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Silvio Ricardo Gomes Carneiro

    • Doutor em Filosofia (2014), Mestre em Filosofia (2008) e Bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2001). Professor na UFABC do curso de graduação de Licenciatura em Ciências Humanas e nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, bem como na pós-graduação em Filosofia e no Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-Filosofia). Coordeno o grupo interdisciplinar "Extimidades: Teoria Crítica desde o Sul Global" em parceria com a American University in Cairo, American University of Beirut e Universidad Iberoamericana Ciudad de México. Desenvolvo estudos sobre ensino de filosofia pelo Laboratório de Pesquisas em Ensino de Filosofia (LAPEFIL - UFABC). Pesquiso junto à Rede Escola Pública e Universidades: Professores e Pesquisadores em Política Educacional do Estado de São Paulo. Participo do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da ANPOF e do GT Psicanálise e Educação da ANPEPP. Sou pesquisador associado do Projeto Temático, financiado pela FAPESP, "Política educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018)", desdobramento interinstitucional de pesquisadores associados à Rede Escola Pública e Universidade (REPU). Diretor da International Herbert Marcuse Society.

       

      Links:    

    • Programa de Licenciatura em Filosofia
    • Programa de Bacharelado em Filosofia
    • Programa do Bacharelado Interdisciplinar - BC&H
    • Mestrado Profissional - Filosofia
    • Ensino de Filosofia e Políticas de Currículo
    • Professor Credenciado no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Filosofia - Ética e Filosofia Política
    • Coordenador de área do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência)
    • Coordenador do projeto "Extimacies: Critical Theory from the Global South" - Pólo UFABC
    • Board of Directors - International Herbert Marcuse Society
    • Coordenador do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da ANPOF
    • CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES ; SANCHES, Ana Lúcia ; NERI, J. F. O. ; SILVA, Denise Corrêa da ; LEMES, Fabio Rodrigues ; SILVA, Jacqueline Oliveira ; FONSECA, Verônica Cavalcante da ; ROSA, Rosana Aparecida Comitre ; RIBEIRO, Marcela Barbosa ; DOMINGOS, Rosangela Aparecida de Melo Silva ; RIBEIRO, André Lucas Gomes ; FARIA, Lucimar Izabel de ; SEGUCHI, Renata de Oliveira ; CALDAS, C. C. C. M. N. ; COSTA, Hélio ; SOUZA, Adilson Fernandes de ; BOTONI, Celeste Pastro ; OLIVEIRA, Élida Hobi de . Experiências Freireanas: Relatos de formação crítica na região do ABCDMRR. Santo André : Fórum Permanente de Políticas Educacionais da UFABC, 2021 . 212p. ISBN: 9786557190296.
    • CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES . Intervenções Marcuseanas: Ensaios de Teoria Crítica. Santo André : Propg/UFABC, 2021 . 214p. ISBN: 9786557190180.
    • CARNEIRO, Silvio R. G. ; ALENCAR, Marta ; CORREIA, Adriano ; PASCHOAL, Edmilson . Filosofar e Ensinar a Filosofar. São Paulo : ANPOF, 2017 . 374p. ISBN: 9788588072466.
    • CARNEIRO, Silvio R. G. ; BARROS, D. F. . Educação, revoluções e seus direitos. São Paulo : , 2011 . 88p. ISBN: 9788564537002.
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    • CARNEIRO, Silvio R. G. . O currículo como forma REVISTA DE FILOSOFIA MODERNA E CONTEMPORÂNEA , v. 7 , p. 71 - 83 , 2019. ISSN: 23179570.
    • RIBEIRO, Carlos Eduardo ; CARNEIRO, Silvio R. G. ; AUGUSTO, Victor Fiori . Na orla do tempo, os mil rostos de nossa atualidade: porque ainda a Arqueologia - Apresentação do Dossíê 'Foucault, Políticas da Arqueologia - 50 anos da Arqueologia do Saber' CADERNOS DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA (USP) , v. 2 , p. 33 - 41 , 2019. ISSN: 15170128.
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    • CARNEIRO, Silvio R. G. . A paralisia da crítica e a democracia como tabu Revista Fevereiro , v. 7 , p. 1 - , 2014. ISSN: 22362037.
    • CARNEIRO, Silvio R. G. . Sobre a concepção totalitária de vida Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP) , v. 18 , p. 179 - 196 , 2012. ISSN: 15170128.
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    • CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES . Filosofia, Artes e Humanidades - Editora UFABC. 2020 (Parecer)
    • CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES . Parecer Científico de Proposta do VI Encontro Nacional Filosofar e Ensinar a Filosofar. 2019 (Parecer)
    • CARNEIRO, Silvio R. G. . Dissonância: Revista de Teoria Crítica. 2019 (Parecer)
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    • CARNEIRO, Silvio R. G. . Gestão Democrática nas Escolas. 2016 (Conferência)
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    • CARNEIRO, Silvio R. G. ; FOGAÇA, Márcia . Sofrimento na educação: diagnósticos críticos. 2015 (Comunicacao)
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    • CARNEIRO, Silvio R. G. ; Vladimir Safatle ; DUNKER, C. I. ; SILVA JUNIOR, N. ; LANA, Hugo ; XAVIER, H. P. ; VEDOVATTO, A. ; LIMA, R. A. . Colóquio LATESFIP "Narcisimo como gestão do sofrimento". 2015 (FFLCH/USP)
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    • CARNEIRO, Silvio R. G. ; PISANI, M.M. ; BRETAS, Aléxia ; ITOKAZU, Anastasia ; SANTOS, Kailla ; LUPPE, Alexandre ; SILVA, J. P. ; MUNHOZ, Gabriel . II Encontro Nexos/Sudeste: Teoria crítica e sua atualidade. 2017 (Universidade Federal do ABC)
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    • WATANABE, Giselle ; CARNEIRO, Silvio R. G. . Freire e um Novo Ensino Médio. 2017 (UFABC)
    • CARNEIRO, Silvio R. G. ; CÁSSIO, Fernando ; CARLOTTO, M. ; SALLES, J. . Como a universidade pública justifica a sua existência?. 2020 (UFABC)
    • CARNEIRO, Silvio R. G. ; RECHIA, K. ; SILVA, R. . P de Professor, P de Pandemia: Vida docente sem Chão de Sala?. 2020 (UFABC)
    • CARNEIRO, Silvio R. G. . Avaliação da aprendizagem ou controle do corpo estudantil?. 2020 (COMFOR-UFABC)
    • CRUZ, Eliane de Souza ; CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES . Congresso Intermunicipal Popular de Educação do ABCDMRR. 2021 (Fórum Estadual de Educação de São Paulo)
    • CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES ; KOHAN, W. O. ; SCATOLINI, Roberta ; DUNKER, C. I. . Ciclo Freire Incomum. 2021 (UFABC)
    • CARNEIRO, Silvio R. G. ; SUPPLIZI, Jeniffer ; MONTEMOR, Roger ; RAMPONI, Gabriel . Dialectics of Violence and Extimacies of the politics: 50 Years of Herbert Marcuse's Counterrevolution and Revolt. 2022 (Universidade Federal do ABC)
    • CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES ; SILVA, Juliana Cavasini da . Centenário Paulo Freire no ABCDMRR. 2021 (Consórcio Intermunicipal do Grande ABC)
  • Curso de curta duração ministrado: 17
    • CARNEIRO, Silvio R. G. . Figuras de Eros: Política e Psicanálise em Marcuse. 2013 (Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília)
    • CARNEIRO, Silvio R. G. . Os Clássicos do Pensamento Político - Imaginário e Ato: Slavoj Zizek. 2015 (Escola Paulista de Magistratura)
    • CARNEIRO, Silvio R. G. . Os Clássicos do Pensamento Político - Normatividade e Crítica: Escola de Frankfurt. 2015 (Escola Paulista da Magistratura)
    • SANTIAGO, Homero ; VELASCO, Patrícia ; CARNEIRO, Silvio R. G. . Filosofia do Ensino de Filosofia. 2017 (FFLCH/USP)
    • GARCIA, Dalva ; CARNEIRO, Silvio R. G. . Filosofia e Seu Ensino. 2016 (PUC-COGEAE)
    • CARNEIRO, Silvio R. G. . Convite ao diálogo. 2017 (Centro de Formação de Professores Clarisse Lispector)
    • CARNEIRO, Silvio R. G. . Ciclo Extimidades I: A Questão Marx. 2019 (UFABC)
    • CARNEIRO, Silvio R. G. . Ciclo Extimidades II: Patologias do Colonial. 2019 (UFABC)
    • CARNEIRO, Silvio R. G. . Ciclo Extimidades III: Extimidades: Psicanálise e Política. 2019 (UFABC)
    • CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES . Lutas Sociais e Educação. 2018 (Ação Educativa)
    • HINES, Taylor ; CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES . Herbert Marcuse: The Great Refusal. 2020 (Arizona State University)
    • HINES, Taylor ; CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES . Critical Theory and Contemporary Questions: Culture, Capitalism, and Democracy Today. 2020 (Arizona State University)
    • CARNEIRO, Silvio R. G. ; SILVA, Cristiane ; BARROS, Christiane . Que Escuta é possível na Escola. 2020 (UFABC)
    • CARNEIRO, Silvio R. G. ; CORTI, Ana ; HETTI, Patrícia . Educação e Exceção: Riscos do Novo Normal. 2020 (Instituto Federal de São Paulo)
    • HINES, Taylor ; CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES . Marcuse: Democracy, Ecology, and Culture. 2021 (State University of Arizona)
    • HINES, Taylor ; CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES . Questions for Today: Introductory Readings on Herbert Marcuse. 2021 (Arizona State University)
    • CARNEIRO, SILVIO RICARDO GOMES . Teoria Crítica e Teoria Decolonial: Encontro nas Margens. 2021 (Universidade Federal do ABC)
    • CARNEIRO, Silvio R. G. ; BARROS, D. F. . Educação, Revolução e seus direitos. 2011 (Mateiral didático para curso de direitos humanos)
    • CARNEIRO, Silvio R. G. ; GARCIA, Dalva ; ALENCAR, Marta ; FAVERO, André . Psicanálise e Filosofia para discutir as Inquietações do Ensino Médio. 2018 (Material didático)
    • Nome do projeto: NEXOS: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Sudeste (2015 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: CARNEIRO, Silvio R. G. , PISANI, M.M. , BRETAS, Aléxia .
    • Nome do projeto: Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia (LaPEFil) (2015 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: CARNEIRO, Silvio R. G. , VELASCO, Patrícia , PEREIRA, Marinê .
    • Nome do projeto: Topologia do Comum: O ético e o político entre a utopia e a heterotopia (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARNEIRO, Silvio R. G. , SANTOS, Kailla , MONTEMOR, Roger .
      Descrição: Recompor um universo crítico diante do estado de coisas ? eis o desafio. Para tanto, a pesquisa pretende avançar sobre o debate contemporâneo em torno do conceito de ?comum?, compreendido em chave ético-política. Dardot e Laval consideram a pluralidade de sentidos que o termo assume nos debates políticos até então. Na obra Commun: Essai sur la révolution au XXI siècle, os autores criticam certo limite essencialista recorrente nos discursos em defesa do comum. Em contrapartida, procuram compreender o comum por ?um conjunto de práticas e valores que visam defender os interesses da comunidade contra uma agressão das classes dominantes?. Essa seria uma reposta a outra hipótese que considera o comum enquanto elemento operatório de uma ideia (eidos), como no caso de Alain Badiou, que encontra na ?ideia de comunismo? a projeção na história do devir-Sujeito político na história. Entre a ação e a ideia, temos, pois, duas compreensões do que seja o ?comum?. Nossa investigação parte da compreensão de que este debate perde seu sentido se não levar em conta certa topologia do conceito, que demanda a questão pelo lugar em que o comum se estabelece nas formas de vida. Nesse sentido, a investigação lembra outros dois componentes críticos, por vezes associado ao campo espacial. Recuperamos, pois, o conceito de utopia sob a ótica marcuseana do conceito, a saber, enquanto topos crítico que se efetiva, concretamente, na contradição da sociedade. Mas também é possível remetermos a outro topos crítico: a perspectiva foucaultiana das heterotopias: mais do que um ?lugar nenhum?, a compreensão de ?espaços absolutamente outros?. Sob a tensão destes dois topói, investigaremos em que medida a compreensão e os debates contemporâneos sobre o ?comum? são efeitos desta liga topológica da crítica. Com efeito, pretendemos enriquecer aqui elementos ético-políticos que procurem compreender não apenas o espaço público em seu caráter comum como também a subjetividade dele derivada.
    • Nome do projeto: Fórum Permanente de Políticas de Educação da UFABC (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARNEIRO, Silvio R. G. , CÁSSIO, Fernando , XIMENES, Salomão , MACIEL, Regimeire , VIEIRA, C. R. .
      Descrição: Projeto que articula os Fóruns de Educação da região do ABCDMRR, acompanhando suas pautas, desenvolvendo informações e propondo oficinas e encontros formativos para os movimentos de educação e cultura da região
    • Nome do projeto: O papel do professor e a função interdisciplinar da filosofia (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARNEIRO, Silvio R. G. , BARRA, Eduardo , GRISON, Everton , VIESENTEINER, J. L. , MENDONCA, J. F. , MOCELLIN, R. C. .
      Descrição: Este Projeto de Pesquisa tem por objetivo analisar as condições à interdisciplinaridade filosófica, na medida em que se compreende a função do professor de filosofia como guardador/intérprete da racionalidade, enfatizando sua práxis de ?médico da cultura?, a partir de três horizontes gerais: a) o papel de médico da cultura, portanto, um indicativo de engajamento político-social; b) o papel do cultivo da formação humana; c) a salvaguarda das especificidades teóricas de cada domínio do saber, conjugada com o uso semiótico de cada domínio entre si, em proveito da interdisciplinaridade. Quando pensamos na filosofia e seu ensino, duas questões emergem como pautas decisivas de discussão: o papel do professor de filosofia e o sentido de se agregar à filosofia o caráter interdisciplinar por excelência. A filosofia tem por vocação a tutela da racionalidade empregada para a criação/discussão de conceitos, por meio dos quais o mundo, a vida, a morte, etc., são interpretados/transformados. Acrescente-se ainda a vocação que a filosofia também possui de manter interlocuções com os mais variados domínios do saber, conferindo a ela a prerrogativa interdisciplinar por excelência. Ambas as vocações se intensificam principalmente quando a filosofia desloca sua função fundante dos saberes e das esferas da cultura, para exercer o papel de guardadora/intérprete da racionalidade, colocando em interlocução estruturas há muito isoladas e paralisadas. Diante desse horizonte, o papel do professor igualmente se altera, assumindo aquele de médico da cultura e elo de forças formadoras (NIETZSCHE, 1999). Neste caso, para além de ser aquele que indica a seara de veracidade dos saberes e das esferas culturais, assume a postura daquele que possui o termômetro e o diapasão com os quais a cultura é interpretada, reconhecendo que diagnosticar/interpretar a cultura é, simultaneamente, diagnóstico/interpretação de si mesmo. Isso pressupõe a habilidade de ser ?elo? de ligação entre domínios de saber, para fins de formação humana. Justamente por isso, a filosofia tem de assumir uma responsabilidade ainda maior no que se refere à formação de educadores, que por sua vez, têm de exprimir uma função crítica interdisciplinar que leve em conta três horizontes diversos: a) o papel de médico da cultura, portanto, um indicativo de engajamento político-social; b) o papel, por vocação, do cultivo da formação humana que a filosofia exerce, i.é., precisamente o exercício crítico de construir uma concepção de homem, no rigoroso sentido de como foi tradicionalmente pensado como paideia; e, por fim, c) nenhuma dessas funções interdisciplinares podem obliterar as especificidades de cada disciplina, de modo que, se por um lado, a interlocução interdisciplinar entre filosofia e outros saberes serve de semiótica umas para as outras, por outro lado, porém, é preciso reconhecer que cada um desses domínios ainda salvaguarda suas prerrogativas teóricas específicas. Assim, na medida em que o professor como ?médico da cultura? tem forte orientação interdisciplinar, é preciso também justificar como a vocação da filosofia também é igualmente interdisciplinar. Trata-se de compreender que interdisciplinaridade filosófica também tem de renunciar ao papel de fundadora da racionalidade e dos saberes, aquela que legitima as bases de cada uma das esferas culturais, bem como apontando seus limites, para assumir um papel de ?guardadora? da racionalidade e intérprete das estruturas culturais contemporâneas (HABERMAS, 1989). Ela não precisa renunciar à racionalidade ou à discussão de conceitos, mas à sua pretensão fundante de universalidade. O deslocamento de sentido deve-se a duas questões principais: a) a des-referencialização do ?sujeito solitário?, uma espécie de autoconsciência que se desdobra sobre si mesma, com supostas pretensões fundantes também a partir de si mesma; b) a des-referencialização das
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARNEIRO, Silvio R. G. , ALBRECHT, Evonir , GENARO, Valéria .
      Descrição: Coordenador da área interdisciplinar Filosofia, Física e Matemática. A pesquisa investiga as relações interdisciplinares entre as áreas de Filosofia, Física e Matemática tendo o eixo da Ficção Científica como elemento de atuação nas escolas.
    • Nome do projeto: O papel do professor e a função interdisciplinar da filosofia (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARNEIRO, Silvio R. G. , BRANDÃO, Rafael , SANTOS, Cristiano M. , BARRA, Eduardo , GRISON, Everton , VIESENTEINER, J. L. , MENDONCA, J. F. , MOCELLIN, R. C. , SANTOS, Priscila Aparecida , MOREIRA, Jailson .
      Descrição: Este Projeto de Pesquisa tem por objetivo analisar as condições à interdisciplinaridade filosófica, na medida em que se compreende a função do professor de filosofia como guardador/intérprete da racionalidade, enfatizando sua práxis de ?médico da cultura?, a partir de três horizontes gerais: a) o papel de médico da cultura, portanto, um indicativo de engajamento político-social; b) o papel do cultivo da formação humana; c) a salvaguarda das especificidades teóricas de cada domínio do saber, conjugada com o uso semiótico de cada domínio entre si, em proveito da interdisciplinaridade. Quando pensamos na filosofia e seu ensino, duas questões emergem como pautas decisivas de discussão: o papel do professor de filosofia e o sentido de se agregar à filosofia o caráter interdisciplinar por excelência. A filosofia tem por vocação a tutela da racionalidade empregada para a criação/discussão de conceitos, por meio dos quais o mundo, a vida, a morte, etc., são interpretados/transformados. Acrescente-se ainda a vocação que a filosofia também possui de manter interlocuções com os mais variados domínios do saber, conferindo a ela a prerrogativa interdisciplinar por excelência. Ambas as vocações se intensificam principalmente quando a filosofia desloca sua função fundante dos saberes e das esferas da cultura, para exercer o papel de guardadora/intérprete da racionalidade, colocando em interlocução estruturas há muito isoladas e paralisadas. Diante desse horizonte, o papel do professor igualmente se altera, assumindo aquele de médico da cultura e elo de forças formadoras (NIETZSCHE, 1999). Neste caso, para além de ser aquele que indica a seara de veracidade dos saberes e das esferas culturais, assume a postura daquele que possui o termômetro e o diapasão com os quais a cultura é interpretada, reconhecendo que diagnosticar/interpretar a cultura é, simultaneamente, diagnóstico/interpretação de si mesmo. Isso pressupõe a habilidade de ser ?elo? de ligação entre domínios de saber, para fins de formação humana. Justamente por isso, a filosofia tem de assumir uma responsabilidade ainda maior no que se refere à formação de educadores, que por sua vez, têm de exprimir uma função crítica interdisciplinar que leve em conta três horizontes diversos: a) o papel de médico da cultura, portanto, um indicativo de engajamento político-social; b) o papel, por vocação, do cultivo da formação humana que a filosofia exerce, i.é., precisamente o exercício crítico de construir uma concepção de homem, no rigoroso sentido de como foi tradicionalmente pensado como paideia; e, por fim, c) nenhuma dessas funções interdisciplinares podem obliterar as especificidades de cada disciplina, de modo que, se por um lado, a interlocução interdisciplinar entre filosofia e outros saberes serve de semiótica umas para as outras, por outro lado, porém, é preciso reconhecer que cada um desses domínios ainda salvaguarda suas prerrogativas teóricas específicas. Assim, na medida em que o professor como ?médico da cultura? tem forte orientação interdisciplinar, é preciso também justificar como a vocação da filosofia também é igualmente interdisciplinar. Trata-se de compreender que interdisciplinaridade filosófica também tem de renunciar ao papel de fundadora da racionalidade e dos saberes, aquela que legitima as bases de cada uma das esferas culturais, bem como apontando seus limites, para assumir um papel de ?guardadora? da racionalidade e intérprete das estruturas culturais contemporâneas (HABERMAS, 1989). Ela não precisa renunciar à racionalidade ou à discussão de conceitos, mas à sua pretensão fundante de universalidade. O deslocamento de sentido deve-se a duas questões principais: a) a des-referencialização do ?sujeito solitário?, uma espécie de autoconsciência que se desdobra sobre si mesma, com supostas pretensões fundantes também a partir de si mesma; b) a des-referencialização das
    • Nome do projeto: Extimidades: Teoria Crítica desde o Sul Global (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARNEIRO, Silvio R. G. , RAMPONI, Gabriel , MONTEMOR, Roger , SILVA, Lucas , DUARTE, V. M. R. M. , VIEL, Jefferson , BACA, Andrea , SCHMIDLEHNER, Michael , GOMES, Renan , PEREIRA, Djibril , TATSCH, Mathias , SILVA, Bruno Fabrício Alcebino da .
      Descrição: O grupo investiga as recepções da Teoria Crítica desde o Sul Global. Neste sentido, não abordaremos apenas as pesquisas vinculadas aos autores e autoras da Escola de Frankfurt, mas também experiências intelectuais e culturais que se avizinham da proposta da teoria crítica enquanto ?diagnóstico do presente?. Consideramos que, assim, poderemos abordar os diversos modos pelos quais temas centrais da teoria crítica são articulados às experiências do Sul Global, compreendendo nesse campo as investigações no campo das Artes e Humanidades. Com efeito, o grupo visa a interdisciplinaridade em um horizonte de ?extimidades?, tensão constitutiva entre o que é extrínseco e o intrínseco nas relações, ou seja: notando elementos comuns nos diversos ?diagnósticos do presente? e preservando também as singularidades de cada território de experiências. Assim, evidenciaremos as extimidades nos diversos níveis de tensões como centro/periferia, Oriente/Ocidente e seu impacto em conceitos centrais para a filosofia política e a teoria das ciências humanas.
    • Nome do projeto: Organizando o Debate: Pesquisa e Estudo Interdisciplinares e Partilhados no Espaço Público (2019 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: CARNEIRO, Silvio R. G. , PORTO, Matheus , SILVA, Tiago , MANFREDO, Pedro , RIBEIRO, Jéssica , ANTONIO, Lilian , BERNARDINO, Giovanna , BARBOSA, Caique , BASTOS, Natan , ARAÚJO, Gabriel .
      Descrição: Projeto de Monitoria Acadêmica para introdução aos debates de Teoria Crítica nos cursos de Bacharelado em Ciências & Humanidades da UFABC.
    • Nome do projeto: Extimidades: Teoria Crítica desde o Sul Global (2019 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: CARNEIRO, Silvio R. G. , MONTEMOR, Roger , SILVA, Lucas , VIEL, Jefferson , BACA, Andrea .
    • Nome do projeto: Extimacies: Critical Theory from the Global South (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARNEIRO, Silvio R. G. , RAMPONI, Gabriel , MONTEMOR, Roger , SINGH, Surti , ALI, Nadia , BADAT, Salem , CAMARENA, Carlos , CERDA-RUEDA, Alejandro .
      Descrição: The first project goal is to bolster and deepen the geographical and methodological understanding of this trend by forming a team of five early career scholars working at institutions in Egypt, Lebanon, South Africa, Mexico, and Brazil. The team?s diverse but overlapping research interests in Critical Theory span the broader European tradition stemming from Hegel, the Frankfurt School, Psychoanalysis, Marxism, and French Philosophy, and they simultaneously encompasses the southern perspective shaped by Arab, Brazillian, African, and Mexican intellectuals producing and decolonizing knowledge from within the social and political contexts of the Global South including the critique of liberalism; the analysis of violence and slavery; the decolonization of psychology; curricular reform; the theory and practice of psychoanalysis; and the development of aesthetics and aesthetic theory within a non-western context. The second project goal is to develop a theoretical framework to examine the multiple iterations of critical theoretical models produced from within the south and that are concerned with the southern question. Importantly, the project will avoid the move to either ?provincialize? Critical Theory or to simply ?globalize? the southern perspective.
    • Nome do projeto: DiEPEE - Direito à Educação, Políticas Educacionais e Escola (2018 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: CARNEIRO, Silvio R. G. , XIMENES, Salomão , CASSIO, Fernando , PINTO, Isabela .
      Descrição: Grupo de Pesquisa
    • Nome do projeto: Espaço de Discussão Educação e COVID-19 (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARNEIRO, Silvio R. G. , XIMENES, Salomão , VIEIRA, Claudia , BENITEZ, P. .
      Descrição: Debates sobre políticas e práticas educacionais em período de pandemia
    • Nome do projeto: 'Fora da escola' - imersão em aparelhos culturais da grande São Paulo (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARNEIRO, Silvio R. G. , ALBRECHT, Evonir , PISA, Suze , ALTARUGIO, Maísa , MOTTA, Carlos .
    • Nome do projeto: Organizando o Debate: Estudos Interdisciplinares em Humanidades e Divulgação no Espaço Público (2019 - 2021
      Natureza: Outra
      Integrantes: CARNEIRO, Silvio R. G. .
      Descrição: Desenvolvimento de debates com alunos de graduação
    • Nome do projeto: O Filósofo no Exílio: Considerações sobre o ensino de filosofia na estrutura escolar (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARNEIRO, Silvio R. G. .
      Descrição: Articulamos aqui o ensino territorializado da Filosofia nas escolas, na medida em que configura a linguagem filosófica como o idioma estrangeiro de um exilado que leva em conta toda a materialidade de relações do território institucional onde pisa. Com isso, exploramos uma alternativa à perspectiva instrumental do ensino de Filosofia no interior das normas escolares. Notamos o quanto o retorno da Filosofia nas escolas passa pelo retrato de uma disciplina ainda estranha àqueles moldes. Sob a marca do exílio, tenderíamos a investigar o habitus do ensino de Filosofia enquanto uma gramática em duplo sentido: ora adequada às exigências institucionais ? tendo em vista que muitas vezes a disciplina filosófica é parte ativa do projeto de Estado que a sustenta; ora a disciplina filosófica propicia exercícios transgressores apoiados em uma ?língua da segurança? - lugar discursivo em que o pensamento estabelecido está sob o jugo da crítica ? elemento fundamental da presença da disciplina na experiência da juventude.
    • CARNEIRO, Silvio R. G. . Prêmio Filósofas de Distinção Acadêmica. 2022 - Avaliação de dissertação e teses
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Bacharelado em Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O indivíduo nos Manuscritos Econômico-Filosóficos de Karl Marx
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2017 ).
        Outras informações: Parecerista Conselho editorial
    • Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista dos artigos
    • Centro Universitário São Camilo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Leciono no curso de Filosofia as disciplinas de História da Filosofia Moderna, História da Filosofia Contemporânea, Ética, Filosofia Política, Estética e Saúde, Filosofia-Sociedade-Educação-Saúde, Sociologia Leciono no curso de Psicologia a disciplina de Filosofia
        Outras informações: Professor Assistente B
    • Revista Zagaia - Invenção, Blefe e Risco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2017 ).
    • Associação Evangélica Beneficiente:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2004 ).
        Outras informações: Oficineiro
    • Colégio Imaculada Conceição:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Professor (4a e 5a. séries)
    • Institutos de Pesquisas Educacionais Rerum Novarum:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Médio e Fundamental
    • Radical Philosophy Review:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Universidade Federal do ABC:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Revista Angelus Novos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Revista Iandê:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • PROBLEMATA: REVISTA INTERNACIONAL DE FILOSOFIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • CADERNOS DE FILOSOFIA ALEMÃ:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • IPSEITAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Educação e Pesquisa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Editora UFABC:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Parecer para livro proposto na Editora UFABC
    • Cadernos Espinosanos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Parecer em 07/2020
    • TRANS/FORM/AÇÃO (UNESP. MARÍLIA. IMPRESSO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: 03/2022