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Ianá de Souza Pereira

    • Doutorado em Psicologia Social (PST-USP, 2018), mestrado em Estudos Comparados de Literatura (FFLCH-USP, 2012), graduação em Letras (UFBA, 2007), licenciatura e bacharelado, e em Psicologia (Centro Universitário São Camilo/SP, 2015). Pós-doutorado em Estudos Comparados de Literatura (FFLCH/USP) e especialização em Psicologia Clínica - abordagem winnicottiana (Universidade Cruzeiro do Sul/SP). Tem experiência em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa; Clínica Psicológica; Educação e Relações Étnico-Raciais; Psicologia e relações étnico-raciais; Psicologia e feminismos; Supervisão Clínica, buscando sempre associar ensino, pesquisa e atividades de extensão. Participou como professora e orientadora de TCC nos cursos de especialização em Políticas de Promoção da Igualdade Racial na Escola (Uniafro/Unifesp, 2016), em Gestão Publica Municipal (Unifesp, 2017) e em Bullying, Violência, Preconceito e Discriminação na Escola (Unifesp, 2020). Ministrou aulas na pós-graduação da FFLCH/USP, com a disciplina FLC-6359, "Produção poética de mulheres em Angola, Brasil, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe: imbricações entre literatura, história, feminismos e psicologia social", nos semestres 2019.2 e 2020.2. Participou do corpo editorial da Via Atlântica Revista (publicação semestral do Programa de Pós-Graduação de Estudos Comparados de Literatura FFLCH/USP), com o dossiê 39 "Literatura, feminismos e história: imbricações possíveis". Atualmente é professora e supervisora clínica do curso de Psicologia da Universidade Paulista (UNIP). Realizou trabalhos em grupos terapêuticos com mulheres em situação de violência na Casa Brasilândia e com usuários de álcool e outras drogas no CAPS AD/Vila Madalena.

       

      Links:    

    • PEREIRA, I. S. . Narrativas de mulheres em Língua Portuguesa. Lisboa : Instituto Europeu de Ciências da Cultura ? Padre Manuel Antunes, 2018 . 178p. ISBN: 9789898916006.
    • PEREIRA, I. S. . Emelina, a louca de Ventos do apocalipse: uma personagem que desafia e transforma o leitor CADERNO SEMINAL DIGITAL (RIO DE JANEIRO) , v. 29 , p. 438 - 455 , 2018. ISSN: 18069142.
    • PEREIRA, IANÁ SOUZA . Contos, depoimentos e memórias de escritoras negras brasileiras e moçambicanas REVISTA CRIOULA (USP) , v. 1 , p. 14 - 38 , 2018. ISSN: 19817169.
    • PEREIRA, I. S. . Sair do anonimato: a identidade social de mulheres no romance de Paulina Chiziane REVISTA CRIOULA (USP) , v. , p. 170 - 185 , 2017. ISSN: 19817169.
    • PEREIRA, I. S. ; Saes, Stela . Entrevista com autora moçambicana Emmy Xyx REVISTA CRIOULA (USP) , v. , p. 461 - 486 , 2017. ISSN: 19817169.
    • PEREIRA, I. S. . Mulheres ao Vento: a identidade social feminina em um romance moçambicano Boletim. Academia Paulista de Psicologia , v. 33 , p. 179 - 193 , 2013. ISSN: 1415711X.
    • NETO, João Lopes Da Silva ; PEREIRA, I. S. . BRINCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS . RevistaFT , Rio de Janeiro , 28 set. 2023.
    • PEREIRA, I. S. . Paulina Chiziane: na literatura e na guerra . Revista Curupira: revista do Grupo de Estudos Lusófanos , Porto, Portugal , 01 set. 2014.
    • PEREIRA, I. S. . Mulheres ao vento: a identidade social feminina em um romance moçambicano . Boletim Academia Paulista de Psicologia , São Paulo , 01 jun. 2013.
    • PEREIRA, I. S. . A geração da utopia de Pepetela:representação da mulher e o princípio esperança. . Revista África e Africanidades , www.africaeafricanidades.com , 05 fev. 2011.
    • PEREIRA, I. S. . Axé-Axé: o megafenômeno baiano. . Revista África e Africanidades , http://www.africaeafricanidade , 07 fev. 2010.
    • PEREIRA, I. S. . O canto da rainha:a Bahia cantada na voz de Daniela Mercury. . Revista África e Africanidades , http://www.africaeafricanidade , 25 nov. 2009.
  • Outras Produções Bibliográficas: 2
    • NETO, João Lopes Da Silva ; PEREIRA, I. S. . BRINCANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA ATRAVÉS DE BRINCADEIRAS. Rio de Janeiro : Copyright © Editora Oston Ltda. 1996 - 2023 , 2023 (Revista científica eletrônica FT)
    • TONET, Nvunda ; PEREIRA, IANÁ SOUZA . Educar os filhos sem bater. Luanda : ELIVULU, LDA , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • PEREIRA, I. S. . Bullying - prevenção nas escolas. 2018 (Conferência)
    • PEREIRA, I. S. . O papel da escrita negra na literatura brasileira atual: Conceição Evaristo e suas insubmissas lágrimas. 2018 (Conferência)
    • PEREIRA, I. S. . Racismo e Humilhação Social em tempos de medicalização: leituras e resistências. 2017 (Conferência)
    • PEREIRA, I. S. . A literatura como instrumento terapêutico. 2017 (Conferência)
    • PEREIRA, I. S. . Mulheres (negras) escritoras:histórias que se cruzam. 2017 (Seminário)
    • PEREIRA, I. S. . Ficção e testemunho de mulheres negras em África e no Brasil: um estudo psicológico sobre humilhação social e ação. 2015 (Congresso)
    • PEREIRA, I. S. . Um sofrimento psicológico (e também político) em escritoras negras contemporâneas: a humilhação social. 2015 (Conferência)
    • PEREIRA, I. S. . Um sofrimento psicológico (e também político) em escritoras negras contemporâneas: a humilhação social. 2015 (Comunicacao)
    • PEREIRA, I. S. . Oficina de contos e narrativas:A literatura como potência terapêutica em uma instituição de álcool e outras drogas. 2014 (Congresso)
    • PEREIRA, I. S. . Paulina Chiziane: na literatura e na guerra. 2014 (Comunicacao)
    • PEREIRA, I. S. . Emelina, a louca de Ventos do apocalipse. 2013 (Comunicacao)
    • PEREIRA, I. S. . Mulheres ao vento: a identidade social feminina. 2012 (Comunicacao)
    • PEREIRA, I. S. . Os ventos da guerra que sopram uma voz feminina.. 2011 (Comunicacao)
    • PEREIRA, I. S. . Os ventos da guerra que sopram uma voz feminina.2011. 2010 (Comunicacao)
    • PEREIRA, I. S. . Para além da dança:configuração da nação em Niketche:uma história de poligamia.. 2011 (Comunicacao)
    • PEREIRA, I. S. . Vozes femininas para Moçambique:Ventos do Apocalipse e Niketche:uma história de poligamia. 2010 (Comunicacao)
    • PEREIRA, I. S. . Vozes femininas para Moçambique. 2010 (Comunicacao)
    • PEREIRA, I. S. . Um povo a mais de mil:a diferença cultural construída pelos carnavais.. 2007 (Comunicacao)
    • PEREIRA, I. S. . Um povo a mais de mil:a diferença cultural construída pelos carnavais.. 2007 (Comunicacao)
    • PEREIRA, I. S. . Leituras Carnavalescas. 2006 (Comunicacao)
    • PEREIRA, I. S. . Mulheres (negras) escritoras: literatura e psicologia. 2018 Cana youtube
    • PEREIRA, I. S. . Alicerces da voz, cadências do verbo. 2011 público
    • Etnicidades:entre a cidade letrada e as ruas ; PEREIRA, I. S. . Salvador:457 anos de diversidade cultural. 2006 (Universidade Federal da Bahia)
    • PEREIRA, IANÁ SOUZA . Literatura, periferia e gênero. 2022 (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB))
    • PEREIRA, I. S. . Mulheres negras escritoras, histórias que se cruzam: um olhar atento sobre as questões de gênero, raça e classe na atualidade. 2017 (Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • PEREIRA, I. S. . A literatura como instrumento terapêutico. 2018 (Casa do Ser - instituto de psicologia e psicánalise)
    • PEREIRA, I. S. . O feminino como questão: grupo terapêutico de mulheres. 2018 (Casa do Ser - instituto de psicologia e psicánalise)
    • PEREIRA, I. S. . Educação, medicalização e formas contemporâneas de discriminação. 2019 (Faculdade de filosofia, letras e ciências humanas - USP)
    • PEREIRA, I. S. . Literatura, Periferia e Gênero. 2022 (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)
    • PEREIRA, I. S. . Literatura, Periferia e Gênero. 2022 (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)
    • PEREIRA, I. S. . Literatura, Periferia e Gênero. 2022 (UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)
    • PEREIRA, I. S. . Literatura como instrumento terapêutico no caso de mulheres em situação de violência. 2016 (Universidade de Brasília UNB)
    • PEREIRA, I. S. . Racismo e Humilhação Social em tempos de medicalização: leituras e resistências. 2017 (Universidade Federal da Bahia)
    • PEREIRA, I. S. . Edital de chamamento Público de Universidades, Faculdades e Institutos de Educação. 2022 (Edital de chamamento público - secretária municipal de educação de são paulo)
    • Nome do projeto: Literaturas africanas e a função da crítica literária contemporânea: antigos e novos desafios (2011 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, I. S. , SILVA, R. V. R. E. .
      Descrição: A pesquisa pretende desenvolver junto ao Núcleo de Pesquisa Brasil-África: novos horizontes, uma leitura crítica de obras de ficção de autores africanos não exclusivamente de língua portuguesa e que narram, documentam e recriam essencialmente experiências das diferentes realidades de países do continente africano. Portanto, a pesquisa inscreve-se no campo da crítica histórico-cultural interessada na avaliação da produção cultural na diversidade sócio-histórica peculiar, analisando, sob a perspectiva comparativista, suas interrelações. Encara-se, dessa forma, um largo campo de investigação, mediante a aproximação comparativa dos textos ficcionais e suas respectivas contextualizações históricas, e que pressupõe ainda o recurso a diferentes áreas disciplinares das Ciências Humanas e Sociais.
    • Nome do projeto: A produção literária feminina em língua portuguesa (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, I. S. , SILVA, R. V. R. E. , REGHINI, T.M. , Saes, Stela , Aduni, R.M. .
      Descrição: A pesquisa pretende produzir, a partir da análise de temas centrais de textos ficcionais e poéticos de escritoras de língua oficial portuguesa, uma reflexão sobre a representação de perspectivas históricas, ideológicas, eróticas e culturais. Também pretende investigar como a representação de relações de trabalho, de estruturas sociais e de Estado estão vinculadas às formas de expressão dos diversos países: Brasil, Portugal e países africanos de língua oficial portuguesa, nos quais, sem dúvida, se encontra uma expressiva produção literária feminina. Para tanto, o objetivo central será o de expandir o conhecimento acerca dessas produções de escritoras de língua oficial portuguesa, a partir de um aporte teórico e metodológico que aproxime sistematicamente os campos da literatura e das ciências sociais e humanas, incidindo em perspectiva interdisciplinar. As pesquisas podem ser comparativas ou autorais. No conjunto de autoras destacamos: Adília Lopes, Ana Luísa Amaral, Ana Paula Tavares, Conceição Evaristo, Lilia Momplé, Lúcia Miguel Pereira, Luiza Neto Jorge, Maria Gabriela Llansol, Maria Isabel Barreno, Maria Lamas, Maria Teresa Horta, Maria Velho da Costa, Mel Matsinhe, Paulina Chiziane, Sophia de Mello Breyner Andresen, Virgília Ferrão, por exemplo..
    • Nome do projeto: Literatura e Imprensa: Charrua, revista literária dos jovens escritores da Associação dos Escritores Moçambicanos (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, I. S. , SILVA, R. V. R. E. , BRAGA, L. S. M. .
      Descrição: O presente projeto volta-se para a investigação das publicações de jovens escritores filiados a AEMO e que entre Junho de 1984 e Dezembro de 1986 despontaram por intermédio da Revista Literária Charrua e que se propuseram, naquela altura, divulgar uma escrita que em forma de poemas ou prosa, principalmente, se voltasse essencialmente para as questões fundamentais que atravessavam a organização social, cultural, política e econômica de Moçambique. Interessa-nos, também, observar em que medida essas publicações foram dinamizadoras ou não para a afirmação de escritores que estiveram mais à margem das editoras brasileiras e que mais recentemente começam a integrar o núcleo de escritores a serem publicados por aqui como é o caso, por exemplo, de Ungulani Ba Ka Khosa. Portanto, é importante observar, a partir do Brasil, o comportamento do mercado editorial e verificar o que torna um escritor integrado ou não a um sistema literário como é o brasileiro.
    • Nome do projeto: As Literaturas Africanas e as possíveis representações da força de trabalho e alienação: o reino da necessidade e o reino da liberdade em questão (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, I. S. , SILVA, R. V. R. E. , REGHINI, T.M. , Saes, Stela , Aduni, R.M. .
      Descrição: A partir das relações entre os campos da Literatura, da História e das Ciências Sociais, o projeto pretende analisar quais as representações que as Literaturas Africanas vêm construindo acerca do trabalho entendido como fundamento ontológico do ser social. Seguindo as premissas marxianas, procurar-se-á analisar por intermédio das produções literárias de países africanos, a transformação do trabalho como conjunto das relações humanas e condição necessária do intercâmbio material entre o ser social, a natureza e a sociedade, para ser reduzido à reprodução de riquezas, bens de consumo e de mercadorias. No contexto histórico desses países, verificar a sua reestruturação a partir da divisão social do trabalho por interferência do colonialismo, em que o ser social é desapropriado de sua condição ontológica para ser explorado como produtor de valor-de-uso e de valor-de-troca. O trabalho, assim, revela-se como processo de ?coisificação? da potencialidade humana, definindo-se a alienação. Esta, segundo Marx, entendida a partir do ?nascimento da propriedade privada e da divisão social do trabalho, quando o trabalho se converte em meio de exploração e seu produto em objeto alheio.?
    • Nome do projeto: Projeto de Apoio Psicológico do IP-USP (2020 - 2021
      Natureza: Outra
      Integrantes: PEREIRA, I. S. , CASTANHO, P. C. G. .
      Descrição: O PAPO foi criado especificamente para o enfrentamento de questões psicológicas relacionadas à pandemia covid-19 tendo sido aberto ao público em 02/04/2020. Pelo PAPO, realizei atendimentos psicológicos on-line, participei de supervisões e vídeo aulas, capacitação on-line para atendimento no projeto, bem como produzi os relatórios dos referidos atendimentos.
    • Nome do projeto: Literatura, história e vida social: literatura moçambicana - Fase II (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, I. S. , Silva, R.V.R. .
      Descrição: Pesquisa sobre a formação das literaturas africanas de língua portuguesa com ênfase na produção literária moçambicana e sua respectiva e específica confluência com o contexto social e histórico dentro do qual está inscrita sobretudo nos séculos XX e XXI. Fase II: Moçambique. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa
    • Nome do projeto: Ficção e testemunho de mulheres negras em África e no Brasil: um estudo psicológico sobre humilhação social e ação (2016 - 2016
      Natureza: Outra
      Integrantes: PEREIRA, I. S. .
      Descrição: Estágio de um mês no exterior, na Universidade Eduardo mondlane (UEM), Maputo - Moçambique, tendo como supervisor o professor Dr. Nataniel José Ngomane (Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM), para pesquisa de campo para a tese de doutoramento, com pesquisa no acervo da biblioteca da UEM e da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) e a realização de entrevistas com as escritoras moçambicanas Lília Momplé e Paulina Chiziane.
    • Nome do projeto: Etnicidades: entre a cidade letrada e as ruas (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, I. S. , Cunha, E. L. , Viscardi, T. C. , Cavalcante, A. C. , Apolinário, J.S. .
      Descrição: O Projeto tem como campo de investigação as figurações e reconfigurações identitárias no Brasil - conforme definição do Diretório dos Grupos de Pesquisa/CNPq -, focalizando especialmente a produtividade, para a plasmaçãocontemporânea das imagens da nacionalidade, da articulação entre a problemática étnica e reconstrução imagináriade um espaço urbano - a cidade do Salvador. Está vinculado à Linha de Pesquisa Documentos da Memória Cultural, responsável por cerca de cinqüenta por cento das dissertações e teses produzidas nos últimos sete anos dop Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística da UFBA - curso que vem sendo avaliado positivamente pelo CAPES. Nesta primeira etapa do projeto, o recorte a ser desenvolvido pelos bolsistas elege o compositor Caetano Veloso, contemplando simultaneamente pronunciamentos públicos e criação artística, para neles mapear e avaliar índices da sua interlocução com a cultura letrada, especialmente com tradição literária, em torno das expressões da problemática identitária contemporânea, as tematizações da nacionalidade e da diversidade étnica e as relações do presente com a memória cultural instituída. O Projeto ETNICIDADES: ENTRE A CIDADE LETRADA E A RUA integra o Projeto Resgates da Memória Cultural: acervos, imagens, etniCidades que se propõe ao estudo da história cultural baiana, focalizando especialmente a articulação entre a questão da afro-decendência e a constituição do imaginário da baianidade.
    • PEREIRA, IANÁ SOUZA . Edital de chamamento público para realização do curso de mestrado SME/SP. 2022 - Edital de chamamento público
    • Graduacao:
      • Curso: Psicologia
        Nome da Instituição: Centro Universitário São Camilo
        Título: Por uma nova psicologia:humilhação social e racismo na clínica
        Ano de conclusão: 2015
      • Curso: Letras com inglês
        Nome da Instituição: Universidade Federal da Bahia
        Título: O baiano é um povo a mais de mil
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Psicologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Pesquisadora do projeto EtniCidades: entre a cidade letrada e as ruas.
        Outras informações: bolsista de iniciação científica
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: bolsista mestrado
    • Revista Crioula (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2014 ).
    • Centro Universitário São Camilo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Monitoria da disciplina Paradigmas da Ética Profissional durante dois semestres consecutivos.
        Outras informações: Monitora da disciplina Paradigmas da ética
    • Universidade Eduardo Mondlane:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Estágio supervisionado na Universidade Eduardo Mondlane, com a utilização do acervo da Biblioteca Central Brazão Mazula; entrevistas com escritoras africanas. Pesquisa no acervo da Associação dos Escritores Moçambicanos e no Centro Histórico de Moçambique. Foram realizadas as entrevistas com as escritoras moçambicanas Lília Momplé e Paulina Chiziane. A pesquisadora participou ainda de eventos realizados pela UEM (palestra sobre a Língua Portuguesa e a comunidade dos países de Língua Portuguesa e Camões) e na AEMO (Lançamento da Revista Literária Charrua).
        Outras informações: Pesquisador visitante
    • Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
    • Consultório Particular - Clínica psicológica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Atendimentos em psicoterapia individual em consultório particular. Idealização e coordenação de cursos, oficinas, rodas de conversa e grupos psicoterápicos com a literatura. Trabalhos com a literatura como intervenção terapêutica.
        Outras informações: Psicóloga
    • Faculdade de filosofia, letras e ciências humanas - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2023 ).
        Outras informações: Docente da disciplina Produção poética feminina em Angola, Brasil, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe: imbricações entre literatura, história, feminismos e psicologia social, a qual apresenta a produção poética de mulheres dentro dos marcos do pensamento feminista e da Psicologia Social, tendo como substrato o enquadramento sócio histórico, cultural e político em que a poesia escrita por mulheres é produzida, utilizando-se de uma perspectiva de análise estritamente comparatista. Mediante a discussão sobre o pensamento feminista e seus principais conceitos, sempre acompanhada da poesia escrita por mulheres, o foco principal da disciplina será produzir uma reflexão sobre a representação de perspectivas históricas, ideológicas e culturais na poesia escrita por mulheres e possibilitar uma interlocução da literatura com os estudos feministas e de psicologia social, intentando trazer à luz conceitos como dominação, ideologia, interseccionalidade, identidade e humilhação social. Portanto, a disciplina inscreve-se no campo da crítica social interessada na avaliação da produção poética de mulheres em Angola, Brasil, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
        Outras informações: Docente / estágio de pós-doutorado
    • Revista Via Atlântica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Participante da equipe editorial da Revista Via Atlântica no dossiê - Literatura, Feminismos e História: Imbricações Possíveis, do Programa de Pós-Graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP).
    • Revista Via Atlântica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Universidade Paulista:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2023 - Atual ).
        Outras informações: Professora e supervisora clínica do curso de Psicologia da UNIP, campus Tatuapé e Paraíso.
        Outras informações: Professor do curso de Psicologia