Não autenticado |

Marly Iyo Kamioji

    • Concluiu doutorado no departamento de história da ciência da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.sobre o tema da opinião pública da energia nuclear para eletricidade em setembro de 2021. É. Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1986) e Mestre em Ensino de Ciências (Modalidades Física) pela Universidade de São Paulo (1995). Como experiência em Ensino foi monitora do Laboratório de Demonstração do IFUSP em 1984; professora de Inglês como língua estrangeira nas Escolas Lessa (1979 a 1989), Target Center Language (1985), YES (1987), English Mania (1987); e escola Yágizi (2000 e 2001); monitora em ciências para o Tucson Children´s Museum no Arizona em 1992; professora de inglês técnico na faculdade Tapajós (áreas licenciatura em matemática, tecnologia da informação) em São Bernardo de Campos (1999 a 2001) e professora de inglês Instrumental na faculdade Alfa Castelo de 2001 a 2006 (áreas comércio exterior, sistema de informação, logística, TI). Participação em projeto de pesquisas: em Iniciação Científica: Estudo de Mecânica Clássica No Instituto de Física Teórica (IFT) com o Professor Diógenes de Oliveira em 1981 e 1982 em São Paulo; iniciação Científica "Estudo das Funções de Green" com a orientadora Carmem Liz Ribeiro Braga na área de Física Matemática no IFUSP em 1984.; como assistente de pesquisa com bolsa de aperfeiçoamento do CNPq: "Linguagem em Exposição Científica e Interação entre Arte e Ciência para o Estudo da Aprendizagem" de agosto de 1989 a julho de 1990 com a orientadora Elvira de Souza Lima; como colaboradora no projeto de pesquisa Mão na Massa - ABC na Educação Científica como bolsista do FUSP na Estação Ciência em 2008-2009 que incluía trabalho de formação de professores e elaboração de materiais de ensino usando método investigativo. Experiência com ensino de pós graduação: tutora a distância de Curso de Especialização em Ensino de Ciências para professores da rede (Redefor) com bolsa técnica do FUSP (coordenador Gil da Costa Marques, orientador Marcelo Giordan) de agosto de 2010 a dezembro de 2011 culminando com trabalho de orientação de TCCs e painéis. Conhecimento de línguas: fez curso de alemão no Instituto Goethe (SP) de 1979 a 1881, do nível básico ao intermediário; fez curso básico de francês na aliança francesa em 1985; tem conhecimento oral de japonês básico e dá curso preparatório informal de proficiência em inglês.Fez traduções de livros na área de educação e artigos científicos nas áreas de física, medicina, engenharia, psicologia, educação e economia para o inglês. Tem experiência de 11 anos em TI na área de testes (função analista de testes de software e líder de testes); área de produção de dados e Inteligência Artificial como alimentadora de "chat bot" com certificações técnicas da IBM. O link da publicação digital da dissertação de mestrado: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-27052014-145024/ A Tese de doutorado Eletrônica foi catalogada pela biblioteca do Departamento de História da FFLCH da USP e está disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. A URL da Tese Digital Eletrônica é: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-27122021-182325/ É autora de 3 capítulos de livros publicados, 2 artigos cientícos em periódicos e 2 artigos em anais de congressos.

       

      Links:    

    • história da segurança de reatores nucleares
    • KAMIOJI, MARLY IYO ; DOS SANTOS FILHO, GILDO MAGALHÃES . Origins and evolution of the nuclear program in Brazil: the alliance between scientists and militaries for the institutionalization of Science & Technology towards the nuclear technology development REVISTA TECNOLOGIA E SOCIEDADE (ONLINE) , v. 15 , p. 104 - 136 , 2019. ISSN: 19843526.
    • KAMIOJI, M. I. ; HAMBURGER, A. I. . Auto-organização na aprendizagem de conceito científico em espaço organizado na perspectiva da História da Ciência khronos , v. 1 , p. 1 - 13 , 2017. ISSN: 24472158.
    • KAMIOJI, MARLY IYO . The public perception of nuclear power - Analyses of discourses in the Brazilian media. Electric energy in history: social, economic, and cultural issues, v. 1, p. 37 - 107, 2021.
    • KAMIOJI, MARLY IYO ; HAMBURGER, A. I. ; CARVALHO, A. M. A. . O diálogo como processo dinâmico e contexto de aprendizagem de conceitos científicos. Física e Psicologia, v. 1, p. 81 - 106, 2020.
    • KAMIOJI, M. I. . Os obstáculos para a realização do acordo Otto Hahn. Ensaios em História da Ciência e Tecnologia: tributo dos alunos, ex-alunos e colegas aos 70 anos do Prof. Gildo Magalhães, v. 1, p. 95 - 102, 2020.
    • KAMIOJI, M. I. . O medo da energia nuclear. In: Seminário do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHS): Linhas de Pesquisa 2020 , 2020 , São Paulo. Caderno de resumos [do] Seminário Programa de Pós-Graduação em História Social: linhas de pesquisa 2020. São Paulo : FFLCH/USP, 2020. p. 102 - 102.
    • KAMIOJI, M. I. . O contraponto entre os discursos dos cientistas e o da mídia sobre o acidente nuclear de Chernobyl. In: 2o Congresso de História da Ciência e da Técnica - Desafios Contemporâneos , 2019 , São Paulo. Programação e Caderno de Resumos. : , 2019.
    • KAMIOJI, M. I. . A mídia brasileira e os acidentes: as campanhas antinucleares e a geração elétrica (1979 a 2011). In: 16o SNHCT Simpósio Nacional de História da Ciência e Tecnologia , 2018 , Campina Grande. 16o SNHCT Simpósio Nacional de História da Ciência e Tecnologia - Caderno de Resumos. Campina Grande : UFCG/UEPB, 2018. p. 1 - 284.
    • KAMIOJI, M. I. . Greenpeace and its anti-nuclear campaigns in Brazil (1991-2011). In: 45th ICOHTEC annual meeting , 2018 , Saint-Étienne. Technological Drive from Past to Future? 50 Years of ICOHTEC - The 45th ICOHTEC Symposium 17 ?21 July 2018, Jean Monnet University Saint-Étienne, France. The Book of Abstracts. Saint-Étienne : JMU ICOHTEC and Jean Monnet University, 2018. p. 1 - 139.
    • KAMIOJI, M. I. . The public perception of nuclear energy (2007-2014). In: ICHST 2017 - 25th International Congress of History of Science and Technology , 2017 , Rio de Janeiro. ICHST 2017 - 25th International Congress of History of Science and Technology - Book of Abstracts v.3.. : , 2017. p. 1 - 566.
    • KAMIOJI, M. I. . Discursos da Mídia sobre usinas nucleares para geração de eletricidade(2007-2014). In: Simpósio USP de História da Ciência e da Tecnologia ? Construindo Diálogos Interdisciplinares , 2017 , São Paulo. Programação e Caderno de Resumos do Simpósio USP ? História da Ciência e da Tecnologia ? Construindo Diálogos Interdisciplinares. : , 2017. p. 3 - 69.
    • KAMIOJI, M. I. . As ideologias contra o progresso e as campanhas anti-nucleares. In: 15o Seminário Nacional de Ciência e Tecnologia , 2016 , Florianópolis. Anais do 15o Seminário Nacional da Ciência e Tecnologia / Organizadores: Maria Fernanda Vásquez, Sandra Caponi, Márcia Regina Barros da Silva.--. Rio de Janeiro : Sociedade Brasileira de História da Ciência : Universidade Federal de Santa Catarina, 2016., 2016.
    • KAMIOJI, M. I. . Origins of the nuclear program in Brazil. In: XVII World Economic Congress , 2015 , Kyoto. XVIIth World Economic History Congress 3-7 August 2015 Kyoto. : , 2015.
    • KAMIOJI, M. I. ; HAMBURGER, A. I. . Interações e Contexto de Aprendizagem: Estudo de Caso. In: 48ª Reunião Anual da SBPC , 1996 , São Paulo. 48ª Reunião Anual da SBPC PUC-SP julho 1996. : , 1996.
    • KAMIOJI, M. I. ; HAMBURGER, A. I. . Interações Dialógicas e Aprendizagem. In: V Encontro de Pesquisadores de Ensino de Física , 1996 , áGUAS DE lINDÓIA. V ENEF Lindóia stembro de 1996. : , 1996.
    • KAMIOJI, M. I. ; HAMBURGER, A. I. . Ser sendo: A energia que se conserva ao se tranformar: a emergência do conceito científico de energia em exposição de ciências, em entrevistas pedagógicas e na história. São Paulo : Biblioteca Digital da USP , 2014 (dissertação de mestrado)
    • KAMIOJI, M. I. . O contraponto entre os discursos dos cientistas e o da mídia sobre o acidente nuclear de Chernobyl. 2019 (Simposio)
    • KAMIOJI, M. I. . A mídia brasileira e os acidentes: as campanhas antinucleares e a geração elétrica (1979 a 2011). 2018 (Simposio)
    • KAMIOJI, M. I. . Greenpeace and its anti-nuclear campaigns in Brazil (1991-2011). 2018 (Congresso)
    • KAMIOJI, M. I. . Discursos da mídia sobre usinas nucleares para geração de eletricidade (2007-2014). 2017 (Simposio)
    • KAMIOJI, M. I. . The public perception of nuclear energy (2007-2014). 2017 (Congresso)
    • KAMIOJI, M. I. . As ideologias contra o progresso e as campanhas anti-nucleares. 2016 (Seminário)
    • KAMIOJI, M. I. ; Magalhães, G. . Origins and evolution of the nuclear program in Brazil. 2015 (Congresso)
    • KAMIOJI, M. I. ; HAMBURGER, A. I. . Interações Dialógicas e Aprendizagem. 1996 (Outra)
    • KAMIOJI, M. I. ; HAMBURGER, A. I. . Interações e Contexto de Aprendizagem: Estudo de Caso. 1996 (Outra)
  • Organização de eventos: 1
    • KAMIOJI, M. I. . IV Seminário Nacional do Mão na Massa ABC na Educação Científica. 2008 (Estação Ciência da USP, SME (Secretaria Municipal de Educação) e ABC (Academia Brasileira de Ciências))
    • KAMIOJI, M. I. . Apostila de Inglês Instrumental - Estratégias de Leitura. 2002 (Material de ensino)
    • Nome do projeto: "Linguagem em Exposição Científica e Interação entre Arte e Ciência para o Estudo da Aprendizagem" (1989 - 1990
      Natureza: Extensao
      Integrantes: KAMIOJI, M. I. , LIMA, E. S. .
      Descrição: Tive bolsa de aperfeiçoamento para auxiliar na pesquisa interdisciplinar da psicóloga Elvira de Souza Lima no projeto de Educação. Colhi dados através de vídeo em museus de artes e de ciência, como no MAC/SP e Exposição de ciências situada hoje na Estação Ciência, que se encontrava montada na Escola Politécnica da USP de agosto de 1989 a julho de 1990.
    • Nome do projeto: Mão na Massa - ABC na Educação Científica (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KAMIOJI, M. I. , HAMBURGER, E. W. , simone falcone awaki , beariz de castro , cristianne izumi .
      Descrição: participação como formadora de professores da rede e desenvolvimento de materiais pelo método investigativo sob a vice coordenação de Beatriz de Castro
    • Nome do projeto: formação de professores da redefor (EAD) (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KAMIOJI, M. I. , GIORDAN, M. .
      Descrição: tutora (com bolsa técnica do FUSP) a distância de Curso de Especialização em Ensino de Ciências para professores da redefor (Programa da Educação voltado à formação continuada de profissionais da rede estadual de ensino) - convêno com a SEE SecreTaria da Educação do Estado de SP
    • Nome do projeto: Tese de doutorado (2016 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KAMIOJI, M. I. , Magalhães, G. .
      Descrição: Pesquisa de arquivos do jornal Folha de São Paulo e Revista Veja para análise de discursos sobre a energia nuclear como fonte de energia elétrica. Período de abrangência: 1979 a 2013
    • Nome do projeto: Ser sendo: A energia que se conserva ao se tranformar: a emergência do conceito científico de energia em exposição de ciências, em entrevistas pedagógicas e na história (1990 - 1995
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KAMIOJI, M. I. , HAMBURGER, A. I. .
      Descrição: Mestrado em Ensino de Física
    • Graduacao:
      • Curso: Física
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1986
    • Mestrado:
      • Curso: Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1995
    • Doutorado:
      • Curso: História da Ciência e Tecnologia
        Nome da Instituição: Departamento de História da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • FACULDADE ALFACASTELO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2006 ).
        Outras informações: Professora Adjunto
    • Associação de Ensino superior do ABC (Faculdade Tapajós):
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Para alunos de Licenciatura em Matemática e Tecnologia da Informação
        Outras informações: Professora de Inglês técnico
    • Instituto de Idiomas Yázigi:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2001 ).
        Outras informações: professora de línguas
    • estação ciências USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: formação de formadores de professores
    • Faculdade de Educação da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: tutora à distância
    • IBM BRASIL IND.MAQ. E SERVICOS LTDA:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2011 - 2018 ).
        Outras informações: Iniciou na área de testes de software em dezembro de 2011; fez vários treinamentos internos; obteve certificações externas ISTQ em 2012; o IBM RQM v3 em 2013 e o PSM i em 2017. No início de junho de 2014 foi promovida à leader de testes dentro do projeto do aplicativo WLP da IBM, onde foi responsável pelos testes antes e depois das releases das novas versões da ferramenta. Também auxiliou na área de produção, participando da atualização semanas de dados do aplicativo usado por mais de 60 países do mundo. Dentro desse projeto interno da IBM também deu suporte aos clientes por meio de mensagens eletrônicas na caixa postal do aplicativo.
        Outras informações: especialista em TI
    • agência de publicidade ALMAP BBDO:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Atendente bilíngue
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Tucson Children Museum:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - 1993 ).
        Outras informações: monitora de museu de ciências
    • Escola Lessa:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1979 - 1991 ).
        Outras informações: Professora de língua estrangeira
    • Departamento de História da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2021 ).
        Outras informações: estudante pesquisadora