Não autenticado |

Giselda Fernanda Pereira

    • Giselda é Ph.D. Doutora em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ela recebeu seu mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP) e seu bacharelado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Ministrou o exame de Língua Portuguesa (CELPE Bras), certificado de proficiência em Português para Estrangeiros (PLE), desenvolvido e concedido pelo Ministério da Educação e Cultura do Brasil. É autora do Fala Ação - Livro de Atividades de Português como Língua Estrangeira, guia para estrangeiros e professores no Brasil.Giselda está envolvida com o ensino superior internacional desde 2002. Trabalhou no Conselho de Intercâmbio Educacional Internacional (Ciee-SP) durante 15 anos como professora de Língua Portuguesa e coordenadora de programas de Artes Liberais e Negócios. Ela também atuou como coordenadora pedagógica do Instituto Adus para Refugiados, onde atualmente trabalha como voluntária. Lecionou Comunicação e Expressão, Sociologia, Responsabilidade Social e Corporativa e Comportamento Organizacional em uma faculdade de tecnologia em São Paulo. Lecionou por cinco anos na Fundação Getúlio Vargas (Faculdade de Administração de Empresas), através da Target Idiomas, ministrando aulas de português e cultura brasileira. Em Dickinson College Giselda ministrou cursos de Língua Portuguesa e Brasil no Contexto Latino Americano e foi Diretora Residente do Programa de Estudos Brasileiros em São Paulo por 3 anos.Mais recentemente, ela leciona Língua Portuguesa nos Programas Acadêmicos do CET. Atualmente, pesquisa a construção da identidade nacional, e os estudos do PLE como fonte de cultura, atualmente com foco no estudo do Português como Língua de Acolhimento (PLAc), e práticas de ensino de PLAc, com base na visão pedagógica - intercultural de Paulo Freire. Suas outras áreas de interesse são Aquisição de uma Segunda Língua, Estudos de Lusofonia e Estudos Interculturais. Giselda dá palestras sobre PLE e PLAc em conferências em universidades no Brasil.

       

      Links:    

    • FALA & AÇÃO - Caderno de Atividades de Português para Estrangeiros. Nova Andradina : Gama Editorial, 2019 . 329p. ISBN: 9788592380939.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 1
    • O SINCRETISMO CULTURAL E LINGUÍSTICO NAS AULAS DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: VENCENDO O JOGO DAS IDENTIDADES ESTIGMATIZADAS Cadernos de Pós-Graduação em Comunicação e Letras , v. 14 , p. 110 - 123 , 2014. ISSN: 15189058.
    • O SINCRETISMO CULTURAL E LINGUÍSTICO NAS AULAS DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: VENCENDO O JOGO DAS IDENTIDADES ESTIGMATIZADAS. Cadernos de Pós-Graduação, v. 14, p. 110 - 123, 2014.
    • CADERNOS DE LINGUÍSTICA: PESQUISA E MOVIMENTO. Breve análise da música Bananas, do grupo Titãs: um olhar sobre os aspectos positivos e negativos da imagem cultural no Brasil, v. 1, p. 129 - 152, 2014.
    • A construção do sentido na propaganda do turismo brasileiro veiculada pela EMBRATUR - nos primeiros anos do Projeto Aquarela - sob a ótica da Teoria da Enunciação. Estudos e Práticas de Língua, Linguagem e Literatura, v. 1, p. 165 - 185, 2015.
    • . In: , , . . : , .
    • . In: , , . . : , .
    • . In: , , . . : , .
    • . In: , , . . : , .
    • . In: , , . . : , .
    • . In: , , . . : , .
    • Avaliação do manuscrito 'A promoção do português como língua global no século XXI ? um cenário a partir do Brasil' submetido a Linha D'Água. 2019 (Parecer)
    • Língua de Acolhimento: Experiências no Brasil e no mundo. 2018 (Parecer)
    • Desafios no ensino do Português Língua de Acolhimento. 2019 (Conferência)
    • Diferenças no Ensino de Português Língua de Acoilhimento e seus Desafios. 2019 (Conferência)
    • Inteligência Emocional. 2018 (Conferência)
    • A busca das Identidades nas aulas de Português Língua Estrangeira. 2014 (Conferência)
    • Análise da música ?Bananas?, do grupo Titãs ? Um olhar sobre os aspectos positivos e negativos da imagem cultural do Brasil e dos brasileiros. 2014 (Congresso)
    • A construção do sentido na propaganda do turismo brasileiro veiculada pela EMBRATUR - nos primeiros anos do Projeto Aquarela - sob a ótica da Teoria da Enunciação. 2013 (Comunicacao)
    • FARNEDA, E. S. . Projeto Piloto de Portuguê Língua não Materna para Professor de Português Língua Materna. 2018 (Missão Paz e CET Programas Acadêmicos - SP)
    • Graduacao:
      • Curso: LICENC. LETRAS LING. PORT. E LINGUA INGLESA EAD
        Nome da Instituição: Claretiano Centro Universitário
        Ano de conclusão: 2013
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Título: Tradução Anotada e Comentada: "L'Être et Le Néant"
        Ano de conclusão: 1993
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Doutorado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: 2016
    • Faculdade Impacta Tecnologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Ministrou as disciplinas de Comunicação e Expressão, e Comunicação em Administração, para os cursos superiores de tecnologia em Banco de Dados, Desenvolvimento de Aplicações para Internet e graduação em Administração com ênfase em Tecnologia da Informação ) e Português Instrumental para o curso de graduação em Sistema de Informação; Metodologia Científica para os cursos de pós-graduação latu sensu Business Intelligence e Engenharia de Software. 03/2007 - 2010 Ensinou no curso de graduação em Administração, com ênfase em Informática. Disciplinas ministradas: ?Comunicação e Expressão?, ?Inglês Aplicado? e ?Metodologia?.
        Outras informações: Docente
    • Faculdades Associadas de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Council on International Educational Exchange:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2002 - 2017 ).
        Outras informações: Ministrou curso de Português Língua Estrangeira (Língua Portuguesa e Cultura Brasileira) para o programa de extensão a universitários norte-americanos na Fundação Getúlio Vargas (FGV) através do Council on International Educational Exchange (CIEE). Atuou, de 2013 até 2017, como Coordenadora Pedagógica do Curso de Cultura e Língua Portuguesa para o programa Business and Culture. www.ciee.org
        Outras informações: Professor de Idioma (Prestador de Serviço)
    • Centro Universitário Ibero-Americano:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Docente da disciplina de "Estilística da Língua" para o curso de Tradução Inglês-Português.
        Outras informações: Professora
    • Faculdade Impacta de Tecnologia:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2014 - 2020 ).
        Outras informações: Foi responsável pelas aulas de "Comunicação" (Hipertexto e Hipermídia), para o curso superior de Tecnologia de Produção Multimídia. Atualmente, é responsável pelo conteúdo das aulas-vídeo e apostilas de "Comunicação e Expressão" - Modalidade EaD para os diversos cursos da faculdade Impacta. Ministra "Sociologia e Política". "Comportamento Organizacional", "Responsabilidade Social e Corporativa" para o curso superior de Processos Gerenciais e para o curso superior de Administração.
    • CET Academic Programs:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Aulas de Português Língua Estrangeira para CET Academic Programs (São Paulo/desde janeiro de 2015) - programa de extensão para universitários americanos na Pontifícia Universidade Católica (PUC).
        Outras informações: Professor
    • Target Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2020 ).
        Outras informações: Aulas de Português Língua Estrangeira para Target ? escola responsável pelos cursos intensivos de PLE para os estudantes internacionais da Faculdade Getúlio Vargas (São Paulo/desde fevereiro de 2015).
        Outras informações: Professor
    • Instituto de Reintegração do Refugiado - Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Responsável pelo treinamento de novos voluntários para as aulas de Português Língua Estrangeira para refugiados e epla produção e organização dos materiais para as aulas. Coordenadora de 2014-2016.
        Outras informações: Coordenadora do Projeto Educação (PLAc)
    • Dickinson College:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - 2023 ).
        Outras informações: Diretor Residente
    • University of Minnesota:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2019 - 2021 ).
        Outras informações: Docente credenciada pela University of Minnesota para atuação no Brasil. Discplina: Língua Portuguesa e Estudos Independentes em Língua e Literaturas de Expressão Portuguesa.
        Outras informações: Docente credenciada no Brasil
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).
        Outras informações: Curso de difusão: "Português para estrangeiros: Nível Básico A2", coordenado pelo Prof. Dr. Marcos Martinho dos Santos, da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humans da Universidade de São Paulo (Sistema Apolo).
        Outras informações: Especialista docente: Curso de difusão