Não autenticado |

Ana Paula Cavalcanti Simioni

    • Professora Associada da Universidade de São Paulo. Membro do Institut dÉtudes Avancés de Nantes (2021-2023). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004),com doutorado-sandwich na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (2002). Desde 2009 é docente do Instituto de Estudos Brasileiros (USP), participando como professora orientadora do programa "Culturas e Identidades Brasileiras".Em 2018 concluiu a Livre Docência sobre "Mulheres Modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira" , publicado como livro pela EDUSP em 2022. É tambem professora colaboradora do programa de pós-graduação Interunidades "Estética e História da Arte" ( MAC-USP) onde orienta mestrados e doutorados. Em 2019 foi professora convidada junto ao Institut dÉtudes Européens, Université de Paris 8; em 2013 foi professora convidada pelo Instituto de Estética e História da Arte da UNAM (México) e em 2016 foi professèure invitée junto à École Normale Superièure- Paris. Em junho de 2017 foi contemplada com uma bolsa da Fondation Maison des Sciences de lHomme. Tem experiência na área de Sociologia da arte e da cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: arte e gênero; mulheres artistas; modernismo; artistas latino americanos na França. Realizou também a curadoria da Exposição "Mulheres Artistas: as pioneiras (1880-1930)", na Pinacoteca do Estado de São Paulo e "Transbordar: transgressões do bordado na arte", SESC PINHEIROS (2020-2021), curadora adjunta de "Tornar-se ORLAN: criação e empoderamento", SESC-PAULISTA, 2023

       

      Links:    

    • Arte e gênero no Brasil
    • História Social das Artes Plásticas no Brasil
    • Corpo, Moda e Sociedade. Núcleo Corpo, Cultura e Indumentária. Faculdade SENAC, MODA
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Mulheres artistas: nos salões e em toda parte. São Paulo : Arte 132, 2022 . 60p. ISBN: 9786500451528.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Mulheres modernistas: estratégias de consagração na arte brasileira. São Paulo : EDUSP, 2022 . 358p. ISBN: 9786557850466.
    • Simioni, Ana Paula ; MIGLIACCIO, L. . Art déco no Brasil. Coleção Fulvia e Adolpho Leirner. São Paulo : Olhares, 2020 . 240p. ISBN: 9788562114984.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Profissão artista: pintoras e escultoras acadêmicas brasileiras (reimpressão). São Paulo : EDUSP, 2019 . 328p. ISBN: 8531410754.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Sato, Eduardo ; Merchezin, Lucas ; CERCHIARO, M. M. ; BRAZIL, H. ; MATTOS, R. . Culturas e identidades brasileiras: I Encontro de Pós-Graduandos do Instituto de Estudos Brasileiros. São Paulo : Instituto de Estudos Brasileiros, 2016 . 200p. ISBN: 9788586748066.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; DIAS, E. . Mulheres Artistas: as Pioneiras (1880-1930). São Paulo : Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2015 . 183p. ISBN: 9788582560570.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Velloso, M.P. ; OLIVEIRA, C. ; ROUCHOU, J. . Criações compartilhadas: nas artes, na literatura e nas ciências sociais. Rio de Janeiro : MAUAD/FAPERJ, 2014 . 320p. ISBN: 9788574786971.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; DOROTINSKY, D. ; De Lucca, Maira . Femmes Créateurs en Amérique Latine. Paris : Artelogie-EHESS-CRAL, 2013 . 0000p. ISBN: 21156395.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Tomie Ohtake. Coleção Grandes Pintores Brasileiros. São Paulo : Folha de São Paulo/Instituto Itaú Cultural, 2013 . 93p. ISBN: 9788581930695.
    • SIMIONI, A. P. C. ; LIMA, Ana Paula Felicissimo Camargo ; Elluf, Lygia . Cadernos de Desenhos.Anita Malfatti. Campinas : Editora da Unicamp/IMESP, 2011 . 192p. ISBN: 9788526809.
    • SIMIONI, A. P. C. . Profissão Artista: Pintoras e Escultoras Brasileiras, 1884-1922. São Paulo : EDUSP/ FAPESP, 2008 . 336p. ISBN: 9788531410758.
    • SIMIONI, A. P. C. . Di Cavalcanti Ilustrador: Trajetória de um Jovem Artista Gráfico na Imprensa (1914-1922). São Paulo : Sumaré, 2002 . 155p. ISBN: 8585408375.
    • Simioni, Ana Paula C. . Artistas latino americanos no CNAP:presenças invisíveis ANAIS DO MUSEU PAULISTA , v. 32 , p. 1 - 33 , 2024. ISSN: 19820267.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; SILVA, B. F. . Mulheres artistas e feminismo no brasil dos anos 1960 a 1980 ARTELOGIE , v. , p. 1 - 22 , 2023. ISSN: 21156395.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; MAYAYO, PATRICIA . Feminismos em campo expandido MODOS: Revista de História da Arte , v. 7 , p. 81 - 92 , 2023. ISSN: 25262963.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Primitivisms in Dispute: Production and Reception of the Works of two Brazilian Artists in Paris in the 1920s Modernism-Modernity , v. 6 , p. 1 - 25 , 2021. ISSN: 10716068.
    • Simioni, Ana Paula C. . Latin American artists in modernist Paris: a difficult consecration ANAIS DO MUSEU PAULISTA , v. 29 , p. 1 - 39 , 2021. ISSN: 19820267.
    • Simioni, Ana Paula C. . Artistas latino-americanos na Paris modernista: a difícil consagração ANAIS DO MUSEU PAULISTA , v. 29 , p. 1 - 39 , 2021. ISSN: 19820267.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Académie Julian: the French artistic model from a Transatlantic perspective (1880-1920) Transatlantic Cultures , v. 1 , p. 1 - 14 , 2019. ISSN: 27396614.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Académie Julian: o modelo artístico francês em uma perspectiva transatlântica (1880-1920) Transatlantic Cultures , v. 1 , p. 1 - 14 , 2019. ISSN: 27396614.
    • SIMIONI, A. P. C. . MULHERES ARTISTAS NO MERCADO ARTÍSTICO INTERNACIONAL: UM OLHAR A PARTIR DOS ÍNDICES DO ARTPRICE Revista do CPF- SESC , v. 9 , p. 66 - 81 , 2019. ISSN: 24482773.
    • Quemin, Alaiin ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . A contribuição de Pierre Bourdieu para a sociologia da arte (França e Brasil( BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais , v. 1 , p. 1 - 27 , 2019. ISSN: 15168085.
    • CERCHIARO, M. M. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; TRIZZOLI, T. . The exhibition ?Contribuição da mulher às artes plásticas no país' and the silence of Brazilian art criticism Artl@s Bulletin , v. 8 , p. 209 - 224 , 2019. ISSN: 22642668.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; ELEUTERIO, M. L. . Apresentação do Dossiê Mulheres, arquivos e memórias Revista do Instituto de Estudos Brasileiros , v. , p. 19 - 27 , 2018. ISSN: 2316901X.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; LIMA JR, C. R. . Heroínas em batalha Revista Museologia & Interdisciplinaridade , v. 7 , p. 31 - 54 , 2018. ISSN: 22385436.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; PAIXAO, F. ; Toni, Flávia Camargo . 'Cartas' aos leitores REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS , v. 67 , p. 13 - 15 , 2017. ISSN: 2316901X.
    • PAIXAO, F. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Toni, Flávia Camargo . Finalizando 2017: editorial da revista do IEB REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS , v. 68 , p. 1 - 10 , 2017. ISSN: 2316901X.
    • Moraes, Marcos ; Marras, Stelio ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Escola de Editores (autodidatas) REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS , v. 66 , p. 1 - 16 , 2017. ISSN: 2316901X.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Anita Malfatti: do centro às margens... uma revisão necessária Moderno MAM EXTRA , v. 6 , p. 11 - 16 , 2017. ISSN: 19844832.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Fetter, Bruna . BRAZILIAN FEMALE ARTISTS AND THE MARKET: A Very Unique Encounter Novos Estudos. CEBRAP , v. 35 , p. 240 - 256 , 2016. ISSN: 01013300.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Les transferts de « l? art total » de la Suisse au Brésil : une modernisation très particulière ARTL@s Bulletin , v. 5 , p. 48 - 61 , 2016. ISSN: 22642668.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Modernismo brasileiro: entre a consagração e a contestação PERSPECTIVE , v. , p. 1 - 17 , 2013. ISSN: 17777852.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Genre, Art et Académie : les femmes sculpteurs au Brésil (1892-1920) SOCIOLOGIE DE L'ART , v. OPuS 22 , p. 23 - , 2014. ISSN: 07791674.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Les portraits de l'Impératrice. Genre et politique dans la peinture d'histoire du Brésil NUEVO MUNDO-MUNDOS NUEVOS , v. , p. 1 - 14 , 2014. ISSN: 16260252.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . O Auto-Retrato Feminino no Brasil Oitocentista: Abigail de Andrade e os Impasses da Representação Caiana. Revista del Historia del Arte y Cultura Visual , v. 3 , p. 00 - 11 , 2014. ISSN: 23139242.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Le modernisme brèsilien, entre consécration et contestation Perspective. Revue de l´INHA , v. 2013-2 , p. 325 - 342 , 2013. ISSN: 17777852.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Anatomia de um Móvel Moderno: algumas questões em torno do Mobiliário da Casa Modernista, de Gregori Warchavchik ARS (São Paulo) , v. 20 , p. 42-55 - 55 , 2013. ISSN: 16785320.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; DOROTINSKY, D. ; De Lucca, Maira . Femmes créatrices en Amérique Latine: le défi de synthétiser sans singulariser Artelogie (Online) , v. V , p. 1 - 8 , 2013. ISSN: 21156395.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; STUMPF, L. . O Moderno antes do Modernismo: paradoxos da pintura brasileira no nascimento da República Teresa (USP) , v. 14 , p. 111 - 130 , 2014. ISSN: 15179737.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . A difícil arte de expor mulheres artistas Cadernos Pagu (UNICAMP. Impresso) , v. , p. 375 - 388 , 2011. ISSN: 01048333.
    • SIMIONI, A. P. C. . Bordado e transgressão: questôes de gênero na arte de Rosana Paulino e Rosana Palazyan Proa: Revista de Antropologia e Arte , v. 2 , p. 1 - 19 , 2010. ISSN: 21756015.
    • SIMIONI, A. P. C. . Por que ler Gilles Lipovestky? Dobras (Barueri, SP) , v. 3 , p. 38 - 42 , 2009. ISSN: 19820313.
    • SIMIONI, A. P. C. . Por que ler Judith Butler Dobras (Barueri, SP) , v. 5 , p. 36 - 39 , 2009. ISSN: 19820313.
    • SIMIONI, A. P. C. . Mulheres e moda em São Paulo: das vitrines iluminadas às sombrias salas de costura Cadernos Pagu (UNICAMP) , v. 31 , p. 565 - 572 , 2008. ISSN: 01048333.
    • SIMIONI, A. P. C. . Por que ler...Gilda de Mello e Souza? Dobras (Barueri, SP) , v. 4 , p. 63 - 65 , 2008. ISSN: 19820313.
    • SIMIONI, A. P. C. . Por que ler....Pierre Bourdieu? Dobras (Barueri, SP) , v. 3 , p. 18 - 21 , 2008. ISSN: 19820313.
    • SIMIONI, A. P. C. . O corpo inacessível: as mulheres e o ensino artístico nas academias do século XIX ArtCultura (UFU) , v. 9 , p. 83 - 97 , 2007. ISSN: 15168603.
    • SIMIONI, A. P. C. . "Por que ler...Georg Simmel?" Dobras (Barueri, SP) , v. 1 , p. 26 - 28 , 2007. ISSN: 19820313.
    • SIMIONI, A. P. C. . Regina Gomide Graz: Modernismo, arte têxtil e relações de gênero no Brasil Revista do Instituto de Estudos Brasileiros , v. 45 , p. 87 - 106 , 2007. ISSN: 00203874.
    • SIMIONI, A. P. C. . As mulheres artistas e os silêncios da história: a história da arte e suas exclusões (Dossiê Escritoras. Org: Norma Telles) Labrys. Estudos Feministas (Online) , v. 11 , p. sn - si , 2007. ISSN: 1676966X.
    • SIMIONI, A. P. C. . Souvenir de Ma Carrière Artistique. Uma autobiografia de Julieta de França, escultora acadêmica brasileira Anais do Museu Paulista (Impresso) , v. 15 , p. 249 - 278 , 2007. ISSN: 01014714.
    • SIMIONI, A. P. C. . Profissão artistas: mulheres na Académie Julian (resenha) Cadernos Pagu (UNICAMP) , v. 15 , p. 341 - 348 , 2000. ISSN: 01048333.
    • SIMIONI, A. P. C. . Le Voyage a Paris. L' Académie Julian et la Formation des Artistes Peintre Brésiliennes vers 1900 Cahier du Brésil Contemporain , v. 59-60 , p. 261 - 281 , 2005. ISSN: .
    • SIMIONI, A. P. C. . A viagem a Paris de artistas brasileiros no final do século XIX Tempo Social. Revista de Sociologia da USP , v. 17 , p. 343 - 366 , 2005. ISSN: 01032070.
    • SIMIONI, A. P. C. ; LEFEVRE, F. ; LEFEVRE, A. M. C. ; PEREIRA, I. B. . Criança:fumante passivo BEPA. Boletim Epidemiológico Paulista , v. 8 , p. - , 2004. ISSN: .
    • SIMIONI, A. P. C. . Sessão do Conselho de Estado, de Georgina de Albuquerque Nossa História , v. 5 , p. 22 - 25 , 2004. ISSN: .
    • SIMIONI, A. P. C. . Saber e Poder para Michel Foucault e Pierre Bourdieu Revista Plural (Rio de Janeiro) , v. 6 , p. 103 - 117 , 1999. ISSN: 15163156.
    • SIMIONI, A. P. C. . Entre Conveções e Discretas Ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso) , v. 50 , p. 143 - 159 , 2003. ISSN: 01026909.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Acadêmicas, modernas, artistas: presenças femininas na arte brasileira, década de 1920. Mulheres no Brasil: como chegamos até aqui, v. 1, p. 72 - 91, 2023.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Sessão do Conselho do Estado. 100 objetos do Museu Histórico Nacional, 1922-2022, v. 1, p. 325 - 328, 2022.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; LIMA JR, C. R. . Maternidade virtuosa: visões sobre a Imperatriz. Uma história do Brasil, v. 1, p. 124 - 134, 2022.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Tomie Ohtake: mulher, artista, imigrante e consagrada... um desafio à sociologia. Tomie, v. 1, p. 373 - 384, 2022.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Modernismo brasileiro: entre a consagração e a contestação. Estudos Brasileiros em 3 Tempos: 1822-1922. Estudos Sobre o Modernismo, v. 2, p. 115 - 142, 2021.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Modernas em museus: uma consagração tardia. História das Mulheres, História Feministas: Antologia, v. 1, p. 483 - 499, 2019.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Verbetes sobre as artistas: Abigail de Andrade; Marie-Guillemine Benoist; Iria Cândida Correia;Eva Gonzáles;Adrienne Grandpierre-Deverzy;Angelica Kauffman; Alcipe; Berthe Morisot; Elisabeth Vigée-Lebrun; Berthe Worms. História das Mulheres, Histórias Feministas, v. 1, p. 46 - 172, 2019.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . De invisibles a profesionales: mujeres artistas en Brasil. Compartir el mundo: la experiencia de las mujeres y el arte, v. 1, p. 19 - 50, 2017.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . "Campo Artístico"; "Livre-Troca". Vocabulário Bourdieu, v. 1, p. 1 - 397, 2017.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Diásporas do moderno Artistas brasileiros em Paris, década de 1920. Arte e Vida Social. Pesquisas recentes no Brasil e na França, v. 1, p. 00 - 00, 2016.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Des diasporas du moderne. Les artistes brésiliens à Paris dans les années 1920. ART ET SOCIÉTÉ Recherches récentes et regards croisés, Brésil/France, v. 1, p. 00 - 00, 2016.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Mulheres Invisíveis. Mulheres Artistas: as pioneiras (1880-1930), v. 1, p. 90 - 108, 2015.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Modernismo no Brasil: campo de disputas. Sobre Arte Brasileira: da Pré-História aos Anos 1960, v. 1, p. 232 - 263, 2015.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . "O Feminino na Arte" e "Mulheres em foco: representações do feminino no Museu Mariano Procópio". Coleções em Diálogo: Museu Mariano Procópio e Pinacoteca do Estado de São Paulo, v. 1, p. 218 - 229, 2015.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Memórias Insuspeitas de uma Artista Brasileira: Julieta de França e a escrita de si. Julieta de França. Lembrança de minha Carreira Artística, v. 1, p. 11 - 18, 2014.
    • SIMIONI, A. P. C. . Os gêneros da arte: mulheres escultoras na belle époque brasileira. Sociologia das Artes Visuais no Brasil, v. 1, p. 185 - 210, 2012.
    • SIMIONI, A. P. C. . Académie Julian e a Formação de Artistas Brasileiros. Oitocentos. Arte Brasileira do Império à República. Tomo II, v. 1, p. 57 - 70, 2011.
    • SIMIONI, A. P. C. . As mulheres na Escola Nacional de Belas Artes: gênero e formação artística em tempos de República. Oitocentos. Arte brasileira do Império à Primeira República, v. 1, p. 73 - 80, 2008.
    • SIMIONI, A. P. C. . Descosturando gêneros: da feminização das artes têxteis às subversões contemporâneas. Corpo e Moda. Por uma compreensão do contemporâneo, v. 1, p. 11 - 23, 2008.
    • SIMIONI, A. P. C. . Eternamente amadoras: artistas brasileiras sob o olhar da crítica (1885-1927). Crítica e Modernidade, v. 1, p. 151 - 168, 2006.
    • SIMIONI, A. P. C. . O IV Centenário do Descobrimento da América: a construção da imagem de Colombo. Entre o Mito e a História, v. 01, p. 255 - 289, 1996.
    • SIMIONI, A. P. C. ; Nogueira, Manuela H. . 'Outras telas para outros papéis: nas pinturas de Georgina de Albuquerque, figuras femininas são protagonistas no trabalho e na política' . Revista de História da Biblioteca Nacional , Rio de Janeiro , 25 fev. 2015.
    • Sugimoto, Luiz ; SIMIONI, A. P. C. . Mulheres Invisíveis. Socióloga resgata universo de artistas que antecederam Anita Malfatti e Tarsila do Amaral . Jornal da Unicamp , Campinas , 06 dez. 2004.
    • SIMIONI, A. P. C. . Distorção romântica: O Romantismo e a idéia de nação no Brasil mostra como a intelligentsia nacional procurou sua "emancipação mental" . Cult , São Paulo , 01 jul. 2005.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Disputed Primitivismos: production and reception of Anita Malfatti anda Tarsila do Amaral artworks in 1920´s paris. In: Multiples Modernities In Latin America: Discourse on modernity and antimodernity in the political and identification processes from de 19th-21 th century , 2018 , Praga. Multiples Modernities in Latin America. Prague : KREAS- METROPOLITNA UNIVERSITY PRAGUE, 2018. p. 10 - 10.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Corpos Expropriados: mulheres artistas e a questão do nu no modernismo. In: Imagen/ Deso. Placer, Devoción y Consumo en Las Artes. VIII Congreso Internacional de TEoría e Historia de las Artes. XVI Jornadas CAIA , 2015 , Buenos Aires. Imagen/Deso. Placer, Devoción y Consumo en las Artes. Buenos Aires : CAIA, 2015. p. 187-196 - 196.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Appropriated and subverted bodies: women artists and the representation of nude in Brazil. In: I Congresso de Arte e Gênero , 2014 , Lisboa. I Congresso Internacional de Arte e Gênero: livro de resumos. Lisboa : Comissão Organizadora do evento, 2014. p. 18 - 20.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Viajes progresivos x regresivos: las rutas múltiples de los artistas brasileños en París, años 1920. In: Las Redes del Arte. Intercambios, procesos y trayectos en la circulación de las imágenes. VII Congreso Internacional de TEoría e Historia de las Artes. XV Jornadas CAIA , 2013 , Buenos Aires. Las Redes del Arte. Intercambios, procesos y trayectos en la circulación de las imágenes. Buenos Aires : CAIA, 2013. p. 173 - 186.
    • SIMIONI, A. P. C. . Diasporas of Modernism: brazilian artistis in Paris, 1920`s. In: Cultura Politics and Cultural Policies , 2012 , Barcelona. Cultural Politics and Cultural Policies. Barcelona : iccpr, 2012. p. 145 - 145.
    • SIMIONI, A. P. C. . O gênero das coisas:mulheres designer e modernismo. REflexões a partir do caso brasileiro. In: La Autonomia del Arte. VI Congreso Internacional de TEoria e Historia de las ARtes. XIV Jornadas CAIA , 2011 , Buenos Aires. La autonomía del arte: debates en la teoría y en la praxis. Buenos Aires : Bibliografika de Voros S.A, 2011. p. 221 - 231.
    • SIMIONI, A. P. C. . A Academie Julian e a formação de artistas brasileiros na passagem do século XIX para o XX. In: II Colóquio Nacional de Estudos Sobre Arte Brasileira do Século XIX , 2010 , Rio de Janeiro. II Coloquio Nacional de EStudos Sobre Arte Brasileira do Século XIX. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro : FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA, 2010. p. 20 - 20.
    • SIMIONI, A. P. C. . As mulheres na Escola Nacional de Belas Artes. In: I Colóquio Naciona de Estudos sobre Arte Brasileira do Século XIX , 2008 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. I colóquio nacional de estudos sobre ARte Brasileira do Século XIX. Rio de Janeiro : Fundação Casa de Rui Barbosa, 2008. p. 22 - 22.
    • SIMIONI, A. P. C. . Das belas artes às artes aplicadas: a experiência suíça de Regina Gomide Graz (1913-1920). In: XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , 2007 , São Paulo. Anais do XXVI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Belo Horizonte : C/ArteEditora, 2006. p. 275 - 280.
    • SIMIONI, A. P. C. . À Paris, pátria das mulheres artistas: a viagem de Julieta de França, escultora acadêmica brasileira. In: III Congreso Internacional de Teoria e Historia de las Artes. XI Jornadas del CAIA , 2005 , Buenos Aires. Original-Copia-Original. XI Encuentros del CAIA. Buenos Aires : CAIA?Grupo Maori, 2005. p. 397 - 358.
    • SIMIONI, A. P. C. . Profissão artista: mulheres, atividades artísticas e condicionantes sociais no Brasil de finais do Oitocentos. In: XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , 2005 , Belo Horizonte. XXIV Colóquio do CBHA. Anais. Belo Horizonte-MG : Editora C/ARte, 2004.
    • SIMIONI, A. P. C. . Os gêneros da arte: auto-retratos femininos e a condição da mulher artista em finais do XIX. In: 29º Encontro Anual da ANPOCS , 2005 , Caxambu. 29º Encontro Anual da ANPOCS- CD Room. São Paulo-SP : ANPOCS, 2005.
    • SIMIONI, A. P. C. . "Os gêneros da arte: auto-retratos femininos e a condição da mulher artista em finais do século XIX". 29º Encontro Nacional da ANPOCS. In: 29º Encontro Nacional da ANPOCS , 2005 , Caxambu. Profgrama e Resumos 29º Encontro Nacional da ANPOCS. São Paulo : anpocs, 2005. p. 54 - 54.
    • SIMIONI, A. P. C. . À Paris, pátria das mulheres artistas: a viagem artística de Julieta de França, escultora acadêmica brasileira. In: Original-Copia...Original? III Congreso Inernacional de Teoría e Historia de las Artes. XI Jornadas CAIA , 2005 , Buenos Aires. Original-Copia...Original?. III Congreso Internacional de Teoría e Historia del Arte y XI Jornada del CAIA. Buenos Aires : Caia/Grupo Maori, 2005. p. 297 - 308.
    • SIMIONI, A. P. C. . Uma Academia para as Mulheres: a academia Julian e a formação de artistas brasileiras na virada do século XIX para o século XX. In: XI Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia , 2003 , UNICAMP. Anais do XI Congresso Brasileiro de Sociologia. Campinas : Editora da Unicamp ?, 2003.
    • SIMIONI, A. P. C. . Trajetória particular de um modernista na República das Letras: o caso de Di Cavalcanti. In: XXIV Encontro Anual da ANPOCS , 2000 , Petrópolis. XXIV Encontro Anual da Anpocs. São Paulo : EDUSC, 2000.
    • SIMIONI, A. P. C. . Os auto-retratos de Abigail de Andrade: a difícil construção da imagem para uma pintora do século XIX brasileira. In: I Encontro Internacional e IV Encontro Nacional da REDEFEM , 2003 , Gramado. I Encontro Internacional e IV Encontro Nacional da REDEFEM. : , 2003.
    • RAFFAINI, P. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Apresentação. São Paulo : SESI , 2023 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; MAYAYO, P. . Feminismos em campo expandido: 50 anos depois de ?why have there been no great women artists??, qual foi o impacto do feminismo para além dos centros hegemônicos?. Campinas : Revista Modos/UNICAMP , 2023 (Organização de dossiê de revista)
    • Simioni, Ana Paula C. . Figurar o impossível. São Paulo : BBM , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Centros e periferias na história da arte brasileira: genealogias pernambucanas. São Paulo : Alameda , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Louise Bourgeois: a arte de desconstruir discursos para construir-se como artista. São Paulo : Sob influência , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Transgressões do bordado na arte. São Paulo : SESC PINHEIROS , 2020 (Capítulo em catálogo de livro)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Paulino, Rosana ; REIMAN, K. C. . Transbordar: transgressões do bordado na arte. São Paulo : SESC Pinheiros , 2020 (Catálogo de exposição)
    • SIMIONI, A. P. C. . Verbetes sobre artistas para exposição e catálogo- Abigail de Andrade; Marie- Guillemine Benoist; Eva Gonzalès;Angelica Kauffman; ALCIPE; Berthe Morisot; Emily Osborn; E. Vigée-Lebrun; Berthe Worms. São Paulo : MASP , 2019 (Apresentação de obra artística)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Aliaga, Gloria Cortes . Yo soy Mi propria Musa. Pintoras latinoamericanas de entreguerras (1919-1939). Verbetes: 'A Negra' de TArsila do Amaral (segunda versão) e 'No Cafezal' de Georgina de Albuquerque. Santiago, Chile : Museu Nacional de Bellas Artes , 2019 (Apresentação de obra artística)
    • Sofio, Severine ; SIMIONI, A. P. C. . Como ter sucesso nas artes sem ser um homem? Manual para artistas mulheres do século XIX. SÃO PAULO : Revista do Instituto de EStudos Brasileiros , 2018 (Tradução)
    • Moraes, Marcos ; Marras, Stelio ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Revista do Instituto de EStudos Brasileiros. n. 66. São Paulo : Instituto de EStudos Brasileiros , 2017 (Organização da revista do Instituto de Estudos Brasileiros. n. 66)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Paixão, Fernando ; Toni, Flávia Camargo . Revista do Instituto de EStudos Brasileiros. n. 67. São Paulo : Instituto de EStudos Brasileiros , 2017 (Organização de Revista)
    • PAIXAO, F. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Toni, Flávia Camargo . Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n.68. São Paulo : Instituto de Estudos Brasileiros , 2017 (Organização de revista científica)
    • Lotierzo, Tatiana ; SCHWARCZ, L. ; SIMIONI, A. P. C. . A redenção de Cã: uma tese pictográfica. São Paulo : EDUSP , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • Fanini, Michele ; Moraes, Marcos ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Arquivo, Texto, Palco. São Paulo : Intermeios , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • SCHWARCZ, L. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Les Artistes de D. João: de Français à Rio de Janeiro en 1816- Revue Brésil. Paris : CRBC , 2016 (Organização do dossiê Les Artistes de D. João: de Français à Rio de Janeiro en 1816)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; DOROTINSKY, D. ; De Lucca, Maira . Femmes Créateurs en Amérique Latine. Paris : Artelogie-EHESS-CRAL , 2013 (Organização do dossiê Femmes Créateurs en Amérique Latine)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Esses detalhes tão significativos: moda, cultura e historicidade no Brasil. Barueri : Estação das Letras e Cores , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SIMIONI, A. P. C. . Memória, esquecimento e história: as mulheres artistas na I República Brasileira. : , 2011 (Apresentação de obra artística)
    • SIMIONI, A. P. C. . Obra em perspectiva: Estudo para Passagem de Humaitá, de Victor Meirelles. Florianopolis : Museu Victor Meirelles , 2010 (Apresentação de obra artística)
    • SIMIONI, A. P. C. . Profissão artista. São Paulo : REvista Viver Mente & Cérebro , 2004 (Resenha sobre minha tese de doutorado)
    • SIMIONI, A. P. C. ; SARAIVA, R. . Cor de Rosa Choque:mostra na Pinacoteca e tese trazem à luz mulheres artistas. São Paulo : FAPESP , 2004 (Resenha sobre minha tese de doutorado)
    • SIMIONI, A. P. C. . Estrangeiros no Brasil. São Paulo : Revista Cadernos de Campo.Departamento de Antropologia- USP , 1995 (Resenha)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer sobre projeto para a European Council Research. 2024 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer de mérito para revista Brésil. 2024 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer sobre artigo para revista Quiroga. Revista de Patrimonio IberoAmericano. 2024 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula C. . parecer sobre artigo científico- Revista História da Arte UNICAMP. 2024 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula C. . Pareceres diversos para FAPESP. 2024 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . parecer de mérito sobre projetos de pesquisa (CNPq). 2024 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer para CNPq. 2023 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula C. . Membro do Comitê Consultivo da Cinemateca Brasileira- MINC. 2023 (Assessoria)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer de mérito para revista científica. 2023 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Pareceres diversos para FAPESP. 2023 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer sobre projeto para o Instituto de Estudos Avançados. 2023 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer de mérito para revista científica. 2023 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula C. . parecer sobre artigo científico. 2023 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer de mérito para revista científica. 2023 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer de mérito sobre livro para EDUSP. 2023 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Membro do Conselho Artístico da Pinacoteca do EStado de São Paulo. 2021 (Assessoria)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer de mérito sobre artigo científico- Anais Museu Paulista. 2022 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . parecer de mérito para artigo científico- revista Historia USP. 2022 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula C. . Parecer de mérito sobre livro científico. 2022 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer de mérito FAPESP (5). 2022 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer de mérito sobre projeto IEA NANTES. 2021 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Pareceres diversos para a Avant Garde Critical Studies. 2021 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer de mérito para FAPESP. 2021 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer sobre arttigo científico. 2021 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer sobre tese para o Institut des Amériques. 2021 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer de mérito para artigo científico para Brazilian Journal of Latin American Studies. 2020 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer cienteífico para revista Sociologia e Antropologia. 2020 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer sobre artigo científico. Revista Cadernos Pagu. 2020 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer de mérito sobre artigo científico. 2019 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer para a FAPESP. 2019 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer de mérito sobre artigo científico. 2019 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer de mérito sobre artigo científico. 2019 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer de mérito sobre artigo científico. 2019 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer sobre artigo científico- Revista de Estudos Feministas. 2018 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer de mérito sobre artigo científico. 2018 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer de mérito sobre artigo científico. 2018 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Pareceres diversos emitidos para FAPESP (6). 2017 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer ad hoc revista Cadernos de Pesquisa. 2017 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer ad hoc revista Visual Resources. 2017 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer ad hod para a revista H-Art (Andes). 2017 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer ad hoc para a Revista de Estudos Feministas. 2016 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . parecer ad hoc para Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2016 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer ad hoc para Revista Brasileira de Sociologia. 2016 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . parecer ad hoc para revista de historia da usp. 2015 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer ad hoc para revista científica-Nierika. Feminismo y Políticas de memoria e imaginación. 2015 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer ad hoc sobre revalidação de diploma obtido no exterior. 2015 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer ad hoc para revista científica- Sociologia e Antropologia, RJ. 2015 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer sobre artigo científico revista CAIANA. 2015 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer sobre artigo científico- Revista de História USP. 2014 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer de projeto de pós-graduação para ingresso na UNAM. 2014 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Pareceres emitidos para FAPESP (5). 2014 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer científico para revista Art History. 2014 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer ad hoc para revista científica- Artelogie. 2014 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer ad hoc para revista científica- Sociologia e Antropologia, RJ. 2014 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer ad hoc para revista científica-CAIANA. 2014 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer técnico sobre Obra de Arte para acervo do MAC. 2013 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer de mérito sobre projeto de pós-doutoramento-EACH. 2013 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer ad hoc para FAPESP. 2013 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer ad hoc sobre artigo científico. 2013 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . parecer ad hoc para revista Proa. 2012 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para revista Tempo Social. 2012 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer para FAPESP (2). 2012 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer de mérito sobre artigo científico (Revista Caiana. Argentina). 2012 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para revista Anais do Museu Paulista (2). 2012 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer ad hoc para EDUSP. 2011 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer ad hoc para artigo científico REvista Tempo Social. 2011 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para revista TEmporalidades-UFMG. 2011 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para a Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2011 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc FAPESP (5). 2011 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hov REvista Iara. 2010 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para revista Cadernos de Campo. 2006 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para revista Anais do Museu Paulista (2 artigos). 2006 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para revista Cadernos Pagu. 2008 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para a revista do CPC. 2010 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para a revista Anais do Museu Paulista. 2010 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para a Revista Habitus (RJ). 2010 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para artigo científico Revista Iara. 2009 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para a revista PROA. 2009 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para Revista do IEB (2 artigos). 2009 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer científico para a FAPESP. 2009 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para a revista Lua Nova. 2007 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para a revista Iara. Moda, Arte e Cultura. 2008 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para a REvista do Instituto de Estudos Brasileiros. 2008 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para a revista Anais do Museu Paulista. 2008 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para a Revista do CPC. 2007 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para editora da UNESP. 2006 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer Ad Hoc para a Revista Brasileira de Ciências Sociais. 2006 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ad hoc para a revista Anais do Museu Paulista. 2005 (Parecer)
    • SIMIONI, A. P. C. . Parecer ah hoc para a revista Cadernos Pagu. 2004 (Parecer)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Acadêmicas, modernas e artistas: presenças femininas na década de 1930. 2023 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; IUMATTI, P. T. . Primitivismos em disputa : Anita e Tarsila em Paris. 2023 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Femmes artistes latino-américaines dans la collection du Centre National d´Arts Plastiques: présences invisibles. 2023 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Do tabu à transgressão: mulheres artistas e a questão do nu. 2023 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; PULICI, C. . 'QUARTAS SOCIAIS 2022 - APRESENTAÇÃO DO LIVRO MULHERES MODERNISTAS: ESTRATÉGIAS DE CONSAGRAÇÃO NA ARTE BRASILEIRA, DE ANA PAULA SIMIONI'. 2022 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; CARLONI, K. . ?MULHERES MODERNISTAS NO BRASIL: UMA SINGULARIDADE HISTÓRICA?. 2022 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; DOLINKO, S. . Modernismo brasileño. 2022 (Conferência)
    • CANTON, K. ; TIRAPELLI, P. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Modernas!: arte e gênero no Brasil, anos 20. 2022 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; PROTEAU, E. . Genre et consécration dans le système artistique : la particularité du cas brésilien. 2021 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Consécration et inégalité de genre dans le monde de l?art international : artistes périphériques, possibilités et stratégies d´insertion. 2021 (Seminário)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . As contradições do Modernismo. Comentando o livro 'Art déco no Brasil'. 2020 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula C. ; Martinez, Felipe . Ensino e Carreira de Mulheres Artistas. 2020 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Aliaga, Gloria Cortes ; COMISARIENKO, D. . Modernas? Mulheres artistas brasileiras entre subversões e contenções. 2019 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Chiarelli, TAdeu . Autorretrato de Tarsila do Amaral. 2019 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Modenras em museus: a difícil consagração. 2019 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . As mulheres nos museus e na história da arte. 2019 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Genre et Art: femmes peintres et sculpteures au Brésil. 2019 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Quemin, Alaiin . Y-a- t´il une place pour les femmes au Musée?. 2019 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . ?Pioneiras e profissionais: mulheres artistas no Brasil (1840-1920)?,. 2018 (Conferência)
    • SIMIONI, A. P. C. . As mulheres artistas no século XIX. 2018 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Disputed Primitivismos: production and reception of Anita Malfatti anda Tarsila do Amaral artworks in 1920´s paris. 2018 (Congresso)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Arte e Gênero. 2017 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; MAYAYO, P. . 'Una vanguardia en femienino: las mujeres artistas en el arte moderno brasileño. 2016 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Osadas Discretas: autorretratos de artistas mujeres en Brasil. 2016 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Em busca dos múltiplos Modernos: artistas brasileiros em Paris, anos 1920. 2016 (Simposio)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; GOLDSTEIN, I. S. . Abordagens da arte nas Ciências Sociais: o recorte de gÊnero. 2016 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Mulheres artistas no Brasil: entre a pesquisa e a curadoria.. 2015 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Mulheres artistas: perspectivas em arte e gênero. 2015 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Mulheres artistas. 2015 (Outra)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Corpos apropriados, corpos subvertidos: mulheres artistas e a representação do nu no Brasil. 2014 (Congresso)
    • SIMIONI, A. P. C. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Revendo Anita Malfatti. 2014 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Rosa, Maria Laura ; Gluzmann, Georgina . Arte, literatura y mujeres: uma aproximación a Lationamérica desde los estudios de género. 2013 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Mulheres artistas que estudaram em Paris. 2013 (Conferência)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . As mulheres no Modernismo. 2012 (Seminário)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Mulheres artistas no cânone modernista: o papel da coleção Mário de Andrade. 2012 (Congresso)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Diasporas of modernism: brazilian artistis in Paris, 1920´s. 2012 (Congresso)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Há mulheres na Escola Nacional de Belas Artes? ou por que desconhecemos as mulheres artistas do século XIX?.. 2008 (Seminário)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . A Academie Julian e a formação de artistas brasileiros. 2010 (Seminário)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Nas tramas do gênero: os bordados nada femininos de Paulino e Palazyan. 2009 (Congresso)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Moderniser l´inegalité: genre et design dans le modernisme brésilien.. 2011 (Seminário)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . O Gênero das Coisas: gênero e design, reflexões a partir do caso brasileiro. 2011 (Congresso)
    • SIMIONI, A. P. C. . Anatomia de um móvel moderno: notas sobre o mobiliário da casa modernista, de Gregori Warchavchick. 2011 (Congresso)
    • SIMIONI, A. P. C. . Regina Gomide Graz: interfaces entre gênero, arte e decoração. 2006 (Conferência)
    • SIMIONI, A. P. C. . Descosturando gêneros: da feminização das artes têxteis às subversões contemporâneas. 2006 (Seminário)
    • SIMIONI, A. P. C. . Das belas artes às artes aplicadas: a experiência suíça de Regina Gomide Graz (1913-1920). 2006 (Congresso)
    • DIAS, E. ; DORIA, R. P. ; SIMIONI, A. P. C. . El cuerpo prohibido: mujeres artistas y prácticas académicas en el paso del siglo XIX al siglo XX.. 2006 (Conferência)
    • SIMIONI, A. P. C. . Art et genre: trajectoire des artistes à la Belle Epoque. 2006 (Conferência)
    • SIMIONI, A. P. C. . "Os gêneros da arte: auto-retratos femininos e a condição da mulher artista em finais do século XIX". 29º Encontro Anual da ANPOCS. 2005 (Congresso)
    • SIMIONI, A. P. C. . À Paris, terra das mulheres artistas: a viagem de Julieta de França, escultora acadêmica brasileira. XI Jornadas Artisticas del CAIA. Original-Copia-Original?. 2005 (Congresso)
    • SIMIONI, A. P. C. . "Artistas ou amadoras?: as representações dos críticos sobre as mulheres artistas no Brasil de finais do XIX". Seminário Crítica da Crítica.. 2005 (Seminário)
    • SIMIONI, A. P. C. . Mulheres artistas no Brasil de finais do século XIX: entre a profissionalização e as representações de feminilidade. 2005 (Comunicacao)
    • SIMIONI, A. P. C. . Profissão artista: pintoras e escultoras brasileiras. 2004 (Conferência)
    • SIMIONI, A. P. C. ; MATTOS, C. V. ; MIGLIACCIO, L. ; MARQUES, L. ; VERMERSCH, P. . Mulheres e nus: a formação das artistas acadêmicas na virada do século XIX para o século XX. 2004 (Simposio)
    • SIMIONI, A. P. C. . Trajetórias de autores brasileiros entre finais do século XIX e início do século XX. 2003 (Conferência)
    • SIMIONI, A. P. C. . Trajetória particular de um modernista na república das letras: o caso de Di Cavalcanti. 2000 (Congresso)
    • SIMIONI, A. P. C. . Sociologia das Artes Plásticas no Brasil. 2001 (Congresso)
    • SIMIONI, A. P. C. . Mulher e arte no Brasil. 2002 (Conferência)
    • SIMIONI, A. P. C. . Uma academia para as mulheres: a Academie Julian e a formação de artistas brasileiras na virada do século XIX para o XX. 2003 (Congresso)
    • SIMIONI, A. P. C. . Os auto-retratos de Abigail de Andrade: a difícil construção da imagem para uma pintora do século XIX brasileira. 2003 (Congresso)
    • SIMIONI, A. P. C. ; GARCIA, A. ; CANTUARIA, A. ; MAZZA, D. ; PEROSA, G. ; CANHEDO, L. ; GRUN, R. . A viagem a Paris: pátria das mulheres artistas. 2004 (Simposio)
    • SIMIONI, A. P. C. ; JARMTCHUCK, D. ; RUFINIONI, P. . O não lugar das mulheres na história da arte brasileira. 2004 (Comunicacao)
    • SIMIONI, A. P. C. . Cotidiano e sobrevivência: mulheres, negras e pobres em São Paulo, fins do XIX. 2004 (Outra)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Genuinamente brasileira: ícone de modernismo, Tarsila do Amaral. 2013 revista E-SESC
    • SIMIONI, A. P. C. ; Arruda, Lina ; Tarkovkas, Luana S. . Mulheres invisíveis. 2013 Bravo. revista
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; ELEUTERIO, M. L. ; Tarasantchi, R.S ; Pontez, Mana ; Pontez, P. . Mulheres luminosas. 2012 Web e cinemas
    • RODRIGUES, O. C. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Artes têxteis e as questões de gÊnero. 2013 Agência Universitária de Notícias
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; STUQUE, J. ; Blay, Eva . Especial Feminismo- TV USP. 2013 Tv USP e INTERNET
    • Gonçalves Filho, Antonio ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; DIAS, E. ; Pitta, Fernanda M. . Tintas da rebeldia: Exposição reúne as pioneiras da arte na Primeira República. 2015 Estado de São Paulo (jornal)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; DIAS, E. ; CRUZ, E. P. . Exposição na Pinacoteca apresenta obras de mulheres que foram pioneiras na arte. 2015 Agencia Brasil/ online
    • ALAMBERT, F. ; DIAS, E. ; PICCOLI, V. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; VILLAS-BOAS, G. ; MIGLIACCIO, L. . Sobre Arte Brasileira. 2015 internet
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; DIAS, E. ; Pitta, Fernanda M. ; Simões, Eduardo . Pioneiras e Profissionais. 2015 Arte!Brasileiros
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; DIAS, E. ; Kato, Gisele . Mulheres Artistas. 2015 TElevisão e Internet
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Alzugaray, Paula ; DIAS, E. . À sombra das raparigas em flor. 2015 ISTO É INDEPENDENTE
    • MAYAYO, P. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; NEVES, G. . Mesa Redonda sobre Frida Kahlo. 2015
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; DIAS, E. ; SIQUARA, C. A. . Antes e Depois do Modernismo. 2016 JOrnal O Tempo
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; PRADO, A. . Conte-me algo que não sei. 2016 jornal O GLOBO
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; TESSITORE, M. . Artistas Esquecidas pela História. 2017 Brasileiros (revista)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Retratos da Imperatriz: Interpretações da Princesa Leopoldina. 2017 IPTV
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Moraes, Marcos . Semana de 22: Artes Visuais. 2018 Televisão/ Youtube
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; MAGALHAES, A. ; Dantas, Marcelo . Modernas em museus: a difícil consagração. 2019 TV USP
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Mota, Camila Veras . Abigail de Andrade: a pintora premiada quando as mulheres eram proibidas na Escola de Belas Artes do Brasil. 2020 BBC News Brasil
    • Simioni, Ana Paula C. ; MIGLIACCIO, L. ; NAZARETH, O. . Art déco no brasil. 2020 internet
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Carneiro. Barbara Sesso ; FREDERICO, M. S. ; VALIM, R. P. . Webinários do IEB-Mulheres artistas: invisibilidades e presenças nos arquivos e museus paulistanos. 2020 internet/web
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Silvestrin, Monia ; Farias, Edson . Exclusão e consagração no sistema artístico brasileiro. 2020 internet/web
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Sesc Pinheiros expõe transgressões do bordado na arte. 2020 internet/web
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; KIYOMURA, L. . Exposição em São Paulo exibe a força estética do bordado. 2020 jornal/ WEB
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Encantar e inquietar: ?Transbordar: Transgressões do Bordado na Arte? reúne obras de mais de 30 artistas. 2020 internet/web
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . As artistas esquecidas pela história. 2018 internet/web
    • Simioni, Ana Paula ; LAURETIS, G. . Bordando narratividades críticas: posicionalidades e espacialidades. 2021 Esquerda diário (online)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Exposição em São Paulo aborda o bordado. 2021 TV
    • Pires, Carlos ; SIMIONI, A. P. C. . O diário de Anita Malfatti (mediação). 2021 youtube/ facebook
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Transbordar: transgressões do bordado na arte (ARTEBRASILEIROS). 2021 yOUTUBE/FACEBOOK/REVISTA ARTE BRASILEIROS
    • LIma, Estefania ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Exposição Transbordar- 'Transbordar transgredir'. 2021 Revista URDUME
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Perdigão, João ; TAUIL, G. . História na Mário: Retrato de Artistas. 2021 youtube/facebook
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; COUTINHO, I. . Muito alem de TArsila do Amaral. 2021 internet
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Les artistes latino-américains dans les collections publiques françaises. 2021 internet/web
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Costa, Claudia . 'Como foi a participação das mulheres no Modernismo Brasileiro'. 2022 Jornal da USP
    • PERASSOLO, J. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Tapeçarias e bordados enchem museus e galerias na falta de apelo tátil da era NFT. 2022 Folha de São Paulo
    • MOREIRA, A. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Quem foram as artistas da Semana de 22?. 2022 internet/web
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Martini, Paula . Mulheres Modernistas. 2022 internet/web
    • PRANDO, F. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; BERTEVELLI, I. ; CERCHIARO, M. M. . Mulheres e modernismo no Brasil: para além de Anita e Tarsila. 2022 Plataforma SESC
    • ORTEGA, A. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Um olhar sobre as mulheres do modernismo e a herança colonial brasileira. 2022 site Nonada
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; SCHERER, R. . Maria Leopoldina e Hipolita Jacinta quebram tabus lutando pela Independência. 2022 Televisão- Canal Bandeirantes
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; ACAYABA, C. . Artistas mulheres representam cerca de 20% dos acervos do Masp e Pinacoteca: 'difícil apagar exclusão do passado', diz especialista. 2022 Jornal Globo 1
    • Simioni, Ana Paula ; GAGLIOTO, F. . Mulheres modernistas analisa protagonismo feminino. 2022 internet/web
    • PIACENTINI, P. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; ELEUTERIO, M. L. ; TEIXEIRA, R. . Presença feminina na Semana de 22: nomes ganham destaque com as celebrações do movimento. 2022 Ciência e Cultura
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; GIMENES, M. . Livro ?Mulheres Modernistas? analisa a maneira como as artistas são tratadas na história da arte. 2022 Agenda Tarsila
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; RAFAEL, Y. . ESPECTROS DO MODERNISMO. 2023 youtube/ Sesc pompeia
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; PIVA, M. . Brasil Latino: Ana Paula Simioni e as artistas latino-americanas. 2023 Jornal da USP
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Engajadas- Exposição ORLAN. 2023 Televisão e YOUTUBE
    • KIYOMURA, L. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; DIAS, E. ; Pitta, Fernanda M. . Sob a luz das mulheres. 2015 Jornal da USP
    • SIMIONI, A. P. C. ; CASTRO, A. L. ; BUORO, A. B. ; BUENO, M. L. ; MALAGUTTI, C. . Moda.Arte Cultura. II Seminário do Núcleo de Pesquisa da Faculdade SENAC de Moda. 2003 (SENAC)
    • SIMIONI, A. P. C. ; BUORO, A. B. ; MALAGUTTI, C. ; CASTRO, A. L. ; BUENO, M. L. ; CAMARGO, L. O. . Seminário Internacional. Modernidade, cultura material e estilos de vida. 2004 (Faculdades de Turismo, Hotelaria e Moda do Centro Universitário SENAC)
    • SIMIONI, A. P. C. ; LEE, C. ; CAMPOS, J. R. ; MELLO, J. A. ; UVINHA, R. R. . Seminário "Diversidade Cultural: patrimônio brasileiro". 2005 (EACH-USP)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; De Lucca, Maira ; Moiroux, Sophie . L´Art et l´Amérique Latine, au delà de ses limites géographiques. Dialogues, écarts et dissonances. 2011 (EHESS-CRAL)
    • CHUVA, Marcia ; IKEDA, Alberto ; RUBINO, S. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Coordenação da Mesa Redonda: Modernismo e Patrimônio. Seminário 90 anos da Semana de Arte Moderna: debates. 2012 (Instituto de EStudos Brasileiros)
    • VILLAS-BOAS, G. ; SIMIONI, A. P. C. . Forum :O mundo da arte, práticas sociais e dimensão simbólica: pesquisas recentes. 2012 (ANPOCS)
    • SIMIONI, A. P. C. ; Velloso, M.P. ; OLIVEIRA, C. ; ROUCHOU, J. . Criações compartilhadas: nas artes, na literatura e nas ciências sociais. 2012 (Fundação Casa de Rui Barbosa, CAPES, IEB, UFRJ)
    • Farias, Edson ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Grupo de Trabalho "Arte e Cultura nas Sociedades Contemporâneas".38º Anpocs com Edson Farias. 2014 (ANPOCS)
    • IUMATTI, P. T. ; DIMITROV, E. ; BARROS, F. ; Toni, Flavia C. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Café Acadêmico O Brasil de Ariano Suassuna: visões sobre a cultura popular. 2014 (Instituto de Estudos Brasileiros)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Toni, Flavia C. ; Garcia, Walter ; FRAGELLI, P. . I Jornada de Estudos Interdisciplinares em Música. 2015 (Instituto de Estudos Brasileiros)
    • Farias, Edson ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Organização do Grupo " Arte e Cultura nas Sociedades Contemporâneas" na 39 ANPOCS com Edson Farias. 2015 (ANPOCS)
    • DINES, Y. S. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Café Acadêmico: O autorretrato e o alter ego de Hildegard Rosenthal, uma fotógrafa imigrante moderna. 2016 (Instituto de Estudos Brasileiros)
    • Toni, Flavia C. ; CERCHIARO, M. M. ; VALIM, R. P. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; Moraes, Marcos ; PRANDO, F. ; RIBAS, E. . Seminário Arquivos, Mulheres e Memórias. 2017 (IEB, SESC, CAPES)
    • Bulhôes, Maria Amélia ; Nogueira, Andrea ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti ; TORREZAN, G. ; Vargas, Nei ; Fetter, Bruna . 2º Simpósio Relações Sistêmicas da Arte. 2019 (SESC;URGS, IEB)
    • Simioni, Ana Paula C. ; RODRIGUES, R. L. ; CERCHIARO, M. ; CASARIN, C. . Mulheres modernistas no Brasil. 2023 (IEB -USP)
    • SIMIONI, A. P. C. . Arte Brasileira no Século XIX. 2009 (INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS-USP)
    • SIMIONI, A. P. C. . Imaginando a nação: políticas visuais no Brasil. 2010 (Centro Cultural Maria Antonia-USP)
    • SIMIONI, A. P. C. ; MIGLIACCIO, L. ; MATTOS, C. V. ; SCHWARCZ, L. ; VERMERSCH, P. ; LIma, Valeria Esteves ; Couto, Maria do Carmo ; Jesus, Rosangela ; Carvalho, Vania ; Lima, Solange F. . Artes Visuais no Século XIX: ciclo de conferências. 2010 (IEB)
    • SIMIONI, A. P. C. ; SORTRATI, M. . Curso de Formação de Monitores Culturais do Bexiga. 1999 (Faculdade Ibero Americana e ING-ONG)
    • SIMIONI, A. P. C. . Curso de Formação de Monitores culturais do Bairro do Bexiga. 1999 (FAculdade Ibero-Americana; ING-ONG)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Imagário e Cultura Brasileira: perspectivas políticas. 2012 (SESC)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Mulheres artistas na modernidade: de musas a profissionais.. 2015 (ESCOLA DO MASP)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Pioneiras e profissionais: mulheres artitas no Brasil (1890-1920)- aula dentro do curso 'Artistas mulheres: uma história da arte no Brasil'. 2018 (Pinacoteca Artística do EStado de São Paulo)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . IX Curso de Extensão Formas do Olhar ? AS MULHERES NA HISTÓRIA DA ARTE. 2024 (Instituto Ricardo Brennand)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Mulheres no Modernismo. 2024 (Museu de Arte Moderna de São Paulo)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . MULHERES ARTISTAS ? DA ARTE (FEMININA) À ARTE FEMINISTA. 2015 (SESC)
    • SIMIONI, A. P. C. . "Em busca dos múltiplos modernos, artistas brasileiros em paris anos 1920". 2012
    • SIMIONI, A. P. C. . Disponibilização on-line de Acervos ARtísticos: a coleção Anita Malfatti no IEB-USP. Projeto Infra-6, FAPESP. 2012
    • DOROTINSKY, D. ; Costa, Laura Malosetti ; Velasquez, A. ; DIAS, E. ; Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Arte Y Genero en America Latina, siglo XIX. 2014
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Mulheres artistas na Coleção de Artes Visuais do Instituto de EStudos Brasileiros. Edital Ciências Humanas/Sociais-CNPQ. 2012
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Frida Kahlo- conexões entre mulheres surrealistas no México. 2015 (Audioguia para exposição artística)
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Mulheres artistas no modernismo brasileiro- CONSTELAÇÃO MODERNISMOS. 2022 (Curso de formação e difusão)
  • Projetos de Pesquisa: 13
    • Nome do projeto: V Centenário do Descobrimento da América (1992 - 1995
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMIONI, A. P. C. , MONTERO, P. .
    • Nome do projeto: Regina Gomide Graz: arte, decoração e consumo em tempos modernistas (2005 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMIONI, A. P. C. .
      Descrição: Regina Gomide Graz (1897-1973) foi uma das artistas mais produtivas no meio artístico nacional durante as décadas de 1920, 1930 e 1940, atuando como pintora, decoradora e tapeceira. Essa propensão por realizar-se tanto nas ditas ?belas artes? (pintura e escultura) quanto nas artes aplicadas pode ter sido engendrada pela formação recebida, entre 1913 e 1920, quando cursou a Escola de Belas Artes e Artes Decorativas em Genebra, na Suíça. Ali ela e seu irmão, o também pintor e decorador Antonio Gomide, tiveram classes que o orientaram no sentido de constituírem uma notável parceira artística e familiar, a qual, a partir de 1920 foi acrescida pelo nome de John Graz, artista suíço com quem Regina se casou. A tríade de artistas-decoradores, ainda pouco estudada pela história da arte brasileira, constituiu um dos momentos mais interessantes de interação entre artes visuais, artes aplicadas e hábitos de consumo da elite, em especial durante o período conhecido como Modernismo brasileiro. Assim, este projeto tem por objetivo recuperar a produção artística realizada por Regina Gomide Graz ao longo de sua trajetória, com ênfase para o período mais auspicioso, compreendido pelas décadas de 1920, 1930 e 1940.
    • Nome do projeto: Outros modernismos: produção artística e cultura visual no Brasil, entre 1920-1940 (2008 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMIONI, A. P. C. .
      Descrição: A pesquisa almeja contribuir para a compreensão das particularidades do modernismo brasileiro tendo como foco a produção e o consumo do art déco em São Paulo. A opção por trabalhar com as artes aplicadas, em particular, com a decoração (notadamente o mobiliário e as artes têxteis) produzidas entre 1920 e 1950 na cidade de São Paulo, visa por um lado suprir uma lacuna nos estudos acadêmicos sobre o período. Por outro lado, pretende contribuir às discussões sobre modernismo e modernidade no Brasil, ao abordar não os artistas consagrados, mas sim os artistas muitas vezes considerados menores, ou mesmo dentre os ?modernistas solares?, a faceta menos valorizada de sua produção. Nesse sentido, considera-se "moderno" como uma categoria histórica, a qual só pode ser compreendida por meio de um estudo das práticas dos agentes concretos que a reivindicam.
    • Nome do projeto: Artistas Modernistas na Coleção do Instituto de EStudos Brasileiros (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMIONI, A. P. C. .
      Descrição: A pesquisa tenciona compreender a presença feminina na coleção de artes visuais do Instituto de Estudos Brasileiros, marcada notadamente por artistas de orientação modernista. Dessa feita pretende-se: 1) examinar o modo com que as obras foram incorporadas no acervo, com o que é possível reconstituir as interações travadas entre o crítico e as artistas; 2) recuperar as trajetórias de tais artistas mulheres, muitas das quais pouco conhecidas hoje, observando o ponto de seus percursos contextualmente situados em que se encontravam no momento em que as obras foram concebidas, bem como doadas ou adquiridas pelo colecionador e, por fim, 3) o estudo do ingresso das obras, de seus padrões formais, implica reconhecer as escolhas realizadas pelo colecionador; nesse sentido, a investigação deve contribuir para um melhor conhecimento do ?gosto? de Mário de Andrade enquanto colecionador, e o modo com que a institucionalização de suas escolhas, operadas pelo IEB, impingem a legitimação de determinadas vertentes do modernismo, em detrimento de outras.
    • Nome do projeto: Mulheres artistas em coleções modernistas (2012 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMIONI, A. P. C. .
      Descrição: Na história da arte brasileira, a presença das mulheres artistas é bastante reafirmada a partir dos movimentos designados modernistas. Especialmente os nomes de Anita Malfatti e Tarsila do Amaral ocupam lugar privilegiado, consideradas ?pioneiras?, cabe-lhes por vezes o rol de serem as desbravadoras do moderno, as iniciadoras das vanguardas, respectivamente, expressionista e cubista no país. Tamanho destaque para artistas mulheres é bastante incomum nas diversas narrativas historiográficas modernistas dominantes nas quais, tradicionalmente, são os homens que ocupam as posições de líderes de movimentos, de ?pais? dos novos estilos, de chefes de escolas . As mulheres artistas geralmente aparecem ora como ?heroínas solitárias?, como exceções a regras, ora como companheiras de artistas/críticos/mecenas proeminentes. O presente estudo intenta compreender o processo social por meio do qual algumas mulheres artistas conseguiram conquistar uma posição de destaque incomum no campo artístico brasileiro. Para tanto, parte da hipótese de que tal processo de legitimação não pode ser compreendido apenas com base no estudo das trajetórias individuais das artistas, mas antes, deve-se aos ?mecenas do moderno?, a saber, a atuação de certos indivíduos que lograram incentivar a atuação de tais artistas adquirindo suas obras, colecionando- as e, em alguns de tais casos, conferindo às suas coleções uma projeção pública que, acreditamos, atribuiu grande projeção e valorização sobre suas obras e trajetórias.
    • Nome do projeto: Arte e Poder no Brasil (2013 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMIONI, A. P. C. , LIMA JR, C. R. , SCARELLI, J. , STUMPF, L. , DIMITROV, E. , FIALHO, A. L. , VALIM, R. P. , OLIVEIRA, G. P. , OLIVEIRA, D. A. , OLIVEIRA, M. , CERCHIARO, M. M. .
      Descrição: Trata-se de um grupo de estudos e de pesquisa sediado no Instituto de EStudos Brasileiros da USP, a partir do qual pretende-se fomentar pesquisas coletivas e individuais com vistas a compreender a interação entre elites sociais e políticas e grupos de artistas, por meio da análise das encomendas, dos projetos culturais e dos estilos institucionalmente preponderantes em momentos particulares da história do país. Nesse sentido, constitui uma oportunidade para se interpretar os complexos vínculos entre política e cultura no Brasil, passando pelas relações de mecenato (públicas e privadas) e pelas políticas de cooptação e favorecimento de grupos particulares de artistas. Isso pode ser notado pelo predomínio, em certos momentos, de determinadas linguagens e estilos nas políticas culturais fomentadas pelo Estado, muitas vezes tão institucionalizadas a ponto de se tornarem ?oficiais?.
    • Nome do projeto: Les femmes dans l'avant-garde : les trajectoires de la consécration (une analyse comparative entre la France et le Brésil) (2016 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMIONI, A. P. C. , JOYEUX-PRUNEL, B. .
      Descrição: O projeto, contemplado com uma bolsa da Fondation Maison des Sciences de l´HOmme, dedica-se ao estudo dos processos de musealização das artistas modernistas latino-americanas durante o período de fundação e inauguração dos museus de arte moderna na França http://www.fmsh.fr/fr/chercheur/ana-paula-cavalcanti-simioni
    • Nome do projeto: GAAI- GRUPO DE Pesquisa em Gêneros, Artes, Artefatos e Imagens (GAAI)- https://www.instagram.com/gaai.sp/?hl=pt-br (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMIONI, A. P. C. , Carvalho, Vania , CERCHIARO, M. M. , Viana, Morgana , Pereira, Maria Cristina , Costa, Helouise , TRIZZOLI, T. , Bredaiolli, Rita , Sachetini, Priscila , FREDERICO, M. S. , Oliveira, FErnando , Carneiro. Barbara Sesso .
      Descrição: Ao longo da história, as artes, em suas mais diversas linguagens, têm participado dos processos de construção de identidades de grupos e atores sociais: desde a inscrição de uma cruz indicando a adesão à religião cristã, ao estabelecimento de um sistema de brasões figurativos para exibir relações genealógicas, ou à escolha de símbolos nacionais ? para citar apenas alguns de numerosos exemplos. Nas últimas décadas, a preocupação com as identidades tem se vinculado de modo importante com a construção das subjetividades, particularmente em relação a questões de gênero e sexualidade. E é este campo que interessa mais fortemente ao "Grupo Gêneros, Artes, Artefatos e Imagens (GAAI)? que busca desenvolver e promover pesquisas que se dediquem a analisar as relações entre arte, imagem e identidades de gênero e de orientação sexual, em diferentes recortes espaço-temporais. O campo de interesse do grupo abrange processos estéticos no interior do sistema de artes e para além dele como moda, decoração, design industrial, entre outros, em que a experiência estética afeta as práticas sociais e suas produções de sentidos. O grupo pretende congregar pesquisadores de diversas áreas disciplinares (história da arte, história social, sociologia da arte, antropologia, literatura, música etc.) com vistas a refletir sobre o modo com que as práticas de criação e recepção de obras de arte (em suas mais diversas linguagens), de imagens e de artefatos estão perpassadas por mecanismos de construção de identidades histórica e socialmente circunscritos. O grupo articula-se nas seguintes linhas: 1) Arte e gênero; 2)Imagens e Sexualidades
    • Nome do projeto: Disponibilização on line de acervos artísticos: os cadernos de Anita Malfatti pertencentes à Coleção de ARtes Visuais do IEB-USP (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMIONI, A. P. C. .
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo principal a disponibilização em matrizes de alta qualidade (bases virtuais e cromos) da coleção Anita Malfatti, pertencente ao Instituto de Estudos Brasileiros da USP, a qual compreende aproximadamente 1200 obras, em sua maioria desenhos. Tal empreendimento logra dar continuidade à política de preservação e disponibilização pública de acervos adotada pela instituição que, desde 2005 vem investindo intensamente na construção de um banco de dados on line por meio do qual o inventário de seus acervos esteja disponível para os consulentes, bem como alguma de suas obras.
    • Nome do projeto: História Social da Arte no Brasil (1994 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMIONI, A. P. C. , MICELI, S. .
    • Nome do projeto: Projeto Multicentro de Recursos Humanos (2000 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMIONI, A. P. C. , LEFEVRE, F. .
    • Nome do projeto: ARTLAS-BASART (2016 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMIONI, A. P. C. , PRUNEL, Béatrice-Joyeux , Saint Raymond, Lea .
      Descrição: Artl@s met à votre disposition une base numérique de catalogues dexpositions. Elle est destinée à contenir tous types de catalogues dexposition, de linvention du catalogue (Salon de Paris, 1673) jusquà nos jours.Cette base est géoréférencée et datée. Elle permet de cartographier les expositions, de retracer la circulation des oeuvres et les expositions des artistes. Elle permet aussi, lorsque cette information est disponible, de relier les oeuvres exposées à leurs lieux de localisation, leurs propriétaires, au lieu de naissance de leur auteur, et à tous autres types dinformation renseignée daprès les catalogues.La construction de la base a été financée par lAgence nationale pour la Recherche (ANR), grâce à un projet Jeunes ChercheursJeunes Chercheuses (2011-2016). Son développement et son entretien sont actuellement permis grâce au soutien de lÉcole normale supérieurei , de lUniversité de recherche Paris Sciences Lettres et du labex TransferS (École normale supérieure - Collège de France, Paris).Le contenu de la base est apporté bénévolement par des dizaines de chercheurs et jeunes chercheuses passionnés, actifs un peu partout dans le monde. Ils donnent de leur temps et de leur expertise pour contribuer au projet mettre à disposition de tous des données géoréférencées, souvent difficiles daccès. La base Artl@s doit aider à élargir les horizons de lhistoire de lart aussi bien du côté de la sociologie (faire place au grand nombre) que dun point de vue géographique (faire place aux périphéries)
    • Nome do projeto: La consécration et linégalité de genre dans le monde de lart international : artistes périphériques, possibilités et stratégies dinsertion (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMIONI, A. P. C. .
      Descrição: Le système de l'art contemporain est souvent considéré comme plus démocratique que les systèmes artistiques qui l'ont précédé. On pense que, surtout à partir de la fin des années 1980, la contribution des artistes des pays périphériques a été saluée et que les frontières du monde de l'art se sont élargies, bien comme ces hiérarchies plus nuancées. Également, du point de vue des relations entre les sexes, on considère souvent que les asymétries ont été considérablement surmontées. Cependant, plusieurs études basées sur l'insertion d'artistes périphériques ou semi-périphériques sur le marché international, soulignent la permanence des inégalités à la fois en termes d'origine et de genre.Je voudrais contribuer aux débats actuels sur les impacts de la mondialisation du système artistique en ce qui concerne l'insertion d'artistes périphériques, en prenant comme objet d'étude notamment l'insertion, la présence et la visibilité des femmes artistes dans deux cas principaux de légitimation des artistes contemporains: le marché et le musée. Prenant comme point de départ la remarquable exposition "Les magiciens de la terre" (1989, Centre Georges Pompidou), ce projet vise vérifier la présence de femmes artistes de pays considérés comme périphériques ou semi-périphériques dans le marché de l'art international, bien comme dans les collections des musées français. Il faut aussi analyser si leurs uvres sont des objets d'expositions, afin de comprendre les degrés de visibilité qu'elles atteint.
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Mulheres artistas. 2015 - Palestra
    • Simioni, Ana Paula ; Martinez, Felipe . Ensino e Carreira de Mulheres Artistas. 2020 - Palestra
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Exóticas, primitivas, modernas: artistas latino-americanas em Paris. 2020 - Palestra
    • Simioni, Ana Paula Cavalcanti . Parecer sobre relatório de IC- IEB. 2013 - Parecer sobre iniciação científica
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1994
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Profissão Artista: pintoras e escultoras brasileiras entre 1884 e 1922
        Ano de conclusão: 2004
      • Curso: Sciences Sociales
        Nome da Instituição: Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales
        Título: Profissão Artista: pintoras e escultoras acadêmcias brasileiras, 1884-1922
        Ano de conclusão: 2003
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Institut d´Études Avancées de Nantes
        Ano de conclusão: 2023
      • Nome da Instituição: Ecole Normale Supérieure Paris
        Ano de conclusão: 2017
      • Nome da Instituição: Université de Genève
        Ano de conclusão: 2006
    • Livre-docencia:
      • Nome da Instituição: Instituto de Estudos Brasileiros
        Ano de conclusão: 2018
        Status do curso:
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Centro Universitário Ibero Americano:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1996 - 2002 ).
        Outras informações: Exerci a atividade de professorade sociologia, orientadora de iniciação científica e também de coordenadora-Assistente de Projetos. No período entre 2000 e 2002 estive com licença sem vencimentos.
        Outras informações: Professor e Coordenador Adjunto de Pesquisa
    • Universidade Paulista:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 1998 ).
        Outras informações: Professor Assistente
    • Instituto de Estudos Econômicos Sociais e Políticos de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 1999 ).
        Outras informações: Participante do projeto " História Social das ARtes Pláticas no Brasil"
        Outras informações: Pesquisador Júnior
    • Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • SENAC:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Membro do Nucleo de Pesquisa da Faculdade SENAC de Moda
        Outras informações: professor IV
    • Fundação Armando Álvares Penteado:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Professor responsável
    • dObras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Participo da equipe da revista dObras ( revista de moda mas não só, acadêmica mas nem tanto) por meio da coluna "Por que ler...?", nesta procuro sublinhar e explicar a importância de um conjunto seleto de autores clássicos e contemporâneos que se dedicaram a estudos acadêmicos sobre a moda, fazendo desta um objeto privilegiado para a compreensão das sociedades ocidentais modernas e contemporâneas.
    • Plural (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2010 ).
    • Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Membro do Comissão de de Imagem e Som da ANPOCS, período 2009-2011.
        Outras informações: Membro da Comissão de Imagem e Som
    • PROA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Endereço: http://www.ifch.unicamp.br/proa/
    • Universidad Nacional Autónoma de México / IIE:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Ministrei a disciplina "Arte brasileño en el siglo XIX" para alunos de pós graduação do Instiuto de Investigaciones Estéticas
        Outras informações: Instituto de Investigaciones Estéticas
    • Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: http://cral.ehess.fr/index.php?915
        Outras informações: Pesquisadora associada do EFISAL-CRAL
    • Ecole Normale Supérieure Paris:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Curso ministrado junto ao DHTA/ ENS rue D´Ulm: « Du Brésil à la France, de la France au Brésil : un siècle de relations artistiques. Une approche politique, sociale et esthétique (1816-1922) » . coord: Béatrice Joyeux-Prunel página de referência: http://www.dhta.ens.fr/spip.php?article536&lang=fr
        Outras informações: Professor visitante
    • REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2018 ).
    • Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Fui selecionada para ser profissora convidada junto ao IEE- Institut d´Études Européens, sob supervisão da profa Clara Levy. Realizei conferências na instituição em parceria com o CRESPPA- CNRS
        Outras informações: professor visitante
    • Avant Gard Critical Studies:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2022 ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
    • Université de Genève:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Bolsa de Pesquisa no Exterior- FAPESP
        Outras informações: Pesquisador visitante
    • Institut d´Études Avancées- Nantes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Membro/fellow