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Edivania Granja da Silva Oliveira

    • Doutora em História Social pela USP. Mestra em História pelo UFCG (Campina Grande/PB). Com Especialização em História pela Universidade de Pernambuco e Atualização Pedagógica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciada em Historia pela Universidade de Pernambuco. Atualmente é professora de História no IF Sertão PE/Campus Petrolina. Realiza pesquisas sobre comunidades quilombolas e povos indígenas nas área de História, História Ambiental Ambiental e Educação.

       

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  • Livros publicados: 6
    • BEZERRA, H. A. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Diferença étnico-racial e Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Sertão Pernambucano. MACEIO (AL) : Editora OLYVER, 2021 . 211p. ISBN: 9786587192581.
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Os índios Pankará na Serra do Arapuá: relações socioambientais no sertão pernambucano. MACEIO (AL) : Editora OLYVER, 2021 . 176p. ISBN: 9786587192888.
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; CAVALCANTE, M. S. T. . Memórias e vivências: saberes e fazeres nas Escolas Indígenas Pankararu. Petrolina : IF SERTÃO PE, 2019 . 248p. ISBN: 9788564794139.
    • SANTOS, C. A. B ; SILVA, E. H. ; OLIVEIRA, E. G. S. . História ambiental, história indígena e relações socioambientais no Semiárido Brasileiro. Paulo Afonso/BA : SABEH, 2018 . 274p. ISBN: 9788556000316.
    • SILVA, E. H. ; SANTOS, C. A. B ; OLIVEIRA, E. G. S. . História Ambiental: recursos natrurais e povos tradicionais no semiárido nordestino. Curitiba/PR : APPRIS, 2017 . p. ISBN: 9788547304140.
    • SILVA, E. H. ; SANTOS, C. A. B ; OLIVEIRA, E. G. S. ; COSTA NETO, H. M. . História Ambiental e história indígena no semiárido brasileiro. Feira de Santana : UEFS EDITORA, 2016 . 278p. ISBN: 9788555920400.
    • GRANJA DA SILVA OLIVEIRA, EDIVANIA ; DOS SANTOS JÚNIOR, CARLOS FERNANDO . Paleográfico em manuscrito digitalizado do Projeto Resgate Barão do Rio Branco LABORHISTÓRICO , v. 7 , p. 211 - 226 , 2021. ISSN: 23596910.
    • SANTOS, Cleice Onária ; SANTOS, Soneide Maria dos. ; SANTOS, Sônia dos. ; SILVA, C. J. O. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Território: Luta Prioritária da Comunidade Quilombola Negros de Gilu, Itacuruba,Pernambuco, Brasil OPARÁ , v. 04 , p. 07 - 54 , 2016. ISSN: 23179465.
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SILVA, E. H. . O ?professor do índio é a jurema?: reflexões sobre a planta sagrada para os índios Pankará (Carnaubeira da Penha/PE) Ariús: Revista de Ciências Humanas e Artes (UFCG) , v. 21 , p. 84 - 104 , 2015. ISSN: 01039253.
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SILVA, E. H. ; OLIVEIRA, F. G. S. . A Ciência dos indígenas Pankará na Serra do Arapuá: uso dos recursos naturais na terapêutica e ritualística Opará , v. 01 , p. 01 - 15 , 2014. ISSN: 23179465.
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SILVA, E. H. . Os Usos dos Recursos Naturais pelos Indígenas Pankará na Serra do Arapuá (Carnaubeira da Penha/PE) Fronteiras: journal of social, technological and environmental science , v. 4 , p. 155 - 174 , 2015. ISSN: 22388869.
    • EVANGELISTA. Jean Lúcio S. ; BITENCOURT, RICARDO B. ; ANDRADE, Williams S. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Utilização do jogo para PC ?Age of Empires? como ferramenta didática para aulas de História Antiga Revista Semiárido De Visu , v. 2 , p. 338 - 346 , 2012. ISSN: 22371966.
    • GONÇALVES, Geovani J. ; NUNES, Maria A. C. ; BEZERRA, Herlon A. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Desenvolvimento Curricular Intercultural e Reconhecimento Étnico Revista de Educação do Vale do São Francisco (REVASF) , v. 4 , p. 211 - 231 , 2014. ISSN: 21778183.
    • SILVA, OTA, Ivete Aparecida da ; OLIVEIRA, E. G. S. ; SANTOS, ANDREIA ALVES DOS . DOCÊNCIA E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS - MODOS DE SUBJETIVAÇÃO Iniciação & Formação Docente , v. 1 , p. 1 - 12 , 2014. ISSN: 23591064.
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; ALBUQUERQUE, A. S. . Percepção da identidade étnico-racial do ensino médio integrado no IF Sertão-PE, Campus Petrolina Revista Semiárido De Visu , v. 02 , p. 285 - 295 , 2012. ISSN: 22371966.
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SANTOS, C. A. B . A Catedral Sagrado Coração de Jesus: representação simbólica da influência da igreja católica na cidade de Petrolina, Pernambuco. Revista Semiárido De Visu , v. 2 , p. 219-230 - 230 , 2012. ISSN: 22371966.
    • BEZERRA, H. A. ; OLIVEIRA, E. G. S. ; SILVA, E. H. . PROFESSORES E PROFESSORAS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DO IF SERTÃO-PE. As práticas educativas da formação e ação do grupos étnico-raciais, v. 01, p. 85 - 102, 2021.
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SILVA, E. H. . As Memórias do Povo Pankará e a História Ambiental da Serra do Arapuá (Carnaubeira da Penha/PE). História Ambiental: Debates Interdisciplinas, v. 01, p. 320 - 339, 2014.
    • PINTO, H. B. ; OLIVEIRA, E. G. S. ; OTA, I. S. . AS LEIS Nº 10.639/2003 E Nº 11.645/2008 NA CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NAS LICENCIATURAS DO IF SERTÃO PE/CAMPUS PETROLINA. Relações étnico-raciais: Educação, Ensino, História e Sociedade., v. 01, p. 90 - 102, 2020.
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; CAVALCANTE, M. S. T. . Saberes na Educação Escolar Pankararu. Memórias e vivências: saberes e fazeres nas Escolas Indígenas Pankararu, v. 01, p. 21 - 29, 2019.
    • OLIVEIRA, E. G. S. . "Terra Toré Pankará", Carnaubeira da Penha - PE. Narrar a História na contemporaneidade: O Cinema e a experiência histórica, v. 01, p. 156 - 167, 2019.
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SILVA, E. H. . A Planta Jurema na ritualística e na terapêutica do povo indígena Pankará, Serra do Arapuá, Carnaubeira da Penha/PE. História ambiental, história indígena e relações socioambientais no Semiárido Brasileiro, v. 01, p. 71 - 88, 2018.
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; FLORÊNCIO, R. R. ; SANTOS, C. A. B . Indigenous people in the hinterlands of the São Francisco river: dynamic of occupation and uses of natural resources. Navigating Complexity: Human ? Environmental Solutions for a Challenging Future, v. 01, p. 1 - 320, 2018.
    • SILVA, E. H. ; OLIVEIRA, E. G. S. ; SANTOS JUNIOR, C. F. . Os povos indígenas no ?Sertão verde?: mobilizações, conflitos e afirmações identitárias no Semiárido pernambucano. O Encolhimento das águas: o que se vê e o que se diz sobre a crise hídrica no semiárido, v. 01, p. 129 - 149, 2018.
    • OLIVEIRA, R. ; SANTOS, C. A. B ; Edvania Granja da Silva Oliveira . As Territorialidades Truká do Nordeste do Brasil. Los Pueblos Indígenas de América Latina: actas del II CIPIAL, v. 01, p. 01 - 15, 2018.
    • OLIVEIRA, E. G. S. . A história ambiental da Serra do Arapuá a partir das memórias dos índios Pankará (Carnaubeira da Penha-PE). História Ambiental e história indígena no semiárido brasileiro, v. 1, p. 61 - 85, 2016.
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; FLORÊNCIO, R. R. ; SANTOS, C. A. B . TERRAS DO OPARÁ: A TERRITORIALIDADE INDÍGENA NO NORDESTE BRASILEIRO. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO , 2017 , Campina Grande, PB. Anais II CONIDIS. Campina Grande/PB : EDITORA REALIZE, 2017. p. 01 - 10.
    • BEZERRA, H. A. ; OLIVEIRA, E. G. S. ; MENDONCA, C. F. L. . Os cursos d Desenvolvimento Curricular e Educação Intercultural Descolonizante e Educação Intercultural no Pensamento Decolonial (IF Sertão PE): experiências em busca d dignidade curricular-escolar d valores africanos q (con)formam o povo brasileiro.. In: II Foro sobre África, Educación y Desarollo, , 2017 , Salamanca/ESPANHA. II Foro sobre África, Educación y Desarollo: Los valores en la educación de África, de ayer a hoy.. : , 2017.
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Serra do Arapuá: Território físico e simbólico dos índios Pankará, Carnaubeira da Penha/PE. In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade , 2015 , Brasília/DF. 7o. Encontro Nacional da ANPPAS. : , 2015.
    • OLIVEIRA, E. G. S. . CONCEPÇÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA: HISTÓRIA AMBIENTAL NA SERRA DO ARAPUÁ E OS ÍNDIOS PANKARÁ NO SERTÃO PERNAMBUCANO (CARNAUBEIRA DA PENHA) NA AFIRMAÇÃO DE SUA IDENTIDADE ÉTNICA 1970-1980) ÍNDIOS, MEMÓRIA E HISTÓRIA AMBIENTAL. In: II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: SOCIEDADE E ETNICIDADE , 2014 , CAMPINA GRANDE. II CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: SOCIEDADE E ETNICIDADE. CAMPINA GRANDE : EDUFCG, 2014. p. 1 - 69.
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SILVA, E. H. . As plantas sagradas da serra do Arapuá usadas pelos índios Pankará (Carnaubeira da Penha/PE). In: 3o. Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações , 2014 , Florianópolis, SC. 3o. Simpósio Internacional de História Ambiental e Migrações - ANAIS. FLORIANÓPOLIS, S/C : labimha, 2014. p. 1 - 1504.
    • FLORÊNCIO, R. R. ; SANTOS, C. A. B ; OLIVEIRA, E. G. S. ; OLIVEIRA, R. ; MIRANDA, M. S. . FÉ E DEVOÇÃO DE UM POVO: A RODA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE EM JUAZEIRO BAHIA. In: 2o. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ECOLOGIA HUMANA , 2014 , PAULO AFONSO- BA. Anais do 2º Seminário Internacional de Ecologia Humana.. SALVADOR - BA : EDUNEB, 2014. p. 001 - 281.
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SILVA, E. H. . OS ÍNDIOS PANKARÁ DA SERRA DO ARAPUÁ: ESTUDOS DE HISTÓRIA AMBIENTAL. In: VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária e 1a. I Jornada de Geografia das Águas , 2013 , João Pessoa, PB. VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária e 1a. I Jornada de Geografia das Águas. João Pessoa : UFPB, 2013.
    • OLIVEIRA, E. G. S. . ESTUDO DOS ELEMENTOS SAGRADOS E DA NATUREZA NOS RITUAIS FESTIVOS DO TERREIRO DE CANDOMBLÉ ILÊ ASE AYRÁ ONYNDACOR, JUAZEIRO, BAHIA. In: Iº Seminário Internacional de Ecologia Humana , 2012 , PAULO AFONSO, BA. Anais do Iº Seminário Internacional de Ecologia Humana. Salvador, BA : EDUNEB, 2012.
    • OLIVEIRA, E. G. S. . 'A história do meu lugar' - relato de experiência da disciplina de História I, do curso de graduação em Pedagogia do polo Curaçá-PARFOR/UNEB/CAMPUS VIIII - Juazeiro, BA. In: II Simpósio Baiano de Licenciaturas - Política de Formação de Professores para a Educação Básica , 2012 , Salvador, BA. ANAIS - II Simpósio Baiano de Licenciaturas - Política de Formação de Professores para a Educação Básica. : , 2012.
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SANTOS, M. A. B. ; OLIVEIRA, R. ; SANTOS, C. A. B ; FLORÊNCIO, R. R. . O Comércio de Fitoterápicos na cidade de Petrolina/PE. In: III SIMPÓSIO DE PLANTAS MEDICINAIS DO VALE DO SÃO FRANCISCO , 2011 , Juazeiro, BA. III SIMPÓSIO DE PLANTAS MEDICINAIS DO VALE DO SÃO FRANCISCO. JUAZEIRO, BA : UNIVASF, 2011.
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; FLORÊNCIO, R. R. . A Relação entre o Sagrado e a Natureza Representado Nas Festas de Candomblé em Juazeiro, BA. In: II SEMINÁRIO NACIONAL FONTES DOCUMENTOS E PESQUISA HISTÓRICA: Sociedade e Cultura , 2011 , Campina Grande, PB. Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica. Campina Grande, PB : UFCG, 2011.
    • OLIVEIRA, E. G. S. . A história, o ensino e as negras de Conceição das Crioulas. In: II Colóquio Internacional de História: Fontes, Históricas, Ensino e História da Educação , 2010 , Campina Grande, PB. II Colóquio Internacional de História: Fontes, Históricas, Ensino e História da Educação. Campina Grande, PB : UFCG, 2010.
    • OLIVEIRA, E. G. S. . As Famílias Dominantes do Sertão na Formação da Petrolina antiga. In: IV ENCONTRO CULTURA E MEMÓRIA: História e Trabalho , 2009 , Recife. IV ENCONTRO CULTURA E MEMÓRIA: História e Trabalho. Recife, PE : Editora Universitária - UFPE, 2009. p. 7 - 109.
    • OLIVEIRA, E. G. S. . PROJETO CULTURA AFRO E INDÍGENA DO IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA. In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA , 2011 , SÃO PAULO. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. SÃO PAULO : ANPUH-SP, 2011.
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; OLIVEIRA, R. . A INTERFACE ENTRE AS ETNOCIÊNCIAS E A HISTÓRIA NA COMUNIDADE INDÍGENA TRUKÁ, SOBRADIINHO, BA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: Desafios e Perspectivas para o Ensino de Ciências , 2011 , SENHOR DO BONFIM. ANAIS DO CONGRESSO NACIONAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. PETROLINA, PE : UNIVASF, 2011.
    • OLIVEIRA, E. G. S. . As Negras na Luta pelo Território do Quilombo Remanescente Conceição das Crioulas. In: VII ENCONTRO NORDESTINO DE HISTÓRIA ORAL , 2009 , Aracaju, SE. VII ENCONTRO NORDESTINO DE HISTÓRIA ORAL: Oralidades, Tempo Presente e Desafio. Aracaju, SE : UFSE, 2009.
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Comunidade Remanescente Quilombola Conceição das Crioulas. In: I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE A ESCRAVIDÃO AFRICANA NO BRASIL , 2010 , Natal, RN. I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Escravidão Africana no Brasil. Natal, RN : UFRN, 2010.
    • OLIVEIRA, E. G. S. . A CULTURA AFRO-BRASILEIRA: PRÁTICAS, CONCEITOS E O QUILOMBO REMANESCENTE CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS.. In: I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES DOCUMENTAIS E PESQUISA HISTÓRICA: Diálogos Interdisciplinares , 2009 , CAMPINA GRANDE, BA. Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica. Campina Grande, PB : UFCG, 2009.
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Ensino de História e Cultura Afrobrasileira - Uma discussão necessária. In: II SEMINÁRIO PODERES E SOCIABILIDADES NA HISTÓRIA , 2010 , Recife, PE. II SEMINÁRIO PODERES E SOCIABILIDADES NA HISTÓRIA. Recife, PE : Editora Universitária - UFPE, 2010.
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Negras libertas na formação do quilombo Conceição das Crioulas. In: XIV CISO - Desigualdade Social: regiões, classes e identidades no mundo globalizado , 2009 , Recife. Resumos do ... Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste. : , 2009.
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Fugas e os Quilombos: Resistência Africana no Nordeste Colonial entre os séculos XVII e XVIII. In: I Seminário Nacional Poderes e Sociabilidades na História , 2008 , Recife - PE. Anais Eletrônico do I Seminário Nacional Poderes e Sociabilidades na História. Recife, PE : ufpe, 2008.
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Comissão Cientifica II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. 2017 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . COMISSÃO DE AVALIAÇÃO II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido. 2017 (Parecer)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC, PIBITI E PIBIC JR. 2016 (Consultoria)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . A História do meu lugar - TURMA B. 2011 (Relatorio_tecnico)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . A História do meu lugar. 2011 (Relatorio_tecnico)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Lugares de memória, Curaçá/BA. 2013 (Relatorio_tecnico)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Possibilidades Metodológicas para o Ensino da Cultura Indígena. 2014 (Relatorio_tecnico)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Parecer 'ad hoc' Projeto: PIBIC e PIBIC Jr. 2013 (Consultoria)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Parecer 'ad hoc' Livro. 2014 (Consultoria)
    • COSTA, E. S. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Comissão Comitê Editorial de Livros e Publicações Seriadas. 2012 (Outra)
    • BEZERRA, H. A. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Comissão de Elaboração Projeto de Curso de Pós-Graduação em Educação Intercultural. 2012 (Outra)
    • BEZERRA, H. A. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Comissão de Organização do Curso Pesquisa Social: Cenário, Modelos e Experiências.. 2012 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Comissão de Elaboração do Projeto alusivo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 2011 (Elaboracao_de_projeto)
    • ALVES, P. P. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Membro da Comissão Projeto Político Pedagógico (PPP). 2011 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Membro da Comissão Permanente de Avaliação (CPA). 2010 (Outra)
    • GOMES, S. M. D. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Membro da Comissão Permanente de Avaliação e Gestão Documental. 2010 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Membro do Grupo Responsável pelos Trabalhos de Concepção de um Sistema de Gestão por Competência no Ãmbito do IF SERTÃO PE (GTGC). 2011 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Comissão de elaboração de ementas e materiais diáticos dos cursos do Proeja FIC - Curso de Auxiliar Técnico em Eventos Sociais e Comunitários. 2011 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Elaboração de Prova de História Exame Seletivo Ensino Médio IF SERTÃO PE. 2010 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SILVA, L. M. ; SILVA, OTA, Ivete Aparecida da ; PACHECO, C. S. G. ; SILVA, C. J. O. ; BEZERRA, H. A. ; BARROS JUNIOR, B. L. ; SILVA, D. A. ; BERNARDON, T. ; MELO, P. H. R. ; OLIVEIRA, S. L. ; LIMA, C. A. G. . Projeto Cultura Afro e Indígena IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA. 2010 (Outra)
    • SILVA, OTA, Ivete Aparecida da ; OLIVEIRA, E. G. S. ; BEZERRA, H. A. . Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em educação e Pluralidade Cultural no IF Sertão/ Campus Petrolina. 2013 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . XIII Encontro Regional Nordeste de História Oral: Práticas antirracistas e narrativas inclusivas. 2021 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Os Indígenas Pankará na Serra do Arapuá (Carnaubeira da Penha) e Serrote dos Campos (Itacuruba): dinâmicas identitárias, interéctnicas e as relações socioambientais envolvendo áreas serranas, margens e ilhas do Rio São Francisco, Semiárido pernambucano. 2020 (Outra)
    • Edvania Granja da Silva Oliveira . ?PPI (Pretos, Pardos e Indígenas), Heteroidentificação,legislação e aplicabilidade nos processos seletivos. 2019 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Afirmação étnica através de histórias de vidas indígenas Pankará, Semiárido pernambucano. 2020 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; FLORÊNCIO, R. R. ; LINS, L. D. ; SANTOS, C. A. B . Possibilidades metodológicas para ensino da cultura indígena. 2020 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Povo Indígena Pankará, Serra do Arapuá, Carnaubeira da Penha/PE: relações socioambientais e interétnica no sertão do São Francisco. 2019 (Seminário)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Bioma Caatinga: uso dos recursos naturais pelos indígenas do Sertão pernambucano. 2019 (Conferência)
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; FLORÊNCIO, R. R. ; SANTOS, C. A. B . Povos Indígenas do Sertão do São Francisco: Dinâmicas de ocupação e uso de recursos naturais. 2018 (Seminário)
    • Edvania Granja da Silva Oliveira . As formas de trabalho dos indígenas Pankará, Serra do Arapuá, Carnaubeira da Penha/PE. 2018 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SILVA, OTA, Ivete Aparecida da . AS LEIS 10.639/03 E 11.645/08 NA CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NAS LICENCIATURAS DO IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA. 2015 (Comunicacao)
    • FLORÊNCIO, R. R. ; SANTOS, C. A. B ; OLIVEIRA, E. G. S. . As Territorialidades Truká do Nordeste do Brasil. 2016 (Congresso)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . O Processo de Territorialização do Povo Indígena Pankará, Serra do Arapuá, Carnaubeira da Penha/PE. 2016 (Congresso)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . História Ambiental Pankará. 2016 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . DEBATE SOBRE O DIA CONSCIÊNCIA NEGRA. 2015 (Conferência)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . POVO PANKARÁ: ACESSO E USO DOS RECURSOS NATURAIS DA SERRA DO ARAPUÁ, CARNAUBEIRA DA PENHA/PE. 2015 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SILVA, E. H. . As plantas sagradas da serra do Arapuá usadas pelos índios Pankará (Carnaubeira da Penha/PE). 2014 (Comunicacao)
    • FLORÊNCIO, R. R. ; SANTOS, C. A. B ; OLIVEIRA, E. G. S. ; OLIVEIRA, R. ; MIRANDA, M. S. . FÉ E DEVOÇÃO DE UM POVO: A RODA DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE EM JUAZEIRO BAHIA. 2014 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Metodologia e Fontes para o Estudo da História Ambiental no Território do Povo Pankará, Carnaubeira da Penha/PE. 2014 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SILVA, E. H. . AS MEMÓRIAS DO POVO PANKARÁ E A HISTÓRIA AMBIENTAL DA SERRA DO ARAPUÁ. 2013 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Recursos Ambientais. 2014 (Seminário)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . CONCEPÇÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA: HISTÓRIA AMBIENTAL NA SERRA DO ARAPUÁ E OS ÍNDIOS PANKARÁ NO SERTÃO PERNAMBUCANO (CARNAUBEIRA DA PENHA) NA AFIRMAÇÃO DE SUA IDENTIDADE. 2014 (Congresso)
    • OTA, I. S. ; BEZERRA, H. A. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Educação das relações étnico-raciais: uma proposta para o ensino tecnológico na perspectiva da Interculturalidade. 2013 (Congresso)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . A história ambiental e os índios Pankará da Serra do Arapuá. 2013 (Congresso)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . CONSTITUIÇÃO DE 1988 E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2012 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . A história ambiental da Serra do Arapuá a parti das memórias dos índios Pankará (Carnaubeira da Penha/PE). 2013 (Outra)
    • OTA, I. S. ; OLIVEIRA, E. G. S. . Docência e Construção de Sentidos: Modos de Subjetivação. 2013 (Seminário)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Identidade étnica dos índios Pankará da Serra do Arapuá: uma proposta de estudo na perspectiva da História Ambiental. 2013 (Simposio)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Apresentação de Trabalhos Científicos. 2013 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SILVA, L. M. . Experiências educativas sobre a Cultura Afrodescendente e Indígena no IF SERTÃO PE. 2012 (Congresso)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Observatório do Sertão Pernambucano. 2012 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Estudo dos elementos sagrados e da natureza nos rituais festivos do terreiro de candomblé. 2012 (Seminário)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . 'A história do meu lugar' - relato de experiência da disciplina de História I, do curso de graduação em Pedagogia do polo Curaçá-PARFOR/UNEB/CAMPUS VIIII - Juazeiro, BA. 2012 (Simposio)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . CARTOGRAFIA SOCIAL DAS CASAS DE RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO/BA.. 2012 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; FLORÊNCIO, R. R. . A Relação entre o Sagrado e a Natureza Representado Nas Festas de Candomblé em Juazeiro, BA. 2011 (Seminário)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . O COMÉRCIO DE FITOTERÁPICOS NA CIDADE DE PETROLINA/PE. 2011 (Simposio)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . PROJETO CULTURA AFRO E INDÍGENA. 2011 (Simposio)
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; OLIVEIRA, R. . A INTERFACE ENTRE AS ETNOCIÊNCIAS E A HISTÓRIA NA COMUNIDADE INDÍGENA TRUKÁ, SOBRADIINHO, BA. 2011 (Congresso)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Fontes históricas para estudo da cultura do sertão: memória, filomografia e arquivos. 2011 (Simposio)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . A CULTURA AFRO-BRASILEIRA: PRÁTICAS, CONCEITOS E O QUILOMBO REMANESCENTE CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS.. 2009 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Comunidade Remanescente Quilombola Conceição das Crioulas. 2010 (Simposio)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Fontes Históricas para a Cultura do Sertão. 2010 (Seminário)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Ensino de História e Cultura Afrobrasileira - Uma Discussão Necessária. 2010 (Seminário)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . A história, o ensino e as negras de Conceição das Crioulas. 2010 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . AS FAMÍLIAS DOMINANTES DO SERTÃO NA FORMAÇÃO DA PETROLINA ANTIGA. 2009 (Seminário)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . As Negras na Luta pelo Território do Quilombo Remanescente Conceição das Crioulas. 2009 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Negras Libertas na Formação do Quilombo Conceição das Crioulas. 2009 (Seminário)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . História de Conflitos e Encontros, Vivências e Cotidianos. 2009 (Outra)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Fugas e os Quilombos: Resistência Africana no Nordeste Colonial entre os séculos XVII e XVIII. 2008 (Seminário)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . 50 Anos do Golpe Militar. 2014 CÂMARA DE VEREADORES
    • OLIVEIRA, E. G. S. . 2o. Painel Temático: Em debate, as Territorialidades - 4o. Workshop Nacional de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. 2014
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SILVA, E. H. . I CONGRESSO INTERNACIONAL DA DIVERSIDADE DO SEMIARIDO. 2016 digital
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Povos Indígenas do sertão nordestino. 2017
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SANTOS, C. A. B . PALESTRA 04 : ETNOBIOLOGIA: CONCEITOS, ABRANGÊNCIA E ENFOQUES NO SEMIÁRIDO NORDESTINO. 2017
    • Edvania Granja da Silva Oliveira . VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: IDENTIDADE, TRANSITORIEDADE E TRABALHO. 2018 e-book
    • OLIVEIRA, E. G. S. . II CONGRESSO INTERNACIONAL MUNDOS INDÍGENAS. 2018 FACEBOOK E WHATSAPP
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Mediação de Apresentação de Trabalho na Educação com a Temática Ambiental. 2018
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Interculturalidade no IF Sertão. 2020 digital
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; PACHECO, C. S. G. ; OTA, I. S. . Povos Indígenas, Afrodescendentes e as Pesquisas Locais. 2012 ANAIS IMPRESSO
    • OLIVEIRA, E. G. S. . I Encontro de História da FACHUSC ? ?Vozes do Sertão: Novas Perspectivas sobre a História de Pernambuco. 2009 (FACHUSC)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . II Encontro de História e memória da ocupação do sertão pernambucano. 2010 (FACHUSC)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Um pesquisa interdisciplinar na Serra da Capivara. 2010 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Revelando o São Francisco. 2010 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Evento Dia da Consciência Negra. 2011 (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . SEMINÁRIO QUILOMBO CONCEIÇÃO DAS CRIOULAS - TERRA DE NEGROS E NEGRAS, DE RESISTÊNCIA, FORÇA E FÉ.. 2010 (IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Comemoração da Consciência Negra do IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA. 2012 (IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . IV SEMINÁRIO ITINERANTE FRANCO-BRASILEIRO CIDADES E RIOS NA HISTÓRIA DO BRASIL: Rio São Francisco. 2014 (UEG; UNIVERSITÉ LA ROCHELLE; IF SERTÃO PE)
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SA, A. F. A. . Oficina História e Imagem nos Sertões - Novas Abordagens no Ensino. 2014 (IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA; UFS)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . I Seminário Ambiente, Etnicidade e Movimentos Sociais do Campo no Sertão Semiárido São Franciscano e I Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária ? Sertão PE/BA. 2015 (IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . I Encontro de Etnicidade e Gestão dos Recursos Naturais em Territórios Semiárido. 2016 (IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . II Encontro de Líderes de Grupos de Pesquisa e Pós-Graduação, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação. 2017 (IF SERTÃO PE)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . "Pesquisas Interdisciplinares: Reflexões e debates". 2017 (IF SERTÃO PE)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . 123 ANOS DE REPÚBLICA BRASILEIRA. 2012 (IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Raça e Identidade Negra. 2012 (IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA)
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; BEZERRA, H. A. . I OFICINA DO CURSO DESENVOLVIMENTO CURRICULAR E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DESCOLONIZANTE. 2013 (IF SERTÃO PE CAMPUS FLORESTA)
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; OLIVEIRA . Oficina Música: Abordagens e possibilidades de utilização no Ensino de História. 2012 (Universidade de Pernambuco)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Oficina Ensino de História EJA. 2013 (SEDUC-JUAZEIRO)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Terra do Arapuá: Refrigério e refúgio de Pankará, brejo de altitude - ilha de umidade nas Caatingas. 2014 (UPE CAMPUS PETROLINA)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . O ENSINO DA ÁFRICA, DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA. 2013 (SEDUC - JUAZEIRO)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . ENSINO DE HISTÓRIA DO BRASIL. 2012 (SEDUC - JUAZEIRO)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . METODOLOGIAS ENSINO DE HISTÓRIA. 2013 (SEDUC - JUAZEIRO)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . MINICURSO 05 - DIVERSIDADES ÉTNICO-RACIAIS NO SEMIÁRIDO: IDENTIDADES, DISCURSOS E IMAGENS. 2016 (Realize Eventos)
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SANTOS, C. A. B . HISTÓRIA AMBIENTAL E ETNOBIOLOGIA: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA PESQUISAS COM COMUNIDADES TRADICIONAIS NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO. 2017 (REALIZE)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Educação e diversidade camponesa - Questões camponesas contemporâneas: gênero, raça e etnia. 2019 (UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS CAMPUS REGIONAL CATALÃO)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . A Cultura Afrobrasileira: Práticas, Conceitos e a Comunidade Conceição das Crioulas. 2010 (FACHUSC)
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Negros Fugidos e a Formação de Quilombos no Brasil Colônia. 2008 (FACHUSC / Autarquia Educacional de Salgueiro)
    • OLIVEIRA, E. G. S. ; SILVA, E. H. . História indígena e ensino da temática indígena: exigências da Lei 11.645/2008. 2015 (ANPUH PERNAMBUCO)
    • Nome do projeto: PROJETO CULTURA AFRO E INDÍGENA (2010 - 2011
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: OLIVEIRA, E. G. S. .
      Descrição: Implantação da Lei 11.658/08 no Ensino Médio Integrado do IF Pernambucano Campus Petrolina.
    • Nome do projeto: Índio brasileiro: Donos da Terra? (2011 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, E. G. S. .
      Descrição: Este projeto didático faz parte da disciplina de História do Ensino Médio Integrado do IF SERTÃO PE - Campus Petrolina. Tem a pretensão de proporcionar espaços para conhecimento e valorização dos povos indígenas brasileiros, a partir da seleção de conteúdos didáticos para possibilitar aos alunos aprenderem a História do Brasil a partir de diversos olhares para perceber o povo Indígena, fomentando reflexão crítica sobre o processo histórico da cultura indígena, destacando suas contribuições na formação identitária da cultura brasileira. Além de desenvolver metodologias didáticas para aplicação da Lei 11.645/08. O desenvolvimento desta pesquisa utilizará como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica para a construção de conhecimentos sobre o povo indígena através de recorte temático e de distribuição de conteúdos com a turma de 2º ano, do Curso de Química do Ensino Médio Integrado, divididos em dois grupos. O grupo 1 irá pesquisar o contato do europeu com os indígenas ? Século XVI e o Grupo 2 desenvolverá a pesquisa sobre a colonização do sertão e resistência indígena ? século XVII e XVIII. A turma do 3º ano, do Curso de Informática do Ensino Médio Integrado, irá focar o trabalho nas comunidades remanescentes indígenas do sertão, a luta pela terra e as políticas públicas. A pesquisa terá início no mês de março e finalizará no mês de outubro de 2011. No final do mês de abril será divulgado o Projeto para a comunidade educativa através da construção de blog, cartazes, folders e outras modalidades a serem definidas pelos membros da pesquisa e desenvolvidas durante a pesquisa. Por fim, pretende-se que o estudo dos indígenas do sertão proporcione maior ampliação de conhecimentos dos povos indígenas na comunidade educativa, percebendo seu papel como sujeito histórico, na contribuição de combate a discriminação e de maior convivência com a diversidade e pluralidade cultural da sociedade brasileira.
    • Nome do projeto: Projeto PIBIC Jr. - PERFIL ETNICORRACIAL DA COMUNIDADE ACADÊMICA DO IF SERTÃO-PE, Campus Petrolina (2011 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, E. G. S. .
      Descrição: O projeto pretende diagnosticar o perfil etnicorracial da comunidade acadêmica do Campus Petrolina, com base na Lei nº 11.645/08, visando compreender o ambiente escolar como espaço de pluralidade e identidade cultural, componentes fundamentais da nossa sociedade. Para o desenvolvimento do Projeto será efetuado levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, discussões e análise pertinentes às questões da cultura afro e indígena, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais e do estudo da História do Brasil. Os resultados obtidos com a pesquisa de diagnóstico e compreensão da percepção da comunidade educativa do IF SERTÃO-PE, Campus Petrolina, em relação ao reconhecimento e valorização da cultura afro e indígena, proporcionará a confecção de um diagnóstico sobre o perfil dos alunos do Ensino Médio Integrado, o qual contribuirá para as ações a serem implementadas na área de ensino e aprendizagem, visando ampliar a convivência com a diversidade e pluralidade cultural da sociedade brasileira, com base na Lei nº 11.645/08. Pretende-se ainda, desenvolver trabalho de Iniciação Científica sobre o tema do projeto, envolvendo alunos do Ensino Médio Integrado e publicar artigos científicos em revistas indexadas nacionais e/ou resumos em congressos da área. Participação de uma 01 aluna Bolsista do Ensino Médio Integrado em Química.
    • Nome do projeto: Especialização em Educação Intercultural do IF Sertão PE: desenvolvimento participativo de um currículo a serviço dos professores indígenas e quilombolas do Sertão Pernambucano (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, E. G. S. , BEZERRA, H. A. .
      Descrição: Pesquisa de desenvolvimento curricular, que objetiva, inspirada no movimento político-epistemológico da Pesquisa-Intervenção como Investigação Colaborativa e Formativa, Auxiliar, metodológica e teórico-conceitualmente, o planejamento do curso de Especialização em Educação Intercultural, a ser ofertado no campus Floresta do IF Sertão PE, contribuindo com a qualidade final de seu Projeto Pedagógico.. Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
    • Nome do projeto: Projeto PIBIC Jr. - Os elementos sagrados dos Rituais Festivos do Terreiro de Candomblé Ilê Ase Ayrá Onyndancor, Juazeiro, BA. (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, E. G. S. .
      Descrição: Esta pesquisa é em consonância com a Lei 10.639/03, que trata do estudo da cultura afro-brasileira. Por isso, pretende possibilitar o reconhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira, bem como a reeducação das relações étnico-raciais para além dos muros escolares, a fim de proporcionar a inclusão da temática da religião afro-brasileira, em especial, o candomblé no ambiente escolar através da produção de documentário com fins didático-pedagógicos. O cenário da pesquisa é o Terreiro de Candomblé Ilê Ase Ayrá Onyndancor, Juazeiro, BA, com o intuito de entender a importância das casas de terreiro como preceito identitário, como espaço de resistência negra e demarcação de territórios simbólicos, destacando a necessidade de levantamento das questões socioeconômicas dos membros destas comunidades, visando observar como são vistos os terreiros pela comunidade local. Para o desenvolvimento do Projeto será efetuado levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, na concepção da abordagem de natureza qualitativa com registro filmográfico e coleta de dados através de entrevistas com os participantes da Casa de Terreiro e dos rituais festivos com o intuito de perceber o contexto teórico e prático, as possibilidades de reflexão da prática do processo religioso e cultural do Candomblé. A pesquisa utilizará os procedimentos metodológicos de História, da História Oral e da antropologia, com o intuito de mapear a relação do sagrado com a natureza presente nas manifestações religiosas afro-brasileiras, valorizando os sujeitos, como protagonistas do fazer histórico. Por fim, espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o combate ao preconceito e à discriminação dos ?povos de santos? no âmbito educacional e nos espaços de sociabilidade da nossa região a fim de proporcionar maior visibilidade das práticas ritualísticas do candomblé para afirmação e valorização identitária da cultura afro-brasileira através do respeito às crenças e ritos religiosos da comunidade de ?santo?. Participação de 02 alunos do Ensino Médio Integrado em Informática.
    • Nome do projeto: Projeto PIBIC - A CONSTRUÇAO DE SENTIDOS SOBRE SER PROFESSOR/ PROFESSORA PELO GRADUANDO/A DE LICENCIATUA EM COMPUTAÇÃO DO IFSERTÃO/ CAMPUS PETROLINA (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, E. G. S. , SILVA, OTA, Ivete Aparecida da .
      Descrição: Sabemos que há um constructo social que determina sentidos sobre o ser professor/ professora. Além do discurso oficial, institucionalizado ? através dos projetos pedagógicos, de leis e decretos - há outros discursos sobre o ser professor que são veiculados na sociedade através dos meios de comunicação e das escolas. Dessa forma é que colocamos o questionamento: Como o graduando ou a graduanda do curso de Computação, futuro professor/a nas escolas de Educação Básica e Técnico assimila e subjetiva os discursos produzidos/ reproduzidos sobre o ser professor? Interessa-nos saber como os graduandos subjetivam esses discursos e constroem/reconstroem seu dizer sobre ser professor/a. Este projeto pretende compreender os efeitos de sentidos produzidos/ reproduzidos no discurso do graduando/ da graduanda do curso de Licenciatura em Computação do IF Sertão - CAMPUS Petrolina a respeito do ser professor/a. O referencial teórico que norteia este estudo é a Análise do Discurso francesa (AD) e seu aparato teórico-metodológico, que tem como objeto de estudo o discurso e dispõe de um dispositivo próprio de análise. No recorte que faremos para análise, selecionaremos a turma do quinto período de Computação IF Sertão-Campus Petrolina, todos os alunos que, por livre e espontânea vontade, se dispuserem a participar da pesquisa. Esperamos que os ditos e não-ditos dos alunos e alunas apontem equívocos, angústias, certezas e incertezas, apontem, enfim, os sentidos que eles/ elas constroem sobre o ser professor/ professora, possibilitando à Coordenação do Curso um feed back do seu dizer sobre o assunto seja nos Projeto Pedagógico, seja no dia-a-dia dos professores e professoras do curso em sala de aula. Cremos que esses discursos investigados podem apontar deslizes e contradições que vão situá-los em determinadas regiões de sentido e que, vinculados à formação ideológica que os constitui, vão construir sentidos.
    • Nome do projeto: Desenvolvimento Curricular e Educação Intercultural Descolonizante (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, E. G. S. , BEZERRA, H. A. .
      Descrição: Curso de Formação Continuada que objetiva possibilitar aos profissionais de educação pertencentes aos povos indígenas pernambucanos e às comunidades quilombolas no Sertão de Pernambuco o aprofundamento de seus conhecimentos relativos ao desenvolvimento curricular, em especial quando pensado no contexto da educação intercultural descolonizante. Como produto final deste processo formativo, esperasse a construção coletiva do Currículo do Curso de Especialização Educação Intercultural, a ser ofertado pelo IF SERTÃO-PE.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
    • Nome do projeto: Projeto PIBIC Jr. - Avenida Guararapes e Praça do Centenário: Espaços de lazer e memória um estudo de tempo, memória e história no município de Petrolina, PE (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, E. G. S. , SILVA, D. A. .
      Descrição: Refletir sobre o passado a partir da Avenida Guararapes e Praça do Centenário, como representação histórica da urbanidade de Petrolina por meio do registro das memórias dos Petrolinenses, da utilização da História Oral e de documentos escritos e fotográficos, numa perspectiva interdisciplinar, destacando a necessidade deste registro como construção de uma memória coletiva; os simbolismos ocultos em ruas e praças; a comparação com a realidade atual e, sobretudo, a introdução de conhecimentos sobre relações sociais e culturais em tempos distintos, contributos para a História da cidade. 02 alunos do Ensino Médio Integrado participantes do Projeto.
    • Nome do projeto: Projeto Indígenas do Sertão Pernambucano: POVO PANKARÁ, Carnaubeira da Penha, PE (2012 - 2012
      Natureza: Outra
      Integrantes: OLIVEIRA, E. G. S. , PACHECO, C. S. G. , SILVA, C. J. O. , BERNARDON, T. , CAMELO, M. L. V. , ALMEIDA FILHO, S. F. .
      Descrição: Pretende-se compreender o conhecimento do Povo Pankará em relação ao Bioma Caatinga, os usos da fauna e da flora com fins terapêuticos e ritualísticos, a noção de territorialidade e de identidade étnica, bem como os sentimentos que intermedeiam as relações desse povo com a sociedade local.
    • Nome do projeto: Pesquisa Social: cenários, modelos e experiências (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, E. G. S. , BEZERRA, H. A. .
      Descrição: Curso voltado à criação de situações de aprendizagem de alguns modelos de Pesquisa Social, tendo como público servidores do IF Sertão PE e da Univasf. Visa contribuir com o desenvolvimento da capacidade institucional de investigação destas organizações públicas de ensino, pesquisa e extensão, instrumentalizando-as com metodologias de acesso crítico à demandas sócio-econômicas e ético-políticas do Sertão Pernambucano.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
    • Nome do projeto: CARTOGRAFIA SOCIAL DAS CASAS DE RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA NOS MUNICÍPIOS DE JUAZEIRO/BA. (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, E. G. S. , SANTOS, C. A. B , FLORÊNCIO, R. R. , OLIVEIRA, R. , SANTOS, M. A. B. , OLIVEIRA .
      Descrição: O processo histórico-social a cultura de matriz africana em contato com as matrizes culturais indígenas e européias sofreu alterações e ressignificações nas práticas culturais de tradições africanas. Os ritos e as crenças de práticas doutrinárias originárias do continente africano foram reelaborados, devido à tática de resistência e de sobrevivência. As religiões e os cultos de origem africana ao longo da nossa história foram proibidos, perseguidos e discriminados. Mas, a população escrava negra resistiu de diversas formas para manutenção de suas tradições, inclusive adotando nomes de santos e datas religiosas católicas, prática denominada de sincretismo religioso. Dessa forma, a tradição cultural de matriz africana é de grande contribuição religiosa, artística, lingüística, alimentar, etc., na formação do povo brasileiro. Assim, o reconhecimento e a valorização da cultura afrobrasileira é de fundamental importância na composição do nosso patrimônio cultural. Este projeto pretende fazer o levantamento das Comunidades de Terreiro (Umbanda e Candomblé) do Município de Juazeiro/BA, mapeando e descrevendo sua história, seus espaços sagrados, ritos, tradições na região, e ainda locais de coleta de folhas, rios e parques utilizados como local de culto, seus conflitos e outros espaços/assuntos julgados relevantes pelas casas que estiverem participando do projeto. Para tanto, a memória será considerada como fonte historiográfica, pois alarga o campo das possibilidades interpretativas, permite múltiplos temas de investigação, formula novas problematizações e produz novas histórias. O cenário da pesquisa são as Casas de Terreiros de Candomblé e Umbanda da cidade de Juazeiro, BA, utilizando-se de procedimentos específicos com o intuito de realizar a escrita da história e memórias, das manifestações religiosas afro-brasileiras locais, valorizando os sujeitos, como protagonistas do fazer histórico para preservação do patrimônio cultural da sociedade brasileira através do uso de
    • Nome do projeto: PROCESSOS IDENTITÁRIOS E CULTURAIS INDÍGENA DO POVO TRUKÁ, SOBRADINHO, BAHIA, BRASIL. (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, E. G. S. , SANTOS, C. A. B , FLORÊNCIO, R. R. , OLIVEIRA, R. .
      Descrição: Esta proposta tem como objetivo principal registrar a cultura indígena Truká, da comunidade indígena Truká, no município de Sobradinho, BA. O levantamento consiste na realização de estudos, através da tradição oral para reconhecimento e entendimento das tradições religiosas e culturais. Utilizará como procedimentos metodológicos entrevistas abertas e semi-estruturas com membros da comunidade através de questionários ou depoimentos registrados com recursos áudio-visual. Pretende-se contribuir com fortalecimento da história, do modo de vida, das lutas e da garantia do território dessa comunidade a fim de valorizar a identidade cultural do grupo.
    • Nome do projeto: Projeto Interdisciplinar Formação de Professores IF SERTÃO PE Campus Petrolina: povo Truká, Ilha de Assunção/Cabrobó-PE (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, E. G. S. , CAVALCANTE, M. S. T. .
      Descrição: Pretende-se ofertar formações em diversas áreas do conhecimento a fim de contribuir com a Educação Escolar Indígena do Povo Truká
    • Nome do projeto: : ?Cantos e Contos do Velho Chico? (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, E. G. S. , SANTOS, A. O. .
      Descrição: O Rio São Francisco foi uma importante via de navegação desde o período colonial, fazendo parte do universo histórico, socioeconômico e cultural de uma vasta área do Estado brasileiro. A proposta do Projeto ?Cantos e Contos do Velho Chico? é pesquisar as manifestações culturais a fim de aliar pesquisa, ensino e extensão na promoção da cultura ribeirinha, especialmente os Cantos e Contos do Velho Chico através da realização de oficinas culturais nas Escolas Luiza de Castro e Otacílio Nunes de Souza, em Petrolina/PE. A metodologia que será utilizada terá como concepção a educação musical através das teorias de educadores musicais como Jaques Dalcroze e Edgar Willems, utilizando músicas, recitações poéticas, imagens, sonoridades, danças, contações de histórias e mitos, na intenção de afirmar as expressões culturais ribeirinhas e também como recursos pedagógicos, com a intenção de difundir a cultura ribeirinha através de contos, canções e poemas de artistas locais, promovendo diálogos e reflexões com os estudantes sobre a importância do Rio São Francisco de forma dinâmica e interativa. o público alvo composto de estudantes terá a oportunidade de vivenciar de forma mais aprofundada a cultura que os acerca; explorar outros meios de se fazer e entender música; valorizar as manifestações culturais presentes na cidade e refletir sobre a situação atual do Rio São Francisco, promovendo perspectivas para o futuro.
    • Nome do projeto: HISTÓRIA AMBIENTAL E INDÍGENA NO SERTÃO PERNAMBUCANO: dinâmicas na construção da identidade indígena dos Pankará (1980-2010) (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, E. G. S. .
      Descrição: Estudar o processo de emergência e conformação de uma coletividade etnicamente diferenciada, os Pankará, a fim de perceber quais os aspectos que são expressos nos ambientes em que vivem. Para tanto, buscaremos evidenciar a presença histórica dos Pankará na Serra do Arapuá e no Serrote dos Campos, tentaremos entender o processo migratório de reassentamento das famílias Caxeado e Limeira que viviam na Velha Itacuruba, parentes dos Pankará da Serra do Arapuá, que com a criação do Lago de Itaparica passaram a habitar na Nova Itacuruba e em Agrovilas, na afirmação étnica dos Pankará de Serrote dos Campos, bem como envolver os parentes reassentados nas Agrovilas, localizadas nos Projetos de Irrigação /P.I., Brígida, no Município de Orocó/PE e no P.I. Caraíbas, em Santa Maria da Boa Vista/PE, que não participaram/participam das mobilizações políticas e do processo de afirmação étnica dos Pankará de Serrote dos Campos.
    • Nome do projeto: AS LEIS 10.639/03 E 11.645/08 NA CONSTRUÇÃO DA DOCÊNCIA NAS LICENCIATURAS DO IF SERTÃO PE CAMPUS PETROLINA (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, E. G. S. , SILVA, OTA, Ivete Aparecida da , PINTO, H. B. .
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como o graduando/ a graduanda dos cursos de licenciatura no IF Sertão/ Campus Petrolina percebem e compreendem os processos históricos de desigualdade racial e social e de exclusão de grupos étnicos no cotidiano escolar. Após seminário sobre a temática da pesquisa para o público-alvo, foi realizada a coleta de dados junto ao/à graduando/a, através de questionário contendo questões fechadas e abertas. Foram selecionados alunos/as de todas as turmas de licenciatura do Campus Petrolina, que, por livre e espontânea vontade, se dispuseram a participar da pesquisa. Os dados coletados foram analisados levando em conta tanto a perspectiva da análise quantitativa quanto qualitativa, a partir da fundamentação teórica da Análise do Discurso Francesa. Os resultados apontaram os sentidos explícitos e velados dos ditos e não-ditos que os graduandos constroem sobre a diversidade, fruto de dizeres historicamente constituídos, possibilitando ao Departamento do Ensino Superior efetivar ações educacionais concretas para trabalhar a temática no cotidiano escolar.
    • Nome do projeto: Programa Ação Saberes Indígena na Escola (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, E. G. S. .
      Descrição: A Ação Saberes Indígenas na Escola tem o objetivo de promover a formação continuada de professores indígenas alfabetizadores e a produção de material didático e paradidático a partir dos seguintes eixos: I? Letramento e numeramento em Língua Portuguesa como primeira língua; III ? Letramento em Língua Indígena ou Língua Portuguesa como segunda língua ou língua adicional; III ? Conhecimentos e artes verbais indígenas. A referida ação contemplará o Povo Indígena Pankararu, sertão de Itaparica, estado de Pernambuco.
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Cotidiano Medieval e Preconceito Racial em Casamento no Município de Petrolina. 2011 - DocumentÁrio
    • OLIVEIRA, E. G. S. . Racismo em Petrolina - Casos Legais e Cultura Popular. 2011 - DocumentÁrio
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Historia
        Nome da Instituição: Universidade de Pernambuco
        Ano de conclusão: 1992
    • Mestrado:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Campina Grande
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: DOUTORADO EM HISTÓRIA SOCIAL
        Nome da Instituição: UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO
        Ano de conclusão: 2022
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Campina Grande
        Ano de conclusão: 2014
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 1999
      • Nome da Instituição: Universidade de Pernambuco
        Ano de conclusão: 1994
    • Colégio Geo Petrolina:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 2008 ).
        Outras informações: Direção administrativo-financeiro
    • AUTARQUIAA EDUCACIONAL DE SALGUEIRO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Professora Universitária no Curso de História
        Outras informações: Professor
    • Governo do Estado de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - 2010 ).
        Outras informações: PROFESSOR
    • Instituto Federal do Sertão Pernambucano:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Universidade do Estado da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2011 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Grupo de Pesquisa (CNPQ) - Grupo de Pesquisa em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação (GMEPE) - UNEB Membro do Núcleo de Pesquisa (CNPQ) - Núcleo de Estudos em Comunidades e Povos Tradicionais e Ações Socioambientais (NECTAS) - UNEB
        Outras informações: Pesquisador Colaborador
    • UNEB - PARFOR/PLATAFORMA FREIRE:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • UNIDADE INTEGRADA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO BRASIL:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2009 - Atual ).
        Outras informações: Disciplinas Ministradas em Curso de Especialização: História e Pesquisa Histórica - Curso de Especialização em História em Petrolina, 30 h/a - 2009 História Medieval - Curso de Especialização em História em Petrolina, 30 h/a - 2010 História Medieval e Moderna - Curso de Especialização em História em Petrolina, 30 h/a - 2010 História e Pesquisa Histórica - Curso de Especialização em História em Petrolina, 30 h/a - 2010 História Contemporânea - Curso de Especialização em História em Petrolina, 30 h/a - 2010 HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL - Curso de Especialização em História Pólo Ouricuri, 30 h/a - 2012 HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL - Curso de Especialização em História em Petrolina, 30 h/a - 2012 História Moderna - Curso de Especialização em História em Petrolina, 30 h/a - 2013 Historia e Saber Escolar: vendo a disciplina a partir da produção didática - 30 h/a - 2013 História e Pesquisa Histórica - Curso de Especialização em História em Petrolina, 30 h/a - 2014 História Moderna - Curso de Especialização em História em Petrolina, 30 h/a - Disciplina Ministrada em Curso de Graduação: PENSAMENTO FILOSÓFICO: Da Grécia aos dias atuais - Curso de Graduação em Serviço Social Pólo Ouricuri - 60 h/a - 2012
        Outras informações: CONVIDADA
    • UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Disciplina Ministrada: História Indígena - Curso Licenciatura Plena em Educação Intercultural Indígena - PROLIND-CONVÊNIO FNDE - 60 h/a
        Outras informações: Bolsista
    • IF SERTÃO PE CAMPUS FLORESTA:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - Atual ).
        Outras informações: COORD. ESPECIALIZAÇÃO EDUC. INTERCULTURAL
    • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Seertão Pernambucano:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO ACADÊMICO AGRESTE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Ministrante da Disciplina Metodologia do Ensino de História - Turma Humanas - Curso Licenciatura Intercultural
        Outras informações: Professor convidado
    • Revista Contemporânea de Educação UFRJ:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SECRETARIA DE MODALIDADES ESPECIALIZADAS DE EDUCAÇÃO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).