Não autenticado |

Isabel Cristina Contro Castaldo

    • Atualmente, é doutoranda na Universidade de São Paulo com coorientação na University of Ottawa. É professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie na qual ministra aulas no curso de Letras e no curso de Publicidade e Propaganda, na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) na qual ministra aulas no curso de Secretariado e do Instituto Cervantes de São Paulo onde ministra aulas de ELE (espanhol como língua estrangeira). Possui graduação em Letras - Bacharelado (2004 - Habilitação Português/Espanhol) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Letras - Licenciatura (2006 - Habilitação Português/Espanhol) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, especialização em Ensino de Espanhol para Brasileiros (2011) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pós-graduação Lato Sensu em Metodologia e Didática do Espanhol como Língua Estrangeira (2010) pela Universidade de Valencia e Mestrado em Letras pela Universidade de São Paulo (2014).

       

      Links:    

    • GONZALEZ, N. T. M. ; CASTALDO, I. C. C. . As construções relativas: parte das inversas assimetrias?. Espanhol e Português brasileiro: estudos comparados, v. 1, p. 73 - 91, 2014.
    • CASTALDO, I. C. C. . Resumo do artigo: Funcionamiento discursivo del relativo artículo + cual . Boletín de la Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera , http://www.aselered.org , 01 mai. 2016.
    • CASTALDO, I. C. C. . Resumo do artigo: Nos gusta?pero puede sorprendernos de Mirta Groppi . Boletín de la Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera , http://www.aselered.org , 01 nov. 2015.
    • CASTALDO, I. C. C. . Resumo do artigo: La adquisición del español por aprendices brasileños: evidencias acerca de la gramática no nativa de Adriana Martins Simões . Boletín de la Asociación para la Enseñanza del Español como Lengua Extranjera , http://www.aselered.org , 01 nov. 2015.
    • CASTALDO, I. C. C. . Las estrategias de formación de relativas en el español rioplatense y en el portugués brasileño: semejanzas y preferencias en una pequeña muestra del corpus PRESEEA. In: IX Encontro Internacional de Letras e III Simpósio Trransculturalidade Linguagem e Educação , 2017 , Foz do Iguaçu. Caderno de Resumos - X Encontro Internacional de Letras e III Simpósio Trransculturalidade Linguagem e Educação. : , 2017. p. 115 - 115.
    • CASTALDO, I. C. C. . As relativas não estândar em PB e em E e os efeitos de aprendizagem em ELE por brasileiros. In: V Colóquio Regional de Linguística Aplicada , 2017 , Guarulhos. V Colóquio de Linguística Aplicada - Caderno de Resumos. : , 2017. p. 17 - 18.
    • CASTALDO, I. C. C. . Um estudo sobre as relativas não estândar no espanhol e no português. In: XX Mostra de Pós-Graduação em Letras - Língue e Literatura: entre linguagens , 2014 , São Paulo. Universidade Presbiteriana Mackenzie Centro de Comunicação e Letras Programa de Pós-Graduação em Letras - XX Mostra de Pós-Graduação em Letras - Língue e Literatura: entre linguagens - Resumos. : , 2016. p. 39 - 40.
    • CASTALDO, I. C. C. ; GONZALEZ, N. T. M. ; LICERAS, J. M. . A encruzilhada das relativas não estândar entre o espanhol (E) e português brasileiro (PB) e seus efeitos sobre a aprendizagem. In: Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2016 , Foz do Iguaçu. Livro de Resumos. : , 2016.
    • CASTALDO, I. C. C. ; SILVA, P. H. ; PAGANI, M. F. . La enseñanza de lengua extranjera bajo una perspectiva interactiva: el juego educacional como un recurso en la educación de jóvenes brasileños. In: Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación , 2014 , Buenos Aires. Memorias del Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación. : , 2014.
    • CASTALDO, I. C. C. ; CRUZ, A. ; NARDI, L. . Tecnología y educación:uso de redes sociales en el Ensino Médio de escuelas privadas y/o públicas de São Paulo. In: Congreso Iberoamericano de ciencia, tecnología, innovación y educación , 2014 , Buenos Aires. Memorias del Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación. : , 2014.
    • CASTALDO, I. C. C. . El papel del antecedente (+/- específico) en construcciones relativas: análisis de un corpus de Montevideo: PRESEEA. In: VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2014 , Rio de Janeiro. VIII Congresso Brasileiro de Hispanistas - Livro de Resumos. : , 2014.
    • CASTALDO, I. C. C. . A produção de relativas cortadoras por estudantes brasileiros de ELE. In: XVI Mostra de Pós-Graduação em Letras. Língua Literatura: Letras em debate , 2012 , São Paulo. XVI Mostra de Pós-Graduação em Letras. Língua Literatura: Letras em debate. : , 2012.
    • CASTALDO, I. C. C. . La producción de relativas cortadoras por estudiantes brasileños de ELE. In: III Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana , 2012 , São Paulo. III Jornada do Programa de PósGraduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e HispanoAmericana - Caderno de Resumos. : , .
    • CASTALDO, I. C. C. . Las relativas cortadoras en la producción no nativa de estudiantes brasileños. In: VII CBH Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2012 , Salvador / Bahia. Hispanistas 2012. : , .
    • CASTALDO, I. C. C. . La despronominalización de lis relativos y la producción de estudiantes brasileños de ELE. In: I Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana , 2010 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2010.
    • CASTALDO, I. C. C. . A produção de relativas por estudantes brasileiros de E/LE. In: I CIPLOM Congresso Brasileiro de Professores de Línguas Oficiais do Mercosul , 2010 , Foz do Iguaçu. I CIPLOM. : , 2010.
    • CASTALDO, I. C. C. . As relativas não estândar em PB e em E e os efeitos de aprendizagem em ELE por brasileiros. 2017 (Comunicacao)
    • CASTALDO, I. C. C. ; PAGANI, M. F. ; SILVA, P. H. . La enseñanza de lengua extranjera bajo una perspectiva interactiva: el juego educacional como un recurso en la educación de jóvenes brasileños. 2014 (Congresso)
    • CASTALDO, I. C. C. ; NARDI, L. ; CRUZ, A. . Tecnología y educación: uso de redes sociales en el Ensino Médio de escuelas privadas y/o públicas de São Paulo. 2014 (Congresso)
    • CASTALDO, I. C. C. . Las relativas de objeto de preposición en español y en portugués brasileño. 2016 (Comunicacao)
    • CASTALDO, I. C. C. . Um estudo sobre as relativas não estândar no espanhol e no português. 2016 (Comunicacao)
    • CASTALDO, I. C. C. ; GONZALEZ, N. T. M. ; LICERAS, J. M. . A encruzilhada das relativas não estândar entre o espanhol (E) e português brasileiro (PB) e seus efeitos sobre a aprendizagem. 2016 (Congresso)
    • CASTALDO, I. C. C. . Relative Clauses in the Spanish interlanguage of Brazilian Portuguese speakers: off-line and on-line design tasks. 2016 (Comunicacao)
    • CASTALDO, I. C. C. . Las relativas especificativas en español de los hablantes de portugués brasileño: gramaticalidad y uso. 2015 (Comunicacao)
    • CASTALDO, I. C. C. . El papel del antecedente (+/- específico) en construcciones relativas: análisis de un corpus de Montevideo: PRESEEA. 2014 (Congresso)
    • CASTALDO, I. C. C. . La relativización en PB y en E Qué construcciones relativas producen nuestros alumnos en la clase de ELE?. 2013 (Conferência)
    • CASTALDO, I. C. C. . Al fin y al cabo, Qué construcciones relativas usan o no, con mayor o menor frecuencia, los aprendices brasileños adultos de ELE?. 2013 (Congresso)
    • CASTALDO, I. C. C. . La producción de relativas cortadoras por estudiantes brasileños de ELE. 2012 (Comunicacao)
    • CASTALDO, I. C. C. . A produção de relativas cortadoras por estudantes brasileiros de ELE. 2012 (Comunicacao)
    • CASTALDO, I. C. C. . Las relativas cortadoras en la producción no nativa de estudiantes brasileños. 2012 (Congresso)
    • CASTALDO, I. C. C. . Las Relativas: explicándolas y especificándolas. Un estudio teórico.. 2011 (Comunicacao)
    • CASTALDO, I. C. C. . Un poco de cultura a través de la pintura. 2011 (Conferência)
    • CASTALDO, I. C. C. . La comprensión de las oraciones relativas en español desde la perspectiva del pensamiento complejo. 2011 (Congresso)
    • CASTALDO, I. C. C. ; CALVO, L. A. ; DIAS, L. R. P. ; CHAVES, T. O. . Fiestas populares - Las de acá y las de allá. 2010 (Simposio)
    • CASTALDO, I. C. C. . A produção de relativas por estudantes brasileiros de E/LE. 2010 (Congresso)
    • CASTALDO, I. C. C. . La despronominalización de los relativos y la producción de estudiantes brasileños de ELE. 2010 (Comunicacao)
    • CASTALDO, I. C. C. . Montevidéu e Madri: estudo e comparação sobre um aspecto da oralidade. 2004 (Outra)
    • CASTALDO, I. C. C. . A duplicação de clíticos em Madri e Montevidéu. 2004 (Outra)
    • CASTALDO, I. C. C. ; GONZALEZ, P. V. ; UEHARA, S. M. . Las imágenes pictóricas como recursos motivacionales para la adquisición de ELE. 2009 (Simposio)
    • CASTALDO, I. C. C. . La representatividad colectiva de los profesores de español en el Estado de San Pablo: retos, acciones y perspectivas. La Ley de obligatoriedad del español y la formación de profesionales. 2011 Web
    • CASTALDO, I. C. C. . Isto é Mackenzie. 2013 Universidade Presbiteriana Mackenzie - Mackprooficial
    • FIORUSSI, A. ; SIMOES, A. M. ; VENTURI, C. ; CHECCHIA, C. ; PEREIRA, F. ; CASTALDO, I. C. C. ; SOUSA, J. ; TALLEI, J. ; LOCOSELLI, L. ; ALMEIDA, O. ; SANTOS, T. . I Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. 2010 ()
    • CASTALDO, I. C. C. ; RUBIRA, C. P. ; LIMA, F. B. ; MOREIRA, G. ; SOUSA, G. N. E. ; OLIVEIRA, R. A. D. . VI Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • CASTALDO, I. C. C. ; Jacqueline de Paula Sbeghen Iumatti ; GONZALEZ, P. V. . Las imágenes pictóricas como recursos motivacionales para la adquisición del E/LE. 2009 (Instituto Cervantes de São Paulo)
    • CASTALDO, I. C. C. ; OLIO, M. C. L. ; MATTOS, C. F. . Cinema e convergência:língua espanhola, literaturas e culturas hispânicas. 2012 (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
    • CASTALDO, I. C. C. . Português como Língua Estrangeira PLE. 2014 ()
    • CASTALDO, I. C. C. ; DIAS, L. R. P. ; CALVO, L. A. . Fiestas Populares: diferencias y similitudes entre las de acá y las de allá. 2010 (Instituto Cervantes de São Paulo)
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Habilitação em Português e Espanhol
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Título: A duplicação de clíticos em Madri e Montevidéu
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: Língua Espanhola e Literatura Espanhola e Hispano
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
      • Nome da Instituição: Universitad de Valencia
        Ano de conclusão: 2009
    • Instituto Cervantes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Professor
    • Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de SP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Professor substituto
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: professor de língua espanhola da Cogeae
    • Colágio Marista Arquidiocesano:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Professor de língua espanhola
    • Yazigi Internexus:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2002 - 2007 ).
        Outras informações: Professor de língua espanhola
    • Associação Cultural de Amigos do Museu Lasar Segall:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Área de Ação Educativa
    • Chapel School:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Professor substituto
    • Centro Universitário Radial:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Professor substituto
    • Associação Colégio Espanhol de São Paulo - Colégio Miguel de Cervantes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Professora
    • Universidade Presbiteriana Mackenzie:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Professor Mestre
    • Faculdade de Tecnologia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - Atual ).
        Outras informações: Professor Assistente I - B
    • Revista Entrecaminos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).