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Maria Caramez Carlotto

    • Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo em 2005, foi pesquisadora do CEBRAP na área de políticas de inovação entre 2005 e 2006. Concluiu um mestrado em Sociologia, também na USP, sobre a nova Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e seus efeitos sobre o sistema nacional de pesquisa e inovação em 2008. Entre 2009 e 2010, trabalhou do Grupo de Pesquisa em Política Pública para o Acesso à Informação da USP (GPOPAI-USP) na área de propriedade intelectual e acesso ao conhecimento e à cultura. Entre 2010 e 2011, realizou um estágio na Université de Paris IV-Sorbonne, na área de sociologia do conhecimento. Em 2014, defendeu o doutorado no Programa de Pós-graduação em Sociologia da USP, com uma pesquisa sobre a relação entre saber o poder nas escolas de elite do Brasil. Integrou o grupo de pesquisa Filosofia, História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia, sediado no Instituto de Estudos Avançados da USP. Atualmente é professora do Bacharelado em Ciências e Humanidades (BCH), do Bacharelado em Relações Internacionais (BRI) e do Programa de Pós-graduação em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC (UFABC), onde coordena o grupo Neoliberalismo, Democracia e Mudança Estrutural do Espaço Intelectual Brasileiro. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa Science in Circulation, ligado ao Instituto de Estudos Avançados e Cultura da UNIFESP, uma Rede de Pesquisa que integra pesquisadores nacionais e estrangeiros, de diferentes disciplinas, que estudam circulação internacional de conhecimento. É a atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial da Universidade Federal do ABC.

       

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    • Democracia e elitismo
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    • OLIVEIRA, Lucas ; CARLOTTO, Maria Caramez . Entrevista com o Movimento Passe Livre, Lucas Oliveira por Maria Caramez Carlotto. São Paulo : Revista Fevereiro , 2013 (Entrevista)
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    • BIALAKOWSKY, A. L. ; LUSNICH, C. ; ZELASCHI, C. ; FRANCO, D. ; PATROUILLEAU, M. M. ; CARLOTTO, Maria Caramez . Uma sociologia do trabalho contrastada. : , 2006 (Tradução)
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; HITNER, Verena . Políticas alternativas: un balance de experiencias concretas de políticas científico-tecnológicas y de educación superior desde América del Sur. 2018 (Consultoria)
    • HITNER, Verena ; CARLOTTO, Maria Caramez ; MERCADO, Alexis . Contribución Senescyt/OEI al debate de la Agenda 2035 de Educación Superior.. 2017 (Assessoria)
  • Apresentações de Trabalho: 32
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; TOLEDO, Demétrio . Quem dirige a ciência? Um perfil social dos formuladores e executores das políticas de ciência, tecnologia e inovação no Brasil (1964-1985).. 2017 (Congresso)
    • TOLEDO, Demétrio ; CARLOTTO, Maria Caramez . Tecnologia, independência nacional e relações internacionais. I. 2017 (Congresso)
    • CARLOTTO, Maria Caramez . Relato pessoal ou primazia da estrutura? Da história oral à história estrutural como modelo para a sociologia histórica institucional.. 2017 (Congresso)
    • CARLOTTO, Maria Caramez . A inflexão neoliberal vista da perspectiva latino-americana: a expansão do conhecimento gerencial no Brasil como imposição cultural. 2021 (Congresso)
    • CARLOTTO, Maria Caramez . O espaço internacional como fonte de legitimação dos especialistas brasileiros da área de economia: uma análise do debate em torno da ?PEC dos Gastos. 2018 (Congresso)
    • CARLOTTO, Maria Caramez . A transformação estrutural do espaço nacional de produção e difusão de conhecimento e a emergência de novos padrões de internacionalização: uma análise dos professores de relações internacionais do estado de SP. 2019 (Congresso)
    • CARLOTTO, Maria Caramez . Para além do escândalo: o ?anti-intelectualismo? do governo Bolsonaro em perspectiva estrutural. 2019 (Congresso)
    • CARLOTTO, Maria Caramez . La historia de la educación superior en Brasil y sus transformaciones recientes: contribuciones para pensar una nueva etapa de la política ecuatoriana de nivel superior. 2016 (Seminário)
    • CARLOTTO, Maria Caramez . Decifra-me ou devoro-te: o enigma de junho. 2016 (Comunicacao)
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; GARCIA, SYLVIA GEMIGNANI . O Brasil como terreno de experimentação da accountability universitária. 2015 (Congresso)
    • CARLOTTO, Maria Caramez . Ciência em mudança: discurso, institucionalização e práticas. 2014 (Conferência)
    • CARLOTTO, Maria Caramez . Non ducor, nuco: a história da Universidade de São Paulo. 2014 (Conferência)
    • CARLOTTO, Maria Caramez . Universitas semper reformanda? A história da Universidade de São Paulo e o discurso da gestão à luz da Estrutura Social. 2015 (Conferência)
    • CARLOTTO, Maria Caramez . Das relações entre conhecimento e poder: por uma história estrutural do 'consenso' neoliberal. 2015 (Conferência)
    • PINTO, José Paulo Guedes ; CARLOTTO, Maria Caramez . A divisão do trabalho no século XXI: um estudo sobre o peso da propriedade intelectual na relação EUA-América Latina. 2015 (Congresso)
    • CARLOTTO, Maria Caramez . The rise of neoliberalism in Brazil. 2015 (Conferência)
    • CARLOTTO, Maria Caramez . Globalization, knowledge and neoliberal consensus: a history of management knowledge in Brazil. 2015 (Congresso)
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; HITNER, Verena . A cooperação técnica brasileira e a busca pela inserção na sociedade do conhecimento : da subordinação norte-sul à aliança estratégica sul-sul?. 2015 (Congresso)
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; GARCIA, Sylvia Gemignani . A expansão do ensino superior e o controle profissional do trabalho docente: o caso da implementação da USP-Leste. 2013 (Congresso)
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; GARCIA, Sylvia Gemignani . Tensions and contradictions of the concept of organization as applied to universities The case of USP-east. 2012 (Congresso)
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; CRISSIUMA, Ricardo . Considérations sur le Brésil contemporain. 2011 (Seminário)
    • CARLOTTO, Maria Caramez . A teoria marxista e o estudo contemporâneo da cultura: reprodução do capital e reprodução social. 2010 (Comunicacao)
    • CARLOTTO, Maria Caramez . Recent transformation of the Brazilian disciplinary regime of production and dissemination of scientific knowledge: an interpretation of the ?change of science? at the Periphery. 2010 (Congresso)
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; ORTELLADO, Pabo . O sentido da aproximação entre ciência e mercado em países periféricos: o mercado científico de patentes e direitos autorais no Brasil. 2009 (Congresso)
    • ORTELLADO, Pablo ; CARLOTTO, Maria Caramez . Activist-Driven Innovation: Uma história interpretativa do software livre. 2008 (Congresso)
    • CARLOTTO, Maria Caramez . Ciência, capitalismo brasileiro e propriedade intelectual. 2007 (Seminário)
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; KLEIN, S. F. . O conceito habermasiano de trabalho: implicações para o diagnóstico de envelhecimento do paradigma da produção e ascensão do paradigma da ação comunicativa. 2008 (Congresso)
    • CARLOTTO, Maria Caramez . Ciência e trabalho: implicações do conceito marxista de Intelecto Geral ou Marx e o estudo contemporâneo da ciência. 2007 (Congresso)
    • CARLOTTO, Maria Caramez . O capitalismo como contradição em processo: a ciência e a teoria do valor. 2006 (Seminário)
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; LAPYDA, Ilan . Concepções de democracia e participação política: uma análise a partir da greve estudantil de 2002 na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP. 2005 (Simposio)
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; LAPYDA, Ilan . Juventude universitária e participação política: o caso da greve estudantil de 2002. 2005 (Congresso)
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; LAPYDA, Ilan . Participação política e juventude universitária: a greve estudantil da FFLCH em 2002. 2004 (Simposio)
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; TASQUETTO, L. ; ZAHAN, G. ; MENDONCA, F. . PODCAST: Chutando a escada - especial FUTURE-SE: o salto para o passado. 2019 Spotfy; site; etc.
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; AMADEU, Sergio . Tecnopolítica #14: Propriedade intelectual no mundo digital. 2019 You Tube
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; ALTMAN, B. . Jornadas de junho de 2013 hoje. 2022 You Tube
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; ALTMAN, B. . Junho de 2013, dez anos depois. 2023 You Tube
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; BERRINGER, T. ; POMAR, V. ; CAPUTI, A. ; RIBEIRO, V. . I Virada científico-cultural da UFABC. 2019 (Associação dos docentes da UFABC)
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; ARAUJO, Bráulio ; VENTURINI, Jamila ; NETTO, Oleno Spagolla Volpi ; PINTO, José Paulo Guedes ; ARAÚJO JR, Márcio ; ORTELLADO, Pabo ; CRAVEIRO, Gisele . O acesso a bens culturais e educacionais no Brasil - Música. 2009
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; LAPYDA, Ilan . Participação política entre jovens universitários e as transformações do cenário brasileiro: uma análise a partir da greve estudantil de 2002 na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências humanas da usp. 2005
    • CARLOTTO, Maria Caramez . Mecanismos e ferramentas de gestão da inovação mencionados pelos dirigentes empresariais brasileiros nas entrevistas da PAEDI: uma tentativa de caracterização do esforço de gestão da inovação pelo discurso de seus dirigentes. 2008
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; VENTURINI, Jamila ; NETTO, Oleno Spagolla Volpi ; ARAUJO, Bráulio ; CRAVEIRO, Gisele ; ORTELLADO, Pabo . Os usos sociais das ?novas tecnologias? A produção, distribuição e consumo de música entre a democratização e as novas formas de mercantilização. 2009
    • CARLOTTO, Maria Caramez . Propriedade intelectual, tecnologia e capitalismo: as pesquisas em nanotecnologia do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. 2006
    • CARLOTTO, Maria Caramez . Capitalismo periférico, tecnologia e propriedade intelectual: as pesquisas em nanotecnologia do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron. 2007
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; GARCIA, SYLVIA GEMIGNANI . Universitas semper reformanda. A burocratização da universidade e seus efeitos sobre a incorporação de demandas sociais na USP. RELATÓRIO PARCIAL Referente ao período de maio de 2010 a setembro de 2011. 2011
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; GARCIA, SYLVIA GEMIGNANI . Universitas semper reformanda. A burocratização da universidade e seus efeitos. sobre a incorporação de demandas sociais na USP. RELATÓRIO PARCIAL Referente ao período de maio de 2010 a abril de 2012. 2012
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; GARCIA, SYLVIA GEMIGNANI . Por uma história estrutural da USP. RELATÓRIO PARCIAL Referente ao período de janeiro a dezembro de 2013. 2013
    • CARLOTTO, Maria Caramez ; GARCIA, SYLVIA GEMIGNANI . A história da universidade de São Paulo e o discurso da gestão à luz da estrutura social. RELATÓRIO FINAL. 2014
    • CARLOTTO, Maria Caramez . Mecanismos e ferramentas de gestão da inovação mencionados pelos dirigentes empresariais brasileiros nas entrevistas da PAEDI: uma tentativa de caracterização do esforço de gestão da inovação pelo discurso de seus dirigentes. 2008
    • CARLOTTO, Maria Caramez . Circulação internacional de conhecimento e estratégias de desenvolvimento:: uma análise dos padrões de cooperação técnica do Brasil (1950-2015). 2015
    • ORTELLADO, Pabo ; ARAUJO, Bráulio Santos ; CARLOTTO, Maria C. ; GONZALEZ, Cristiana . Uma política de direito autoral para os livros didáticos no Brasil.. 2010
    • Nome do projeto: Pesquisa sobre Atitudes Empresariais para Desenvolvimento e Inovação (PAEDI) (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTTO, Maria Caramez , COMIN, A. A. , FREIRE, C. T. , OLIVEIRA, M. C. , Henriques, F. , ABDAL, A. , MIRANDA, Zil .
      Descrição: A PAEDI visa conhecer o pensamento de dirigentes empresariais cujas empresas adotam práticas produtivas inovadoras que influenciam positivamente no seu desempenho. A pesquisa tem o propósito de verificar a hipótese da existência de uma nova mentalidade empresarial, entendida aqui como um conjunto de valores e atitudes dos empresários brasileiros, a qual orienta as práticas internas de gestão da empresa, assim como as relações com os mercados e com o Estado no sentido de, buscar novos padrões de competitividade. Um dos elementos mais relevantes das transformações ocorridas no país nos últimos 15 anos, especialmente a abertura da economia, a estabilização monetária e a reestruturação produtiva, é o desenvolvimento de um comportamento distinto de muitas firmas brasileiras, orientando-se por práticas mais nobres da competição: a inovação tecnológica e a diferenciação de produto. Tais transformações sugerem a necessidade de construção de uma nova agenda de pesquisa sobre este empresariado e seu papel no desenvolvimento nacional. Para tanto, o presente estudo utiliza as informações coletadas em uma pesquisa qualitativa, baseada em entrevistas com empresários. Com tais entrevistas pretende-se apreender as percepções dos empresários em relação a temas como: 1) a dinâmica interna das firmas, 2) a relação destas com mercados, sociedade e Estado e 3) as estratégias de crescimento. O objetivo geral da PAEDI é informar e subsidiar políticas de apoio ao desenvolvimento industrial.
    • Nome do projeto: Acesso a Bens Culturais e Educacionais no Brasil (2009 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTTO, Maria Caramez , ORTELLADO, Pablo , MACHADO, Jorge , ARAUJO, Bráulio , CRAVEIRO, Gisele , QUEIROZ, Alcimar , ROSSI, Amanda , ANJOS, Ana Paula Bianconcini , SENTELHAS, Felipe , GUEDES, José Paulo .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é caracterizar e entender a indústria cultural brasileira, sobretudo nas áreas de música e literatura, e com especial atenção para impacto da digitalização dos conteúdos culturais e da sua distribuição via internet. A nossa questão central é compreender em que medida a digitalização dos conteúdos culturais e a sua distribuição via internet promove a diversidade cultural e o acesso à cultura e qual o novo papel dos direitos autorais nesse processo
    • Nome do projeto: Juventude Universitária e Participação Política: o caso da greve estudantil de 2002 da FFLCH-USP (2002 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTTO, Maria Caramez , LAPYDA, Ilan , KLEIN, S. F. , GARCIA, Sylvia Gemignani , COMIN, A. A. , PISSARDO, C. H. , TAVARES DE FREITAS, Patrícia , KOMATSU, B. , ABDAL, A. , Bernini, C. , GAMBI, R. F. R. .
      Descrição: O grupo de pesquisa "Juventude Universitária e Participação Política: o caso da greve estudantil de 2002 da FFLCH-USP" realizou uma pesquisa de 2002 a 2005 tendo como foco as transformações da participação política de jovens universitários tomando como ponto de partida a greve estudantil ocorrida na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP em 2002. Para tal análise, o grupo produziu e analisou alguns materiais de pesquisa, tais como entrevistas focais, entrevistas estruturadas, entrevistas semi-estruturadas e, particularmente, um questionário aplicado durante os meses de dezembro de 2003 e janeiro de 2004, em uma amostra de 526 estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
    • Nome do projeto: Gênese e Significado da Tecnociência: Das Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade [FASE II] (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTTO, Maria Caramez , GARCIA, Sylvia Gemignani , MARICONDA, Pablo Ruben , OLIVEIRA, M. B. , LACEY, H. , HEY, A. P. , RAMOS, M. C. , AYMORE, D. S. R. .
      Descrição: O trabalho do grupo é o desenvolvimento da pesquisa Gênese e Significado da Tecnociência: Das Relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (Projeto Temático Fapesp 2011/51614-3) O objetivo central do projeto, a ser desenvolvido no período 2012-2016 com base nas realizações do período 2007-2011, é investigar os papéis desempenhados pelos valores éticos e sociais, sustentados por indivíduos e incorporados em instituições, nas práticas científicas e tecnológicas da atualidade. Esse objetivo desdobra-se em três conjuntos de pesquisas. O primeiro concerne à importância contemporânea da tecnociência, incluindo o impacto de sua pesquisa e desenvolvimento nos processos e na institucionalização da ciência; o segundo trata do desenvolvimento histórico da tecnociência; o terceiro desenvolve uma estratégia sociológica de abordagem transversal das relações entre ciência, tecnologia e sociedade no Brasil. Dentre as questões do primeiro conjunto encontram-se: (a) as mudanças ocorridas em décadas recentes nos modos de produção social da tecnociência com o aumento do financiamento privado da pesquisa científica; (b) o modo como as mudanças afetam o status dos valores tradicionais da comunidade científica: objetividade, neutralidade e autonomia; (c) a função dos direitos de propriedade intelectual nesse processo; (d) problemas teóricos e práticos da biotecnologia; (e) avaliação do significado dessas mudanças a partir de alternativas às práticas tecnocientíficas e o papel da bioética e do "princípio de precaução". As investigações do segundo conjunto incluem: (a) a ideia do "controle da natureza" e os valores do progresso tecnológico e seu impacto na formação da pesquisa científica moderna; (b) as relações entre a ciência e a tecnologia na modernidade, especialmente o papel representado pelas máquinas e pelas ideias mecanicistas, e pelo avanço da experimentação na ciência, e (c) o impacto de ideias da tradição do ceticismo no desenvolvimento da ciência moderna.
    • Nome do projeto: Gênese e Significado da Tecnociência. Das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTTO, Maria Caramez , GARCIA, Sylvia Gemignani , MARICONDA, Pablo Ruben , PATROUILLEAU, M. M. , OLIVEIRA, M. B. , KINOUCHI, R. R. , AYMORE, D. S. R. , LECHOPIER, N. .
      Descrição: O objetivo central do projeto, a ser desenvolvido no período 2008-2011, é investigar criticamente os papéis desempenhados pelos valores éticos e sociais, quer sustentados por indivíduos, quer incorporados em instituições, nas práticas científicas e tecnológicas da atualidade. Esse objetivo desdobra-se em dois conjuntos de investigações. O primeiro concerne à importância contemporânea da tecnociência, incluindo o impacto de sua pesquisa e desenvolvimento nos processos e na institucionalização da pesquisa científica; o segundo, trata de aspectos centrais do desenvolvimento histórico da tecnociência. Dentre as questões investigadas no primeiro conjunto encontram-se: (a) as mudanças que ocorreram em décadas recentes nos modos de produção social do conhecimento tecnocientífico com o aumento do financiamento privado (e diminuição do financiamento público) da pesquisa científica; (b) o modo pelo qual essas mudanças afetam o status dos valores de objetividade, neutralidade e autonomia aos quais a comunidade científica tradicionalmente adere; (c) a função dos direitos de propriedade intelectual nesse processo; (d) problemas teóricos (artificial-natural, identidade biológica etc.) e práticos (crítica ética, proposta de alternativas etc.) da biotecnologia atual; (e) a relevância de alternativas às práticas tecnocientíficas (por exemplo, agroecologia) e o papel da bioética e de abordagens influenciadas pelo princípio de precaução para a avaliação do significado dessas mudanças. As investigações do segundo conjunto incluem: (a) a idéia do controle da natureza e os valores do progresso tecnológico e seu impacto na formação da pesquisa científica moderna; (b) as relações entre a ciência e a tecnologia na modernidade, especialmente o papel representado pelas máquinas e pelas idéias mecanicistas. As ligações entre ambos os grupos de investigações serão reforçadas pelo uso de um modelo de atividade científica, amplamente discutido e aceito pelos membros da equipe de pesquisa
    • Nome do projeto: A inflexão da política externa brasileira e seu impacto sobre a cooperação técnica internacional e a produção de ciência e tecnologia no país (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTTO, Maria Caramez .
      Descrição: O objetivo do presente projeto de pesquisa é analisar o esforço de cooperação técnica internacional do Brasil à luz das mudanças que impactaram a política externa do país a partir da tentativa de afirmação de um padrão mais autônomo, solidário e multilateral de cooperação internacional, sobretudo a partir de 2003. Reconhecendo a importância de analisar tanto a inflexão da política externa de cooperação internacional do Brasil quanto sua real articulação com o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, esta pesquisa propõe levantar e analisar tanto os acordos de cooperação técnica reunidos no âmbito da Associação Brasileira de Cooperação (ABC) quanto os projetos de cooperação internacional desenvolvidos atualmente no âmbito dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). Por fim, a pesquisa propõe realizar estudos de caso de acordos de cooperação técnica e projetos de cooperação internacional reconhecidos como estratégicos a fim de reconhecer fatores críticos para o sucesso ou fracasso dessas iniciativas. A questão essencial desta pesquisa é saber se o Brasil está conseguindo, tanto no plano da política externa quanto da pesquisa científica e tecnológica financiada com recursos públicos no país, migrar de um padrão tradicional e assimétrico de cooperação norte-sul para um novo padrão horizontal de cooperação, com ênfase nas relações sul-sul.
    • Nome do projeto: Globalização e circulação internacional de conhecimento (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTTO, Maria Caramez .
      Descrição: A globalização é um processo social baseado na intensificação dos fluxos de capitais, bens, pessoas e, importante notar, conhecimento. A circulação de conhecimento, em particular dos chamados saberes de Estado, é um elemento fundamental da consolidação da nova ordem mundial assentada no consenso neoliberal, que orientou um conjunto de reformas que, nos países centrais, desmantelou o Estado de bem-estar social e, nos países periféricos como o Brasil, desconstruiu a política nacional-desenvolvimentista em vigor até os anos 1980. Partindo do pressuposto de que uma sociologia da globalização precisa necessariamente olhar para o processo internacional de circulação de conhecimentos, como especial atenção para as desigualdades e hierarquias que separam os produtores e receptores desse conhecimento, a presente pesquisa propõe analisar o processo social de expansão do conhecimento gerencial no Brasil entre a década de 1950, quando acordos de cooperação técnica entre Brasil e Estados Unidos levaram à criação das primeiras escolas de management no território brasileiro, e a década de 1990, quando se consolida um consenso propriamente neoliberal para a Reforma do Estado no país. A intensão desta pesquisa é mostrar como os processos de circulação de dos chamados ?saberes de Estado?, em especial no campo da gestão e com ênfase na relação Brasil-Estados Unidos, são essenciais para compreender como se produzem as condições sociais necessárias à implementação das chamadas reformas neoliberais do Estado, que na Europa se inspiraram na chamada nova gestão pública.
    • Nome do projeto: Economia política da propriedade intelectual (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTTO, Maria Caramez , GUEDES, José Paulo .
      Descrição: Desde os anos 1980, no âmbito do que ficou conhecido como Consenso de Washington, os Estados Unidos, seja através de pressão bilateral seja por uma atuação multilateral no âmbito do GATT/OMC, seja, ainda, através de estratégias de soft power como a difusão do discurso de valorização da inovação via propriedade intelectual, conseguiu impor um padrão internacional de proteção à propriedade intelectual que beneficia diretamente os seus interesses comerciais. Essa centralidade da propriedade intelectual, deve-se ao peso econômico do setor na economia do país. Essa hipótese se confirma quando consideramos o peso substantivo que as indústrias baseadas em propriedade intelectual assumem na pauta de exportação dos Estados Unidos quando comparado a outros setores industriais tradicionais como o setor químico, alimentício e automobilístico. Nos países latino-americanos, depois de uma resistência inicial, os direitos de propriedade intelectual foram aceitos como parte de uma política necessária de modernização econômica que garantiria a esses países uma inserção ativa na então chamada ?sociedade do conhecimento?. Exemplo disso foi a decisão do Brasil, durante o primeiro governo FHC, de adotar o padrão do TRIPS/OMC quase dez anos antes do prazo legal previsto pelo acordo. A pressão dos EUA no âmbito internacional somada à adesão dos países latino-americanos durante os anos 1990, no âmbito nacional, criou condições para que se aprofundasse a dependência econômica da região durante os anos seguintes. Partindo desse diagnóstico geral, o presente projeto pretende analisar: i) o processo de disputa entre países do norte e do sul em relação à imposição da agenda internacional de propriedade intelectual; ii) os resultados econômicos desse processo como o fluxo de pagamentos de propriedade intelectual; iii) as mudanças estruturais que emergem da ascensão da China como grande patenteadora internacional; iv) as estratégias de países latino-americanos para viabilizar seu desenvolvimento tecnológico em um contexto de ampliação e fortalecimento do regime internacional de propriedade intelectual
    • Nome do projeto: Agenda 2035 para la educación superior en el Ecuador (2016 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTTO, Maria Caramez , HITNER, Verena , MERCADO, Alexis .
      Descrição: La Agenda 2035 es una iniciativa conjunta para generar políticas públicas de Estado en el campo de la educación superior em Acuador con horizonte el año 2035. La Agenda 2035 de la educación superior busca definir a través de mecanismos participativos las políticas institucionales a implementarse en los próximos años, de cara a fortalecer el sistema en todas sus dimensiones y con la participación de todos los actores. Este documento generado por la Organization de los Estados Iberoamericanos (OEI) en articulación colaborativa con la Secretaria de Educación Superior, Ciencia, Tecnología e Innovación (SENESCYT), se constituye en un insumo para el debate sobre el futuro de la Educación Superior en Ecuador.
    • Nome do projeto: Experiências concretas de políticas científico-tecnológicas y de educación superior en América del Sur (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTTO, Maria Caramez , HITNER, Verena .
      Descrição: Este projeto, com financiamento do Instituto Internacional da UNESCO para Educação Superior na América Latina e Caribe (IESALC/UNESCO) visa analisar as políticas de educação superior e ciência e tecnologia implementadas nos países sul-americanos entre 2000 e 2015, com ênfase sobre as políticas desenhadas na própria região, para enfrentar problemas específicos. Dentre elas, destacamos: a lei de cotas implementada no Brasil, o Código Ingenios para a inovação social, implementado no Equador, e o Programa Raíces para combater a fuga de cérebros implementado na Argentina.
    • Nome do projeto: A transformação estrutural do espaço nacional de produção e difusão de conhecimento e a emergência de novos padrões de internacionalização das elites dirigentes (1998-2018) (2017 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTTO, Maria Caramez , NUNES, Dimalice , RIBEIRO, Paula Heloísa , ACUNA, Catalina , GINJO, Guilherme , BARBOSA, Bruno , DIAS, Bruno Castro , OSTROWSKI, Isadora Henriques , BOECHAT, Gabriela .
      Descrição: Este projeto pretende analisar as transformações estruturais que marcaram o espaço nacional de produção e difusão de conhecimento entre 1998 e 2018, buscando relacionar esse processo com a emergência de novos padrões de internacionalização das elites brasileiras, em particular aquelas portadoras de saberes de Estado. Por transformações estruturais do espaço nacional de produção e difusão de conhecimento, compreende-se o processo pelo qual as universidades de pesquisa ? que concentraram historicamente a função de produção e difusão de conhecimento legítimo no país e, paralelamente, de formação das suas elites dirigentes ? passaram a disputar espaço com outras instituições, em particular, os centros privados de investigação, também conhecidos como Think Tanks, e as instituições privadas de ensino de elite, criadas ou fortalecidas nesse período. A hipótese central desta pesquisa é que a mudança estrutural do espaço de produção e difusão de conhecimento ? que precisa ser melhor descrita e compreendida ? é inseparável dos novos padrões de internacionalização das elites nacionais, que emergem como reação às mudanças morfológicas ligadas aos processos de expansão, diversificação e descentralização do ensino superior brasileiro, tanto na graduação quanto na pós-graduação, particularmente nas universidades públicas, nos últimos 20 anos.
    • Nome do projeto: Dimensões cognitivas da hegemonia: trajetórias internacionais (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTTO, Maria Caramez , RIBEIRO, Paula Heloísa , ACUNA, Catalina , GINJO, Guilherme , SENA, Natália .
      Descrição: Esta pesquisa procura entender a crise das estratégias de desenvolvimento ancoradas no Estado e a ascensão do neoliberalismo a partir dos anos 1970 como processos que devem ser interpretados à luz da reafirmação da hegemonia norte-americana. No entanto, a consolidação dessa hegemonia internacional não se deu apenas por processos de coerção, como os mediados por acordos comerciais, produtivos e de investimentos, pelo controle dos fluxos de capitais e pelas contrapartidas exigidas pelos órgãos de financiamento e ajuda internacional. Igualmente importantes foram os processos de conversão de setores específicos das elites nacionais aos novos modelos de organização do Estado e da economia, o que implica enfatizar as dimensões cognitivas dessa nova hegemonia internacional, com ênfase para os fluxos internacionais de conhecimento, em especial dos assim chamados ?saberes de Estado?. Partindo deste diagnóstico, a proposta da presente pesquisa é entender as dimensões cognitivas da hegemonia internacional e nacional através de um estudo de sociologia e economia política do conhecimento, com ênfase sobre a circulação internacional de ?saberes de Estado? e sobre o papel das hierarquias nacionais e internacionais nesse processo.
    • Nome do projeto: Efeitos políticos e econômicos da expansão da escolarização feminina (1968-2022). (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTTO, Maria Caramez , NUNES, Dimalice , BOECHAT, Gabriela .
      Descrição: Esta pesquisa é um desdobramento da investigação que venho desenvolvendo sobre a mudança estrutural do espaço intelectual brasileiro e seus efeitos político-econômicos. Em síntese, pretende-se investigar de que maneira a expansão da escolarização feminina, especialmente no nível superior, a partir da reforma de 1968, gerou impactos políticos e econômicos que vão desde mudanças no mercado de trabalho até tensões políticas que se expressam em movimentos como a estruturação do voto por gênero (e raça), a expansão do movimento feminista na política e as diferentes formas de reação conservadora, ancorada na valorização da masculinidade e de padrões tradicionais de gênero, trabalho e família.
    • Nome do projeto: Neoliberalismo, Democracia e Mudança Estrutural do Espaço Intelectual Brasileiro (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTTO, Maria Caramez , BOECHAT, G. , NUNES, Dimalice , GINJO, Guilherme , BARBOSA, Bruno , DIAS, Bruno Castro , OSTROWSKI, Isadora Henriques , SILVA, Dario , SENA, Natália , MARTINS, David , TEIXEIRA, A. P. , OOMURA, Nicole .
      Descrição: Esta pesquisa busca investigar as interconexões entre os processos de mudança estrutural do espaço intelectual brasileiro, expansão do neoliberalismo e ascensão e crise da democracia no Brasil. Para tanto, tem como objetivos: i) Descrever a transformação estrutural do espaço intelectual brasileiro através do mapeamento da expansão do campo de ensino superior a partir de 1968, com ênfase no crescimento do setor privado e na democratização do setor público; ii) Mapear os impactos das políticas neoliberais para a reestruturação do setor privado de educação superior, com ênfase na expansão dos grandes oligopólios, e para a reorientação do setor público, com ênfase na mudança das políticas de C,T & I com a valorização da propriedade intelectual. iii) Mapear o impacto das políticas de democratização do acesso ao ensino superior público, em particular a partir do REUNI (Decreto nº 6.096/2007) e da Lei de Cotas (Lei 12.711/2012). iv) Mapear o impacto das transformações do campo de ensino superior sobre os padrões de internacionalização de elites dirigentes, em especial nas áreas que compões os chamados ?saberes de Estado?, como economia, relações internacionais, administração e direito, que estão na base da legitimação do neoliberalismo na país. v) Mapear o impacto das transformações do campo de ensino superior sobre a emergência de novas posições no espaço intelectual brasileiro, principalmente através da atuação de centros privados de produção e difusão de conhecimento (notadamente os assim chamados Think Tanks). vi) Mapear a emergência de padrões de atuação intelectual, com destaque para a disputa em torno da afirmação de credenciais intelectuais distintas dos critérios acadêmicos, tais como o impacto em redes sociais, a venda de livros e outros produtos culturais, a atuação na grande mídia e a inserção no Estado e no mercado. vii) Mapear o impacto desses novos padrões de atuação intelectual sobre o regime político e o padrão de desenvolvimento, a partir da crise do neoliberalismo e da democracia. Para tanto, se organiza em quatro linhas de pesquisa: LINHA 1. O campo de ensino superior no Brasil (1968-2022) LINHA 2. A mudança estrutural do espaço intelectual brasileiro e a emergência de novos padrões de internacionalização das elites dirigentes LINHA 3. A mudança estrutural do espaço intelectual brasileiro e as disputas por legitimidade: ?negacionismos?, ?anti-intelectualismos? e ?conservadorismos? em perspectiva estrutural LINHA 4. Neoliberalismo e democracia no Brasil
    • Nome do projeto: Mapeamento das candidaturas 2022: perfil das candidatas e candidatos ao cargo de Deputada e Deputado Federal pelo estado de São Paulo nas Eleições 2022 (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARLOTTO, Maria Caramez , STUCHI, C. G. .
      Descrição: Projeto desenvolvido pelo grupo Legislativas
    • Nome do projeto: Legislativas (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARLOTTO, Maria Caramez , STUCHI, C. G. .
      Descrição: Projeto de Extensão do Grupo de Estudos sobre Política e Gênero da Universidade Federal do ABC, sob orientação da professora doutora Carolina Gabas Stuchi, com a missão de contribuir para o estudo, pesquisa e divulgação sobre a representação feminina na política brasileira.
    • Nome do projeto: Determinantes da politização feminina: uma análise da trajetória social, política e escolar das deputadas federais eleitas em 2022 (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTTO, Maria Caramez , FECTEAU, F. , STUCHI, C. G. , MACIEL, R. .
      Descrição: O projeto propõe analisar a trajetória de mulheres que se elegeram deputadas federais em 2022, identificando determinantes do seu processo de politização. A pesquisa parte da literatura que constata o déficit de representatividade de raça e gênero na política institucional brasileira, mas busca inverter o olhar predominante dos limites para os determinantes da politização feminina, bem como de trajetórias bem-sucedidas de mulheres na política, inclusive de mulheres negras. Para tanto, a pesquisa se desdobra em três eixos. O primeiro busca analisar o peso dos determinantes sociais, em particular a experiência de classe, raça e gênero no processo de engajamento político de mulheres. O segundo analisa os determinantes propriamente políticos, com foco na relação dessas mulheres com partidos políticos e movimentos sociais que se fortaleceram na última década, em especial o movimento negro, feminista e o (neo)conservadorismo. Por fim, um terceiro eixo analisa os determinantes culturais, expressos na relação entre escolarização feminina e política, com foco no impacto da trajetória escolar na entrada e permanência na vida política. A hipótese central é que o processo de engajamento das mulheres na política institucional varia conforme a origem social (determinantes sociais) e o processo de politização stricto sensu (determinantes políticos), mas todas as trajetórias têm em comum o peso da hiperescolarização relativa. Metodologicamente, a pesquisa consiste em: 1/ caracterizar, por meio de estatísticas descritivas baseadas em dados do TSE, o perfil das mulheres candidatas ao cargo de deputada federal na eleição de 2022, comparando com o perfil de homens candidatos na mesma eleição; 2/ caracterizar, por meio de estatísticas descritivas baseadas em dados do TSE, o perfil das mulheres eleitas deputadas federais em 2022, comparando com o perfil de homens eleitos; 3/ reconstruir, por meio de entrevistas qualitativas, a trajetória das deputadas federais eleitas em 2022.
    • Nome do projeto: Scici - Science in Circulation (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARLOTTO, Maria Caramez , KLÜGER, Elisa , CONSOLIM, M. , PALMEIRA, M. , CODATO, A. , SAMPAIO, H. , ALMEIDA, A. M. , MAIA, J. M. E. , BRINGEL, B. , SIQUEIRA, R. M. .
      Descrição: O Grupo de Estudo e Pesquisa ?SciCi - Science in Circulation? iniciou suas atividades em janeiro de 2021 e está inserido no Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC) da Unifesp. Assim como os diversos grupos de pesquisa dos Institutos de Estudos Avançados alocados nas mais renomadas universidades, tanto brasileiras quanto estrangeiras, o SciCi objetiva a articulação entre diversas áreas de pesquisa, sendo o seu enfoque estudos que adotam a perspectiva da sociologia histórica das ciências ou da história social das ciências. As pesquisas do grupo focalizam as grandes áreas do conhecimento científico - ciências humanas, ciências exatas e ciências naturais - a fim de identificar os condicionantes sociais e intelectuais da produção, da circulação e da difusão científica. Para isso, a produção científica é considerada a partir dos campos de produção e de difusão, o que implica o estudo de instituições que desenvolvem, divulgam, aplicam ou financiam atividades de pesquisa, bem como a consideração de trajetórias dos agentes sociais envolvidos nesses processos. Cabe destacar ainda que o SciCi é composto por pesquisadores e colaboradores nacionais e estrangeiros, a fim de estabelecer um diálogo que avance por meio de estudos comparados entre campos científicos nacionais distintos, um desafio que permitirá equacionar o papel das respectivas culturas acadêmicas no âmbito do próprio projeto coletivo. O grupo está organizado em duas linhas de pesquisa. A Linha 1 investiga os espaços de produção, circulação e difusão científica nacionais e internacionais ? universidades, laboratórios, revistas, associações científicas etc. - a partir das lutas simbólicas envolvendo a imposição legítima de categorias, práticas científicas, especialidades, bem como as transformações da produção científica associadas à circulação de pessoas, recursos e textos. A Linha 2 investiga as memórias dos produtores científicos e das populações atingidas pelas suas ações no campo da saúde, especialmente considerando as ações em hospitais, historicamente determinadas pelas escolhas políticas de governos e pelos resultados das pesquisas científicas. Ambas as linhas buscam mapear as trajetórias de agentes sociais e suas estratégias por reconhecimento científico, entre pares e na sociedade mais ampla, bem como as modalidades de circulação, difusão e recepção de conhecimento científico no espaço transnacional, que envolvem condicionantes de ordem local, nacional, regional ou transnacional. 1. Expor e debater as pesquisas em andamento dos membros do grupo através de seminários e outras atividades internas, bem como organizar publicações coletivas a partir dos resultados desses encontros. 2. Organizar mesas redondas e atividades afins voltadas ao público acadêmico sobre questões relevantes da produção, circulação e difusão da ciência no mundo contemporâneo, reunindo pesquisadores em torno de temas transversais às suas respectivas pesquisas. 3. Divulgar para o público mais amplo material informativo relativo a práticas, instituições e agentes do campo científico, de modo a aproximar os diversos grupos sociais das formas e critérios de legitimidade da produção acadêmica.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Centro Brasileiro de Análise e Planejamento:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: bolsista
    • Grupo de Pesquisa em Política Pública para o Acesso à Informação EACH/USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Pesquisadora
    • Instituto de Estudos Avançados - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2016 ).
        Outras informações: Projeto temático FAPESP 2011/516143 Gênese e significado da tecnociência: das relações entre ciência, tecnologia e sociedade
        Outras informações: Pesquisadora
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Fevereiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2018 ).
    • Centro de Altos Estudos da ESPM:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Pesquisadora
    • Revista Fevereiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2018 ).
    • Revista de Sociologia e Política (UFPR. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
    • Grupo de Pesquisa em Sociologia da Educação, Cultura e Conhecimento:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora
    • Universidade Federal do ABC:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Revista Brasileira de História da Ciência:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Educação e Pesquisa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Revista de História (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Plural: Revista de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (IMPRESSO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2018 ).
        Outras informações: Consultora Técnica no eixo: La investigación científica y tecnológica y la innovación como motor del desarrollo humano, social y económico de América Latina y el Caribe da III Conferência Regional de Ensino Superior (Coordinador: René Ramírez. Otros consultores: Verena Hitner, Henrán Núñez, Claudia Ballas, Hebe Vessuri, Eduardo Rinesi y Alexis Mercado)
        Outras informações: sem vínculo funcional
    • Tempo Social:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Revista Tlatelolco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Reoriente:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2021 - Atual ).
        Outras informações: Integrante do projeto Science in Circulation
    • REVISTA DE ESTUDIOS BRASILEÑOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).