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Rose Satiko Gitirana Hikiji

    • Professora associada do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (PQ-2). É vice-coordenadora do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP (LISA-USP). Coordena o PAM - Pesquisas em Antropologia Musical, e é vice-coordenadora do Grupo de Antropologia Visual (GRAVI-USP) e pesquisadora do Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama (NAPEDRA-USP). É autora dos livros "Imagem-violência - Etnografia de um cinema provocador" (Terceiro Nome, 2012) e "A música e o risco" (EDUSP, 2006), co-autora de "Lá do Leste - Uma etnografia audiovisual compartilhada" (Humanitas, 2013) e co-organizadora das coletâneas "Escrituras da imagem" (EDUSP, 2004), "Imagem-conhecimento" (Papirus, 2009), "Antropologia e Performance - Ensaios Napedra" (Terceiro Nome, 2013), "Bixiga em Artes e Ofícios" (Edusp, 2014) e "A Experiência da Imagem na Etnografia" (Terceiro Nome, 2016). É editora da GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia e da JAVEM (Journal of Audiovisual Ethnomusicology). É uma das organizadoras da coleção Sexta-Feira - Antropologias, Artes e Humanidades. Dirigiu vários vídeos etnográficos, entre eles "Afro-Sampas" (2020), "Woya Hayi Mawe - Para onde vais" (2018) e "Tabuluja" (2017), co-dirigidos com Jasper Chalcraft), "Violão-canção: Uma alma brasileira" (2016, co-diretora, com Chico Saraiva), "The Eagle" (2015; co-dirigido com Alexandrine Boudreault-Fournier), "Fabrik Funk" (2015; co-dirigido com Alexandrine Boudreault-Fournier e Sylvia Caiuby Novaes), "A arte e a rua" (LISA, POLIS, 2011) e "Lá do Leste" (Etnodoc, 2010), ambos co-dirigidos com Carolina Caffé, "Cinema de quebrada" (LISA, 2008), "Pulso, um vídeo com Alessandra" (LISA, 2006) e "Microfone, Senhora" (LISA, 2004). Realizou várias pesquisas com apoio da FAPESP (desde o mestrado ao pós-doutorado). Desenvolveu entre 2016 e 2023 a pesquisa "Ser/tornar-se africano no Brasil: Fazer musical e patrimônio cultural africano em São Paulo", junto ao Projeto Temático Fapesp "O musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia" (processo 2016/05318-7), no qual foi Pesquisadora Principal. Atua na linha Antropologia das formas expressivas, com ênfase em Antropologia Visual, Antropologia da Performance e Antropologia da Música. Suas pesquisas abordam as seguintes temáticas: cinema e violência, música em projetos de intervenção para a infância e juventude, filme etnográfico, produção audiovisual e artística na periferia, música e imigração africana. É bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1992) e em Ciências Sociais pela USP (1995). Mestre (1999) e doutora (2004) em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da FFLCH-USP. Realizou pós-doutorado no Departamento de Antropologia da USP (2004-2005). Com Bolsa de Pesquisa no Exterior Fapesp, realizou um estágio como visiting scholar junto a SOAS (School of Oriental and African Studies) da University of London em 2017 e atividades de pesquisa e docência como pesquisadora visitante na Università di Siena (Itália) em 2021 e 2022.

       

      Links:    

    • antropologia visual
    • antropologia da performance
    • etnomusicologia
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    • HIKIJI, ROSE SATIKO . Filmar o musicar. 2023 (Congresso)
    • HIKIJI, R. S. G. ; ACOSTA, P. ; SANTOS, C. M. ; VENTURINI, K. ; TEOFILO, M. ; CURBELO, J. ; STRINGINI, D. . Música, sons e fluxos migratórios. 2023 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana ; CHALCRAFT, J. . Afro-Sampas ? filmare il musicking. 2023 (Conferência)
    • SATIKO HIKIJI, ROSE ; CHALCRAFT, J. . Afro-Sampas La diaspora creativa africana a San Paolo. 2023 (Conferência)
    • SATIKO HIKIJI, ROSE ; CHALCRAFT, J. . CHALLENGING MUSEUMS ? RETHINKING AFRO AND INDIGENOUS REPRESENTATION IN COLLABORATIVE FILMMAKING. 2023 (Conferência)
    • SATIKO HIKIJI, ROSE ; CHALCRAFT, J. . MUSEI : SGUARDI DECOLONIALI. 2023 (Conferência)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. . Afro-Sampas (filme selecionado para a Mostra de Filmes da VIII APA). 2022 (Outra)
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    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, JASPER . Woya Hayi Mawe - Para onde vais? (Seminário Internacional 'O musicar Local'). 2022 (Seminário)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA . Heranças e invenções ? musicar o patrimônio africano em São Paulo (São Paulo, lugar de encontros: conhecendo patrimônios musicais). 2022 (Comunicacao)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, JASPER . African Soundtracks in Brazil: race, music & migration (Confronting urban violence: Global interdisciplinary investigations. UK-Brazil Workshops). 2022 (Comunicacao)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, JASPER . AFRO-SAMPAS (LASA INTERNATIONAL FILM SERIES (IFSS). 2022 (Outra)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA . Woya Hayi Mawe - Para onde vais? Mostra itinerante Prêmio Pierre Verger. 2022 (Conferência)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA . Filmar o musicar. 2021 (Conferência)
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    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA . Mesa Música, Performances e Festas - Woya Hayi Mawe - Para onde Vais?. 2021 (Congresso)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, JASPER . Woya Hayi Mawe - Para onde vais? (Mostra de Filmes da ANPOCS). 2021 (Outra)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; MUNOZ, A. M. ; GRUNVALD, V. ; WITTMANN, I. . Os espaços e suas artes. 2021 (Outra)
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    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA . Ciclo ?film etnografico ed etnomusicologia? Lezioni: 1) Musica di società indigene nei film etnografici 2) Diaspora creativa e film collaborativo 3) Post-produzione collaborativa. 2020 (Conferência)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. . Fotografia e Memória Imagens que atravessam - diáspora africana em performance. 2020 (Conferência)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. . Film and ethnography with African migrants in São Paulo + Woya Hayi Mawe - Dove vai?.. 2020 (Conferência)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. . Woya Hayi Mawe - Dove vai? - Proiezione e discussione del film. 2020 (Outra)
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    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. . Film etnografico e collaborazione creativa. 2020 (Conferência)
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    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA . Afro-sampas: música e translocalidade. 2019 (Seminário)
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    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. . Woya Hayi Mawe: Para onde vais? Exibição e debate APA. 2019 (Outra)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. . Visiting the Museu Afro-Brasil, occupying the Biennial: difficult heritages in a collaborative film. 2019 (Congresso)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. . Musicking through Film: Collaborative Creation with African Diaspora Musicians between Brazil and Mozambique. 2019 (Congresso)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. . 'Woya Hayi Mawe - Para onde vais?' - Presentazione. 2019 (Outra)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. . Diaspora African artists in Brazil: the production of translocalities through musicking and performing'. 2019 (Seminário)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA . La recherche et réalisa-on filmique au sein du LISA ? Laboratório de Imagem e Som em Antropologia. 2019 (Seminário)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. . Woya Hayi Mawe - Para onde vais? - proiezioni i incontro. 2019 (Outra)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA . Afrosampas - Imagens que atravessam. 2018 (Conferência)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CAIUBY NOVAES, S. . Etnoficção e Produção colaborativa. 2018 (Conferência)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA . Imagens que atravessam - Rouch em sonhos. 2018 (Comunicacao)
    • CAIUBY NOVAES, S. ; HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA . 'LISA - Laboratório de Imagem e Som em Antropologia - Dove si incontrano le varie forme espressive. 2018 (Seminário)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. . 'Images that Cross: diaspora African artists in collaborative montage'. 2018 (Comunicacao)
    • CHALCRAFT, J. ; HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA . (Un)Making Maputo: telling migrant artist lives through film. 2018 (Conferência)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA . Migrant Africans musicking in the diaspora (São Paulo and London experiences).. 2017 (Seminário)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. . O visto e o invisível - a experiência imigrante congolesa em São Paulo em quimeras, fotografias e selfies. 2018 (Congresso)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. . Quimeras, fotografias e selfies em movimento: a produção de imagens com um artista congolês em São Paulo. 2018 (Simposio)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. . Soundtrackers - musicking film with African migrant musicians in Brazil. 2018 (Seminário)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. . Musicar africano em São Paulo: tudo junto e misturado?. 2018 (Congresso)
    • HIKIJI, R. S. G. . Migrant Africans musicking in the diaspora (São Paulo and London experiences). 2017 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. ; CHALCRAFT, J. . Filming as musicking - collaborations with African artists in São Paulo and beyond. 2017 (Seminário)
    • HIKIJI, R. S. G. ; Saraiva, C. . Violão-canção: uma alma brasileira?. 2017 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . A Experiência do filme etnográfico. 2017 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. ; CHALCRAFT, J. . Opening Eyes through Ears: migrant Africans musicking in Brazil. 2017 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. ; CHALCRAFT, J. . Migrant Africans Musicking in São Paulo, Brazil. 2017 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . O visto e o invisível - Performances africanas em São Paulo, Brasil. 2017 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Translocal musicking - African Performers in Sao Paulo. 2016 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . The Eagle - 7 FIFER. 2016 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Fabrik Funk - Seminário GESTO. 2016 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Ser/tornar-se africano no Brasil: Fazer musical e patrimônio cultural africano em São Paulo. 2016 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. . Fabrik Funk - Prêmio Pierre Verger. 2016 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . O musicar de imigrantes e refugiados africanos em São Paulo. 2016 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . O musicar local: novas perspectivas na antropologia da música. 2016 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. . Micro-utopias e intervenções artísticas: outros espaços e temporalidades (mesa / debatedora). 2016 (Seminário)
    • HIKIJI, R. S. G. . 'Queremos que você seja nossa produtora': fazer antropologia e fazer musical com imigrantes africanos em SP. 2016 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . Fabrik Funk - La Boite Rouge Vif. 2016 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Ethnographic film, shared anthropology and collaborative research : Experiences at LISA from 1996 - 2016. 2016 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. . Fabrik Funk - Conférence-Midi. 2016 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Film ethnographique et anthropologie partagée dans la banlieu de São Paulo, Brésil. 2016 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. ; NACIMENTO, E. P. . Arte e periferia: vozes do outro lado da ponte. 2016 (Seminário)
    • HIKIJI, R. S. G. . Taller: Cartografias Subetivas. 2016 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . De Sao Paulo a los Andes - una producción audiovisual de LISA USP (Apresentação). 2016 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. . Fabrik Funk - De Sao Paulo a los Andres. 2016 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . The Eagle - De Sao Paulo a los Andres. 2016 (Outra)
    • Saraiva, C. ; HIKIJI, R. S. G. . Violão-Canção - In-Edit Brasil 2016. 2016 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Fabrik Funk VI Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife. 2015 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . A fabricação do funk nas periferias de São Paulo. 2015 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. . Speaking nearby Trinh T. Minh-ha (O cinema de Trinh T. Minh-ha - Mesa Redonda). 2015 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. . Violão-canção: criações com antropologia, música e cinema. 2015 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . Fabrik Funk - Napedra em Criações II. 2015 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. ; CAIUBY NOVAES, S. ; BOUDREAULT-FOURNIER, A. . Fabrik Funk - 35o NAFA. 2015 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Microfone, Senhora -VI Visualidades. 2014 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. ; NOVAES, S. C. ; BOUDREAULT-FOURNIER, A. . Fabrik Funk - Lançamento. 2015 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . A Arte e a Rua - Exibição e debate Queen's University. 2015 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Fabrik Funk -Exibição e debate na Queen's University. 2015 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Immersion, mimesis and corporeality - ethnography of musical learning in a social project for children and youth in São Paulo, Brazil. 2015 (Seminário)
    • HIKIJI, R. S. G. ; NOVAES, S. C. ; BOUDREAULT-FOURNIER, A. . Fabrik Funk - IN EDIT BRASIL 2015. 2015 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . 'Filme e etnografia: antropólogos e atores em performance',. 2015 (Seminário)
    • HIKIJI, R. S. G. . 'Filme etnográfico e antropologia musical'. 2015 (Simposio)
    • HIKIJI, R. S. G. . 'Da arte de rua à fábrica de funk - jovens artistas periféricos em movimento'. 2015 (Simposio)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . A Arte e a Rua - FACA. 2015 (Outra)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . A Arte e a Rua: a periferia a partir de seus artistas. 2014 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Creativity and Ethno-fiction. 2015 (Outra)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Bixiga em Artes e Ofícios - Mesa de lançamento do livro. 2014 (Outra)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Cinema de Quebrada - Arte e Periferia. 2014 (Outra)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . A Arte e a Rua - Arte e Periferia. 2014 (Outra)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Filme etnográfico, webdocumentário e Antropologia Compartilhada. 2014 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana ; Caffé, C. . A Arte e a Rua - EIAV. 2014 (Outra)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . A Arte e a Rua - VI ENCONTRO DE MUSICOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO. 2014 (Outra)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . A Arte e a Rua - VI ENCONTRO DE MUSICOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO. 2014 (Outra)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Cinema de Quebrada - Mostra Nacional Cinema de Quebrada. 2014 (Outra)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Cinema de quebrada em movimento. 2014 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana ; CAIUBY NOVAES, S. . Fabricar o Funk em Cidade Tiradentes/SP: protagonistas e antropólogos em performance. 2014 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Teatro, musica e arte di strada: uno sguardo nelle periferia de Sao Paulo. 2014 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana ; Caffé, C. . A Arte e a Rua - XII Graduação em Campo e II SemiNAU. 2014 (Outra)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Corpo, violência e cidade - cinema e etnografia em montagem. 2014 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Bixiga em Artes e Ofíios. 2014 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana ; Caffé, C. . Art and the Street - Cinema Turbulent - Film Festival 2014. 2014 (Outra)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Film as shared ethnography: experiences with artists from the outskirts of Sao Paulo. 2014 (Seminário)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Artes da periferia: a questão da 'cultura' de periferia e a produção artística e audiovisual nas periferias paulistanas'. 2013 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Lá do leste ? as artes nas bordas da cidade. 2013 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Cidade Tiradentes por seus artistas. 2013 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Cartovideografia das artes em Cidade Tiradentes: vídeo, internet e antropologia compartilhada. 2013 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Produção audiovisual por jovens da periferia. 2013 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . ?Filme etnográfico e antropologia compartilhada - experiências nas periferias de São Paulo. 2013 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Filme etnográfico e Antropologia Compartilhada. 2013 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Cinema de Quebrada: periferia, juventude e representação. 2013 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . A Arte e a rua - exibição no CineDoc Observatório LIvre. 2013 (Outra)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana ; Hylario, D. . Juventude e arte nas bordas da cidade. 2013 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Cinema de quebrada: 1ª Mostra de Filme Etnográfico Maria Lacerda de Moura.. 2013 (Outra)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana ; Caffé, C. . Lá do Leste - Mostra Etnodoc Manguinhos. 2012 (Outra)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana ; Caffé, C. . Lá do Leste - Mostra Etnodoc Rocinha. 2012 (Outra)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana ; Caffé, C. . A arte e a Rua no IV Festival do Filme Etnográfico do Recife. 2012 (Outra)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana ; Caffé, C. . CLAUSURA MUESTRA AUDIOVISUAL - A arte e a Rua - ALA/Chile. 2012 (Outra)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Sociedade midiática e culturas juvenis. 2012 (Conferência)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . A arte e a rua - prêmio Pierre Verger. 2012 (Outra)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Filme  etnográfico  e  site  interativo  -­‐  Antropologia  Compartilhada  em  Cidade  Tiradentes. 2012 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . Lá do Leste - arte de rua em Cidade Tiradentes. 2012 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. . A arte e a rua - reflexões a partir da realização de um filme etnográfico com artistas de Cidade Tiradentes. 2011 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. ; Caffé, C. . Cinema de Quebrada - Radiografia Cultural. 2011 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. ; Caffé, C. . Lá do Leste III Festival do Filme Etnográfico do Recife. 2011 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Cinema de Quebrada - Mostra de Filmes Antropológicos. 2011 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. ; Caffé, C. . Lá do Leste - Mostra de Filmes Antropológicos. 2011 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. ; Caffé, C. . 16ª Semana de Arte e Cultura da Universidade de São Paulo - Lá do Leste - Mostra Cinema da Usp. 2011 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. ; Caffé, C. . Lá do Leste (exibição na Mostra de Filmes de autoria dos participantes). 2011 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. ; Caffé, C. . Lá do Leste- Etnodoc. 2011 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. ; Caffé, C. . Lá do Leste - Etnodoc Manaus. 2011 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Imagens da quebrada. 2011 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. ; Caffé, C. . lá do leste - exibição na semana de Ciências Sociais. 2011 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Produção de arte na periferia. 2011 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. . Cinema de Quebrada - Seleção do II Festival do Filme Etnográfico do Recife. 2010 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. ; Caffé, C. . Lá do Leste - SP LESTE EM MOVIMENTO - 1º Festival de Cinema da Zona Leste de São Paulo. 2011 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. ; Caffé, C. . Lá do Leste (exibiçao e debate com protagonistas). 2010 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Pulso - um vídeo com Alessandra. 2010 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. ; Caffé, C. . Lá do Leste. 2010 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . A música e o risco ? observações a partir da etnografia em um projeto social de ensino musical. 2010 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. . Filme como etnografia: em campo, na ilha, no ar. 2010 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . Jean Rouch - Visões para uma antropologia. 2010 (Simposio)
    • HIKIJI, R. S. G. . Cinema de Quebrada - CCBB. 2010 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . cinema de Quebrada - apresentação na Anpocs. 2009 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . A produção artística na periferia. 2009 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. . Cinema de Quebrada - exibição no Festival de Filme Antropológico do IV Congresso APA. 2009 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Cinema de quebrada - exibições no Circuito do Vídeo Popular. 2009 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Cinema de quebrada - exibição na III Semana do Vídeo Popular. 2009 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Cinema de Quebrada - Graduação em Campo. 2009 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. . O fazer audiovisual como performance - A produção de imagens, sons e relações no contexto etnográfico. 2009 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . Cinema de Quebrada - exibição e debate no CINUSP Paulo Emílio. 2008 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Cinema de Quebrada - exibição e debate no Instituto Pólis. 2008 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Vídeo e etnografia - questões para um debate. 2008 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. ; KISHIMOTO, A. . Nikkeis in Brazil, Dekasseguis in Japan: Identity and Memory in Films on Migrations. 2008 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . Exibição dos filmes "Microfone, Senhora", "Prelúdio" e "Pulso-um vídeo com Alessandra". 2008 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Arte, cultura e políticas públicas. 2008 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. . Exibição do vídeo Cinema de Quebrada. 2008 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Cinema de Quebrada. 2008 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. . Sentidos da imagem na quebrada e na etnografia. 2008 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . Imagens que afetam: filmes da quebrada e o filme da antropóloga. 2008 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . Pulso, um vídeo com Alessandra. 2006 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. ; MARIN, N. . Catarina Alves Costa - Projeto Trajetórias - Sessão VD 01 Exibição de Video-Portrait. 2007 (Congresso)
    • HIKIJI, R. S. G. . A quebrada no cinema: imagens da periferia paulistana por seus moradores. 2007 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . Antropologia em montagem ? fragmentos entre Rouch e Minh-ha. 2007 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . Pulse, a video with Alessandra. 2007 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. ; FERRAZ, A. L. M. C. ; CUNHA, E. T. . Video workshops ? a discussion with Brazilian visual anthropologists. 2007 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. ; CUNHA, E. T. ; BUHLER, M. S. ; FERRAZ, A. L. M. C. . O vídeo pelo outro. 2005 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . "Antropologia Visual". 2006 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. . Microfone, Senhora; Prelúdio; Pulso e Vírus da Música (exibição dos vídeos e debate na ABET). 2006 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . vídeos da quebrada: produção audiovisual da periferia. 2006 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . pulso, um vídeo com Alessandra (exibição na Mostra de Filmes Anpocs, 2006). 2006 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Mesa Redonda - Imagem e Violência (Anpocs, 2006). 2006 (Congresso)
    • HIKIJI, R. S. G. ; Clarisse Castro Alvarenga . "sou de lá" x "estive lá" - o vídeo pela periferia. 2006 (Comunicacao)
    • RAIMUNDO, A. C. ; HIKIJI, R. S. G. . Exibição do vídeo Vírus da Música:. 2005 (Outra)
    • RAIMUNDO, A. C. ; HIKIJI, R. S. G. . Exibição do vídeo ?Vírus da Música?:Casa do Lago / Unicamp. 2005 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Exibição do vídeo Prelúdio, Casa do Lago / Unicamp. 2005 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Exibição do vídeo "Microfone, Senhora", Mostra Casa do Lago/Unicamp. 2005 (Outra)
    • RAIMUNDO, A. C. ; HIKIJI, R. S. G. . Exibição do vídeo ?Vírus da Música?: 19ª. Mostra do Audiovisual Paulista.. 2005 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Exibição do vídeo ?Microfone, Senhora. 2006 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Exibição do vídeo ?Microfone, Senhora?, Compostela. 2006 (Outra)
    • RAIMUNDO, A. C. ; HIKIJI, R. S. G. . Exibição do vídeo ?Vírus da Música?, Feira Audiovisual, Compostela. 2006 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Exibição do vídeo ?Microfone, Senhora?, SESC Araraquara. 2006 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Exibição do vídeo Pulso, um vídeo com Alessandra. 2006 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . O vídeo em campo ? performance, troca e reflexividade. 2006 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . Usos do audiovisual na pesquisa antropológica. 2006 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. . Vídeo, música e antropologia compartilhada - uma experiência intersubjetiva. 2006 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . Sentidos e imagens na performance artística de jovens das periferias metropolitanas. 2005 (Comunicacao)
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    • HIKIJI, R. S. G. . Antropologia e Cinema. 2003 (Conferência)
    • HIKIJI, R. S. G. . A análise fílmica a partir da antropologia. 2003 (Seminário)
    • HIKIJI, R. S. G. . "Microfone, Senhora" e "Prelúdio", exibição na Mostra de vídeos da V Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM). 2003 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Exibição dos vídeos ?Microfone, Senhora? e ?Prelúdio?, Mostra sobre o Brasil da Mairie de Desertines. 2004 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . O Olhar Ofendido. 1997 (Seminário)
    • HIKIJI, R. S. G. . Representações fílmicas da violência: cenas do imaginário contemporâneo. 1998 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . Por que os guris fazem música?. 2001 (Seminário)
    • HIKIJI, R. S. G. . ?A música contra o risco ? Arte como intervenção social entre crianças e jovens pobres no Estado de São Paulo". 2002 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . Representações Fílmicas da Violência. 1997 (Comunicacao)
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    • HIKIJI, R. S. G. . ?Etnografia da Performance ? Música, identidade e alteridade. 2001 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . ?Música para matar o tempo?? ? considerações sobre um projeto de ensino musical para jovens ?em situação de risco??. 2002 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . Possibilidades da etnografia da performance - Reflexões a partir da análise de um projeto de ensino musical com jovens de baixa renda. 2004 (Comunicacao)
    • HIKIJI, R. S. G. . Microfone, Senhora, exibição na 9 Mostra Internacional do Filme etnográfico. 2003 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Exibição dos vídeos ?Microfone, Senhora? e ?Prelúdio? na Mostra ?Semana de Arte e Cultura? da USP. 2004 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . Exibição do vídeo ?Microfone, Senhora?. Mostra Informativa de Vídeos - Foco Inclusão Social.. 2004 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . ?Microfone, Senhora?, 17ª. Mostra do Audiovisual Paulista. 2004 (Outra)
    • HIKIJI, R. S. G. . ?A música e o risco: uma etnografia da performance musical entre crianças e jovens de baixa renda em São Paulo?. 2004 (Conferência)
    • HIKIJI, ROSE SATIKO . ?Podcast Qual Vai Ser?. 2023 Futura
    • HIKIJI, R. S. G. . A música e o risco - Programa AL Debate. 2006 TV Assembléia
    • HIKIJI, R. S. G. . Estação Cultura - A música e o risco. 2007 Rádio Cultura FM
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    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; BANDEIRA, P. ; MACHADO, G. F. . 'Processos Colaborativos: Direção, Edição, e Criação Coletiva. 2020 Lab Arandu Youtube
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; FREITAS, N. A. ; BANDEIRA, P. . 'Trajetórias pessoais na Antropologia Visual do Brasil', com Rose Satiko Hikiji. 2020 Labome Visualidades (Youtube)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. ; BAHULE, L. . Woya Hayi Mawe - Entrevista para a TVM Moçambique. 2020 TVM - TV Moçambique
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    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana ; CAIUBY NOVAES, S. ; MORGADO, P. ; GIESBRECHT, E. ; ABREU, C. ; RIBEIRO, M. S. ; PESSUTO, K. ; GRUNVALD, V. . EIAV - Encontro Internacional de Antropologia Visual. 2014 (LISA-USP)
    • HIKIJI, R. S. G. . FACA - Festa de Antropologia, Cinema e Arte em LIsboa. 2015 (Centro em REde de Investigação em Antropologia)
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    • HIKIJI, R. S. G. ; ZELAYA, S. . Diálogos sobre arte, imigração e trabalho. 2016 (VII Forum social mundial das migrações)
    • HIKIJI, R. S. G. . Mesa O Musicar Local - Novas perspectivas para a antropologia da música. 2016 (ABA)
    • HIKIJI, R. S. G. ; GIESBRECHT, E. ; ROCHA, E. . Mostra de Filmes do VIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2017 (ABET)
    • PUTTI, R. ; HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA . Seminario Internazionale di Antropologia Visiva. 2018 (Laboratorio Ars Videndi- Dispoc Università di Siena, pela Scuola di Specializzazione in Beni DEA Università di Perugia e pelo Laboratório de Imagem e Som em Antropologia - LISA, da Universidade de São Paulo)
    • GIESBRECHT, E. ; HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; VILLELA, A. ; LEAHA, M. A. . Mostra de filmes da Enabet. 2019 (ABET - Associação Brasileira de Etnomusicologia)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. . Painel Patrimônios Difíceis na Tela na 7 APA. 2019 (APA)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; Reily, S. ; TONI, F. C. . II Seminário Interno "O Musicar Local". 2020 (USP e Unicamp)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA . III Seminário Interno do Projeto Temático Fapesp 2016/05318-7 ?O Musicar Local ? Novas Trilhas para a Etnomusicologia?. 2021 (USP e Unicamp)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; SANTOS, C. M. . Coordenação do GT 07 Etnomusicologia e fluxos migratórios recentes: desafios e engajamentos no Brasil atual. 2021 (associação Brasileira de Etnomusicologia)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; MUNIAGURRIA, L. A. ; FUZER, L. . São Paulo - lugar de encontros. 2022 (Departamento de Antropologia, DPH _ PREFEITURA DE SP)
    • FERRARI, F. ; MACEDO, V. ; HIKIJI, R. S. G. ; MARRAS, S. ; MIRAGLIA, P. ; NASCIMENTO, S. ; SCHULER, E. ; SZTUTMAN, R. ; SILVA, P. P. E. . Seminário ?Pobreza e Criminalidade?. 2005 (Departamento de Antropologia e Revista Sexta-Feira)
  • Curso de curta duração ministrado: 14
    • SATIKO HIKIJI, ROSE ; RIBEIRO, P. V. B. ; COSTA, A. C. . \Audiovisual nas pesquisas de campo: culturas populares em foco. 2022 (fflch)
    • SATIKO HIKIJI, ROSE ; PRADO, Y. . O indivíduo na pesquisa etnomusicológica. 2022 (fflch)
    • HIKIJI, ROSE SATIKO . Antropologia da música - questões a partir de uma etnografia do musicar africano em São Paulo. 2023 (ECA-USP)
    • BARBOSA, A. ; CUNHA, E. T. ; HIKIJI, R. S. G. . OFICINA DE IMAGENS E NARRATIVAS EM PROCESSO. 2006 (Associação Brasileira de Antropologia)
    • HIKIJI, R. S. G. . Antropologia e cinema: o filme etnográfico. 2008 (Departamento de Antropologia - VII Graduação em Campo)
    • HIKIJI, R. S. G. . Cinema e Antropologia ? A comunicação audiovisual como forma de conhecimento cultural. 2003 (Faculdade de Fotografia do Senac ? Centro de Comunicação e Artes.)
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Projeto Arte em Foco - Arte e Periferia. 2014 (Funarte-BH)
    • HIKIJI, R. S. G. . Música no dia-a-dia: tensões entre o diletante e o profissional: A Fabricação do funk nas periferias de SP. 2015 (Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo)
    • HIKIJI, R. S. G. ; HIRANO, S. ; MORI, K. ; KISHIMOTO, A. ; OLIVEIRA, R. . Summer Course para alunos da Universidade de Tsukuba. 2016 (FFLCH-USP / CCINT)
    • HIKIJI, R. S. G. . Violão-Canção - uma alma brasileira - Aspectos da Cultura Brasileira II. 2016 (FFLCH-USP)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA ; CHALCRAFT, J. . Guardare, ascoltare, criare: Antropologie migranti. 2020 (Aprimondo)
    • HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA . Introdução à antropologia da música. 2021 (Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo)
    • RIBEIRO, P. V. B. ; COSTA, ; HIKIJI , ROSE SATIKO GITIRANA . Cursos de Inverno on-line da FFLCH - A prática audiovisual em campo: culturas negras. 2020 (FFlch)
    • HIKIJI, ROSE SATIKO ; TRINDADE, V. ; TRINDADE, E. . O caminho do Alabê - O legado Sobá da Familia Solano Trindade. Metodologia de Raquel Trindade. 2023 (USP)
    • HIKIJI, R. S. G. . Relatório Científico 1. 1996
    • HIKIJI, R. S. G. . Relatório Científico 2. 1997
    • HIKIJI, R. S. G. . Relatório Científico 3. 1997
    • HIKIJI, R. S. G. . Relatório Científico 4. 1998
    • HIKIJI, R. S. G. . Relatório Científico 5. 1998
    • HIKIJI, R. S. G. . Relatório Científico 1. 2000
    • HIKIJI, R. S. G. . Relatório Científico 2. 2001
    • HIKIJI, R. S. G. . Relatório Científico 3. 2002
    • HIKIJI, R. S. G. . Relatório Científico 4. 2002
    • HIKIJI, R. S. G. . Relatório Científico 5. 2003
    • HIKIJI, R. S. G. . Relatório de Pós-Doutorado 1 - FAPESP. 2004
    • HIKIJI, R. S. G. . Relatório de Pós-Doutorado 2 - FAPESP. 2005
    • HIKIJI, R. S. G. . I Relatório Científico - Auxílio à Pesquisa FAPESP. 2007
    • HIKIJI, R. S. G. . Relatório de Atividades - Referente ao primeiro período de estágio de experimentação em RDIDP. 2007
    • HIKIJI, R. S. G. . Relatório de Atividades - Referente ao segundo período de estágio de experimentação em RDIDP. 2009
    • HIKIJI, R. S. G. . Relatório referente ao terceiro período do estágio de experimentação em RDIDP. 2011
    • HIKIJI, R. S. G. . Relatório Científico Final - Imagens Compartilhadas (Auxílio à Pesquisa - FAPESP). 2008
    • Nome do projeto: Oficina de Imagens: Uma reflexão sobre o processo de introdução da análise e produção videográfica entre internos da FEBEM (1999 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. , MIRAGLIA, P. .
      Descrição: Projeto desenvolvido junto ao temático ?Imagem em foco nas Ciências Sociais?,financiado pela FAPESP. O projeto tem como objetivo geral a reflexão acerca das possibilidades e resultados da introdução da linguagem visual na pesquisa de campo com um grupo de jovens internos na FEBEM - Tatuapé.
    • Nome do projeto: Por que os guris fazem música? Aprendizado e prática musical como construção da vida social entre crianças e jovens pobres em São Paulo (1999 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. .
      Descrição: A pesquisa consiste na abordagem antropológica de um projeto institucional de ensino musical para crianças e adolescentes de comunidades de baixa renda no Estado de São Paulo (Projeto Guri), alguns destes, internos na Febem. A etnografia tem como objeto as diversas facetas do fazer musical, como seus aspectos pedagógicos e performáticos, e procura descrever as relações desta prática social com a construção das noções de corporalidade, temporalidade e alteridade entre seus sujeitos.
    • Nome do projeto: ?A representação da violência no cinema ficcional contemporâneo? (mestrado) (1996 - 1999
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. .
    • Nome do projeto: Olhar, escutar, criar - Uma análise da criação de sensibilidades e identidades a partir da performance artística entre jovens das periferias metropolitanas (2004 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. .
      Descrição: A proposta do projeto é a observação, análise e exposição (audiovisual e textual) de situações de intervenção social com jovens de baixa renda da periferia paulista por meio de expressões artísticas. A prática de música, artes visuais, dança, vídeo ou teatro é pensada como possibilidade de construção de imagens, sensibilidades e identidades que se sobrepõem a auto-imagens e estereótipos ligados ao universo da juventude, da pobreza e às associações constantes deste à criminalidade e à violência urbana. O projeto de pós-doutorado integra o Projeto Temático (FAPESP) ¿Alteridade, expressões culturais do mundo sensível e construções da realidade - velhas questões, novas inquietações¿
    • Nome do projeto: O FAZER AUDIOVISUAL COMO PERFORMANCE: A PRODUÇÃO DE IMAGENS E SONS NO CONTEXTO ETNOGRÁFICO (Projeto Temático FAPESP: Antropologia da Performance: Drama, Estética e Ritual) (2008 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. .
      Descrição: O projeto que desenvolvo neste temático tem como objetivo a análise da introdução do audiovisual no processo da pesquisa etnográfica a partir das reflexões do campo da Antropologia da Performance. Proponho pensar como performático o processo no qual a relação entre antropólogo e sujeitos pesquisados é mediada pela câmera. São levadas em conta as formas narrativas eleitas pelo antropólogo (no filme etnográfico) ou pelo nativo (quando este é estimulado a experimentar a linguagem audiovisual).
    • Nome do projeto: Imagens Compartilhadas - o audiovisual na pesquisa com jovens artistas das periferias metropolitanas (auxílio à pesquisa da FAPESP - 01/07/2006 a 30/06/2008 (2005 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. , BIAZETTI, J. , ZAHRA, M. , VICCINI, A. N. , BELLETATI, F.F. , SANTOS, L. , SHIMODA, L. Y. , CHEN, M. , FERREIRA, N.M. , SBARRA, P. , GOMES, H.S. .
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo a reflexão sobre as possibilidades de produção compartilhada de conhecimento com os sujeitos pesquisados, jovens artistas moradores das periferias metropolitanas, a partir do uso do audiovisual. O campo a partir do qual a reflexão é proposta são vídeos já produzidos pela pesquisadora, um processo de pesquisa em andamento com jovens realizadores de vídeo na periferia paulistana, e a análise de algumas propostas e realizações em cinema e vídeo etnográficos. Entre 2006 e 2007, o projeto contou com apoio da FAPESP, via auxílio à pesquisa. O projeto contou também com bolsas do projeto Ensinar com Pesquisa, da Pró-Reitora de Graduação da USP. Atualmente o projeto é desenvolvido como parte de minhas atividades em regime de RDIDP junto ao Departamento de Antropologia da USP.
    • Nome do projeto: Projeto Temático: Imagem em Foco nas ciências Sociais (1999 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. , MOREIRA LEITE, M. , ARAUJO, M. , PUZZO, G. , BERGER, M. , FRETIN, L. , PAES, F.S. , LOPES, P.M.D. , BARROS, D.D. , MENEZES, P. , FERREIRA, F. , SZTUTMAN, R. , MACEDO, V. M. , BUHLER, M. S. , FERRAZ, A. L. M. C. , MARRAS, S. , BARBOSA, A. , CUNHA, E. T. , NOVAES, S. C. , FERRARI, F. , MIRAGLIA, P. , SCHREIBER.Y. .
      Descrição: Projeto Temático coordenado por Sylvia Caiuby Novaes, vigente entre 1999 e 2003, que teve como objeto a análise, produção e catalogação de imagens a partir de uma abordagem das Ciências Sociais.
    • Nome do projeto: Projeto temático: Alteridade, expressões culturais do mundo sensível, construções da realidade: velhas questões, novas inquietações. (2003 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. , MENEZES, P. , SCHREIBER.Y. , PAES, F.S. , KIM, J.H. , TUTTOILMONDO, J. , LOPES, P.M.D. , ERMEL,P.B. , BARROS, D.D. , MOREIRA LEITE, M. , SZTUTMAN, R. , FERREIRA, F. , MARIN, N. , BARCELOS NETO, A. , BUHLER, M. S. , FERRAZ, A. L. M. C. , MARRAS, S. , BARBOSA, A. , CUNHA, E. T. , CAIUBY NOVAES, S. .
      Descrição: Entre 1999 e 2002 desenvolvemos o projeto temático Imagem em Foco nas Ciências Sociais (Processo FAPESP 1997/11.810-9), que investiu em três grandes linhas de pesquisa: análise, produção e catalogação de imagens. A proposta que ora encaminhamos à FAPESP procura dar conta de questões teóricas e metodológicas levantadas a partir do desenvolvimento das várias pesquisas e realizações em vídeo e fotografia deste projeto, assim como sugerir outras, que deverão ser aprofundadas nestes próximos quatro anos. Nesta nova proposta de projeto temático nossas pesquisas deverão voltar-se para algumas questões básicas das Ciências Sociais que, se estavam presentes desde o surgimento de algumas das disciplinas que a compõem, como a Antropologia e a Sociologia, adquirem uma nova dimensão quando pensadas à luz das possibilidades trazidas pelas novas tecnologias de organização e tratamento da imagem e do som, como o vídeo, o CD-ROM, o DVD, a foto digital, e a própria fotografia. Os diferentes projetos, a serem desenvolvidos pela nossa equipe, deverão investigar temáticas e universos empíricos específicos a partir de algumas questões teóricas e metodológicas gerais... [ trecho do resumo]
    • Nome do projeto: Antropologia Compartilhada: Desafios contemporâneos. (Projeto Temático FAPESP A Experiência do Filme na Antropologia) (2010 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. .
      Descrição: No projeto "Antropologia compartilhada: desafios contemporâneos", tenho como objetivo refletir acerca do fazer audiovisual antropológico, tendo como ponto de partida o projeto visionário de Jean Rouch de compartilhar a antropologia por meio do cinema. O projeto integra o projeto temático A Experiência do Filme na Antropologia, apoiado pela FAPESP. Este projeto temático centra-se em duas vertentes. Uma delas trata da reflexão acerca das relações entre a Antropologia, o Cinema e a Fotografia, relação que se inicia nos primórdios da invenção da máquina fotográfica, do cinematógrafo e da própria disciplina antropológica. Se os encontros iniciais entre antropologia e estas novas técnicas de reprodução da imagem marcam as primeiras descobertas das possibilidades de contato e contágio, cem anos mais tarde as tensões são tantas quanto as efetivas aproximações entre as áreas. Um dos objetivos deste projeto é, pois, refletir sobre as experiências de apropriação mútua entre elas a partir da teoria antropológica, e também experimentar as possibilidades deste encontro, por meio da realização de filmes etnográficos e ensaios fotográficos. A segunda vertente está mais ligada ao que se convencionou chamar de Antropologia da Arte. Trata-se nesta segunda linha de pesquisa de perceber a realização audiovisual no âmbito da produção de conhecimento antropológico como expressão de um diálogo entre a teoria antropológica clássica e outros campos da própria antropologia como o da antropologia da arte e a etnoestética, bem como com campos vizinhos como os das artes visuais e cênicas.
    • Nome do projeto: Bixiga em Artes e Ofícios: percursos audiovisuais (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. , SHIMODA, L. Y. , TAKAYAMA, V. Y. G. , SILVERIO, M.S. , BORTOLETO, M. , MATTAR, L , MONTEIRO, R. .
      Descrição: Mapeamento de olhares sobre fazeres de artistas e artesãos do Bixiga (SP).
    • Nome do projeto: Antropologia compartilhada ? novas perspectivas (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. .
      Descrição: Esta pesquisa tem como ponto de partida o projeto visionário de Jean Rouch de compartilhar a antropologia por meio do cinema. Há cerca de 12 anos tenho desenvolvido projetos de pesquisa baseados em processos de realização audiovisual. O fazer do vídeo permeia o encontro etnográfico. A experiência de realização de um filme etnográfico, a partir desta perspectiva rouchiana, ilumina questões que foram levantadas tardiamente na história da própria antropologia: a dialogia, a autoria, a representação, os lugares de produção de conhecimento são problematizados em todo o processo de pesquisa. A antropologia que resulta desta abordagem aproxima-se do que recentemente se apresenta como antropologia simétrica, que questiona as grandes divisões, o ?eles crêem, nós fazemos teoria?. Estas são algumas das questões com as quais pretendo lidar no presente projeto, seja a partir de experiências de realização audiovisual já finalizadas, seja a partir da análise de documentários e filmes etnográficos de outros realizadores. Em resumo, este projeto propõe uma reflexão sobre as possibilidades deste projeto de Antropologia Compartilhada: seu surgimento com Jean Rouch, seus desenvolvimentos em outros filmes etnográficos (nossos e de outros realizadores) e com a ampliação dos meios de comunicação e do acesso a estes meios e, finalmente, seus limites e dificuldades, que variam enormemente conforme cada encontro etnográfico.
    • Nome do projeto: Images and sound making: a comparative and collaborative approach to visual anthropology (2013 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. , NOVAES, S. C. , BOUDREAULT-FOURNIER, A. .
      Descrição: This project aims at developing a comparative and collaborative approach to Visual Anthropology between researchers working in two different sites. The research project will simultaneously pursue two main strategies: (1) Comparison. Researchers will create opportunities of dialogues during which they will share, compare and comment on each of their methodological and theoretical approaches; and (2) Collaboration. Researchers will jointly conceptualize and produce an ethnographic film and/or audio-visual text.
    • Nome do projeto: Violão-Canção: diálogos entre o violão solístico e a canção popular brasileiraO projeto se destina à realização e divulgação de materiais audiovisuais documentais sobre a discussão contemporânea acerca dos pontos de contato entre os universos do violão so (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. , Saraiva, C. .
      Descrição: O projeto se destina à realização e divulgação de materiais audiovisuais documentais sobre a discussão contemporânea acerca dos pontos de contato entre os universos do violão solístico e da canção popular brasileira. Neste sentido, solicitamos apoio para 1) a gravação e edição de vídeos que resultarão em materiais audiovisuais para um sítio na Internet e para um documentário em média metragem; 2) a montagem do site para a divulgação e o intercâmbio das discussões musicais e culturais que são travadas entre alguns dos mais importantes artistas atuantes nos campos estudados; e 3) a realização de ciclos de apresentações musicais e audiovisuais. Serão gravadas conversas e performances musicais com João Bosco, Paulo César Pinheiro e Luiz Tatit ? ligados ao universo da canção ; com Sérgio Assad, Paulo Bellinati, e Marco Pereira ? ligados ao universo do violão solístico; e com Guinga ? intrínsicamente ligado a ambos os universos; intermediadas pela palavra e pelo violão de Chico Saraiva, músico que desenvolve seu mestrado nesse tema no Departamento de Música da USP sob orientação do maestro e professor Gilmar Roberto Jardim. Rose Satiko G. Hikiji, professora do Departamento de Antropologia, traz sua experiência com a antropologia visual para a realização do documentário. A trança interdisciplinar se completa com a abordagem da Antropologia Musical, interesse compartilhado pelos proponentes do projeto.
    • Nome do projeto: Ser/tornar-se africano no Brasil: Fazer musical e patrimônio cultural africano em São Paulo (projeto que integra o projeto temático O musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia PROCESSO FAPESP 2016/05318-7 (2016 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. , CHALCRAFT, J. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo pensar os significados do fazer musical para imigrantes africanos que chegaram nos últimos anos a São Paulo. Interessa-nos acompanhar histórias de vida destes imigrantes, e entender de que maneira a música constitui a experiência de se tornar/perceber africano no Brasil. Por música entendemos, como Small (1998), diferentes tipos de ação, modos de organizar sons em significados, sistemas de comunicação; musicking é o conceito criado pelo autor para denotar "um encontro humano". A performance musical é portanto um encontro entre pessoas e, como todo encontro humano ocorre em um ambiente físico e social. O projeto é desenvolvido junto ao Projeto Temático Fapesp "O musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia", em parceria com Jasper Chalcraft (University of Sussex)
    • Nome do projeto: O musicar de imigrantes e refugiados africanos em São Paulo (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. .
      Descrição: Esta pesquisa propõe uma abordagem etnomusicológica do fazer musical de imigrantes e refugiados africanos que chegam nos últimos anos à cidade de São Paulo, em diálogo com recursos do campo da antropologia visual, como o filme etnográfico. Será desenvolvida no interior do Projeto Temático apoiado pela FAPESP ?O musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia?, coordenado por Suzel Reily (Unicamp) e do qual sou uma das pesquisadoras principais, e junto ao Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP), por mim coordenado.
    • Nome do projeto: O Musicar Local novas trilhas para a etnomusicologia (2016 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. , BERTHO, R. M. , TEOFILO, M. , PANCRACIO, M. , MENDES, M. , LAPPICY, P. , BESSA, P. , PICCHIA, P. M. , BUZZI, P. M. R. , MARTINS, R. , SANTOS, T. H. , ROSA, L. F. , VILLELA, A. , MENEZES, E. , PATSIAOURA, E. , MUNIAGURRIA, L. A. , LEAHA, M. A. , GRUNVALD, V. P. , BRAGA, G. T. , GUARDIA, G. A. D. , MUSA, N. A. , SILVA, L. , WERNET, K. , ROCHA, E. , REIS, E. A. , MATAREZIO, E. , CASTRO, M. C. , SALLES, P. P. , GIESBRECHT, E. , Reily, S. , NOGUEIRA, L. W. M. , CHALCRAFT, J. , TONI, F. C. , BUENO, A. C. P. , CARVALHO, G. M. L. , SAUNIER, K. , BØHLE, K. K. , ALMEIDA, M. V. S. R. M. , ERMEL, P. B. , GARLAND, S. , MOREIRA, C. , SANCHEZ, E. R. , SATO, E. , PIMENTEL, H. , SILVA, U. S. C. , REMANE, O. S. .
      Descrição: O Projeto Temático O Musicar Local novas trilhas para a etnomusicologia visa reconhecer a diversidade das formas de engajamento musical ou do musicar em localidades diversas. Adotamos o termo musicar como tradução da palavra musicking, cunhada por Christopher Small, para descrever qualquer forma de engajamento com música. Assim, a performance musical é uma forma de musicar, mas musica-se também ao ouvir ou falar sobre música, ao fazer o download de uma música ou mesmo ao participar da organização de um show. Com efeito, Small chama atenção para o caráter social do musicar, ocorra ele numa performance em tempo real ou mediado por música gravada. Musicar, enfim, é engajar-se num processo interativo ligado à produção e vivência da música.Ao atrelarmos o musicar ao local, buscamos investigar como o musicar constrói a localidade e como é construído por ela. Ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se chamar atenção para o papel da música na articulação deste contexto, independentemente da origem do estilo em questão. Localidades são contextos dinâmicos; são pontos de encontros contínuos entre pessoas, ideias, práticas, tecnologias, objetos que vão convergindo no local ao longo do tempo. A especificidade da localidade deriva de suas relações com outras localidades, mais do que com o seu isolamento. Busca-se, aqui, documentar como o engajamento musical se articula com as interações sociais que ocorrem durante o musicar, sejam os participantes amadores ou profissionais. O Temático, portanto, volta-se para a investigação da relação entre música e localidade a partir das práticas das pessoas envolvidas no musicar. Com este Temático propomos que um enfoque sobre práticas musicais locais tem o potencial de criar um novo paradigma para as musicologias, perspectiva esta que engloba e resume alguns dos principais debates contemporâneos.
    • Nome do projeto: Diásporas criativas africanas em São Paulo: trilhas audiovisuais para a etnomusicologia (2020 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo analisar as diásporas criativas africanas em SãoPaulo, a partir da abordagem da etnomusicologia e da antropologia visual. Dáprosseguimento à investigação iniciada em 2016 acerca dos significados dofazer musical para uma nova e crescente geração de imigrantes africanos noBrasil, especificamente em São Paulo. Propõe a construção de narrativasetnográficas, textuais e audiovisuais, a partir de histórias de vida,experiências cotidianas e formas expressivas de imigrantes que chegam àcidade nos últimos anos, e entender de que maneira a música constitui aexperiência de se tornar/perceber africano no Brasil.
    • Nome do projeto: Afro-Sampas: difusão da pesquisa com músicos africanos residentes em São Paulo (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo a construção de AFRO-SAMPAS, uma plataforma digital com sistema de gerenciamento de conteúdo acessível para apresentação do fenômeno cultural da diáspora criativa africana em São Paulo, pesquisado desde 2016 por Rose Satiko Hikiji (DA/USP) em parceria com Jasper Chalcraft (European University Institute), no projeto "Fazer musical e patrimônio cultural africano em São Paulo", desenvolvido junto ao Projeto Temático Fapesp "O musicar local: novas trilhas para a Etnomusicologia" (2016/05318-7). Neste projeto, analisamos o movimento recente da chegada de músicos de diferentes países africanos à metrópole paulistana. Nos últimos anos, o Brasil recebe uma corrente migratória inédita, que tem transformado a nossa paisagem cultural. Há 4 anos, acompanhamos alguns destes imigrantes e refugiados africanos, em especial, músicos e artistas que tem buscado espaços de atuação profissional na cidade de São Paulo. Brincando com o nome do álbum de 1966, em que Baden Powell "carioquizava" o candomblé com os Afro-sambas que compôs com Vinícius de Moraes, criamos na plataforma Vimeo do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP), o álbum AFRO-SAMPAS, que reúne documentários já finalizados na pesquisa - Tabuluja (Acordem!) e Woya Hayi Mawe - Para onde vais? - e outros documentos visuais produzidos nestes 4 anos, como registros de shows, performances e entrevistas com os artistas pesquisados. AFRO-SAMPAS é também o título do terceiro documentário que resulta desta pesquisa, ainda inédito. O site AFRO-SAMPAS tem como objetivo reunir os materiais já produzidos nesta pesquisa, para apresentar de forma sistematizada, criativa e interativa o que temos descoberto nas ruas, palcos e espaços culturais de São Paulo: uma nova presença musical e artística africana, que cria espaços de atuação, constroi relações com a cena musical paulistana, e provoca o público a ampliar sua visão e audição, reconhecendo a diversidade criativa de um continente.
    • Nome do projeto: Vozes afropolitanas no Brasil: antropologia musical em trilhas audiovisuais (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. , CHALCRAFT, J. .
      Descrição: Como novas vozes africanas tem ocupado espaços das artes (música, performance, literatura) no Brasil? De que forma estas vozes da diáspora ressoam no campo das trocas estéticas, mas também políticas e sociais? Como se dão as novas relações entre o afropolitano (Mbembe, 2015) e o afro-brasileiro: que expectativas estão sendo testadas no encontro, o que agenciam estas vozes? A presente proposta desenvolve aspectos que observamos no projeto Diásporas criativas africanas em São Paulo: trilhas audiovisuais para a etnomusicologia", contemplado com Bolsa PQ 311537/2019-7 entre 2020 e 2022, no qual buscamos entender como o musicar de novos imigrantes africanos transforma a localidade e é por ela transformado. Na presente pesquisa, propomos a construção de narrativas etnográficas, textuais e audiovisuais, a partir de histórias de vida, experiências cotidianas e formas expressivas de artistas imigrantes que chegam a São Paulo nos últimos anos.Este projeto se insere na área da etnomusicologia e suas interfaces com a antropologia visual, sobretudo no campo do filme etnográfico. Estas também são as áreas nas quais tenho atuado como orientadora e supervisora (desde ICs até pós-doutorados), como docente (na graduação, pós e extensão cultural), como gestora (na vice-coordenação do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia LISA-USP) e pesquisadora (coordenadora do PAM Pesquisas em Antropologia Musical e vice-coordenadora do GRAVI Grupo de Antropologia Visual).
    • Nome do projeto: O cinema no centenário da imigração japonesa. Imagens japonesas em São Paulo, imagens brasileiras da imigração (2007 - 2008
      Natureza: Extensao
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. , KISHIMOTO, A. .
      Descrição: O projeto consiste no desenvolvimento de um acervo multimídia (filmes e vídeos em suporte DVD, depoimentos gravados em vídeo, iconografia digitalizada, base de dados e bibliografia) relacionado à filmografia japonesa e à história da imigração japonesa para as Américas, bem como na organização de mostras de cinema,com filmes que abordam a presença japonesa no Brasil e outras questões referentes à imigração. O acervo, a ser integrado à videoteca pública do Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da Universidade de São Paulo (LISA/USP), destina-se a pesquisadores, estudantes, educadores e público em geral, contemplando diferentes tipos de usos como: fonte de pesquisa sobre a história da imigração japonesa e sobre aspectos da sociedade e da cultura do Japão; possibilidade de fruição individual de obras artísticas de difícil acesso; difusão cultural pública, por meio de realização de mostras especiais de cinema, palestras e mesas redondas. As mostras de cinema têm como objetivo tornar público o acervo e colocar em evidência o audiovisual nas comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil (1908/2008). O desenvolvimento deste acervo público e das mostras de cinema articula-se com a pesquisa de mestrado A experiência do cinema japonês na Liberdade ? Um estudo sobre representações, memórias e identidades dos freqüentadores das salas de cinema do bairro paulistano ? realizada por Alexandre Kishimoto sob orientação da Profa. Dra. Rose Satiko G. Hikiji (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - FFLCH-USP).
    • Nome do projeto: O musicar de imigrantes e refugiados africanos: pesquisas com antropologia musical e filme etnográfico (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HIKIJI, R. S. G. .
      Descrição: Bolsa de Pesquisa no Exterior. Fapesp 2016/24445-0. Resumo: Este projeto propõe a investigação do musicar (musicking) dos imigrantes e refugiados africanos que vivem atualmente em capitais como São Paulo, Lisboa e Londres, buscando compreender, especialmente, como a música e a localidade afetam suas experiências diaspóricas. Tal investigação teve início em dezembro de 2015 em São Paulo, com a observação da prática musical entre africanos que chegaram à cidade nos últimos anos, no que se constitui como uma nova - e crescente - corrente imigratória. A pesquisa tematiza o musicar translocal, entendendo-o como um modo de produção de localidades e negociação de identidades. Esta pesquisa vem sendo desenvolvida junto ao projeto temático "Musicar Local: Novas trilhas para a Etnomusicologia" (Fapesp: 2016/05318-7), do qual sou pesquisadora principal. O estágio no exterior possibilitará o aprofundamento de reflexões acerca da etnomusicologia, da antropologia africanista e dos estudos sobre imigração, campos de excelência do centro junto ao qual realizarei minhas atividades: a SOAS (School of Oriental and African Studies). Além disso, durante o estágio pretendo realizar pesquisa de campo com músicos imigrantes em algumas capitais europeias, e acompanhar alguns de meus principais interlocutores, músicos africanos que estão no Brasil, em seus países de origem.
    • Hikiji, Rose Satiko Gitirana . Bixiga em Artes e Ofícios. 2012 - Exposição
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1995
      • Curso: Bacharelado em Comunicação Social
        Nome da Instituição: Universidade Metodista de São Paulo
        Ano de conclusão: 1992
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Doutorado:
      • Curso: Antropologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: School of Oriental and African Studies - University of London
        Ano de conclusão: 2017
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
      • Nome da Instituição: Università di Siena
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Livre-docencia:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
        Status do curso:
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Faculdade SENAC de Comunicação e Artes:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Professora responsável pelo curso ?Cinema e Antropologia ? A comunicação audiovisual como forma de conhecimento cultural?. Instituição: Faculdade de Fotografia do Senac ? Centro de Comunicação e Artes. Curso oferecido à graduação e pós-graduação do CCA.
    • Fundação para o Bem Estar do Menor:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1999 - 1999 ).
        Outras informações: Professora responsável pelo curso extracurricular ?Oficina de Imagens?, de discussão e produção de audiovisual, oferecido para jovens internos na FEBEM-SP (Unidade Tatuapé), como parte de atividade de pesquisa do Projeto Temático (FAPESP) Imagem em Foco nas Ciências Sociais Instituição: Fundação para o Bem Estar do Menor do Estado de São Paulo (FEBEM) Local: Febem ? Tatuapé / SP
        Outras informações: professora
    • Colégio São Bernardo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1990 - 1996 ).
        Outras informações: Professora das disciplinas: História e Jornalismo (extracurricular) para Ensino Fundamental e Médio
        Outras informações: Professora
    • Rede Cultura de Rádio e Televisão:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1993 - 1995 ).
        Outras informações: Funções exercidas: rádio escuta, apuração, pauta, chefia da apuração, coordenação de rede e reportagem para os programas 60 minutos, Jornal da Cultura, Opinião Nacional, Repórter Eco, Vestibulando e Metrópolis.
        Outras informações: jornalista
    • Folha de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1995 - 1995 ).
        Outras informações: repórter
    • Sexta Feira (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 2006 ).
    • Cadernos de Campo (USP) (0104-5679):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista de Antropologia (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Membro da comissão editorial da Revista de Antropologia.
    • r@u - Revista dos alunos de pós-graduação em Antropologia (UFSCar):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Membro do conselho científico
    • Série Produção Acadêmica Premiada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2010 ).
        Outras informações: Membro da COMISSÃO DE PUBLICAÇÃO ON-LINE da FFLCH, que organiza a Série Produção Acadêmica Premiada. São vários os livros publicados on line na série, cf. http://www.fflch.usp.br/spp/index.php
    • Revista CPC (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2014 ).
        Outras informações: Membro da comissão editorial
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: parecerista adhoc projeto IC
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: parecerista projeto IC
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Vivencia (UFRN):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Parecerista adhoc revista vivência
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: parecerista adhoc estágio senior
    • Cadernos de Campo (USP. 1991):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: parecerista adhoc artigo revista
    • Revista Estado & Sociedade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: parecerista adhoc para artigo
    • Sociedade e Cultura (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: parecerista adhoc artigo
    • Revista Enfoques (Rio de Janeiro):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: parecerista adhoc
    • Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: parecer adhoc
    • Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Revista CPC (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Revista Laika:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
    • Revista de Antropologia (USP. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
    • Revista IEB:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Visagem - Revista Eletrônica em Antropologia Visual e da Imagem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • Sociedade e Estado (UnB. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • Revista Eletrônica Visagem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: ISSN 2446-8290 http://grupovisagem.org/revista-eletronica/conselho-editorial/ Membro do conselho editorial
    • GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • School of Oriental and African Studies - University of London:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • VIBRANT (FLORIANÓPOLIS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • CADERNOS DE ARTE E ANTROPOLOGIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • CLAVES (JOÃO PESSOA. ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Membro do conselho consultivo da revista Claves, ISBN 1983-3709
    • Encartes Antropológicos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Membro del Cuerpo Académico Asesor
    • Multimodality & Society Editorial Advisory Board:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Revista de Antropología Visual:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Journal of Audiovisual Ethnomusicology (JAVEM):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).