Não autenticado |

Anna Carolina Botelho Takeda

    • Possui graduação em Letras Português pela Universidade de São Paulo (2007), mestrado em Letras (Langue, Littérature et Civilisations Etrangères;Littérature Brésilienne; Etudes Lusophones) pela Université de Sorbonne Nouvelle/Paris 3, doutorado em andamento pela Universidade de São Paulo ( Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa). Integrante do grupo de pesquisa coordenado pelo Prof. Dr. Bejamin Abdala Junior, intitulado Graciliano Ramos - pontes literárias, socioculturais e com outras artes. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: ditadura civil-militar, cinema novo e Leon Hirszman.

       

      Links:    

    • TAKEDA, A. C. B. . O romantismo em Eles não usam black-tie: sentimento de uma época ou esperança que persiste? RevLet: Revista Virtual de Letras , v. 8 , p. 337 - 348 , 2016. ISSN: 21769125.
    • TAKEDA, A. C. B. . A obsessão pela virilidade em Mãos de Cavalo: poder e ruína Estação Literária , v. 16 , p. 153 - 164 , 2016. ISSN: 19831048.
    • TAKEDA, A. C. B. . A oposição ideológica existente no filme Eles Não Usam Black-tie, de Leon Hirszman Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade , v. 16 , p. 121 - 148 , 2016. ISSN: 21764174.
    • TAKEDA, A. C. B. . De Nelson Rodrigues a Leon Hirszman: a saliência da tragédia no filme A falecida Rascunhos Culturais , v. 6 , p. 45 - 63 , 2016. ISSN: 21773424.
    • TAKEDA, A. C. B. . Paulo Honório e o espaço social Via Litterae , v. 6 , p. 387 - 400 , 2014. ISSN: 21766800.
    • TAKEDA, A. C. B. . O realismo como técnica de representação em A falecida Revista de Letras Norte@mentos , v. 9 , p. 119 - 133 , 2016. ISSN: 19838018.
    • TAKEDA, A. C. B. . Desconforto, excessos e rock and roll A maçã envenenada, de Michel Laub Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea , v. 13 , p. 257 - 260 , 2015. ISSN: 19847556.
  • Capítulos publicados: 2
    • TAKEDA, A. C. B. . Romance e tela: Paulo Honório, o ?pobre-diabo?. Graciliano Ramos: muros sociais e aberturas artísticas, v. 1, p. 155 - 176, 2017.
    • TAKEDA, A. C. B. . Ataque cotidiano de vida. Lugares, viagens e aventuras, v. , p. 37 - 46, 2009.
    • TAKEDA, A. C. B. . Por que eu não bato panela . Jornal da Cidade , , 08 mar. 2016.
    • TAKEDA, A. C. B. . As cercas, as igrejas e a cidade . Jornal da Cidade , Bauru , 03 ago. 2014.
    • TAKEDA, A. C. B. . Violência mesmo ou mero discurso? . Jornal da Cidade , Bauru , 28 abr. 2011.
    • TAKEDA, A. C. B. . Virada cultural? . Central de Mídia Independente , , 15 mai. 2007.
    • TAKEDA, A. C. B. . A indústria cultural em Mãos de cavalo: poder e ruína. In: XV Encontro da ABRALIC , 2016 , Rio de Janeiro. Experiências literárias, textualidades contemporâneas. Rio de Janeiro : Dialogarts Publicações, 2016.
    • TAKEDA, A. C. B. . O romantismo presente na peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri. In: XVI Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa. , 2016 , São Paulo. Comparativismo hoje: as literaturas e culturas de língua portuguesa. : , 2016.
    • TAKEDA, A. C. B. . Desconforto, excessos e rock?n roll. A juventude roqueira em A maçã envenenada, de Michel Laub. In: XVII Congresso de estudos literários entre literatura e música: leituras, afinidades, tensões , 2016 , Vitória. Anais do XVII Congresso de estudos literários entre literatura e música: leituras, afinidades, tensões. : , 2015.
    • TAKEDA, A. C. B. . De sertões e sinucas: o mal-estar social em dois meninos da literatura. In: XV Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) , 2007 , São Paulo. Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). : , 2007.
    • TAKEDA, A. C. B. . Desconforto, excessos e rock?n roll. In: XVII Congresso de estudos literários entre literatura e música: leitura, afinidades, tensões , 2015 , Vitória. Programação e resumos. : , 2015.
    • TAKEDA, A. C. B. . A tragédia em A maçã envenenada, de Michel Laub. In: VI Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea , 2015 , Rio de Janeiro. Resumos. : , 2015.
    • TAKEDA, A. C. B. . São Bernardo em dois tempos e em duas linguagens: a representação das tensões sociais vividas por Paulo Honório de Graciliano Ramos e de Leon Hirszman. In: XIV Abralic , 2014 , Belém. Anais eletrônicos XIV Abralic. : , 2014.
    • TAKEDA, A. C. B. . Parecerista ad-hoc da Revista Opiniães (USP). 2015 (Parecer)
    • TAKEDA, A. C. B. . A indústria cultural em Mãos de cavalo: poder e ruína. 2016 (Outra)
    • TAKEDA, A. C. B. . Desconforto, excessos e rock?n roll. 2015 (Comunicacao)
    • TAKEDA, A. C. B. . A tragédia em 'Eles não usam black-tie', de Leon Hirszman. 2015 (Comunicacao)
    • TAKEDA, A. C. B. . A tragédia em A maçã envenenada, de Michel Laub. 2015 (Comunicacao)
    • TAKEDA, A. C. B. . São Bernardo em dois tempos e em duas linguagens: a representação das tensões sociais vividas por Paulo Honório, de Graciliano Ramos e de Leon Hirszman. 2014 (Outra)
    • TAKEDA, A. C. B. . De sertões e sinucas: o mal-estar social em dois meninos da literatura brasileira. 2007 (Simposio)
    • TAKEDA, A. C. B. . 'De sertões e sinucas: o mal-estar social em dois meninos da literatura'. 2007 (Comunicacao)
    • TAKEDA, A. C. B. . As representações da luta de classe e das mazelas sociais nos filmes de Leon Hirszman. Um estudo das adaptações das obras literárias São Bernardo, A Falecida e Eles Não Usam Black-tie. 2013 (Seminário)
    • TAKEDA, A. C. B. . Hip Hop não é cumplice da violência. 2006 (Prefeitura da Cidade de São Paulo - Secretaria de Participação e Parceria)
    • Nome do projeto: A exclusão nas malhas da ficção (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKEDA, A. C. B. , MARTIN, V. L. R. .
      Descrição: Descrição: Análise da produção narrativa de João Antônio e Luandino Vieira, a partir das relações estabelecidas entre ficção e história. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
    • Nome do projeto: Estudos comparados: Graciliano Ramos - pontes literárias, socioculturais e com outras artes (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKEDA, A. C. B. , Junior, B.A. .
      Descrição: O grupo tem por objetivo problematizar as relações literárias, socioculturais e com outras artes mantidas pela obra de Graciliano Ramos. No campo da literatura serão destacadas as relações entre suas produções literárias e as de outros escritores, através da delimitação de pontos confluentes/divergentes, no âmbito do comparatismo literário de língua portuguesa. Dessa forma, pretende-se confrontá-la com o corpus literário de diversos escritores, suas conformações histórico-literárias e seus contextos socioculturais. O grupo de pesquisa abriga linhas e pesquisa e subprojetos articulados ao tema geral, que serão objeto de discussão pelo grupo de pesquisa, prevendo-se a realização de trabalhos individuais e também coletivos. Nos encontros do grupo serão discutidas: a) questões teóricas e metodológicas sobre o comparatismo literário e com outras outras áreas do conhecimento, a partir da obra de Graciliano Ramos; b) bibliografia crítica relevante sobre a obra de Graciliano Ramos; c) resultados alcançados pelas pesquisas individuais de cada membro do grupo, que apresentará periodicamente a situação de suas investigações. Com tais objetivos e inclinações, espera-se que além de uma abordagem individual e específica das produções literárias de Graciliano Ramos, a partir do necessário contraponto com outras obras, meios e realidades histórico-culturais, sejam caracterizados vetores artísticos e socioculturais do conjunto de sua obra, de forma a situá-la criticamente no âmbito mais geral das literaturas e culturas dos países de língua portuguesa..
    • Nome do projeto: Crepal - Centre de Recherche sur les Pays Lusophones (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKEDA, A. C. B. , PENJON, J. .
      Descrição: Pluridisciplinaire, le CREPAL réunit des enseignants-chercheurs autour des langues et cultures lusophones, domaine embrassant trois continents : Europe, Afrique et Amérique du Sud. A cette dimension géographique large fait écho une dimension internationale et inter-universitaire dans le positionnement de l?Equipe. Le CREPAL accueille des doctorants (6) et des post-doctorants (4) issus de plusieurs universités brésiliennes. Collaborations avec des chercheurs du Portugal, d'Angola, du Brésil. Thèses en co-tutelle (Portugal, Brésil, Afrique) et caractère international des manifestations scientifiques. Sur le plan local, partenariats lors de colloques avec le LECEMO de Paris III , avec des équipes de Paris IV, Paris VIII et EHESS. La revue thématique annuelle Les Cahiers du Crepal assure une visibilité internationale aux résultats du groupe : elle est en France unique en son genre
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: De sertões e sinucas: o mal-estar social em dois meninos da literatura brasileira
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Etudes Portugaises et Brésiliennes
        Nome da Instituição: Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Revista Criola:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: A Revista Crioula é uma publicação científica dos alunos de pós-graduação da Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (ECLLP-DLCV-USP).
    • FAM CENTRO UNIVERSITARIO:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2011 - 2013 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Université de Sorbonne Nouvelle - Paris lll:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2011 ).
        Outras informações: Bourses Master Conseil Régional Île-de-France
        Outras informações: Bolsista
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Estágio
    • Centro Universitário Sagrado Coração:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - Atual ).
    • Via Atlântica (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Fundação Vunesp:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - Atual ).
        Outras informações: Técnico Educacional