Aico Sipriano Nogueira
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Resumo
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Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1991), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1996), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Ambiente e Sociedade pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Universidade de Campinas, NEPAM (2013). Foi Visiting Research Fellow no Department of International Development da London School of Economics, LSE, Reino Unido (2013-2014; 2016-2017) e Visiting Research Student (Bolsa Sanduíche) no Development Studies Institute da London School of Economics, LSE, Reino Unido (1998-1999). Tem atuado como consultor na área de desenvolvimento e políticas públicas para instituições nacionais e internacionais como o Banco Mundial, a FAO-ONU e o governo brasileiro, e também como professor em instituições de ensino superior nas áreas de sociologia, metodologia científica, desenvolvimento local, relações internacionais e políticas públicas, com ênfase na redução da pobreza rural.
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Livros publicados: 1
- NOGUEIRA, A. S. . Os caminhos da utopia no Brasil: Estudo de uma experiência de comunidade alternativa no Planalto Central do Brasil. : Novas Edições Acadêmicas, 2013 . 273p. ISBN: 9783639896237.
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Artigos completos publicados em periódicos: 3
- NOGUEIRA, AICO SIPRIANO . Lulism and the Institutionalization of Social Movements in Brazil: Strengthening Democratic Inclusion and Perpetuating Hegemony Tempo Social , v. 29 , p. 229 - 260 , 2017. ISSN: 01032070.
- NOGUEIRA, A. S. ; BRITO, R. O. . Consumer Society, CommodifiCation of Childhood and Current Challenges for Education Journal of Human Capital Development , v. 5 , p. 75 - 84 , 2012. ISSN: 19857012.
- NOGUEIRA, A. S. . Comunidades da nova era no Planalto Central: utopia, ideologia e reafirmação da ordem Tempo Social , v. 13 , p. 159 - 184 , 2001. ISSN: 01032070.
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Trabalhos em Anais: 2
- NOGUEIRA, A. S. ; BRITO, R. O. . CONSUMER SOCIETY, COMMODIFICATION OF CHILDHOOD AND CURRENT CHALLENGES FOR EDUCATION. In: 6th International Technology, Education and Development Conference , 2012 , Valencia, Espanha. INTED2012 Proceedings. Valencia, Espanha : IATED, 2012. p. 2954 - 2959.
- NOGUEIRA, A. S. ; BRITO, R. O. . LEGAL AND PEDAGOGICAL ASPECTS OF CHILDHOOD AND ADOLESCENCE AND THE MATTER OF EDUCATION IN THE HISTORY OF BRAZIL: A CONTRIBUTION REGARDING THE ROLE OF LAWS TOWARD INCLUSIVE EDUCATION. In: 6th International Technology, Education and Development Conference , 2012 , Valencia, Espanha. INTED2012 Proceedings. Valencia, Espanha : IATED, 2012. p. 2946 - 2953.
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Outras Produções Bibliográficas: 2
- NOGUEIRA, A. S. . Uma Sociologia da Sociedade de Risco. Londres : Polity Press/Institute for Public Policy Research , 2000 (Tradução)
- NOGUEIRA, A. S. ; Duarte, Joaquim Aguiar . Movimentos Sociais. Amsterdan : Elsevier Science Publishing Co., Inc , 1995 (Tradução)
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Trabalhos técnicos: 1
- Osório Castro ; NOGUEIRA, A. S. ; Domingues, Colmar Rodrigues . Orientações Gerais Para a Elaboração e Qualificação do PTDRS - Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais. 2009 (Consultoria)
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Apresentações de Trabalho: 7
- NOGUEIRA, A. S. . Lulism and the Institutionalization of Social Movements in Brazil: Strengthening Democratic Inclusion and Perpetuating Hegemony. 2017 (Congresso)
- NOGUEIRA, A. S. . ?Lulismo e a institucionalização dos movimentos sociais no Brasil: fortalecendo a democracia participativa e perpetuando a hegemonia?. 2016 (Congresso)
- NOGUEIRA, A. S. . ?Lulism and the Institutionalization of Social Movements in Brazil: Strengthening Democratic Inclusion and perpetuating hegemony?. 2015 (Congresso)
- NOGUEIRA, A. S. . Observação Participante: características, possibilidades e limites. 2013 (Conferência)
- NOGUEIRA, A. S. ; BRITO, R. O. . Legal and Pedagogical Aspects of Education and Childhood in Brazil's history: some contributions to the debate on the role of law for an inclusive education. 2012 (Congresso)
- NOGUEIRA, A. S. ; BRITO, R. O. . The consumer society, the commodification of childhood and challenges of education in the contemporary society. 2012 (Congresso)
- NOGUEIRA, A. S. ; BRITO, R. O. . Strategic Planning in Education: some reflections on the training of educators and the challenge of participatory strategic planning in Brazil. 2012 (Congresso)
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Projetos de Pesquisa: 3
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Nome do projeto: PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE CAPITAL SOCIAL E PARTICIPAÇÃO NA CONFECÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS (2012
- 2012
Natureza: Desenvolvimento
Integrantes: NOGUEIRA, A. S. .
Descrição: O projeto objetiva discutir a importância dos estudos de planejamento nos cursos de pedagogia no Brasil, como instrumentos essenciais para a construção de modelos de planejamentos educacionais efetivos, aptos a responderem de forma eficaz às demandas de aprendizado e cidadania nos dias atuais. A partir de uma revisão teórica conceitual de planejamento e estratégia, a pesquisa foca a esfera da educação, buscando elucidar suas especificidades no âmbito do planejamento estratégico operado nas organizações em geral. As raízes históricas e a evolução do planejamento educacional no Brasil são resgatadas, mostrando as interligações existentes entre a necessidade de ampliação da educação formal no país e os imperativos do pensamento desenvolvimentista da segunda metade do sec. XX, na busca por produtividade, eficiência e eficácia. O artigo também discute as peculiaridades assumidas pelo planejamento educacional no Brasil, com o processo de redemocratização iniciado no final dos anos de 1980, enfatizando a importância de uma formação em pedagogia que capacite os profissionais da área para o desafio de pensarem criticamente o planejamento educacional como produto da conjugação de aspectos técnicos, políticos e de participação comunitária. -
Nome do projeto: TERRITORIALIDADE RURAL E SUSTENTABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO ? DIFICULDADES E POTENCIALIDADES DE DIÁLOGO INTERINSTITUCIONAL SOBRE NOVAS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO (2013
- 2017
Natureza: Pesquisa
Integrantes: NOGUEIRA, A. S. , FERREIRA, L. C. .
Descrição: Este projeto propõe examinar o diálogo interinstitucional em torno de novas abordagem e intervenções visando o desenvolvimento sustentável, particularmente o desenvolvimento rural com enfoque territorial, buscando compreender em que medida a estrutura federativa composta por união, estados e municípios, dialoga com essas estratégias e com os poderes localmente constituídos. O trabalho intenta examinar como a percepção desses entes sobre o tema e, conseqüentemente, os mecanismos existentes para a consecução de políticas públicas para os territórios rurais brasileiros, impactam os objetivos a serem alcançados. Tendo como foco o Programa Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (PRONAT), da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, SDT/MDA, assim como o estado de São Paulo e o Território Vale do Ribeira, a pesquisa pretende analisar duas esferas distintas e complementares de ação institucional. De um lado, o governo federal, enquanto gestor do programa, o estado de São Paulo e municípios que compõem o Território Vale do Ribeira. De outro lado, o colegiado territorial e seu principal instrumento de planejamento, controle e gestão social de políticas públicas, o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável, PTDRS. Questões como a percepção que os agentes públicos e privados possuem sobre territorialidade, desenvolvimento sustentável, gestão e controle social de políticas públicas, assim como os instrumentos de diálogo interinstitucional em nível dos governos, e destes com os territórios, serão objeto de investigação, como forma de compreensão dos impactos desses aspectos na estruturação dos poderes públicos para a execução de políticas, particularmente em um território marcado por problemas de equacionamento dos conflitos ambientais e de promoção de processos sustentáveis de desenvolvimento. -
Nome do projeto: TERRITORIALIDADE RURAL E SUSTENTABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO ? DIFICULDADES E POTENCIALIDADES DE DIÁLOGO INTERINSTITUCIONAL SOBRE NOVAS ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO (2018
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: NOGUEIRA, A. S. .
Descrição: Este projeto propõe examinar o diálogo interinstitucional em torno de novas abordagem e intervenções visando o desenvolvimento sustentável, particularmente o desenvolvimento rural com enfoque territorial, buscando compreender em que medida a estrutura federativa composta por união, Estados e municípios, dialoga com essas estratégias e com os poderes localmente constituídos. O trabalho intenta examinar como a percepção desses entes sobre o tema e, consequentemente, os mecanismos existentes para a consecução de políticas públicas para os territórios rurais brasileiros, impactam os objetivos a serem alcançados. Tendo como foco o Programa Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais (PRONAT), da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, SDT/MDA, assim como o Estado de São Paulo e o Território Vale do Ribeira, a pesquisa pretende analisar duas esferas distintas e complementares de ação institucional. De um lado, o governo federal, enquanto gestor do programa, o Estado de São Paulo e municípios que compõem o Território Vale do Ribeira. De outro lado, o colegiado territorial e seu principal instrumento de planejamento, controle e gestão social de políticas públicas, o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável, PTDRS. Questões como a percepção que os agentes públicos e privados possuem sobre territorialidade, desenvolvimento sustentável, gestão e controle social de políticas públicas, assim como os instrumentos de diálogo interinstitucional em nível dos governos, e destes com os territórios, serão objeto de investigação, como forma de compreensão dos impactos desses aspectos na estruturação dos poderes públicos para a execução de políticas, particularmente em um território marcado por problemas de equacionamento dos conflitos ambientais e de promoção de processos sustentáveis de desenvolvimento.
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Nome do projeto: PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE CAPITAL SOCIAL E PARTICIPAÇÃO NA CONFECÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS (2012
- 2012
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Formação Acadêmica: 4
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Graduacao:
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Curso: ciências sociais
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 1991
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Curso: ciências sociais
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Mestrado:
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Curso: Sociologia
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 1996
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Curso: Sociologia
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Doutorado:
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Curso: Sociologia
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2001
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Curso: Sociologia
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Pos-doutorado:
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Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Ano de conclusão: 2013
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Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
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Graduacao:
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Atuação Profissional: 17
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Plural (USP):
- Tipo de vínculo: Livre (1994 - 1998 ).
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Série Bibliografia:
- Tipo de vínculo: Livre (1994 - 1995 ).
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Faculdade Michelangelo:
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Tipo de vínculo: Livre (2009 -
2010
).
Outras informações: Disciplina ministrada: Sociologia e meio ambiente
Outras informações: Professor
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Tipo de vínculo: Livre (2009 -
2010
).
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Centro Universitário Belas Artes de São Paulo:
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Tipo de vínculo: Livre (2000 -
2008
).
Outras informações: Disciplinas ministradas: Sociologia, Cooperação Internacional, Negociações Internacionais, Proteção Internacional ao Meio Ambiente e Metodologia e Técnicas de Pesquisas para Relações Internacionais e Adm. de Empresas
Outras informações: Professor
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Tipo de vínculo: Livre (2000 -
2008
).
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Faculdade Cásper Líbero:
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Tipo de vínculo: Livre (2000 -
2003
).
Outras informações: Disciplinas ministradas: Metodologia e Técnicas de Pesquisas para Relações Públicas
Outras informações: Professor
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Tipo de vínculo: Livre (2000 -
2003
).
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Centro Universitário FIEO:
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Tipo de vínculo: Livre (2000 -
2001
).
Outras informações: Disciplinas ministradas: Sociologia e Antropologia para os cursos de História, Turismo e Hotelaria
Outras informações: Professor
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Tipo de vínculo: Livre (2000 -
2001
).
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Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo:
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Tipo de vínculo: Colaborador (2011 -
2013
).
Outras informações: Pós Graduação. Curso: TÓPICOS ESPECIAIS EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS (TERI)
Outras informações: Professor eventual
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Tipo de vínculo: Colaborador (2011 -
2013
).
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Instituto de Educação Superior de Brasília:
- Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
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Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento:
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Tipo de vínculo: Livre (2002 -
2005
).
Outras informações: Trabalho consistiu em: 1-Desenvolver um programa de cooperação técnica internacional de capacitação visando à redução da pobreza rural no NE: http://info.worldbank.org/etools/docs/library/112905/brazil/brazil/portuguese/index.html, 2002 ? 2005 2- Formar uma rede de instituições, nacionais e internacionais, trabalhando com a questão da redução da pobreza rural no Nordeste; 3- Desenhar um programa de integração interinstitucional, visando à interação e troca de experiências a partir dos diversos trabalhos desenvolvidos por cada instituição na região dentro da temática da pobreza rural (áreas trabalhadas, metodologias empregadas, resultados alcançados, desafios enfrentados); 4- Organizar e moderar seminários via videoconferência, transmitidos para 15 centros de VC na região Nordeste, mais Brasília e Washington DC. Temas apresentados e discutidos, sempre associados à questão da pobreza rural, desenvolvimento territorial, meio ambiente, arranjos produtivos locais, capital social, gênero e inclusão digital; 5- Negociar e estabelecer parcerias com instituições chaves para o desenvolvimento do programa, como: MDA, PNUD, Banco do Nordeste, GTZ, IICA, EMBRAPA; 6- Fazer um trabalho específico com os Programas de Combate à Pobreza Rural (PCPR), visando à troca de experiências exitosas entre os mesmos. Esse trabalho resultou em seis seminários interativos com todos os programas na região. 7- Desenvolver meios de disseminação dos conhecimentos produzidos pelas atividades do Programa, como: website interativo, boletim eletrônico, fóruns de discussão, CD-ROM e publicação de documentos.
Outras informações: Consultor em Políticas Públicas
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Tipo de vínculo: Livre (2002 -
2005
).
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Ministério do Desenvolvimento Agrário:
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Tipo de vínculo: Livre (2008 -
2010
).
Outras informações: Trabalho consistiu em: 1- Desenvolver uma metodologia de capacitação para elaboração e qualificação dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável, PTDRS, com foco na sustentabilidade territorial (publicado em Documentos de Apoio da SDT/MDA); 2- Apoiar os 164 territórios rurais brasileiros na elaboração de seus PTDRS: capacitando as entidades parceiras responsáveis pelo apoio às comunidades nos territórios; organizando e coordenando eventos territoriais; organizando, coordenando e ancorando de Brasília programa de capacitação à distância para todos os Estados brasileiros. Tecnologias utilizadas: videoconferência e televisão (Programa Ponto a Ponto da TV Banco do Brasil); orientando e monitorando a confecção dos Planos nos territórios, a partir da metodologia desenvolvida; 3- Acompanhar, de forma especial, a elaboração do PTDRS do Território Indígena Raposa Serra do Sol e São Marcos (Roraima), adaptando a metodologia desenvolvida à realidade de sustentabilidade dos povos indígenas da área; 4- Preparar relatórios de acompanhamento do processo em curso nos territórios; 5- Representar a SDT em eventos de discussão do processo de planejamento nos territórios, em especial do Programa Territórios da Cidadania. 6- Apoiar o desenvolvimento de um sistema informatizado de acompanhamento e avaliação do programa, onde ferramentas importantes como um índice de condições de vida e de desenvolvimento social, com seus diferentes indicadores foram integrados, constituindo um importante instrumento para o sucesso das políticas sociais rurais no Brasil.
Outras informações: Consultor em Políticas Públicas
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Tipo de vínculo: Livre (2008 -
2010
).
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Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura:
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Tipo de vínculo: Livre (2011 -
2015
).
Outras informações: Prestação de Serviços na modalidade produto para mobilização, coordenação e sistematização de eventos e elaboração de relatórios, elaboração de projetos, participação em ações de desenvolvimento territorial e monitoramento a ação de 26 monitores estaduais nas ações referentes ao Projeto Territórios, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, nos termos do Contrato de Repasse Nº 332.075-15/2010 ? MDA/CEF, conforme Edital nº 008/2011.
Outras informações: Consultor em Políticas Públicas
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Tipo de vínculo: Livre (2011 -
2015
).
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Faculdades Integradas Rio Branco:
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Tipo de vínculo: Celetista (2012 -
2013
).
Outras informações: Lecionando as disciplinas Cooperação Internacional, Políticas Públicas, Teoria Política e História Econômica do Brasil.
Outras informações: Professor Associado
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Tipo de vínculo: Celetista (2012 -
2013
).
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Universidade Estadual de Campinas:
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
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London School of Economics:
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
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Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura:
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Tipo de vínculo: Livre (2014 -
2015
).
Outras informações: Avaliação da contribuição das Centrais de Recebimento de Produtos da Agricultura Familiar, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos, PAA.
Outras informações: Consultor em Políticas Públicas
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Tipo de vínculo: Livre (2014 -
2015
).
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Centro Universitário Senac:
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Tipo de vínculo: Livre (2014 -
Atual
).
Outras informações: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Marketing de Serviços
Outras informações: Professor
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Tipo de vínculo: Livre (2014 -
Atual
).
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Universidade de São Paulo:
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Tipo de vínculo: Livre (2018 -
Atual
).
Outras informações: Pesquisador Colaborador
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Tipo de vínculo: Livre (2018 -
Atual
).
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Plural (USP):