Não autenticado |

Eliane Ferreira Campos Vieira

    • Sou uma humanista curiosa. Graduei-me em Geografia na modalidade Licenciatura, cursei especialização em Geoprocessamento com um trabalho discutindo a utilização das ferramentas do Geoprocessamento para a produção de material didático. Cursei o Mestrado em Geografia, na Área de Concentração Análise Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais. Nestas etapas, desenvolvi trabalhos sobre o Ensino de Geografia. Em 2015, concluí o Doutorado em Geografia, na linha Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, discutindo o tema da Cartografia na Formação dos Professores de Geografia. Após a graduação, sempre trabalhei como professora, ora no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, Ensino Médio Técnico e no Ensino Superior em instituições públicas e particulares no Estado de Minas Gerais. Passei por diversas cidades e conheci muita gente que se dedica a fazer uma educação pública, gratuita e de qualidade. Atualmente, desenvolvo atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Neste local atual, também tenho desenvolvido atividades nessa fascinante área de atuação docente, que é a Educação de Jovens e Adultos. Interesso-me por pessoas, seus relacionamentos e suas formas de lidar com o conhecimento e em específico o conhecimento espacial, objeto de minhas investigações no campo da Geografia.

       

      Links:    

    • Vieira, E. F.C. ; FONSECA, G. S. ; MAGALHAES, S. C. M. ; SILVEIRA, Y. M. S. . ATLAS AMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO VERDE GRANDE. Montes Claros : UNIMONTES, 2010 . 71p. ISBN: 9788577391509.
    • PIRES, K. R. G. ; HIRAKAWA, D. A. ; ARRUDA, L. S. ; Vieira, E. F.C. . Français à travers le monde : cours de sensibilisation à la langue française et aux cultures de pays de langue française par le biais de l?interdisciplinarité Revista Letras Raras , v. 12 , p. 189 - , 2023. ISSN: 23172347.
    • PIRES, K. R. G. ; HIRAKAWA, D. A. ; ARRUDA, L. S. ; VIEIRA, E. F. C. ; Vieira, E. F.C. . Francês pelo mundo afora: aulas de sensibilização à língua francesa e às culturas de países de língua francesa através da interdisciplinaridade Revista Letras Raras , v. 12 , p. 189 - 204 , 2023. ISSN: 23172347.
    • SALA, M. E. ; Vieira, E. F.C. ; CORREA, L. L. . Aprendizagem baseada em problemas: uma experiência focada nos riscos socioambiemtais relacionada ao consumo de alimentos industrializados PERSPECTIVA EM EDUCAÇÃO , v. UNICO , p. 208 - , 2021. ISSN: 25952889.
    • Vieira, E. F.C. ; SALA, M. E. ; MARZAGAO, A. R. S. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LIGADAS A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ESPACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL Sobre Tudo , v. 11 , p. 167-190 - 190 , 2020. ISSN: 15197883.
    • CASTRO, Rachel Inês ; FREITAS, M. C. ; Vieira, E. F.C. . Abalos sísmicos: Considerações sobre sismos em Montes Claros/MG Revista Cerrados (UNIMONTES) , v. 10 , p. 83 - 93 , 2012. ISSN: 16788346.
    • Vieira, E. F.C. ; ALVES, R. S. ; FERREIRA, W. S. ; GUERRA, W. M. . EDUCAÇÃO AMBIENTAL E IMPACTOS AMBIENTAIS: UM ESTUDO DE CASO DO CÓRREGO PAI JOÃO EM MONTES CLAROS Educação, Escola e Sociedade , v. 3 , p. 77 - 91 , 2010. ISSN: 19832540.
    • Vieira, E. F.C. ; MACHADO, L. B. ; GUERRA, M. F. M. ; RODRIGUES, J. M. R. . O Ensino, a Pesquisa e a Extensão: um relato de experiência sobre Projeto BIOTEMAS e a formação docente. A Letra e a Voz da Extensão: Projeto BIOTEMAS, uma década de integração Universidade e Educação Básica, v. 1, p. 396 - 410, 2013.
    • Vieira, E. F.C. ; MACHADO, L. B. ; SILVA, R. R. V. . A Geografia no Projeto BIOTEMAS : Análise da Produção discente de 2006 a 2009. A Letra e a Voz da Extensão: Projeto BIOTEMAS, uma década de integração Universidade e Educação Básica, v. 1, p. 304 - 309, 2013.
    • Vieira, E. F.C. ; MACHADO, L. B. ; SILVA, R. R. V. . A Educação Física no Projeto BIOTEMAS : Análise da Produção discente de 2006 a 2009. A Letra e a Voz da Extensão: Projeto BIOTEMAS, uma década de integração Universidade e Educação Básica, v. , p. 297 - 303, 2013.
    • Vieira, E. F.C. ; VIEIRA, R. V. ; GOMES, V. E. . Promoção da Saúde no Ensino Fundamental: Relato de Experiência do Projeto 'Saúde Todo Dia', uma parceria do Escolas Saudáveis com o Centro Pedagógico da UFMG. In: Semana do Conhecimento da UFMG , 2017 , Belo Horizonte. Anais da Semana do Conhecimento da UFMG 2017. Belo Horizonte : UFMG, 2017.
    • SOARES, L. D. G. ; CRUZ, M. ; GOMES, L. M. ; SILVESTRE, J. C. ; OLIVEIRA, J. S. ; SILVA, J. ; CAVALCANTI, B. A. ; FARIA, W. C. C. ; Vieira, E. F.C. . Abordagem Interdisciplinar da Questão de Gênero na Educação de Jovens e Adultos. In: Semana do Conhecimento UFMG 2017 , 2017 , Belo Horizonte. Anais da Semana do Conhecimento UFMG 2017. Belo horizonte : , 2017.
    • Vieira, E. F.C. ; CASTRO, Rachel Inês . CONSIDERAÇÕES SOBRE O BLOCO-DIAGRAMA NA REPRESENTAÇÃO DO RELEVO. In: VIII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares , 2013 , São João Del Rey - MG. ANAIS. São João Del Rey - MG : Universidade Federal de São João Del Rey, 2013.
    • Vieira, E. F.C. ; FONSECA, G. S. ; SILVEIRA, Y. M. S. ; MAGALHAES, S. C. M. . Atlas Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande: instrumento de Educação Ambiental. In: VII Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares , 2011 , Vitória ES. Anais. Vitoria - ES : Universidade Federal do Espirito Santo, 2011. p. 24 - 36.
    • Vieira, E. F.C. ; MACHADO, L. B. . A Geografia no Projeto Biotemas: Análise das Produções Discentes de 2006 a 2009. In: X Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão , 2010 , Montes Claros. Anais do X Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Montes Claros : Unimontes, 2010.
    • Vieira, E. F.C. ; MAGALHAES, S. C. M. ; SILVEIRA, Y. M. S. ; FONSECA, G. S. . Geotecnologias na Produção de Material Didático. In: X Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão , 2010 , Montes Claros. Anais do X Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. Montes Claros : Unimontes, 2010.
    • Vieira, E. F.C. . Cinema na sala de aula: a utilização do cinema no ensino de Geografia. In: X FÓRUM DE ENSINO PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO , 2010 , MONTES CLAROS. ANAIS DO X Fórum de Ensino Pesquisa, Extensão e Gestão da Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros : Unimontes, 2010.
    • OLIVEIRA, I. M. ; CASTRO, Rachel Inês ; FIGUEIREDO, L. H. A. ; Vieira, E. F.C. . UTILIZANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS VISANDO O MAPEAMENTO DO USO DO SOLO DO BAIRRO CAMILO PRATES E SEU ENTORNO. In: I Congresso Brasileiro de Organização do Espaço , 2010 , Rio Claro, SP. Anais do I Congresso Brasileiro de Organização do Espaço e X Seminário de Pós-Graduação em Geografia da UNESP Rio Claro. Rio Claro : Unesp Rio Claro, 2010. p. 2133 - 2145.
    • Vieira, E. F.C. ; GROSSI, M. L. A. . Percepção Ambiental E As Contribuições Para Estudo Do Lixo No Espaço Urbano. In: I Colóquio Cidades e Região: Dinamicas dos Espaços Urbanos e rurais , 2010 , Montes Claros. Anais do I Colóquio Cidades e Região: Dinamicas dos Espaços Urbanos e rurais. Montes Claros : Unimontes, 2010.
    • Vieira, E. F.C. ; CASTRO, Rachel Inês . CARTOGRAFIA: IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE Geografia. In: XVI Encontro Nacional de Geógrafos Crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e de esperanças Espaço de Diálogos e Práticas , 2010 , Porto Alegre. Anais do XVI Encontro Nacional de Geógrafos:Crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e de esperanças Espaço de Diálogos e Práticas. Porto Alegre : , 2010.
    • Vieira, E. F.C. ; LESANN, J. ; VALADAO, R. C. . REPRESENTAÇÃO DO RELEVO EM GEOGRAFIA: ABORDAGEM CONCEITUAL E HISTÓRICA. In: II Simpósio Internacional Caminhos Atuais da Cartografia na Geografia: O mapa como forma de expressão das geografias. , 2010 , São Paulo. ANAIS do II Simpósio Internacional Caminhos Atuais da Cartografia na Geografia: O mapa como forma de expressão das geografias.. São Paulo : , 2010.
    • Vieira, E. F.C. . Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Lamberto. In: V Fórum de Biotemas na Educação Básica , 2008 , Montes Claros. Anais do V Fórum de BIotemas na Educação Básica. Montes Claros : Editora Unimontes, 2008.
    • Vieira, E. F.C. ; SILVEIRA, Y. M. S. ; MAGALHAES, S. C. M. ; FONSECA, G. S. . A agonia do Rio Verde Grande: Um olhar a partir do Rio Vieira. In: V Fórum de Biotemas na Educação Básica , 2008 , Montes Claros. Anais do V Fórum de Biotemas na Educação Básica. : Editora Unimontes, 2008.
    • VALADAO, R. C. ; Vieira, E. F.C. ; SANTOS, N. A. P. ; ALVES, L. . Cartografia Geomorfológica e Processos de Voçorocamento: uma contribuição a partir do mapeamento de vertente na Depressão de Gouveia / MG. In: VII Simpósio Nacional de Geomorfologia II Encontro Latino-americano de Geomorfologia , 2008 , Belo Horizonte. Anais do VII Simpósio Nacional de Geomorfologia / II Encontro Latino-Americano de Geomorfologia. : , 2008.
    • Vieira, E. F.C. . O ATLAS AMBIENTAL LOCAL COMO INSTRUMENTO NO ENSINO DE GEOGRAFIA. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES E FAZERES DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO , 2007 , Uberlândia. Anais ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA: CONCEPÇÕES E FAZERES DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO. Uberlândia : Universidade Federal de Uberlândia, 2007.
    • Vieira, E. F.C. ; MAGALHAES, S. C. M. . A questão da preservação dos recursos hídricos: estudo de caso e propostas metodológicas. In: VIII Seminário de Pesquisa e Pós Graduação , 2006 , Montes Claros. Anais do VII Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Unimontes. : , 2006.
    • Vieira, E. F.C. ; ALVES, L. ; VALADAO, R. C. ; SANTOS, N. A. P. . A cartografia geomorfológica e os processos de voçorocamento.. In: Simpósio Nacional de geomorfologia/ I encontro Sul-Americano de geomorfologia , 2004 , Santa Maria. V Simpósio Nacional de geomorfologia/ I encontro Sul-Americano de geomorfologia. : , 2004.
    • Vieira, E. F.C. ; FELBEQUE, R. . CARTOGRAFIA PARA ESCOLARES: Os grupos de pesquisa brasileiros e suas produções. In: Colóquio de Cartografia para escolares no Brasil e no mundo , 2002 , Diamantina. Cartografia para escolares no brasil e no mundo. : , 2002. p. 28 - 40.
    • Vieira, E. F.C. ; VALADAO, R. C. ; LESANN, J. . A representação do relevo nos livros didáticos de Geografia no Ensino Fundamental. In: X Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada , 2003 , Rio de Janeiro/RJ. Anais do X Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada. Rio de Janeiro : UERJ, 2003.
    • Vieira, E. F.C. ; LESANN, J. ; VALADAO, R. C. . A Geografia Física no Ensino Básico. In: 7º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia , 2003 , Vitória/ES. ANAIS do 7º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia. : , 2003.
    • Vieira, E. F.C. . Cartografia para crianças e ensino de Geografia: o impacto das inovações tecnológicas nos livros didáticos. In: IV Colóquio de Cartografia para Escolares e 1ºFórum Latino Americano , 2001 , Maringá. Anais do IV Colóquio de Cartografia para Escolares e 1º Fórum Latino Americano. : , 2001.
    • Vieira, E. F.C. ; SAADI, A. ; FELBEQUE, R. . Proposta Educativa de Geografia e Ecoturismo: elaboração de um guia ecoturístico para a Serra do Cipó/mg. In: XII Encontro Nacional de Geógrafos , 2000 , Florianópolis. Anais do XII Encontro Nacional de Geógrafos. : , 2000. p. 257 - 258.
    • Vieira, E. F.C. . Estudo da viabilidade de tratamento dos resíduos sólidos enviados à Estação Ecológica da UFMG. In: VIII Semana de Iniciação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais , 1999 , Belo Horizonte. Anais da VIII Semana de Iniciação Científica. : , 1999.
    • Vieira, E. F.C. . Video Aula de Geomorfologia. 2010 (Consultoria)
    • Vieira, E. F.C. ; VALADAO, R. C. ; LESANN, J. . REPRESENTAÇÃO DO RELEVO EM GEOGRAFIA: ABORDAGEM CONCEITUAL E HISTÓRICA. 2010 (Simposio)
    • CAMPOS, R. C. S. E. ; Vieira, E. F.C. ; MELO, J. F. ; FONSECA, M. C. F. R. . Aula Inaugural dos Projetos de Educação Básica de Jovens e Adultos - PROEF 2 e PROEMJA. 2017 (UNIVERSIDADE FEDERAL DE Minas GERAIS)
    • MACHADO, L. B. ; Vieira, E. F.C. . 7º Fórum Biotemas na Educação Basica. 2010 (Universidade estadual de Montes Claros)
    • Vieira, E. F.C. . Águas de Minas: Recursos Hídricos e estratégias de preservação. 2007 (Universidade Estadual de Montes Claros)
    • Vieira, E. F.C. . Cinema na Sala de Aula. 2008 (Universidade Estadual de Montes Claros)
    • Vieira, E. F.C. ; MACHADO, L. B. . Metodologia Científica. 2010 (Universidade Estadual de Montes Claros)
    • CASTRO, Rachel Inês ; Vieira, E. F.C. . Fundamentos de Geologia I. 2008 (Material didático)
    • Vieira, E. F.C. ; FEITOSA, A. M. A. . Fundamentos e Metodologia da Geografia. 2010 (Material didático)
    • Vieira, E. F.C. ; MAGALHAES, S. C. M. . Hidrografia. 2009 (Material didático)
    • Vieira, E. F.C. . Geografia do Comércio e da Circulação. 2010 (Material didático)
    • Nome do projeto: Projeto Biotemas na Educação Básica (2004 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Vieira, E. F.C. , MACHADO, L. B. .
      Descrição: Projeto de Extensão que visa à integração da Universidade e da Escola Básica, através de uma semana de atividades, em que acadêmicos de instituições publicas e privadas realização atividades sob a forma de minicursos, oficinas, palestras, visitas e outras com alunos da Educação Básica.
    • Nome do projeto: Atlas Ambiental do Rio Verde Grande (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Vieira, E. F.C. , MAGALHAES, S. C. M. , SILVEIRA, Y. M. S. , FONSECA, G. S. .
      Descrição: O projeto objetiva a elaboração de material didático e cartográfico que informe sobre a situação ambiental da bacia hidrográfica em questão; ou seja, o Atlas Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Verde Grande. O Atlas consiste em uma coletânea de dados atualizados sobre questões ambientais situando a referida bacia em relação às demais bacias do Brasil. Além disso, constitui-se num conjunto de diferentes representações dos recursos hídricos expressos de maneira didática, a fim de servir como ponto de partida para o exercício reflexivo e provocador de mudanças de comportamento no que diz respeito ao uso racional da água.
    • Nome do projeto: CINEMA NA ESCOLA (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Vieira, E. F.C. .
    • Nome do projeto: QUIMICART (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Vieira, E. F.C. , FONSECA, R. .
    • Nome do projeto: Cinema na Escola (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Vieira, E. F.C. .
      Descrição: O objetivo geral do projeto é Promover um espaço de discussão de variadas temáticas relevantes para a sociedade a partir da linguagem cinematográfica. Seus objetivos Específicos: são: Exibição de documentários e filmes que possibilitem a discussão de variadas temáticas sociais, culturais, políticas entre outras; Fomentar a prática da exposição e debate de ideias para a comunidade interna ao campus e a comunidade em geral ; Refletir sobre as implicações da utilização de filmes e documentários como produção social.
    • Nome do projeto: Didática da Aprendizagem baseada em Problemas no Ensino de Geografia: Possibilidades e Limitações (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Vieira, E. F.C. .
      Descrição: o problema central dessa pesquisa é investigar quais são as possibilidades e limitações da aplicação da didática da aprendizagem baseada em Problemas (ABP) no Ensino de Geografia no nível fundamental. Deseja-se contribuir com a produção do conhecimento da Ciencia Geográfica e promover um diálogo entre as metodologias de ensino e o trabalho do professor.
    • Nome do projeto: PROGRAMA DE AÇÕES EDUCATIVAS COMPLEMENTARES (2017 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: Vieira, E. F.C. , VAZ, A. C. R. .
      Descrição: O programa de Ações Educativas complementares iniciou-se em 2006 no Centro Pedagógico da UFMG, O programa é composto por diversos projetos entre os quais: REDESCOBRINDO O LIXO: UMA INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE/ESCOLA/COMUNIDADE, O Programa Ações Educativas Complementares tem por objetivo promover aos participantes um conjunto de ações didático-pedagógicas com vistas a facilitar a troca de saberes, a integração família-escola, fortalecimento da autoestima e a promoção social, bem como possibilitar ao(s) bolsista(s) experienciar ações de modo, a entenderem e atuarem nas demandas da sociedade, complementando sua formação por meio da possibilidade de união do ensino acadêmico com aplicação prática.
    • Nome do projeto: Programa Ações Educativas Complementares (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Vieira, E. F.C. , VAZ, A. C. R. , DIAS, , ARAUJO, R. F. , SOUZA, J. R. , ALMEIDA, J. P. .
      Descrição: O Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (CP/EBAP/UFMG), acreditando no princípio da cumplicidade e corresponsabilidade da família no processo educativo, vem apostando em ações que buscam uma maior interação entre esta e a escola. O Programa Ações Educativas Complementares (implementado em 2006) possui, atualmente, quatro Projetos Vinculados: Saúde na Escola: Valorização da Vida, Redescobrindo o Lixo: Uma Integração Universidade/Escola/Comunidade, Dialogando com os Pais, InterAção. Tem objetivo de oferecer ao corpo discente do CP e das instituições parceiras uma formação integral e mais humana, garantindo-lhes uma permanência no espaço escolar com mais qualidade e a manutenção das diversas práticas pedagógicas relacionadas à integração família-escola-sociedade e representa uma das oportunidades do CP facilitar aos seus estudantes, familiares e a comunidade em geral o acesso a um conjunto de atividades nas áreas de educação, promoção, proteção e prevenção em saúde, dentre outras. Através de seu caráter lúdico, cultural, de informações e reflexões, visa favorecer a relação do indivíduo com ele mesmo, com o outro e com o seu ambiente, numa perspectiva de uma relação dialógica com a sociedade uma troca de saberes acadêmico e popular
    • Nome do projeto: Saúde Na escola: Valorização da Vida (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Vieira, E. F.C. , VAZ, A. C. R. , DIAS, .
      Descrição: Ao perceber a importância de formar multiplicadores de atitudes e de saberes que induzam a comportamentos que priorizem a saúde como um bem maior e imprescindível para se ter e permanecer com bem estar físico, mental e social, foi elaborado o Projeto Saúde na Escola: Valorização da Vida, vinculado ao Programa Ações Educativas Complementares. A equipe do Projeto percebe a necessidade de possibilitar que estudantes de Instituições de Ensino além do Centro Pedagógico/EBAP/UFMG tenham acesso a um conjunto de atividades na área de qualidade de vida e saúde. Percebe também a importância de propiciar aos alunos bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG o convívio com práticas pedagógicas diferenciadas, qualificando-os para executarem futuramente essas práticas em outras instituições educativas. Uma vez que a escola não pode ser vista como um espaço estático, mas envolvido pelas histórias e vivências de seus sujeitos, os proponentes do Projeto buscam através das atividades propostas despertarem o olhar das comunidades escolares para a saúde, levando os alunos a refletirem, bem como com os docentes, os pais/responsáveis e os funcionários, sobre questões como: a qualidade do ar que se respira, o consumismo desenfreado, a miséria, a degradação social, a desnutrição, os estilos de vida, a higiene corporal e bucal, a higienização e preparo dos alimentos, dentre outros aspectos. Percebe-se que serão inúmeros os benefícios obtidos pelas comunidades escolares atingidas com o trabalho proposto: na perspectiva do resgate do sentido da valorização da vida humana no cotidiano escolar, da sensibilização das comunidades envolvidas da importância quanto aos hábitos de higiene e alimentação e até da capacitação de multiplicadores internos e externos sobre a questão da valorização da vida humana.
    • Nome do projeto: Redescobrindo o lixo: Uma integração Universidade/Escola/Comunidade (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Vieira, E. F.C. , VAZ, A. C. R. , DIAS, , ARAUJO, R. F. , SOUZA, J. R. , ALMEIDA, J. P. .
      Descrição: O Projeto Redescobrindo o Lixo: Uma integração Universidade/Escola/Comunidade, vinculado ao Programa Ações Educativas Complementares, do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG possibilita que estudantes de Instituições de Ensino assessoradas tenham acesso a um conjunto de atividades na área de preservação do ambiente. O Projeto propicia aos alunos bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG o convívio com práticas pedagógicas diferenciadas, qualificando-os para executarem futuramente essas práticas em outras instituições educativas. O Projeto, desde 2005, vem promovendo atividades regulares com alunos de Instituições de Ensino das Redes Pública e Privada com o objetivo de sensibilizá-los sobre a produção e o destino dos resíduos sólidos. Desta forma acredita-se que viabiliza a estes a oportunidade de desenvolver uma nova mentalidade sobre seu papel na sociedade e no bem estar do ambiente. Nesse sentido, o lixo é mostrado ao aluno como algo útil e como produto da sociedade que pode ser modificado e transformado.
    • Nome do projeto: Projeto InterAção (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Vieira, E. F.C. , VAZ, A. C. R. , DIAS, , ARAUJO, R. F. , SOUZA, J. R. , ALMEIDA, J. P. .
      Descrição: O Projeto InterAção vinculado ao Programa de Extensão Ações Educativas Complementares, do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG, em desenvolvimento desde 2001, tem realizado atividades envolvendo pais e professores das Escola Parceiras; afim de promover uma maior interação entre estas escolas e as famílias de seus estudantes. A interação escola/família é matéria debatida e incentivada pelo Ministério da Educação. Neste sentido o governo vem apostando em ações que possibilitem a criação de novos espaços de presença das famílias nas escolas, o que vem contribuindo para o desenvolvimento do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares; programa este que aponta que estudantes que recebem atenção e acompanhamento de seus responsáveis têm melhor rendimento do que seus colegas que não contam com este apoio.
    • Nome do projeto: DIALOGANDO COM OS PAIS (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Vieira, E. F.C. , VAZ, A. C. R. , DIAS, , ARAUJO, R. F. , SOUZA, J. R. , ALMEIDA, J. P. .
      Descrição: O Projeto Dialogando com Pais, vinculado ao Programa de Extensão Ações Educativas Complementares, representa um importante espaço de troca de experiências entre família e a escola, possibilitando a todos os envolvidos uma construção e/ou reelaboração de novos conhecimentos e aprendizagens. O Projeto surgiu da demanda dos pais/responsáveis dos estudantes do Centro Pedagógico da EBAP/UFMG, de ter um espaço aberto dentro da escola, onde pudessem através de um diálogo aberto refletir, debates e trabalhar as questões emocionais que envolvem o processo de educação de seus filhos. Através das ações do Projeto Dialogando com Pais profissionais de diversas áreas (saúde, educação, jurídica, dentre outras) são convidados para ajudarem as famílias dos alunos das Escolas vinculadas buscando oferecer a elas suporte em questões que direta e/ou indiretamente se relacionam à vida escolar dos estudantes. Tendo em vista o crescente número de problemas vivenciados por nossos estudantes, ligados a questão da (in)disciplina dentro e fora da sala de aula, dificuldades de relacionamento com colegas, professores e familiares, além da postura de descomprometimento frente aos estudos, dúvidas e questionamentos acerca dos temas sexualidade e afetividade, uso de drogas, dentre outros, as direções das Escolas vinculadas recorrem à nossa equipe na expectativa de ajudarmos na ampliação dos espaços de diálogo entre a Instituição e a comunidade familiar de seus estudantes. Na tentativa de minimizar ou até mesmo sanar tais conflitos, novas estratégias têm sido discutidas e adotadas pela equipe do Projeto, visando possibilitar a manutenção de um espaço de discussão de temas relevantes no trato dos referidos conflitos, com vistas a propiciar uma orientação às famílias e, desta forma, auxiliar os pais para a devida mediação. Desde 2006 tem-se a Escola de Pais do Brasil como parceira neste projeto. A Escola de Pais é uma instituição particular, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, voluntária e gratuita, que oferece aos pais/responsáveis, educadores e à sociedade em geral, um círculo de palestras, cuja tônica é a abordagem de temas relacionados à educação de crianças e adolescentes, a questão dos limites, a afetividade e a sexualidade, dentre outros. Nas instituições associadas as atividades são planejadas a partir de suas demandas. Os alunos bolsistas da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG (PROEX) auxiliam e promovem essa aproximação entre as famílias e os membros do Projeto; além de terem o convívio com intervenções pedagógicas diferenciadas que visam à aproximação entre a escola e a família, qualificando-os para executarem, futuramente, essas práticas em outras instituições educativas. Espera-se que à equipe do Projeto seja acrescida com um bolsista do PBEXT/2019.
    • Nome do projeto: RÊ ( Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar, Recusar, Reeducar, Recuperar) (2018 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: Vieira, E. F.C. , VAZ, A. C. R. , CALDEIRA, M. C. S. , ARAUJO, C. C. .
      Descrição: Sensibilizar estudantes dos três ciclos de Formação Humana CP/EBAP/UFMG, por meio dos valores socioambientais, quanto aos problemas gerados pelo desperdício dos alimentos, o descarte incorreto do lixo e as consequências negativas que a poluição ao meio ambiente pode trazer ao ser humano.
    • Nome do projeto: EU + Você = Nós: Uma proposta de Ressignificação das relações interpessoais de Alunos do Segundo Ciclo de Formação Humana (2018 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: Vieira, E. F.C. , CALDEIRA, M. C. S. .
    • Nome do projeto: CHÃO DE MUNDO, CHÃO DE ESCOLA: INTERLOCUÇÕES ENTRE COMUNIDADES (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Vieira, E. F.C. , SALA, M. E. , BARBOSA, M. T. , VIEGAS, M. I. A. , COLUCCI, D. G. .
      Descrição: O processo aprendizagem-ensino adotado como concepção educacional do Centro Pedagógico/UFMG (CP/UFMG) prevê nas proposições de seu Projeto Político Pedagógico (PPP) a interação entre a comunidade escolar e comunidades/grupos sociais externos para aprendizagens mútuas de trocas de saberes e sistematização dos processos. Estes contatos podem possibilitar aos discentes maiores condições para uma formação holística, fundamentada no desenvolvimento de habilidades e competências que contemplem a constituição de visões de mundo direcionadas a uma educação acolhedora de princípios da cidadania e da equidade social. Questões elementares ligadas à construção do pensamento geográfico, cujas facilidades oriundas da modernidade até então não foram capazes de por si só edificarem a ciência geográfica entre os estudantes da Educação Básica, precisam ser observadas e estudadas pelos professores, de forma que haja compatibilização entre os desafios que sempre se mostraram à Geografia, com os novos desafios que se colocam. Então, para que o professor de Geografia possa contribuir efetivamente na construção de uma sociedade cidadã. O ENSINO quando considera a formação para além do cumprimento de tarefas e repetição de conceitos envolve buscas no chão dos territórios, envolve o reconhecimento de comunidades que compõem a sociedade, especialmente quando estão às margens do que é formalizado como ?legal? ou ?belo?.
    • Nome do projeto: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS DA UFMG (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Vieira, E. F.C. , FONSECA, M. C. F. R. .
      Descrição: O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS DA UFMG reúne os projetos de escolarização de pessoas jovens e adultas no nível Fundamental e Médio desenvolvidos na UFMG, além do projeto de ensino voltado para a formação de educadores de jovens e adultos. Tais projetos, desenvolvidos por docentes e discentes de diversas Unidades da UFMG, foram sendo criados, desenvolvidos e articulados nesta Universidade, ao longo dos últimos 34 anos, contados a partir do surgimento do Projeto Supletivo do Centro Pedagógico, em 1986, que, doze anos mais tarde, se tornaria o PROEF-2, e se reuniria ao PROEF-1 (antigo Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos) e ao então recém-criado PEMJA, para compor este Programa. A partir de 2017, um novo projeto de Ensino Médio (o PROEMJA), desenvolvido pelo Centro Pedagógico, foi paulatinamente substituindo o PEMJA (desenvolvido no Coltec de 1998 a 2018). Os projetos de escolarização de jovens e adultos (Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos 1º Segmento (PROEF-1), Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos 2º Segmento (PROEF-2) e Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PROEMJA)) envolvem licenciandos e docentes da EBAP, da FaE, do ICEx, da EBA, da FaFiCH, do ICB, do IGC, da FaLe e da EEFFTO, na concepção, na organização e no desenvolvimento de uma proposta pedagógica que ofereça a pessoas jovens e adultas uma experiência de vivência escolar concebida para esse público específico. O Projeto Especial de Formação de Educadores de Jovens e Adultos (PEFEJA) volta-se para a formação inicial de educadores de jovens e adultos, valendo-se das demandas e das possibilidades experimentadas no exercício da prática pedagógica que nos é proporcionado pelos projetos de escolarização, e da reflexão sistematizada subsidiada pelos projetos de pesquisa desenvolvidos por professores e licenciandos vinculados ao Programa e também por pós-graduandos que elegem as atividades do Programa como campo de pesquisa.
    • Nome do projeto: PEDAGOGIA DO OPRIMIDO (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Vieira, E. F.C. , FERREIRA, A. A. , COELHO, A. R. , NEIVA, I. K. A. , COSTA, J. C. V. .
      Descrição: Visando colaborar com a compreensão dos educandos do Projeto de EnsinoFundamental de Jovens e Adultos 2 Segmento (PROEF-2) e Projeto de EnsinoMédio de Jovens e Adultos (PROEMJA), sobre a obra do Paulo Freire, parte da áreade humanas dos respectivos projetos, composta pelas disciplinas de Geografia,História e Sociologia e a Equipe Concluintes , apresenta essa proposta de trabalho,baseada na obra Pedagogia do Oprimido.
    • Nome do projeto: MEMÓRIA ESCOLAR: LEMBRAR É (RE)EXISTIR (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Vieira, E. F.C. , SALA, M. E. , VIEGAS, M. I. A. , COLUCCI, D. G. , FERREIRA, A. A. .
      Descrição: O Projeto MEMÓRIA ESCOLAR: LEMBRAR É (RE)EXISTIR, tem como objetivo contribuir para o processo de preservação da memória da Escola Municipal Mestre Ataíde (EMMA), instituição de ensino da rede pública municipal de Belo Horizonte. Em parceria com profissionais dessa escola, as ações de inventariação do seu acervo, organização, digitalização e disponibilização para toda a comunidade escolar, visam também contribuir com a realização de projetos de ensino que envolvam a história da instituição. O projeto ainda prevê os seguintes objetivos específicos: I) Valorização da cultura escolar envolvendo a memória da Escola Municipal Mestre Ataíde; II) Resgate e registro da memória oral acerca da instituição, através do recolhimento de narrativas sobre a escola; III) Elaboração e execução de encontros formativos junto aos docentes da escola com vistas a criação de projetos de ensino sobre a sua memória; IV) Preparação e criação de suportes para a exposição de comemoração dos cinquenta anos da escola, a realizar-se em 2022.
    • Nome do projeto: Flexibilização do Currículo de Geografia para Desenvolvimento do Pensamento Espacial em Alunos com Necessidades Educacionais Especiais, (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Vieira, E. F.C. , SALA, M. E. , VIEGAS, M. I. A. , COLUCCI, D. G. , FERREIRA, A. A. .
      Descrição: A partir da ideia de educação especial inclusiva, a proposta deste projeto parte das reflexões preliminares de flexibilização curricular e avaliativa do ensino de Geografia, para contribuir na qualificação do envolvimento de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) em salas de aula regulares. A ideia de um currículo mínimo flexível para estes estudantes, respeitando-se os tempos de aprendizagem de cada um, justifica-se para atender a princípios legais de inclusão total e irrestrita, uma vez que tem havido aumento significativo do quantitativo destes estudantes nas salas de aula do ensino chamado regular, mas também no intuito de viabilizar ações específicas de aprendizagem e, principalmente, para prover aprendizado real e aplicável ao cotidiano a todos, indistintamente, a partir da desvinculação da organização atual de conteúdos em anos escolares. O pensamento espacial, como parte dos esforços de alfabetização e letramento geográficos, mostra-se como um tipo de pensamento que pode trazer diversos benefícios para o ensino de Geografia e, paralelamente, para outras disciplinas e para o desenvolvimento da cidadania. Como procedimento metodológico realizou-se uma breve revisão bibliográfica, e os resultados esperados indicam uma proposta de abordagem de temas da Geografia por níveis de complexidade, que pode beneficiar tanto os estudantes com NEE quanto aqueles considerados típicos.
    • Nome do projeto: Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos - Segundo Segmento - PROEF2 (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: Vieira, E. F.C. , MELO, J. F. , FONSECA, M. C. F. R. .
      Descrição: O Projeto de Ensino: Projeto Especial de Formação de Educadores de Jovens e Adultos (PEFEJA) volta-se para a formação inicial de educadores de jovens e adultos, valendo-se das demandas e das possibilidades experimentadas no exercício da prática pedagógica que nos é proporcionado pelos projetos de escolarização, e da reflexão sistematizada subsidiada pelos projetos de pesquisa desenvolvidos por professores e licenciandos vinculados ao Programa e também pelos estudantes de pós-graduação que elegem as atividades do Programa como campo de pesquisa. A proposta, a metodologia e a dinâmica desses diversos projetos possibilitam ao Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG não apenas desenvolver uma ação social em resposta a uma demanda de escolarização de seus funcionários e de jovens e adultos da comunidade externa, mas criar competências e implementar um consistente projeto de formação de educadores, em profunda articulação com atividades de pesquisa, referenciadas, alimentadas e mesmo legitimadas pela prática refletida. Tal articulação supõe a construção de uma linha de trabalho e de uma perspectiva político-pedagógica em que o coletivo se reconheça: no planejamento e no desenvolvimento de atividades (comuns ou específicas) de formação de licenciandos-bolsistas, de estagiários e de professores da Educação Básica em formação continuada; na produção de conhecimento referenciada na interação entre os desafios e as vivências da prática, as alternativas criadas e avaliadas, a reflexão sistemática e as contribuições da literatura; na constituição e no acompanhamento de fóruns de discussão de ideias e de propostas no campo da EJA. Nessa perspectiva, este Programa busca, ainda, contribuir para uma institucionalização definitiva e produtiva da discussão sobre a Educação Básica de Pessoas Jovens e Adultas na agenda político-acadêmica da UFMG e da Universidade Brasileira, em particular, propondo e viabilizando uma maior inserção dessa discussão nas ações de formação docente no âmbito dos cursos de licenciatura e de pós-graduação. PARA SUA REALIZAÇÃO O PROGRAMA DEMANDA, MAIS UMA VEZ, 55 BOLSAS, que serão assim distribuídas: PROEF1: 7 bolsas; PROEF 2: 22 bolsas; PROEMJA: 26 bolsas. Tais bolsas são indispensáveis para a continuidade do Programa.Projeto de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais para oportunizar o acesso ao Ensino Fundamental a Jovens e Adultos. O projeto também oportuniza a formação de docentes dos diversos cursos da Universidade.
  • Outras produções técnicas: 1
    • Vieira, E. F.C. ; MACHADO, L. B. . Anais do 3° Fórum de Biotemas na Educação Básica. 2007 - Anais
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2000
    • Mestrado:
      • Curso: Geociências
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2005
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2001
    • Universidade Estadual de Montes Claros:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2005 - 2015 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Superior
    • Faculdades Unidas do Norte de Minas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2009 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdade Instituto Superior de Educação Ibituruna:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
        Outras informações: A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal. O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apóia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.
        Outras informações: Bolsista
    • Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2004 - 2015 ).
        Outras informações: Professor de Educação Básica
        Outras informações: Concursado
    • Fundação de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino Superior do Norte de Minas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Professor do Curso Modular em Itacarambi e Joaíma
        Outras informações: Professor
    • Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológ
    • Universidade Federal de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).