Não autenticado |

Aline Magna de Aguiar Vieira

    • Mestre em Letras (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo. Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Letras (Português e Francês) pela mesma instituição universitária e Licenciatura Plena em Pedagogia, pela Universidade Cidade de São Paulo. Desde 2014, participa do grupo de estudos "Linguística Cognitivo-Funcional", sob orientação do Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves Segundo. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa de nível Fundamental II, na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, onde desenvolveu, em 2019 ― no âmbito do projeto "Mais Educação" ― o curso "Culture et langue française", voltado para o ensino e a disseminação da língua e da cultura francesa. Desde fevereiro de 2022, é designada ao cargo de Professora Orientadora de Sala de Leitura (POSL). No período de outubro de 2020 à março de 2022 foi Supervisora do subprojeto de Língua Portuguesa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado à Universidade de São Paulo. Possui interesse em Análise do Discurso, Semiolinguística, Linguística Cognitiva e Linguística Sistêmico-Funcional.

       

      Links:    

    • VIEIRA, A. M. A. . Movimento Estudantil da USP: uma análise cognitivista sobre o uso de metáforas e metonímias no discurso panfletário. Discurso e Linguística: diálogos possíveis, v. 1, p. 37 - 51, 2016.
    • VIEIRA, A. M. A. . BATALHA DA MARIA ANTÔNIA: A REPRESENTAÇÃO DA POLÍCIA E DOS ESTUDANTES NA MÍDIA IMPRESSA. 2017 (Comunicacao)
    • VIEIRA, A. M. A. . Movimento Estudantil Paulista: Um estudo dialógico e enunciativo sobre títulos de notícias a respeito da Batalha da Maria Antonia. 2017 (Comunicacao)
    • VIEIRA, A. M. A. . MÍDIA IMPRESSA PAULISTA: AS REPRESENTAÇÕES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL NO REGIME MILITAR. 2018 (Seminário)
    • VIEIRA, A. M. A. . O Movimento Estudantil Paulista: uma análise diacrônica das representações em mídia. 2016 (Seminário)
    • VIEIRA, A. M. A. . Biblioteca Gilda de Mello e Souza: Literatura e Outras Artes, Extensão do Saber.. 2014 (Simposio)
    • VIEIRA, A. M. A. . Movimento Estudantil da USP: um estudo crítico das representações no discurso político em instância universitária. 2015 (Simposio)
    • VIEIRA, A. M. A. . O Movimento Estudantil Paulista: um estudo das representações na mídia impressa. 2016 (Comunicacao)
    • VIEIRA, A. M. A. . Movimento Estudantil da USP: Uma análise cognitivista sobre o uso de metáforas e metonímias no discurso panfletário. 2015 (Comunicacao)
  • Organização de eventos: 7
    • VIEIRA, A. M. A. . I CIED -Congresso Internacional de Estudos do Discurso. 2014 (Universidade de são Paulo)
    • VIEIRA, A. M. A. . V Encontro de Pesquisas do Francês. 2013 (Universidade de são Paulo)
    • VIEIRA, A. M. A. . V EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • VIEIRA, A. M. A. . I LINCOG - I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • VIEIRA, A. M. A. . VI EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • VIEIRA, A. M. A. . VII EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • VIEIRA, A. M. A. . VIIIe Journée de Formation « De l?écrit à l?oral ». 2013 (Universidade de são Paulo)
    • Nome do projeto: Padrões de Negociação Intersubjetiva em Gêneros Orais e Escritos no Português Brasileiro: uma análise crítico-discursiva e sistêmico-funcional (2013 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIEIRA, A. M. A. , SEGUNDO, P. R. G. , Winola Weiss Pires Cunha , Virgínia Comazzetto Tabuzo , Sérgio Mikio Kobayashi , Karoline Santiago de Macedo , Felipe de Oliveira Taddei , Rafael Henrique Lima Fulanetti .
      Descrição: Descrição: O objetivo do projeto é investigar a configuração do processo de negociação intersubjetiva em uma gama de gêneros discursivos orais e escritos no Português Brasileiro. Nesse sentido, busca-se, por meio da análise dos recursos interpessoais, a partir de uma visão sistêmico-funcional, em diálogo com os modelos crítico-discursivos, depreender os padrões linguístico-discursivos que permitem aos produtores textuais exercer poder e solidariedade, constituindo assim diferentes graus de instanciação de autoridade, credibilidade, intimidade no jogo interacional
    • Nome do projeto: Gramática, Cognição e Discurso (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VIEIRA, A. M. A. , Gabriel Isola Lanzoni , Douglas Rabelo de Sousa , Claudia Castanheira Cardoso , Érica Franco Teixeira , Thabata Dias Haynal , Helena Capriglione Zelic , Maria Gabriela Rodrigues de Castro , SEGUNDO, P. R. G. .
      Descrição: O objetivo deste projeto é aprofundar o conhecimento das interrelações entre linguagem e cognição em perspectiva tanto gramatical quanto discursiva, enfatizando os processos de atenção e perspectivação, com base na Psicologia Cognitiva, na Linguística Cognitivo-Funcional e nos Estudos Crítico-Discursivos
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Cidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
      • Curso: Licenciatura em Letras - Português e Francês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
      • Curso: Bacharelado em Letras (Português e Francês)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Estágio em biblioteca
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).