Não autenticado |

Barbara da Costa e Silva

    • Sou doutora, mestre e bacharela em Letras pela Universidade de São Paulo. Minha área de concentração é filologia clássica e meus temas de pesquisa centram-se no estudo da educação antiga, especificamente das práticas escolares no império romano, e da retórica pós-clássica e do teatro greco-romano. Interesso-me, sobretudo, pelo período tardo-imperial. Tenho experiência na docência em nível superior e médio/ fundamental. Em 2017, fui monitora PAE junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo. Em 2016, atuei como professora substituta junto ao Departamento de Letras Clássicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), lecionando os cursos de "Grego Genérico I" e "Grego Genérico II". Em 2011, fui monitora bolsista (bolsa PEEG) para Língua Grega I e Língua Grega II. Sou membro dos Grupos de Pesquisa "Hellenistica", "IAC - Imagens da Antiguidade Clássica", "Rhetor" (UnB) e colaborado do grupo "L'École de Gaza" (Nantes - França). Atualmente trabalho como professora de línguas (inglês e alemão) e sou revisora e redatora autônoma, tendo trabalhado com grandes editoras e produtoras de conteúdo.

       

      Links:    

    • SILVA, BARBARA DA COSTA ; SEBASTIANI, B.B. ; RODRIGUES JUNIOR, F . Problemas de Historiografia Helenística. Coimbra : Coimbra University Press, 2019 . 246p. ISBN: 9892617673.
    • SILVA, B.C. ; RODRIGUES JUNIOR, F ; SEBASTIANI, B.B. . Estudos de Poesia e Prosa Helenística. São Paulo : Humanitas, 2017 . 204p. ISBN: 9788577323425.
    • SILVA, B.C. ; RODRIGUES JUNIOR, F ; HASEGAWA, A. ; SEBASTIANI, B.B. ; OLIVA NETO, J.A. . Helenismo. São Paulo : Humanitas, 2017 . 208p. ISBN: 9788577323197.
    • SILVA, B.C. . Usos da Comédia Ática pelos Sofistas Imperiais GRAPHOS (JOÃO PESSOA) , v. 22 , p. 31 - 45 , 2020. ISSN: 15161536.
    • SILVA, BÁRBARA DA COSTA E . -A estrela cadente da comédia nova- (ap 2. 362): sobre o sucesso de Menandro no período imperial CADERNOS DE LETRAS DA UFF , v. 28 , p. 187 - 202 , 2018. ISSN: 1413053X.
    • SILVA, BARBARA DA COSTA . Declamação e Comédia Nova: estereótipos cômicos de velho avarento em exercícios retóricos gregos Nuntius Antiquus , v. 12 , p. 7 - 25 , 2017. ISSN: 21797064.
    • SILVA, Barbara da Costa ; RODRIGUES JUNIOR, F . Europa de Mosco: tradução e estudo dos elementos eróticos Translatio , v. 11 , p. 36 - 61 , 2016. ISSN: 22364013.
    • UGARTEMENDIA, C. ; SILVA, B.C. . Ovidius Declamans: the influence of declamation in Ovid's Heroides IV Phaos (UNICAMP) , v. 15 , p. 33 - 47 , 2016. ISSN: 16763076.
    • SILVA, B.C. . Declamação, arte mimética: tradução e breve comentário de dialexis 12 (xxi) e de dialexis 21 (xxxiv) de Corício de Gaza Letras Clássicas (USP) , v. 19 , p. 99 - 113 , 2016. ISSN: 15164586.
    • SILVA, BARBARA DA COSTA . Declamação como gênero: definição, origens e prática Letras Clássicas (USP) , v. 17 , p. 77 - 100 , 2013. ISSN: 15164586.
    • SILVA, B.C. . A Narrativa da Écfrase em Teócrito (Id. I) e em Mosco (Europa). Helenismo, v. 1, p. 68 - 91, 2017.
    • SILVA, B.C. . Medicus dorique loquens: paródia dialetal e representação do falso médico em Aspis (vv. 439-464) de Menandro. Estudos de Poesia e Prosa Helenística, v. 1, p. 179 - 203, 2017.
    • SILVA, BARBARA DA COSTA . As origens gregas de uma prática latina: a declamação antes do século Ia.C. In: III Congresso Brasileiro de Retórica , 2014 , São Paulo. III Congresso Brasileiro de Retórica - Caderno de Resumos. : , 2014.
    • SILVA, Barbara da Costa . Ovidius declamans: the influence of declamation in Ovid's Heroides. In: Augustan Poetry: trends and revaluations , 2015 , São Paulo. Augustan Poetry: trends and revaluations. : , 2015.
    • SILVA, Barbara da Costa . Sententiae na Épica Latina. São Paulo : Humanitas , 2013 (Tradução)
    • SILVA, B.C. . Humor e Lugar de Fala: discutindo temas polêmicos de modo cômico em textos escolares antigos. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, B.C. . A Caracterização de Cnémon no Díscolo de Menandro. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, B.C. . Timão, Cnemão e a arqueologia da misantropia cômica. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, B.C. . Parasita, orador: personagens cômicas na retórica da Segunda Sofística, o caso de Libânio. Decl. 28. 2017 (Comunicacao)
    • SILVA, B.C. . Entre comédia e retórica escolar: o velho avarento nas declamações de Libânio e de Corício. 2016 (Comunicacao)
    • SILVA, BARBARA DA COSTA . As origens gregas de uma prática latina: a declamação antes do século Ia.C.. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, Barbara da Costa . Análise da argumentação de duas declamações gregas: os pontos capitais e arquitetura do discurso. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, Barbara da Costa . A teoria do kephalaion e a argumentação em duas declamações gregas tardias. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, Barbara da Costa . Ovidius declamans: the influence of declamation in Ovid's Heroides. 2015 (Conferência)
    • SILVA, Barbara da Costa . Corício, declamador, e a Escola de Gaza. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, Barbara da Costa . Crítica Social e Identidade Cultural nas Declamações Gregas. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, Barbara da Costa . Mimesis and Fiction in Choricius' Declamations: what can we learn from tyrannicides and murderes?. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, Barbara da Costa . A Narratologia da écfrase no Idílio I de Teócrito e na Europa de Mosco. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, Barbara da Costa . Écfrase e Retórica no período helenístico: fórmulas tradicionais de construção da écfrase épica em Europa de Mosco. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, Barbara da Costa . Homero aos olhos de Nono de Panópolis: considerações sobre a figura mítica de Homero no século V d.C.. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, Barbara da Costa . A écfrase no período helenístico: a 'Europa' de Mosco. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, Barbara da Costa . Quando a descrição passa a ser chamada de écfrase? A definição do termo técnico, uma contribuição dos retóricos dos séculos I-IV d.C.. 2012 (Comunicacao)
    • RODRIGUES JUNIOR, F ; SEBASTIANI, B.B. ; OLIVA NETO, J.A. ; HASEGAWA, A. ; SILVA, Barbara da Costa . Terceira Semana de Estudos sobre o Período Helenístico. 2013 ()
    • SILVA, Barbara da Costa ; RODRIGUES JUNIOR, F ; SEBASTIANI, B.B. ; OLIVA NETO, J.A. ; HASEGAWA, A. ; BENINI, F. ; OLIVEIRA, J. . IV Semana Helenística. 2015 (USP)
    • SILVA, B.C. ; RODRIGUES JUNIOR, F ; SEBASTIANI, B.B. ; BENINI, F. ; SCATOLIN, A. ; OLLIVEIRA, J. . Jornada de Historiografia Helenística: novas abordagens teórico-metodológicas. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA, B.C. ; SEBASTIANI, B.B. ; RODRIGUES JUNIOR, F . VI Semana de Estudos sobre o Período Helenístico. 2020 (USP)
    • MARTINS, P. ; AMATO, R.S. ; DIBBERN, C.H. ; Rodolpho, M ; FIEBIG, H ; BORGHI, G ; PEREIRA, M ; GORAB, F ; SERIGNOLLI, L. V. G. ; SILVA, Barbara da Costa . IV Colóquio Internacional "Visões da Antiguidade" - Enargeia and Euidentia under the Spotlights. 2013. 2013 ()
    • SILVA, Barbara da Costa . A écfrase no Período Helenístico: o caso do epílio Europa de Mosco de Siracusa. 2012
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 1
    • SILVA, Barbara da Costa ; CORREA, P. C. ; ANDERSON, S. M. M. ; BRUNHARA, R. M. ; BENTIVOGLIO, T. ; TREUK, M. ; LOPES, C. E. . Athenaze. 2013 (Material didática)
    • Nome do projeto: A imagem das palavras e a palavra das imagens (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Barbara da Costa , MARTINS, P. .
      Descrição: O Projeto de Pesquisa em questão está inserido na Linha de Pesquisa Discurso Teórico Greco-Latino do PPGLC do DLCV da FFLCH/USP. Seus objetivos são: 1) O mapeamento terminológico-conceitual das práticas artísticas plásticas e pictóricas da Antiguidade Clássica Greco-Romana, observando suas especificidades, diferenças e semelhanças, sob uma perspectiva diacrônica de suas aplicações e usos lingüísticos. 2) O levantamento e a análise de textos gregos e latinos que se referenciam a partir das homologias entre as artes visuais e as artes letradas. 3) A compilação e interpretação de mecanismos cognitivos, aplicados às artes visuais e textuais que se sustentem a partir da visualização perceptiva física ou anímica. 4) A leitura e a tradução de textos e tratados que pautem as práticas fisiognômicas na Antiguidade grega e romana. 5) A descritividade e a narratividade ecfrástica em chave genérica diversa. 6) Reflexão e análise da figuração discursiva histórica e poética
    • Nome do projeto: A declamação grega: Libânio e Corício (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Barbara da Costa .
      Descrição: O projeto tem por objetivo o estudo, a tradução ao português brasileiro e a divulgação das declamações creditadas a Libânio e a Corício.
    • Nome do projeto: Projeto Minimus: Grego e Latim no Ensino Fundamental (2013 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, Barbara da Costa , CORREA, P. C. .
      Descrição: O projeto visa introduzir, durante o período experimental de um ano, o estudo do latim e do grego, respectivamente no 6º e 4º ano do Ensino Fundamental, na grade curricular da EMEF Desembargador Amorim Lima. Pesquisas realizadas desde 1920 nos EEUU comprovam a eficácia do estudo do latim e do grego como forma de aperfeiçoar a proficiência dos alunos na língua materna, de facilitar a aprendizagem de outras línguas estrangeiras e de desenvolver o raciocínio lógico e o pensamento crítico (DeVane, A. K, 1997). Além disso, notou-se uma melhoria na auto-estima e motivação desses alunos, provavelmente devido ao melhor desempenho nas matérias básicas (no caso, em inglês e matemática) e por causa da adquisição de noções de cultura clássica, às quais não tinham acesso. Dois métodos de ensino, largamente empregados na Inglaterra e EEUU ("Athenaze", Oxford University Press, 2011; "Minimus", Cambridge University Press, 1999) e criados especificamente para alunos dessas faixas etárias, serão traduzidos e adaptados pelos discentes que ministrarão as aulas de língua. Portanto, o Projeto Minimus visa ministrar aulas de língua grega e latina, duas vezes por semana durante o período de um ano letivo, de modo a verificar em que medida, na EMEF Desembargador Amorim Lima, após um ano de estudo, verifica-se (ou não) um melhor desempenho acadêmico dos alunos quanto à leitura, à compreensão da gramática e à resolução de problemas, e se esses métodos são eficazes em nosso contexto. Além das aulas de língua, o Projeto inclui aulas "especiais" no final de cada mês, ministradas por 16 professores doutores da FFLCH, sobre mitos para o 4o ano e, para o 6o ano, aulas sobre o teatro, a filosofia, a historiografia, a épica e a lírica da antiguidade clássica.
    • Nome do projeto: L'École de Gaza (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Barbara da Costa , AMATO, E. , CANZIO, N. , CORCELLA, A. , DALESSIO, P. , DEROMA, M. , ETIENNE, T. , LAURITZEN, D. , LUPI, S. , MANZIONE, C. , SANCHEZ, A. N. , PENDINO, N. , PERNET, C. , SAUTEREL, N. , SCHAMP, J. , TELESCA, C. , THEVENET, L. , TOMASSI, G. , VENTRELLA, G. .
      Descrição: Actuellement une équipe de recherche internationale, sous l?égide d?E. Amato (Université de Nantes et Institut Universitaire de France) et A. Corcella (Università della Basilicata), composée de membres, professeurs initiés et doctorants, partagent leur enthousiasme et leurs compétences spécifiques afin de combler les lacunes qui empêchent encore d?embrasser intégralement ce mouvement culturel. Parrainé par l?Institut Universitaire de France, l?Université de Nantes dont le Laboratoire EA 4276 L?antique le Moderne (L?AMo) et la Région des Pays de la Loire, le collectif s?attache notamment à faire connaître l?École de Gaza par la mise sur pied de colloques et de journées d?études et à faire connaître l?avancement de la question par le biais de publications d?articles et de recueils d?actes relayés et réunis sur un site internet spécialisé.
    • Nome do projeto: Rhetor - Grupo de Estudos sobre Retórica e Oratória Grega (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Barbara da Costa , ROCHA, S. , BACELAR, A. , LEITE, P. G. , LACERDA, T. C. E. , FURTADO, D. A. , MELO, E. A. , ALBUQUERQUE, L. M. , FONSECA, V. S. C. , MOREIRA, L. L. , PEREIRA, L. G. C. .
      Descrição: O RHETOR, Grupo de Estudos de Retórica e Oratória Grega, iniciou suas atividades em 2009 na Universidade de Brasília e obteve credenciamento junto ao CNPq em 2011, sob a coordenação da Prof. Sandra Rocha. A proposta inicial do RHETOR foi motivada pelo sentido tradicional de grupo de estudos, ou seja, de reuniões periódicas dedicadas à leitura e discussão tanto das técnicas argumentativas em uso nos textos antigos, quanto das reflexões teóricas sobre elas. Tais reuniões acabaram por dar forma a uma equipe de pesquisa que congrega interessados em línguas e literaturas clássicas, de diversas universidades brasileiras, desenvolvendo projetos em três linhas de pesquisa. São elas : 1.Oratória e reflexões críticas sobre a literatura na Antiguidade, que visa a investigar as formas de recepção dos textos dos oradores gregos na Antiguidade, bem como a recepção de outros gêneros na oratória; 2.Retórica e historiografia antiga, que se dedica a observar as influências recíprocas entre as reflexões teóricas sobre retórica e as práticas historiográficas, bem como a verificar em que medida categorias retóricas influenciam processos de ficcionalização na historiografia; 3.Tradução de textos de oratória e retórica grega, cujo foco - o nome já diz - são as traduções, com comentários e ensaios temáticos sobre textos de retórica e oratória grega para publicação em língua portuguesa. Ao final de 2013, o grupo atingiu um nível de aprofundamento em suas pesquisas que demandava o diálogo com especialistas de nível nacional e internacional nessa área, além da divulgação de seus trabalhos para um público mais amplo. O I Seminário RHETOR teve o objetivo de cumprir essa função, propiciando à audiência a aquisição de conhecimento coerente e detalhado sobre aspectos da cultura grega que não são vistos em cursos regulares.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A écfrase no período helenístico: o caso do epílio Europa de Mosco de Siracusa
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: Letras - Grego
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Sofistópolis, o declamador e a comédia ática: personagens cômicas em exercícios escolares imperiais
        Ano de conclusão: 2020
      • Curso: Philologie
        Nome da Instituição: Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn
        Título: Usos da comédia pelos oradores áticos
        Ano de conclusão: 2019
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Université de Nantes:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2015 - Atual ).
        Outras informações: Membro
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Professor Substituto