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Danilo Costa Nunes Andrade Leite

    • Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), é bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2008 e 2012) e mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2013). É doutor em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2020), com pesquisa de tradução e comentário de Cleantes de Assos. Tem experiência em gestão pública e de projetos (ex-Especialista em políticas públicas - Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de São Paulo de 2010 a 2019) e como docente. Atua na área de Filosofia Antiga, com ênfase nos seguintes temas: estoicismo antigo, filosofia helenística, estoicismo antigo (Zenão, Cleantes e Crisipo), filosofia antiga e Aristóteles, filosofia das emoções. Associado desde 2019 à Associação Latino-americana de Filosofia Antiga (ALFA), à Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) e ao Centro Areté em São Paulo. Bolsista da CAPES-DS no doutorado (2016-2020), 40h, dedicação exclusiva.

       

      Links:    

    • LEITE, D. C. N. A. . Paralihomaquia & outros poemas. São Paulo : Patuá, 2015 . 120p. ISBN: 9788582971901.
    • LEITE, D. C. N. A. . A vida cínica de Cleantes de Assos: amor ao labor como vida filosófica PHAOS (UNICAMP) , v. 19 , p. e019003 - , 2019. ISSN: 16763076.
    • LEITE, D. C. N. A. . Resenha ?Zaffaroni, E. R. Pachamama y el humano. Prólogo de Osvaldo Bayer y ilustraciones de Miguel Rep. Buenos Aires: Ediciones Madres de la Plaza de Mayo; Buenos Aires: Ediciones Colihue, 2013. 160 p.? REVISTA LIBERDADES , v. 27 , p. 316 - 322 , 2019. ISSN: 21755280.
    • LEITE, D. C. N. A. . Resenha crítica 'Aristotle on Emotion (W.W. Fortenbaugh)' HYPNOS: REVISTA DO CENTRO DE ESTUDOS DE ANTIGUIDADE , v. 29 , p. 321 - 324 , 2012. ISSN: 21775346.
    • LEITE, D. C. N. A. ; Rapha Santos . Um suplício. Palavreiras, v. , p. 38 - 39, 2018.
    • LEITE, D. C. N. A. ; SANTOS, R. . A ostra. Palavreiras, v. , p. 155 - 157, 2018.
    • LEITE, D. C. N. A. . A vida cínica de Cleantes de Assos. In: II Semana de Estudos Clássicos do Amazonas , 2019 , Manaus. Anais da II Semana de Estudos Clássicos do Amazonas. Manaus : Universidade Estadual do Amazonas, 2018.
    • LEITE, D. C. N. A. . As impressões são gravadas na alma literalmente? Análise da polêmica estoica. In: VIII Seminário de Pós-Graduação em Letras Clássicas , 2019 , São Paulo. Anais do VIII Seminário de Pós-Graduação em Letras Clássicas. São Paulo : Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, 2018.
    • Santiago Mayor ; LEITE, D. C. N. A. . Na Bolívia, improvável êxito. São Paulo : Outras Palavras , 2018 (Tradução)
    • ODAIRA, N. ; LEITE, D. C. N. A. . O Japão fora dos trilhos. São Paulo : Le Monde Diplomatique Brasil; Instituto Pólis , 2009 (Tradução)
    • ONEIL, M. ; LEITE, D. C. N. A. . Wikipédia, o fim da excelência. São Paulo : Le Monde Diplomatique Brasil; Instituto Pólis , 2009 (Tradução)
    • LEYMARIE, P. ; LEITE, D. C. N. A. . Preparando-se para os conflitos urbanos. São Paulo : Le Monde Diplomatique Brasil; Instituto Pólis , 2009 (Tradução)
    • HALIMI, S. ; LEITE, D. C. N. A. . Abandono do povo. São Paulo : Le Monde Diplomatique Brasil; Instituto Pólis , 2009 (Tradução)
    • SOUEL, P. O. ; LEITE, D. C. N. A. . Defesa de direitos: uma loucura coletiva. São Paulo : Le Monde Diplomatique Brasil; Instituto Pólis , 2009 (Tradução)
    • LEITE, D. C. N. A. . Ciência da lógica [excertos]. : ANPOF , 2011 (Resenha)
    • LEITE, D. C. N. A. . Escritos de Filosofia VIII: Platonica. : ANPOF , 2012 (Resenha)
    • LEITE, D. C. N. A. . Monstros políticos de Cícero, momentos finais da República Romana. 2019 (Conferência)
    • LEITE, D. C. N. A. . A 'Apologia de Sócrates' como julgamento político. 2019 (Conferência)
    • LEITE, D. C. N. A. . Hino a Zeus de Cleantes de Assos e elementos de poética estoica. 2019 (Comunicacao)
    • LEITE, D. C. N. A. . Estoicismo e educação: pistas. 2019 (Comunicacao)
    • LEITE, D. C. N. A. . O conceito de justiça e de lei no âmbito das culturas helênica e romana: estudo de Platão, Aristóteles e Cícero. 2019 (Conferência)
    • LEITE, D. C. N. A. . Instituições do Mediterrâneo Antigo: democracia grega, magistraturas romanas e paideia. 2019 (Conferência)
    • LEITE, D. C. N. A. . As imagens se imprimem na alma literalmente? Análise da polêmica estóica à luz da metáfora filosófica do bloco de cera. 2017 (Seminário)
    • LEITE, D. C. N. A. . Seminário de traducción de Cleantes: himnos y 'retórica' cleanteana. 2017 (Seminário)
    • LEITE, D. C. N. A. . Seminario de traducción de Cleantes: física, teología, ética. 2017 (Seminário)
    • LEITE, D. C. N. A. . Importancia y problemas de los testimonios de Diógenes Laercio sobre Cleantes. 2017 (Conferência)
    • LEITE, D. C. N. A. . Influencia de Heráclito en los fragmentos de Cleantes. 2017 (Conferência)
    • LEITE, D. C. N. A. . Si quis obmutescere concupierit, nihil aliud legere debeat: a dialética e retórica estóica sob o ponto de vista de Cícero. 2016 (Congresso)
    • LEITE, D. C. N. A. . Planejamento, execução, monitoramento e avaliação de projetos sociais na área pública. 2013 (Conferência)
    • LOPES, D.R.N. ; LEITE, D. C. N. A. . I Colóquio Internacional sobre Xenofonte da USP. 2017 (Universidade de São Paulo)
  • Curso de curta duração ministrado: 2
    • LEITE, D. C. N. A. . Poemas filosóficos do período helenístico. 2019 (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos)
    • LEITE, D. C. N. A. . Introdução ao grego antigo. 2019 (Universidade Federal do Sul da Bahia)
    • Nome do projeto: Cleantes de Assos: introdução, tradução e comentário (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEITE, D. C. N. A. , LOPES, D.R.N. .
      Descrição: Cleantes de Assos, segundo líder da Stoa, após a morte de seu fundador Zenão de Cítio, continuou a divulgar e desenvolver as teorias estóicas especialmente no campo da teologia ? como parte especial da física ? e da ética; pouco do que produziu em vida nos restou hoje, senão fragmentos de seu pensamento, opiniões sobre suas posições e argumentos, relatos resumidos e anedotas sobre sua vida, com a exceção muito relevante de seu poema filosófico, o Hino a Zeus, transmitido integralmente; o o objetivo geral desta tese será a apresentação de uma visão completa deste filósofo, para tanto sendo necessário tanto introduzir e comentar seu pensamento, como traduzir o material mencionado, incluindo uma tradução ainda inédita de seu Hino a Zeus em língua portuguesa.
    • Nome do projeto: As emoções em Aristóteles: estudo do livro II da Rhetorica e do livro II da Ethica Nicomachea (2009 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEITE, D. C. N. A. .
      Descrição: O presente projeto de mestrado tem por escopo a exploração da questão das emoções ? tà páthê ? na obra de Aristóteles, estribado principalmente nos livros II da Retórica e II da Ética Nicomaquéia. O problema é o de uma definição geral das emoções, conceito que gera disputas desde a obra de peripatéticos, estóicos, epicuristas até os pósteros, filósofos e comentadores. Integrando a parte irracional da alma, mas habituáveis à tutela da razão, as emoções (manifestações psicofísicas) ocupam posição especial no tratado da virtude moral e no da arte retórica, porque tanto a possibilidade de educar para e de exercitar a virtude, quanto uma das possibilidades de persuadir residem na precisa definição do que sejam as páthê. Maior a perplexidade, portanto, diante da inevitável constatação de que, apesar de cada emoção ser definida pormenorizadamente na ?Retórica? do estagirita, o que normalmente se designa por definição geral das pathê ? como na ?Retórica?, livro II.i.8 e na ?Ética Nicomaquéia?, livro II.iv.2 ? consiste tão-somente em uma lista de exemplos, uma característica (a de ser acompanhada por dor e prazer) e um seu efeito (i.e. o de fazer com que se altere o julgamento), ora faltando-lhe a causa. Nesse sentido careceria de fundamento, se se pretende definição de algo, não fosse pela maneira de se inquirir cada páthos e pela extensa discussão levada a cabo por Aristóteles, a qual faz com que se entrevejam suas causas ? as cognições ?, completando a definição geral. Seria então, problematizando essa ausência de definição geral e assumindo a hipótese da complementaridade entre essa e as definições de cada páthos que o projeto envereda.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
      • Curso: Curso de Bacharelado em Direito
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Título: "Um Circuito de Símbolos"
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Licenciatura em Filosofia
        Nome da Instituição: Faculdade de São Bento de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
        Status do curso: Incompleto
    • Doutorado:
      • Curso: Doutorado em Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Faculdades integradas Espírita:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Professor
    • Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - 2019 ).
        Outras informações: Especialista em Políticas Públicas
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2005 ).
        Outras informações: Função de apoiar o Professor Airton Andrade Leite (2 horas semanais) e participar do Grupo de Estudos de Direito e Movimentos Sociais (2 horas semanais).
        Outras informações: Monitor de "Sociologia geral e jurídica"