Não autenticado |

Fabiana Valeria da Silva Tavares

    • Bacharel em Letras - Francês/ Português (1998); Letras - Inglês (2003), ambos pela FFLCH-USP; licenciada nas três carreiras pela FE-USP. Mestre em Estudos de Cultura na área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês (2007) e doutora em Literatura Infantil e Juvenil pela área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (2014), ambos pela FFLCH-USP. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos de Cultura; Língua e Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; e Literatura Infantil e Juvenil, e atua principalmente nos seguintes temas: estudos de cultura; literaturas de língua inglesa; literatura infantil e juvenil; literatura brasileira; língua inglesa e redação acadêmica em inglês.

       

      Links:    

    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . "Espaço" nas obras de Laura Ingalls Wilder, ou de como a não-figuração da História aponta para a crise do capitalismo dos Estados Unidos dos anos 1930 Crop (FFLCH/USP) (Cessou em 2006) , v. 11 , p. 113 - 127 , 2006. ISSN: 14156253.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . FORMAÇÃO LITERÁRIA E DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA EM O DOADOR DE MEMÓRIAS, DE LOIS LOWRY F. Educação Infantil em perspectiva: Percursos acerca do processo de ensino-aprendizagem, Volume 1, v. 1, p. 52 - 62, 2021.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . REPRESENTAÇÃO DA MULHER E DA DEFICIÊNCIA FÍSICA NO UNIVERSO FICCIONAL JUVENIL: A TRAJETÓRIA DO HERÓI E A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA E POLÍTICA EM A ESCOLHIDA, DE LOIS LOWRY. Nos multiversos das letras: Estudos em literatura, letras e interartes, v. 1, p. 514 - 537, 2021.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . O apelo à identidade nacional e ao utópico na obra infanto-juvenil de Laura Ingalls Wilder. A Literatura Infantil e Juvenil hoje: múltiplos olhares, diversas leituras, v. , p. 184 - 198, 2011.
  • Trabalhos em Anais: 7
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Formação literária e de consciência política em O doador de memórias, de Lois Lowry. In: XV Congresso Internacional da ABRALIC , 2018 , Uberlândia. ABRALIC - XV Congresso Internacional 2018. Uberlândia : , 2018. p. 4164 - 4175.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Uma questão de classe: a (des)construção das concepções de criança e de infância da classe trabalhadora na literatura. In: V EPOG: encontro dos pós-graduandos da faculdade de filosofia, letras e ciências humanas da Universidade de São Paulo , 2010 , São Paulo. Anais do V EPOG: encontro dos pós-graduandos da faculdade de filosofia, letras e ciências humanas da Universidade de São Paulo. : , 2010.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . LIBERDADE DE EXPRESSÃO E LIVRE-ARBÍTRIO QUESTIONADOS: O CASO DE 'O CACHORRINHO SAMBA NA RÚSSIA'. In: XII Encontro do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa , 2012 , São Paulo. Anais do XII Encontro do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. : , 2012.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . O apelo à identidade nacional e ao utópico na obra infanto-juvenil de Laura Ingalls Wilder. In: XI Congresso Internacional da ABRALIC:Tessituras, Interações, Convergências , 2008 , São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da ABRALIC. : , 2008.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . CRIANÇA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DE "OLIVER TWIST", DE CHARLES DICKENS. In: XI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa: , 2011 , São Paulo. XI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa:. : , 2011.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . COMO CONSTRUIR UM PAÍS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL EM SAUDADE, DE THALES DE ANDRADE, E EM O JOVEM FAZENDEIRO, DE LAURA INGALLS WILDER. In: X Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa: Literatura e Vida Social , 2010 , São Paulo. X Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa: Literatura e Vida Social. : , 2010.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇA, INFÂNCIA E CLASSE SOCIAL EM ?THE RAILWAY CHILDREN?, DE E. NESBIT. In: VI EPOG - Encontro de Pós-Graduandos , 2011 , São Paulo. VI Encontro de Pós-Graduandos. São Paulo : FFLCH-USP, 2011.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Reformed Vampire - Grupo de apoio ao vampiro. São Paulo : Farol Literário , 2012 (Tradução)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . revista Abusões. 2018 (Parecer)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Revista Crioula. 2020 (Parecer)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . As intermitências da morte, de José Saramago. 2022 (Conferência)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . A vida pela frente, de Émile Ajar. 2022 (Conferência)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . FAZENDO O PERCURSO MERCADOLÓGICO E DE FORMAÇÃO LEITORA: UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS NARRATIVOS DE FAZENDO MEU FILME 1: A ESTREIA DE FANI, DE PAULA PIMENTA. 2015 (Comunicacao)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva ; SILVA, Rogério Bernardo ; MARTINS, A. C. . A literatura juvenil e o mercado editorial na formação de leitores. 2015 (Outra)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Um tigre, dois tigres, três tigres: um estudo de gênero literário, personagem e espaço na literatura juvenil de Colleen Houck. 2013 (Comunicacao)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . High-Heeled Shoes at the Age of Ten: Economic inequality, child work, abuse, and prostitution in Lygia Bojunga?s Sapato de Salto. 2015 (Comunicacao)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . O apelo à identidade nacional e ao utópico na obra infanto-juvenil de Laura Ingalls Wilder. 2008 (Comunicacao)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Uma questão de classe: a (des)construção das concepções de criança e de infância da classe trabalhadora na Literatura. 2010 (Comunicacao)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Humanizado, mas nunca humano: Inteligência Artificial e seu intertexto com Pinóquio. 2010 (Comunicacao)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Liberdade de expressão e livre-arbítrio questionados: o caso de "O Cachorrinho Samba na Rússia". 2012 (Comunicacao)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇA, INFÂNCIA E CLASSE SOCIAL EM ?THE RAILWAY CHILDREN?, DE E. NESBIT. 2011 (Comunicacao)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . CRIANÇA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DE OLIVER TWIST", DE CHARLES DICKENS. 2011 (Comunicacao)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . COMO CONSTRUIR UM PAÍS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL EM SAUDADE, DE THALES DE ANDRADE, E EM O JOVEM FAZENDEIRO, DE LAURA INGALLS WILDER. 2010 (Comunicacao)
    • Gregorin Filho, José Nicolau ; VECCHIA, Regiane ; TAVARES, Fabiana Valeria da Silva ; PINHEIRO, Nárgyla Maria Lourenção Pimenta . X Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa: ?Literatura e Vida Social?. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • Gregorin Filho, José Nicolau ; VECCHIA, Regiane ; PINHEIRO, Nárgyla Maria Lourenção Pimenta ; TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . XI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa:. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • CORACINI, Maria José ; CARMAGNANI, Anna Maria Grammatico ; TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . III Simpósio Nacional/ I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade. 2012 (Linguística Aplicada (IEL-UNICAMP) e Estudos Literários e Linguísticos em Inglês (FFLCH-USP))
    • IZARRA, L. P. Z. ; AUBERT, F. H. ; Pinheiro-Passos, Deusa M. S. ; TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . VI EAGILE - Encontro de Alunos de Graduação de Inglês como Língua Estrangeira. 2003 (FFLCH - USP)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Projeto Inglês da Família. 2014 (Conselho Britânico e Fundação para o Desenvolvimento da Educação)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Projeto Inglês da Família. 2014 (British Council/ FDE)
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Iniciação Científica: A identidade nacional norte-americana em Farmer Boy e em Little Town on the Prairie, de Laura Ingalls Wilder
        Ano de conclusão: 2003
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Graduação em Francês e em Português
        Ano de conclusão: 1998
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Cursinho da Psico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Aulas de Interpretação e produção de Texto em Português para alunos pré-vestibulandos no Cursinho dos Alunos da Psicologia USP, destinado à população carente.
        Outras informações: Professora
    • Hewlett-Packard Brasil - Matriz:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Wall Street Institute:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Aulas de inglês e de português para estrangeiros, in company, como professora contratada.
        Outras informações: Professora contratada
    • Faculdade Sumaré:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Professora do curso de Letras - Licenciatura em Inglês. Disciplinas ministradas: Literatura Inglesa I, Literatura Inglesa II, Literatura Inglesa III, Literaturas Étnicas de Língua Inglesa, Projeto Profissional Interdisciplinar III: Educação Inclusiva. Professor do curso de Letras - Licenciatura em Português. Disciplinas ministradas: Teoria da Literatura I; Análise e Crítica Literária, Temas de Educação e Letras; Literatura Brasileira I; Literatura Brasileira II e Literaturas Étnicas de Língua Portuguesa. Tutora dos cursos de Língua Portuguesa I para os cursos de Pedagogia, Marketing, Comunicação Visual, Eventos, Letras, Geografia e História.
        Outras informações: Docente
    • Colegio Bandeirantes:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - 2024 ).
        Outras informações: Corretora de produção de texto
    • CNA - Cultural Norte-Americano:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2023 ).
        Outras informações: Aulas de Inglês em vários níveis, para crianças, jovens e adultos, com metodologia da escola.
        Outras informações: contratado
    • Yawp:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Edição n. 10 - Organizadoras: Deusa Maria de Souza Pinheiro-Passos e Fabiana Valeria da Silva TavaresEdição n. 11 - Organizadoras: Deusa Maria de Souza Pinheiro-Passos e Fabiana Valeria da Silva Tavares
    • Faculdade de Tecnologia - FATEC SP (CEETEPS):
      • Tipo de vínculo: Celetista (2023 - Atual ).
        Outras informações: Docente de Ensino Superior nos cursos de graduação da FATEC - SP. Disciplinas ministradas: Língua Inglesa I, Língua Inglesa II, Língua Inglesa III, Língua Inglesa IV, Língua Inglesa V, Língua Inglesa VI, Comunicação e Expressão, Linguagens e seus códigos I, Linguagens e seus códigos II.
        Outras informações: Parcial