identidades e alteridades, a Guerra-Fria, o impacto da cultura norte-americana e a globalização. Supõe-se que nesta época, houve um significativo interesse pelo conhecimento e afirmação do campo artístico da América Latina, pelo viés crítico e pela aproximação cultural entre os países latino-americanos. Nesse sentido, as intelectuais estudadas refletiram sobre a importância de pensar a América Latina e suas artes, estabelecendo diálogos, percebendo os seus problemas e estimulando a difusão de ideias afins no sul do continente.
    • Nome do projeto: Cultura e política nas Américas: circulação de idéias e configuração de identidades (séculos XIX e XX) - FAPESP (2007 - 2011
      Natureza: Outra
      Integrantes: COTA JR., Eustáquio Ornelas , PRADO, M. L. C. .
      Descrição: O projeto temático FAPESP - Cultura e política nas Américas: circulação de idéias e configuração de identidades (séculos XIX e XX) pretende desenvolver uma extensa gama de atividades de pesquisas em tomo de problemas fundamentalmente referidos a circulação de idéias e saberes e a construção de identidades culturais e políticas nas Américas dos séculos XIX e XX. As pesquisas apresentadas neste projeto se inserem no cruzamento dos campos da história política renovada e da história intelectual em constante diálogo com a história da cultura. Os integrantes deste projeto são docentes que pertencem ao Departamento de História da FFLCH da USP - onde o projeto será alocado e aos Departamentos de História da UNESP - campi de Assis e Franca.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Indumentária e Identidade na pintura de Juan Manuel Blanes
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Monitor
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Ministrou o curso "História da Arte e Cultura nas Américas", no programa da Universidade Aberta da Pessoa Idosa da Prefeitura Municipal de São Paulo.
        Outras informações: Professor
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2018 - 2020 ).
        Outras informações: Secretário do Laboratório de Estudos de História das Américas da Universidade de São Paulo.
        Outras informações: Secretário
    • Fundação Bienal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: No período entre 02/2010 e 12/2010 fui educador pela Fundação Bienal de São Paulo. Atribuições do cargo: Ministrar aulas ao público escolar e geral; participação em curso de formação de educadores; verificação e análise do setor educativo de instituições culturais; estudo e pesquisa do tema arte e política; elaboração de relatórios; monitorias
        Outras informações: Educador
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - 2018 ).
        Outras informações: Professor de História para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
        Outras informações: Professor de História
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Bolsista CAPES/ Doutorado - ligado ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (USP).
        Outras informações: Doutorando
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2016 ).
        Outras informações: Bolsista CNPq/ Mestrado - ligado ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (USP).
        Outras informações: Bolsista CNPq
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Bolsista FAPESP/ Iniciação Científica - ligado ao Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP).
        Outras informações: Bolsista