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Carla Alexandra Ferreira

    • atua como Professor Adjunto na UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, na área de Lingua Inglesa e suas Literaturas, no curso de Letras e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura - PPGLit - UFSCar. Foi Professor Visitante na University of Iowa, Iowa City, IA, EUA. Com graduação pela UNESP (1990) e mestrado e doutorado em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo ? USP (1996, 2003) concentra seus estudos na área de Literaturas Estrangeiras Modernas, principalmente com os temas: crítica materialista, Fredric Jameson e leitura política e estudos da cultura, e investigações da obra de John Updike. Atualmente desenvolve pesquisa em Literatura e cinema, com enfase na investigação das adaptações feitas da obra de Jane Austen. Lidera o Grupo de Pesquisa, Diálogos Literários e integra o grupo de pesquisa de estudos oitocentistas na USP, concentrando-se na escrita de autoria feminina.

       

      Links:    

    • Literatura, Historia e Sociedade
    • Literatura, linguagens e meios
  • Artigos completos publicados em periódicos: 22
    • RODRIGUES, R. T. ; FERREIRA, Carla A. . Farrapos de Ideias: Maria da Ilha Revista Interfaces , v. 8 , p. 55 - 60 , 2017. ISSN: 21790027.
    • FERREIRA, Carla A. ; OLIVEIRA, M. T. . Do Autobiografico ao coletivo: uma leitura politica da personagem feminina em Johnny Panic and the Bible of Dreams, de Sylvia Plath LINGUASAGEM (SÃO PAULO) , v. 27 , p. 19 - 29 , 2017. ISSN: 19836988.
    • FERREIRA, Carla A. ; PELLEGRINI, T. . A Trace of Blood: Marçal Aquino and the New Realism (tradução) Metamorphoses , v. 24 , p. 64 - 71 , 2016. ISSN: 10687831.
    • FERREIRA, Carla A. ; RODRIGUES, R. T. . Tradição e Modernidade em Natália - Questões de gênero em debate Via Atlântica (USP) , v. 24 , p. 219 - 228 , 2013. ISSN: 15165159.
    • FERREIRA, Carla A. ; RODRIGUES, R. T. . Nas Fronteiras entre razao e desrazao: uma leitura de O Gato Preto de Edgar Allan Poe Revista Criação & Crítica , v. 13 , p. 34 - 41 , 2014. ISSN: 19841124.
    • FERREIRA, Carla A. ; Sandra Monica do Nascimento . Aspectos recepcionais da adaptação cinematográfica Jane Eyre (2011) Leitura (UFAL) , v. 1 , p. 44 - 63 , 2013. ISSN: 01036858.
    • FERREIRA, Carla A. . ?Going Beyond First Impressions: Jane Austen On The Spotlight?. Ilha do Desterro (UFSC) , v. 9 , p. 73 - 83 , 2010. ISSN: 01014846.
    • FERREIRA, Carla A. . Villette de Charlotte Bronte: uma tentativa em direção à visibilidade Revista de Letras (Taguatinga) , v. 2 , p. 5 - 12 , 2009. ISSN: 1982842X.
    • FERREIRA, Carla A. . The Coup e Brazil: um exercício de mapeamento cognitivo Estudos Anglo-Americanos , v. 29-30 , p. 41 - 50 , 2006. ISSN: 01024906.
    • FERREIRA, Carla A. ; ARANHA, Solange . A Conscientização do Professor por meio de estratégias de Leitura: relato de uma experiência Horizontes de Linguística Aplicada (UnB) , v. 1 , p. 98 - 107 , 2007. ISSN: 16779770.
    • FERREIRA, Carla A. . The Coup e Brazil: uma leitura do conteúdo da Forma Caderno de Resumos do 52º GEL , v. , p. - , 2004. ISSN: .
    • FERREIRA, Carla A. . Antagonismo e Identificação na tetralogia de John Updike: uma perspectiva histórica. Cardeno de Resumos do XXXI SENAPULLI , v. , p. - , 2000. ISSN: .
    • FERREIRA, Carla A. . Pai-Filho: Antagonismo e Identificação na tetralogia de John Updike Cardeno de Resumos do XLVIII Seminário do Grupo de Estudos Línguisticos do Estado de São Paulo - GEL , v. , p. - , 2000. ISSN: .
    • FERREIRA, Carla A. . Charlotte Bronte's Villette|: an attempt towards visibility Caderno de resumos XVI Spring Conference , v. , p. - , 2002. ISSN: .
    • FERREIRA, Carla A. . The Coup e Brazil: um exercício de mapeamento cognitivo Caderno de Resumos do XVIII ENPULI e XXXIII SENAPULLI , v. , p. 1 - 121 , 2005. ISSN: .
    • FERREIRA, Carla A. . Jane Austen e as irmãs Bronte: (re) construção de gênero na literatura oitocentista Caderno de Resumos do 53º Seminário do GEL , v. , p. - , 2005. ISSN: .
    • FERREIRA, Carla A. . The Coup e Brazil: O Olhar do Estrangeiro sobre a África e o Brasil? Caderno de Resumos do IV Simpósio de Línha de Pesquisa Programa de Pós-graduação em Letras - Poéticas da Identidade , v. , p. 1 - 20 , 2005. ISSN: .
    • FERREIRA, Carla A. . O Ensino Aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental e Médio: abordagens utilizadas e habilidades privilegiadas Caderno de Resumos da XXI JELI , v. , p. - , 2005. ISSN: .
    • FERREIRA, Carla A. . O Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental e Médio - Quais as abordagens utilizadas? Quais habilidades são privilegiadas? JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa - caderno de resumos , v. , p. - , 2004. ISSN: .
    • FERREIRA, Carla A. . The Coup e Brazil: um exercício de mapeamento cognitivo Resumos - ABRALIC , v. , p. - , 2004. ISSN: .
    • FERREIRA, Carla A. . Villette de Charlotte Brontë: uma tentativa em direção à visibilidade GEL - 50º do Grupo de estudos Língúisticos do Estado de São Paulo - Resumos , v. , p. 129 - 129 , 2002. ISSN: .
    • FERREIRA, Carla A. . Gênero: uma categoria históricamente construída. GEL - 50º do Grupo de estudos Língúisticos do Estado de São Paulo - Resumo , v. , p. 68 - 68 , 2002. ISSN: .
    • FERREIRA, Carla A. . Jane Austen no cinema: diálogos e desafios. Entre palavras e imagens: literatura e outras artes, v. , p. 135 - 160, 2015.
    • FERREIRA, Carla A. . Diálogos ocultos entre duas Américas: História(s) brasileiras e norte-americana em Brazil, de John Updike. Literatura: Identidades (Ensaios), v. , p. 33 - 60, 2014.
    • FERREIRA, Carla A. . Cultura e prática oral para professores de Lingua inglesa em formação e em serviço. Diversidade Cultural e Ensino de Lingua Estrangeira, v. 1, p. 225 - 234, 2013.
    • FERREIRA, Carla A. . As 'Primeiras Impressões' são as que ficam? Jane Austen retorna ao cinema. Figurações do Oitocentos, v. , p. 53 - 69, 2008.
    • FERREIRA, Carla A. . JANE AUSTEN EM RAZÃO E INOCÊNCIA: A VIDA NA GRANDE TELA. In: III SELL ? Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM , 2011 , Uberaba. Anais do SELL ? SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E. : , 2011. p. 182 - 182.
    • FERREIRA, Carla A. . Jane Austen revisitada: além das histórias de amor e casamento. In: 1o. CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguisticos e Literarios , 2010 , Maringá. Anais do 1o. CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguisticos e Literarios. : , 2010.
    • FERREIRA, Carla A. . Figurações do real na pós-modernidade: constantes desafios. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI , 2007 , belo Horizonte. Anais do I Congresso Internacional da ABRAPUI. Belo Horizonte : Associação Brasileira de Professores Universitáriso de Inglês - ABRAPUI, 2007. p. 1 - 12.
    • FERREIRA, Carla A. ; ARANHA, Solange . O Curso de Língua Inglesa no Ibilce: algumas reflexões sobre a formação de professores de Inglês. In: 1º Congresso Latino-americano sobre formação de Professores de Línguas , 2006 , Florianópolis. Anais do 1º Congresso Latino-americano sobre formação de Professores de Línguas. : , 2006. p. 425 - 434.
    • FERREIRA, Carla A. . Considerações sobre a Ascensão do Romance na Literatura Inglesa do Século XVIII. In: XVIII SEL - FAM - Semana de Estudos sa Linguagem , 2004 , Americana. Caderno de Resumos da SEL - FAM - Semana de Estudos da Linguagem. : , 2004.
    • FERREIRA, Carla A. . (Re) construção de gênero no romance inglês do séc. XVIII e XIX: Jane Austen e as irmãs Brontës.. In: Minicurso: (Re) construção de gênero no romance inglês do séc. XVIII e XIX: Jane Austen e as irmãs Brontës. , 2001 , Americana. SEL FAM - Caderno de Resumos. : , 2001.
    • FERREIRA, Carla A. . Uma história norte-americana em Brazil de John Updike. In: 54 Seminário do GEL , 2006 , Ararquara. Caderno de Resumos do 54 Seminario do GEL. : , . p. 194 - .
    • FERREIRA, Carla A. . The Coup e Brazil: um exercício de mapeamento cognitivo. In: Congresso Internacional ABRALIC , 2004 , Porto Alegre. Anais do IX Congresso Internacional ABRALIC 2004 - Travessias. : , 2004.
    • FERREIRA, Carla A. . Antagonismo e identificação na tetralogia de John Updike - uma perspectiva histórica.. In: XXXI SENAPULLI - Seminário Nacional de Professores Universitários de Literaturas de Língua Inglesa , 2000 , Juiz de Fora - MG. Anais do XXXI SENAPULI. : , 2000.
    • FERREIRA, Carla A. . A Trace of Blood: Marçal Aquino and the New Realism. Northampton : Smith College , 2016 (Tradução)
    • FERREIRA, Carla A. . The Coup e Brazil: uma leitura do Norte pelo Sul. Cidade Universitária : Biblioteca Digital de Teses e Dissertações , 2003 (Tese on-line)
    • FERREIRA, Carla A. . Avaliadora do Plano Nacional do Livro Didatico - Lingua Inglesa 2018. 2017 (Outra)
    • FERREIRA, Carla A. . Inversions without end?: The Judge as Hephaestus in Cormac McCarthy?s Blood Meridian. 2017 (Parecer)
    • FERREIRA, Carla A. . Consuming Latinidad? The Politics of Food, Consumption, and Troubling Latina Identity in Alisa Valdés-Rodríguez?s The Dirty Girls Social Club. 2017 (Parecer)
    • FERREIRA, Carla A. . Comissao Tecnico-pedagogica DAEB-INEP. 2017 (Assessoria)
    • FERREIRA, Carla A. . Comissao Tecnico-pedagogica DAEB-INEP. 2016 (Assessoria)
    • FERREIRA, Carla A. . Da Maldade Difusa (Paisagens e margens do Mal no fluxo narrativo da ficção de J. G. Ballard). 2014 (Parecer)
    • FERREIRA, Carla A. . 'Vá para o Diacho!' - O morro dos ventos uivantes enquanto obra dialética. 2015 (Parecer)
    • FERREIRA, Carla A. . A paródia do gótico em Northanger Abbey, de Jane Austen.. 2014 (Parecer)
    • FERREIRA, Carla A. . Comissão Técnico-pedagógica do DAEB/INEP. 2015 (Consultoria)
    • FERREIRA, Carla A. . Comissão Técnico-Pedagógica da DAEB/INEP. 2014 (Assessoria)
    • FERREIRA, Carla A. ; RODRIGUES, R. T. . América em Diálogos sobre questões de gênero. 2017 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . América em Diálogo sobre questões de Gênero. 2017 (Simposio)
    • FERREIRA, Carla A. . Idiomas sem Fronteiras e Centro de Línguas institucionais: convergencias e especificidades. 2016 (Conferência)
    • FERREIRA, Carla A. . Dialogos Literarios. 2013 (Simposio)
    • FERREIRA, Carla A. . John Updike Reading Brazil. 2016 (Conferência)
    • FERREIRA, Carla A. . JODI PICOULT: NOVOS CAMINHOS PARA A ESCRITA DE AUTORIA FEMININA NORTE-AMERICANA CONTEMPORÂNEA. 2015 (Conferência)
    • FERREIRA, Carla A. . Configuracoes constitutivas do genero romance: a contribuicao de Richardson. 2015 (Conferência)
    • FERREIRA, Carla A. . ?Terrorista' de John Updike: um olhar sobre a América multicultural. 2015 (Conferência)
    • FERREIRA, Carla A. . Hidden Dialogs between two Americas: Brazilian and North-American Histories in Updike?s Brazil. 2014 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . Visions of Brazil in Updike?s Brazil. 2014 (Simposio)
    • FERREIRA, Carla A. . Hidden Dialogs between two Americas: Brazilian and North-American Histories in Updike?s Brazil. 2014 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . Diálogos Ocultos entre Duas Americas: historia(s) brasileira e norte-americana em Brazil de John Updike. 2012 (Simposio)
    • FERREIRA, Carla A. . O TERRORISTA DE JOHN UPDIKE: FIGURAÇÕES INCERTAS SOBRE UMA AMÉRICA. 2011 (Simposio)
    • FERREIRA, Carla A. . Jane Austen: leituras contemporâneas e silenciamentos. 2011 (Seminário)
    • FERREIRA, Carla A. . Jane Austen em Razao e Inocencia: a vida na grande tela. 2011 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . Language teaching and Literature at Moodle: a teachers-to-be context. 2010 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . Jane Austen revisitada: além das histórias de amor e casamento. 2010 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . Jane Austen no cinema: diálogos e desafios. 2010 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . Love and Courtship: Jane Austen and the mass marketing novels. 2009 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . Jane Austen e as irmãs Bronte: (re) construção de gênero na literatura oitocentista. 2005 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . The Coup e Brazil: um exercício de mapeamento cognitivo. 2005 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . O Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino fundamental e médio: abordagens utilizadas e habilidades privilegiadas. 2005 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . The Coup e Brazil: o olhar do estrangeiro sobre a África e o Brasil?. 2005 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . Jane Austen no Cinema e a concepção de gênero como construto histórico. 2007 (Simposio)
    • FERREIRA, Carla A. ; ARANHA, Solange . O Conceito de Intertextualidade como Ferramenta de desenvolvimento docente. 2008 (Seminário)
    • FERREIRA, Carla A. . Figurações do real na pós-modernidade: constantes desafios. 2007 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . O curso de Língua Inglesa no IBILCE: algumas reflexões sobre a formação do professor de inglês. 2006 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . Pai-Filho: Antagonismo e Identificação na tetralogia de John Updike. 2000 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . Antagonismo e Identificação na tetralogia de John Updike: uma perspectiva histórica. 2000 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . O cânone da globalização. 2002 (Conferência)
    • FERREIRA, Carla A. . Villette de Charlotte Brontë: uma tentativa em direção à visibilidade. 2002 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . Gênero: uma categoria historicamente construída. 2002 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . Charlotte Bronte's Villette|: an attempt towards visibility. 2002 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . O Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental e Médio - Quais as abordagens utilizadas? Quais habilidades são privilegiadas?. 2004 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . The Coup e Brazil: um exercício de mapeamento cognitivo. 2004 (Conferência)
    • FERREIRA, Carla A. . The Coup e Brazil: uma leitura do conteúdo da Forma. 2004 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . Questões de Gênero no romance oitocentista de Jane Austen. 2004 (Conferência)
    • FERREIRA, Carla A. . The Coup e Brazil: um exercício de mapeamento cognitivo. 2005 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . The Coup e Brazil: O Olhar do Estrangeiro sobre a África e o Brasil?. 2005 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . O Ensino Aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental e Médio: abordagens utilizadas e habilidades privilegiadas. 2005 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . Jane Austen e as irmãs Bronte: (re) construção de gênero na literatura oitocentista. 2005 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . Jane Austen Revisitada: algumas considerações - Faces do oitocentos. 2006 (Conferência)
    • FERREIRA, Carla A. . Uma história norte-americana em Brazil de John Updike. 2006 (Comunicacao)
    • FERREIRA, Carla A. . Saiba como entrar no mercado de trabalho com outro idioma. 2013 Televisão
    • FERREIRA, Carla A. . Mercado busca professores de inglês, mas falta de qualificação dificulta contratação.. 2014 Televisão
    • FERREIRA, Carla A. . World Canvas ? Snapshot: Brazil. Section three ? Brazilian Sensibilities and Aesthetics.. 2014
    • FERREIRA, Carla A. . II SEL - FAM - Semana de Estudos da Linguagem. 2001 (FAM - Faculdade de Americana)
    • FERREIRA, Carla A. . XXIII JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa. 2007 (APLIESP - Associação de Professors de Língua Inglesa do Estado de São Paulo)
    • FERREIRA, Carla A. . 13º Jornada de Letras. 2009 (Departamento de Letras Universidade Federal de São Carlos)
    • FERREIRA, Carla A. . I Seminario de Avaliação de Proficiencia em Lingua Estrangeira (SEMAPLE). 2010 (APLIESP e UFSCar (Departamento de Letras - Area de Lingua Inglesa e suas Literaturas))
    • FERREIRA, Carla A. . 14ª Jornada de Letras. 2010 (Curso de Letras da UFSCar)
    • FERREIRA, Carla A. . 15a. Jornada de Letras. 2011 (Departamento de Letras - UFSCar)
    • FERREIRA, Carla A. . IV Seminário Tópicos de Pesquisa. 2011 (Universidade Federal de São Carlos)
    • FERREIRA, Carla A. ; Hofling, Camila . 16a. Jornada de Letras. 2012 (UFSCar)
    • FERREIRA, Carla A. ; MARTHA, D. J. B. ; ROCHA, R. C. . III Selit - Seminário de Estudos de Literatura. 2016 (Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura)
    • FERREIRA, Carla A. ; MARTHA, D. J. B. . IV SELit - Seminario de Literatura. 2017 (Programa de Pos-graduacao em Estudos de Literatura)
    • FERREIRA, Carla A. . I SEL-FAM - Semana de Estudos da Linguagem. 2000 (FAM- Faculdade de Americana)
    • FERREIRA, Carla A. . (Re) construção de gênero na literatura inglesa do século IXI - Jane Austen e as irmâs Bronte. 2001 (FAM - Faculdade de Americana)
    • FERREIRA, Carla A. . O texto literario como ato simbólico: mapeando as propostas de Fredric Jameson. 2010 (Universidade Federal de São Carlos)
    • FERREIRA, Carla A. . Aprendendo a Textualizar. 2006 (Prefeitura Municipal de Manduri - Departamento de Educação)
    • FERREIRA, Carla A. . Considerações sobre a Ascensão do Romance na Literatura Inglesa do Século XVIII. 2004 (FAM - Faculdade de Americana)
    • FERREIRA, Carla A. . RELATÓRIO DE ATIVIDADES. 2015
    • Nome do projeto: O Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino fundamental e Médio: Quais as abordagens utilizadas? Quais habilidades são privilegiadas? (2002 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Carla A. .
      Descrição: O projeto buscou refletir sobre o modo como se tem ensinado a Língua Inglesa na escola, observando o tipo de abordagem utilizada pelo professor e como essa escolha determina o(s) tipo(s) de método(s) e o material didático usado para o ensino de inglês nos níveis fundamental e médio. Também procurou propor a necessidade de uma relação estreita entre teoria e prática , para se criar alternativas para solucionar os problemas hoje existentes no ensino da Língua Inglesa nas escolas
    • Nome do projeto: Jane Austen: autoria feminina no cânone Oitocentista (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Carla A. .
      Descrição: o objetivo deste projeto de pesquisa é o de contribuir para os estudos literários do século XIX, por meio da revisão do cânone oitocentista na literatura inglesa, verificando e tentando preencher algumas lacunas e questões que se colocam quando se verifica a literatura de autoria feminina no período. Deste modo, buscar-se-á demonstrar a necessidade de alguns pressupostos para se lidar com o cânone nessa literatura nacional, como a relação entre arte e sociedade, da perspectiva da literatura como reprodutora de um determinado contexto e produtora de um novo conjunto de idéias interventoras ou alternativas para esse contexto. Por meio de uma revisão da obra de Jane Austen, bem como da fortuna crítica sobre ela, buscar-se-á investigar como uma autora oitocentista canônica como Jane Austen, que lutou em sua obra contra a invisibilidade conferida às mulheres, tornou-se canônica e quais foram os critérios que possibilitaram sua incursão no cânone, num período adverso à autoria feminina.
    • Nome do projeto: ? Figurações do real na pós-modernidade: uma leitura política da obra de John Updike. (2004 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Carla A. .
      Descrição: o objetivo deste projeto de pesquisa é, no sentido de dar continuidade à investigação iniciada na tese de doutorado, verificar por meio da leitura política da obra de John Updike, como seus romances figuram os Estados Unidos (tema constante do autor) enquanto nação hegemônica na atual fase do capitalismo global em seus subtextos, ou seja, na escolha em nível de conteúdo e de organização formal desses textos literários. Assim como no exercício de mapeamento cognitivo realizado em The Coup e Brazil, procurar-se-á verificar como operam as estratégias de contenção inscritas na obra de Updike, na estrutura dos romances, principalmente com a escolha de John Updike por determinados elementos formais. Essas estratégias presentes no subtexto, na estrutura desses romances, são responsáveis pela leitura ?a-política? e ?a-histórica? da obra de John Updike e impedem que o leitor conformista e os críticos bem intencionados verifiquem como os Estados Unidos estão representados nesses textos literários. Em última instância, as estratégias de contenção funcionam como tentativas de resolver os conflitos detectados nos primeiros níveis de leitura, de modo imaginário. Tem-se então por escopo, neste projeto de pesquisa verificar se um modelo de interpretação que considere a História é necessário para interpretar de maneira mais completa esses romances e para reescrever os modelos de análise que devido às estratégias de contenção "oferecem a ilusão de que suas leituras são, de alguma forma, completas e auto-suficientes." Ao se lidar com esse material, pretende-se ainda verificar a dificuldade de figuração do período pós-moderno em que o imediatismo e a supressão das barreiras geográficas e o esfacelamento do sujeito apresentam um novo conteúdo que necessita de novas formas de figuração, principalmente no caso do romance que apresenta categorias que não encontram mais identificação com o contexto.
    • Nome do projeto: Cultura e Prática Oral para professores de língua Inglesa em formação (2008 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Carla A. , Navarro, Eliane Hercules Augusto .
      Descrição: O objetivo do Projeto ?Cultura e prática oral para professores de língua inglesa em formação? é o de: a) aprimorar a competência lingüístico-comunicativa do aluno do curso de licenciatura em Letras da UFSCar (professor em formação) por meio de atividades comunicativas sob a condução e supervisão do ETA, compreendendo as quatro habilidades, a saber: prática oral (primordialmente), compreensão auditiva, escrita e de leitura b) proporcionar ao aluno de Letras desta instituição de ensino (IES) condições para se constituir em um (futuro) profissional consciente dos valores culturais diversos ou externos aos seus que aparecem no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira e que lhe permitam olhar de modo mais crítico para sua própria cultura. c) buscar um aprofundamento, principalmente pelo caráter prático das atividades propostas, das questões discutidas nas disciplinas de língua inglesa e suas literaturas sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa e o papel do professor desse idioma no contexto brasileiro; d) ainda que de forma indireta, ampliar o intercâmbio entre professores de inglês pré e em serviço (formação inicial e continuada), promovendo reflexões conjuntas acerca da língua que ensinam ou ensinarão.
    • Nome do projeto: Cultura e pratica oral para professores de lingua inglesa em formacao e em servico (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, Carla A. , Navarro, Eliane Hercules Augusto .
      Descrição: O objetivo desta atividade de extensão é a de fornecer ao aluno do curso de Letras/Licenciatura da UFSCar, assim como a professores de inglês da rede pública de ensino, conhecimento sobre aspectos culturais dos países falantes de língua inglesa como primeira língua, por meio de comunicação oral, para que, além do aprimoramento de sua competência linguistica, possa constituir-se em um futuro profissional consciente dos valores culturais diversos ou externos aos seus que aparecem no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Essa atividade sera desenvolvida por meio de interação oral sobre os tópicos esteriótipos culturais, multiculturalidade, sistema educacional, alimentação, organização político-social entre outros aspectos da cultura do falante de língua inglesa.
    • Nome do projeto: Cultura e Pratica Oral para professores de lingua inglesa em Formacao e em servico (2011 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, Carla A. , Navarro, Eliane Hercules Augusto .
      Descrição: O objetivo desta atividade de extensão é a de fornecer ao aluno do curso de Letras/Licenciatura da UFSCar, assim como a professores de inglês da rede pública de ensino, conhecimento sobre aspectos culturais dos países falantes de língua inglesa como primeira língua, por meio de comunicação oral, para que, além do aprimoramento de sua competência linguistica, possa constituir-se em um futuro profissional consciente dos valores culturais diversos ou externos aos seus que aparecem no processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira. Essa atividade sera desenvolvida por meio de interação oral sobre os tópicos esteriótipos culturais, multiculturalidade, sistema educacional, alimentação, organização político-social entre outros aspectos da cultura do falante de língua inglesa.
    • Nome do projeto: Autoras inglesas revisitadas: adaptações nos séculos XX e XXI (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Carla A. .
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é, no sentido de ampliar um projeto anterior que investigava as adaptações do trabalho de Jane Austen, verificar como as constantes adaptações feitas da obra de autoras inglesas lidam com o projeto literário dessas autoras para a questão de gênero, na sociedade inglesa patriarcal do séculos, XVIII, XIX e parte do XX. Guardadas as devidas diferenças dos meios utilizados nessa revisitação (cinema, televisão e meio impresso), buscar-se-á examinar como permanência, omissões, apagamentos e abrandamentos de muitos elementos da obra original contribuem para leituras outras dos romances- fonte. Ao empreendermos esta análise, por meio de um modelo interpretativo que considere as várias camadas de interpretação do texto literário, buscamos também entender o nosso tempo e as escolhas feitas a partir do texto literário para novos meios.
    • Nome do projeto: Diálogos literários: leitura política de autores/autoras contemporâneos norte-americanos. (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Carla A. .
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é verificar por meio da leitura política da obra autores/autoras norte-americanos contemporâneos, como seus romances figuram os Estados Unidos enquanto nação hegemônica na atual fase do capitalismo global em seus subtextos, ou seja, na escolha em nível de conteúdo e de organização formal desses textos literários. Procurar-se-á, portanto, verificar como operam as estratégias de contenção inscritas nessas obras, na estrutura dos romances, principalmente com na organização formal desses textos. Essas estratégias presentes no subtexto, na estrutura desses romances, são responsáveis pela leitura ?a-política? e ?a-histórica? da obra de John Updike e impedem que o leitor conformista e os críticos bem intencionados verifiquem como os Estados Unidos estão representados nesses textos literários. Em última instância, as estratégias de contenção funcionam como tentativas de resolver os conflitos detectados nos primeiros níveis de leitura, de modo imaginário. Tem-se então por escopo, neste projeto de pesquisa confirmar a importância de um modelo de interpretação que considere a História, para se interpretar de maneira mais completa esses romances e para reescrever os modelos de análise que devido às estratégias de contenção "oferecem a ilusão de que suas leituras são, de alguma forma, completas e auto-suficientes." Ao se lidar com esse material, pretende-se ainda verificar a dificuldade de figuração do período pós-moderno em que o imediatismo e a supressão das barreiras geográficas e o esfacelamento do sujeito apresentam um novo conteúdo que necessita de novas formas de figuração, principalmente no caso do romance que apresenta categorias que não encontram mais identificação com o contexto.
    • Nome do projeto: Figurações do real na pós-modernidade: uma leitura política de autores/autoras contemporâneos norte-americanos. (2009 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Carla A. .
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é, no sentido de dar continuidade à investigação iniciada na tese de doutorado e ampliar um projeto anterior sobre o trabalho de John Updike, verificar por meio da leitura política da obra de Updike e de autores norte-americanos contemporâneos, como seus romances figuram os Estados Unidos enquanto nação hegemônica na atual fase do capitalismo global em seus subtextos, ou seja, na escolha em nível de conteúdo e de organização formal desses textos literários. Procurar-se-á, portanto, verificar como operam as estratégias de contenção inscritas nessas obras, na estrutura dos romances, principalmente com na organização formal desses textos. Essas estratégias presentes no subtexto, na estrutura desses romances, são responsáveis pela leitura ?a-política? e ?a-histórica? da obra de John Updike e impedem que o leitor conformista e os críticos bem intencionados verifiquem como os Estados Unidos estão representados nesses textos literários. Em última instância, as estratégias de contenção funcionam como tentativas de resolver os conflitos detectados nos primeiros níveis de leitura, de modo imaginário. Tem-se então por escopo, neste projeto de pesquisa confirmar a importância de um modelo de interpretação que considere a História, para se interpretar de maneira mais completa esses romances e para reescrever os modelos de análise que devido às estratégias de contenção "oferecem a ilusão de que suas leituras são, de alguma forma, completas e auto-suficientes." Ao se lidar com esse material, pretende-se ainda verificar a dificuldade de figuração do período pós-moderno em que o imediatismo e a supressão das barreiras geográficas e o esfacelamento do sujeito apresentam um novo conteúdo que necessita de novas formas de figuração, principalmente no caso do romance que apresenta categorias que não encontram mais identificação com o contexto.
    • Nome do projeto: Tradução dos sites dos Programas de Pós-graduação da UFSCar como atividade no processo de internacionalização no Ensino Superior (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, Carla A. , OLIVEIRA, M. T. , HOFLING, C. , BEZERRA, W. A. , RODRIGUES, F. C. , BARBIZAN, E. A. D. .
      Descrição: sta atividade consiste na tradução de sites de Programas de Pós-graduação da UFSCar para as línguas inglesae espanhola, com vistas as exigências da CAPES para internacionalizaçãoda pós-graduação. A atividade contará com a supervisão de docentes da área de Letras, com a participação discentes de graduação e pós, com formação em Letras. Esses discentes terão acesso a discussões acerca da internacionalização por meio da prática tradutória e reflexão sobre estudos da tradução.
    • Nome do projeto: Programas Fulbright para a área de Letras (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, Carla A. , NAVARRO, E. A. .
      Descrição: O objetivo desse encontro é o de promover troca de informações e experiências sobre os programas de intercâmbio para graduados em Letras inglês, a partir de uma palestra proferida por um representante da Fulbright, no Brasil; por um English Assistant (ETA) que acompanha no ano de 2013 os alunos de graduação do curso de Letras da UFSCar, por meio do projeto financiado pela CAPES/FULBRIGHT e pelos Foreign Language Teaching Assistants (FLTAs), egressos da UFSCar que participaram do programa nos Estados Unidos, nos últimos anos. Busca-se, desse modo, caminhar em consonância com as políticas de internacionalização promovidas pelo governo Federal e universidades públicas brasileiras. Ainda, pretende-se divulgar os programas existentes e dialogar com os reposnsáveis por eles, no sentido de ampliar as possibilidades dos formadores em língua inglesa buscarem capacitação no exterior.
    • Nome do projeto: Discurso, poder e autoria em Michel Foucault (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERREIRA, Carla A. , FERREIRA, L. C. .
      Descrição: O objetivo desta atividade é a de apresentar os pensamentos do filófoso Michel Foucault ao estudante de Letras, principalmente no que concerne ao tema da autoria. Serão tratados conceitos fundamentais foucaultianos bem como as leituras feitas por outros teóricos, como Chartier, sobre a obra do autor. Ainda serão mostrados exemplos de análise em que o pensamento de Foucault pode servir como método e/ou auxílio.
    • Nome do projeto: PLI/Letras (Programa de Licenciaturas Internacionais) (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Carla A. , Hofling, Camila , Joyce Ferraz Infante , MIGUEZ, A. C. , GREGOLIN, I. V. .
      Descrição: Pelo Programa de Licenciaturas Internacionais, estudantes brasileiros fazem graduação sanduíche, em período de 12 a 22 meses, em instituições de ensino superior portuguesas parceiras do programa. Participam desta edição do PLI as universidades do Algarve, Aveiro, Beira Interior, Coimbra, Évora, Lisboa, Minho, Nova Lisboa, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro. A Universidade Federal de São Carlos teve edital aprovado para o curso de Letras na Universidade de Aveiro
    • Nome do projeto: Jane Austen revisitada: adaptações e leituras nos séculos XX e XXI (2009 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERREIRA, Carla A. .
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar como as constantes adaptações feitas da obra de Jane Austen lidam com o projeto literário da autora para a questão de gênero, na sociedade inglesa patriarcal do século XIX. Guardadas as devidas diferenças dos meios utilizados nessa revisitação (cinema, televisão e meio impresso), buscar-se-á examinar como permanência, omissões, apagamentos e abrandamentos de muitos elementos da obra original contribuem para uma leitura equivocada ou superficial e, por vezes, apolítica dos romances de Austen, bem como para com um comprometimento da possibilidade de uma leitura crítica, a contrapelo, dos textos adaptados, em nome de uma conformação ao gosto contemporâneo, à busca do prazer em detrimento de leituras mais completas e sérias da obra de Austen. Ao empreendermos esta análise, por meio de um modelo interpretativo que considere as várias camadas de interpretação do texto literário, buscamos também entender o nosso tempo e nossa dificuldade de lidarmos com certos assuntos propostos nos textos de Jane Austen.
    • FERREIRA, Carla A. . CELPE-Bras. 2009 - Examinardor em aplicação de exame de proficiência
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Licenciatura - Português/Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista (Assis)
        Ano de conclusão: 1990
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: University of Iowa
        Ano de conclusão: 2014
    • Faculdade de Americana:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2004 ).
        Outras informações: Professor Horista
    • União das Faculdades da Organização Paulistana Educacional e Cultural:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 2001 ).
        Outras informações: Professor Horista
    • Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2004 - 2008 ).
        Outras informações: Regime de Trabalho - RTC
        Outras informações: Professor Assistente Doutor
    • Estudos Lingüísticos (São Paulo) (1413-0939):
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
        Outras informações: atuacao como parecerista na seleção de artigos do 35º número da revista Estudos Lingüísticos.
    • Revista Mosaico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: atuacao como parecerista na seleção de dois artigos para a Revista Mosaico, v.6, ISSN 1678-6254
    • Universidade Federal de Uberlândia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Adjunto I
    • Estudos Anglo-Americanos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: parecerista
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - Atual ).
        Outras informações: Professora Adjunto
    • HN Editora & Publieditorial:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Diretoria de Avaliação da Educação Básica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Revista do GEL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Critique: Studies in Contemporary Fiction:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Periódico Internacional com início em 1950, sobre a produção em literatura contemporânea.
    • Critique: Studies in Contemporary Fiction:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Publicado cinco vezes ao ano, esse períodico norte-americano se concentra, desde sua criação em 1950, na publicação de artigos de pesquisadores sobre ficção contemporânea. Sou parecerista pela América Latina.