Não autenticado |

Ana Paula Silva Dias

    • Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, cursou bacharelado e licenciatura com dupla habilitação: Português e Francês pela mesma universidade. Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo sobre a escrita acadêmica e o ensino-aprendizagem da língua francesa por meio de gêneros textuais. É monitora do Laboratório de Letramento Acadêmico FFLCH-USP.

       

      Links:    

    • SILVA, EMILY CAROLINE ; LOUSADA, ELIANE GOUVEA ; DIAS, ANA PAULA SILVA . O ensino da apresentação oral em francês e sua contribuição para o letramento acadêmico e para o plurilinguismo na ciência Revista Linha D´Água , v. 33 , p. 161 - 188 , 2020. ISSN: 22364242.
    • Marra, A. ; TONELLI, J. B. ; DIAS, A. P. S. . AS AÇÕES E O FUNCIONAMENTO DO LABORATÓRIO DE LETRAMENTO ACADÊMICO: ATENDIMENTO INDIVIDUAIS COMO INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ACADÊMICA Letramentos em cena , v. 1 , p. 4 - 638 , 2017. ISSN: 97885463.
    • DIAS, A. P. S. ; LOUSADA, E. G. . O TRABALHO COM OS GÊNEROS TEXTUAIS ACADÊMICOS EM SALA DE AULA: DESENVOLVIMENTO E TRANSFERÊNCIA DE CAPACIDADES DE LINGUAGEM Diálogo das Letras , v. 7 , p. 2 - 254 , 2018. ISSN: 23161795.
    • LOUSADA, E. G. ; TONELLI, J. B. ; DIAS, A. P. S. . O diário de leitura em aulas de língua francesa: o papel do Laboratório de Letramento Acadêmico no desenvolvimento da produção escrita dos alunos. O diário de leituras na escola e na universidade: estudos do gênero e práxis pedagógica, v. , p. 53 - 75, 2018.
    • Santos, Edirnelis Moraes dos ; DIAS, A. P. S. ; Cunha, José Carlos . Le Français dans l'enseignement supérieur au Brésil : une étude exploratoire. État des apprentissages et pratiques professionnelles du français au Brésil Estado dans aprendizagens e práticas professionais do francês no Brasil, v. 1, p. 48 - 73, 2018.
    • DIAS, A. P. S. . Compte-rendu e Résumé: trabalhando com gêneros acadêmicos na universidade. 2013 (Elaboracao_de_projeto)
    • DIAS, A. P. S. . Relatório Final de Iniciação Cintífica. 2011 (Relatorio_tecnico)
    • DIAS, A. P. S. . Relatório Parcial Projeto de Iniciação Científica. 2010 (Relatorio_tecnico)
    • LOUSADA, E. G. ; Chardenet, P. ; Cunha, José Carlos ; SUMIYA, A. ; DIAS, A. P. S. . O francês nas práticas profissionais no Brasil. 2019 (Conferência)
    • DIAS, A. P. S. . A produção de gêneros no contexto universitário: resultados de uma pesquisa de mestrado sobre a escrita acadêmica em francês. 2018 (Comunicacao)
    • DIAS, A. P. S. . L'écriture académique à l'université: les résultats d'une recherche de master sur la production des genres textuels. 2017 (Comunicacao)
    • DIAS, A. P. S. ; TONELLI, J. B. . Gêneros textuais acadêmicos: instrumentos para o desenvolvimento das capacidades de linguagem ligadas à escrita acadêmica. 2016 (Comunicacao)
    • DIAS, A. P. S. . ENSINANDO GÊNEROS ACADÊMICOS EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: TRABALHANDO COM O RÉSUMÉ E A NOTE DE LECTURE. 2015 (Comunicacao)
    • DIAS, A. P. S. . A produção de gêneros na universidade: os resultados de uma pesquisa de mestrado sobre a escrita acadêmica. 2016 (Comunicacao)
    • DIAS, A. P. S. ; TONELLI, J. B. . Curso de gêneros textuais acadêmicos: letramento e desenvolvimento de capacidades de linguagem em FLE. 2016 (Comunicacao)
    • DIAS, A. P. S. . Entre trabalho prescrito e realizado: um espaço para a atuação do professor. 2016 (Outra)
    • DIAS, A. P. S. ; TONELLI, J. B. . Un cours sur les genres textuels de la sphère universitaire: bilan d?une expérience de littératie académique. 2016 (Comunicacao)
    • DIAS, A. P. S. . L?enseignement des genres académiques à l?université: l?élaboration des activités pour la production du résumé et de la note de lecture. 2016 (Comunicacao)
    • DIAS, A. P. S. . O contraste entre résumé, resumo, compte rendu e resenha: o ensino de gêneros acadêmicos na universidade. 2015 (Outra)
    • DIAS, A. P. S. . A produção de gêneros acadêmicos em contexto universitário. 2015 (Simposio)
    • DIAS, A. P. S. . O Trabalho com gêneros acadêmicos na Universidade: o Compte-rendu e o résumé em questão. 2015 (Comunicacao)
    • DIAS, A. P. S. . Le compte-rendu et le résumé: le travail avec les genres académiques dans l`université. 2014 (Comunicacao)
    • DIAS, A. P. S. . Compte-rendu e Résumé: trabalhando com gêneros acadêmicos na universidade. 2014 (Comunicacao)
    • DIAS, A. P. S. . O trabalho com o gênero textual em sala de aula: desenvolvimento do aluno e do professor. 2012 (Outra)
    • DIAS, A. P. S. . O trabalho com o editorial jornalístico e o ensino da argumentação. 2011 (Seminário)
    • DIAS, A. P. S. . O gênero editorial jornalístico e o ensino da argumentação. 2011 (Outra)
    • DIAS, A. P. S. . Compreendendo a argumentação a partir do gênero editorial. 2011 (Congresso)
    • DIAS, A. P. S. . O trabalho com o gênero editorial em sala de aula e o ensino da argumentação. 2011 (Simposio)
    • DIAS, A. P. S. . O gênero editorial jornalístico e o ensino da argumentação. 2011 (Comunicacao)
    • DIAS, A. P. S. . Editorial Jornalístico: compreensão e ensino da argumentação por meio desse gênero textual. 2010 (Comunicacao)
    • DIAS, A. P. S. . Editorial Jornalístico: compreensão e ensino da argumentação por meio desse gênero textual. 2010 (Comunicacao)
    • DIAS, A. P. S. . Colóquio Internacional Ciências da Linguagem e Didática das línguas: 30 anos de cooperação franco-brasileira. 2009 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; DIAS, A. P. S. . IV journée de formation des professeurs de français. 2011 (USP)
    • LOUSADA, E. G. ; DIAS, A. P. S. . III Journée de Formation des Professeurs de Français. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; DIAS, A. P. S. . VII Journée de Formation des Professeurs de Français. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; DIAS, A. P. S. . VIII Journée de Formations des Professeurs de Français. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; DIAS, A. P. S. . IX Journée de Formation des Professeurs de Français. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; DIAS, A. P. S. . X Journée de Formation des Professeurs de Français.. 2014 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humnas (USP))
    • LOUSADA, E. G. ; DIAS, A. P. S. . XI Journée de Formation des Professeurs de Français.. 2015 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humnas (USP))
    • LOUSADA, E. G. ; DIAS, A. P. S. . III Encontro de pesquisas do Grupo ALTER-AGE. 2014 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humnas (USP))
    • LOUSADA, E. G. ; DIAS, A. P. S. . Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • DIAS, A. P. S. . II Encontro de Pesquisas do Francês. 2010 (Universidade de São Paulo)
  • Curso de curta duração ministrado: 4
    • DIAS, A. P. S. ; LOUSADA, E. G. . Preparação para as provas de certificação em língua francesa (DELF B2). 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • TONELLI, J. B. ; DIAS, A. P. S. ; LOUSADA, E. G. . Aspects de la Culture Francophone. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • TONELLI, J. B. ; DIAS, A. P. S. ; LOUSADA, E. G. . Aspects de la Culture Francophone. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • DIAS, A. P. S. ; LOUSADA, E. G. . Preparação para as provas de certificação em língua francesa (DALF C1). 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • DIAS, A. P. S. . Editorial Jornalístico: compreensão e ensino da argumentação por meio desse gênero textual. 2011
    • Nome do projeto: Editorial Jornalístico: compreensão e ensino da argumentação por meio desse gênero textual (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DIAS, A. P. S. .
      Descrição: A pesquisa consiste em analisar a estrutura e o modo de organização do gênero editorial. Para tanto, serão escolhidos e estudados textos pertencentes ao gênero editorial, de forma a elaborar seu Modelo Didático (SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim, 2004). Em um segundo momento, uma Seqüência Didática (SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim, 2004) para ensiná-lo. Os textos terão como base para sua análise o Interacionismo Sociodiscursivo proposto por Bronckart (1999). Como nos afirma Marcuschi (2002, p. 22), os gêneros textuais ?se constituem como ações sócio-discursivas para agir sobre o mundo e dizer o mundo, constituindo-o de algum modo?. Evidencia-se aqui a importância para o aluno em aprender o funcionamento de um gênero para assim conseguir produzi-lo e, desta forma, valer-se dele como um instrumento no seu meio social. Verifica-se, assim, a utilidade de conhecer o funcionamento de um gênero determinado, bem como, de ensiná-lo, pontos estes que a seguinte pesquisa visa abordar.
    • Nome do projeto: Formação inicial de professores de francês: aprendendo o métier de professor em contextos presenciais e virtuais (2012 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DIAS, A. P. S. .
      Descrição: Este projeto tem a finalidade de aproximar o aluno da graduação em Letras-francês do ?métier? de professor, sabendo que este poderá ser um de seus campos de atuação quando formado. Acreditamos que a experiência junto aos cursos extracurriculares de francês pode representar um complemento às disciplinas de licenciatura e estágio que desenvolve durante a licenciatura, tanto em Letras quanto na Faculdade de Educação. Finalmente, os alunos selecionados para o projetos participarão de um projeto interno aos cursos curriculares de francês: a criação de uma plataforma de estudos para o aluno do curso no Moodle, que contenha exercícios e links para exercícios on-line, procurando contribuir para sua aprendizagem. Os sites dos cursos já foram criados e podem ser vistos nos seguintes endereços: http://moodle.redealuno.usp.br/moodle/course/view.php?id=646 http://moodle.redealuno.usp.br/moodle/course/view.php?id=647
    • Nome do projeto: Le développement des compétences en littéracie académique, une clé de la réussite universitaire (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DIAS, A. P. S. , LOUSADA, E. G. , TONELLI, J. B. , FERREIRA, T. J. , ZAVAGLIA, A. , BUENO, L. , DEZUTTER, O. , BLEYS, F. , BLASER, C. .
      Descrição: Trois objectifs complémentaires seront poursuivis en rapport avec ce projet : un objectif de recherche, un objectif de formation et un objectif de coopération. Du point de vue de la recherche, nous souhaitons faire avancer les connaissances relatives au développement des compétences en littératie académique en langue première, seconde ou étrangère et aux pratiques de formation les plus efficaces dans ce domaine. Ceci passera par une recension et une synthèse de la littérature sur cette question, un état des lieux des pratiques existantes dans chaque institution, en particulier dans le secteur des sciences humaines et sociales; une collecte de données auprès d étudiants et de formateurs dans les deux institutions, la conception d'un module de formation pour les enseignants universitaires, fondé sur la synthèse des écrits et sur les résultats de la collecte de données, et adapté aux deux contextes de formation; ce module pourra être intégré à une plateforme d'autoformation en ligne. Du point de vue de la formation, le projet vise à améliorer les dispositifs et unités de formation destinés aux étudiants ainsi que la formation continue des enseignants universitaires. Par ailleurs, le projet devrait permettre la formation de jeunes chercheurs dans le champ de la didactique des langues puisqu'y seront associés deux étudiantes au doctorat (Roselyne Lampron, UdS et Milena Moretto, USF) et trois étudiants à la maîtrise (J. Brasil Tonelli, T. J. Ferreira Santos, A.P. Silva Dias, USP) dont les travaux portent sur les questions de littératie académique. Du point de vue de la coopération internationale, le projet vise la mise en place d un partenariat entre les institutions concernées afin de faciliter les échanges scientifiques et la mobilité professorale et étudiante. Ceci passera par la constitution d un réseau de chercheurs brésiliens et québécois intéressés par la question du développement des compétences en littératie académique.
    • Nome do projeto: O desenvolvimento da produção escrita de alunos de francês a partir do trabalho com os gêneros acadêmicos résumé e note de lecture (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DIAS, A. P. S. , LOUSADA, E. G. .
      Descrição: Esta pesquisa se insere nos estudos de gêneros textuais e ensino de língua francesa e tem por objetivo estudar os gêneros résumé e note de lecture, propondo atividades para ensiná-los a alunos de graduação em Letras-francês, que se preparam para uma experiência internacional. Com este estudo, objetivamos contribuir para que os alunos possam produzir textos pertencentes a esses gêneros, mas também textos de outros gêneros que lhes são requisitados no meio acadêmico e que mobilizam operações de linguagem semelhantes às mobilizadas pelo résumé e pela note de lecture. Trata-se, portanto, de gêneros distintos, mas que possuem, por circularem na mesma esfera acadêmica, características semelhantes. Também é nosso objetivo investigar o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos alunos, procurando estudar a existência de capacidades transversais, que podem ser transferidas do gênero résumé para outro gênero, em nosso caso a note de lecture. Por fim, buscaremos investigar como o professor pode fazer uso do projeto didático de gêneros (GUIMARÃES; KERSCH, 2012) para o ensino de gêneros textuais acadêmicos em sala de aula.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Laboratório de Letramento acadêmico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Realização de atendimentos individuais ou em grupo a alunos da graduação e da pós-graduação, visando ao letramento acadêmico em francês dos alunos. http://letramentoacademico.fflch.usp.br/
        Outras informações: monitora
    • Cursos Extracurriculares de Francês:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Université de Sherbrooke:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Realização de um estágio de pesquisa com participação nas atividades do projeto interuniversidades " Le développement des compétences en littéracie académique, une clé de la réussite universitaire - O desenvolvimento de competências em letramento acadêmico". Durante o período do estágio realizei algumas atividades, como: o acompanhamento, como ouvinte, de aulas da graduação (Didática da literatura) e da pós-graduação (Fundamentos da pesquisa em educação), a participação das reuniões do Collectif CLÉ e do Grupo Vygotski.
        Outras informações: estagiária de pesquisa