Não autenticado |

Marcelo Gaudêncio Brito Pureza

    • Graduado em Geografia Lic/Bac pela Universidade Federal do Pará (1997). Especialização em Recuperação de Áreas Degradadas da Amazônia (1998) pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA/UFPA. Mestre em Educação (2012), linha de currículo e formação de professores pelo Instituto de Ciência da Educação - ICED/UFPA. Doutorando em Geografia Humana pela USP, Linha de Geografia, Educação e Ensino. Atuou de 1998 a 2014 como professor da Educação Básica pela Secretaria de Estado de Educação do Pará - SEDUC e escolas da Rede Privada; de 2005 a 2013 no Ensino Superior pela Universidade do Estado do Pará - UEPA. Atualmente é professor Assistente na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Foi Diretor Adjunto do Instituo de Ciências Humanas/Unifesspa entre 2015 e 2019. Desenvolve pesquisa nos temas: Formação de Professores de Geografia, Ensino de Geografia, Educação Inclusiva e Educação Escolar Indígena.

       

      Links:    

    • Formação de Professores
    • Ensino de Geografia
    • Educação Escolar Indígena
    • MARTINS, A. B. ; PUREZA, Marcelo G B . O ensino de geografia e as relação étnico-raciais nos livros didáticos no ensino fundamental GEOGRAFIA ENSINO & PESQUISA , v. 24 , p. 01 - 31 , 2020. ISSN: 22364994.
    • PUREZA, MARCELO GAUDÊNCIO BRITO . O Ensino de Geografia na Educação Escolar Indígena Educação e Cultura Contemporânea , v. 17 , p. 238 - 257 , 2020. ISSN: 22381279.
    • MARTINS, ALAN BIZERRA ; PUREZA, MARCELO GAUDÊNCIO BRITO ; PASCHOALINO, WLAMIR JOSÉ ; JOVETTA, ROBSON ; RÉ, ADILSON LUIZ . O LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DO CONTEÚDO PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS UNAR. REVISTA CIENTÍFICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ARARAS "DR. EDMUNDO ULSON" , v. 19 , p. 142 - 150 , 2019. ISSN: 19824920.
    • SILVA, GUSTAVO DA ; PUREZA, MARCELO GAUDÊNCIO BRITO . A demarcação de terras indígenas na Amazônia Legal Revista do NUPEM , v. 11 , p. 43 - 53 , 2019. ISSN: 21767912.
    • PUREZA, Marcelo G B ; ROCHA, G O R . A formação de professores em tempos de fábulas neoliberais Confronteiras , v. 1 , p. 204 - 220 , 2017. ISSN: 25269895.
    • MARTINS, A. B. ; PUREZA, Marcelo G B ; GOMES, A. C. R. . O ensino de geografia e as relações étnico-raciais: a representatividade da cultura negra nos livros didáticos do ensino fundamental. In: III Simpósio de Produção Científica , 2019 , Marabá. Contribuições para a pesquisa local. : , 2019. p. 202 - 206.
    • PUREZA, Marcelo G B ; ROCHA, G O R . A educação inclusiva presente nos projetos pedagógicos curriculares dos cursos de licenciatura em Geografia da UFPA e IFPA. In: 11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo , 2013 , Belém. OS FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS E POLÍTICOS DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO. : , 2013.
    • PUREZA, Marcelo G B ; ROCHA, G O R . O desenvolvimento de habilidades sociais inclusivas nos graduandos de Geografia das IES públicas de Belém PA. In: III Seminário Internacional de Habilidades Sociais , 2011 , Taubaté. III Simpósio Internacional de Habilidades Sociais - Habilidades Sociais, Cultura, Pesquisa e Prática. : , 2011.
    • PUREZA, Marcelo G B ; ROCHA, G O R . O Desenvolvimento de Atitudes e Habilidades Sociais Inclusivas nos Graduandos de Geografia das IES Públicas de Belém-PA. In: XX Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste , 2011 , Manaus. Educação, Culturas e Diversidades. : , 2011.
    • PUREZA, Marcelo G B . Guia de livros didáticos : PNLD 2013: geografica. 2012 (Relatorio_tecnico)
    • PUREZA, Marcelo G B . Divisão do Pará. 2011 (Conferência)
    • PUREZA, Marcelo G B . Competências para ensinar no século XXI. 2012 (Conferência)
    • PUREZA, Marcelo G B . Educar por competências. 2013 (Conferência)
    • PUREZA, Marcelo G B . O professor inclusivo: concepções teóricas e expectativas de atuação docente. 2013 (Conferência)
    • PUREZA, Marcelo G B ; AMORIM, A. S. ; MESQUITA, A. M. ; CAMPOS, D. R. S. . As pesquisas educacionais no campo do currículo, inclusão e formação de professores. 2012
    • PUREZA, Marcelo G B . I Seminário de Formação de Professores do ICH. 2018 (Instituto de Ciências Humanas)
    • PUREZA, Marcelo G B . I Ação Acadêmica do Instituto de Ciência Humanas da Unifesspa. 2016 (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará)
    • PUREZA, Marcelo G B . Ensino de Geografia para anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva inclusiva. 2013 (INCLUDERE/ICED/UFPA)
  • Projetos de Pesquisa: 6
    • Nome do projeto: EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO ESCOLAR: Proposições para a Escola Municipal de Ens. Fund. Rosa do Socorro Carvalho? (Comunidade Pirateua, Município Moju /PA) (2010 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PUREZA, Marcelo G B .
    • Nome do projeto: Cartografia da Educação Especial nos Cursos de Licenciatura das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Pará. (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PUREZA, Marcelo G B , ROCHA, G O R , MESQUITA, A. M. , CAMPOS, D. R. S. , AMORIM, A. S. .
      Descrição: Projeto financiado pela PROESP/MEC/CAPES, tendo como objetivo geral mapear o desenvolvimento da Educação Inclusiva nas IES pública do Pará
    • Nome do projeto: Os lugares e paisagens de Marabá: ensinar e aprender a partir dos conceitos geográficos (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PUREZA, Marcelo G B , GOMES, M. F. S. , LIMA, M. M. , MESQUITA, J. W. M. , TEIXEIRA, A. P. .
      Descrição: A finalidade deste projeto é desenvolver laboratórios metodológicos de ensino de conceitos geográficos (lugar e paisagem) a partir da teoria dos conceitos de Vygotsky estabelecendo uma troca de saberes, conhecimentos e experiências entre Universidade, alunos e professores de escolas públicas do município de Marabá.
    • Nome do projeto: Metodologias de ensino em Geografia para o ensino fundamental do 6º ao 9º ano (2015 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PUREZA, Marcelo G B , ALMEIDA, E. P. , LIMA, M. M. , CAMPBELL, A. G. , TEIXEIRA, A. P. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo central desenvolver propostas metodológicas inovadoras no ensino de Geografia que promovam a aprendizagem dos conceitos geográficos por alunos do ensino fundamental de escolas municipais de Marabá-PA.
    • Nome do projeto: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS E O ENSINO DE GEOGRAFIA: o desenvolvimento dos conceitos geográficos em escolas das aldeias dos Aikewara Suruí, Gaviões e Kyikatejê (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PUREZA, Marcelo G B , ALMEIDA, E. P. , TEIXEIRA, A. P. , PAIXAO, K. C. , MONTEIRO, J. N. S. , SILVA, P. E. M. .
      Descrição: Este projeto de extensão (Programa) tem como objetivo discutir a Formação de Professores para o ensino de Geografia atuantes em escolas da Educação Básica localizadas em aldeias indígenas. O público alvo são os docentes que ministram Geografia em escolas localizadas em aldeias indígenas dos Aikewara Suruí, Gaviões e Kyikatejê e discentes do curso de Geografia. As atividades que serão desenvolvidas estarão apoiadas na pesquisa-ação e fundamentadas nas teorias da educação (histórico-social-cultural) e geografia (Geografia Crítica). A partir da discussão sobre o ensino dos conceitos básicos da geografia (lugar, paisagem, território, região, espaço) e a educação indígena, espera-se fortalecer a formação de professores de geografia, especialmente àqueles que atuarão em comunidades indígenas, realizando o debate reflexivo tento por base as contradições e desenvolvimento entre o conhecimento tradicional e o conhecimento geográfico-científico.
    • Nome do projeto: Educação básica em pesquisa e extensão: as ações propostas no âmbito da Unifesspa e seus impactos na melhoria da qualidade da educação no sul e Sudeste do Pará (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PUREZA, Marcelo G B , GOMES, A. C. R. , ANJOS, H. P. .
      Descrição: Fazer um levantamento dos projetos de pesquisa e extensão que estão sendo desenvolvidos na Unifesspa direcionados à Educação Básica, assim como, avaliar os impactos desses projetos nas escolas em que são desenvolvidos.
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia Lic/Bac
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Pará
        Título: A Geomorfologia nos Livros Didáticos de Geografia para 5ª Série do Ensino Fundamental
        Ano de conclusão: 1997
    • Mestrado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Pará
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Pará
        Ano de conclusão: 1998
    • Universidade do Estado do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2013 ).
        Outras informações: Disciplinas: História do Pensamento Geográfico, Geografia Regional, Geografia Econômica, Geografia do Brasil e seu ensino, Geografia da Amazônia e seu ensino, Estágio Supervisionado, Educação Ambiental, Metodologia Científica, Orientação de TCC
        Outras informações: Contratado
    • Secretaria de Estado de Educação do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 2014 ).
        Outras informações: Professor de Geografia da Educação Básica
        Outras informações: Efetivo
    • Universidade Federal do Pará:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Disciplina: Fundamentos da Educação Especial
        Outras informações: Professor
    • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professor Assistente