Não autenticado |

Fernando José Amed

    • Doutor em História pela FFLCH da Universidade de São Paulo (2008), onde também obteve o mestrado (2001) e o bacharelado (1986). Seus principais objetos de estudo são historiografia e sociabilidade intelectual, com ênfase na produção de João Capistrano de Abreu (1853-1927). Atualmente, desenvolve estudos sobre a leitura que Capistrano de Abreu fez da História Geral do Brasil de Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878). Também pesquisa temas relacionados à história da arte, com ênfase em recepção e sociabilidade dos artistas.

       

      Links:    

    • AMED, F. J. . As Cartas de Capistrano de Abreu: sociabilidade e vida literária na Belle Epoque carioca. São Paulo : Alameda Casa Editorial, 2006 . 328p. ISBN: 8598325317.
    • AMED, F. J. ; NEGREIROS, P. J. L. C. . História dos Tributos no Brasil. São Paulo : Editora Nobel, 2000 . p. ISBN: 8587900013.
    • AMED, F. J. . O século XIX está entre nós: hipóteses sobre a associação entre as ciências aplicadas e as humanidades FACOM. Revista de Comunicação da FAAP , v. 16 , p. 44 - 51 , 2006. ISSN: 16768221.
    • AMED, F. J. . Um capítulo da historiografia colonial: Frei Vicente do Salvador e a primeira História do Brasil Agnes (PUCSP) , v. 4 , p. 57 - 82 , 2006. ISSN: 18083307.
    • AMED, F. J. . As Edições das Obras de Capistrano de Abreu História. Questões e Debates , v. 17 , p. 99 - 117 , 2000. ISSN: 01006932.
    • AMED, F. J. . Devaneios de um Intelectual Solitário FACOM. Revista de Comunicação da FAAP , v. 12 , p. 04 - 10 , 2004. ISSN: 16768221.
    • AMED, F. J. . A Configuração de um Deslocamento: a Prática de Escrita de Cartas de Capistrano de Abreu Revista de História (USP) , v. 151 , p. 53 - 71 , 2004. ISSN: 00348309.
    • RIBEIRO, C. ; AMED, F. J. . A TV como influência da formação da personalidade das crianças. In: VI Congresso de Iniciação Científica , 2007 , Sorocaba. A TV como influência da formação da personalidade das crianças. : , .
    • AMED, F. J. ; CORREA, D. S. ; GONÇALVES, Márcia A. . Intelectuais, cultura e história: reflexões sobre as obras de Capistrano de Abreu, Paulo Prado e Octávio Tarquínio de Souza. In: XXI Simpósio Nacional História no Novo Milênio: entre o individual e o coletivo , 2001 , Niterói - Rio de Janeiro. XXI Simpósio Nacional História no Novo Milênio: entre o individual e o coletivo. : , 2001.
    • AMED, F. J. . retro_visões. São Paulo : Helena Freddi , 2008 (Catálogo de Exposição)
    • AMED, F. J. . A História da Arte através de grandes temas: a mulher, a morte e o medo. 2009 (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo)
    • Nome do projeto: Estudos sobre as manifestações artísticas e suas imbricações sócio-culturais (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMED, F. J. .
      Descrição: Recuperação e exame das poéticas artísticas sob a luz da história. A sociabilidade dos artistas, os meios empregados, as relações para com os receptores.
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1991
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1986
      • Curso: Licenciatura em História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1986
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Associação Cultural São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Colégio Magister:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1991 - 1999 ).
        Outras informações: Professor
    • Pueri Domus Escola Experimental:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1991 - 1992 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade de Santo Amaro:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1992 - 1992 ).
        Outras informações: Professor Assistente II
    • Instituto Universal Brasileiro:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1995 - 2005 ).
        Outras informações: EAD - Ensino a distância; elaboração de material didático para o ensino a distância.
        Outras informações: Professor
    • Centro Hispano Brasileiro de Cultura:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 1999 ).
        Outras informações: Professor Auxiliar de Ensino I
    • Centro Universitário Belas Artes de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Fundação Armando Álvares Penteado:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - Atual ).
        Outras informações: Professor Associado