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Ana Paula Nobile Toniol

    • Doutora em Ciências - Área: História Econômica pela Universidade de São Paulo. Atuou como editora executiva da Revista Intelligere - Revista de História Intelectual do Centro de História da Ciência da Universidade de São Paulo desde 2018 até 2022 e atuou como estagiária em docência no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo. Possui Especialização em processos didático-pedagógicos para cursos na modalidade a distância pela UNIVESP (2021), onde atuou como Facilitadora (tutora) no Programa de Cooperação de Formação Didático-Pedagógico USP/UNIVESP nas funções de orientadora em TCC (metodologia científica) e docente nas disciplinas: Administração I, Estratégia e Planejamento de Empresas, Gestão por Processos, Empreendedorismo, Ética e Legalidade em Serviços Públicos e História (Graduação em Pedagogia), nas áreas de negócios, gestão da produção e pedagogia (história). Atualmente, realiza Pós Graduação em Educação Cristã, com base na Abordagem em Educação por Princípios.Realizou MBA Executivo em Marketing pela FGV (2014), Especialização em Moda e Criação pela Faculdade Santa Marcelina (2004) e Graduação em Direito pelo Centro Universitário FIEO (2002). Possui 19 anos de experiência na área de gestão e negócios da moda e design de produto, com ênfase no varejo e indústria têxtil e de confecção. Na área acadêmica, tem se dedicado a pesquisas sobre história da moda, economia criativa, economia da cultura, fast fashion e análises do comportamento socioeconômico da indústria e do varejo de moda no Brasil.

       

      Links:    

    • DERMONDE, MATHEUS ; CORREA, RAÍSA ; TONIOL, Ana Paula Nobile ; MIYAHIRA, NEY NAKAZATO ; MARTINS, ' AMANDA ARAÚJO . O ensino de Administração e Economia para engenheiros de produção nas universidades estaduais paulistas REVISTA PRODUÇÃO ONLINE , v. 22 , p. 2913 - 2941 , 2023. ISSN: 16761901.
    • ALBIERI, S. ; Nobile Toniol, A.P. . Industria, Cultura e Consumo: O Impacto do Fast-Fashion na Indústria da Moda Brasileira H-industri@ (B. Aires) , v. 27 , p. 95 - 108 , 2020. ISSN: 1851703X.
    • TONIOL, Ana Paula Nobile ; ALBIERI, Sara . O fast-fashion como fenômeno econômico-cultural: moda e globalização Brazilian Journal of Business , v. 2 , p. 2316 - 2327 , 2020. ISSN: 25961934.
    • TONIOL, Ana Paula Nobile ; ALBIERI, Sara . Ciência econômica e economia da cultura Intelligere , v. 1 , p. 9 - , 2019. ISSN: 24479020.
    • ALBIERI, S. ; TONIOL, A.P.N. . Razão ou Revolução - resgatando o debate Popper-Kuhn na história da ciência Khronos , v. , p. 13 - , 2018. ISSN: 24472158.
    • ALBIERI, Sara ; TONIOL, A.P.N. . A Meta-História das Ciências: o positivismo em meio às controvérsias.. Ensaios em História da Ciência e Tecnologia, v. , p. 64 - 72, 2020.
    • TONIOL, Ana Paula Nobile ; ALBIERI, Sara . A ECONOMIA CRIATIVA E O FAST-FASHION NO BRASIL: O VIÉS ECONÔMICO SIMBÓLICO NO CONSUMO DE MODA EM MASSA. Diálogos entre Moda, Arte e Cultura 2, v. , p. 101 - 112, 2020.
    • TONIOL, Ana Paula Nobile ; ALBIERI, Sara . MODA, CULTURA E CONSUMO EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO. A Economia numa Perspectiva Interdisciplinar, v. , p. 74 - 86, 2019.
    • TONIOL, Ana Paula Nobile ; ALBIERI, Sara . INDÚSTRIA DA MODA E ECONOMIA CRIATIVA NO BRASIL: COMPLEXIDADES E DESAFIOS. In: VII ENCONTRO CIENTÍFICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA DA UNESP , 2020 , Araraquara. ECONOMIA E SOCIEDADE: DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI ECONOMIA E SOCIEDADE: DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI. Araraquara : UNESP, 2020. p. 259 - 270.
    • TONIOL, Ana Paula Nobile ; ALBIERI, Sara . Industry, Culture and Consumption: The Impact of Fast-Fashion on the Brazilian Fashion Industry. In: VII Jornadas de Historia de la Industria y los Servicios - 2019 , 2019 , Buenos Aires. VII Jornadas de Historia de la Industria y los Servicios - 2019. : , 2019.
    • TONIOL, A.P.N. . A Economia Criativa e o Fast-Fashion no Brasil: o viés-econômico simbólico no consumo de moda em massa. In: Anais do IX Congresso de História Econômica do PPGHE-USP , 2019 , São Paulo. Anais do IX Congresso de História Econômica do PPGHE-USP. : , 2019.
    • TONIOL, A.P.N. . Moda e Globalização. In: ª Conferência Internacional de História Econômica e XI Encontro de Pós-Graduação em História Econômica , 2018 , Ribeirão Preto. Anais da 7ª Conferência Internacional de História Econômica e XI Encontro de Pós-Graduação em História Econômica. : , .
    • ALBIERI, S. ; TONIOL, A.P.N. . O FAST-FASHION COMO FENÔMENO ECONÔMICO-CULTURAL: MODA E GLOBALIZAÇÃO. In: Economia Políitca e Capitalismo no Século XXI: V Encontro do Programa de Pós Graduação em Economia da UNESP , 2018 , Araraquara. Economia Políitca e Capitalismo no Século XXI: Anais do V Encontro do Programa de Pós Graduação em Economia da UNESP. : FCL - UNESP, 2018.
    • TONIOL, Ana Paula Nobile . Revista Controvérsia (ISSN 1808-5253) - blind review. 2021 (Parecer)
    • TONIOL, Ana Paula Nobile ; ALBIERI, Sara . INDÚSTRIA DA MODA E ECONOMIA CRIATIVA NO BRASIL: COMPLEXIDADES E DESAFIOS. 2020 (Congresso)
    • TONIOL, Ana Paula Nobile . A economia criativa soba a ótica multidisciplinar da ciência econômica.. 2019 (Congresso)
    • TONIOL, Ana Paula Nobile ; ALBIERI, Sara . Industry, Culture and Consumption: The Impact of Fast-Fashion on the Brazilian Fashion Industry. 2019 (Congresso)
    • TONIOL, A.P.N. ; ALBIERI, S. . Ciência econômica e economia da cultura: transferências e especificidades. 2019 (Congresso)
    • TONIOL, A.P.N. . A Economia Criativa e o Fast-Fashion no Brasil: o viés-econômico simbólico no consumo de moda em massa. 2018 (Congresso)
    • TONIOL, A.P.N. . Moda e Globalização. 2018 (Congresso)
    • ALBIERI, Sara ; TONIOL, A.P.N. . MODA, CULTURA E CONSUMO EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO: O FAST-FASHION COMO FENÔMENO ECONÔMICO-CULTURAL (1990-2014). 2018 (Congresso)
    • TONIOL, A.P.N. . Delmiro Gouveia - Pioneiro e Nacionalista. 2015 (Seminário)
    • TONIOL, A.P.N. . Origem e Evolução da Industria Textil no Brasil. 2015 (Seminário)
    • Nome do projeto: Projeto Intelligere e Khronos: Consolidação das Revistas de História Intelectual e História da Ciência e sua Divulgação Cultural em Rede. FASE II (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TONIOL, A.P.N. , ALBIERI, Sara , MAGALHAES, G. , FABIANO, L. .
      Descrição: O Projeto Khronos/Intelligere existe de fato desde 2017, e tem funcionado enquanto grupo interdisciplinar de extensão universitária e divulgação cientifica em História Intelectual e História da Ciência. O Projeto agora é reapresentado para garantir a continuidade editorial das Revistas Intelligere e Khronos, de acesso livre pelo Portal Sibi/USP, e dos eventos abertos ao público interessado mais amplo cuja realização também envolve os alunos-bolsistas presentemente solicitados
    • Nome do projeto: Ciência econômica e economia da cultura Transferências e especificidades (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TONIOL, A.P.N. , ALBIERI, Sara .
      Descrição: A proposta de uma economia da cultura recorre à lógica econômica, seus conceitos e metodologia para uma análise econômica da indústria cultural, compreendendo: efeitos externos, investimentos a longo prazo, especificidade de remuneração, importância do subsidio público ou privado, aliados a um forte componente de incerteza. Ao transpor o valor econômico à cultura, tanto fomenta discussões sobre orçamentos públicos como envolve o setor corporativo nas questões culturais, criando metodologias para avaliação do impacto econômico da cultura na geração de riqueza e empregos. Essa avaliação inclui: valor do capital cultural, participação no mercado, direitos de propriedade intelectual, justificativas para a interferência estatal no mercado, estimativa dos impactos dos acordos multilaterais nas relações sociais e na preservação das expressões culturais de um povo. A economia da cultura se utiliza das técnicas oferecidas pelo conhecimento econômico para defender a importância da cultura como geradora de crescimento econômico e seu potencial para o desenvolvimento socioeconômico.
    • Graduacao:
      • Curso: Direito
        Nome da Instituição: Centro Universitário FIEO
        Ano de conclusão: 2002
    • Doutorado:
      • Curso: História Econômica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Virtual do Estado de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
      • Nome da Instituição: Fundação Getúlio Vargas
        Ano de conclusão: 2014
      • Nome da Instituição: Faculdades Santa Marcelina
        Ano de conclusão: 2004
      • Nome da Instituição: Faculdade Batista Pioneira
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Bolsista Mestrado
        Outras informações: Bolsista CNPQ
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2022 ).
        Outras informações: Doutorado em História Econômica
        Outras informações: Pesquisadora - Doutoranda
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Atuação no estágio em docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo - atividades de monitoria em sala de aula, auxílio à docentes.
        Outras informações: Estágio Docência
    • REVISTA INTELLIGERE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Editora Executiva na Intelligere, Revista de História Intelectual - ISSN 2447-9020 http://www.revistas.usp.br/revistaintelligere
    • C&A MODAS LTDA:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 2002 ).
        Outras informações: Atuação nos processos de compra, realizando a análise das necessidades, aprovação de pedidos, negociação e contato com fornecedores; Acompanhamento de vendas nas lojas; Pesquisa de mercado com foco na concorrência; Realização da análise de relatórios da área comercial, visando atender a demanda de consumo de mercadorias das lojas quantitativa e qualitativamente; Administração da carteira de pedidos, atuando nos processos de cadastro e manutenção dos pedidos, realização de follow up junto a fornecedores, assegurando o cumprimento dos processos até a entrada na loja; Atuação em compras para as lojas da Argentina
        Outras informações: Assistente Compradora
    • Magic Mount Confecções Ltda:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2003 ).
        Outras informações: Forte atuação em desenvolvimento de produto: planejamento e desenvolvimento de coleções para cada cliente private label; Desenvolvimento de produto em lavanderia; Pesquisa de tendências; Custo industrial; Planejamento e controle de produção (pilotos); Coordenação da equipe de criação: piloteiras e modelistas; Responsável pelo Controle de Qualidade das peças pilotos; Responsável pelos desenvolvimentos de exportação para Abercrombie.
        Outras informações: Coordenadora de Produto
    • Capricornio S/A:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2005 ).
        Outras informações: Responsável pela gestão em vendas: atendimento à carteira de clientes private label, negociação e pós-venda para clientes como Grupo Guararapes (Riachuelo); C&A Modas, Lojas Renner. Responsável por todo custo industrial; Coordenação no planejamento e desenvolvimento de coleções; Coordenação de representantes comerciais com elaboração e acompanhamento de metas.
        Outras informações: Gerente de Produto
    • Aziz Nader Indústria Têxtil S/A:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Consultoria em Desenvolvimento de Produto; Implantação de todo o departamento de produto com desenhistas, modelistas, costureiras, desenvolvimento de produto; Coordenação do departamento; Pesquisa de tendências de moda e elaboração de fichas técnicas.
        Outras informações: Consultoria em Desenvolvimento de Produto
    • Capricornio S/A (2):
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2009 ).
        Outras informações: Responsável pela gestão em vendas: atendimento à carteira de clientes private label, negociação e pós-venda para clientes como Grupo Guararapes (Riachuelo); C&A Modas, Lojas Renner. Responsável por todo custo industrial; Coordenação no planejamento e desenvolvimento de coleções; Coordenação de representantes comerciais com elaboração e acompanhamento de metas.
        Outras informações: Gerente de Produto
    • Confecções V2 Ind e Com Ltda:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2009 - 2017 ).
        Outras informações: Responsável pela gestão em vendas: atendimento à carteira de clientes private label, negociação e pós-venda para as marcas: Shoulder, Luigi Bertolli (feminino e masculino jeanswear), Cori , TNG (feminino e masculino), Grupo Pão de Açúcar (feminino), Pernambucanas, C&A Modas, Leader Magazine. Gestão de lojas de atacado (infantil feminino e masculino e feminino adulto) ; Treinamento de vendas e tendências de moda para representantes comerciais; Responsável por todo planejamento e desenvolvimento de coleções para os clientes e lojas de atacado da empresa, com foco em preço, produtividade e qualidade, elaborando modelos comerciais com informações de moda; Planejamento e desenvolvimento de coleções elaborados a partir de pesquisas internacionais, sites, feiras e eventos de moda; Avaliação de peças pilotos junto aos clientes (costura, modelagem e acabamento).
        Outras informações: Gerente de Produto
    • Revista Intelligere - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Editora Executiva - Revista Intelligere: Revista de História Intelectual do Centro de História da Ciência da Universidade de São Paulo http://www.revistas.usp.br/revistaintelligere
        Outras informações: Editora Executiva
    • Universidade Virtual do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2021 ).
        Outras informações: Facilitadora no Programa de Cooperação de Formação Didático-Pedagógico USP/UNIVESP nas funções de orientadora e docente: Orientadora em TCCOrientadora em Projeto IntegradorDisciplinas Ministradas: Administração IEstratégia e Planejamento de EmpresasGestão por Processos EmpreendedorismoÉtica e Legalidade em Serviços PúblicosHistória (Graduação em Pedagogia)
        Outras informações: Bolsista