Não autenticado |

Priscila Aguiar Melão

    • Mestre na área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em francês com o financiamento do CNPq e Graduada em Letras com habilitação em Português e Francês (bacharel e licenciatura), ambos pela Universidade de São Paulo. Fez dois anos de intercâmbio para o aprimoramento das línguas inglesa e francesa. Foi monitora nos cursos extracurriculares de francês da FFLCH-USP e tutora dos novos monitores, orientando na criação de material didático e na organização do curso. Trabalhou como professora de francês no Instituto Yázigi de Idiomas e Senac. Atualmente, leciona na Faculdade Santa Marcelina (FASM) e no Colégio São Francisco Xavier Jesuítas. Ainda, desenvolve sua pesquisa e participa do grupo de estudo ALTER-AGE (Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações ? Aprendizagem, Gêneros Textuais e Ensino) da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (USP), que teve sua formação em 2010, mas ingressou para os grupos do CNPq em 2011.

       

      Links:    

    • MELÃO, P. A. ; LOUSADA, E. G. . As contribuições do gênero textual anúncio publicitário para o ensino- aprendizagem do francês: a capacidade de argumentar e a variedade linguística e cultural através da linguagem verbal e visual Revista Moara , v. 42 , p. 161 - 180 , 2014. ISSN: 23580658.
    • ROCHA, S.M. ; ANEZ, R. ; MELÃO, P. A. . Le fait divers et le récit de voyage: deux genres textuels pour le développement de la production écrite en FLE Le Français dans le Monde. Recherches et Applications , v. 1 , p. 86 - 96 , 2015. ISSN: 09946632.
    • SANTOS, L. G. ; MELÃO, P. A. ; ROCHA, S.M. . Genres textuels et le modèle didactique. In: XVIII Congresso Brasileiro dos Professores de Francês , 2012 , Curitiba. (IN)FORMER POUR TRANSFORMER - Le français pour tous: défis politiques et didactiques. Curitiba : FBPF/APFPR, 2012.
    • MELÃO, P. A. ; SANTOS, T. J. F. ; ROCHA, S.M. . TV PUC: Programa Teodiversidade em entrevista com o professor Clive Thomson da Universidade de Guelph, Canadá. : , 2012 (Tradução)
    • MELÃO, P. A. ; ANEZ, R. . La pub et le fait divers pour interagir en FLE. 2013 (Outra)
    • MELÃO, P. A. . O gênero textual anúncio publicitário no ensino do francês. 2013 (Simposio)
    • MELÃO, P. A. . O gênero anúncio publicitário no ensino de FLE: a capacidade de argumentar. 2013 (Comunicacao)
    • MELÃO, P. A. . Le genre textuel annonce publicitaire dans l´enseignement-apprentissage du français comme langue étrangère. 2013 (Comunicacao)
    • MELÃO, P. A. . O gênero anúncio publicitário no ensino de FLE. 2013 (Outra)
    • MELÃO, P. A. ; HERNANDES, R. M. R. . 'Des textes en ligne pour l'enseignement et l'apprentissage du banal à l'excentrique'. 2013 (Outra)
    • MELÃO, P. A. ; GAJEVIC, Carolina ; CORREA, Marina Isadora . 'Je découvre la culture à travers la pub'. 2014 (Outra)
    • MELÃO, P. A. ; GUIMARAES-SANTOS, L . La pub: ouvrir les portes à l?interculturel. 2012 (Outra)
    • MELÃO, P. A. . O Gênero textual como megainstrumento para o ensino-aprendizagem. 2012 (Comunicacao)
    • MELÃO, P. A. . O professor, a apropriação do gênero anúncio publicitário e seus reflexos.. 2012 (Comunicacao)
    • MELÃO, P. A. . Uma sequência didática a partir do gênero textual anúncio publicitário para o ensino-aprendizagem de língua estrangeira: as dificuldades e os resultados. 2012 (Comunicacao)
    • MELÃO, P. A. ; BULLA, T.C. . L'art de la publicité. 2011 (Outra)
    • MELÃO, P. A. . Um gênero textual no ensino de FLE: O anúncio publicitário. 2011 (Comunicacao)
    • MELÃO, P. A. . O gênero anuncio publicitário no ensino de FLE. 2011 (Comunicacao)
    • MELÃO, P. A. . O anúncio publicitário: um gênero textual no ensino do francês. 2011 (Comunicacao)
    • MELÃO, P. A. . Gêneros textuais como instrumentos para a aprendizagem de alunos e professores. 2011 (Comunicacao)
    • MELÃO, P. A. ; ROCHA, S.M. . Evaluer les évaluations: une démarche pour mettre en question les pratiques évaluatives.. 2012 (Outra)
    • MELÃO, P. A. ; GUIMARAES-SANTOS, L . Comment utiliser un blog pour l?enseignement/apprentissage du FLE. 2012 (Outra)
    • MELÃO, P. A. . Le genre annonce publicitaire et l'enseignement de langue étrangère. 2012 (Comunicacao)
    • MELÃO, P. A. . O gênero anúncio publicitário. 2010 (Comunicacao)
    • MELÃO, P. A. ; Luiza Guimaraes . Le blog comme instrument pour l'apprentissage du FLE: avantages et défis. 2011 (Outra)
    • MELÃO, P. A. . L'annonce publicitaire: un genre textuel dans l'enseignement du FLE. 2011 (Comunicacao)
    • MELÃO, P. A. ; BULLA, T.C. . L'art de la pub dans l'enseignement du FLE. 2011 (Outra)
    • MELÃO, P. A. . IIIe Journée de formation "les arts dans l'enseignement du FLE". 2011 (Departamento de Letras Modernas - FFLCH - USP)
    • MELÃO, P. A. ; BARIONI, M.C ; BULLA, T.C. ; ROCHA, S.M. . IVe Journée de Formation. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • MELÃO, P. A. . Curso extracurricular de francês - Nível 1 e 2. 2009 ()
    • MELÃO, P. A. . Curso extracurricular de francês - Nível 1 e 3. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • MELÃO, P. A. ; GUIMARAES-SANTOS, L ; ROCHA, S.M. ; ANEZ, R. . Ateliês de escrita em francês: descobrindo a publicidade, a notícia e o relato de viagem. 2012 (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP)
    • MELÃO, P. A. ; ROCHA, S.M. ; ANEZ, R. . Ateliês de escrita criativa em FLE. 2012 (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP)
    • MELÃO, P. A. . Curso extracurricular de francês - Nível 2 e 3. 2010 (Universidade de São Paulo)
  • Projetos de Pesquisa: 1
    • Nome do projeto: O gênero anúncio publicitário no ensino de FLE (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MELÃO, P. A. .
      Descrição: Este projeto de mestrado visa analisar as características do gênero anúncio publicitário como um instrumento do professor para o ensino do francês como língua estrangeira. A partir deste gênero textual construiremos um modelo didático (Schneuwly & Dolz, 2004) que servirá de base para a elaboração de uma sequência didática que será aplicada em um curso de francês. Temos como base teórica desta pesquisa o interacionismo sociodiscursivo, tal como é apresentado por Bronckart (1999, 2004, 2006),em relação ao modelo de análise de textos e gênero de textos. Mas, para o desenvolvimento do modelo didático do anúncio publicitário, serão necessárias categorias específicas de análise de textos verbo-visuais (Kress & Van Leeuwen, 2006) que possibilitarão a verificação das construções de significados sociais. Esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos de FLE e para isso será aplicada uma sequencia didática no contexto dos cursos extracurriculares de francês da FFLCH-USP. A análise das produções iniciais e finais desses alunos de FLE nos mostrará as contribuições deste gênero textual para o desenvolvimento das capacidades de linguagem.
    • Graduacao:
      • Curso: letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Monitor de francês no curso extracurricular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Com pausa na monitoria no segundo semestre de 2010 até retomar o vínculo com a Universidade de São Paulo por meio do ingresso no Mestrado.
        Outras informações: Monitor-Bolsista
    • Instituto de Idiomas Yázigi:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Professora de Francês nos níveis básicos, intermediários e avançados. Métodos utilizados: Forum, Alors? e Edito.
        Outras informações: Professor
    • Cursos Extracurriculares de Francês da FFLCH/USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colégio São Francisco Xavier Jesuítas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
    • Faculdades Santa Marcelina:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Língua Francesa