Não autenticado |

Renato de Sousa Ribeiro

    • Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: produção do espaço, reprodução social, cotidiano, metrópole e população negra. Realizou pesquisa ao nível de mestrado no PPGH-USP, sob orientação da Prof. Dr Glória da Anunciação Alves, onde investiga a reprodução social da população negra residente no bairro do Morro Doce, extremo noroeste da capital paulistana. É professor de Geografia na Secretaria Municipal de Educação (SME-SP). Participou de projetos de extensão universitária, como a Semana de Geografia, que aborda temas de Geografia e educação e universidade pública e escola pública.

       

      Links:    

    • Geografia Urbana; Geografia das metrópoles; Produção do espaço; reprodução social; cotidiano
    • RIBEIRO, RENATO . O uso do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na aprendizagem cartográfica e noções espaciais: um relato de experiência a partir da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Metodologias e Aprendizado , v. 6 , p. 278 - 292 , 2023. ISSN: 26749009.
    • RIBEIRO, R. S. . Aprendizagem cartográfica por meio do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) na Educação de Jovens e Adultos (EJA).. Currículo e Ensino de Geografia: métodos, conceitos e metodologias na prática de ensino., v. 1, p. 203 - 220, 2024.
    • RIBEIRO, R. S. . O uso do desenho universal para a aprendizagem (DUA) na aprendizagem cartográfica e noções espaciais: um relato de experiência a partir da educação de jovens e adultos (EJA).. In: XII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares , 2022 , SANTA MARIA-RS. Anais do XII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares. ARAGUARI : Casa de Hiram, 2022. p. 133 - 135.
    • RIBEIRO, R. S. . Apropriação do espaço urbano e reprodução social das catadoras e catadores em São Paulo em relação à indústria de reciclagem. In: VII Congresso Brasileiro de Geografia , 2014 , Vitória - ES. Anais Eletrônico VII Congresso Brasileiro de Geografia : A AGB e a Geografia Brasileira no contexto das lutas sociais frente aos projetos hegemônicos.. : , 2014.
    • RIBEIRO, R. S. ; GARCIA, F. P. ; COSTA, J. R. ; Oliveira J. A. . SEMANA DE GEOGRAFIA: Convívio transformador entre a Universidade e a Escola Publica.. In: XIV - EGAL - Encuentro de Geógrafos de América Latina Lima 2013 : Reecuentro de saberes territoriales latinoamericanos , 2013 , LIMA. Anales del XIV Encuentro de Geógrafos de América Latina 2013 Perú. : , 2013.
  • Apresentações de Trabalho: 2
    • RIBEIRO, R. S. ; REIS, V. B. . Construção da autoestima na periferia de São Paulo por meio da organização estudantil: a importância do grêmio na escola.. 2019 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, R. S. . Sujeitos Invisíveis dentro do Contexto da Geografia e do Espaço Urbano. 2017 (Outra)
    • RIBEIRO, R. S. ; ALVES, G. A. ; MARCOS, V. ; GARCIA, F. P. ; BONFIM, J. A. ; COSTA, J. R. . X Semana de Geografia - USP: Escola e Universidade: aprendendo juntos.. 2013 (Universidade de Sao Paulo)
    • Nome do projeto: Impactos da Política Nacional de Resíduos Sólidos sobre o mercado e a organização do trabalho dos catadores de papel. (2012 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RIBEIRO, R. S. , Sampaio, W. P , MARQUES, M.I.M .
      Descrição: Identificar como a Lei nº 12.305/2010 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, impacta a organização do trabalho dos catadores de papel, ou seja, quais as medidas que vêm sendo implementadas pela prefeitura de São Paulo para adequar os serviços de limpeza urbana às exigências da lei, como a sociedade e o mercado têm se envolvido neste processo, quais suas principais consequências para os trabalhadores de catação e como eles avaliam tais mudanças. Nos últimos 10 anos, a luta por uma política nacional de resíduo sólidos levada adiante pelo Movimento Nacional de Catadores de Recicláveis e por diversos atores organizados em torno da consigna Lixo e Cidadania em níveis nacional, estadual e municipal passou a defender e exigir um novo paradigma de gestão de resíduos de caráter sistêmico no qual se entrelaçam os aspectos ambiental, social, econômico, cultural, tecnológico e de saúde pública. A nova lei representa uma grande conquista para esses atores e se espera que ela trará mudanças importantes para o setor, especialmente no sentido de uma maior integração e reconhecimento social para os catadores em geral, que constituem um segmento social fortemente estigmatizado e excluído. Os catadores são em grande parte moradores de rua. A lei define o prazo de quatro anos para fechamento dos lixões, a contar da data de sua publicação, e determina o prazo de dois anos para que os governos estaduais e municipais apresentem seus planos de ação. É nosso interesse identificar quais as principais mudanças desencadeadas a partir da lei no funcionamento deste setor e especialmente no mercado de reciclagem de papel e no trabalho de seus catadores.
    • Nome do projeto: XII Semana de Geografia: A construção da identidade do aluno e da aluna no espaço escolar a partir do lugar. (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RIBEIRO, R. S. , ALVES, G. A. , MARCOS, V. , BONFIM, J. A. , FARIA, M. R. , DIAS, A. C , MACIEL, B. L , CARDOSO, D. L. , SANTOS, F. S , MOREIRA, S. R. , ALEXANDRE, H. .
      Descrição: O Projeto ?Semana da Geografia: ?A construção da identidade do aluno e da aluna no espaço escolar a partir do lugar?? pressupõe o compromisso ético da comunidade acadêmica na abordagem de problemas da sociedade contemporânea sob a perspectiva do ensino de geografia, e aponta a possibilidade da construção de um novo espaço de diálogo que discuta o pensar e o fazer da geografia na sala de aula e sua relação com o mundo. Assim, julgamos necessário o desenvolvimento de projetos de extensão no Departamento de Geografia com vistas ao ensino/aprendizado de geografia na construção, recuperação e uso do espaço da escola e da comunidade, fortalecendo o ensino público. Objetivos Gerais: Intensificar a conectividade entre o conhecimento produzido na universidade, a escola pública e a sociedade;Promover o intercâmbio/cooperação entre a universidade e as escolas públicas com o intuito de estimular a reflexão sobre a prática de ensino de geografia; Construção de trabalhos conjuntos e interdisciplinares nas escolas, envolvendo a geografia; intensificar a reflexão da prática de ensino de geografia; Contribuir para a formação dos graduandos (potenciais professores) através da troca de vivências; Valorizar o ensino público superior Específicos Nas Escolas Orientar, incentivar e apoiar as escolas no desenvolvimento dos projetos que contemplem as necessidades dos estudantes e da própria escola; Fomentar o desenvolvimento de atividades coletivas; Despertar a busca pelo conhecimento por meio da investigação; Acompanhar e orientar o processo de desenvolvimento dos projetos nas escolas de acordo com as diretrizes e as capacidades técnicas de cada unidade. Valorizar e estimular a comunidade escolar no processo de construção de projetos em parceria e criar um canal para que ele venha a apresentá-lo ao público, divulgando seus resultados; Questionar/ discutir o ensino/aprendizagem da Geografia na escola.
    • Nome do projeto: XIII SEMANA DE GEOGRAFIA: A LUTA PELO ESPAÇO PÚBLICO: QUAL ESCOLA QUEREMOS? (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RIBEIRO, R. S. , ALVES, G. A. , MARCOS, V. , BONFIM, J. A. , CARDOSO, D. L. , MOREIRA, S. R. , BARROS, A. , CARVALHO, A. C. N. , NASCIMENTO, B. M. G. , BONFA NETO, D. , LOURENCO JUNIOR, E. T. , SILVA, E. F. M. , MELO, J. L. , PACHECO, M. N. , MACEDO, Y. P. .
      Descrição: O projeto Semana de Geografia, esse ano em sua XI edição, tem por objetivo fazer uma aproximação entre a escola pública e a universidade. Os professores através da "Escola de Projetos" submetem projetos que realizam com seus alunos e, uma vez selecionados, passam a contar com um monitor da Semana que acompanha o desenvolvimento do mesmo. Em outubro os alunos vem até a Universidade e apresentam seus trabalhos para alunos de outras escolas e alunos do curso de Geografia FFLCH USP. Além da apresentação das escolas ocorrem também mesas redondas com temas relativos ao ensino de Geografia. Ao longo do ano ocorrem grupos de estudos mensais e reuniões semanais para a condução do projeto. O projeto é coordenado pelas seguintes Professoras: Gloria da Anunciação Alves (DG FFLCH USP), Valeria de Marcos (DG FFLCH USP), Sonia Maria Vanzella Castellar (FE USP).
    • Nome do projeto: A vida cotidiana no espaço urbano: reprodução social de catadoras e catadores em situação de rua no centro da metrópole paulistana. (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, R. S. , MARQUES, M.I.M .
    • Nome do projeto: A produção do espaço e constituição das centralidades periféricas :os novos conteúdos da relação centro periferia. (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, R. S. , ALVES, G. A. , MOREIRA, G.L. , FIORAVANTI, L. M , DAMETTO, M. V. .
      Descrição: A partir do processo de produção espacial marcado pela tríade homogenização, hieraquização, fragmentação (LEFEBVRE), analisar os novos conteúdos da relação centro periferia, em especial a constituição das centralidades periféricas e os impactos socioespaciais do processo
    • Nome do projeto: A apropriação do espaço urbano: Os catadores de papel no centro de São Paulo e as suas relações com a indústria da reciclagem. (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RIBEIRO, R. S. , MARQUES, M.I.M .
      Descrição: O projeto de iniciação cientifica intitulado de ''A apropriação do espaço urbano: Os catadores de papel no centro de São Paulo e as suas relações com a indústria da reciclagem'' visou compreender de que maneira ocorrem as relações de apropriação do espaço urbano pelos catadores de papel e papelão envolvidos com a indústria de reciclagem. Da mesma forma, buscou-se entender de que maneira a reprodução social destes trabalhadores se dá por meio do exercício cotidiano da atividade de catação. Ademais compreender em que medida estes mesmos sujeitos estão integrados a um imperativo de ordem maior, isto é, ao momento histórico em que se vive um apelo ambiental. Por vezes estas ações estão associadas com a administração pública. O recorte espacial analisado foi o centro da metrópole paulistana.
    • Nome do projeto: XI Semana de Geografia (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RIBEIRO, R. S. , ALVES, G. A. , MARCOS, V. , GARCIA, F. P. , BONFIM, J. A. , Oliveira J. A. , Ribeiro, A. , FARIA, M. R. , CASTELLAR, S. M. V , DIAS, A. C , BERTOLINI, A. , MACIEL, B. L , CARDOSO, D. L. , SANTOS, F. S , MEDEIROS, I. P. , FARNETANI, L. , COELHO, R. J. , MOREIRA, S. R. , NUNES, W. A. , CAMPOS, L. , ALEXANDRE, H. , MAYUMI, R. .
      Descrição: O projeto Semana de Geografia, esse ano em sua XI edição, tem por objetivo fazer uma aproximação entre a escola pública e a universidade. Os professores através da "Escola de Projetos" submetem projetos que realizam com seus alunos e, uma vez selecionados, passam a contar com um monitor da Semana que acompanha o desenvolvimento do mesmo. Em outubro os alunos vem até a Universidade e apresentam seus trabalhos para alunos de outras escolas e alunos do curso de Geografia FFLCH USP. Além da apresentação das escolas ocorrem também mesas redondas com temas relativos ao ensino de Geografia. Ao longo do ano ocorrem grupos de estudos mensais e reuniões semanais para a condução do projeto. O projeto é coordenado pelas seguintes Professoras: Gloria da Anunciação Alves (DG FFLCH USP), Valeria de Marcos (DG FFLCH USP), Sonia Maria Vanzella Castellar (FE USP).
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: vida cotidiana no espaço urbano: reprodução social de catadores em situação de rua no Centro da metrópole paulistana.
        Ano de conclusão: 2017
      • Curso: Geografia (Licenciatura)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
    • Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Estágio
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: conselheiro departamental
    • SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2017 - Atual ).
        Outras informações: PROFESSOR DE ENS. FUND. II E MÉDIO - GEOGRAF
    • Ensaios de Geografia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Metodologias e Aprendizado:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).