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Maria Silvia Carnio

    • Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1977), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Semiótica e Lingüística Geral pela FFLCH da Universidade de São Paulo (1995). Foi docente e pesquisadora em regime integral no Curso de Fonoaudiologia do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo desde junho de 1989 até maio de 2016, ocasião em que se aposentou como professor doutor -nível 2. Foi docente e orientadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação - área temática - Educação Especial da Faculdade de Educação da USP e junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da USP. Participou desse último programa até setembro de 2017. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, principalmente em Audiologia Educacional e em Leitura e Escrita, atuando nos seguintes temas: Fonoaudiologia Educacional, Aquisição e Distúrbios de Leitura e Escrita e habilidades correlatas .

       

      Links:    

    • Aquisição e Distúrbios de Leitura e escrita e Audiologia Educacional
    • Comunicação Humana - leitura, escrita e educação de surdos
    • Comunicação Humana - aquisição e distúrbios de leitura e escrita
    • Comunicação Humana
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    • CÁRNIO, M. S. . Leitura e Desenvolvimento da Estrutra Frasal ao nível da Escrita em Deficientes Auditivos: Estudos com a Técnica de C loze. São Paulo : PUCSP , 1987 (Dissertação de Mestrado)
    • CÁRNIO, M. S. . Relatório Circunstanciado da Comissão de Especialistas para a Renovação de Reconhecimento do Curso de Fonoaudiologia da UNESP - Campus de Marília. 2015 (Relatorio_tecnico)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista ad hoc sobre projetos de pesquisa apresentados à FAPESP (3 pareceres). 2012 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro do Comitê Externo do CNPq para avaliação do PIBIC (PUC/SP), durante o 24o. Encontro de Iniciação Científica. 2015 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista ad hoc sobre projetos de pesquisa apresentados à FAPESP (6 pareceres). 2014 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista do material didático do Curso de Fonoaudiologia, intitulado: Roteiro do programa de estimulação do desenvolvimento fonológico. 2015 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista ad hoc sobre projetos de pesquisa apresentados à FAPESP (4 pareceres). 2013 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista do material didático do Curso de Fonoaudiologia intitulado: Comprometimento Cognitivo Leve. 2015 (Parecer)
    • CÁRNIO, MARIA SILVIA . Membro da Reunião de Seleção de projetos, orientadores e bolsistas de Iniciação Científica do PIBIC-CNPq. 2015 (Assessoria)
    • CÁRNIO, MARIA SILVIA . Emissão de parecer de mérito na 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2016. 2015 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro do Comitê Externo do CNPq na área de Fonoaudiologia na avaliação dos pôsteres e resumos apresentados no 23º Encontro de Iniciação Científica da PUCSP. 2014 (Assessoria)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista de material didático do curso de Fonoaudiologia da FMUSP. 2014 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da comissão julgadora de trabalhos apresentados na forma de pôster no XXII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2014 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da comissão julgadora de trabalhos concorrentes a prêmio no XXII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2014 (Parecer)
    • CÁRNIO, MARIA SILVIA . Parecerista de material didático do curso de Fonoaudiologia da FMUSP. 2014 (Parecer)
    • CÁRNIO, MARIA SILVIA . 28º Encontro Internacional de Audiologia (21 trabalhos avaliados). 2013 (Parecer)
    • CÁRNIO, MARIA SILVIA . Membro da Reunião de Seleção de projetos, orientadores e bolsistas de Iniciação Científica do PIBIC-CNPq. 2014 (Assessoria)
    • CÁRNIO, MARIA SILVIA . Membro do Comitê Externo na área de Fonoaudiologia PIBIC-CNPq na avaliação de painéis e resumos apresentados na PUCSP. 2013 (Assessoria)
    • CÁRNIO, MARIA SILVIA . Parecer de material didático do curso de Fonoaudiologia da FMUSP. 2013 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista de material didático do curso de Fonoaudiologia da FMUSP. 2013 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da Reunião de seleção do projetos, orientadores e bolsistas de iniciação científica do PIBIC-CNPq. 2013 (Consultoria)
    • CÁRNIO, MARIA SILVIA . Consultoria ad hoc no Edital FAPITEC/SE/FUNTEC nº 13/2012 - Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas para o Estado de Sergipe. 2013 (Consultoria)
    • CÁRNIO, MARIA SILVIA . Parecerista de capítulos de livro internacional intitulado 'Cartografias da Surdez'. 2013 (Assessoria)
    • CÁRNIO, MARIA SILVIA . Parecerista ad hoc da Revista Brasileiro de Educação Especial. 2013 (Assessoria)
    • CÁRNIO, MARIA SILVIA . Parecerista de trabalhos submetidos no V Congresso Brasileiro de Educação Especial e VII Encontro de Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2013 (Assessoria)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista de material didático produzido no Curso de Fonoaudiologia da FMUSP. 2012 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro efetivo do conselho do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP. 2012 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro titular da congregação junto à Faculdade de Medicina da USP. 2012 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro do quadro de orientadores do Programa de Iniciação Cientifica da Faculdade de Medicina. 2012 (Assessoria)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da Comissão avaliadora dos trabalhos de iniciação científica da PUCSP. 2012 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da comissão julgadora de trabalhos apresentados na forma de comunicação oral no XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2012 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da comissão julgadora de trabalhos apresentados na forma de pôster no XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2012 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da comissão julgadora de trabalhos concorrentes a prêmio no XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2012 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da Reunião de Seleção de Projetos, orientadores e bolsistas de iniciação científica do PIBIC- CNPq. 2012 (Assessoria)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro do Conselho editorial da coleção Gestec (Grupo de estudos surdos e novas tecnologias). 2012 (Assessoria)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da comissão avaliadora dos trabalhos científicos-painel do 27º Encontro Internacional de Audiologia. 2012 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da comissão avaliadora dos trabalhos científicos-oral do 27º Encontro Internacional de Audiologia. 2012 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista de material didático na FMUSP. 2011 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista no 20º Encontro de Iniciação Científica na PUC-SP. 2011 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro do Conselho do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP. 2011 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da Congregação da Faculdade de Medicina da USP. 2011 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista de material didático do curso de Fonoaudiologia da FMUSP. 2011 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Consultora ad hoc do Programa Básico de Fonoaudiologia do CNPq. 2010 (Assessoria)
    • CÁRNIO, M. S. . Avaliadora de trabalhos cientificos do XXX International Congress os Audiology. 2009 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Vice-coordenadora do Comitê de Políticas Públicas de Educação da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 2010 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Avaliadora de trabalhos expostos no 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2010 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Avaliadora de trabalhos concorrentes ao prêmio excelência em fonoaudiologia 2010. 2010 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2010 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Consultora ad hoc do Programa Básico de Fonoaudiologia do CNPq. 2009 (Consultoria)
    • CÁRNIO, M. S. . Convenio entre a Universidade de São Paulo (Brasil) e o Instituto Politécnico de Setubal (Portugal). 2009 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista de material didático do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP. 2009 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da Comissão Eleitoral do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. 2009 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista de projetos de pesquisa pela Comissão de Pesquisa do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. 2009 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro Efetivo do Conselho de Departamento da Faculdade de Medicina. 2009 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da Congregação da Faculdade de Medicina da USP. 2010 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Reunião de seleção de projetos, orientadores e bolsistas de iniciação científica do PIBIC-CNPq. 2009 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista FAPESP. 2009 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista de projetos de pesquisa pela Comissão de Pesquisa do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. 2008 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da Congregação da Faculdade de Medicina da USP. 2009 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro Suplente junto à Congregação da Faculdade de Medicina da USP. 2008 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro Suplente junto à Congregação da Faculdade de Medicina da USP. 2007 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro efetivo do Grupo de Trabalho Linguagem e Surdez. 2009 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro Efetivo do Conselho de Departamento da Faculdade de Medicina. 2008 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Representante do Comitê Externo do PIBIC/CNPq. 2008 (Parecer)
    • PEREIRA, Maria Cristina Cunha ; Lodi, ACL ; CÁRNIO, M. S. . Membro efetivo do Grupo de Trabalho Linguagem e Surdez da ANPOLL. 2008 (Outra)
    • PEREIRA, Maria Cristina Cunha ; Lodi, ACL ; CÁRNIO, M. S. . Membro efetivo do Grupo de Trabalho Linguagem e Surdez da ANPOLL. 2007 (Outra)
    • Pereira, MCC ; Lodi, ACL ; CÁRNIO, M. S. . Membro efetivo do Grupo de Trabalho Linguagem e Surdez da ANPOLL. 2006 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Reunião de seleção de projetos, orientadores e bolsistas de iniciação científica do PIBIC-CNPq. 2008 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista ad hoc FAPESP. 2008 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro efetivo do Conselho de Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. 2007 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da Comissão Interna de pesquisa do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. 2007 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro do processo seletivo para o Curso de Especialização em Fonoaudiologia 2008. 2007 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da comissão de seleção de novos alunos inscritos no programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação. 2007 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro do Grupo de Trabalho Língua Brasileira de Sinais - Libras. 2007 (Assessoria)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista ad hoc da FAPESP. 2007 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro do Comitê Externo do Programa Institucional de Iniciação Científica na área de Ciências da Saúde - Fonoaudiologia. 2007 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Reunião de Seleção de projetos, orientadores e bolsistas de Iniciação Científica do PIBIC-CNPq. 2007 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da reunião de Seleção de projetos, orientadores e bolsistas de Iniciação Científica do PIBIC-CNPq. 2007 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro avaliador do Comitê Externo do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq-CEPE-PUC-SP-FAPESP). 2006 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da Oficina Nacional de Sensibilização de Docentes e Discentes para o Sistema Único de Saúde. 2006 (Relatorio_tecnico)
    • CÁRNIO, M. S. . Grupo de Trabalho Pedagógico do Programa USP Legal. 2005 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da Comissão Interna de pesquisa do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. 2005 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro do Comitê Externo do PIBIC-CNPq. 2005 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . membro da 3a. Reunião do Núcleo de Comunicação Científica da Fonoaudiologia Brasileira. 2005 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . 14o. Encontro de Iniciação Científica da pontifícia Universidade católica de São Paulo. 2005 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da Comissão Interna de Pesquisa do Depto. 2004 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Consultora Científica para a FFMUSP. 2000 (Consultoria)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da mesa receptora e apuradora de votos para eleição dos representantes docentes. 1986 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da mesa receptora de votos para eleição do Diretório Acadêmico XV de Março. 1983 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista de projetos de pesquisa do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia ocupacional da FMUSP. 2000 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro convidado do GT Linguagem e Surdez. 2004 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (CESPE). 2004 (Consultoria)
    • CÁRNIO, M. S. . Consultoria científica. 2003 (Consultoria)
    • CÁRNIO, M. S. . Assessoria na pesquisa de mestrado- Na batucada da Vida - da aluna Renata Pelloso gelamo. 2004 (Assessoria)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro Suplente do Conselho de Departamento. 2003 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro da Comissão de Pesquisa do Depto de Fisioterapia, Fo. 2003 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro Pedagógico do USP Legal. 2004 (Servicos_na_area_da_saude)
    • CÁRNIO, M. S. . Relatório de atividades da profa. Dra. Nely Garcia para encaminhamento à CERT. 2003 (Relatorio_tecnico)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista de projetos da Comissão de Pesquisa. 2004 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista junto à FAPESP. 2005 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Comitê externo PIBIC/CNPq. 2004 (Assessoria)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro do Comite Externo PIBIC - CNPq da PUC-SP. 2004 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Consultoria Científica - FFM. 2004 (Consultoria)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista AD HOC junto à FAPESP. 2004 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro do Comitê Externo do PIBIC-CNPq da PUCSP. 2003 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro do Comitê externo do PIBIC- CNPq. 2002 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista AD HOC junto a FAPESP. 2003 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista AD HOC da Fapesp. 2002 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Assistência à comunidade junto ao Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Linguagem Oral, Escrita e de Sinais de Deficientes Auditivos. 1997 (Servicos_na_area_da_saude)
    • CÁRNIO, M. S. . Assistência à comunidade junto à Clínica de Fonoaudiologia do CPD da FMUSP, Estágio Supervisionado em Audiologia Educacional. 1994 (Servicos_na_area_da_saude)
    • CÁRNIO, M. S. . Assistência à comunidade junto à Clínica de Fonoaudiologia do CPD da FMUSP, Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Clínica. 1992 (Servicos_na_area_da_saude)
    • CÁRNIO, M. S. . Atendimento fonoaudiológico junto à comunidade junto ao Setor de Fonoaudiologia do Centro de Orientação Educacional da UNESP. 1982 (Servicos_na_area_da_saude)
    • CÁRNIO, M. S. . Assistência à escolas de São Paulo. 1990 (Servicos_na_area_da_saude)
    • CÁRNIO, M. S. . Assistência à escolas de Marília. 1987 (Servicos_na_area_da_saude)
    • CÁRNIO, M. S. . Assistência junto à escolas de Marília. 1985 (Servicos_na_area_da_saude)
    • CÁRNIO, M. S. . Assistência junto à escolas de Marília. 1984 (Servicos_na_area_da_saude)
    • CÁRNIO, M. S. . Operação Especial Educação Compensatória em Zona Rural de Marília. 1982 (Servicos_na_area_da_saude)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista Junto ao Curso de Pós-graduação em Ciências - Área de Fisiopatologia Experimental da FMUSP. 2001 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista Junto ao Curso de Pós-graduação em Ciências - Área de Fisiopatologia Experimental da FMUSP. 2000 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista junto à FAPESP integrando o quadro de assessores AD HOC. 2001 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista junto à FAPESP integrando o quadro de assessores AD HOC. 2000 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista junto à FAPESP integrando o quadro de assessores AD HOC. 1999 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista junto à FAPESP integrando o quadro de assessores AD HOC. 1998 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista junto à FAPESP integrando o quadro de assessores AD HOC. 1997 (Assessoria)
    • CÁRNIO, M. S. . Parecerista junto à FAPESP integrando o quadro de assessores AD HOC. 1996 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro do Comitê Externo do PIBIC-CNPq na PUC-SP. 2001 (Parecer)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro do Comitê Externo do PIBIC-CNPq na PUC-SP. 2000 (Consultoria)
    • CÁRNIO, M. S. ; VOSGRAU, J. S. ; SOARES, A. J. C. . (Poster) The role of phonological Awareness on reading conprehension od students. 2015 (Outra)
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    • SOARES, A. J. C. ; SANCHES, S. G. G. ; VILELA, N. ; ALVES, D. C. ; CARVALLO, R. M. M. ; CÁRNIO, M. S. . Association between temporal auditory processing and phonological awareness in children with reading and writing disorders. 2013 (Comunicacao)
    • CÁRNIO, M. S. ; LICAS, B. R. Z. ; SOARES, A. J. C. . Schooling influence on cognitive-lingusitic skills. 2013 (Comunicacao)
    • SOARES, A. J. C. ; WERTZNER, H. F. ; CÁRNIO, M. S. . Effectiveness of reading rate assessment measured in syllables per minute. 2013 (Comunicacao)
    • CÁRNIO, M. S. ; SA, B. C. M. ; SOARES, A. J. C. . Working memory and phological awareness in students from cycle I of elementary school. 2013 (Comunicacao)
    • LIMA, C. R. ; SILVA, R. C. ; SOARES, A. J. C. ; CÁRNIO, M. S. . Consciência fonológica e compreensão de leitura em escolares do 3º ano do ensino fundamental. 2013 (Comunicacao)
    • CÁRNIO, M. S. ; LIMA, C. R. ; SILVA, R. C. ; SOARES, A. J. C. ; NALOM, A. F. O. . Instrumentos de rastreio na investigação de escolares em fase inicial de alfabetização. 2013 (Comunicacao)
    • CÁRNIO, M. S. ; JACINTO, L. A. ; SA, B. C. M. ; SOARES, A. J. C. . Efeito da escolaridade na memória de curto prazo verbal e na consciência fonológica. 2013 (Comunicacao)
    • CÁRNIO, M. S. ; ALVES, D. C. ; SOARES, A. J. C. . Efeitos de um programa de fonoaudiologia educacional em consciência fonêmica e leitura. 2013 (Comunicacao)
    • SOARES, A. J. C. ; CÁRNIO, M. S. ; WERTZNER, H. F. . Perfil de aquisição da acurácia de leitura de crianças em fase inicial de alfabetização. 2013 (Comunicacao)
    • SILVA, R. C. ; LIMA, C. R. ; SOARES, A. J. C. ; CÁRNIO, M. S. . Consciência fonológica e compreensão de leitura em escolares do 2º ano do ensino fundamental. 2013 (Comunicacao)
    • ALVES, D. C. ; SOARES, A. J. C. ; TOLEDO, H. C. M. ; CÁRNIO, M. S. . Vocabulário e compreensão de leitura em crianças com transtornos de aprendizagem. 2013 (Comunicacao)
    • ANDRADE, G. N. ; SANCHES, S. G. G. ; VILELA, N. ; SOARES, A. J. C. ; CÁRNIO, MARIA SILVIA ; CARVALLO, R. M. M. . Efeito inibitório da via eferente auditiva em crianças com transtorno de leitura e escrita: estudo piloto. 2013 (Comunicacao)
    • SA, B. C. M. ; CÁRNIO, M. S. ; SOARES, A. J. C. ; JACINTO, L. A. . Desempenho em memória operacional e consciência fonológica em escolares do Ciclo I do ensino fundamental. 2012 (Comunicacao)
    • SOARES, A. J. C. ; WERTZNER, H. F. ; CÁRNIO, M. S. . Influência da nomeação automática rápida na velocidade de leitura. 2012 (Comunicacao)
    • CÁRNIO, M. S. ; JACINTO, L. A. ; SA, B. C. M. ; SOARES, A. J. C. . Memória operacional e consciência fonológica em escolares ao final do Ciclo I do ensino fundamental. 2012 (Comunicacao)
    • CÁRNIO, M. S. ; SILVA, E. M. ; SOARES, A. J. C. . Teste de desempenho escolar como instrumento de triagem fonoaudiológica clínica nos distúrbios da leitura e escrita. 2012 (Comunicacao)
    • SOARES, A. J. C. ; SANCHES, S. G. G. ; ALVES, D. C. ; CARVALLO, R. M. M. ; CÁRNIO, M. S. . Processamento temporal e consciência fonológica nas alterações de leitura e escrita: dados preliminares. 2012 (Comunicacao)
    • SOARES, A. J. C. ; CÁRNIO, M. S. ; WERTZNER, H. F. . Relevância da medida de sílabas por minuto para a velocidade de leitura em escolares. 2012 (Comunicacao)
    • SANCHES, S. G. G. ; SOARES, A. J. C. ; NEVES-LOBO, I. F. ; CARVALLO, R. M. M. ; MATAS, C. G. ; CÁRNIO, M. S. . AEP and (C) APD Evaluation in children with learning disabilities. 2012 (Congresso)
    • CÁRNIO, M. S. ; RIBEIRO, K. B. ; SOARES, A. J. C. ; JACINTO, L. A. ; RODRIGUES, M. G. G. ; LUSTRE, N. S. . Interferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com e sem queixas de escrita. 2011 (Comunicacao)
    • ALVES, D. C. ; SOARES, A. J. C. ; CÁRNIO, M. S. . Velocidade de leitura e nomeação automática rápida em crianças com alterações de leitura e escrita. 2011 (Comunicacao)
    • SOARES, A. J. C. ; CÁRNIO, M. S. ; RIBEIRO, K. B. ; Carrico, B . Influência de estímulos visuais na produção escrita de escolares de 2ª série do ensino fundamental. 2011 (Comunicacao)
    • JACINTO, L. A. ; CÁRNIO, M. S. ; SOARES, A. J. C. ; RIBEIRO, K. B. . Estímulos visuais e produção escrita de surdos sinalizadores. 2011 (Comunicacao)
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    • SOARES, A. J. C. ; NEVES-LOBO, I. F. ; SANCHES, S. G. G. ; CARVALLO, R. M. M. ; MATAS, C. G. ; CÁRNIO, M. S. . Potenciais evocados auditivos de longa latência e processamento auditivo nos transtornos de aprendizagem. 2011 (Congresso)
    • CÁRNIO, M. S. ; ALVES, D. C. ; SOARES, A. J. C. ; SANCHES, S. G. G. ; CARVALLO, R. M. M. . Alterações do processamento auditivo em indivíduos com transtornos de aprendizagem. 2011 (Congresso)
    • MATAS, C. G. ; VALINO, J. C. ; RIBEIRO, J. M. ; SOARES, A. J. C. ; NEVES-LOBO, I. F. ; CÁRNIO, M. S. . Potenciais evocados auditivos de longa latência nos distúrbios de leitura e escrita. 2011 (Congresso)
    • LUSTRE, N. S. ; FERREIRA, C. L. ; RIBEIRO, K. B. ; CÁRNIO, M. S. . Interferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita. 2010 (Congresso)
    • LUSTRE, N. S. ; FERREIRA, C. L. ; CÁRNIO, M. S. . Interferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita. 2010 (Simposio)
    • CASEMIRO, J. R. ; ABDO, A. G. R. ; CÁRNIO, M. S. . Interferência de estímulos visuais na produção escrita de ouvintes sem queixas de alterações na escrita. 2010 (Simposio)
    • JACINTO, L. A. ; FERREIRA, C. L. ; CÁRNIO, M. S. . Produções escritas de surdos sinalizadores sem queixas de escrita eliciadas por diferentes estímulos visuais. 2010 (Simposio)
    • Carrico, B ; Matta T.R.G. ; CÁRNIO, M. S. . Interferência de estímulos visuais na produção escrita de escolares de segunda série do ensino fundamental. 2010 (Simposio)
    • Matta T.R.G. ; SOARES, A. J. C. ; RIBEIRO, K. B. ; CÁRNIO, M. S. . Distúrbios de Leitura e Escrita e Dislexia: Caracterização de sinais e sintomas. 2010 (Congresso)
    • CASEMIRO, J. R. ; ABDO, A. G. R. ; Matta T.R.G. ; CÁRNIO, M. S. . Interferências de estímulos visuais na produção escrita de escolares ouvintes sem queixas de leitura e escrita. 2010 (Comunicacao)
    • LUSTRE, N. S. ; FERREIRA, C. L. ; RIBEIRO, K. B. ; CÁRNIO, M. S. . Interferência de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita. 2010 (Congresso)
    • CÁRNIO, M. S. ; Neves, I.F. ; SOARES, A. J. C. ; VALINO, J. C. ; CARVALLO, Renata Mota Mamede ; Matas, C.G. . Processamento auditivo e potenciais evocados auditivos em indivíduos com queixas de leitura e escrita. 2010 (Comunicacao)
    • Rodrigues, M.G.G. ; FERREIRA, C. L. ; ABDO, A. G. R. ; CÁRNIO, M. S. . Intereferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores sem queixas de alterações na escrita. 2010 (Comunicacao)
    • MINUCCI, Michele Viana ; CÁRNIO, M. S. . Evaluation of movie subtitle reading comprehension in elementary school children. 2010 (Comunicacao)
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    • CÁRNIO, M. S. ; COUTO, Maria Inês Vieira . Atividades que envolvem a leitura na visão de familiares de estudantes surdos. 2009 (Comunicacao)
    • Crato, A.N. ; CÁRNIO, M. S. ; COUTO, Maria Inês Vieira . Trajetória escolar e linguística de estudantes surdos do ensino fundamental e práticas de leitura e escrita. 2009 (Congresso)
    • CÁRNIO, M. S. ; ALVES, D. C. ; Rehem L.O. ; PEREIRA, Marília Barbieri ; ANDRADE, Rosângela Viana . Práticas de narrativas escritas: atuação fonoaudiológica. 2009 (Comunicacao)
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    • CÁRNIO, M. S. . Estratégias de leitura utilizadas por surdos sinalizadores. 2008 (Congresso)
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    • SILVA, P. F. ; LIMA, F. T. ; ANDRADE, Rosângela Viana ; CÁRNIO, M. S. . Análise da produção escrita de universitários de diferentes áreas. 2008 (Congresso)
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    • CÁRNIO, M. S. ; COUTO, Maria Inês Vieira ; MINUCCI, Michele Viana ; ANDRADE, Rosângela Viana . Adaptação do questionário de letramento para pais de adolescentes surdos. 2007 (Comunicacao)
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    • ALMEIDA, Alanna Raquel Freire ; SPEZZANO, Luisa Carmen ; CÁRNIO, M. S. ; PEREIRA, Marília Barbieri . Descrição da evolução da narrativa em crianças de ensino fundamental após atuação fonoaudiológica na escola. 2007 (Congresso)
    • ROCHA, Viviane Aparecida Clemente da ; CÁRNIO, M. S. ; MINUCCI, Michele Viana . Análise da trajetória de surdos na preparação para o teatro em Libras. 2007 (Congresso)
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    • CÁRNIO, M. S. ; BOLOGNATO, Ligia Reis . Decodificação de palavras e velocidade de leitura de legenda de filme de escolares do Ensino Fundamental. 2007 (Congresso)
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    • CÁRNIO, M. S. ; SANTOS, Daniele dos ; MOREIRA, Camila Ramos ; FAUSTINO, Kenya ; TARDIVO, Leila S C ; PEREIRA, Marília Barbieri ; COUTO, Maria Inês Vieira ; GONÇALO, Sheila Ferreira ; PEREIRA, Sandro dos Santos . Cinderela e reprise da Bela E e Fera em Libras. 2003 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Exercícios teatrais para preparação da peça teatral em linguagem de sinais - Tarzan. 2005 (Outra)
    • CÁRNIO, M. S. . Dislexia: Problema que é hereditário e afeta 17% da população Mundial. 2010 Radio Saudo - Ministério da Saude
    • CÁRNIO, M. S. . PROGRAMA DIA A DIA QUADRO ALO DOUTOR. 2010 REDE BANDEIRANTES
    • CÁRNIO, M. S. ; MARTINS, L. Z. . Terapia fonoaudiológica melhora desempenho de crianças disléxicas. 2015 Agência Universitária de Notícias
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    • CÁRNIO, M. S. . Membro da comissão organizadora da III Jornada Pedagógica da UNESP. 1987 (UNESP)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro organizadora da Comissão de Cultura e Extensão da Jornada de Alfabetização. 1990 (Curso de Fonoaudiologia da FMUSP)
    • CÁRNIO, M. S. . Surdocegueira congênita e Multideficiência: conceitos e práticas. 2008 (Universidade de São Paulo)
    • CÁRNIO, M. S. . Membro organizador da Comissão de Cultura e Extensão do Encontro Paulistano. 1990 (Curso de Fonoaudiologia da FMUSP)
    • CÁRNIO, M. S. . Curso de Especialização. 2007 (Universidade de São Paulo)
    • OLIVEIRA, Letícia Ribeiro de ; CÁRNIO, M. S. . Análise da trajetória de surdos na preparação de teatro em Libras: Relatório Final. 2005
    • ZACHARIAS, Luciana ; CÁRNIO, M. S. . Compreensão de leitura em surdos. 2005
    • OLIVEIRA, Letícia Ribeiro de ; CÁRNIO, M. S. . Análise da Trajetória de surdos na preparação para o teatro em Libras: Relatório Parcial. 2005
    • CÁRNIO, M. S. . Leitura e escrita de surdos: projeto integrado entre fonoaudiologia e teatro em Libras - Relatório Parcial. 2005
    • NAITO, Fernanda ; CÁRNIO, M. S. . O surdo e a leitura de legenda de filme - Relatório Parcial. 2005
    • BOLOGNATO, Ligia Reis ; CÁRNIO, M. S. . O surdo e a leitura de legenda de filme - Relatório Parcial. 2005
    • CÁRNIO, M. S. ; MINUCCI, Michele Viana . Leitura e escrita de surdos: projeto integrado entre fonoaudiologia e teatro em Libras. 2007
    • SILVA, Daniela Novato ; CÁRNIO, M. S. . Compreensão de leitura em surdos: trabalho fonoaudiológico com a técnica Scaffolding. 2007
    • CÁRNIO, M. S. ; ROCHA, Viviane Aparecida Clemente da . Análise da trajetória de surdos na preparação para o teatro em Libras. 2007
    • CÁRNIO, M. S. ; VESPASIANO, Ana Paula Chaparin . O surdo e a leitura de legenda de filmes. 2007
    • Silva, E.C. ; CÁRNIO, M. S. . Relatório Final: Análise da compreensão de leitura em surdos sinalizadores. 2008
    • Rodrigues, M.G.G. ; CÁRNIO, M. S. . Relatório Científico Parcial. 2009
    • CÁRNIO, M. S. . Relatório Científico Parcial Auxílio à Pesquisa. 2010
    • LUSTRE, N. S. ; CÁRNIO, M. S. . Relatório Parcial Fapesp (Processo nº2008/11480-5). 2010
    • CASEMIRO, J. R. ; CÁRNIO, M. S. . Relatório Parcial Fapesp (2008/11474-5). 2010
    • SILVA, Daniela Novato ; CÁRNIO, M. S. . Relatório Parcial: Compreensão de leitura em surdos: trabalho fonoaudiológico com a técnica de Scaffolding. 2006
    • CÁRNIO, M. S. ; SOARES, A. J. C. ; ALVES, D. C. . Protocolo de avaliação da leitura e escrita. 2011 (Material didático)
    • CÁRNIO, M. S. ; SOARES, A. J. C. . Aula-Especialização- Distúrbios de Leitura e Escrita. 2011 (Aula para pós-graduação)
    • CÁRNIO, M. S. ; SOARES, A. J. C. . Desenvolvimeno da leitura e escrita do surdo. 2011 (Aula para pós-graduação)
    • CÁRNIO, M. S. ; SOARES, A. J. C. ; ALVES, D. C. . Protocolo de avaliação dos níveis de compreensão de leitura. 2012 (Material didático)
    • CÁRNIO, MARIA SILVIA ; SOARES, A. J. C. ; ALVES, D. C. . Protocolo de avaliação da leitura e escrita - Instruções. 2013 (Materialdidático)
    • CÁRNIO, MARIA SILVIA ; SOARES, A. J. C. ; ALVES, D. C. . Protocolo de preenchimento e contagem de MLU oral e escrito. 2013 (Materialdidático)
    • CÁRNIO, MARIA SILVIA ; SOARES, A. J. C. ; ALVES, D. C. . Súmula do paciente. 2013 (Materialdidático)
    • FERNANDES, F. D. M. ; CÁRNIO, M. S. . Autismo e surdez: diagnóstico diferencial e comorbidade na criança e leitura e escrita de surdos. 2013 (Aulaparapós-graduação)
    • CÁRNIO, M. S. ; NALOM, A. F. O. ; AQUINO, C. P. ; VOSGRAU, J. S. . Questionário aos pais. 2013 (Materialdidático)
    • CÁRNIO, M. S. ; LIMA, C. R. ; SILVA, R. C. . Questionário para professores. 2013 (Materialdidático)
    • CÁRNIO, M. S. ; SOARES, A. J. C. . Roteiro de Observação. 2013 (Materialdidático)
    • FERNANDES, F. D. M. ; CÁRNIO, M. S. ; CARVALHO, A. C. M. . RMD: repercussões para os distúrbios da comunicação. 2014 (Aulaparapós-graduação)
    • FERNANDES, F. D. M. ; CÁRNIO, M. S. ; CARVALHO, A. C. M. . Autism Awareness. 2014 (Aulaparapós-graduação)
    • FERNANDES, F. D. M. ; CÁRNIO, M. S. ; CARVALHO, A. C. M. . DSM-5: Consequências e alterações. 2014 (Aulaparapós-graduação)
    • CÁRNIO, M. S. ; MARTINS, L. Z. . Como saber se meu filho tem dislexia?. 2015 (Materialdidático)
    • CÁRNIO, M. S. ; NOGUEIRA, D. M. . O que é dislexia?. 2015 (Materialdidático)
    • CÁRNIO, M. S. ; SILVA, R. C. . Como saber se meu aluno tem dislexia?. 2015 (Materialdidático)
    • CÁRNIO, M. S. . Disturbios de Leeitura e Escrita: Conceituação e caracterização. 2014 (Materialdidático)
    • CÁRNIO, M. S. ; COUTO, Maria Inês Vieira ; GONZALEZ, Vânia de Oliveira ; SANTOS, Daniele dos . Protocolo de avaliação de leitura e escrita. 2005 (Material institucional)
    • CÁRNIO, M. S. ; Moraes, D. P. . Protocolo para avaliação da recontagem oral de história. 2004 (Material institucional)
    • CÁRNIO, M. S. ; Moraes, D. P. . Protocolo para avaliação da técnica de Scaffolding. 2004 (Material institucional)
    • CÁRNIO, M. S. . Preparação de material didático referente as disciplinas do Curso de Fonoaudiologia (MCM301, MCM737 e MCM403). 2002 (Material didático)
    • CÁRNIO, M. S. ; ANDRADE, P. B. C. N. ; SANTOS, Daniele dos ; BRANCO, S M C Castelo ; BRAGA, S M L ; PERIOTTO, Maria Cecília . Avaliação de linguagem oral e escrita. 2001 (Material institucional)
    • CÁRNIO, M. S. ; NOGUEIRA, Daniela ; SILVA, Rafaela Carolina Lopes . Protocolos I, II e III de avaliação de leitura e escrita. 2001 (Material institucional)
    • CÁRNIO, M. S. . Adaptação dos protocolos de avaliação de leitura e escrita de alunos do Ensino Fundamental. 2000 (Material institucional)
    • CÁRNIO, M. S. . Adaptação dos questionários informativos dirigidos a professores e pais de alunos do Ensino Fundamental. 2000 (Material institucional)
    • CÁRNIO, M. S. . Adaptação dos protocolos de avaliação de leitura e escrita de alunos do Ensino Fundamental. 1999 (Material institucional)
    • CÁRNIO, M. S. . Protocolos de anamnese e de avaliação de leitura e escrita junto ao Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Linguagem Oral, Escrita e de Sinais. 1998 (Material institucional)
    • CÁRNIO, M. S. . Questionário para pais e professores de surdos junto ao Estágio Supervisionado em Audiologia Educacional do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP. 1995 (Material institucional)
    • CÁRNIO, M. S. . Protocolos de encaminhamento, atestado, autorizações dos pais junto ao Estágio Supervisionado em Fonoaudiologia Clínica da FMUSP. 1995 (Material institucional)
    • CÁRNIO, M. S. ; BITAR, Mariangela Lopes . Protocolo para avaliação de leitura e escrita junto ao NEAP Distúrbios de Aprendizagem. 1994 (Material institucional)
    • CÁRNIO, M. S. ; BITAR, Mariangela Lopes ; MANSUR, Letícia Lessa . Serviço de Assistência à Comunidade. 1993 (Material institucional)
    • CÁRNIO, M. S. ; PEREIRA, Marília Barbieri ; ANDRADE, Rosângela Viana . Material Didático e Informativo - Atuação Programa Escola. 2006 (Material didático)
    • CÁRNIO, M. S. ; OLIVEIRA, Letícia Ribeiro de . Roteiro para entrevista semi-estruturada para instrutora de Língua de Sinais. 2006 (Material didático)
    • CÁRNIO, M. S. ; OLIVEIRA, Letícia Ribeiro de . Protocolo para entrevista com os sujeitos participantes do teatro em Libras. 2006 (Material didático)
    • CÁRNIO, M. S. ; ZACHARIAS, Luciana . Roteiro de avaliação da Técnica de Scaffolding. 2006 (Material didático)
    • BRANCO, S M C Castelo ; CÁRNIO, M. S. ; PEREIRA, Marília Barbieri ; ANDRADE, Rosangela Viana de . Protocolo de triagem de Consciência Fonológica. 2006 (Material didático)
    • Braga, S.M.L. ; CÁRNIO, M. S. ; PEREIRA, Marília Barbieri ; ANDRADE, Rosangela Viana de . Protocolo de triagem de Letramento. 2006 (Material didático)
    • LICHTIG, Ida ; CÁRNIO, M. S. . Fonoaudiologia e Surdez. 2007 (Material didático)
    • CÁRNIO, M. S. ; Silva, E.C. . Estratégias utilizadas por surdos na compreensão de leitura. 2007 (Material didático)
    • ALVES, D. C. ; CÁRNIO, M. S. . AVALIAÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DE SURDOS: PROTOCOLO II (NÍVEL ALFABÉTICO INICIAL). 1999 (Material didático)
    • ALVES, D. C. ; CÁRNIO, M. S. . AVALIAÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DE SURDOS: PROTOCOLO III(NÍVEL ALFABÉTICO). 1999 (Material didático)
    • ALVES, D. C. ; CÁRNIO, M. S. . AVALIAÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DE SURDOS: PROTOCOLO I (NÍVEL PRÉ-SILÁBICO). 1999 (Material didático)
    • Nome do projeto: Leitura e Desenvolvimento da Estrutura Frasal em nível da escrita em Deficientes Auditivos: Estudos com a Técnica de Cloze (1982 - 1987
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CÁRNIO, M. S. .
      Descrição: Esta pesquisa foi realizada para obtenção do título de mestre em Distúrbios da Comunicação na PUCSP.Foram realizados dois estudos , sendo que o primeiro, teve como objetivo, desenvolver instrumental e tecnologia adequados ao desenvolvimento da compreensão de leitura e da produção escrita da alunos surdos pertencentes à 4a série do 1o grau de uma escola especial para deficientes auditivos.O segundo, teve como objetivo analisar a inteligibilidade de alguns textos usados no estudo 1, para 24 alunos deficientes auditivos e 24 alunos ouvintes de 3a, 4a e 5a séries do primeiro grau.
    • Nome do projeto: Influência da técnica de exploração de gravuras de revistas sobre a compreensão de leitura e produção de textos de alunos deficientes auditivos de classe especial ( Ciclo básico II) (1987 - 1989
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CÁRNIO, M. S. , SANTORO, B. .
      Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver a ampliação lexical e a produção de textos escritos com seis alunos deficientes auditivos pertencentes a uma classe especial ( ciclo básico) de uma escola estadual de Marília(S.P), realizando-se um trabalho em conjunto com a professora dirigente da classe.
    • Nome do projeto: Conceitos e Compreensão de Leitura do Surdo no Contexto da Educação Especial (1992 - 1995
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CÁRNIO, M. S. .
      Descrição: Teve-se por objetivos investigar interferências do Contexto Educacional na formação do leitor surdo relacionadas ao conhecimento dos pais sobre aspectos audiológicos e hábitos de leitura de seus filhos, bem como o papel dos professores enquanto mediadores no desenvolvimento da compreensão de leitura.
    • Nome do projeto: Perfil funcional de letramento de alunos de ciclo básico de Escola Pública Estadual (1999 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CÁRNIO, M. S. , SHIMAZAKI, Elsa Midori , RIBEIRO, Monica S , SPEZZANO, Luisa C , GOMES, Simone C S , ANDRADE, Rosangela Viana de , ALMEIDA, Alanna Raquel Freire , COSTA, Karla Patrícia Ramos da , CIBOTO, Taís , GONZALEZ, Vânia de Oliveira , SOARES, Soraia Romano , SANTOS, Daniele dos , ANDRADE, P. B. C. N. , MARTINS, Vanessa de Oliveira , SIMÕES, Márcia , ELIAS, Jamile Caneto , VIEIRA, Mirella Pezzo , CARVALHO, Érika de , STIVANIN, Luciene , AMARO, Luciana , SANCHES, Seisse Gabriela , PEREIRA, Marília Barbieri , HUBIG, Diná O , Lima, V.A. .
      Descrição: Objetivo: Pesquisar o grau e as práticas de letramento dos alunos de Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares, avaliando as habilidades metalingüísticas de consciência fonológica, de narrativa oral , letramento e outros fatores relacionados à linguagem oral, fala, voz e audição que possam interferir na aquisição da leitura e escrita destes alunos. Parte desta pesquisa foi realizada dentro do Programa Escola do Curso de Fonoaudiologia com a participação dos alunos do 3º ano do curso de Fonoaudiologia , com bolsistas de Iniciação Científica e com os professores e técnicos responsáveis pela supervisão do Programa. Outras pesquisas foram realizadas por orientandos de graduação, mestrado e doutorado, envolvendo alunos de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental com ou sem outros comprometimentos associados.
    • Nome do projeto: Leitura e escrita de surdos: projeto integrado entre fonoaudiologia e teatro em Libras (2004 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CÁRNIO, M. S. , COUTO, Maria Inês Vieira , MINUCCI, Michele Viana , NAITO, Fernanda , ZACHARIAS, Luciana , OLIVEIRA, Letícia Ribeiro de , KOBER, Débora Caetano , TRETTEL, Marina Ferreira , BOLOGNATO, Ligia Reis , SILVA, Daniela Novato , VESPASIANO, Ana Paula Chaparin , TINE, Rogério Timóteo , ROCHA, Viviane Clemente , Silva, E.C. .
      Descrição: O teatro é um meio importante para expressão dos sentimentos, idéias e emoções. Lulkin (1997) aponta o teatro e a dança como fatores importantes para o ensino-aprendizagem do currículo escolar. Além disso, possibilita a integração dos surdos juntos à sociedade, promovendo a sua cultura e o desenvolvimento de sua identidade na atuação teatral em sua própria língua, facilitando a memorização e compreensão dos textos lidos e vivenciados. Este estudo tem por objetivo geral analisar a efetividade de um programa de intervenção fonoaudiológica em leitura e escrita para os adolescentes surdos. Serão sujeitos dessa pesquisa 10 adolescentes surdos, de ambos os sexos, com idade variando entre 12 e 23 anos, com escolaridade variando de 3ª à 8ª séries e que freqüentam terapia fonoaudiológica no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Leitura e Escrita do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP. Os sujeitos serão avaliados quanto a produção escrita, através de protocolos baseados na técnica de "scaffolding" (arcabouço ou esqueleto) (Hoffman, 1997), de filmagens esporádicas das terapias fonoaudiológicas, quanto a compreensão de leitura, por meio de legendas de filmes e quanto ao conhecimento a respeito do teatro, bem como a influência deste no desenvolvimento do letramento, através de questionários, produções escritas e filmagens esporádicas das aulas de LIBRAS. Os dados serão encaminhados para tratamento estatístico e serão avaliados através de análise qualitativa e quantitativa ( Testes não paramétricos) .
    • Nome do projeto: Produção de leitura e escrita de adolescentes surdos: projeto integrado (1998 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CÁRNIO, M. S. , FAUSTINO, Kenya , SILVA, Aline Medeiros da , GERALDE, Ana T , LOPES, Daniele Cristina Jeronymo , LIMA, E. F. DE , OGATA, J. E. , NEIRA, Patrícia Rodrigues Quintano , PEREIRA, Marília Barbieri , COUTO, Maria Inês Vieira , PEREIRA, Sandro dos Santos , SILVA, Rafaela Carolina Lopes , GONÇALO, Sheila Ferreira , MARTINS, D. C. , ANDRADE, P. B. C. N. , COSTA, F. S. , ALVES, D. C. , NUNES, Cristiane da Silva .
      Descrição: Este estudo é longitudinal e envolve vários projetos com a participação de alunos do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Leitura e escrita, bem como alunos de Iniciação Científica e de Mestrado com formação em lingüística e pedagogia. Também conta com a participação de uma equipe de psicólogos da USP e com um surdo adulto, instrutor de Língua de Sinais. Objetivo: Analisar a aquisição e aprimoramento da compreensão de leitura e da produ- ção escrita de adolescentes surdos através de um projeto integrado.
    • Nome do projeto: Programa de atendimento a pais de crianças portadoras de deficiência auditiva com e sem linguagem oral (1996 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CÁRNIO, M. S. , GOMES, Mariana S R , COUTO, Maria Inês Vieira , CARVALLO, R. M. M. , LICHTIG, Ida , AKIYAMA, Renata , SAMELLI, A. G. , RIBEIRO, E. C. , SANERIP, A. , MECCA, Fabíola Ferrer Del Nero , WIRZ, S. , WOLL, Bencie , HARTLEY, S. .
      Descrição: Objetivos gerais: 1) Identificação de crianças portadoras de deficiência auditiva e que não têm acesso \á avaliação e reabilitação fonoaudiológicas em instituições especializadas. 2) Desenvolvimento de um programa de treino para os pais e de assitência a crianças portadoras de deficiência auditiva no que se refere às suas habilidades de comunicação. 3) Intercâmbio entre a Universidade e a Comunidade pelo fornecimento de serviços e conhecimento científico, visando a melhora da qualidade de vida das crianças surdas. Financiamentos: 1) CNPq - passagem aérea (São Paulo - Londres - São Paulo) - R$2145,00 (processo no. 910035/96-9 2) FAPESP - processo no. 96/0487-0 3) Conselho Britânico - financiamento da estadia em Londres, no período de 20/02/1998 a 11/03/1998 - R$2035,00 4) FAPESP - Bolsa Mestrado para Fabíola Mecca (processo no. 99/1990-5) 5) Faculdade de Medicina - Curso de Fonoaudiologia - R$700,00 (V Congresso Latino Americano de Educação Bilingue para Surdos - Porto Alegre) 6) USP-FE/PROAP (processo no. 98-087/97) - R$325,00 (V Congresso Latino Americano de Educação Bilingue para Surdos - Porto Alegre) Impacto / Relevância Esta pesquisa gerou a formação de uma equipe de trabalho bem integrada, bem como a mudança de enfoque do Setor de Audiologia Educacional, introduzindo a participação de Surdos Adultos neste Setor e no Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Linguagem Oral, Escrita e de Sinais de Deficientes do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP
    • Nome do projeto: LIBRAS, LEITURA E ESCRITA DE SURDOS (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CÁRNIO, M. S. , Crato, A.N. , LIMA, F. T. .
      Descrição: A aquisição de leitura e escrita de surdos é um processo complexo, pois depende de uma base lingüística já estabelecida, seja em língua oral ou em língua de sinais. Os surdos, filhos de pais surdos, desenvolvem a linguagem naturalmente por meio da língua de sinais. Já os surdos, filhos de pais ouvintes, precisam ser expostos à língua de sinais o que pode acontecer se freqüentarem uma escola especial para surdos. Contudo, com a política de inclusão, existem muitos surdos inclusos em sala regular, sem o apoio de intérprete e muitas vezes sem recursos específicos, tais como: aparelho de amplificação sonora individual que possibilitem a aquisição da língua oral. Consequentemente, a aquisição da leitura e escrita fica prejudicada. Este projeto tem por objetivo analisar o processo de aquisição e os distúrbios de leitura e escrita em surdos oralizados e sinalizadores, dentro de um contexto escolar e clínico. Serão sujeitos desta pesquisa, estudantes do ensino fundamental, médio e superior de escolas públicas e particulares, bem como os que freqüentam o Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Leitura e Escrita do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP. Os sujeitos serão avaliados quanto ao nível de leitura e escrita por meio de protocolos e recursos específicos. Os dados serão analisados qualitativa e quantitativamente, de acordo com as sugestões do estatístico.
    • Nome do projeto: AQUISIÇÃO E DISTÚRBIOS DE LEITURA E ESCRITA (2007 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CÁRNIO, M. S. , ALVES, D. C. , PEREIRA, Marília Barbieri , SHIMAZAKI, Elsa Midori , MINUCCI, Michele Viana , CIBOTO, Taís , SILVA, P. F. , Rehem L.O. , Matta T.R.G. , SOARES, A. J. C. , ROMANO-SOARES, S. , FRIAS, V. A. C. , ANDRADE, R. V. .
      Descrição: A aquisição de leitura e escrita é um processo complexo, uma vez que envolve vários sistemas, sendo influenciado por fatores externos tais como família e escola. A atuação do fonoaudiólogo junto á escola é um fato inegável, sendo que existe forte relação entre o letramento e questões de saúde pública. Este projeto tem por objetivo analisar o processo de aquisição e os distúrbios de leitura e escrita de estudantes, dentro de um contexto escolar e clínico. Serão sujeitos desta pesquisa, estudantes do ensino fundamental, médio e superior de escolas públicas e particulares, bem como os que freqüentam o Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Leitura e Escrita do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP. Os sujeitos serão avaliados quanto ao nível de leitura e escrita por meio de protocolos e recursos específicos. Os dados serão analisados qualitativa e quantitativamente, de acordo com as sugestões do estatístico.
    • Nome do projeto: Fonoaudiologia escolar: uma parceria em construção (2009 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CÁRNIO, M. S. , STIVANIN, Luciene , SOARES, A. J. C. , SILVA, R. C. , SANTOS, L. N. , SANTOS, H. B. .
      Descrição: Introdução O aprendizado da escrita representa uma grande conquista no desenvolvimento escolar da criança e, assim como a leitura, requer o conhecimento dos sistemas fonológico e ortográfico. Esse conhecimento pode ser adquirido por meio de experiências de letramento anteriores ao início da escolarização formal (Ritchey, 2008), favorecendo o processo de aquisição da leitura e escrita. A aquisição de leitura e escrita, assim, é um processo complexo, sendo influenciado por fatores externos, tais como família e escola. A atuação do fonoaudiólogo junto à equipe educacional em escolas de nível fundamental vem sendo de grande importância na promoção da saúde, conscientizando os professores e estudantes para transformar a realidade escolar, por meio de ações direcionadas para o desenvolvimento integral dos indivíduos, de forma que possam ter um papel sócio-histórico junto à sociedade (Penteado e Servilha, 2004). Dessa forma, o papel do fonoaudiológo na escola se justifica, enquanto profissional da linguagem, na facilitação, acompanhamento e direcionamento da aquisição da leitura e escrita. Tal atuação envolve a participação conjunta de toda a comunidade escolar, inclusive das famílias visando o adequado acesso dos alunos à leitura e à escrita. O Estágio Supervisionado em Atenção Primária em Fonoaudiologia ? Programa Escola (MFTO-803) é uma disciplina obrigatória oferecida aos alunos do terceiro ano do curso de Fooaudiologia da FMUSP, cujo objetivo é proporcionar ao aluno o conhecimento básico para atuação no âmbito escolar, enfatizando a promoção da saúde, a facilitação da aquisição da leitura e escrita e a prevenção de seus distúrbios, realizando um trabalho em parceria com uma Escola de Ensino Fundamental (diretoria, coordenação pedagógica, professores e alunos de 1ª ao 5°ano), bem como junto aos seus familiares. Objetivo: Este projeto tem por objetivo caracterizar o processo de leitura e escrita e habilidades correlatas nessa população. Participaram deste projeto 2 bolsistas de iniciação científica, 1 mestranda e 1 pós-doutoranda.
    • Nome do projeto: INTERFERÊNCIAS DE ESTÍMULOS VISUAIS NA PRODUÇÃO ESCRITA DE OUVINTES E SURDOS SINALIZADORES COM E SEM QUEIXAS DE ALTERAÇÕES NA ESCRITA (2009 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CÁRNIO, M. S. , Rodrigues, M.G.G. , CASEMIRO, J. R. , Carrico, B , LUSTRE, N. S. , JACINTO, L. A. .
      Descrição: Introdução: O desenvolvimento das competências em leitura e escrita para os surdos é fundamental para o acesso à sociedade letrada, incluindo a qualidade educacional, profissional e participação efetiva dessa população na sociedade como um todo. O fonoaudiólogo tem papel importante na construção de estratégias para adaptação dos programas educacionais para surdos, fazendo uso de recursos visuais que facilitem a comunicação com os surdos e compreendendo as diferenças lingüísticas entre a língua de sinais e a língua portuguesa escrita. Esta pesquisa envolverá três outros estudos com estudantes de graduação: 1. ?Interferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores sem queixas de alterações na escrita 2. ?Interferências de estímulos visuais na produção escrita de surdos sinalizadores com queixas de alterações na escrita; e, 3. Interferências de estímulos visuais na produção escrita de escolares ouvintes sem queixas de alterações na escrita. Objetivos: Analisar e comparar a relação entre diferentes tipos de estímulos visuais e as produções escritas de estudantes surdos sinalizadores com e sem queixas de alterações na escrita. Além disso, pretende-se traçar um perfil dos diferentes tipos de estímulos visuais em produção escrita de estudantes ouvintes sem queixas de alterações na escrita. Método: Participarão 30 estudantes surdos sem queixas de alterações de escrita, 30 estudantes surdos com queixas de alterações de escrita; 30 estudantes ouvintes sem queixas de alterações de escrita. Serão solicitadas aos sujeitos selecionados produções escritas a partir de diferentes tipos de estímulos visuais: uma figura de ação e uma seqüência de figuras. Proposta de análise: As produções serão analisadas e comparadas de forma qualitativa e quantitativa.
    • Nome do projeto: Efeitos da terapia fonoaudiológica em leitura e escrita no sistema auditivo (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CÁRNIO, M. S. , SAMELLI, A. G. , SANCHES, Seisse Gabriela , CARVALLO, Renata Mota Mamede , Matas, C.G. , SOARES, A. J. C. .
      Descrição: O Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Leitura e Escrita da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), desenvolve programas de intervenção com crianças que apresentam distúrbios de leitura e escrita. O atendimento clínico e as pesquisas desenvolvidas fundamentam-se na aquisição e distúrbios de leitura e escrita no contexto clínico e educacional. Estudos recentes buscam correlacionar alterações em habilidades que envolvem o bom desempenho em atividades de leitura e escrita com possíveis transtornos do processamento auditivo. Atualmente, têm-se desenvolvido, de forma eficaz, diversos programas de treinamento auditivo a fim de reduzir os déficits encontrados nas habilidades auditivas, verificando-se em qual medida tais progressos podem influenciar no desempenho das habilidades de leitura e escrita. Porém, ainda se faz necessário investigar se a terapia fonoaudiológica para os transtornos de leitura e escrita influencia de alguma forma o desenvolvimento ou aprimoramento das habilidades auditivas. Sendo assim, este estudo justifica-se pela necessidade de investigar em que medida a evolução de uma criança em tarefas de leitura e escrita pode influenciar no desenvolvimento das habilidades auditivas e vice versa. O objetivo do projeto é relacionar os resultados de um programa fonoaudiológico formal, direcionado aos escolares com distúrbios em leitura e escrita, com a integridade e funcionalidade do sistema auditivo. Método: Serão sujeitos dessa pesquisa todos os pacientes ouvintes atendidos no LIF de leitura e escrita; serão submetidos à avaliação de leitura e escrita, potenciais evocados auditivos e avaliação audiológica convencional e avaliação do processamento auditivo. Após isso passarão por terapia fonoaudiológica formal e treinamento auditivo; sendo que ao término do programa serão reavaliados. Resultados: Os dados serão comparados de acordo com critérios de referência (normalidade) para processamento auditivo e potenciais evocados auditivos
    • Nome do projeto: Efeito da escolaridade nas habilidades de memória operacional e consciência fonológica (2011 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CÁRNIO, M. S. , ALVES, D. C. , SOARES, A. J. C. , JACINTO, L. A. , SA, B. C. M. , LICAS, B. R. Z. , WERTZNER, H. F. .
      Descrição: Número do Processo 43704/2011/-0 - Edital de Chamada Universal 14/11 - Faixa A - até R$20.000,00 Tema: A consciência fonológica é a capacidade de refletir sobre a estrutura sonora da linguagem e possibilita a identificação, manipulação e segmentação dos sons. A memória operacional é referida como um sistema que retêm e manipula temporariamente as informações, através de diferentes sistemas: um relacionado ao componente visuo-espacial e outro ao fonológico. Estudos comprovam a relação entre a Memória Operacional e Consciência Fonológica na aquisição da leitura e da escrita, porém, são escassos os trabalhos que abordam tais habilidades após a alfabetização. Assim sendo, o presente estudo se dispõe a investigar se o aperfeiçoamento da leitura e da escrita influencia o desenvolvimento da memória operacional fonológica e da consciência fonológica. Participarão desta pesquisa 60 escolares, sendo 30 do 1º ano do Ensino Fundamental e 30 do 5º ano. Para a avaliação da Memória Operacional Fonológica utilizar-se-á o Teste de Repetição de Pseudopalavras composto por 40 pseudopalavras de baixa, média e alta similaridade seguindo a estrutura fonológica do português brasileiro. O estudante será instruído a repetir a pseudopalavra imediatamente após um dos pesquisadores pronunciá-la. Para avaliação da Consciência Fonológica será utilizado o Instrumento de Avaliação Seqüencial (CONFIAS) composto por várias tarefas de consciência silábica e fonêmica. A prova será aplicada oralmente com apoio visual. Após a coleta dos dados, os desempenhos dos sujeitos serão pontuados de acordo com os critérios estabelecidos pelos autores dos testes. Em seguida, as pontuações serão tabuladas e enviadas para tratamento estatístico específico.
    • Nome do projeto: Consciência fonológica e compreensão de leitura de orações em escolares com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita (2011 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CÁRNIO, M. S. , ALVES, D. C. , SOARES, A. J. C. , SILVA, R. C. , LIMA, C. R. , NALOM, A. F. O. , AQUINO, C. P. , VOSGRAU, J. S. .
      Descrição: Estudos têm demonstrado que indivíduos com dificuldade de leitura apresentam prejuízos em habilidades metafonológicas as quais podem comprometer um desempenho futuro em compreensão de leitura. Dessa forma, entender como estes processos se inter-relacionam é de extrema importância para atuação fonoaudiológica tanto no âmbito clínico quanto no educacional, pois pode-se fundamentar ações de promoção e prevenção na área de leitura e escrita e oferecer um padrão de normalidade para os profissionais que transitam na interface saúde-educação. Objetivo: Caracterizar o desempenho de escolares de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita, em consciência fonológica e compreensão de leitura de orações e verificar possíveis correlações entre ambas. Método: Participarão deste estudo 120 crianças do segundo e terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, com e sem indicativos de alterações de leitura e escrita. Os sujeitos serão avaliados individualmente, em sala previamente determinada pela diretoria da escola. Inicialmente todos farão uma prova específica para avaliação da Consciência Fonológica por meio do teste CONFIAS (Consciência Fonológica Instrumento de Avaliação Sequencial). Em outro dia os escolares realizarão a prova de compreensão de orações, do teste PROLEC (Provas de Avaliação dos Processos de Leitura). Análise dos Resultados: Será realizada uma análise estatística inferencial para os resultados do CONFIAS em que serão verificadas a sensibilidade e especificidade para cada prova e para total das provas e, estabelecidas as curvas ROC com os valores de corte. Em seguida, o desempenho das crianças na prova de compreensão de oração será analisado em função dos valores de corte do CONFIAS e separados em acima e abaixo destes valores, verificando possíveis correlações. Com a finalidade de aprofundar os dados deste projeto foram incluídos alunos de 4º e 5º ano do ensino fundamental com os mesmos objetivos. Além disso, foram incluídos dois outros projetos de iniciação científica com o objetivo de investigar se o vocabulário interfere nas habilidades de leitura dessas crianças.
    • Nome do projeto: Intervenção Fonoaudiológica em Compreensão de Leitura e Ortografia em Disléxicos (2014 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CÁRNIO, M. S. , ALVES, D. C. , SOARES, A. J. C. , CASELLA, E. B. , MARTINS, L. Z. , NOGUEIRA, D. M. .
      Descrição: Objetivo: Verificar os benefícios de um programa fonoaudiológico integrado em compreensão leitora com a Técnica de Cloze e em ortografia em indivíduos com dislexia do desenvolvimento. Métodos: Participarão desta pesquisa 30 crianças e/ou adolescentes de ambos os gêneros, inseridos entre o 3º e 5º ano do ensino público e particular e que possuam diagnóstico de dislexia do desenvolvimento. Para a seleção dos sujeitos será aplicada uma bateria de testes específicos e serão adotados critérios de inclusão e exclusão. Todos os sujeitos selecionados para a pesquisa, serão submetidos a um programa fonoaudiológico em compreensão leitora e ortografia com o auxílio da Técnica de Cloze, o qual será aplicado individualmente , com duração de 60 minutos semanalmente. O programa contará com 16 sessões divididas em quatro níveis de complexidade, sendo que os indivíduos só poderão passar de nível quando adquirirem ao menos 50% de acertos na última sessão de cada nível. Os sujeitos serão avaliados antes e após o programa de intervenção por meio de uma prova de compreensão de leitura de um texto elaborado com a Técnica de Cloze estrutural sem apoio. Resultados: Os dados da avaliação inicial e final, bem como os resultados obtidos durante o programa serão tratados estatisticamente por profissional capacitado, com a finalidade de se avaliar os benefícios do programa de intervenção fonoaudiológica em compreensão de leitura e ortografia para esta população específica. Além disso, também tem por objetivo avaliar a leitura e aspectos correlatos em crianças e adolescentes com dislexia e TDAH.
    • Nome do projeto: Interferências do Contexto Educacional e acessos linguisticos distintos no processo de leitura e escrita do surdo inserido no Contexto de Educação Especial (1995 - 1999
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CÁRNIO, M. S. , RÜEGG, D. , SANERIP, A. .
      Descrição: Teve-se por objetivos analisar a compreensão de leitura e a produção escrita e adolescentes surdos, inseridos em um contexto de Educação Especial. Procurou-se analisar a interação entre alunos e professores/examinadores, bem como a formação de comunicação e a metodologia utilizada por estes durante estas atividades. Financiamentos: 1. Bolsa Auxílio á Pesquisa - FAPESP (processo no. 95/4508-9) - R$11.033,00 2. Projeto de Apoio às Áreas Emergentes - Projeto I - Processo no. 95.145916.1.9 - R$5000,00. 3. Participação de 03 bolsistas de Iniciação Científica: Fabiane Stefani (processo no. 95/4506-6); Scheila Ferreira (processo no.95/4507-2); Danielle Rüegg (processo no. 96/0882-5) 4. FAPESP - bolsa de auxílio / viagem -processo no. 98/6626-7 - para 24th Congress of the IALP - Amsterdã - agosto de 1998 -R$3961,41 Resultados Verificou-se que os alunos das 3 escolas especiais obtiveram desempenho semelhantes em compreeensão de leitura, sendo que os alunos oralizados tiveram um melhor desempenho pela facilidade de comunicação com os examinadores.
    • CÁRNIO, M. S. . Alterações fonoaudiológicas em escolares. 2007 - Aula na disciplina da pós-graduação mft5704 - avaliação da audição na infância: aspectos fonoaudiol
    • CÁRNIO, M. S. . Compreensão de leitura e produção da escrita em surdos oralizados e sinalizadores. 2007 - Aula na disciplina da pós-graduação mft5704 - avaliação da audição na infância: aspectos fonoaudioló
    • CÁRNIO, M. S. . Bilinguismo. 2008 - Liga acadêmica de audição e equilíbrio da unifesp
    • CÁRNIO, M. S. . Contribuições da fonoaudiologia nas alterações do processamento auditivo. 2008 - Aula para graduação e pós-graduação
    • CÁRNIO, M. S. . Alterações fonoaudiológicas em escolares. 2008 - Aula na disciplina da pós-graduação mft5704 - avaliação da audição na infância: aspectos fonoaudiol
    • CÁRNIO, M. S. . Compreensão de leitura e produção da escrita em surdos oralizados e sinalizadores. 2008 - Aula na disciplina da pós-graduação mft5704 - avaliação da audição na infância: aspectos fonoaudiol
    • CÁRNIO, M. S. . O desenvolvimento da leitura e escrita do surdo. 2011 - Aula para graduação e pós-graduação
    • Graduacao:
      • Curso: Fonoaudiologia
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Campinas
        Título: Fissura palatina: um estudo de caso
        Ano de conclusão: 1977
    • Mestrado:
      • Curso: Educação: História, Política, Sociedade
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1987
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1995
  • Atuação Profissional: 18
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Consultório Particular:
      • Tipo de vínculo: Livre (1980 - 1982 ).
        Outras informações: Fonoaudiólogo
    • Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (1516-8034):
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2012 ).
    • Pró-fono (0104-5687):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Brasileira de Educação Especial (1413-6538):
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - Atual ).
    • Educação e Pesquisa (USP) (1517-9702):
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
    • Fono Atual (São Paulo) (1517-0632):
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
    • Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2012 ).
    • Pró-Fono:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2010 ).
    • Arquivos Brasileiros de Psicologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Audiology - Communication Research:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • CoDAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • CoDAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Jornal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).
    • Audiology Communication Research:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Distúrbios da Comunicação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).