Não autenticado |

Rosangela Maria Laurindo Fornasier

    • Possui graduação em Letras - Italiano pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (1999), mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (2018) e doutorado também em Letras (Língua, Literatura e Cultura Italianas) pela Universidade de São Paulo (2023). Possui experiência nas áreas de Letras, com ênfase em Língua, Literatura e Cultura Italianas, e de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Pedrinhas Paulista, língua e cultura de herança, comunidades de prática, produção de material didático e língua e cultura italiana. Atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira por doze anos em escola privada. Atualmente atua como professora substituta no Magistério Superior: em 2019, na Unesp (Departamento de Educação); de 2022 a 2023, na UFPR (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas).

       

      Links:    

    • AQUISIÇÃO E APRENDIZAGEM DO ITALIANO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
    • FORNASIER, R. M. L. ; ORTALE, F. L. ; CUNHA, K. M. R. . DO ENSINO DA LÍNGUA DE HERANÇA À FORMAÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA: O CASO DO ITALIANO EM PEDRINHAS PAULISTA CBTecLE , v. 6 , p. 214 - 232 , 2022. ISSN: 25264478.
    • MATTOS, T. I. ; Ortale, F.L. ; FORNASIER, R. M. L. ; Corrias, V. . Insumo e autoria na produção de material didático de italiano como língua de herança REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. 36 , p. 47 - 57 , 2018. ISSN: 22388281.
    • FORNASIER, ROSÂNGELA MARIA LAURINDO ; ORTALE, FERNANDA LANDUCCI ; CORRIAS, VINICIO . Os aspectos culturais na elaboração de material didático para o ensino de língua de herança: estudo de caso REVISTA ENTRELÍNGUAS , v. 4 , p. 81 - 96 , 2018. ISSN: 24473529.
    • Ortale, F.L. ; Corrias, V. ; FORNASIER, R. M. L. . Desafios no ensino da língua de herança: o italiano em Pedrinhas Paulista Revista Letras Raras , v. 6 , p. 72 - 86 , 2017. ISSN: 23172347.
  • Capítulos publicados: 3
    • ORTALE, F. L. ; Corrias, V. ; FORNASIER, R. M. L. . Come insegnare italiano L2 agli apprendenti di origine italiana? L?italiano come lingua ereditaria in Brasile. La Nuova Ditals Risponde, v. 3, p. 113 - 125, 2021.
    • ORTALE, FERNANDA LANDUCCI ; FORNASIER, R. M. L. ; MATTOS, T. I. ; Corrias, V. . DO TRABALHO VOLUNTÁRIO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS DE REVITALIZAÇÃO DO ITALIANO COMO LÍNGUA DE HERANÇA. O ITALIANO NA ESFERA PÚBLICA BRASILEIRA Relatos, percursos e experiências de ensino e aprendizagem, v. 1, p. 145 - 157, 2019.
    • FORNASIER, R. M. L. ; MATTOS, T. I. ; Ortale, F.L. . Italiano como herança em Pedrinhas Paulista: uma proposta de material didático. A produção do conhecimento nas Letras, Linguísticas e Artes, v. 2, p. 128 - 139, 2019.
    • FORNASIER, R. M. L. ; MATTOS, T. I. . O ITALIANO EM PEDRINHAS PAULISTA: A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA DE HERANÇA. In: II Congresso Internacional Línguas, culturas e literaturas em diálogo: identidades silenciadas , 2018 , Brasília/DF. Anais do II Congresso Internacional Línguas, culturas e literaturas em diálogo: identidades silenciadas. Brasília/DF : IFB, 2018. p. 943 - 953.
    • FORNASIER, R. M. L. . Posse e Patriarcado em S. Bernardo, de Graciliano Ramos. In: I Seminário Gêneros Híbridos da Modernidade e I Simpósio Memória e Representação Literária , 2016 , Assis/SP. ANAIS - I SEMINÁRIO GÊNEROS HÍBRIDOS DA MODERNIDADE E I SIMPÓSIO MEMÓRIA E REPRESENTAÇÃO LITERÁRIA - 2014. Assis/SP : Faculdade de Ciências e Letras - UNESP, 2014. p. 567 - 577.
    • FORNASIER, R. M. L. . Italiano na comunidade de Pedrinhas Paulista. 2022 (Conferência)
    • FORNASIER, R. M. L. ; BARALDI, Luciana ; GABARDO, Diego ; MOTIN, Mara Francieli . Italiano como língua-cultura de herança: intersecções entre Sul e Sudeste do Brasil. 2023 (Conferência)
    • FORNASIER, R. M. L. ; SILVA, M.A.R. . Do ensino de língua de herança à formação de comunidades de prática. 2021 (Comunicacao)
    • FORNASIER, R. M. L. . COMUNIDADES DE PRÁTICA: O CONHECIMENTO COMPARTILHADO CONTRIBUINDO PARA A MANUTENÇÃO DE LÍNGUAS E CULTURAS DE HERANÇA. 2021 (Comunicacao)
    • Ortale, F.L. ; FORNASIER, R. M. L. . A Língua de Herança como espaço de resistência. 2021 (Comunicacao)
    • FORNASIER, R. M. L. ; CUNHA, K. M. R. . As línguas dos imigrantes no Brasil. 2021 (Conferência)
    • FORNASIER, R. M. L. . História oral de vida: fonte de elementos culturais e insumo linguístico para o ensino de italiano como língua de herança em Pedrinhas Paulista. 2019 (Comunicacao)
    • FORNASIER, R. M. L. . A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ITALIANO COMO LÍNGUA DE HERANÇA NA PERSPECTIVA PÓS-MÉTODO. 2018 (Comunicacao)
    • FORNASIER, R. M. L. ; MATTOS, T. I. . O ITALIANO EM PEDRINHAS PAULISTA: A PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE LÍNGUA DE HERANÇA. 2018 (Simposio)
    • FORNASIER, R. M. L. . A importância da Competência Comunicativa Intercultural na comunicação. 2017 (Conferência)
    • FORNASIER, R. M. L. ; MATTOS, T. I. ; Corrias, V. . Italiano Como Herança: Un progetto di insegnamento a Pedrinhas Paulista. 2017 (Comunicacao)
    • FORNASIER, R. M. L. . Pesquisa Investigando o ensino de italiano como língua de herança: foco na elaboração de materiais didáticos. 2016 (Comunicacao)
    • Ortale, F.L. ; Maggio, G. ; FORNASIER, R. M. L. ; Corrias, V. . O ensino de Italiano como Língua de Herança e seus desafios. 2016 (Comunicacao)
    • FORNASIER, R. M. L. . A POSSE DA MULHER EM S. BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS. 2014 (Comunicacao)
    • FORNASIER, R. M. L. . Metáfora e poesia: uma relação entre a linguagem e suas figuras no contexto da formação de novos sentidos.. 1998 (Comunicacao)
    • FORNASIER, R. M. L. ; ORTALE, F. L. . I Encontro de Culinária Italiana de Pedrinhas Paulista - Sapori di mamma: storie e ricette. 2019 (Prefeitura de Pedrinhas Paulista/SP em parceria com a USP/SP)
    • FORNASIER, R. M. L. ; Ortale, F.L. ; Corrias, V. ; MATTOS, T. I. . Italiano como Herança. 2016 (Material didático para curso de língua italiana)
    • Nome do projeto: NuCLiH Núcleo de estudos de Cultura e Língua de Herança (2021 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: FORNASIER, R. M. L. , Maggio, G. , Corrias, V. , ORTALE, F. L. , CUNHA, K. M. R. , ALMEIDA, S.A. , SILVA, M.A.R. , CASTANHO, R. .
      Descrição: O Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança reúne pesquisadores que tratam de temas relacionados à manutenção e revitalização linguística e cultural das comunidades de imigrantes e de seus descendentes.
    • Nome do projeto: Italiano como Herança (2016 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FORNASIER, R. M. L. , Ortale, F.L. , Corrias, V. , MATTOS, T. I. .
      Descrição: Curso de italiano como Língua de Herança para adultos. Curso planejado para atender os moradores do município de Pedrinhas Paulista (filhos e netos de imigrantes italianos e cônjuges, também aos membros da comunidade que se identificam com a língua e a cultura italianas por conviver diariamente com falantes dessa língua). Além do curso de língua de herança, o projeto oferece outras atividades à comunidade: curso de culinária italiana regional (cozinha de herança), encontros com a comunidade, participação em festividades.
    • Nome do projeto: Descobrindo as línguas: o despertar para o plurilinguismo (2023 - 2023
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FORNASIER, R. M. L. , CUNHA, K. M. R. , SANTOS, I. C. , LOURENCO, M. L. F. , RODRIGUES, R. T. B. , ALVES, A. V. F. , CRUZ, G. F. , MATOS, J. B. , COELHO, M. E. , LODI, R. .
      Descrição: O Licenciar Italiano é um projeto de formação de professores de italiano vinculado ao Licenciar, um programa da UFPR de apoio às Licenciaturas. Os bolsistas que participam do projeto fazem ações para o ensino-aprendizagem de língua italiana nas escolas públicas de Curitiba, especialmente, por meio das oficinas de sensibilização à língua e à cultura italiana que oferecem à crianças de 9 a 11 anos dessas escolas. Participei como colobaroadora do projeto, auxiliando a coordenação.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Italiano
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 1999
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Italiana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Doutorado:
      • Curso: Língua, Literatura e Cultura Italianas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Castelo Branco
        Ano de conclusão: 2004
    • Prefeitura Municipal de Pedrinhas Paulista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Ministrei aulas de Italiano como Língua de Herança para adultos e jovens de 08/2016 a 08/2018 no município de Pedrinhas Paulista, sendo que de 08/2016 a 12/2017 fiz como voluntária e somente em 02/2018 assinei contrato com a PMPP como MEI. De 02/2018 a 12/2018 ministrei também aulas de Cultura Brasileira, Cultura Italiana e Cultura Ítalo-Pedrinhense para o Ensino Fundamental I da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Pedrinhas Paulista.
        Outras informações: Professor de Língua e Cultura Italianas
    • Colégio Leme Amstalden:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2017 ).
        Outras informações: Ministrei aulas de Língua Portuguesa para ensino Fundamental II e Literatura Brasileira e Portuguesa para Ensino Médio.
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa e Literatura
    • UNESP - Faculdade de Ciências e Letras "Júlio de Mesquita Filho":
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Ministrando aula para as disciplinas de Metodologia de ensino de línguas e literaturas estrangeiras e estágio supervisionado; TICs e o ensino de língua.
        Outras informações: Professor Substituto
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2022 - 2023 ).
        Outras informações: Na universidade ministrou as seguintes disciplinas:Língua Italiana II, III, IV e VOralidade em Língua Italiana IMorfologia da Língua ItalianaFonética e Fonologia da Língua ItalianaHistória e Geografia da Itália
        Outras informações: Professor Substituto de Língua Italiana
    • Associação Assistencial Maternidade e Infância São Domingos Sávio:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2006 ).
        Outras informações: Como coordenadora geral desempenhei as funções administrativas de mantenedora (captando e gerindo recursos, fazendo a gestão de pessoal, fazendo a manutenção do prédio e dando atendimento ao público) e de coordenadora pedagógica (organizando o trabalho pedagógico, orientando o corpo docente e assistindo aos pais e aos alunos).
        Outras informações: Coordenadora Geral
    • Escola Estadual Prof. Dr. Antonio de Benedicts:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 2005 ).
        Outras informações: Trabalhei como professora eventual, substituindo as faltas eventuais de professores e algumas licenças, ensinando língua portuguesa e literatura brasileira, trabalhando alguns temas transversais quando se tratava de substituição em disciplinas para as quais eu não possuía habilitação.
        Outras informações: Professor eventual