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Adilson Junior Ishihara Brito

    • Possui graduação em História (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal do Pará; possui mestrado em História Social do Norte e Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (2008); possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2016). É docente efetivo de Teoria da História e Metodologia da História na Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Ananindeua. É líder do Grupo de Estudos de Fronteira, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de História, com ênfase em história política e história econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: Independência ibero-americana, revolução ibero-americana, patriotismo, soldados, história militar, cultura política, fronteiras amazônicas, elites políticas. Atualmente ocupa o cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PPGEH/PROFHISTORIA), e tem se dedicado à pesquisa e às reflexões voltadas para a Teoria da História, vinculadas aos processos de ensino e aprendizagem da história escolar, com ênfase na construção da memória histórica e da memória coletiva e seus vínculos com os temas da identidade nacional, identidade local, direitos humanos e educação patrimonial nas salas de aula da Educação Básica.

       

      Links:    

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    • BRITO, A. J. I. ; TAVARES, D. R. ; NETTO, E. P. . Ensino de História e Educação Patrimonial na Ilha de Mosqueiro.. 2020 Facebook
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    • BRITO, A. J. I. ; SILVA, T. F. ; BRITO, M. S. F. . A abordagem intra-americana sobre a colonização ibérica no vale do Rio Amazonas: natureza e sertões em foco. 2023 WEB
    • BRITO, A. J. I. ; CARDOSO, J. . 'Fraternidad, Union y Libertad!'. 2012 Rádio Web UFPA
    • BRITO, A. J. I. ; BASTOS, C. A. ; CARDOSO, A. . Fronteiras Coloniais no Extremo Norte da América Portuguesa. 2016 Impresso
    • BRITO, A. J. I. ; CARDOSO, A. . Fronteiras Coloniais no Extremo Norte da América Portuguesa. 2014 Impresso e digital
    • BRITO, A. J. I. ; SILVA, C. B. ; GONDRA, J. G. ; FARIA FILHO, L. M. . Independência Ensinada, Independências nas Escolas. 2022 YouTube
    • BRITO, A. J. I. . Encontro Cultura, Memória & Modernidade. 2006 (Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco)
    • BRITO, A. J. I. . III Encontro da Amazônia Tocantina. 2009 (Universidade Federal do Pará/Campus do Tocantins-Cametá)
    • BRITO, A. J. I. . I Colóquio de História e Saber Histórico na Região Bragantina: Territórios do Historiador. 2010 (Universidade Federal do Pará)
    • BRITO, A. J. I. ; SOARES, E. C. L. . Encontro Internacional "Fronteiras, História e Identidades". 2012 (Universidade Federal do Pará)
    • BRITO, A. J. I. ; BASTOS, C. A. . Encontro Internacional "Amazônia: fronteiras em movimento".. 2014 (Universidade Federal do Amapá; Campus Marco Zero)
    • BRITO, A. J. I. ; BASTOS, C. A. ; NUNES, F. A. . III Encontro Internacional "Amazônia: Entre Rotas, Fronteiras e Conexões".. 2016 (Universidade Federal do Pará; Campus de Ananindeua)
    • BRITO, A. J. I. . I Mostra universitária do Campus de Aanindeua. 2017 (Universidade Federal do Pará)
    • BRITO, A. J. I. ; NUNES, F. A. . I Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (I SIEPE). 2018 (Universidade Federal do Pará)
    • BRITO, A. J. I. . II Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPA (SIEPE - Campus de Ananindeua). 2019 (Universidade Federal do Pará)
    • BRITO, A. J. I. . XII Encontro Estadual de História da ANPUH-Seção PA. 2020 (ANPUH - Seção PA)
    • BRITO, ADILSON JUNIOR ISHIHARA ; SILVA, D. J. S. ; SILVA, B. ; CAIXETA, V. L. . I Simpósio Amazônico do ProfHistória: desafios e possibilidades da formação docente e do ensino de história.. 2021 (Universidade Federal do Pará - Mestrado Profissional em Ensino de História)
    • BRITO, A. J. I. ; DIAS JUNIOR, J. E. S. . Aula Magna do ProfHistória/UFPA. 2020 (Universidade Federal do Pará - Mestrado Profissional em Ensino de História)
    • BRITO, A. J. I. ; MORAES, C. C. ; VILHENA, A. A. H. . Aula Magna do ProfHistória/UFPA. 2022 (Universidade Federal do Pará - Mestrado Profissional em Ensino de História)
    • BRITO, A. J. I. ; WINTER, M. D. ; COMISSOLI, A. . Congresso Internacional Independências do Brasil. 2022 (Associação Nacional de História (ANPUH) e Sociedade de Estudos do Oitocentos (SEO))
    • BRITO, A. J. I. ; MORAES, C. C. ; VILHENA, A. A. H. . Aula Magna do PROFHISTÓRIA/UFPA. 2023 (Universidade Federal do Pará)
    • BRITO, A. J. I. ; VILHENA, A. A. H. . VI Simpósio de Linhas de Pesquisa do ProfHistória/UFPA. 2023 (Universidade Federal do Pará - Mestrado Profissional em Ensino de História)
    • BRITO, A. J. I. ; MORAES, C. C. ; VILHENA, A. A. H. . V Simpósio de Linhas de Pesquisa do ProfHistória/UFPA. 2022 (Universidade Federal do Pará - Mestrado Profissional em Ensino de História)
    • BRITO, A. J. I. ; DIAS JUNIOR, J. E. S. ; VILHENA, A. A. H. . IV Simpósio de Linhas de Pesquisa do ProfHistória/UFPA. 2020 (Universidade Federal do Pará - Mestrado Profissional em Ensino de História)
    • BRITO, A. J. I. ; MORAES, C. C. ; VILHENA, A. A. H. . Aula Magna do PROFHISTÓRIA/UFPA. 2024 (Universidade Federal do Pará)
    • BRITO, A. J. I. . Memória, Comemorações e Ensino de História.. 2020 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • BRITO, A. J. I. . Desafios do Ensino de História na Amazônia. 2020 (ANPUH - Seção PA)
    • BRITO, A. J. I. ; NETTO, E. P. . O Bicentenário da Independência brasileira no Grão-Pará: projeto didático para a Educação Básica. 2022 (Universidade Federal do Pará)
    • BRITO, A. J. I. . A 'história vista de baixo' como abordagem de pesquisa sobre a Independência Brasileira na Amazônia. 2023 (Universidade do Estado do Maranhão)
    • BRITO, A. J. I. ; SILVA, T. F. ; BRITO, M. S. F. . A abordagem intra-americana sobre a colonização ibérica no vale do Rio Amazonas: natureza e sertões em foco. 2023 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
    • BRITO, A. J. I. . O Professor de História diante das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. 2017 (Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua - SEMED)
    • BRITO, A. J. I. . Ensinando História - Processo de ocupação das Baixadas de Belém através de cartões-postais. 2017 (Universidade Federal do Pará)
    • BRITO, A. J. I. . Em que mundo vivemos hoje? Ensino de História e Educação Pública. 2018 (Secretaria Municipal de Educação de Ananindeua - SEMED)
    • BRITO, A. J. I. . O LABHAM/Campus de Ananindeua: novas perspectivas para o ensino de Geografia e História. 2018 (Universidade Federal do Pará)
    • BRITO, A. J. I. . Diálogos Pedagógicos: tendências no contexto escolar no ensino de História. 2022 (Secretaria Municipal de Educação de Manaus)
    • BRITO, A. J. I. . Adesão do Pará à Independência: memória e ensino de história. 2022
    • BRITO, A. J. I. . Narrativas do presente e do passado: a diversidade como estratégia no ensino-aprendizagem de língua portuguesa e história na educação básica (PIBID 2020). 2022
    • BRITO, A. J. I. . Tempo, testemunhos e consciência histórica na formação de professores de História (PIBID 2018). 2020
    • BRITO, A. J. I. . Independência brasileira e história urbana: entre a memória e o esquecimento em Belém do Pará. 2024
    • BRITO, ADILSON JUNIOR ISHIHARA ; NUNES, F. A. . Educação histórica, cognição e pesquisa no Ensino de História.. 2020 (Material didático)
    • BRITO, A. J. I. ; NUNES, F. A. . Currículo de História, Narrativas e Ensino de História. 2020 (Maerialdidático)
    • BRITO, A. J. I. . Cultura Histórica: uma abordagem de pesquisa da História.. 2020 (Maerialdidático)
    • BRITO, A. J. I. . O mito da 'Adesão do Pará à Independência': inquietações sobre a aprendizagem histórica. 2022 (Licenciatura em história)
    • BRITO, A. J. I. ; ROCHA, R. A. . Uma história vista de baixo da Independência brasileira no Pará. 2022 (Material didático)
    • BRITO, A. J. I. . Memória Social e Direitos Humanos: elementos para uma educação histórica no ensino básico. 2021 (Material didático)
    • BRITO, A. J. I. ; FERREIRA, E. R. . Memória, Comemorações e Ensino de História. 2020 (Material didático)
    • BRITO, A. J. I. ; SILVA, C. B. ; GONDRA, J. G. ; FARIA FILHO, L. M. . Independência Ensinada, Independências nas Escolas. 2022 (Material didático)
    • BRITO, A. J. I. ; SILVA, C. B. ; GONDRA, J. G. ; FARIA FILHO, L. M. . Independência Ensinada, Independências nas Escolas. 2022 (Material didático)
    • BRITO, A. J. I. ; SOUZA JR., J. A. ; COELHO, G. M. ; MORAES, C. C. ; BARROS, M. R. M. . Dois Séculos de História: as narrativas sobre a Independência do Brasil no Pará. 2022 (Vídeo educacional)
    • BRITO, A. J. I. ; SILVA, T. F. ; BRITO, M. S. F. . A abordagem intra-americana sobre a colonização ibérica no vale do Rio Amazonas: natureza e sertões em foco. 2023 (Materialdidático)
    • BRITO, A. J. I. ; NUNES, F. A. . Ensino de História: um campo de pesquisa para o/a professor/a pesquisador/a.. 2020 (Maerial didático)
    • BRITO, A. J. I. ; NUNES, F. A. . Aprendizagem Histórica e Consciência Histórica em Jörn Rüsen.. 2020 (Material didático)
    • BRITO, A. J. I. ; NUNES, F. A. . Consciência Histórico e Usos Públicos do Passado no Ensino de História.. 2020 (Material didático)
    • BRITO, A. J. I. . Adesão do Pará à Independência: Memória e Ensino de História.. 2019 (Material didático)
    • BRITO, A. J. I. ; PADOVANI, E. ; NUNES, F. A. ; MONTEIRO, E. ; FONTES, E. J. . Viva a Liberté! Uma história vista de baixo da Independência brasileira na Amazônia. 2022 (Vídeo educacional)
    • Nome do projeto: Adesão do Pará à Independência: memória e ensino de história (2017 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRITO, A. J. I. , SOARES, E. C. L. , BASTOS, C. A. , MACHADO, A. R. A. , PIMENTA, J. P. G. , SOUZA JR., J. A. .
      Descrição: Dentre tantas datas comemorativas que fazem alusão à história do Pará, uma das mais representativas e pouco conhecidas diz respeito à ?Adesão do Pará à Independência?. Comemorada no dia 15 de Agosto, a ?Adesão? carrega, juntamente com o peso da oficialidade, a ideia do fato marcante, definitivo e verdadeiro, cristalizado na ideia de que o processo de independência brasileira foi produto de uma ampla negociação entre os grupos dirigentes da antiga Província do Pará e os enviados militares da Corte imperial do Rio de Janeiro, no qual emerge uma narrativa histórica banhada de heróis nacionais e de feitos grandiosos e definitivos. Construída durante os eventos comemorativos do centenário da Independência Brasileira em 1922, sobretudo por ação dos intelectuais vinculados ao Instituto Histórico e Geográfico do Pará, a versão histórica da ?Adesão? acabou sendo estendida para as salas de aula das escolas de Educação Básica do Estado, nas quais pouco se discute outras versões da Independência (MUNIZ, 1973). De posse dessas informações, o presente projeto tem como objetivo principal investigar o impacto da narrativa histórica da ?Adesão do Pará à Independência? nos materiais didáticos e paradidáticos de História, assim como no processo ensino-aprendizagem, através da coleta de experiências didáticas dos professores e estudantes da disciplina sobre o referido assunto, sempre buscando entender a vinculação entre essa historiografia e a Educação Básica. A hipótese central é a de que a abordagem histórica da ?Adesão? continua sendo cristalizada como fato genuíno e difundida no ensino de história, malgrado terem emergido recentes e importantes trabalhos historiográficos, que têm trazido outras possibilidades de compreensão do processo de Independência no Pará, com novos problemas de pesquisa e análises renovadas. (COELHO, 1993; SOUZA JR., 1997; MACHADO, 2006; BRITO, 2008). Outro importante desdobramento do presente projeto é identificar a construção da ?Adesão? como fato histórico, a partir de sua transmutação em memória e monumento, seja em forma de arte, nomenclatura de espaços e vias públicas, assim como da própria oficialidade conferida ao evento pelo Governo do Estado do Pará. Nesse sentido, o grupo de pesquisadores se debruçará sobre os nomes alusivos aos sujeitos e/ou aos acontecimentos relativos à ?Adesão?, que permita mensurar a presença da mesma na cidade de Belém e sua região metropolitana, sempre buscando compreender o sentido pedagógico existente enquanto narrativa histórica (LE GOFF, 1990; NORA, 1993).
    • Nome do projeto: O regional e o local nos materiais didáticos de história e geografia da Amazônia (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BRITO, A. J. I. , SOUZA, E. S. , FREIRE, L. M. , REIS, L. M. Q. , SILVA, W. G. R. .
      Descrição: Os processos de ensino-aprendizagem das disciplinas Geografia e História na Educação Básica têm enfrentado uma grande dificuldade: o desinteresse de esmagadora parcela dos estudantes. Uma hipótese bastante plausível, levantada pela bibliografia especializada, está centrada na atual forma que os materiais didáticos têm adquirido, cuja concepção, organização e uso priorizam abordagens amplas e integradas dos respectivos conteúdos. A abordagem integrada do livro didático, que inter-relaciona dimensões nacionais e globais através de análises mais gerais, acaba por eliminar a possibilidade de se trabalhar com conteúdos e análises regionais e locais, o que prejudica sobremaneira o processo de aprendizagem dos alunos, que não conseguem articular o conhecimento ensinado à realidade vivida, gerando o citado desinteresse pelas duas disciplinas. Este projeto tem como objetivo principal construir um debate sobre esse processo ensino-aprendizagem a partir da análise e produção de materiais didáticos experimentais de História e Geografia, que possam trazer para a sala de aula temas transversais devidamente coerentes com as realidades regionais e locais. A meta é a de facilitar o aprendizado dos alunos do Ensino Fundamental maior (6o ao 9o anos), a partir de questões e problemáticas da realidade vivenciada por eles em uma comunidade escolar específica em Ananindeua, a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Maria de Morais e Silva. Com o envolvimento do corpo docente da referida Escola, o segundo passo desse projeto será o de aplicar os materiais didáticos produzidos em aulas experimentais voltadas para os temas transversais, para compreendermos a experiência e sistematizar os resultados.
    • Nome do projeto: Tempo, testemunhos e consciência histórica na formação de professores de História (PIBID 2018) (2018 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: BRITO, A. J. I. .
      Descrição: O subprojeto História do PIBID, pretende-se realizar ações negociadas entre Universidade e as redes públicas de ensino do município de Ananindeua, de forma a contribuir para aperfeiçoar e dinamizar o trabalho desenvolvido pela comunidade escolar, visando à obtenção de resultados relevantes para a aprendizagem dos alunos, bem como visando contribuir com trabalhos de caráter formativo para os professores de História. Dessa forma, as ações serão realizadas com o intuito de contribuir para a formação acadêmica dos alunos bolsistas e colaborar tanto com a formação dos estudantes quanto com o desenvolvimento profissional dos professores da rede pública de ensino, a partir da elaboração e planejamento compartilhado das atividades e das experiências vivenciadas na escola, considerada como lócus de investigação e formação.
    • Nome do projeto: Narrativas do presente e do passado: a diversidade como estratégia no ensino-aprendizagem de língua portuguesa e de história na educação básica (PIBID 2020) (2020 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: BRITO, A. J. I. , NUNES, F. A. , OLIVEIRA, M. B. , OLIVEIRA, C. Z. .
      Descrição: Este subprojeto, de caráter interdisciplinar, tem como objetivo central discutir estruturalmente as metodologias de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e de História desenvolvidas atualmente nas escolas públicas de nível fundamental e médio, para propor, a partir da produção de narrativas escolares sobre o presente e o passado da própria comunidade escolar, novas formas de aprender e ensinar. O subprojeto tem como eixo interdisciplinar de ação desenvolver estratégias didáticas que possam trazer elementos da memória coletiva do bairro/comunidade para dentro da sala de aula, para serem trabalhados na produção de textos narrativos, pelos aprendizes , sobre o presente/passado da comunidade escolar. Isso tem implicações diretas sobre o trabalho conceitual com as múltiplas linguagens, ou seja, da multimodalidade de gêneros discursivos/textuais no processo de ensino, já que podem dinamizar a aprendizagem escolar nas áreas elencadas, assim como nos desdobramentos narrativos sob forma de contos, imagens, charges, quadrinhos, músicas, audiovisuais, dentre outras, gerando a produção de narrativas acerca da memória coletiva, isto é, das experiências sociais do passado/presente da escola e da comunidade, nas escolas-campo de atuação. Como a proposta prevê o acionamento de diferentes gêneros textuais, fica subtendido também que as diferentes linguagens, verbais e não verbais, variedades linguísticas, tipos textuais, registros e discursos vão se constituir como objeto de ensino e de aprendizagem. Some-se a isso, as diferentes funções da linguagem presentes nesses textos, especialmente a referencial, muito presente em textos narrativos. É preciso dizer também que, os gêneros, os textos, as normas linguísticas e os tipos textuais não devem ser entendidos como puros. Obviamente, as narrativas a serem exploradas vão apresentar, sobretudo, o tipo narrativo, mas não apenas este, pois num texto é possível identificar vários tipos textuais, diferentes funções da linguagem, registros etc, o que evidencia a diversidade, a hibridez e a complexidade constantes nos textos, aspectos esses que serão explorados a partir das narrativas dos aprendizes.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos de Fronteira (GEF) (2010 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: BRITO, A. J. I. , POMPEU, A. J. S. , BONILLO, P. I. , HULSMAN, L. A. H. C. , GONZALEZ, J. S. G. , BECERRA, G. C. , ALVES, D. B. , BASTOS, C. M. C. B. , CARDOSO, A. C. , NOGUEIRA, Shirley M. S. , GRANGER, S. , ROCHA, R. A. , ACRUCHE, H. F. , MELO, V. S. , ROMANI, C. , BASTOS, C. A. , LOPES, S. N. .
      Descrição: Grupo de pesquisa voltado para a discussão dos processos históricos, geográficos, linguísticos e políticos de fronteiras e fronteirizações no espaço americano.
    • Nome do projeto: LIBERDADE! Uma animação sobre a Independência brasileira no Pará (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: BRITO, A. J. I. , NUNES, F. A. .
      Descrição: Este projeto de extensão tem como objetivo produzir um material audiovisual, didático-pedagógico e de entretenimento público, centrado em uma narrativa da Independência Brasileira no Pará, que será apresentada em formato de animação computadorizada de curta metragem 2D/3D, e provisoriamente intitulada ?Liberdade!?. O objetivo principal do Projeto ?Liberdade!? é o de difundir uma narrativa do processo de Independência ajustado com a historiografia mais recente, que contempla diversos sujeitos sociais, para que seja amplamente veiculada entre professores e estudantes das escolas das redes estadual e municipais de ensino básico, dos níveis fundamental e médio, assim como nos veículos públicos de comunicação, como a TV Brasil e a TV Cultura do Pará. O objeto será constituído de vários resultados de pesquisas acadêmicas, primeiramente sobre o processo de independência brasileira no antigo Estado/Província do Grão-Pará, consolidadas em formações nos níveis de mestrado e doutorado, e de resultados de pesquisas no campo do Ensino de História, realizadas pelo coordenador, a partir do Projeto ?Adesão do Pará à Independência: memória e ensino de história?, ainda em andamento. A narrativa em formato de animação também tem o objetivo de iniciar uma culminância pública, relacionada às comemorações do Bicentenário da Independência Brasileira e ao Bicentenário da Adesão do Pará à Independência do Brasil, que acontecerão respectivamente entre setembro de 2022 e agosto de 2023. As sociedades paraense e brasileira terão acesso a uma narrativa dinâmica sobre um processo político e social fundamental da História do Brasil e da Amazônia, na qual será comunicada uma perspectiva pedagógica daquele passado pouco conhecido e ensinado/aprendido entre professores e estudantes em geral, mas antenada com o que os estudos mais recentes da historiografia da independência e com as perspectivas mais atualizadas do ensino-aprendizagem de História e da História Pública, além de servir como produto de entretenimento para o público mais amplo, pouco conhecedor do processo de formação do Estado e da Nação brasileiros.
    • Nome do projeto: Independência brasileira e história urbana: entre a memória e o esquecimento em Belém do Pará. (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRITO, A. J. I. , NUNES, F. A. , SOUZA, E. S. , FERREIRA, E. R. , MORAES, C. C. .
      Descrição: Este Projeto de Pesquisa procura explorar o jogo de produção da memória, história e do esquecimento a partir da problematização dos documentos, monumentos, espaços, datas, heróis da Independência brasileira no Pará inscritos no patrimônio e na memória história dos espaços públicos de Belém do Pará. Como trabalharemos com diferentes camadas de tempo desses lugares de memória, o projeto visa contemplar também diversos contextos históricos que direcionaram a criação dessas narrativas históricas na cidade, seja centradas na produção da memória histórica ,seja na constituição do esquecimento. Nesse aspecto, a pesquisa se orientará entre os séculos XIX e XXI, à medida que selecionarmos o(s) lugar(es) de memória aserem objjetos de pesquisa e reflexão. Problematizar a história urbana de uma cidade como Belém representa desnaturalizar a constituição histórica dos espaços públicos, a partir da intencionalidade das narrativas proporcionadas pelos agentes públicos da Assembleia Legislativa do Pará e da Câmara Municipal de Belém. Nesse sentido, o recorte temático da Independência brasileira proporciona, em primeiro plano, a necessidade de compreender como a história urbana de Belém começou a ser constituída a partir da memória histórica inscrita no nome das vias públicas, praças, monumentos, museus, etc. A hipótese central é a de que este processo se deu a partir do século XIX, com sucessivas reformas urbanas, nas quais emergiu a necessidade de se produzir um passado histórico nacional para a cidade, principalmente por conta da Independência. Daí o recorte sobre os lugares de memória instituídos pelos poderes urbanos com esse sentido de fazer da cidade um espaço de aprendizado do sentimento de nacionalidade. Em segundo plano, a pesquisa também se movimenta na problematização dessas significativas perdas de sentido histórico dos lugares de memória a partir da virada do século XX para o XXI, período de rápida corrosão do sentimento nacional a partir da globalização. Nesse contexto, o patrimônio urbano perde progressivamente aderência ao conhecimento histórico sobre o passado, sendo apropriado pelo imediatismo do turismo cultural e da ocupação cotidiana desses espaços públicos, gerando o esquecimento do passado histórico evocado pelos monumentos, museus, datas, nomes e demais referências sobre a Independência brasileira. É como se o elo com o passado fosse enfraquecendo como conhecimento de história, para sobreviver como estética e informação rápida de consumo cultural e de ?educação patrimonial?, própria dos roteiros turísticos.
    • Nome do projeto: ?¡Fraternidad, Union y Libertad! Nos subterrâneos da revolução na fronteira oeste da Província do Grão-Pará, 1750-1850. (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRITO, A. J. I. .
      Descrição: Esta pesquisa tem como principal objetivo compreender o processo de difusão e apropriação dos ideais e práticas revolucionárias pela fronteira oeste da Amazônia, atentando para as possíveis ligações com os movimentos revolucionários espanhóis. A constituição institucional da província de São José do Rio Negro entre a segunda metade do século XVIII e as três primeiras décadas do XIX se constitui em ponto de partida para elucidar os pontos instersticiais entre os contextos de crise do Antigo Regime vividos pelos Estados ibéricos na América, situados, sobretudo, nos lugares de sobrevivência entre negros, mestiços e indígenas dos dois lados da imprecisa linha demarcatória estabelecida no Tratado de Madri em 1750. A construção de experiências políticas, sociais e culturais comuns entre súditos de diferentes coroas nas estruturas do cotidiano precisam ser estudados, por sugerirem a existência de múltiplas representações de nacionalidade, sociedade e Estado oriundas das margens sociais, tornando mais complexo o entendimento de momentos de ruptura profunda como o das revoluções de independência na América luso-espanhola. O espraiamento das utopias revolucionárias de Liberdade entre as ?baixas esferas? da sociedade rionegrina integraram um período de grande crise institucional no extremo-norte do recém-nascido Império Brasileiro, no biênio 1823-1824, que seguramente influenciaram os movimentos pela emancipação político-administrativa do Rio Negro em relação ao Grão-Pará a partir de 1826, inaugurando um período lutuoso de grande violência que se estenderia até 1850, quando foi fundada a província independente do Amazonas.
  • Outras produções técnicas: 6
    • BRITO, A. J. I. ; COELHO, M. C. ; DIAS JUNIOR, J. E. S. . Relatório Final Atividades PIBID 2018. 2020 - Progama institucional de bolsas de iniciação à docência - pibid
    • BRITO, A. J. I. ; CAIXETA, V. L. ; SILVA, D. J. S. . Aula Magna do PROFHISTÓRIA/UFPA. 2022 - Mestrado profissional em ensino de história - profhistória
    • BRITO, A. J. I. ; REZNIK, L. ; MAGALHAES, M. S. ; CAPEL, H. S. F. ; CEZAR, T. A. C. ; FERREIRA, A. R. . Comissão de APCN do Doutorado Profissional em Ensino de História. 2022 - Apcn de doutorado profissional
    • BRITO, A. J. I. . Aula Magna do PROFHISTÓRIA/UFPA. 2023 - Mestrado profissional em ensino de história - profhistória
    • BRITO, A. J. I. . Aula Magna do PROFHISTÓRIA/UFPA. 2020 - Mestrado profissional em ensino de história - profhistória
    • BRITO, A. J. I. ; NUNES, F. A. ; MORAES, C. C. ; MESQUITA, T. B. . Comissão de Elaboração de Resolução do PPGEH/PROFHISTÓRIA. 2023 - Ppgeh/profhistÓria
    • Graduacao:
      • Curso: História Bach/Lic
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Pará
        Título: A "explosão revolucionária": a soldadesca na independência do Grão-Pará
        Ano de conclusão: 1999
    • Mestrado:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Universidade Federal do Pará:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Trashumante Revista Americana de História Social:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Avaliador do artigo "Entre contenção e cooperação: a percepção da fronteira Guiano-Brasileira pelos militares brasileiros no século 20".
    • Boletin de Antropologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Avaliação do artigo "Los trabajos etnográficos de Peter Van Emst, Mario y Michel Tirribilini en el Noroeste amazónico en la segunda mitad del siglo XX", para el Boletín de Antropología (Universidad de Antioquia) en u edición de número 47.
    • Procesos: revista ecuatoriana de Historia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
    • Territórios e Fronteiras (UFMT. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Parecer sobre a publicação de artigo científico original submetido à revista Territórios & Fronteiras.
    • Grupo Educacional Ideal:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2000 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Médio
    • Colégio Santa Catarina de Sena:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2005 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Médio
    • Sistema de Ensino Universo LTDA.:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Médio
    • Science Vestibulares:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2004 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Médio
    • Colégio Aspecto S/C LTDA.:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2005 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Médio
    • Sistema de Expansão Sophos S/S LTDA-EPP:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Médio
    • Associação Nacional de História - Seção Pará:
      • Tipo de vínculo: Outro (2018 - 2020 ).
        Outras informações: Tesoureiro
    • Associação dos Amigos do Arquivo Público do Estado do Pará:
      • Tipo de vínculo: Outro (2013 - 2015 ).
        Outras informações: Membro do Conselho Fiscal
    • REVISTA MARACANAN:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • RBPG - REVISTA BRASILEIRA DA PÓS-GRADUAÇÃO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Anuario de Estudios Americanos:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
        Outras informações: Artigo Avaliado: "Arcaísmo e colonialidade: estratégias de ocultamento historiográfico do problema da dependência."
    • Outros Tempos (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
        Outras informações: Revista de História da Universidade Estadual do Maranhão.