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Calliandra Sousa Ramos

    • Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão sendo integrante do Grupo Religião e Cultura Popular (GPMINA), realiza pesquisa de mestrado no Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (USP), sendo orientada pelo Professor Dr. Vagner Gonçalves da Silva (PPGAS/USP). Se interessa pelos estudos da religiosidade afro-brasileira na contemporaneidade, sobretudo o Tambor de Mina e Candomblé, concentrando sua pesquisa em São Luís do Maranhão. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-brasileiras, etnicidade e antropologia urbana.

       

      Links:    

    • Religião e Cultura Popular; Antropologia da Religião, Estudos em Folclore.
    • PEREIRA, ANA CAROLINE BONFIM ; RAMOS, CALLIANDRA SOUSA ; COELHO, RUAN . A diversidade de cores da Parada LGBT em São Paulo PONTO URBE , v. 10 , p. 11 - 21 , 2016. ISSN: 19813341.
    • RAMOS, C. S. . Editorial - Revista Cadernos de Campo . Revista Cadernos de Campo , São Paulo , 09 jun. 2017.
    • RAMOS, C. S. . Notas sobre a monografia - Calliandra Ramos . Boletim Comitê Maranhense de folclore , São Luís - MA , 21 jun. 2015.
    • RAMOS, C. S. . Resumos e Resenhas de Pesquisas: ?Todo dia tem Tambor de Crioula na casa de Mestre Amaral!?:Etnografia de um Tambor de Crioula no Centro Histó- rico de São Luís - Calliandra Ramos . Boletim da Comissão Maranhense de Folclore , São Luís, Maranhão , 01 jun. 2015.
    • RAMOS, C. S. . O saber do tempo e o tempo que flui. Uma interpretação do documentário Pedra da Memória de Renata Amaral e Euclides Meneses.. 2013. São Luís : EDUFMA , 2013 (Resumo em anais de congresso)
    • RAMOS, C. S. . 'Tambor de Crioula é devoção, é resistência!' Uma Etnografia da Festa de São Benedito em Alcântara -MA. 2013. : , 2013 (Resumo em anais Congresso)
    • RAMOS, C. S. . Crioula vem dançar, crioula! Um estudo etnográfico sobre performance e ritual no Tambor de Crioula do Maranhão. : , 2013 (Resumo em anais de congresso)
    • RAMOS, C. S. . Coureiras do Maranhão: Um Estudo sobre a dança no Tambor de Crioula: Cultura Popular e Religiosidade. : EDUFMA , 2014 (Resumo)
    • RAMOS, C. S. ; Van Basten, Marcos . Desmembrando 'A Pacotilha' Notícia sobre cultura popular no Maranhão do séc. XX. : , 2013 (Recolhimento de dados e notícias de jornal do século XX)
  • Apresentações de Trabalho: 19
    • RAMOS, C. S. . ? Entre tambores, cantos e toadas: fluxos e percursos entre o tambor de mina e o bumba-meu-boi no Maranhão.?. 2018 (Conferência)
    • RAMOS, C. S. . Quem brinca, quem devota, quem guarnece: O bumba-meu-boi maranhense e a religiosidade afro-brasileira. 2017 (Conferência)
    • RAMOS, C. S. . ? Entre tambores, cantos e toadas: fluxos e percursos entre o tambor de mina e o bumba-meu-boi.?. 2017 (Congresso)
    • RAMOS, C. S. . ?Algumas reflexões sobre tempo e narrativa no campo religioso afro-maranhense?. 2017 (Comunicacao)
    • RAMOS, C. S. . Quando a Punga é no terreiro: laços e encontros entre o tambor de mina e o tambor de crioula em São Luís do Maranhão. 2016 (Conferência)
    • RAMOS, C. S. . Caboclos e encantados no São João do Maranhão: Circulação de pessoas, entidades e símbolos do tambor de mina nas festas juninas da cidade de São Luís do Maranhão. 2016 (Seminário)
    • RAMOS, C. S. . ?Encantados que brincam muito além dos muros do terreiro?: Fluxos e narrativas entre o Tambor de Mina e o Tambor de Crioula no Maranhão.. 2016 (Congresso)
    • RAMOS, C. S. . Novas configurações do Tambor de Crioula na cidade: Fluxos, dinâmicas e criatividades no Tambor de Crioula de São Luís ?MA.. 2015 (Comunicacao)
    • RAMOS, C. S. . Coureiras do Maranhão : Um estudo sobre a dança no Tambor de Crioula, cultura popular e religiosidade.. 2014 (Comunicacao)
    • RAMOS, C. S. . Dança Crioula na Ilha do Amor - Interações e Ressignificações do Tambor de Crioula em São Luís -Ma. 2014 (Outra)
    • RAMOS, C. S. . Tem Tambor de Crioula no terreiro! Etnografia da Festa de Preto Velho num Terreiro de Mina do Maranhão. 2014 (Comunicacao)
    • RAMOS, C. S. . O saber do tempo e o tempo que flui. Uma interpretação do documentário Pedra da Memória de Renata Amaral e Euclides Meneses.. 2013 (Comunicacao)
    • RAMOS, C. S. . 'Tambor de Crioula é devoção, é resistência!' Uma Etnografia da Festa de São Benedito em Alcântara -MA. 2013 (Comunicacao)
    • RAMOS, C. S. . Crioula vem dançar, crioula! Um estudo etnográfico sobre performance e ritual no Tambor de Crioula no Maranhão.. 2013 (Comunicacao)
    • FERRETTI, S. F. ; RAMOS, C. S. . Crioula vem dançar, crioula! Um estudo etnográfico sobre performance e ritual no Tambor de Crioula no Maranhão. 2013 (Comunicacao)
    • Ramos, C.S ; RAMOS, C. S. . 29 de junho, dia de São Pedro: Religiosidade e performance nos grupos de bumba-meu-boi no Maranhão. 2013 (Comunicacao)
    • RAMOS, C. S. . Caixeiras do Divino Espírito Santo: Ritual e Técnicas corporais na Festa do Divino no Maranhão.. 2010 (Comunicacao)
    • RAMOS, C. S. . A Pluralidade simbólica da festa do Divino e sua linguagem baseaadas na Obra de Marcell Mauss. 2010 (Comunicacao)
    • RAMOS, C. S. . ?Sob as bençãos de São Pedro: A Festa dos bois na Capela de São Pedro como símbolo de Maranhensidade.?. 2012 (Comunicacao)
    • RAMOS, C. S. . I Jornada Internacional de Ciências Sociais. 2013 (Universidade Federal do Maranhão)
    • RAMOS, C. S. . I Jornada de Antropologia da Universidade de São Paulo. 2016 (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas)
    • RAMOS, C. S. . Religiosidade afro-maranhense presente nas festas populares.. 2017 (Centro de Tradições Nordestinas)
    • Ramos, C.S ; BRITO, I. ; RAMOS, C. S. . Dança Tribal e elementos da Cultura Popular Maranhense. 2013 (Casarão das Artes Laborarte)
    • RAMOS, C. S. . Coureiras do Maranhão: Um Estudo sobre a dança no Tambor de Crioula: Cultura Popular e Religiosidade. 2014
    • Nome do projeto: RELIGIÃO, CULTURA POPULAR E IDENTIDADE II (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAMOS, C. S. , FERRETTI, S. F. , Van Basten, Marcos , PEREIRA, T. .
      Descrição: RELIGIÃO, CULTURA POPULAR E IDENTIDADE II Descrição: O presente projeto dá continuidade a trabalhos anteriores com apoio do CNPq desde 1997 e se propõe estudar religião, cultura popular e identidade no Maranhão, como forma de refletir sobre a sociedade, analisando cultura, religião e festas como produção simbólica da classe subalterna e como fator que singulariza a sociedade, relacionado com a identidade maranhense. . Pretendemos treinar estudantes de graduação e de pós-graduação em pesquisa sobre religião e cultura popular e divulgar estudos para público.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Sergio Figueiredo Ferretti - Coordenador / Mundicarmo M R Ferretti - Integrante.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Maranhão
        Título: "Todo dia tem Tambor de Crioula na casa de Mestre Amaral" - Etnografia de um grupo de Tambor de Crioula no Centro Histórico de São Luís
        Ano de conclusão: 2014
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal do Maranhão:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho - Casa da Fésta (Museu da C:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Colaboração/ Curadoria do Acervo de Cultura Popular e Religião do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.
        Outras informações: Colaborador
    • Centro de Ensino Médio Liceu Maranhense:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Estagiário
    • PIBIC - UFMA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Bolsista de Iniciação Científica
    • Revista Cadernos de Campo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Comitê Editorial da revista Cadernos de Campo (PPGAS- USP)