Não autenticado |

Cristiane Dominiqui Vieira Burlamaqui

    • Doutora em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2020), mestra em Letras/ Linguística (2005) e graduada em Licenciatura Plena em Letras (2002) pela Universidade Federal do Pará, atualmente é professora assistente IV da Universidade do Estado do Pará, onde é líder do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (CNPQ/UEPA), e atua nas linha de pesquisa: Práticas de ensino de língua e letramentos e Estudos do discurso. É professora de Língua Portuguesa da Secretaria Executiva de Educação do Pará. Desde 2020 coordena o curso de Letras EAD pelo convênio UEPA/UAB e é pesquisadora do GP Linguagens, discurso e ensino (/CNPq/USP). Tem experiência na área de Linguística e Linguística Aplicada, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Ensino e aprendizagem de língua materna; Formação de professores de Língua Portuguesa; Letramentos no ensino básico; Multiletramentos e Teoria bakhtiniana.

       

      Links:    

    • Práticas de ensino e letramentos
    • Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens, Discurso e Ensino
    • Linguística Aplicada
    • Argumentação, ensino, memória: por uma teoria dialógica da linguagem
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Discurso e Identidade: múltiplos enfoques. São Paulo : FFLCH, 2018 . 338p. ISBN: 9788575063361.
    • CAMPOS, M. I. B. ; BURLAMAQUI, C. D. V. . A produção do texto narrativo às margens do rio Guamá Diálogo das Letras , v. 7 , p. 82 - 99 , 2018. ISSN: 23161795.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . O MODO DE VIDA TRADICIONAL COMO ARENA PARA O ESTUDO DA POLIDEZ NA CONVERSAÇÃO RIBANCEIRA , v. II , p. 4 - 22 , 2016. ISSN: 23189746.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; MORAES, J.P . MULTILETRAMENTOS E GÊNEROS DISCURSIVOS NA HIPERMODERNIDADE RIBANCEIRA , v. 10 , p. 177 - 183 , 2017. ISSN: 23189746.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Do campo à escola: reflexões sobre a arquitetônica dos discursos produzidos no contexto de transmissão de saberes tradicionais ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 46 , p. 944 - 957 , 2017. ISSN: 14130939.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . AS NTICS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROBLEMÁTICA PARA PROFESSORES NO ENSINO DO PORTUGUÊS RIBANCEIRA , v. 2 , p. 7 - 25 , 2014. ISSN: 23189746.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; RODRIGUES, B. J. S. . AS NOVAS TECNOLOGIAS NO COTIDIANO DOS PROFESSORES DE PORTUGUÊS: UM RELATO SOBRE OS DESAFIOS DO PROJETO PIBID NA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS PARAENSE Anais do Evidosol/Ciltec-online , v. 3 , p. 1 - 7 , 2014. ISSN: 23170239.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Pós-Modernidade e Fragmentação do Sujeito: globalização, identidade e transmidiação Revista Hipertexto , v. 1 , p. 70 - 95 , 2011. ISSN: 2236515X.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Tecnologias da Informação e da Comunicação: notas para uma reflexão sobre o ensino de português Revista Educaonline , v. 4 , p. 100 - 118 , 2010. ISSN: 19832664.
    • Dias, Malu Elma Gomes ; Ribeiro, Darley Cristina Santos ; Ribeiro, Louise Bogéa ; Burlamaqui, Cristiane Dominiqui Vieira . LITERATURA DIGITAL NA SALA DE AULA DE PORTUGUÊS: IMPLICAÇÕES NA PRODUÇÃO E NA RECEPÇÃO DOS GÊNEROS DIGITAIS. Linguística, Letras e Artes: Sujeitos, Histórias e Ideologias, v. , p. 169 - 178, 2021.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Entre as margens do rio Guamá em Belém do Pará: o texto narrativo argumentativo como acontecimento da vida. Argumentação e discurso: fronteiras e desafios, v. 1, p. 50 - 62, 2020.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . IXEPED -Discurso e Identidade: múltiplos enfoques36BURLAMAQUI, Cristiane Dominiqui Vieira | IX EPED | 2018, 36-47A fundação de Belém do Pará: análise dialógica de narrativas colonizadoras. Discurso e Identidade:múltiplos enfoques, v. 1, p. 36 - 47, 2018.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Reflexões sobre narrativas colonizadoras de Belém do Pará à luz da teoria bakhtiniana. Linguagens e práticas docentes: relações bakhtinianas, v. 1, p. 7 - 291, 2017.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A estilística bakhtiniana e a Linguística Aplicada Crítica: rupturas teórico-epistêmicas e criação lexical. Anais da primeira Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica, v. 1, p. 417 - 430, 2018.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Reflexões sobre narrativas colonizadoras de Belém do Pará à luz da teoria bakhtiniana. Linguagens e práticas docentes: relações bakhtinianas, v. 1, p. 197 - 220, 2017.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . CORTESIA VERBAL E VARIAÇÃO CULTURAL: O MODO DE VIDA TRADICIONAL COMO ARENA PARA O ESTUDO DA POLIDEZ NA CONVERSAÇÃO. E-book do V Congresso de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, v. 1, p. 24 - 36, 2016.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; BENTES, R. N. S. . DO LOCAL PARA O GLOBAL: DISCURSO, ARGUMENTAÇÃO E A CENTRALIDADE DA CULTURA. Cadernos de Linguística: Pesquisa em movimento/ Discurso, Estilo, Ensino: diferentes práticas de linguagem, v. 5, p. 69 - 84, 2016.
    • Burlamaqui, Cristiane Dominiqui Vieira . O ENUNCIADO CONCRETO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA ÀS MARGENS DO RIO GUAMÁ. In: III ENCONTRO NACIONAL E II JORNADA ?HISTÓRIA DAS IDEIAS: diálogos entre sociedade, sujeito e linguagem? , 2018 , Porto Alegre. CAderno de resumos III ENCONTRO NACIONAL E II JORNADA ?HISTÓRIA DAS IDEIAS: diálogos entre sociedade, sujeito e linguagem?. : , 2018. p. 9 - 9.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . O enunciado concreto na aula de Língua Portuguesa às margens do rio Guamá. In: 67 Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo , 2019 , São José do Rio Preto. CADERNO DE RESUMOS DO 67º SEMINÁRIO DO GEL. São Paulo : Letraria, 2019. p. 367 - 368.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A ESTILÍSTICA BAKHTINIANA E A LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA: RUPTURAS TÉORICO-EPISTÊMICAS E CRIAÇÃO LÉXICAL. In: 1ª Jornada Internacional de Linguística Aplicada Crítica - JILAC , 2018 , Brasília. Anais da 1ª Jornada de Linguística Aplicada Crítica. Brasília : Universidade de Brasília, 2018. p. 417 - 430.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; CARVALHO, T. S. . ODE A MACHADO: RE-LEITURA E RE-ESCRITA POLIFÔNICA EM HAROLDO MARANHÃO. In: XII Congresso Internacional da ALED , 2017 , Santiago. XII Congresso Internacional da ALED: Discurso, Construcción e Transformación Social. : , 2017. p. 343 - 344.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A fundação de Belém do Pará: análise dialógica de narrativas colonizadoras. In: Encontro de Pós-graduandos em estudos do discruso da USP , 2017 , São Paulo. Discurso e Identidade. São Paulo : , 2017. p. 31 - 31.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; MORAES, J.P . O LETRAMENTO LITERÁRIO: O INCENTIVO À LEITURA, À INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA BÁSICA. In: XIV Congresso Internacional da ABRALIC , 2014 , BELÉM. Anais Eletrônico do XIV ABRALIC. : , 2014. p. 1 - 10.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . O GÊNERO DO DISCURSO NA ESCOLA E NO CAMPO: UMA ARQUITETÔNICA DE VOZES EM ALTERNÂNCIA. In: VI COLÓQUIO DA ALED BRASIL , 2016 , São Carlos. Caderno de Resumos do VI COLÓQUIO DA ALED BRASIL. : , 2016. p. 78 - 78.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Na trilha do Círculo de Bakhtin ? 'Das margens dos rios à sala de aula: os saberes tradicionais no ensino do português'. In: 20º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada , 2015 , São Paulo. Caderno de Resumos: As Múltiplas Faces da Linguagem. : , 2015. p. 264 - 265.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . SABERES TRADICIONAIS? NA SALA DE AULA DE PORTUGUÊS: UM PROJETO, VÁRIOS CAMINHOS. In: III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (III SEDiAr) , 2016 , Sergipe. Anais do III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (III SEDiAr) Isabel Cristina Michelan de Azevedo Geralda Anais do III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (III SEDiAr). Ilhéus : Editus ? Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, 2016. p. 990 - 1001.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . ?A Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino Básico ? o ensino de português mediado pelo computador?: Uma Experiência do PIBID na Região do Baixo Tocantins Paraense. In: Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa , 2014 , Uberlândia. Anaís do SIELP. Uberlândia : EDUFU, 2014. p. 1 - 7.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A EDUCAÇÃO DO FUTURO E O EDUCADOR DO PRESENTE: PERSPECTIVAS PARA A INCLUSÃO DAS TIC NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação , 2012 , Recife. Caderno de resumos do 4º Simpósio Hipertexto. Recife : Universidade Federal de Pernambuco, 2012. p. 187 - 188.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . As TIC na educação básica: uma problemática para professores no ensino do português. In: 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias , 2014 , Recife. Anais Eletrônicos Simpósio Hipertexto e Tecnologias na educação. Recife : Universidade Federal de Pernambuco, 2014. p. 1 - 22.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A educação do futuro, o educador do presente: a contribuição da linguística aplicada e da pedagogia sistêmica para apropriação das tic no ensino básico. In: IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística - SILEL , 2013 , Uberlândia. IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística - SILEL: Resumos. : , 2013.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . As TIC na educação básica: uma problemática para professores no ensino do português. In: 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias , 2013 , Recife. Aprendizagem móvel dentro e fora da escola: livro de resumos. 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1º Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias. : , 2013.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Ambientes virtuais no ensino da língua materna: o que estamos fazendo?. In: VII Congresso Internacional da Abralin , 2011 , Curitiba. Abralin Curitiba 2011. : , 2011.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A nova aula de português: desenvolvendo competências comunicativas em ambientes virtuais. In: XV Fórum Paraense de Letras , 2009 , Belém. Anais do Fórum de Letras 2009. : , 2009. p. 1 - 8.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A Tecnologia da Informação e Comunicação e o Ensino-aprendizagem da Língua Materna: desenvolvendo competências comunicativas em ambientes virtuais. In: VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação , 2010 , Recife. Anais do VIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação. : , 2010. p. 1 - 7.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Uma abordagem interacional e interdisciplinar para o ensino-aprendizagem do português no Ciclo Básico III da Escola Cabana. In: IX Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários , 2005 , Belém. Caderno de Resuno da IX Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários. Belém : Cuirso de Mestrado em Letras da UFPA, 2005. p. 41 - 41.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Transversalidade no Processo de Ensino-Aprendizagem do Português: uma proposta para o ciclo básico III da Escola Cabana. In: VIII Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários , 2004 , Belém. Cadernos de Resumos da VIII JELL. Belém : UFPA, 2004.
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Narrativas Orais: espaço privilegiado das reformulações. In: VII Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários , 2003 , Belém. Anais da VII Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários. Belém : UFPA, 2003.
    • CARVALHO, T. S. ; BURLAMAQUI, C. D. V. . O Pacto da Escuta em Grande Ser-Tão: Veredas. Rio de Janeiro : Tempo Brasileiro , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Uma abordagem interacional e interdisciplinar para o ensino-aprendizagem do português no Ciclo Básico III da Escola Cabana. : , 2005 (Dissertação de Mestrado)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Narrativas Orais: espaço privilegiado das reformulações. Belém : Editora da UFPA , 2003 (Artigo em Anais)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . LIVES SOBRE IDENTIDADES E ALTERIDADES: A PALAVRA ENTRA NO DIÁLOGO DA VIDA HUMANA. 2020 (Elaboracao_de_projeto)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Revista Brasileira de Educação. 2020 (Parecer)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Revista PERIFERIA. 2019 (Parecer)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; OLIVEIRA, J.M.S . Intercâmbio Norte-Sul: as novas tecnologias da informação e comunicação unindo diferenças e construindo uma cultura de paz por meio do protagonismo juvenil. 2010 (Elaboracao_de_projeto)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; OLIVEIRA, J.M.S . Intercâmbio Norte-Sul: as tecnologias da informação e comunicação unindo diferenças. 2009 (Elaboracao_de_projeto)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . O uso das tecnologias na sala de aula de Língua Portuguesa: o que diz a Base Nacional Comum Curricular?. 2020 (Conferência)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A construção do sujeito de linguagem no entrelugar das duas margens ribeirinha e urbana/escolar de Belém. 2020 (Conferência)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . QUAIS SÃO OS EFEITOS DA ENTRADA NO MUNDO DIGITAL PARA O ENSINO DA LP?. 2020 (Conferência)
    • RODRIGUES, F. A. T. ; BURLAMAQUI, C. D. V. ; BENTES, R. N. S. . O GÊNERO PUBLICITÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: ANÁLISE DE ENUNCIADOS VERBO-VISUAIS NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA. 2019 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A ESCRITA NO ENTRELUGAR DA CULTURA RIBEIRINHA E DA CULTURA OFICIAL. 2019 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Pesquisa em educação no entrelugar da ideologia oficial e da ideologia do cotidiano. 2019 (Conferência)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; BENTES, R. N. S. . Enunciado verbo-visual. 2019 (Outra)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A construção do texto acadêmico. 2019 (Conferência)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Análise do discurso nos/dos movimentos sociais. 2019 (Conferência)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Sobre travessias em Belém do Pará: o heterodiscurso na aula de língua portuguesa. 2018 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Entre as margens dos rio Guamá em Belém do Pará: o texto narrativo argumentativo na sala de aula como acontecimento da vida. 2018 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . O enunciado Concreto na aula de língua portuguesa às margens do rio Guamá. 2018 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; CARVALHO, T. S. . ODE A MACHADO: RE-LEITURA E RE-ESCRITA POLIFÔNICA EM HAROLDO MARANHÃO. 2017 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . O eu e o outro na aula de português: reflexões sobre o heterodiscurso social na pesquisa de campo. 2017 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A fundação de Belém do Pará: análise dialógica de narrativas colonizadoras. 2017 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A estilística bakhtiniana e a Linguística Aplicada Crítica: rupturas teórico-epistêmicas e criação lexical. 2017 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . CORTESIA VERBAL E VARIAÇÃO CULTURAL: O MODO DE VIDA TRADICIONAL COMO ARENA PARA O ESTUDO DA POLIDEZ NA CONVERSAÇÃO. 2016 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; SILVA, S. P. ; BENTES, R. N. S. . Reflexões sobre materiais didáticos à luz da análise dialógica do discurso. 2016 (Conferência)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . SABERES TRADICIONAIS? NA SALA DE AULA DE PORTUGUÊS: UM PROJETO, VÁRIOS CAMINHOS. 2016 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . GÊNERO DO DISCURSO NA ESCOLA E NO CAMPO: UMA ARQUITETÔNICA DE VOZES EM ALTERNÂNCIA. 2016 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Do campo à escola: reflexões sobre a arquitetônica dos discursivos produzidos no contexto de transmissão de saberes tradicionais. 2016 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Na trilha do Círculo de Bakhtin ??Das margens dos rios à sala de aula: os saberes tradicionais no ensino do português?. 2015 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . As TICs e as estratégias de ensino do PIBID na formação do professor. 2015 (Conferência)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; MORAES, J.P . LINGUÍSTICA APLICADA CRÍTICA E TEORIA DO TEXTO/DISCURSO: O MULTILETRAMENTO COMO NOVO PARADIGMA PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA. 2014 (Comunicacao)
    • MORAES, J.P ; BURLAMAQUI, C. D. V. . NOTAS SOBRE O ENSINO DE LITERATURA: O LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA. 2015 (Outra)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; SILVA, M. P. S. C. . ENSINAR E APRENDER PORTUGUÊS NA ERA DA GLOBALIZAÇÃO: UM DESAFIO PARA A FORMAÇÃO ESCOLAR EM AULAS DE LP. 2015 (Simposio)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . RELATOS DO PIBID NA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS PARAENSE: O COMPUTADOR NO ENSINO DO PORTUGUÊS. 2015 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; MORAES, J.P . O Letramento e a Leitura Literária: uma sequência básica para o ensino de Literatura. 2014 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; MORAES, J.P . A Linguística aplicada crítica e as NTCIs: novos paradigmas para o ensino de Língua Materna. 2014 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . a tecnologia da informação e comunicação no ensino básico - o ensino de português mediado pelo computador. 2014 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Os Projetos do Campus XIV: a importância da pesquisa e extensão na formação de professores. 2014 (Conferência)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; RODRIGUES, B. J. S. ; BALIEIRO, R. M. . As novas tecnologias no cotidiano dos professores de português: um relato sobre os desafios do projeto PIBID na região do baixo Tocantins paraense. 2014 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . O computador e suas tecnologias no ensino de língua portuguesa: a experiência do PIBID/UEPA. 2014 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . As TIC na educação básica: uma problemática no ensino do português. 2013 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A educação do futuro, o educador do presente: a contribuição da linguística aplicada e da pedagogia sistêmica para apropriação das tis no ensino básico. 2013 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Ambientes Virtuais no Ensino da Língua Materna: o que estamos fazendo?. 2011 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; CORREA, M. F. P. F. ; CARDOSO, M. . Mesa-redonda: os gêneros textuais. 2008 (Conferência)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Linguagem e tecnologias de informação e comunicação: questões de pesquisa. 2012 (Conferência)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A construção de textos acadêmicos. 2012 (Conferência)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A educação do futuro, o educador do presente: contribuições da LA na apropriação das TIC no ensino básico. 2012 (Outra)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Aprenda Português Através de Ambientes Virtuais. 2010 (Conferência)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A nova aula de português: desenvolvendo competências comunicativas em ambientes virtuais. 2009 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A Tecnologia da informação e comunicação e eo ensino-aprendizagem da língua materna: desenvolvendo competências comunicativas em ambientes virtuais. 2010 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Narrativas Orais: espaço privilegiado das reformulações. 2003 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Uma Abordagem Interacional e Interdisciplinar para o Ensino-Aprendizagem do Português no Ciclo Básico III da Escola Cabana. 2005 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Transversalidade no Processo de Ensino-aprendizagem do Português: uma proposta para o Ciclo Básico III da Escola Cabana. 2004 (Comunicacao)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; FELIZOLA, A. A. M. ; CORREA, M. F. P. F. . Os Gêneros Textuais. 2008
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Intercâmbio acadêmico na UFRJ: compartilhando experiências e construindo parcerias. 2012 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . I Encontro de Iniciação à Docência do PIBID/UEPA. 2015 (Universidade do Estado do Pará)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . II Símpósio de Estudos Bakhtinianos do GELPEA. 2015 (Universidade do Estado do Pará)
    • CAMPOS, M. I. B. ; BURLAMAQUI, C. D. V. . Palestra Multiletramentos em manuais Didáticos à luz da perspectiva bakhtiniana: a escrita da rua. 2016 (Universidade do Estado do Pará)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Colóquio Internacional do Grupo de pesquisa Diálogos e Redes Bakhtinianas. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; BENTES, R. N. S. ; BENTES, J. A. O. ; SILVA, R. C. A. . I Arena de Estudos Bakhtinianos do Gelpea. 2019 (Universidade oo Estado do Pará)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . LIVES SOBRE IDENTIDADES E ALTERIDADES: A PALAVRA ENTRA NO DIÁLOGO DA VIDA HUMANA. 2020 (Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia GELPEA)
    • PONZIO, A. ; MELLO, M. B. ; OLIVEIRA, M. V. B. ; BURLAMAQUI, C. D. V. . Live lançamento do livro Livre-mente: processo cognitivos e educação (PONZIO, 2020). 2021 (Universidade Estadual do Pará)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; DIAS, H. S. R. . InterAção: memória e narrativas em rede. 2021 (Universidade Estadual do Pará)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; BARATA, T. P. . Lançamento do Projeto Estadual Cyberbullying e Demais Crimes Virtuais na Escola. 2016 (Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; BENTES, R. N. S. . Minicurso Enunciado Verbo-visual na teoria bakhtiniana. 2019 (Universidade do Estado do Pará)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. ; MORAES, J.P . NOTAS SOBRE O ENSINO DE LITERATURA: O LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA. 2015 (Universidade Federal do Pará)
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Desenvolvendo Competências Comunicativas em Ambientes Virtuais. 2010 (Capacitação de professores de português em informática educativa)
    • Nome do projeto: Linguagens, comunicação e interatividade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (2012 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BURLAMAQUI, C. D. V. , CLEMENTE, B. J. B. , RABELLO, C. R. L. , HAGUENAUER, C. J. , MELLO SOBRINHO, E. C. , LAWINSCKY, F. M. M. , MARTINS, F. N. , TAVARES, K. C. A. , LIMA, L. G. R. , MOULIN, N. M. , FREITAS, N. S. , ALVES, R. H. , RESENDE, R. C. E. , MOCO, A. L. D. , FALCAO, M. M. D. C. .
      Descrição: Pesquisa em desenvolvimento junto ao LATEC/ UFRJ sob a orientação da Profª Drª Cristina Haguenauer
    • Nome do projeto: O Letramento e a Leitura Literária: uma sequência básica para o ensino de Literatura (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BURLAMAQUI, C. D. V. , MORAES, J.P , RAMOS, E. B. R. , BARBOSA, M. J. , SANTOS, L. V. , CARVALHO, D. F. .
      Descrição: Projeto de Extensão que recebeu fomento do Programa Campus Avançado - UEPA desenvolvido com alunos dos cursos de licenciatura em Letras e Pedagogia e teve como público-alvo alunos do ensino fundamental da rede pública no município de Moju-PA.
    • Nome do projeto: LIVES SOBRE IDENTIDADES E ALTERIDADES: A PALAVRA ENTRA NO DIÁLOGO DA VIDA HUMANA (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BURLAMAQUI, C. D. V. , SILVA, S. P. , BENTES, R. N. S. , BENTES, .. J. A. O. , LOBATO, H. K. G. , DIAS, H. S. R. , MOURA, L. K. G. , CORREA, A. B. T. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo geral fomentar reflexões críticas sobre a atual conjuntura a fim de compreender e interferir na realidade com base nas vivências individuais e coletivas da pandemia. E como objetivos específicos: - Fomentar o diálogo entre a academia e a sociedade civil para o enfrentamento dos desafios na atualidade; - Promover as pesquisas realizadas pelos membros do GELPEA e por pesquisadores de IES brasileiras que partem dos desafios postos na contemporaneidade como motivação para suas investigações científicas; - Incitar a reflexão crítica sobre temas da atualidade à luz de diferentes abordagens científicas sobre a linguagem; - Refletir sobre as desigualdades e as diferentes formas de exclusão que se aprofundam nesses tempos de crise causada pela pandemia e a escalada do autoritarismo; - Discutir alternativas para o combate às formas de exclusão social na Amazônia e à opressão de grupos socialmente marginalizados no Brasil sob o avanço neoliberalismo globalizado; - Publicar em livro as conferências e os artigos oriundos das apresentações e dos debates.
    • Nome do projeto: InterAção: memória e narrativas em rede (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BURLAMAQUI, C. D. V. , CAMPOS, M. I. B. , DIAS, H. S. R. , CASTRO, A. C. C. , SILVA, P. E. F. .
      Descrição: O projeto de extensão InterAção: memória e narrativas em rede foi concebido para ser executado em dois anos (2021-2022), voltado à promoção de atividades extensionistas online e, quando possível, presenciais, em parceria com pesquisadores de instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras, com o apoio do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/UEPA) e do curso de Letras EAD (UAB/UEPA). Estão envolvidos na realização deste projeto professores, graduandos e pesquisadores que integram o Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (CNPq/UEPA), o GELPEA, que desenvolve suas atividades há 13 anos, institucionalizado pela Universidade do Estado do Pará, e vem contribuindo para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia na Amazônia, bem como, para a divulgação do conhecimento produzido na região Norte, com publicações em livros, e-book e periódicos. A primeira etapa do projeto (2021) caracteriza-se pela interinstitucionalidade e internacionalização, cuja parceria com o Grupo de Pesquisa Linguagem, Identidade (CNPq/USP) e pesquisadores de IES estrangeiras (Università di Bari e Lyon II) resultou em atividades de curadoria, difusão do conhecimento e divulgação de produção científica de pesquisadores em diálogo com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral. A parceria entre grupos de pesquisa tornou-se o meio usado durante o período da pandemia a fim de manter as atividades dos coletivos acadêmicos com a divulgação de sua produção científica, a realização de eventos, a difusão do conhecimento e, sobretudo, aproximar pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras por meio das TIC e, assim, respeitar o isolamento social sem deixar de contribuir para o desenvolvimento de alternativas voltadas à melhoria da vida das pessoas e à compreensão dos problemas e desafios vivenciados na contemporaneidade do capitalismo global. As atividades extensionistas (conferências, mesas-redondas, entrevistas, lançamentos de livro com transmissão ao vivo pelo canal do GELPEA no Youtube) e de difusão da ciência (promoção de cursos para os membros dos grupos e minicursos para a comunidade acadêmica realizados em plataformas digitais com interações síncronas) constituem o compromisso social das IES públicas. O projeto visa a ampliação e o fortalecimento de ações de democratização e de internacionalização da ciência por meio de estudos coletivos e disseminação da pesquisa em diálogo estabelecido entre a academia e grupos sociais organizados, que se unem na busca de minimizar problemas vivenciados por sujeitos e comunidades em situação de vulnerabilidade social. O projeto InterAção: memória e narrativas em rede destaca a importância do diálogo à construção de ações entre pesquisadores, professores, estudantes de graduação de universidades brasileiras e estrangeiras que têm como foco o estudo da linguagem como constitutiva da atividade social de sujeitos situados no cronotopo da mundialização de doenças, de agendas neoliberais, do avanço das desigualdades, da negação da ciência e de pautas conservadoras que ameaçam a existência de populações socialmente marginalizadas e fragilizadas. A justaposição que deu origem ao título do projeto: inter ?no interior de dois; entre; no espaço de? e ação ?ato ou efeito de agir? e o verbete interação ?Influência recíproca entre uma coisa e outra, entre uma pessoa e outra? e ?a interação da teoria e da prática?, vai ao encontro do conceito de interação discursiva (VOLÓCHINOV, 2017 [1929], p. 205), como sendo a função constitutiva da linguagem realizando-se socialmente na enunciação, isto é, na palavra enquanto realidade material que liga o eu ao outro socialmente situados, éticos e esteticamente responsivos.
    • Nome do projeto: A tecnologia da informação e comunicação no ensino básico: o ensino de português mediado pelo computador (2014 - 2016
      Natureza: Outra
      Integrantes: BURLAMAQUI, C. D. V. , MIRANDA, A. S. , GOMES, A. P. F. , FELGUEIRAS JUNIOR, C. C. , CASTRO, D. S. , SILVA, R. C. , OLIVEIRA, T. T. , MORAES, J.P , RAMOS, E. B. R. , CAMPOS, P. C. , DIAS, M. E. G. , PINHEIRO, S. S. , NEGRAO, A. R. .
      Descrição: O Subprojeto de Licenciatura em Letras ?A tecnologia da informação e comunicação no ensino básico: o ensino de português mediado pelo computador ?, tem por objetivo principal proporcionar, na formação inicial de nível superior de licenciaturas em letras, a consolidação das práticas de uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), o computador e a internet, no processo de ensino e aprendizagem do português no contexto do ensino básico, atrelando a pesquisa acadêmica sobre o tema à prática docente.
    • Nome do projeto: Um a Abordagem Interacional e Transdiciplinar para o Ensino-aprendizagem do Português no Ciclo Básico III da Escola Cabana (2003 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BURLAMAQUI, C. D. V. , CUNHA, M. C. C. .
      Descrição: Pesquisa desenvolvida durante os anos de 2003 e 2004 junto aos professores do ensino básico em três escolas municipais da região metropolitana de Belém.
    • Nome do projeto: Argumentação, ensino, memória: por uma teoria dialógica da linguagem (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BURLAMAQUI, C. D. V. , CAMPOS, M. I. B. , BENTES, R. N. S. , SANTOS, D. M. , OLIVEIRA, A. S. S. , ACHUTTI, C. F. , EMERICI, D. A. T. , MITSUNARI, N. A. S. , LEITE, V. M. , CERQUEIRA, L. V. .
      Descrição: Descrição: O projeto, que se inscreve na linha de pesquisa Linguística Aplicada aos Estudos do Português, toma como objeto de investigação a argumentação nos manuais didáticos e em periódicos de ensino, sobretudo no que se refere às questões de dissertação escolar, problemas de redação, gêneros do discurso, particularmente, redações do vestibular, do Enem, em que se encontra uma tensa problematização com a palavra do outro, isto é, com o discurso alheio, um dos conceitos centrais na concepção de linguagem de Bakhtin (1934-35), Medviédev (1928) e Volóchinov (1929. Trata-se, nessa medida, de colocar em foco os manuais didáticos produzidos a partir da década de 1960, buscando as orientações e métodos que conduzem os alunos às noções de texto dissertativo, argumentativo, discurso alheio no discurso próprio, formas de citação, formas de introdução, formas de argumentação por causa, consequência, contraposição, conflitos etc. Tendo em vista o estudo desses fenômenos linguísticos e discursivos, principalmente, nos manuais escolares e nas revistas de divulgação de ensino de grande circulação nacional como Nova Escola, Escola São Paulo de Ciência Avançada/ Fapesp, por exemplo, vamos tomar como base o conceito bakhtiniano de "estilística do gênero" ([1934-35] 2015:21). Para Bakhtin, o enunciado concreto não é um sistema abstrato da língua, mas ele o entende como um acontecimento único, histórico, em que está situado em um tempo e espaço real com sujeitos que interagem socialmente com um propósito discursivo. Essa estilística do gênero parte de um estudo amplo em torno da estilística do romance soviético em que Bakhtin busca superar a divisão entre forma e conteúdo. Na verdade, esse texto surpreende pelas análises linguístico-discursivas do gênero do discurso e da estilística sociológica, fundamental para as análises dos estudos argumentativos nos manuais, uma vez que que as propostas didáticas contem gêneros intercalados, híbridos como também diversas linguagens, gêneros e estilos. Essa fundamentação teórica tem como finalidade (i) servir de base para análises linguístico-discursivas da produções escritas, visando as atividades didáticas relacionadas à argumentação/ dissertação e os artigos argumentativos nas revistas de educação; (ii) aprofundar o conceito de "argumentação" na concepção bakhtiniana e em teorias linguísticas da argumentação; (iii) elucidar a presença da função argumentativa e da crítica como atividade humana que coordena múltiplos e heterogêneos saberes nos materiais didáticos de língua portuguesa em circulação a partir de 1964, início da ditadura brasileira. Metodologicamente, prevê-se um trabalho a partir de uma base documental coletada nos acervos do livro didático de várias universidades (FEUSP, UFRN, Bibliothèque Diderot de Lyon [documentation életronique]), para implantar uma análise pela aplicação do método dialógico, contemplando três etapas: (a) a dimensão alteritária, em o pesquisador participa responsavelmente da coleta dos dados; (b) a tensão dialética instaurada entre pesquisador e materiais coletados; (c) a responsividade observável entre vários materiais de mesmo período histórico e de outros períodos. O objetivo principal é aprofundar a concepção de argumentação, na medida em que ela pode elucidar a atividade dupla da linguagem na qual há uma tensão entre o monólogo e o diálogo, entre o trabalho enunciativo e o trabalho interacional presente nos manuais escolares de língua portuguesa em circulação no ensino médio brasileiro. Quanto às contribuições cientificas e sociais do projeto, ressaltam-se (i) a continuidade na investigação em torno dos diferentes manuais escolares ao longo do século XX e XXI, construindo uma arquitetônica da produção escrita; (ii) a socialização da produção, por meio da publicação em artigos e livros
    • Nome do projeto: Letramentos, ensino, memória: a teoria dialógica do discurso (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BURLAMAQUI, C. D. V. , CAMPOS, M. I. B. , BENTES, R. N. S. , SANTOS, D. M. , OLIVEIRA, A. S. S. , ACHUTTI, C. F. , ALENCAR, A. G. , SILVA, A. C. C. G. .
      Descrição: Este projeto tem como tema principal o estudo das práticas de produção escrita e o ensino dos estudos gramaticais presentes nos materiais didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II, anos finais, e do ensino médio. Com base na noção de arquitetônica de Bakhtin e o Círculo, são possíveis articulações com os múltiplos letramentos em materiais didáticos, assim este projeto pretende: a) Investigar as base filosóficas e epistemológicas do conceito bakhtiniano de arquitetônica. Com frequência, muitos estudiosos relacionam este conceito a conteúdo. Essa questão foi abordada por Mikhail Bakhtin em ensaios filosóficos (1919; 1920-1924; 1920-1923). Em particular, no ensaio O problema do conteúdo, do material e da forma na criação literária (1924), ele procura estabelecer a diferença entre forma composicional do gênero e formas arquitetônicas, atribuindo a primeira o caráter de estabilidade, ?teleológico?, ?utilitário?, ? embora ?inquieto? ? disponível para realizar ?a tarefa arquitetônica?. Já, as formas arquitetônicas são formas de valores morais e físicos do homem estético, formas da natureza enquanto seu ambiente, formas do acontecimento no seu aspecto de vida particular, social, histórica, etc. (1998: 25). Essa distinção entre forma composicional e forma arquitetônica parte da ideia de que esse último conceito nasce de um pensamento que tem o ser humano como centro de valor, porque há um homem que fala, que se interroga e que procura estabelecer relações interativas, formulando perguntas e respostas diante dos acontecimentos da vida; b) Identificar, analisar e discutir as coleções didáticas aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático de língua portuguesa (2012/2014/2017), buscando identificar semelhanças e diferenças entre as propostas de produção escrita e as de estudos de gramática e fazer o levantamento das categorias de análise, procurando reconstituir o projeto arquitetônico das coleções no eixo diacrônico e sincrônico; c) Desenvolver subsídios para materiais didáticos dirigidos especificamente ao Ensino Médio, especialmente para produção escrita, de diferentes práticas de análise dos materiais didáticos de língua portuguesa, com a finalidade de proporcionar ao professor uma formação como leitor investigador e crítico. Neste projeto, são esperados os seguintes resultados: teses e dissertações concluídas pelos orientandos; participação em eventos científicos com apresentação dos resultados parciais da pesquisa; publicação de capítulos de livros e livros, de artigos em periódicos. O projeto está articulado a dois Grupos de Pesquisa: GEDUSP/USP/CNPq e Linguagem, Identidade e Memória/ PUC-SP/CNPq, com participação em Seminários de Pesquisa, Congressos Internacionais e Jornadas de estudo.
  • Outras produções técnicas: 4
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A Nova Aula de Português: desenvolvendo competências comunicativas em ambientes virtuais. 2009 - Palestra
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . Aprenda Português em Ambientes Virtuais. 2010 - Palestra
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A NOVA AULA DE PORTUGUÊS: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM AMBIENTES VIRTUAIS. 2009 - Comunicação oral
    • BURLAMAQUI, C. D. V. . A tecnologia da Informação e Comunicação e o Ensino-aprendizagem da Língua Materna: desenvolvendo competências comunicativas em ambientes virtuais. 2010 - Apresentação de trabalhos
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Plena em Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Pará
        Título: Análise do discurso político de um debate televisivo entre candidatos para prefeitura de Belém
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Letras: Lingüística e Teoria Literária
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Pará
        Ano de conclusão: 2005
    • Doutorado:
      • Curso: Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Universidade Estadual Vale do Acaraú:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2009 ).
        Outras informações: Na universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, ministrei as disciplinas Metodologia do Português, Português Instrumental, Prática de Produção de Textos II, Visão de Conjunto de Gramática, Aquisição da Linguagem, Fonética Básica da Língua Portuguesa, Linguagem e Meios de Comunicação< Conhecimento Cultura e Linguagens, Ativ. Teórico-prática de Aprofundamento (2ª Parte), Ativ. Acadêmico Científico e Cultural - I; nos cursos de formação de professores em Letras, Pedagogia, Biologia, Matemática, História e Geografia.
        Outras informações: Profª contrada por período em Regime Modular
    • Programa Nacional de Inclusão de Jovens:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: No referido Programa desenvolvi as funções de professora especialista na área de língua portuguesa e professora orientadora de turma
        Outras informações: Professor Contratado por 12 meses
    • Secretaria Executiva de Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Escola Superior da Amazônia:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Professora do Curso de Administração de Empresas, disciplina Comunicação Empresarial; e Licenciatura em Letras, disciplinas: Psicolingüística, Ensino-aprendizagem do Português I, Novas tecnologias no ensino da língua materna, Estágio Supervisionado I e orientação de TCC I e II (respectivamente equivalentes pela elaboração do projeto de pesquisa e, o segundo, a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso)
        Outras informações: Professora do Ensino Superior
    • Ministério da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Bolsista do MEC/FNDE no programa de Formação de Professores, trabalhei como Professora Tutora no Curso de Especialização à Distância "Mídias na Educação" MEC/ SEED no Módulo Básico de Extensão CH 120h no período de 02 à 10/2009.
        Outras informações: professora Tutora
    • Associação de Lingüística Aplicada do Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Membro
    • Associação Brasileira de Lingüística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Membro
    • Laboratório de Pesquisa em Tecnologias da Informação e da Comunicação/ UFRJ:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2017 ).
        Outras informações: Pesquisadora
    • Universidade do Estado do Pará:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Universidade Federal do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2005 ).
        Outras informações: Bolsista de Mestrado Acadêmico
    • Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Professor Bolsista
    • Texto Livre:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Integrante da Comissão Parecerista da Revista Texto Livre - UFMG Endereço virtual: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre
    • Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Linha de Pesquisa: Praticas de ensino e Letr
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • RIBANCEIRA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • RIBANCEIRA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Revista Olho d'água:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Revisor da revista Olho D'água desde o número 30/02
    • Universidade Aberta do Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Coordenadora do curso de Letras EAD da Universidade do Estado do Pará (UEPA) pelo Programa Nacional Universidade Aberta do Brasil (UAB).
        Outras informações: Coordenadora do curso de Letras EAD
    • Trabalhos em Linguística Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Revisão Ad hoc por pares de manuscrito para a revista Trabalhos em Linguística Aplicada.
    • REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista AD-HOC da Revista Brasileira de Educação (RBE) no ano de 2020, emitindo parecer técnico/acadêmico.