Não autenticado |

Fabiana Valeria da Silva Tavares

    • Doutora em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2014) e Mestre em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2007). Possui graduação em Letras - Português e Francês - pela Universidade de São Paulo (1998), graduação em Letras - Inglês pela Universidade de São Paulo (2003). Licenciada em modalidade de Licenciatura Plena nas três habilitações linguísticas mencionadas, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Experiência em educação básica e em ensino superior. Atualmente é celetista parcial da Faculdade de Tecnologia - FATEC SP (CEETEPS). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas e Literaturas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, ideologia, identidade nacional, história dos Estados Unidos, literatura canônica em línguas anglófona e portuguesa e língua inglesa.

       

      Links:    

    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . "Espaço" nas obras de Laura Ingalls Wilder, ou de como a não-figuração da História aponta para a crise do capitalismo dos Estados Unidos dos anos 1930 Crop (FFLCH/USP) (Cessou em 2006) , v. 11 , p. 113 - 127 , 2006. ISSN: 14156253.
  • Capítulos publicados: 3
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . FORMAÇÃO LITERÁRIA E DE CONSCIÊNCIA POLÍTICA EM O DOADOR DE MEMÓRIAS, DE LOIS LOWRY F. Educação Infantil em perspectiva: Percursos acerca do processo de ensino-aprendizagem, Volume 1, v. 1, p. 52 - 62, 2021.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . REPRESENTAÇÃO DA MULHER E DA DEFICIÊNCIA FÍSICA NO UNIVERSO FICCIONAL JUVENIL: A TRAJETÓRIA DO HERÓI E A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA E POLÍTICA EM A ESCOLHIDA, DE LOIS LOWRY. Nos multiversos das letras: Estudos em literatura, letras e interartes, v. 1, p. 514 - 537, 2021.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . O apelo à identidade nacional e ao utópico na obra infanto-juvenil de Laura Ingalls Wilder. A Literatura Infantil e Juvenil hoje: múltiplos olhares, diversas leituras, v. , p. 184 - 198, 2011.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Formação literária e de consciência política em O doador de memórias, de Lois Lowry. In: XV Congresso Internacional da ABRALIC , 2018 , Uberlândia. ABRALIC - XV Congresso Internacional 2018. Uberlândia : , 2018. p. 4164 - 4175.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Uma questão de classe: a (des)construção das concepções de criança e de infância da classe trabalhadora na literatura. In: V EPOG: encontro dos pós-graduandos da faculdade de filosofia, letras e ciências humanas da Universidade de São Paulo , 2010 , São Paulo. Anais do V EPOG: encontro dos pós-graduandos da faculdade de filosofia, letras e ciências humanas da Universidade de São Paulo. : , 2010.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . LIBERDADE DE EXPRESSÃO E LIVRE-ARBÍTRIO QUESTIONADOS: O CASO DE 'O CACHORRINHO SAMBA NA RÚSSIA'. In: XII Encontro do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa , 2012 , São Paulo. Anais do XII Encontro do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. : , 2012.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . O apelo à identidade nacional e ao utópico na obra infanto-juvenil de Laura Ingalls Wilder. In: XI Congresso Internacional da ABRALIC:Tessituras, Interações, Convergências , 2008 , São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da ABRALIC. : , 2008.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . CRIANÇA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DE "OLIVER TWIST", DE CHARLES DICKENS. In: XI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa: , 2011 , São Paulo. XI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa:. : , 2011.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . COMO CONSTRUIR UM PAÍS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL EM SAUDADE, DE THALES DE ANDRADE, E EM O JOVEM FAZENDEIRO, DE LAURA INGALLS WILDER. In: X Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa: Literatura e Vida Social , 2010 , São Paulo. X Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa: Literatura e Vida Social. : , 2010.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇA, INFÂNCIA E CLASSE SOCIAL EM ?THE RAILWAY CHILDREN?, DE E. NESBIT. In: VI EPOG - Encontro de Pós-Graduandos , 2011 , São Paulo. VI Encontro de Pós-Graduandos. São Paulo : FFLCH-USP, 2011.
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Reformed Vampire - Grupo de apoio ao vampiro. São Paulo : Farol Literário , 2012 (Tradução)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . revista Abusões. 2018 (Parecer)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Revista Crioula. 2020 (Parecer)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . As intermitências da morte, de José Saramago. 2022 (Conferência)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . A vida pela frente, de Émile Ajar. 2022 (Conferência)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . FAZENDO O PERCURSO MERCADOLÓGICO E DE FORMAÇÃO LEITORA: UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS NARRATIVOS DE FAZENDO MEU FILME 1: A ESTREIA DE FANI, DE PAULA PIMENTA. 2015 (Comunicacao)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva ; SILVA, Rogério Bernardo ; MARTINS, A. C. . A literatura juvenil e o mercado editorial na formação de leitores. 2015 (Outra)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Um tigre, dois tigres, três tigres: um estudo de gênero literário, personagem e espaço na literatura juvenil de Colleen Houck. 2013 (Comunicacao)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . High-Heeled Shoes at the Age of Ten: Economic inequality, child work, abuse, and prostitution in Lygia Bojunga?s Sapato de Salto. 2015 (Comunicacao)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . O apelo à identidade nacional e ao utópico na obra infanto-juvenil de Laura Ingalls Wilder. 2008 (Comunicacao)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Uma questão de classe: a (des)construção das concepções de criança e de infância da classe trabalhadora na Literatura. 2010 (Comunicacao)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Humanizado, mas nunca humano: Inteligência Artificial e seu intertexto com Pinóquio. 2010 (Comunicacao)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Liberdade de expressão e livre-arbítrio questionados: o caso de "O Cachorrinho Samba na Rússia". 2012 (Comunicacao)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . REPRESENTAÇÃO DE CRIANÇA, INFÂNCIA E CLASSE SOCIAL EM ?THE RAILWAY CHILDREN?, DE E. NESBIT. 2011 (Comunicacao)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . CRIANÇA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DE OLIVER TWIST", DE CHARLES DICKENS. 2011 (Comunicacao)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . COMO CONSTRUIR UM PAÍS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL EM SAUDADE, DE THALES DE ANDRADE, E EM O JOVEM FAZENDEIRO, DE LAURA INGALLS WILDER. 2010 (Comunicacao)
    • Gregorin Filho, José Nicolau ; VECCHIA, Regiane ; TAVARES, Fabiana Valeria da Silva ; PINHEIRO, Nárgyla Maria Lourenção Pimenta . X Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa: ?Literatura e Vida Social?. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • Gregorin Filho, José Nicolau ; VECCHIA, Regiane ; PINHEIRO, Nárgyla Maria Lourenção Pimenta ; TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . XI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa:. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • CORACINI, Maria José ; CARMAGNANI, Anna Maria Grammatico ; TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . III Simpósio Nacional/ I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade. 2012 (Linguística Aplicada (IEL-UNICAMP) e Estudos Literários e Linguísticos em Inglês (FFLCH-USP))
    • IZARRA, L. P. Z. ; AUBERT, F. H. ; Pinheiro-Passos, Deusa M. S. ; TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . VI EAGILE - Encontro de Alunos de Graduação de Inglês como Língua Estrangeira. 2003 (FFLCH - USP)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Projeto Inglês da Família. 2014 (Conselho Britânico e Fundação para o Desenvolvimento da Educação)
    • TAVARES, Fabiana Valeria da Silva . Projeto Inglês da Família. 2014 (British Council/ FDE)
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Iniciação Científica: A identidade nacional norte-americana em Farmer Boy e em Little Town on the Prairie, de Laura Ingalls Wilder
        Ano de conclusão: 2003
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Graduação em Francês e em Português
        Ano de conclusão: 1998
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Cursinho da Psico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Aulas de Interpretação e produção de Texto em Português para alunos pré-vestibulandos no Cursinho dos Alunos da Psicologia USP, destinado à população carente.
        Outras informações: Professora
    • Hewlett-Packard Brasil - Matriz:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Wall Street Institute:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Aulas de inglês e de português para estrangeiros, in company, como professora contratada.
        Outras informações: Professora contratada
    • Faculdade Sumaré:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Professora do curso de Letras - Licenciatura em Inglês. Disciplinas ministradas: Literatura Inglesa I, Literatura Inglesa II, Literatura Inglesa III, Literaturas Étnicas de Língua Inglesa, Projeto Profissional Interdisciplinar III: Educação Inclusiva. Professor do curso de Letras - Licenciatura em Português. Disciplinas ministradas: Teoria da Literatura I; Análise e Crítica Literária, Temas de Educação e Letras; Literatura Brasileira I; Literatura Brasileira II e Literaturas Étnicas de Língua Portuguesa. Tutora dos cursos de Língua Portuguesa I para os cursos de Pedagogia, Marketing, Comunicação Visual, Eventos, Letras, Geografia e História.
        Outras informações: Docente
    • Colegio Bandeirantes:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - 2024 ).
        Outras informações: Corretora de produção de texto
    • CNA - Cultural Norte-Americano:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2023 ).
        Outras informações: Aulas de Inglês em vários níveis, para crianças, jovens e adultos, com metodologia da escola.
        Outras informações: contratado
    • Yawp:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Edição n. 10 - Organizadoras: Deusa Maria de Souza Pinheiro-Passos e Fabiana Valeria da Silva TavaresEdição n. 11 - Organizadoras: Deusa Maria de Souza Pinheiro-Passos e Fabiana Valeria da Silva Tavares
    • Faculdade de Tecnologia - FATEC SP (CEETEPS):
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).