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Henyo Trindade Barretto Filho

    • Sou Bacharel em Ciências Sociais pela UFRJ (1986), Mestre em Antropologia Social pelo PPGAS do Museu Nacional/UFRJ (1993) e Doutor em Ciência Social (Antropologia Social) pelo PPGAS/FFLCH/USP (2001). Fui professor do Departamento de Ciências Sociais da UFAM de 1990 a 1994 e do Departamento de Antropologia da UnB entre 1994 e 2006. No período em que vivi no Amazonas, vinculei-me à ONG Vitória Amazônica como pesquisador e membro do seu conselho, atuando no Parque Nacional do Jaú. Após esse período na universidade, atuei profissionalmente na sociedade civil, em uma ONG, na condição de Coordenador de Programas do Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), onde coordenei por onze anos programas de bolsas e cursos, e ações de fortalecimento institucional e de lideranças comunitárias para a defesa de direitos e do desenvolvimento socioambiental sustentável, e de fomento à conservação da biodiversidade na Amazônia e no Cerrado. Ao longo de parte desses onze anos, fui professor colaborador do Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais, então vinculado ao Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB e hoje interunidades. Em agosto de 2016, por meio de concurso público, retornei ao Departamento de Antropologia da UnB, onde hoje sou Professor Adjunto C3, desempenhando regularmente atividades de ensino, pesquisa e extensão. De julho de 2016 a julho de 2018 fui representante titular da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) no Conselho Gestor do Patrimônio Genético (CGen) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), tendo sido Coordenador da Comissão de Assuntos Indígenas (CAI) da ABA entre 2017 e 2018. Integro o Painel Científico para a Amazônia (SPA) sob os auspícios da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. De novembro de 2022 a abril de 2023 fiz estágio pós-doutoral com bolsa FAP-DF/DPG-UnB como Visiting Scholar no Sociology of Development and Change Chair Goup (SDC) do Center for Space, Place and Society (CSPS) da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Wageningen, na Holanda. Tenho experiência e artigos e capítulos de livros publicados nas áreas de Antropologia e Ciências Ambientais, com ênfase em relações interétnicas, ecologia política, políticas públicas (ambientais e indigenistas) e perspectivas interculturais na educação, atuando principalmente nos seguintes temas: povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, políticas indigenista e ambiental, meio ambiente e áreas protegidas (unidades de conservação), gestão territorial e ambiental.

       

      Links:    

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    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Prefácio. Brasília, DF : Mil Folhas do IEB , 2018 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • PEDRAZZANI, G. ; BARRETTO FILHO, H. T. ; ALMEIDA, M. F. ; SENA, V. O. . Cursos Básicos de Formação em PNGATI: experiência de formação intercultural. Brasília : Funai , 2018 (Brochura)
    • BARRETTO FILHO, H. T. ; CORREIA, Cloude de Souza . Gestão Ambiental e/ou Territorial de/em Terras Indígenas: subsídios para a construção da Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas conforme a Portaria Interministerial nº 276/2008. Brasília, DF : Ministério do Meio Ambiente , 2009 (Brochura)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Prefácio. Rio de Janeiro : Multifoco , 2012 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Apresentação. São Paulo : Annablume , 2008 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Parecer sobre capítulo de livro-coletânea a ser publicado pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará. 2023 (Parecer)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Facilitação/Moderação da '2ª Oficina de Trabalho da Procuradoria Federal Especializada (PFE) da FUNAI (Fundação Nacional do Índio)', realizada entre os dias 06 e 10 de outubro de 2014, na Sala Multi Uso do Edifício Sede da FUNAI, em Brasília-DF. Consultoria na forma de colaboração.. 2014 (Consultoria)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Facilitação/Moderação da '1ª Oficina de Trabalho da Procuradoria Federal Especializada (PFE) da FUNAI (Fundação Nacional do Índio)', realizada entre os dias 25 e 27 de setembro de 2013, na Sala Multi Uso do Edifício Sede da FUNAI, em Brasília-DF.. 2013 (Consultoria)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Formador voluntário responsável pela disciplina 'Antropologia Social' (12 horas/aula para as Turmas A e B) na 4ª semana da 10ª Etapa do Magistério Indígena Tapeba, Pitaguary e Genipapo-Canindé.. 2003 (Assessoria)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Ministrou a disciplina 'Meio Ambiente e Etnodesenvolvimento' no Curso de Especialização em Gestão em Etnodesenvolvimento, promovido pelo Laboratório de Pesquisas em Cultura, Etnicidade e Desenvolvimento (LACED) do Museu Nacional/UFRJ e pelo Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).. 2003 (Consultoria)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Instrutor no Curso de Antropologia e Direitos Humanos promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União e Associação Brasileira de Antropologia para ministrar 08hs/aula sobre o tema 'Antropologia, Patrimônio Cultural e Meio Ambiente'.. 2003 (Consultoria)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Consultoria para elaborar o documento-base da 1ª Conferência Nacional de Política Indigenista e o documento com orientações metodológicas para as etapas locais da referida Conferência.. 2015 (Consultoria)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Consultoria para coordenar três cursos sobre PNGATI (Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas) voltados para servidores públicos e povos indígenas de três regiões etnoambientais.. 2016 (Consultoria)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Consultoria para elaboração do componente Terras Indígenas no âmbito da elaboração do Plano de Gestão do Corredor Ecológico Central da Amazônia do Projeto Corredores Ecológicos/MMA.. 2005 (Assessoria)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Assessor ad hoc das Comissões de Seleção Brasil 2003/2004 e 2004/2005 do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford (International Fellowship Program - IFP).. 2005 (Assessoria)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Etapa de Análise de Produtos Técnicos e Tecnológicos da Avaliação Quadrienal 2021 da CAPES, área de Antropologia e Arqueologia. 2021 (Consultoria)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Consultor ad hoc na avaliação de proposta da Chamada CONFAP CNPq UK Academies 2022 para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo. 2022 (Consultoria)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Consultor no CAP (Comitê de Avaliação de Processos) de Autorização de Acesso a Conhecimento Tradicional Associado para fins de pesquisa científica.. 2006 (Consultoria)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Consultor no CAP (Comitê de Avaliação de Processos) de Autorização de Acesso a Conhecimento Tradicional Associado para fins de pesquisa científica.. 2005 (Consultoria)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Resumo do Relatório de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Tapeba (DOU nº 76, Seção 1, pp. 31-37, ISSN 1677-7042). 2006 (Relatorio_tecnico)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Seminário do Programa Global do Conselho Indigenista Missionário (CIMI). 1995 (Assessoria)
    • SILVA, Edson Vicente da ; ALENCAR, Francisco Amaro Gomes de ; SAMPAIO, José Levi Furtado ; TELES, Maria Do Socorro Lopes ; VERÍSSIMO, Maria Elisa Zanella ; SOUZA, Maria Salete de ; PEREIRA, Raimundo Castelo Melo ; BARROSO, Sara Maria Cavalcante ; BARRETTO FILHO, H. T. . A Comunidade Tremembé: Meio Ambiente e Qualidade de Vida. 2002 (Consultoria)
    • BARRETTO FILHO, H. T. ; ELIHIMAS, Marcelo Antonio ; PINHEIRO, Francisco Alberto ; ARAÚJO, Francisco das Chagas Vasconcelos ; GOMES, Antonio Pessoa . Coordenador do Grupo Técnico instituído pela a Portaria nº 097/PRES/03 de 12.02.2003 (DOU, Seção 2, nº 35, 18.02.2003, p. 17). 2003 (Consultoria)
    • BARRETTO FILHO, H. T. ; MEIRELES, Antonio Jeovah de Andrade ; CAPELLATO, Elder Carlos . Coordenador do Grupo Técnico instituído pela a Portaria nº 1.185/PRES./02 de 11 de novembro de 2002 (DOU, Seção 2, nº 220, 13.11.2002, p. 16). 2002 (Consultoria)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Governança e Áreas Protegidas: poder e decisão, com quem e para quem?. 2023 (Seminário)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Zé Zabel perna de pau: perspectiva histórico-antropológica sobre uma tradição oral tapeba. 2023 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . From Anti-Socioenvironmentalism to Where? A Public Anthropology Perspective on Trends and Prospects for Indigenous Peoples and the Environment in Brazil. 2023 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Protected areas as hybrid meta-artifacts: An anthropological approach to the first surge of nature conservation in the Brazilian Amazon. 2023 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Violência contra as sociedades indígenas na contemporaneidade.. 2013 (Outra)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Radicality and Innovation in Protected Areas Policy in Brazil? Indigenous land 'take-backs' and 'common use territories' in light of convivial conservation. 2022 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Expanding the concept and practice of protected areas? A Brazilian take on convivial conservation.. 2023 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE ; RAMOS, A. . Indigenous Peoples and the Environment in Brazil: Public Anthropology and Activist Perspectives. 2023 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . A arca de Noé em cais afropindorâmico. 2023 (Comunicacao)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Os Povos Indígenas - Patrimônio Cultural e suas Perspectivas'. 2018 (Seminário)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . 'Participação' e 'Protagonismo' como Vulnerabilização em Procedimentos de Demarcação de Terras Indígenas: o 'acordo' judicial para demarcar a TI Tapeba. 2017 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . CPI da Funai e do Incra: uma visão panorâmica a partir do relatório final. 2017 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Uma Antropologia das Áreas Protegidas na Amazônia: revisitando e atualizando uma tese. 2017 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Mesa Redonda: A perspectiva indígena na história e na educação brasileira. 2015 (Outra)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . As Sociedades Indígenas sob o Olhar Antropológico. 2014 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Trabajo intersectorial con enfoque intercultural y de defensa del territorio. 2016 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Coordenação da Oficina de Capacitação. 2015 (Outra)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . A importância do conhecimento tradicional para a biodiversidade. 2015 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Relaciones Interétnicas: tema constitutivo de la Antropología brasilenã?. 2007 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Horizontes Antropológicos sobre las Relaciones entre Sociedade(s) y Medio(s) Ambiente(s): recuperando una perspectiva integral del ser humano. 2007 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Tensões e oportunidades entre as diferentes políticas públicas que influenciam na conservação da biodiversidade. 2011 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Perspectivas de Profissionalização em Antropologia. 2011 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Problemas e Desafios da Governança Territorial (Sessão de Debate 1). 2013 (Outra)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Mesa-redonda 'Mercado de Trabalho Privado em Ciências Sociais'. 2013 (Outra)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Sustentabilidade Ambiental no Trabalho. 2013 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Os Predicados do Desenvolvimento e a Variabilidade da Noção de Povos Autóctones. 2005 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Reconhecidos e Não-Reconhecidos: uma conversa sobre os dilemas do Ceará indígena contemporâneo. 2002 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Biologia e Antropologia: perspectivas de entendimento do homem. 1995 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Anthropology. 1995 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Direito Territorial e Patrimônio. 1997 (Outra)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Identificando uma Terra Indígena no Nordeste: dilemas e possibilidades. 2003 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Espaço Urbano e Responsabilidade Social. 1997 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Sobreposição de Unidades de Conservação e Terras Indígenas. 2001 (Comunicacao)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Unidades de Conservação como Objeto Antropológico: uma etnografia de parques e reservas na Amazônia. 2002 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Criação de Áreas Protegidas na Amazônia: uma perspectiva histórica e antropológica. 2002 (Conferência)
    • BARRETTO FILHO, H. T. ; PRESSOTTI, C. . Três Poderes Contra os Direitos Indígenas. 2015 Portal Ambiental
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . Indígenas e minorias étnicas trocam histórias de luta pela água no Fórum Mundial. 2018 Agência Brasil. Empresa Brasileira de Comunicação.
    • OLIVEIRA, João Pacheco de ; BARRETTO FILHO, H. T. . UnB TV - Programa 'Diálogos': Demarcação de terras indígenas é desafio no Brasil. 2018 Canal da UnB TV no Youtube
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Programa Interferencia de 11/11/2019 da Radio Universidad. 2019 Rádio e Web
    • CHIARETTI, D. ; SOUZA, M. M. E. ; CUNHA, M. C. ; BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE ; TUXA, D. ; ARAUJO JUNIOR, J. J. ; AMADO, L. H. E. ; SANTILLI, M. . Especialistas atacam nova política da Funai: antropólogos e líderes dos índios veem intenção de eliminar terras indígenas não homologadas. 2020 Jornal Valor Econômico
    • FILHO, HENYO TRINDADE BARRETTO . Antropologia a serviço de que(m)? RegulamentAção da profissão de antropóloga. 2020 Podcast Conversas da Kata
    • FACHIN, P. ; BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . O contato cultural amistoso entre indígenas e não indígenas sequer começou. Entrevista especial com Henyo Trindade Barretto Filho. O governo federal quer ?tolher? as experiências autônomas de escolha das comunidades indígenas, diz o antropólogo.. 2020 Instituto Humanitas Unisinos
    • VALENTE, R. ; GUAJAJARA, S. B. ; RAMOS, Alcida Rita ; BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE ; ALBERT, B. ; ALARCON, D. . Bolsonaro fala em 'índio evoluído'; APIB e antropólogos repudiam declaração.. 2020 Notícias UOL - Coluna Rubens Valente
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Oficina de Trabalho: Antropologia Social, Ética e Pesquisa com Povos Indígenas. 2001 (Associação Brasileira de Antropologia)
    • RIBEIRO, Gustavo Lins ; BRANDÃO, Maria Do Carmo ; LIMA, Antonio Carlos de Souza ; BARRETTO FILHO, H. T. ; TEIXEIRA, Carla Costa ; LIMA FILHO, Manuel ; ANDRADE, Carla ; HOFFNAGEL, Judith ; SCOTT, Russell Parry ; MEDEIROS, Bartolomeu Figueroa . 24ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2004 (Associação Brasileira de Antropologia)
    • BARRETTO FILHO, H. T. ; GOULART, A. . Seminário Internacional Mapeamentos Participativos e Gestão de Territórios Indígenas na Amazônia. 2010 (Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Comissão Pró-Indio do Acre (CPI-AC) e Assessoria Especial dos Povos Indígenas (AEPI) e Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) do Governo do Estado do Acre.)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE ; BENSUSAN, Nurit ; CARDOSO, T. M. . Seminário Temático 'Contaminações multiespecíficas: narrativas de mundos em ebulição' na VII Reunião de Antropologia da Ciência e Tecnologia. 2019 (Rede de Antropologia da Ciência e da Tecnologia)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Comissão Científica do X Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social (SAPIS) e V Encontro Latino-Americano de Áreas Protegidas e Inclusão Social (ELAPIS). 2021 (Universidade Federal do Amazonas)
    • WOORTMANN, Ellen Fensterseifer ; LARIA, Roque de Barros ; BARRETTO FILHO, H. T. ; TEIXEIRA, Carla Costa ; OLIVEIRA, Luís Roberto Cardoso de . 22ª Reunião Brasileira de Antropologia. 2000 (Associação Brasileira de Antropologia)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Refletindo sobre a Prática Pedagógica por Competências e Habilidades (Componente Curricular: Sociologia). 2002 (Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação e Diretoria de Educação Média e Tecnológica da Secretaria de Educação do Distrito Federal)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . 10ª Etapa do Magistério Indígena Tapeba, Pitaguary e Genipapo-Canindé. Disciplina ministrada: Antropologia Social.. 2003 (Funai, SEDUC/CE e UECE)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Curso de Especialização em Gestão em Etnodesenvolvimento. Disciplina: Meio Ambiente e Etnodesenvolvimento.. 2003 (Laboratório de Pesquisas em Cultura, Etnicidade e Desenvolvimento (LACED) do Museu Nacional /UFRJ; Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Fundação Ford.)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Curso de Antropologia e Direitos Humanos. Aula: Antropologia, Patrimônio Cultural e Meio Ambiente.. 2003 (Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e Associação Brasileira de Antropologia (ABA))
    • BARRETTO FILHO, H. T. . I Curso de Capacitação em Estratégias de Negociação de Conflitos Sócio-Ambientais: conflitos em torno da geração e transmissão de energia. Disciplina: Técnicas e Estratégias de Pesquisa de Conflitos. 2001 (Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da Universidade de Brasília (UnB) e Vibhava Consultoria Empresarial)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Ministrou a disciplina Introdução à Antropologia no Curso de Formação de Professores Ticuna-Habilitação para o Magistério. 1996 (Organização Geral dos Professores Ticuna Bilíngües (OGPTB) e MAGÜTA-Centro de Documentação e Pesquisa do Alto SolimõesOrganização Geral dos Professores Ticuna Bilíngües e MAGÜTA-Centro de Documentação e Pesquisa do Alto Solimões)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Sociedad(es) y Medio(s) Ambiente(s): perspectivas y horizontes antropológicos. 2007 (Doctorado en Antropología / Universidad del Cauca)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Gestão Ambiental de Terras Indígenas (Curso de Férias 'Dimensões das Culturas Indígenas: xamanismo, política e línguas indígenas'). 2013 (Coordenação de Divulgação Científica do Museu do Índio)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . 6ª Etapa do Curso FIC em Operadores de Direitos Étnicos e Coletivos - Guarani Nhandewa. 2019 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná - Campus Paranaguá)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Participou na roda de diálogo 'No diálogo sobre o clima, como tratamos a questão das traduções de ideias?' do 1º módulo da Formação em Mudanças Climáticas e Incidência Política. 2016 (Instituto Socioambiental (ISA-DF) e Rede de Cooperação Amazônica (RCA))
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Curso 'Aspectos interdisciplinares na formação dos magistrados: antropologia e direitos dos povos indígenas'. 2018 (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira)
    • SILVA, A. T. R. ; BARRETTO FILHO, H. T. ; REYES, I. B. G. . Taller y conversatorio 'Pedagogía del Sujeto: diálogos Brasil México'. 3er Encuentro del Módulo 1 ('La finalidad de la educación: hacer-nos sujetos') de la Maestría en Pedagogía del Sujeto y Práctica Educativa. 2019 (Universidad Campesina Indígena en Red (UCIRED))
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Curso de Extensão 'Povos Indígenas: territorialidade, ancestralidade, trajetória e resistência'. 2021 (Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Curso de Extensão 'Povos Indígenas: territorialidade, ancestralidade, trajetória e resistência' (membro da Comissão Científica e Pedagógica). 2021 (Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza/CDPDH e Núcleo de Estados Afro-Brasileiros e Indígenas da Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/Campus Fortaleza (NEABI-IFCE))
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . QUESTÕES FUNDAMENTAIS NOS LAUDOS ANTROPOLÓGICOS. 2021 (Associação Brasileira de Antropologia (ABA))
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . 'Povos e Comunidades Tradicionais no Brasil: teorias e realidades' no Curso de Capacitação em Povos e Comunidades Tradicionais do Rio Grande do Sul: quilombolas, indígenas e pescadores artesanais.. 2023 (EMATER/RS e UERGS)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Fundamentos Antropológicos e Lingüísticos da Educação Escolar Indígena/Programa de Capacitação em Educação Escolar Indígena para Técnicos Governamentais. 2001 (Coordenação Geral de Apoio às Escolas Indígenas da Secretaria de Ensino Fundamental do MEC)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . IV Curso de Aperfeiçoamento em Política Ambiental. 2001 (IIEB, SUNY e WWF-Brasil)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . II Curso de Aperfeiçoamento em Política Ambiental. 1999 (SUNY e WWF-Brasil)
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Programa de Formação de Estagiários da Operação Anchieta (OPAN). 1989 (Operação Anchieta (OPAN))
    • OLIVEIRA, João Pacheco de ; LIMA, Antonio Carlos de Souza ; BARRETTO FILHO, H. T. ; AZEVEDO, Ana Lúcia Lobato de . Terras Indígenas no Nordeste. 1988 (Departamento de Ciências Sociais e Filosofia/UFC e Departamento de Antropologia/Museu Nacional/UFRJ)
    • BARRETTO FILHO, HENYO TRINDADE . II Curso de Extensão 'Povos Indígenas: territorialidade, ancestralidade, trajetória e resistência' - Aula 02 do Módulo 2: Demarcações Territoriais e Processos de Territorialização.. 2024 (Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH) e Pró-Reitoria de Extensão (Proext) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE))
    • Nome do projeto: Concepção e desenvolvimento de Sistema Interativo para o aperfeiçoamento da gestão de Comunidades que Sustentam a Agricultura no DF (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARRETTO FILHO, H. T. , CAMARA, R. J. , ZANETTI, C. H. G. , SILVA, T. B. P. E. , SANTANNA, H. C. , SOUSA, R. R. , TORRES, C. L. .
      Descrição: A pesquisa visa possibilitar o registro de experiências e troca dos saberes entre Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSAs) a partir da criação de um sistema interativo. Visa-se com a criação do sistema a maior integração entre os participantes das atividades de gestão e otimização de processos cotidianos. Para tanto, parte-se da interpretação qualitativa de dados coletados em campo e da atribuição de significados que possam colaborar no entendimento do espaço sociotécnico e na concepção de produtos de fácil apropriação por parte de seus usuários finais. Objetiva-se ainda evidenciar os trajetos percorridos entre produção e consumo de alimentos, o baixo impacto ambiental, a qualidade das práticas agrícolas e das relações sociais e sua repercussão na saúde dos envolvidos. O projeto apoia-se em pesquisa de mestrado, já concluída, vinculada ao PPG-Design da UnB com foco na reaplicação da tecnologia social CSA no território do DF. A partir da abordagem do Design Participativo, adota-se a pesquisa-ação como procedimento técnico e, além de revisão bibliográfica e do exercício etnográfico junto a atores das comunidades, utiliza métodos, instrumentos e ferramentas referenciados no Design de Serviços. Pretende-se com a realização do sistema proposto neste projeto: responder a demandas sociais concretas; valorizar e favorecer a aprendizagem e a construção de conhecimentos coletivos característicos das CSAs; promover a troca de saberes para o encorajamento de novas comunidades e para o aperfeiçoamento das já existentes; alcançar possibilidade de sistematização dinâmica do conhecimento gerado e sua veiculação. Os produtos finais compreendem, dentre outros, a entrega do sistema à Rede CSA Brasília, material instrucional referente ao uso do mesmo, toolkit para realização de atividades em campo e publicação de artigos acadêmicos.
    • Nome do projeto: Da Naturalização da Nação à Internacionalização da Gestão da Natureza: para uma etnografia histórica da administração das unidades de conservação no Brasil (1996 - 1998
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARRETTO FILHO, H. T. , LOBO, A. S. , MENEZES, G. H. S. , CORREIA, Cloude de Souza , SILVA, Cristhian Teófilo da , GUIMARAES, S. M. F. , CANEDO, K. S. , SALGUEIRO, R. R. , MAIA, C. L. C. , LOPES, P. S. .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica em que nove alunos de graduação e orientandos se sucederam entre julho de 1996 e 1998, realizando um trabalho de levantamento e organização de documentação histórica sobre a gestão de unidades de conservação no Brasil, complementar ao meu projeto individual de doutorado.
    • Nome do projeto: Instrução técnica para o registro do ofício de raizeiras e raizeiros do Cerrado como patrimônio cultural imaterial do Brasil (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARRETTO FILHO, H. T. , GUIMARAES, S. M. F. , SANTOS, C. A. B. P. , D?ALMEIDA, S. S. .
      Descrição: O projeto procurará, por meio de pesquisa etnográfica, conhecer as práticas e saberes das raizeiras e raizeiros do Cerrado nos processos de saúde-adoecimento e sua eficácia na medicina popular. O objetivo geral da pesquisa é ?compreender como o ofício de raizeiras/os está enraizado na história plural de formação do Brasil e como essa prática cria sentimentos de pertencimento, revela tecnologias criativas que relacionam pessoas e o cerrado e como criam o cuidado em múltiplas dimensões?. Ao analisar como se efetiva o ofício de raizeiras e raizeiros do Cerrado, a pesquisa visa não apenas entender e valorizar esses conhecimentos tradicionais, mas também produzir informações e dados científicos fundamentais para a patrimonialização deste ofício junto ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Período: Agosto de 2022 a agosto de 2024
    • Nome do projeto: RADICALIDADE E INOVAÇÃO NA POLÍTICA DE ÁREAS PROTEGIDAS NO BRASIL: ?RETOMADAS? DE TERRAS INDÍGENAS E ?TERRITÓRIOS DE USOS COMUM? NA PERSPECTIVA DA CONSERVAÇÃO CONVIVIAL (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARRETTO FILHO, H. T. .
      Descrição: O objeto mais geral do projeto é etnografar e refletir comparativamente sobre iniciativas radicais e inovadoras de conquista de direitos territoriais e de consolidação de áreas protegidas (no caso, Terras Indígenas e Territórios de Uso Comum de comunidades tradicionais), naquilo em que estes processos possam ser iluminados pela perspectiva da conservação convivial. Esta tem se apresentado como uma abordagem à conservação da diversidade biológica e cultural que leva a sério as pressões estruturais do nosso sistema econômico, as violentas realidades socioecológicas, as extinções de espécies em cascata e as políticas cada vez mais autoritárias em que vivemos; uma visão, uma política e um conjunto de princípios de governança que se propõem a responder de forma realista às pressões centrais do nosso tempo; uma abordagem pós-capitalista para a conservação que tenta promover a equidade radical, a transformação estrutural e a justiça ambiental, contribuindo assim para criar um mundo mais igualitário e sustentável. As duas situações a serem etnografadas comparativamente, embora não se limitem à conservação, apresentam claras externalidades conservacionistas, enfocadas que estão não na exploração/produtividade, mas na convivialidade ? entendida aqui como a (re)construção e/ou manutenção de relações densas, envolventes, estáveis e abertas com ecologias e entes outros-que-humanos.
    • Nome do projeto: Ambientalização de Processos Sociais e de Sujeitos Políticos: um olhar para o DF e além (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARRETTO FILHO, H. T. .
      Descrição: O projeto visa: (i) etnografar expressões locais no DF, seu entorno e em outros rincões do país, do processo histórico mais amplo de ambientalização de sujeitos, de modos de vida e de conflitos, que implica simultaneamente transformações no Estado, nas políticas públicas, na conduta das pessoas no na vida cotidiana e no trabalho, e nas subjetividades, tendo a questão ambiental como nova fonte de legitimidade, de argumentação e construção de si; e (ii) examinar o rendimento e a potência analíticos da noção de ambientalização, por meio de estudos empíricos enfocando coletivos, territórios, projetos e situações que possam ser etnografados e compreendidos à luz da noção e de suas implicações ? tais como: a implantação de assentamentos agroecológicos, a constituição de ecovilas, a percepção de risco sobre a crise hídrica, a ressemantização das identidades caiçara (no litoral sul do estado do Rio de Janeiro) e ribeirinha (no baixo rio Tapajós no Pará), a trajetória/identidade de mulheres catadoras autônomas de resíduos sólidos recicláveis, as estratégias de "consumo consciente" - entre outros.
    • Nome do projeto: Da Nação ao Planeta através da Natureza: uma tentativa de abordagem antropológica das unidades de conservação na Amazônia (1996 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARRETTO FILHO, H. T. .
      Descrição: Projeto de pesquisa apresentado à seleção para o Doutorado em Antropologia Social do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da FFLCH/USP, em 1995, posteriormente publicado na Série Antropologia nº 222 (Brasília: DAN/UnB), em 1997. O projeto foi viabilizado por meio do apoio financeiro das seguintes fontes: Programa FORD/ANPOCS de Dotações para Pesquisa em Ciências Sociais de 1997, através da Dotação 66AB; Programa Natureza e Sociedade WWF/FORD, através do Apoio CSR 103-98; e The Wenner-Gren Foundation for Anthropological Research, Predoctoral Grant # 6289. Durante a pesquisa, recebi bolsa de Doutorado pelo Programa Institucional de Capacitação Docente da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PICDT/CAPES) por meio do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB. O objetivo da proposta foi realizar uma etnografia comparada dos processos de estudo, proposição, criação, gestão e manejo do Parque Nacional do Jaú, criado pelo Decreto nº 85.200 de 24.09.1980, com 2.272.000 ha., e da Estação Ecológica das Anavilhanas, criada pelo Decreto nº 86.061 de 02.07.1981, com 350.018 ha. nos municípios de Barcelos, Novo Airão e Manaus, no estado do Amazonas, contextualizando-os no âmbito do desenvolvimento (e das sucessivas mudanças de enfoque) da política ambiental brasileira e demais políticas oficiais, nos últimos 30 anos. O estudo comparado de duas categorias de UCs de proteção integral permitiu interpelar etnograficamente a relação entre diferentes atores, agências e instituições, situadas em distintas instâncias (internacional, nacional, regional e local) na produção e gestão das áreas naturais protegidas - interrogando, aí, os mecanismos de poder, regras de direito e práticas administrativas por meio dos quais se atualizam os processos de modulação e semiotização do espaço.
    • Nome do projeto: Etnogênese e Indianidade como processos sociais: um estudo de caso detalhado na zona metropolitana de Fortaleza - Os Tapeba de Caucaia (1989 - 1993
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARRETTO FILHO, H. T. .
      Descrição: Projeto de pesquisa de mestrado, apoiado pelo concurso FORD-ANPOCS de Dotações para Pesquisa de 1989 (Dotações de tipo B). A pesquisa se desenvolveu com recursos desta dotação e de uma Bolsa de Auxílio à Pesquisa concedida pelo PPGAS/MN/UFRJ. O trabalho de campo desenvolveu-se entre outubro de 1989 e junho de 1990, alternando períodos de estadia em Caucaia, nos grupos locais Tapebas, e em Fortaleza, junto a uma série de instituições. Tratou-se de um estudo de caso que focalizou o processo pelo qual pessoas que residem em localidades diversas (com configurações e histórias distintas) no distrito da sede do município de Caucaia, zona metropolitana de Fortaleza, no Ceará, num quadro de diversidade marcado por assentamentos locais discrepantes e configurações socioeconômicas distintas, vêm a se constituir num grupo cujo reconhecimento local se traduz por conferirem-lhes uma determinada adscrição: ?Tapebas?, ou ainda ?Tapebanos? (locução adjetiva para ?do Tapeba?, ?da Lagoa do Tapeba?), ou mesmo ?Pernas-de-Pau? (numa referência explícita ao apelido de um ancestral comum ao qual remontam ao traçar a sua genealogia - no que diz respeito a pelo menos um segmento da população).
    • Nome do projeto: Fronteiras Étnicas, Território e Tradição Cultural: Estudo comparativo de grupos indígenas na região do Projeto Calha Norte e no Nordeste (1986 - 1993
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARRETTO FILHO, H. T. , OLIVEIRA, João Pacheco de , VICTER, R. S. , PERES, S. C. .
      Descrição: O projeto visava comparar os povos indígenas na região Nordeste com os da Amazônia em termos dos territórios que ocupavam ou reivindicavam. Dadas as características e a cronologia da expansão das fronteiras na Amazônia, os povos indígenas aí detêm parte significativa de seus territórios e nichos ecológicos, enquanto no Nordeste tais áreas foram incorporadas por fluxos colonizadores anteriores, não diferindo muito as suas posses atuais do padrão camponês e estando entremeadas à população regional. Tal desproporção dava aos problemas e mobilizações dos povos indígenas na Amazônia uma importante dimensão ambiental e geopolítica, enquanto no Nordeste as questões se mantinham primordialmente nas esferas fundiária e de intervenção assistencial. Se, na Amazônia, a mais grave ameaça é a invasão dos territórios indígenas e a degradação de seus recursos ambientais, no caso do Nordeste, o desafio à ação indigenista é restabelecer os territórios indígenas, promovendo a retirada dos não índios das áreas indígenas, desnaturalizando a ?mistura? como única via de sobrevivência e cidadania.
    • Nome do projeto: Os Brasis e suas memórias: os indígenas na formação do Brasil (2018 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARRETTO FILHO, H. T. , OLIVEIRA, João Pacheco de , MAGALHAES, A. , SANTOS, R. C. M. , BARBOSA, P. A. , SANTOS, B. , ALARCON, D. .
      Descrição: O projeto propõe-se a realizar pesquisa e produzir dados e interpretações novas sobre um aspecto muito pouco estudado e conhecido na história de nosso país: a continuada e persistente presença da população autóctone não só no período colonial e no século XIX, mas no Brasil Republicano e atual. Segundo dados do IBGE (2010), tal população é formada por mais de 800 mil pessoas, implica em mais de duzentas etnias e línguas próprias e está localizada em todos os estados e em cerca de 2/3 dos mais de mil municípios brasileiros, representando quase 18 do território da Amazônia Legal. O método de pesquisa adotado será a conjugação de técnicas da antropologia, sociologia, história e estudos literários, reunindo biografias, trajetórias, histórias de vida, análises de situação social e processos sociais, estudo de imagens, coleções etnográficas e dados arqueológicos, buscando assim dar conta das profundas transformações sofridas por estas populações. As mudanças sociais não serão tratadas apenas como fatos políticos e econômicos, mas como fenômenos sociais totais, envolvendo dimensões emocionais e afetivas, considerando aspectos contraditórios e ambíguos nas relações sociais, bem como buscando compreender o protagonismo e a agência permanentemente exercida pelos indígenas. A investigação será realizada não por uma equipe referida a uma única instituição, mas por uma rede articulada de 13 programas de pós-graduação, a qual abrange todas as regiões do país, se desdobra em colaboração interdisciplinar e incorpora programas de pós-graduação em diferentes níveis deconsolidação institucional: dois da região sul, três da região leste, dois da centro-oeste, um da Amazônia e cinco da região nordeste; sendo sete programas em Antropologia, três em Sociologia e três em História; em diferentes estágios de institucionalização - dois programas nota 7 da CAPES, três nota 5, quatro nota 4 e três novos (nota 3). Espera-se um impacto positivo no intercâmbio e na formação de equipes de pesquisa e nas práticas acadêmicas, favorecendo a consolidação de grupos mais novos. Cabe destacar não apenas a extensão da rede (55 pesquisadores), mas o fato de ser extremamente qualificada, envolvendo a grande maioria dos pesquisadores e núcleos de pesquisa que no âmbito dos programas brasileiros de pós-graduação desenvolvem estudos sobre povos indígenas na perspectiva de um antropologia histórica. Em cada uma das pós-graduações envolvidas há uma linha de investigação sobre história indígena ou política indigenista, operacionalizada através de núcleos/laboratórios e da participação de alunos e bolsistas, possuindo significativa produção científica na área acadêmica indicada e mantendo projetos de pesquisa em plena atuação. Além de contribuir para o fortalecimento de linhas de investigação no interior de cada PPG e para a consecução de produção acadêmica nova e significativa (teses, dissertações, artigos em revistas científicas e capítulos em livros), a pesquisa permitirá envolver estudantes e profissionais indígenas no relato de sua própria história.
    • Nome do projeto: Conflictos territoriales e interétnicos en Buenos Aires, Costa Rica: aportes interdisciplinarios para su resolución (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BARRETTO FILHO, H. T. , BERGER, M. G. , BOZZOLI, M. E. , JIMENEZ, M. C. A. , SOLANO, D. R. , VILLARREAL, A. B. , VASQUEZ, R. C. , GOMEZ, R. V. , ARCE, E. P. , VEGA, L. M. S. , SEGURA, A. G. , MUNOZ, X. Z. , SOTO, L. R. , ELIAS, S. , ALBUQUERQUE, M. S. .
      Descrição: Si bien los conflictos territoriales e interétnicos atraviesan la realidade latinoamericana em casi toda su extensión, revisten en cada caso particularidades únicas difíciles de cernir y que ameritan investigaciones también particulares. En este proyecto se propone el estudio de las territorialidades indígenas, aplicando la investigación-acción participativa al caso de Salitre y otras localidades del Pacífico sur de Costa Rica. Desde el año 2010 se ha incrementado la violência interétnica en la comunidad indígena de Salitre y en otras del cantón de Buenos Aires, a raíz de crecientes reclamos de estas comunidades por consolidar sus derechos territoriales y por definir el espacio geográfico en que habitan como exclusivamente indígena. Estas manifestaciones de violencia han generado una gran preocupación, tanto en los habitantes indígenas de esos territorios, que se sienten amenazados, como por parte de organismos estatales e internacionales que no han encontrado formas legales o administrativas efectivas para resolver los problemas territoriales y fomentar una mayor tolerancia entre sectores de población culturalmente diferenciados y confrontados. El proyecto consiste en la generación de información clave para la elaboración de propuestas que contribuyan a la negociación social y a la resolución de conflitos territoriales e interétnicos en Salitre y otras comunidades indígenas de Buenos Aires partiendo de un enfoque holístico e interdisciplinario de investigación de la realidad sociocultural y ambiental de esa zona del país, con la participación de académicos de Geografía, Historia, Sociología, Trabajo Social, Ingeniería Topográfica, Derecho, Lingüística y Antropología. Entendemos por enfoque holístico e interdisciplinario de investigación el que combina en forma complementaria los aportes particulares de distintas disciplinas en la búsueda de respuestas a las mismas preguntas de investigación.
    • BARRETTO FILHO, H. T. . Representante titular da Associação Brasileira de Antropologia no Conselho Gestor do Patrimônio Genético do Ministério do Meio Ambiente.. 2016 - Participação em comitê nacional ligado ao patrimônio cultural e genético.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 1986
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 1993
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Wageningen University
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal do Amazonas:
      • Tipo de vínculo: Livre (1990 - 1994 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Instituto Internacional de Educação do Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2016 ).
        Outras informações: Coordenador de Programa
    • Revista Eletrônica Alteridade (Unimontes):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial Consultivo
    • Revista Terena Vukápanavo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Científico
    • VIBRANT (FLORIANÓPOLIS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Parecerista ad hoc.
    • BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Parecerista ad hoc.
    • REVISTA BRASILEIRA DE SOCIOLOGIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Parecerista ad hoc.
    • Sociedade e Estado (UnB. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Parecerista ad hoc.
    • REVISTA ANTHROPOLÓGICAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2004 ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial.
    • Anuário do Instituto de Geociências - UFRJ:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Consultivo Editorial
    • ANUÁRIO ANTROPOLÓGICO:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2003 ).
        Outras informações: Editor com Alcida Rita Ramos e Roque de Barros Laraia, entre 1999 a 2002. Editor com Luís Roberto Cardoso de Oliveira e Carla Costa Teixeira, entre 2002 e 2003.
    • Revista de Antropologia (USP. Impresso) ( 003-4770):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista do Museu Nacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Assessor (parecerista) ad hoc.
    • MANA (UFRJ. IMPRESSO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Assessor (parecerista) ad hoc.
    • ILHA. REVISTA DE ANTROPOLOGIA (FLORIANÓPOLIS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Assessor (parecerista) ad hoc.
    • REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (ANPUR):
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Assessor (parecerista) ad hoc.
    • AMBIENTE E SOCIEDADE (CAMPINAS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Assessor (parecerista) ad hoc.
    • ANUÁRIO ANTROPOLÓGICO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - 2001 ).
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (1989 - 1993 ).
    • Universidad de Costa Rica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • ANTROPOLÍTICA: REVISTA CONTEMPORÂNEA DE ANTROPOLOGIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • REVISTA MUNDAÚ:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • AMAZÔNICA: REVISTA DE ANTROPOLOGIA (ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • VIBRANT (FLORIANÓPOLIS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • REVISTA BRASILEIRA DE INFORMAÇÃO BIBLIOGRÁFICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS - BIB:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • INTERETHNIC@ - REVISTA DE ESTUDOS EM RELAÇÕES INTERÉTNICAS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Editorial
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2022 ).
        Outras informações: Processo nº 23038.006118/2022-33 Interessado: DAV/Capes Declaro para os devidos fins que o(a) consultor(a) Henyo Trindade Barretto Filho, docente da UnB, participou da etapa Análise de Produtos Técnicos e Tecnológicos da Avaliação Quadrienal 2021, área de Antropologia e Arqueologia. O evento foi realizado de forma remota nos dias 13 a 17 de setembro de 2021, tendo o parecer final registrado pela Plataforma Teams.
    • ANUÁRIO ANTROPOLÓGICO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).
    • REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).
        Outras informações: Colaborou com a REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (RBEUR), emitindo parecer conclusivo sobre o artigo de código 7424 em 21 de agosto de 2023, figurando, portanto, como Colaborador da RBEUR.