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Fabiana de Lacerda Vilaço

    • Possui graduação com Bacharelado e Licenciatura em Letras, habilitação em Português e Inglês, pela Universidade de São Paulo. É Mestre e Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo. Tem atuação no ensino superior, na pós-graduação e na escola básica. No momento, atua como professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Cubatão. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade de São Paulo enfocando as temáticas dos estudos literários e culturais contemporâneos. Seus interesses relacionam-se às áreas: literatura, ensino de literatura, estudos de cultura, estudos literários na contemporaneidade e formação de professores de língua e literatura.

       

      Links:    

    • VILAÇO, F. L. . A figuração da experiência histórica em Edgar Allan Poe. São Paulo : Pimenta Cultural, 2023 . 399p. ISBN: 9786559397143.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 16
    • VILAÇO, F. L. ; MARCONDES, F. Z. . Oficinas de Escrita Anais da VIII Jornada de Produção Científica e Tecnológica , v. 1 , p. 19 - , 2019. ISSN: 26751046.
    • VILAÇO, F. L. ; MARCONDES, F. Z. . Oficinas de Escrita Anais da VIII Jornada de Produção Científica e Tecnológica , v. 1 , p. 19 - , 2019. ISSN: 26751046.
    • VILAÇO, F. L. . Leituras em disputa na contemporaneidade: pós-crítica como anti-crítica e função da crítica hoje REVISTA CRIAÇÃO & CRÍTICA , v. 34 , p. 48 - 73 , 2023. ISSN: 19841124.
    • DE LACERDA VILAÇO, FABIANA . Pandemia e a nova (?) estrutura de sentimento: uma reflexão baseada em Kim Stanley Robinson e Raymond Williams REVISTA X , v. 17 , p. 1328 - 1340 , 2022. ISSN: 19800614.
    • VILAÇO, F. L. . Leitura, estudos literários e crítica: levantamento de questões contemporâneas REVELL ? REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS , v. 3 , p. 325 - 348 , 2019. ISSN: 21794456.
    • VILAÇO, F. L. . Provocações sobre o ensino de literatura em língua estrangeira na universidade ESTAÇÃO LITERÁRIA , v. 22 , p. 35 - 48 , 2018. ISSN: 19831048.
    • VILAÇO, F. L. ; GUIRAU, M. C. . Questões sobre o ensino de literaturas em língua inglesa nas licenciaturas em Letras da UFMS e do IFSP Campus São Paulo-Pirituba: a experiência da construção das ementas REVELL ? REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS , v. 1 , p. 302 - 317 , 2019. ISSN: 21794456.
    • OKAIGUSIKU, A. E. ; GRANDE, G. C. ; VILAÇO, F. L. . PLANEJAMENTO DE AULAS PARA CONTEXTOS DIVERSOS: TRANSLINGUAGEM, MULTILETRAMENTOS E OS LETRAMENTOS CRÍTICOS EntreLetras (Online) , v. 9 , p. 290 - 308 , 2019. ISSN: 21793948.
    • VILAÇO, F. L. . A crítica ao mercado editorial em dois contos de Edgar Allan Poe Revista UniÍtalo em Pesquisa , v. 1 , p. 222 - 240 , 2015. ISSN: 22369074.
    • VILAÇO, F. L. . Contradições formais em ?The purloined letter?, de Edgar Allan Poe: discussão sobre métodos de trabalho Revista UniÍtalo em Pesquisa , v. 4 , p. 326 - 340 , 2014. ISSN: 22369074.
    • VILAÇO, F. L. . RIGOR FORMAL E CONTRADIÇÕES EM ?O MISTÉRIO DE MARIE ROGÊT?, DE EDGAR ALLAN POE Recorte (UninCor) , v. 11 , p. 1 - 12 , 2013. ISSN: 18078591.
    • VILAÇO, F. L. . ?O MISTÉRIO DE MARIE ROGÊT?, DE EDGAR ALLAN POE: A LINGUAGEM E A REPRESENTAÇÃO DA MULHER Revista Letras Raras , v. 2 , p. 96 - 106 , 2013. ISSN: 23172347.
    • VILAÇO, F. L. . Análise de ?The Murders in the rue Morgue? de Edgar Allan Poe: comentários sobre a forma conto de detetive REVISTA PORTUGUESA DE HUMANIDADES , v. 2013 , p. 149 - 164 , 2013. ISSN: 08740321.
    • VILAÇO, F. L. . Edgar Allan Poe e o Conto de Detetive: figurações da experiência Glauks (UFV) , v. 13 , p. 1 - 11 , 2013. ISSN: 14159015.
    • VILAÇO, F. L. . ?THE MYSTERY OF MARIE ROGÊT? DE EDGAR ALLAN POE: LITERATURA E SOCIEDADE NOS ESTADOS UNIDOS DO SÉCULO XIX ITINERARIOS (UNESP. ARARAQUARA) , v. 1 , p. 111 - 122 , 2013. ISSN: 0103815X.
    • VILAÇO, F. L. . 'A Filosofia da Composição': o Poeta como Trabalhador Revista Crop (online) , v. 15 , p. 26 - 40 , 2010. ISSN: 21775478.
    • VILAÇO, F. L. . Distopia e apocalipse na literatura e na crítica. Utopias, distopias e outras topografias do pensamento crítico, v. 1, p. 251 - 268, 2024.
    • VILAÇO, F. L. . Relato de experiência e reflexão sobre a prática de ensino de literaturas africanas e indígena na Licenciatura em Letras. Inter/multi/transdisciplinaridades em Estudos Linguísticos, Literários e Forma ção de Professores: inovações, reflexões e práxis, v. 1, p. 55 - 65, 2023.
    • VILAÇO, F. L. ; GUIRAU, M. C. . Trust the tale: a leitura cerrada como instrumento de educação literária. Educação, literatura e linguagem em diálogo [livro eletrônico], v. 1, p. 53 - 72, 2021.
    • VILAÇO, F. L. ; GRANDE, G. C. . Língua Inglesa na BNCC. Educação é a Base? 23 educadores discutem a BNCC, v. 1, p. 145 - 157, 2019.
    • VILAÇO, F. L. . O insólito na descrição de um cadáver: um estudo de ?O Mistério de Marie Rogêt?, de Edgar Allan Poe. O insólito nas literaturas de língua inglesa, v. 1, p. 79 - 89, 2015.
    • VILAÇO, F. L. ; MARCONDES, F. Z. . Oficinas de Escrita No IFSP Campus Itapetininga: Uma Reflexão Sobre a Prática. In: VIII Jornada de Produção Científica e Tecnológica do IFSP , 2019 , São Roque - SP. Anais da VIII Jornada de Produção Científica e Tecnológica e XI Ciclo de Palestras Tecnológicas (Cipatec): Bioeconomia: diversidade e riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, 23 a 24 de outubro de 2019. São Roque : IFSP, 2019. p. 19 - 23.
    • VILAÇO, F. L. ; GUIRAU, M. C. . A experiência contemporânea e a literatura no ensino superior. In: http://www.assis.unesp.br/#!/noticia/1525/xiv-sel-seminario-de-estudos-literarios-literatura-para-que/ , 2018 , Assis / SP. XIV SEL - SEMINÁRIO DE ESTUDOS LITERÁRIOS - LITERATURA PARA QUÊ?. : , 2018.
    • VILAÇO, F. L. ; GUIRAU, M. C. . Questões sobre o ensino de literaturas em língua inglesa nas licenciaturas em Letras da UFMS e do IFSP (campus São Paulo-Pirituba): A experiência da construção das ementas. In: VII ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LITERÁRIOS , 2018 , Brasília. VII ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LITERÁRIOS. : , 2018.
    • VILAÇO, F. L. . Roberto Schwarz e Edgar Allan Poe: reflexões críticas sobre a forma objetiva da obra literária. In: Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente , 2015 , Niterói. Anais do Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2015: Insurreições, passado e presente. : , 2015. p. 1 - 20.
    • VILAÇO, F. L. . O homem na cidade moderna: Walter Benjamin e uma leitura crítica dos contos de detetive de Edgar Allan Poe. In: III Seminario Internacional Politicas de la Memoria - Recordando a Walter Benjamin: justicia, historia e verdad. Escrituras de la memoria. , 2010 , Buenos Aires. III Seminario Internacional Politicas de la Memoria - Recordando a Walter Benjamin: justicia, historia e verdad. Escrituras de la memoria.. : , 2010.
    • VILAÇO, F. L. . 'O insólito na apresentação de um cadáver: um estudo de 'O Mistério de Marie Rogêt', de Edgar Allan Poe'. In: Comunicações em Simpósios e Livres II Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional / V Encontro Nacional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional / XIII Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional , 2014 , Rio de Janeiro. Comunicações em Simpósios e Livres II Congresso Internacional Vertentes do Insólito Ficcional / V Encontro Nacional O Insólito como Questão na Narrativa Ficcional / XIII Painel Reflexões sobre o Insólito na narrativa ficcional. Rio de Janeiro : Dialogarts, 2014. p. 242 - 242.
    • VILAÇO, F. L. . Walter Benjamin e uma leitura crítica dos contos de detetive de Poe. In: Congresso Internacional Para Sempre Poe - Forever Poe , 2009 , Belo Horizonte - MG. Congresso Internacional Para Sempre Poe - Forever Poe. Belo Horizonte : UFMG, 2009. p. 96 - 99.
    • VILAÇO, F. L. . Apresentação. São Paulo : Pandorga , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • VILAÇO, F. L. . Atuação como avaliadora ad hoc no processo de Implantação do curso Licenciatura em Letras do Câmpus Itaquaquecetuba. 2022 (Relatorio_tecnico)
    • VILAÇO, F. L. . Parecerista em 01 (um) artigo da 10ª Edição da Revista Qualif.. 2022 (Parecer)
    • VILAÇO, F. L. . Parecerista em 02 (dois) artigos da 9ª Edição da Revista Qualif, publicada em janeiro de 2022.. 2022 (Parecer)
    • VILAÇO, F. L. . Parecer ad hoc do capítulo 'Forma narrativa e conservadorismo em American Gods, de Neil Gaiman'. 2021 (Parecer)
    • VILAÇO, F. L. . Parecer ad hoc do capítulo 'A historicidade no romance The Iron Heel, de Jack London',. 2021 (Parecer)
    • VILAÇO, F. L. . Avaliação ad hoc de trabalhos submetidos ao 12º Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia - CONICT. 2021 (Parecer)
    • VILAÇO, F. L. . Avaliação de trabalhos acadêmicos no X CONICT. 2019 (Parecer)
    • VILAÇO, F. L. . Parecer ad hoc para a revista Topoi. Revista de História (Rio de Janeiro).. 2020 (Parecer)
    • VILAÇO, F. L. . Avaliação de trabalhos da I Mostra e Feira de Ciências do IFSP Câmpus Itapetininga. 2019 (Parecer)
    • VILAÇO, F. L. . Parecer ad-hoc na VIII Jornada de Produção Científica e Tecnológica. 2019 (Parecer)
    • VILAÇO, F. L. . Parecer ad hoc sobre a versão preliminar do novo currículo da área de Inglês do Ensino Fundamental do Estado de MS. 2018 (Parecer)
    • VILAÇO, F. L. . Parecer ad-hoc para Revista Muitas Vozes. 2018 (Parecer)
    • VILAÇO, F. L. . Parecer ad hoc de projeto de pesquisa Edital: Seleção Pública de Projetos de Pesquisa e Inovação para o Estado de Mato Grosso do Sul - Chamada FUNDECT N° 06/2017 ? UNIVERSAL-MS. 2018 (Parecer)
    • VILAÇO, F. L. . Parecer ad hoc de projeto de pesquisa edital 30/2017 - UFMS. 2017 (Parecer)
    • VILAÇO, F. L. . Distopia e apocalipse na literatura e na crítica: uma nova (?) estrutura de sentimento. 2022 (Comunicacao)
    • VILAÇO, F. L. . Pandemia e a nova (?) estrutura de sentimento: uma reflexão baseada em Kim Stanley Robinson e Raymond Williams. 2021 (Conferência)
    • VILAÇO, F. L. . Relato de experiência e reflexão sobre a prática de ensino de literaturas africanas e indígena na licenciatura em Letras. 2021 (Comunicacao)
    • VILAÇO, F. L. ; SANTOS, G. S. A. . A representação da mulher nos escritos de Jane Austen e Samuel Richardson e a escrita feminina. 2019 (Comunicacao)
    • VILAÇO, F. L. . The way we think about the politics of culture in Brazil today. 2021 (Comunicacao)
    • VILAÇO, F. L. . Experiência Contemporânea e Ensino de Literatura: Reflexões, Provocações e Relatos. 2020 (Conferência)
    • VILAÇO, F. L. ; MARCONDES, F. Z. . Oficinas de escrita no IFSP campus Itapetininga: uma reflexão sobre a prática. 2019 (Outra)
    • VILAÇO, F. L. ; RIBEIRO, M. V. V. ; PEDRO, I. M. . Rodas de Literaturas de Língua Inglesa: a extensão como ferramenta de ensino e cultura. 2018 (Outra)
    • VILAÇO, F. L. . Sessão de projeção do filme Fahrenheit 451, de François Truffaut, seguida de debate. 2018 (Outra)
    • VILAÇO, F. L. . Literaturas africanas contemporâneas de língua inglesa: comentários sobre algumas obras. 2018 (Conferência)
    • VILAÇO, F. L. ; GUIRAU, M. C. . A experiência contemporânea e a literatura no ensino superior. 2018 (Comunicacao)
    • VILAÇO, F. L. ; GUIRAU, M. C. . Questões sobre o ensino de literaturas em língua inglesa nas licenciaturas em Letras da UFMS e do IFSP (campus São Paulo-Pirituba): a experiência da construção de ementas. 2018 (Comunicacao)
    • VILAÇO, F. L. . The Brazilian literary studies tradition and the North-American literature: a very productive encounter. 2017 (Comunicacao)
    • VILAÇO, F. L. . O crime nos contos de detetive de Edgar Allan Poe. 2012 (Comunicacao)
    • VILAÇO, F. L. . A study of Edgar Allan Poe's detective stories. 2015 (Comunicacao)
    • VILAÇO, F. L. . O homem na cidade moderna: Walter Benjamin e uma leitura crítica dos contos de detetive de Edgar Allan Poe. 2010 (Comunicacao)
    • VILAÇO, F. L. . Edgar Allan Poe's detective stories from a Brazilian critical perspective. 2016 (Comunicacao)
    • VILAÇO, F. L. . Roberto Schwarz e Edgar Allan Poe: reflexões críticas sobre a forma objetiva da obra literária. 2015 (Comunicacao)
    • VILAÇO, F. L. . O insólito na descrição de um cadáver: um estudo de ?O Mistério de Marie Rogêt?, de Edgar Allan Poe. 2014 (Comunicacao)
    • VILAÇO, F. L. . The representation of labor in Edgar Allan Poe?s detective stories. 2013 (Comunicacao)
    • VILAÇO, F. L. . Análise de contos de terror de Edgar Allan Poe. 2011 (Conferência)
    • VILAÇO, F. L. . Comentários sobre a fortuna crítica de Edgar Allan Poe. 2010 (Comunicacao)
    • VILAÇO, F. L. . Catalogação e análise da fortuna crítica brasileira de Edgar Allan Poe. 2005 (Comunicacao)
    • VILAÇO, F. L. . Uma leitura crítica dos contos de detetive de Poe. 2009 (Congresso)
    • VILAÇO, F. L. ; PHILIPPOV, R. ; LIMA, A. J. F. . Edgar Allan Poe. 2020 Internet, canal de Youtube
    • VILAÇO, F. L. ; BASILIO, A. L. . A ofensiva de estados e municípios contra a linguagem neutra é, além de ilegal, ineficaz. 2022 Internet
    • VILAÇO, F. L. ; GRANDE, G. C. ; RAHE, M. B. . RDC045 - Cine e 7 sobre Português para Estrangeiros - Idiomas sem Fronteiras, vinculado à ação de extensão INTEGRA UFMS: divulgação, popularização e difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação para Educação Básica. 2018 (Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
    • VILAÇO, F. L. ; GUIRAU, M. C. . Grupo de Trabalho 4: Desafios Atuais no Ensino de Literatura: métodos de ensino, teorias críticas, o papel da cultura e a formação de professores. 2021 (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
    • VILAÇO, F. L. ; FURLANETTO, E. L. A. . Seminário "Reflecting on arts, criticism and politics in Brazil today?. 2021 (ACLA (American Comparative Literature Association))
    • VILAÇO, F. L. ; DURAZZO, S. T. B. ; PORTAS, A. M. D. G. . Atividades de regulação no ensino de língua estrangeira. 2009 (Centro de Estudos da Escola da Vila)
    • VILAÇO, F. L. . Relatório referente à pesquisa de Doutorado: A figuração da experiência histórica em Edgar Allan Poe. 2016
    • VILAÇO, F. L. . Relatório CAPES. 2012
    • Nome do projeto: Os estudos literários e os estudos de cultura na contemporaneidade: uma proposta de estudo (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILAÇO, F. L. .
      Descrição: A proposta desta pesquisa, que está sendo realizada atualmente no pós-doutorado, nasce de uma inquietação em torno de qual seria o lugar, na contemporaneidade, dos estudos literários e dos estudos de cultura, a partir de uma leitura do panorama do estado da arte atual na academia estadunidense e na brasileira. O objetivo é procurar compreender melhor também o lugar do intelectual diante das novas perguntas colocadas pelo cenário político e cultural atual e a relevância de seu papel, tanto diante das expectativas institucionais e sociais quanto diante do alcance de sua visão crítica acerca da contemporaneidade e das possibilidades de mudança.
    • Nome do projeto: Literaturas e estudos culturais em língua inglesa: estudo de relações entre forma literária e processo sócio-histórico (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILAÇO, F. L. , LEQUE, L. B. , SANTOS, G. S. A. .
      Descrição: O principal objetivo deste projeto de pesquisa é investigar relações entre forma literária e processo sócio-histórico na literatura em língua inglesa. Para isso, será feito o estudo de obras literárias de diversos períodos históricos, o qual poderá se dar em perspectiva comparativa enfocando obras de períodos históricos distintos. O estudo buscará abordar uma seleção de produções literárias num amplo arco temporal, incluindo a princípio o período compreendido entre os séculos XVI e o XXI, buscando compreender relações de continuidade e de ruptura e as particularidades das diversas formações culturais envolvidas. Terá como foco primordial o estudo de narrativas, e poderá debruçar-se sobre diferentes gêneros: romances, contos, narrativas policiais, de ficção científica, fantásticas, entre outros. A pesquisa será apoiada no estudo de crítica e teoria literária, tendo como campo de referência fundamental os estudos de cultura da tradição em língua inglesa. Disciplina acadêmica surgida na Inglaterra no século XX, promoveu uma revolução no conceito de cultura desde então. Seu referencial teórico será relevante aqui pois pode possibilitar uma compreensão do fenômeno literário como produção cultural, inserida em determinado tempo, espaço e ambiente cultural e sócio-histórico. Considerando também que não se pretende aqui estudar apenas obras consideradas canônicas, a seleção das obras literárias a serem abordadas neste estudo e até mesmo os critérios para tal seleção serão em si objeto de discussão com base principalmente na reflexão dos estudos de cultura. Desse modo, o estudo poderá contribuir para a formação crítica do estudante e pesquisador em literaturas de língua inglesa.
    • Nome do projeto: Rodas de Literatura em Língua Inglesa (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VILAÇO, F. L. , RIBEIRO, M. V. V. , PEDRO, I. M. .
      Descrição: Atividades de rodas de leitura e discussão de obras literárias em língua inglesa, ou traduzidas para a língua portuguesa, desde que sejam de autores de países de língua inglesa. Atividades a serem realizadas na própria universidade e em escolas públicas do município de Campo Grande.
    • Nome do projeto: A representação da mulher nos escritos de Jane Austen e Samuel Richardson e a escrita feminina (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILAÇO, F. L. , SANTOS, G. S. A. .
      Descrição: O projeto proposto procura fazer uma investigação da representação literária de personagens femininas como protagonistas em romances de dois importantes romancistas ingleses dos séculos XVIII e XIX: 'Emma' (1815), de Jane Austen, e 'Pamela, or Virtue Rewarded' (1740), de Samuel Richardson. Ambas foram as primeiras obras publicadas por seus respectivos autores. Esta pesquisa pretende analisar a representação da mulher apresentada em cada romance, a fim de compreender tanto as concepções de feminino quanto o papel social atribuído à mulher em cada obra. A partir do mapeamento de tais concepções tais como elas se delineiam nos romances estudados, pretende-se avaliar possíveis relações entre elas e o debate sobre o tema em sua época e nos dias de hoje. A partir de leituras preliminares de algumas obras de Jane Austen, foi possível observar que ela faz reflexões interessantes sobre o papel social da mulher. A título de exemplo, uma passagem de 'Emma' (1815) mostra a personagem Mrs. Goddard como a professora de uma escola onde as mulheres iam para passar o tempo; assim, ?uma quantidade razoável de conhecimentos era vendida a preço razoável?. Enredos ricos em eventos que, como este, revelam certos valores sociais que constituem uma representação do feminino, justificam o interesse em investigar como a mulher aparecia em seu romance. No contexto do romance inglês, os romances de Austen não foram os primeiros a trazer como protagonista uma personagem do sexo feminino. Antes dela, pode-se destacar a obra de Richardson, 'Pamela, or Virtue Rewarded' (1740), a ser analisada na pesquisa e na qual a protagonista Pamela aparece como a humilde empregada de uma rica e aristocrática família tradicional inglesa que supera diferentes adversidades relacionadas principalmente a sua condição de mulher, como por exemplo o insistente assédio de seu patrão, Mr. B.. Ambos os romances serão estudados e contrastados nesta pesquisa.
    • Nome do projeto: Distopia e linguagem: um estudo de 1984 e The Giver (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILAÇO, F. L. , LEQUE, L. B. .
      Descrição: Nesse trabalho, investiga-se a concepção de linguagem, bem como sua construção, nas obras 1984 de George Orwell e The Giver de Lois Lowry, ambos romances do gênero distópico. A principal marca presente nos livros de distopia é a existência de um governo totalitário que comanda, oprime e aliena a organização social que o autor constitui na obra. Há diferentes maneiras de exercer esse poder e alienação e cada obra desse gênero traz ao leitor um modo diferente de dominação e opressão operado pelos governantes. Contudo, observa-se que um instrumento recorrente e fundamental para manter a posição superior e opressiva de um grupo é a língua, dado que, é pela língua que apreendemos a realidade, a transformamos e somos transformados por essa realidade. Dessa forma, entender a língua como instrumento de um posicionamento discursivo-ideológico leva a ver do ponto de vista da linguagem os processos de opressão e poder do autoritarismo nos romances distópicos. Entende-se que o discurso é entrecruzado por vozes e posições ideológicas. Logo, busca-se neste projeto analisar como esses discursos são alterados ou apagados, tendo como consequência o não questionamento dos sujeitos e a cega manipulação das massas. Em The Giver, há o apagamento das palavras, assim como em Orwell, com a finalidade de excluir os sentimentos da vida da comunidade. Contudo, em contraste com o livro de Orwell, além do apagamento de significantes ligados aos sentimentos e termos abstratos, há a eliminação das emoções, das figuras de linguagem, do discurso expressivo e subjetivo. Enquanto em 1984 altera-se a estrutura da língua e manipula-se o discurso, em The Giver banem-se as emoções da língua e das lembranças das pessoas, a memória coletiva é alterada em conjunto com sua manifestação concreta: as palavras. Nota-se que o trabalho da linguagem operado pela minoria dominante nessas sociedades é de fundamental uso para a manutenção do controle da população e instrumento absoluto de poder, inibindo a manifestação e a expressão do indivíduo. Em momentos de crises e guerras (militares, virtuais ou ideológicas), recorrer à literatura, lugar de expressão e representação do ser, para melhor compreender processos sociais é de fundamental importância. O gênero distópico busca, por meio de uma projeção ao futuro, enxergar em lentes multifocais as possibilidades de sociedades que poderiam haver. Logo, a partir desse presságio do possível, a angústia, a reflexão e o pensamento crítico tomam o leitor, fazendo-o pensar sobre seu momento atual.
    • Nome do projeto: Oficinas de Escrita (2019 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: VILAÇO, F. L. , MARCONDES, F. Z. .
      Descrição: Curso oferecido com objetivo de aperfeiçoar as habilidades de escrita dos alunos.
    • Nome do projeto: Apoio ao ensino e ao aprendizado de Literatura de estudantes do Curso Técnico (Informática e Eventos) Integrado ao Ensino Médio (2021 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: VILAÇO, F. L. , OLIVEIRA, A. A. , MARTINS, D. R. , SILVA, Y. P. A. .
      Descrição: Este projeto propõe uma ação colaborativa entre o Curso Superior de Licenciatura em Letras e os cursos técnicos integrados do câmpus, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e a Coordenadoria Sócio-Pedagógica (CSP), no sentido de prestar apoio a estudantes que estejam apresentando dificuldades de aprendizagem em leitura literária, incluindo estudantes Público da Educação Especial (PEE). Dessa forma, envolvem-se futuros profissionais da área da educação e alunos do Ensino Básico, em processo de apoio ao ensino e ao aprendizado de leitura e literatura.
    • Nome do projeto: Realismo animista e epistemologia em narrativas de literaturas africanas de língua portuguesa: uma leitura de Veromar, de Dina Salústio (2021 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILAÇO, F. L. , OLIVEIRA, C. B. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa pretende estudar o romance Veromar, da escritora cabo-verdiana Dina Salústio, buscando investigar o realismo animista e sua relação com a manifestação de visões de mundo e epistemologias próprias (GARUBA, 2013; PARADISO, 2015; VARGAS & SILVEIRA, 2014; WITTMANN, 2012). A narrativa mobiliza linguagens, imagens, referências culturais, religiosas, históricas, políticas e poéticas diversas, frequentemente com recurso à oralidade, e em sua configuração formal desempenha papel central o realismo animista. Esta pesquisa procurará evidenciar como tais recursos permitem a figuração de uma cosmovisão específica, fenômeno que se pretende abordar de uma perspectiva crítica que supere visões culturais hegemônicas e dicotômicas que opõem, por exemplo, o civilizado e o primitivo, o moderno e o atrasado, o artificial e o natural, com inspiração em pensadoras(es) tais como Nazareth Fonseca, Grada Kilomba, bell hooks, Harry Garuba, Sandra Petit, Allan da Rosa, entre outros(as). Esta pesquisa faz parte de projeto mais amplo de investigação sobre literaturas africanas de língua portuguesa e literatura brasileira produzida por escritores(as) negros(as). Com isso, pretende-se contribuir para a construção de conhecimento, a partir do campo dos estudos literários, sobre a História e a Cultura Africana e Afrobrasileira, conforme preconizado nas leis 10.639/03 e 11.645/08.
    • Nome do projeto: Oficinas de escrita (2020 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: VILAÇO, F. L. , MARCONDES, F. Z. , CAMILO, F. S. .
      Descrição: Atuação como colaboradora na ação de ensino intitulada: ?Oficinas de escrita?, no ano de 2020, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Itapetininga.
    • Nome do projeto: Estudo das Histórias Extraordinárias, de Edgar Allan Poe (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILAÇO, F. L. , ROMAO, N. P. .
      Descrição: Este projeto propõe um estudo sobre contos do livro Histórias Extraordinárias, do escritor estadunidense Edgar Allan Poe, publicado originariamente em 1845. A obra conta com diversas traduções para o português e publicações no Brasil, inclusive algumas bem recentes, datando de 2017. O objetivo da pesquisa é investigar recursos narrativos empregados na obra que contribuem para gerar efeitos estéticos tais como mistério, suspense, surpresa e terror. Com isso, pretende-se compreender o persistente interesse nesse gênero narrativo, buscando evidenciar de que modo o conto tal como realizado por Poe se configura linguística e formalmente de modo a estimular e manter a atenção do leitor. Acredita-se que a pesquisa seja capaz de trazer conhecimentos sobre a obra, o gênero literário e as estruturas das histórias de horror e suspense.
    • Nome do projeto: Cordel: o medieval e o contemporâneo (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILAÇO, F. L. , NASCIMENTO, F. A. .
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo traçar um percurso histórico do cordel e sua influência na poesia popular brasileira em geral. Fruto do cantador trovadoresco, o cordel é uma expressão importada da Península Ibérica que ganhou grande popularidade no nordeste brasileiro. Por ter muita musicalidade, é de muita potência mnemônica, portanto, os versos do cantador têm grande potencial de cair em gosto popular. Com influências que vão desde o moçárabe ao provençal, até hoje, o cordel tem relevância além da sua popularidade, pois conta histórias que revelam muito do ambiente cultural em que surge. Nesta pesquisa, pretende-se estudar cordéis de Leandro Gomes Batista, Guaipuan Vieira e Alfredo Vieira dos Santos, com o objetivo de compreender alguns aspectos da história, das transformações e da contemporaneidade deste gênero literário. Acredita-se que a pesquisa seja capaz de trazer conhecimentos sobre a obra, o gênero literário e a literatura popular.
    • Nome do projeto: A grande arte de Rubem Fonseca e um estudo do percurso da literatura policial no Brasil (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILAÇO, F. L. , MIRANDA, S. A. A. .
      Descrição: Este projeto propõe um estudo sobre o romance policial no Brasil. Para isso, será feita uma leitura do romance A grande arte de Rubem Fonseca, publicado em 1984, a fim de compreender suas características narrativas, estruturais e formais. O trabalho também contará com a leitura de outras obras do gênero, tais como Espinosa sem saída de Luiz Alfredo Garcia-Roza, publicado em 2017, e Jantar Secreto de Raphael Montes, de 2016, com o objetivo de levantar algumas transformações que o gênero literário teve na atualidade. O objetivo é compreender melhor a produção desse tipo de literatura por autores brasileiros, bem como entender o contexto em que estão inseridos e suas influências para culminar no atual cenário. Acredita-se que a pesquisa seja capaz de trazer conhecimentos sobre o gênero literário no Brasil e de permitir aproximações com obras do gênero produzidas internacionalmente.
    • Nome do projeto: As literaturas africanas e afro-brasileiras na escola: desafios e possibilidades (2021 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILAÇO, F. L. , CUNHA, T. R. S. .
      Descrição: Esta pesquisa realizará estudo sobre desafios e possibilidades de inclusão de obras de literatura africana e literatura brasileira de autoria negra na educação básica no Brasil. Insere-se no marco das leis 10.639/03 e 11.645/08, que estabelecem a obrigatoriedade do ?estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional?. Considerando o papel de um(a) professor(a) de literatura nesse processo, este projeto procurará, com base em critérios fundamentados em estudo teórico específico do campo dos estudos literários, dos estudos culturais, do ensino de literatura e da educação antirracista, selecionar obras, comentá-las criticamente e refletir sobre possibilidades de seu emprego como objeto de estudo na escola básica. A exclusão de tais obras literárias do currículo escolar é uma prática ligada à desigualdade social e à dominação cultural. Diante disso, pretende-se promover uma reflexão a partir de referenciais que permitem superar tal perspectiva, e abrir espaço para epistemologias que representem a experiência africana e a afro-brasileira, inspirada em pensadoras(es) tais como Grada Kilomba, bell hooks, Sueli Carneiro, Allan da Rosa, Sandra Petit, entre outros(as).
    • Nome do projeto: Encontros Literários (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: VILAÇO, F. L. , ARAUJO, E. C. , DEMARCHI, R. C. .
      Descrição: O objetivo do projeto Encontros Literários é promover o contato com obras literárias por meio de leituras e encontros periódicos para compartilhar as experiências de leitura, bem como potencialidades e desafios para seu ensino. Há encontros presenciais e a distância, além de saraus de poesia, conversas com escritores e outras atividades envolvendo a prática de leitura literária. O projeto é voltado para o público em geral interessado em literatura, tais como estudantes de diversos cursos e faixas etárias, docentes ou futuros/as docentes de literatura, contribuindo para a formação integral dos/as participantes. São abordadas obras de diferentes gêneros literários e autores/as, privilegiando as contemporâneas, afro-brasileiras, africanas e indígenas, e eventualmente obras das listas de vestibulares e canônicas. Espera-se estimular o hábito de leitura literária, proporcionando um espaço além da sala de aula para compartilhar experiências de leitura, dúvidas, dificuldades, preferências, sentimentos, reflexões e estratégias para superação de possíveis obstáculos. Há previsão de ações conjuntas com outro projeto de extensão do campus, Encontros de Arte e Cultura. Os encontros também serão espaço para investigação e reflexão sobre práticas pedagógicas para o ensino de literatura. Por isso, o projeto poderá contribuir para a formação inicial ou continuada de docentes de literatura.
    • Nome do projeto: Estudos de cultura e ensino de literatura (2022 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILAÇO, F. L. , HORA, F. A. P. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa pretende avaliar e dimensionar a produtividade do conceito de estrutura de sentimento de Raymond Williams (1979) como elemento metodológico para o ensino de literatura, permitindo formar leitores mais conscientes dos mecanismos estético-formais de criação de sentido e compreendendo-os, simultaneamente, como sedimentações de contradições de natureza sócio-histórica das condições materiais de produção da obra (ADORNO, 1982). Este projeto faz parte de um estudo mais amplo, que poderá também se articular com ação de extensão, em que se busca estudar e praticar a análise literária a partir desses pressupostos teóricos e metodológicos, procurando também evidenciar os ganhos de tal prática para o ensino de literatura no Brasil ? o qual é marcado por diversas contradições e defasagens conforme demonstrado por Cosson (2020), Zilberman (2017) e Rezende (2020). Assim, no longo prazo, nesse projeto mais amplo serão selecionadas diversas obras literárias, em diferentes projetos de pesquisa, cujo estudo será realizado e cujos resultados contribuirão para uma abrangente reflexão sobre o ensino de literatura e até mesmo para a elaboração de materiais de orientação para o ensino. No presente projeto, propõe-se um estudo mais teórico, embora não se exclua a possibilidade de serem feitas análises de obras conforme o estudo demande.
    • Nome do projeto: Apoio ao estudo de Literatura para estudantes cursando o Ensino Médio (2022 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: VILAÇO, F. L. , MAIA, O. A. V. .
      Descrição: Este projeto propõe uma ação colaborativa entre o Curso Superior de Licenciatura em Letras e os cursos técnicos integrados do câmpus, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e a Coordenadoria Sócio-Pedagógica (CSP), no sentido de prestar apoio a estudantes que estejam apresentando dificuldades de aprendizagem em leitura literária, incluindo estudantes Público da Educação Especial (PEE). Dessa forma, envolvem-se futuros profissionais da área da educação e alunos do Ensino Básico, em processo de apoio ao ensino e ao aprendizado de leitura e literatura. O objetivo é oferecer ao/à discente da Licenciatura em Letras a oportunidade de desenvolver ações pedagógicas que promovam a participação, a permanência e o êxito de estudantes com dificuldades de aprendizagem em leitura e literatura. Isso trará benefícios tanto para o/a estudante de Letras, em sua formação docente, quanto para discentes do Ensino Médio atendidos/as pelo projeto.
    • Nome do projeto: Um estudo de Quarto de Despejo ? diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILAÇO, F. L. , CAMPOS, G. C. .
      Descrição: Esta pesquisa se propõe a realizar um estudo sobre a obra literária Quarto de Despejo ? diário de uma favelada da autora Carolina Maria de Jesus, editada e publicada em 1960. O objetivo é estudar como a configuração da obra, por meio de elementos como espaço, tempo, enredo e personagens, e a relação entre eles permitem a figuração literária da experiência de um sujeito periférico. A relevância da pesquisa se fundamenta, primordialmente, diante do crescente movimento de produção e circulação de literatura da periferia, sobretudo, mas não apenas, de grandes cidades do Brasil, abrindo espaço para uma reflexão com embasamento histórico-científico sobre a experiência da população dessas regiões. Nesse contexto, o interesse pelo estudo da obra de Carolina Maria de Jesus se justifica pela importância de compreender seu lugar entre a produção literária brasileira de sua época, bem como da especificidade da experiência literária figurada pela artista em sua obra, e pelos seus ecos na produção e na recepção contemporânea da literatura periférica.
    • Nome do projeto: Um estudo de narrativas de mistério a partir de O Vale do Medo, de Arthur Conan Doyle (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILAÇO, F. L. , MIRANDA, S. A. A. .
      Descrição: Este projeto propõe um estudo sobre o romance O Vale do Medo do escritor Arthur Conan Doyle, publicado em 1915. O objetivo é investigar recursos narrativos empregados na obra que contribuem para gerar efeitos estéticos tais como mistério, suspense e surpresa no leitor. Além disso, pretende-se ler e compreender alguns aspectos de como o gênero literário romance policial se iniciou e se transformou até o momento em que o objeto de estudo da pesquisa é escrito. Acredita-se que a pesquisa seja capaz de trazer conhecimentos sobre a obra, o gênero literário e as estruturas das histórias de mistério em geral.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Português - Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
      • Curso: Letras Português - Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2024
    • Centro de Estudos da Escola da Vila:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Atuei como capacitadora no curso de formação para professores da rede regular de ensino, cujo título era: Atividades de regulação no ensino de língua estrangeira. O curso teve duração de 3 dias.
        Outras informações: capacitadora
    • Diversos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2017 ).
        Outras informações: Atuei desde 2001 até 2017 como professora particular de inglês e de português, revisora e tradutora de textos em inglês e em português, realizando tais atividades como prestadora de serviços para diversas instituições e particulares, bem como, desde 2015, participando como formadora em cursos de formação de professores de escolas da rede pública do Estado de São Paulo. A carga horária citada é uma média aproximada do tempo empregado nestas atividades.
        Outras informações: professora, tradutora, revisora, formadora
    • Instituto Cultural Norte-Americano:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2004 ).
        Outras informações: professora de inglês para o público em geral
    • Escola da Vila:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Escola Castanheiras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Atuação como professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
    • Acaia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2017 ).
        Outras informações: Atuação como professora de Língua Portuguesa no Centro de Estudar Acaia Sagarana, um projeto que atende alunos da rede pública em um cursinho pré-vestibular.
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
    • Escola Nova Lourenço Castanho:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Atuação como professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio.
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).