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Ricardo Ceneviva

    • Professor Visitante do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (UFABC) atuando, como professor na área de Administração Pública no Bacharelado em Políticas Públicas da UFABC e como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas. Antes de integrar o corpo docente da UFABC, foi Professor Adjunto de Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), entre 2014 e 2021; e, foi bolsista de pós-doutorado do Centro de Estudos da Metrópole (CEPID/FAPESP) no CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), entre 2012 e 2014. Suas principais áreas de pesquisa são Políticas Públicas, Política Comparada e Métodos Quantitativos Aplicados em Ciências Sociais; substantivamente, sua pesquisa se dedica à investigação (1) das causas e das consequências da desigualdade política e da desigualdade econômica e suas relações com as políticas públicas; e (2) aos impactos políticos das mudanças climáticas e de eventos climáticos extremos nos municípios brasileiros. Contato: ricardo.ceneviva@ufabc.edu.br

       

      Links:    

    • SANTOS, M. M. P. ; SILVA, A. R. ; CENEVIVA, R. . Inflação, Pilares da Política Monetária e a Condução do Banco Central do Brasil no Biênio: 2020-2021 Contemporâneos. Revista de Artes e Humanidades , v. 01 , p. 01 - 20 , 2024. ISSN: 19323231.
    • ANDRADE, F. M. ; CENEVIVA, R. ; KOSLINSKI, M. C. . Escolas em Foco: A avaliação de impacto do programa de -políticas baseadas em evidências? da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES , v. 30 , p. 110 - , 2022. ISSN: 10682341.
    • DE ANDRADE, JOSÉ S. ; CÉSPEDES, ISABEL C. ; ABRÃO, RENATA O. ; DA SILVA, JOELCIMAR M. ; CENEVIVA, Ricardo ; RIBEIRO, DANIEL ARAKI ; BITTENCOURT, JACKSON C. ; VIANA, MILENA B. . Effects of acute restraint and unpredictable chronic mild stress on brain corticotrophin releasing factor mRNA in the elevated T-maze BEHAVIOURAL BRAIN RESEARCH , v. 337 , p. 139 - 150 , 2018. ISSN: 01664328.
    • ANDRADE, FELIPE MACEDO DE ; KOSLINSKI, MARIANE CAMPELO ; CENEVIVA, Ricardo . FATORES ASSOCIADOS À ROTATIVIDADE DE DIRETORES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 34 , p. 11 - 37 , 2018. ISSN: 19826621.
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    • BRAMBOR, T. ; CENEVIVA, Ricardo . Reeleição e continuísmo nos municípios brasileiros Novos Estudos CEBRAP (Impresso) , v. 2012 , p. 09 - 21 , 2012. ISSN: 01013300.
    • CENEVIVA, Ricardo ; Farah, Marta Ferreira Santos . Avaliação, informação e responsabilização no setor público Revista de Administração Pública (Impresso) , v. 46 , p. 993 - 1016 , 2012. ISSN: 00347612.
    • CENEVIVA, Ricardo . Avaliação e Accountability no Setor Público: um vincúlo possível e desejável Alcance (UNIVALI) , v. 14 , p. 7 - 26 , 2007. ISSN: 14132591.
  • Capítulos publicados: 9
    • CENEVIVA, Ricardo ; ANDRADE, F. M. ; KOSLINSKI, MARIANE CAMPELO ; NUNEZ, C. P. . Avaliação Escolar e Uso de Dados e Evidências na Educação Brasileira. Políticas públicas e usos de evidências no Brasil : conceitos, métodos, contextos e práticas, v. , p. 829 - 858, 2022.
    • ANDRADE, FELIPE MACEDO DE ; CENEVIVA, Ricardo ; KOSLINSKI, MARIANE CAMPELO . Avaliação escolar e uso de dados e evidências na educação brasileira: o caso do Programa Escolas em Foco no Rio de Janeiro. 1º Prêmio Nacional de Educação: aprimoramento da gestão educacional no Brasil, v. 1, p. 135 - 166, 2022.
    • IZUMI, Mauricio ; FREITAS, Andréa ; MEDEIROS, Danilo ; CENEVIVA, R. . Fazendo política: o que ganham os partidos brasileiros quando entram para a coalizão governista?. A Nova Ciência Política Brasileira, v. , p. 105 - 143, 2020.
    • CENEVIVA, Ricardo . O Nivel de Governo Importa para a Qualidade das Políticas Públicas?. A Nova Ciência Política Brasileira, v. , p. 37 - 78, 2020.
    • RIBEIRO, C. A. C. ; CENEVIVA, Ricardo ; BRITO, M. M. A. . Educational Stratification among Youth in Brazil: 1960 - 2010. Paths of Inequality in Brazil, v. , p. 47 - 68, 2019.
    • RIBEIRO, C. A. C. ; CENEVIVA, R. ; BRITO, M. M. A. . A Estratificação entre Jovens no Brasil: 1960 a 2010. Juventudes e Educação, v. , p. 81 - 114, 2014.
    • RIBEIRO, C. A. C. ; CENEVIVA, Ricardo ; BRITO, M. M. A. . Estratificação educacional entre jovens no Brasil: 1960 a 2010. Trajetórias das desigualdades, como Brasil Mudou nos últimos 50 anos., v. , p. 70 - 124, 2015.
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    • CENEVIVA, Ricardo ; FARAH, M. F. S. . O papel da avaliação de políticas públicas como mecanismo de controle democrático da administração pública. O Controle Social da Administração Publica, v. , p. 129 - 156, 2007.
    • CENEVIVA, Ricardo ; GUARNIERI, F. H. E. . Voto econômico explica menor taxa de reeleição dos prefeitos . Folha de São Paulo , São Paulo , 04 nov. 2012.
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    • CENEVIVA, R. ; FERNANDES, I. F. A. L. . Accountability Institucional: Novos Fatos e Novos Argumentos. In: 47o. Encontro Anual da ANPOCS , 2023 , Campinas, SP. 47o. Encontro Anual da ANPOCS. : , 2023.
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    • BRAMBOR, T. ; CENEVIVA, R. . Incumbency Advantage in Brazilian Mayoral Elections.. In: American Political Science Association 2011 Annual Meeting , 2011 , Seattle, WA. American Political Science Association 2011 Annual Meeting,. : , 2011.
    • BRAMBOR, T. ; CENEVIVA, R. . Incumbency Advantage in Brazilian Mayoral Elections.. In: The MPSA Annual National Conference , 2011 , Chicago. Midwest Political Science Association?s 69th Annual Meeting. : , 2011.
    • CENEVIVA, Ricardo ; FARAH, M. F. S. . Descentralização, Participação e Controle Social: o Programa Nacional de DST/AIDS. In: Encontro da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva ? ABRASCO , 2007 , Salvador (BA). Encontro Nacional da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva ? ABRASCO. : , 2007.
    • CENEVIVA, Ricardo ; FARAH, M. F. S. . Avaliação, Informação e Participação: O sistema de avaliação do rendimento escolar do estado de São Paulo. In: 31º Encontro Anual da Anpocs (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais) , 2007 , Caxambu (MG). 31º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais. : , 2007.
    • CENEVIVA, Ricardo ; FARAH, M. F. S. . Avaliação, Participação e Controle Social: o sistema de avaliação escolar do estado de São Paulo. In: X Colóquio Internacional de Poder Local , 2006 , Salvador (BA). Anais do X Colóquio Internacional de Poder Local, Salvador 2006. : , 2006.
    • CENEVIVA, Ricardo ; FARAH, M. F. S. . Democracia, Avaliação e Accountability: a avaliação de políticas públicas como mecanismo de controle democrático. In: II EnAPG , 2006 , São Paulo. EnAPG 2006. : , 2006.
    • CENEVIVA, Ricardo . Accountability não-eleitoral: novas evidências e novos argumentos - uma revisão da literatura recente. In: II EnAPG - Encontro Nacional de Administração Pública e Governança , 2006 , São Paulo. Anais do II EnAPG - Encontro Nacional de Administração Pública e Governança. : , 2006.
    • CENEVIVA, Ricardo ; MOZER, Josiane ; MELLO, Hivy Damásio Araújo . Reforma do Estado e Educação: uma análise das polítias públicas de educação primária e secundária no Brasil e na Argentina. In: ENANPAD , 2005 , Brasília. Enanpad. : , 2005.
    • CENEVIVA, Ricardo . Avaliação e Accountability: A avaliação de políticas públicas e a introdução de mecanismos de Controle Social na gestão da política educacional e do programa de DST/AIDS no estado de São Paulo. In: ENANPAD , 2005 , Brasília. ENANPAD 2005. : , 2005.
    • CENEVIVA, Ricardo ; FARAH, M. F. S. . Education Policy evaluation, information and participation: the school assessment system in the State of Sao Paulo. London : , 2009 (BRAZILINK - PORTAL EM INGLÊS DE PRODUÇÃO ACADÊ- MICA SOBRE O BRASIL)
    • ARRETCHE, M. ; CAZZOLATO, J. D. ; COSTA, J. ; CENEVIVA, Ricardo ; FUSARO, E. ; PAVEZ, T. ; LOYOLA, P. ; SILVA, P. . Diagnóstico do Desempenho do Governo do Estado de Mato Grosso na Política de Segurança Pública.. 2011 (Assessoria)
    • CENEVIVA, Ricardo . Métodos Quantitativos Aplicados em Ciências Sociais. 2016 (Conferência)
    • CENEVIVA, Ricardo . Introdução a Programação em R. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • CENEVIVA, Ricardo . Modelos Linares Generalisados. 2012 (Universidade de São Paulo)
    • CENEVIVA, Ricardo . Análise Espacial Usando o R. 2015 (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
    • CENEVIVA, R. . Introdução à Programação em R. 2014 (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
    • Nome do projeto: The Political Economy of Land Conflicts in Brazil (2011 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CENEVIVA, Ricardo , BRAMBOR, T. , ALBERTUS, M. .
      Descrição: Do land invasions foster land reform? Agitation for land reform began in the 1960s. The Landless Rural Workers Movement (widely known as the MST) was founded in 1984, as democracy returned after two decades of autocratic rule. Its activism has helped to change the countryside. Since 1995 governments have settled some 900,000 families (about 4m-5m people) n farming colonies, though sometimes in appalling conditions. Other changes have little to do with the protests. The country-side has modernized, with old-style landlords yielding to more enlightened heirs or to corporate farmers, for whom land is a business rather than a source of political power. In this project we use micro-level data on land reform and land invasions at municipal level in Brazil from 1988-2008, to test some hypothesis about land invasions, land reform and political electoral cycles.
    • Nome do projeto: A Economia Política da Municipalização da Educação Fundamental no Brasil (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CENEVIVA, Ricardo , MOITA , R. M. S. .
      Descrição: Este projeto pretende analisar os fatores políticos e econômicos que afe- tam as escolhas dos governos subnacionais com relação à provisão de serviços públicos na federação brasileira, tomando como objeto empírico de análise o crescimento da municipalização do ensino fundamental no país (1995-2010). A interpretação domi- nante sobre a municipalização no Brasil aponta o FUNDEF, uma norma aprovada pelo governo federal, como o único fator explicativo desse resultado. A razão para isto é que as regras desta norma federal passam a atrelar o atendimento de alunos à recei- tas orçamentárias, o que teria despertado o interesse dos municípios em ampliar suas redes de ensino. Há, no entanto, evidências empíricas que indicam que FUNDEF não é um fator suficiente para explicar nem a municipalização, nem a grande variação nos graus de municipalização verificados nos estados, bem como um número significativo de municípios que, mesmo com os incentivos do FUNDEF, optaram por não aumentar o atendimento municipal. Esse resultado só pode ser explicado por um conjunto de fatores que incluem outras regras federais e estaduais, a situação das contas públi- cas no momento da implementação do FUNDEF, o patamar inicial das matrículas, o partido político de governadores e prefeitos e outras variáveis de contexto local, como disponibilidade orçamentária e aspectos demográficos.
    • Nome do projeto: Os Partidos Políticos Fazem Diferença? Evidências dos Municípios Brasileiros (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CENEVIVA, Ricardo , BRAMBOR, T. .
      Descrição: Qual a importância dos partidos políticos para o comportamento fiscal dos governos no Brasil? Não há resposta clara para essa pergunta na Ciência Política. A dificuldade em encontrar um padrão coerente entre as políticas executadas e o partido no governo tem levado muitos pesquisadores a negligenciarem a importâncias dos partidos políticos, sobretudo no campo das políticas sociais. Nos últimos anos, a literatura nacional tem se dedicado a examinar a importância dos partidos políticos para o comportamento fiscal dos governos subnacionais sobretudo nos estados e entre estes estudos há uma tendência a negar a importância dos partidos políticos. O propósito deste projeto é examinar a importância dos partidos para a execução das políticas públicas de competência do municípios. Evidências empíricas preliminares indicam que o efeito partidário no comportamento fiscal faz-se valer sobretudo em áreas como: educação infantil, transporte público, habitação e infraestrutura urbana, nas quais a autonomia decisória dos prefeitos é mais acentuada, o que lhes faculta estabelecer uma agenda política própria; porém não em áreas que, embora de competência municipal, como saúde e educação fundamental, são reguladas por legislação federal.
    • Nome do projeto: Democracia, Accountability e Avaliação de Políticas Públicas (2004 - 2006
      Natureza: Outra
      Integrantes: CENEVIVA, Ricardo , FARAH, M. F. S. .
      Descrição: O objetivo primário do projeto de pesquisa é investigar o papel que a avaliação de programas e políticas públicas pode desempenhar no aperfeiçoamento de mecanismos de controle da gestão pública. Mais especificamente, procura-se examinar se ? e descrever como ? a implantação de sistemas de avaliação contribui para reduzir a assimetria de informações entre cidadãos e políticos e entre políticos e burocratas. São discutidos os casos do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) e do Sistema de Monitoramento e Avaliação (SMA) do Programa Estadual de DST/AIDS, deste mesmo estado. A análise desses casos sugere que os sistemas de avaliação podem contribuir para uma maior transparência da gestão pública e para a responsabilização dos agentes públicos pelos resultados das políticas e programas governamentais, mas que o grau com que avanços nesta direção ocorrem relaciona-se não apenas com características próprias da avaliação ? particularmente com as formas de apresentação e de divulgação dos dados da avaliação ?, mas também com a dinâmica dos atores envolvidos na gestão da avaliação e na própria prestação dos serviços públicos avaliados.
    • Nome do projeto: A Municipalização do Ensino Fundamental no Brasil (2007 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CENEVIVA, Ricardo , ARRETCHE, M. .
      Descrição: O objetivo do projeto é investigar se o nível de governo responsável pela prestação da política pública importa para a qualidade dos serviços públicos ofereci- dos à população. Para tanto, é examinado o caso da municipalização da educação fundamental no Brasil. Secundariamente, tenciona-se também estimar o efeito da municipalização das matrículas e dos gastos em educação no desempenho acadêmico dos alunos, das escolas municipalizadas e das redes escolares. São conduzidas três análises empíricas distintas de estimação do efeito da municipalização nos resultados educacionais. Primeiro, procura-se identificar e mensurar a diferença de desempe- nho dos estudantes de escolas púbicas estaduais e escolas públicas municipais. Num segundo momento, utilizando dados do SAEB e da Prova Brasil são acompanhados (retrospectivamente) um grupo de escolas em dois pontos no tempo: antes e depois da municipalização. Ou seja, é selecionado um grupo experimental de escolas que estavam sob controle estadual e foram transferidas para o controle municipal, e dois grupos de controle de escolas que estavam sob a gestão estadual ou municipal e assim permaneceram. Dessa forma, é comparado o efeito da municipalização das escolas no desempenho dos estudantes. Alternativamente, é utilizado um painel de dados de 2837 municípios com informações do Censo Escolar entre os anos 1999 e 2005, ao qual são empregadas as usuais técnicas de Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) e Efeitos Fixos (EF) para se estimar o efeito da municipalização das matrículas e dos gastos em educação sobre uma série de indicadores educacionais, subagrupados em insumos escolares e resultados escolares.
    • Nome do projeto: Incumbency Advantage in Brazilian Mayoral Elections. (2009 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CENEVIVA, Ricardo , BRAMBOR, T. .
      Descrição: Do incumbents enjoy an electoral advantage in a context of institutional instability? In many consolidated democracies, such as the U.S. or the U.K., incumbency status is a critical factor for the success of candidates. In contrast, evidence from the developing world points to no advantage or even adverse effects of holding office for the electoral chances of candidates. District preferences and the quality of both the incumbent and his challengers are usually unobserved and likely introduce biases into our estimation when omitted from the model. Weakly institutionalized and volatile party systems do not allow us to control for district preferences with the distribution of partisan preferences in past elections. We show that using repeated encounters of candidates can ameliorate these concerns and provide inferences unhampered by unob- served characteristics of the electoral district or the quality of the candidates competing in the election. Using data on Brazilian municipal elections from 1996 to 2008, we estimate whether and under which conditions Brazilian mayors enjoy an electoral incumbency advantage. We find that Brazilian mayors face a significant incumbency disadvantage. The extent of this disadvantage is declining over time and is found to be somewhat larger in poorer and less populous cities.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
      • Curso: Comunicação Social
        Nome da Instituição: Escola Superior de Propaganda e Marketing
        Ano de conclusão: 1998
    • Mestrado:
      • Curso: Administração Pública e Governo
        Nome da Instituição: Fundação Getulio Vargas - SP
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Política
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
        Ano de conclusão: 2014
    • Centro Latino Americano de Invetigação de Mercado:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1996 - 1997 ).
        Outras informações: pesquisador / suprevisor de campo
    • Leite Paulista:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Fundação do Desenvolvimento Administrativo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2008 ).
        Outras informações: docente colaborador
    • Escola Nacional de Administração Pública:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Professor Assistente da disciplina "Introdução às Políticas Públicas", no curso de Formação de Gestores para as Carreiras de EPPGG e APO do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no período de 14 a 21/01/09, Carga horária: 56h.
        Outras informações: Professor Assistente
    • Centro de Estudos da Metrópole:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2011 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Leviathan (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Editor para a área de metodologia e técnicas de pesquisa
    • Centro Universitário São Camilo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Professor substituto das disciplinas: ?Introdução a Sociologia? (cursos: administra- ção hospitalar e administração de empresas) e ?Responsabilidade Sócial Empresarial? (curso: administração de empresas).
        Outras informações: Professor Substituto
    • Fundação Getúlio Vargas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2006 ).
        Outras informações: aluno de mestrado
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Revista do Serviço Público:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Journal of Public Administration Research and Theory:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Revista de Sociologia e Política (UFPR. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Brazilian Political Science Review:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Cadernos Gestão Pública e Cidadania:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Sociologias (UFRGS. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Latin American Politics & Society:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Universidade do Estado do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 - 2021 ).
        Outras informações: Professor Adjunto do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Universidade Federal do ABC:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2023 - Atual ).
        Outras informações: Professor Visitante do Centro de Engenharias, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC (UFABC).
        Outras informações: Professor Visitante
    • JOURNAL OF CONFLICT RESOLUTION:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • BRITISH JOURNAL OF POLITICAL SCIENCE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • COMPARATIVE POLITICAL STUDIES:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).