Não autenticado |

Aristides Moreira Filho

    • Possui doutorado em filosofia pela Universidade de São Paulo (2022); mestrado em filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (2014); Especialização em Orientação Educacional pela Faculdade Equipe Darwin (2006); Graduação em Serviço Social pela Universidade do Tocantins (2009); e Graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1999). É professor efetivo da Universidade Federal do Acre, lotado no Centro de Filosofia e Ciências Humanas e atua nas áreas de Filosofia e Metodologia da Ciência; e Teoria do Conhecimento.

       

      Links:    

    • Filosofia da Ciência e Epistemologia
    • MOREIRA FILHO, A. . Progresso e Aproximação à Verdade na Epistemologia Popperiana LOGOS - REVISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FACULDADE DIOCESANA SÃO JOSÉ , v. 11 , p. 45 - 71 , 2018. ISSN: 23185554.
    • MOREIRA FILHO, A. . O Papel da Metafísica na Epistemologia de Karl Popper Logos , v. 8 , p. 7 - 23 , 2017. ISSN: 23185554.
    • MOREIRA FILHO, A. ; MORAES, C. P. ; PITT, E. A. ; CUNHA, G. S. ; OLIVEIRA, L. R. C. ; DIAS, M. C. S. ; SILVA, M. I. S. . Popper em defesa da importância da metafísica. Ensaios de filosofia: contribuições do DINTER entre a USP e a UFAC, v. , p. 1 - 279, 2022.
    • MOREIRA FILHO, A. . O papel da metafísica na epistemologia popperiana. 2022 (Conferência)
    • MOREIRA FILHO, A. . O Papel da Metafísica em Popper. 2019 (Comunicacao)
    • MOREIRA FILHO, A. . Progresso e Busca da Verdade na Epistemologia Popperiana. 2019 (Comunicacao)
    • MOREIRA FILHO, A. . Popper e o Papel da Metafísica na epistemologia. 2018 (Comunicacao)
    • MOREIRA FILHO, A. . Os Três Mundos de Popper: contribuição para a discussão acerca do progresso científico. 2014 (Comunicacao)
    • MOREIRA FILHO, A. . Popper e o Problema da Indução: algumas considerações metodológicas. 2014 (Conferência)
    • MOREIRA FILHO, A. . A Indução em Hume e Popper. 2013 (Comunicacao)
    • MOREIRA FILHO, A. . O Progresso da Ciência em Popper. 2012 (Comunicacao)
    • MOREIRA FILHO, A. . Falseacionismo: aspectos lógicos e metodológicos da epistemologia popperiana. 2012 (Comunicacao)
    • MOREIRA FILHO, A. ; LISTON, G. . Nota sobre o Critério de Progresso da Ciência em Popper. 2012 (Comunicacao)
    • MOREIRA FILHO, A. . A concepção de verdade no racionalismo crítico. 2022 (Academia Acreana de Filosofia)
  • Projetos de Pesquisa: 3
    • Nome do projeto: O Realismo e a Tese dos Três Mundos em Popper: uma defesa do progresso do conhecimento científico (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOREIRA FILHO, A. , OLIVEIRA, A. C. F. , ANDRADE, S. M. .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é mostrar que a definição de verossimilhança apresentada por Popper não consegue demonstrar que a ciência progride rumo à verdade, o que fez com que ele a abandonasse adotando a teoria dos três mundos como alternativa ao progresso da ciência. Pretende-se defender que a partir da tese dos três mundos, é possível, ao falar do crescimento do conhecimento, se afastar das ameaças deixadas pela ausência da definição de verossimilhança.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2013 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MOREIRA FILHO, A. , LIMA, J. S. , DIAS, M. C. S. .
      Descrição: Descrição: O Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade: I. Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; II. Contribuir para a valorização do magistério; III. Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; IV. Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionandolhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; V. Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; VI. Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura; VII. Contribuir para que os estudantes de licenciatura se insiram na cultura escolar do magistério, por meio da apropriação e da reflexão sobre instrumentos, saberes e peculiaridades do trabalho docente.. Situação: Concluído; Natureza: Ensino.
    • Nome do projeto: Os Três Mundos de Popper: contribuição para a discussão acerca do progresso científico (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOREIRA FILHO, A. , SANTOS, S. A. .
      Descrição: Esta pesquisa visa investigar a teoria dos três mundos de Popper considerando o aspecto interativo entre eles. Pretende-se destacar a objetividade do mundo 3 como contributo essencial para o progresso da ciência. Tomado como produto especificamente humano, o mundo três pode ser constituído por produtos concretos como automóveis, e produtos abstratos como teorias científicas; ambos tidos como reais. As teorias científicas, ao mesmo tempo em que são produzidas pelos humanos, exercem influência sobre eles na medida em que podem compreendê-las para agir e transformar o mundo. Assim, os habitantes do mundo 3 adquirem seu domínio próprio de autonomia podendo ser avaliados criticamente. O desenvolvimento da referida teoria contribui para o progresso da ciência na medida em que a interação entre os mundos 1, 2 e 3 permite conceber um mundo 3 autônomo; este, por sua vez, possibilita um conhecimento objetivo, isto é, sem a necessidade de um sujeito conhecedor.
    • Graduacao:
      • Curso: Serviço Social
        Nome da Instituição: Universidade Estadual do Tocantins
        Título: Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Convivendo com o Perigo
        Ano de conclusão: 2009
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual do Ceará
        Título: Princípios Básicos da Moral na Fundamentação da Metafísica dos Costumes
        Ano de conclusão: 1999
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdade Integrada de Araguatins
        Ano de conclusão: 2007
      • Nome da Instituição: Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin
        Ano de conclusão: 2005
    • Universidade Federal do Acre:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Estadual do Tocantins:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2006 ).
        Outras informações: Professor da disciplina Filosofia da Educação no curso Normal Superior e Supervisor Educacional na modalidde de Educação a Distância - EaD
        Outras informações: Professor
    • Faculdade Integrada de Araguatins:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professor das disciplinas Filosofia da Educação e Introdução à Filosofia nos cursos de Pedagogia e Administração de Empresas, respectivamente
        Outras informações: Professor
    • Escola Agrotécnica Federal de Aragustins:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Professor da disciplina Filosofia na Educação Básica
        Outras informações: Professor
    • Colégio Estadual Osvaldo Franco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2008 ).
        Outras informações: Professor das disciplinas Filosofia e Sociologia na Educação Básica
        Outras informações: Professor
    • Colégio Estadual Sebastião Pedrosa:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Professor da disciplina Filosofia na Educação Básica
        Outras informações: Professor