Não autenticado |

Ana Paula Gonçalves Souza

    • Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade de São Paulo (2011), onde atualmente é mestranda em História Social.

       

      Links:    

    • SOUZA, Ana Paula G. ; BATISTA, Ana Letícia A. ; CRUZ, Bruna D. O. S. ; FRIEDMANN, Daniel I. ; ROCHA, Eduardo dos S. ; BOMBARDI, Fernanda A. ; VELLOSO, G. ; FURQUIM, Laura P. ; SAES, Laurent A. M. ; CALEJURI, Natália A. ; AMARAL, Débora G. P. ; BERNABE, Renata C. . Guia do pesquisador americanista no Brasil. Nuevo Mundo-Mundos Nuevos , v. 11 , p. 1- - 34 , 2011. ISSN: 16260252.
    • SOUZA, Ana Paula G. . Antropologia histórica: a leitura de cronistas quinhentistas e seiscentistas pela antropologia brasileira. 2012 (Comunicacao)
  • Projetos de Pesquisa: 4
    • Nome do projeto: Desenvolvimento e avaliação de ações educativas na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, Ana Paula G. , PATACA, E. M. , NUNES, Adriele , FRANCO, Camila , LOPES, E. F. , POLICASTRI, Jéssica , ANTUNES, C. , PIRES, D. .
      Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo inicial o desenvolvimento de ações educativas para públicos escolares e espontâneos pelas monitoras da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. As ações foram construídas aliadas a um processo constante de reflexão, em que os educadores avaliaram sua própria prática, seguindo pressupostos da pesquisa-ação. Tais pressupostos possibilitaram uma articulação entre o ensino e a pesquisa, fundamentaram as atividades das monitoras, assim como a criação de uma tradição educativa consciente na instituição
    • Nome do projeto: PET - Programa de Educação Tutorial (2008 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOUZA, Ana Paula G. , MEGIANI, Ana Paula Torres .
      Descrição: Criado em 1995, o PET-História tem como um de seus pressupostos fundamentais a valorização das atividades coletivas voltadas para o fortalecimento do debate e a cooperação, além de estimular a adoção de uma perspectiva crítica por parte dos alunos-bolsistas. Neste sentido, o grupo busca fazer frente à crescente tendência de especialização precoce no ensino superior, pois julgamos que a formação abrangente do historiador pressupõe não apenas a valorização da pesquisa individual, mas também o oferecimento aos alunos de subsídios teóricos e metodológicos para atuar nas mais diversas áreas que concernem ao profissional formado em história, tais como ensino, trabalho em instituições culturais, museus, arquivos e consultorias. Este caráter de não especialização é proporcionado pela formação tutorial através do contato com diversos campos do conhecimento e com a não restrição a um único campo de pesquisa. Acreditamos que o produto destas atividades e reflexões coletivas não devem ser compreendidos e avaliados sob uma lógica utilitarista que enfatize a obtenção de resultados objetivos facilmente mensuráveis. O trabalho do PET-História é um processo de formação que pressupõe, sobretudo e principalmente, a maturação do conhecimento, cuja maior especificidade é demandar tempo na construção de um saber ao mesmo tempo coletivo e subjetivo. Além destes aspectos, a educação tutorial tem como uma de suas principais características o fato de constituir-se como espaço privilegiado no processo de construção da autonomia dos alunos, na medida em que o tutor(a) busca estabelecer uma relação horizontal com os bolsistas. Nesse sentido, as atividades planejadas devem ser resultado de decisões tomadas coletivamente, construídas por meio do debate de idéias entre todos os participantes do grupo, sem hierarquias. O PET tem como elemento central e definidor de sua existência a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
    • Nome do projeto: Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (2015 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUZA, Ana Paula G. , ZERON, Carlos .
      Descrição: Realização de estágio supervisionado na disciplina "História da América Colonial", ministrada pelo Profª Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron, na USP. As atividades do estágio consistiram na preparação de um seminário sobre algumas passagens da Política e da Ética de Aristóteles, no acompanhamento do conteúdo expositivo das aulas, na observação das estratégias didáticas e no suporte geral às atividades docentes e discentes.
    • Nome do projeto: Leitura de cronistas quinhentistas e seiscentistas pela antropologia brasileira: antropologia histórica na história dos índios (2011 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA, Ana Paula G. , ZERON, Carlos .
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Secretaria Municipal de Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Professora de História
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Órgão: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
        Outras informações: Monitora do Setor Educativo da BBM