Não autenticado |

Rafael Barreto do Prado

    • Doutor em Letras pelo programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, linha de pesquisa: Estudos do Discurso em Língua Portuguesa, pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Mestre em Letras (2010) pelo mesmo programa. Possui graduação em Letras (bacharelado e licenciatura) pela mesma universidade (2007). Tem experiência atuando na área de Língua Portuguesa, como professor e pesquisador com ênfase em Análise do Discurso, Literatura Brasileira; Produção e Circulação do Conhecimento, Ensino e Sociolinguística. Possui experiência profissional na área de Educação, exercendo a função de professor no Ensino Básico e Superior. Psicanalista com formação pelo CEP (Centro de Estudos Psicanalíticos - SP), experiência em atendimento clínico. Membro da Psicalis - rede de atendimento psicanalítico.

       

      Links:    

  • Livros publicados: 1
    • PRADO, R. B. . Urgência de se desesperar. Santo André : Edição do autor, 2019 . p. ISBN: 9788556977922.
    • PRADO, R. B. . MODELOS, ESQUEMAS E CIRCUITOS: BREVE PERCURSO PELO ATO DE COMUNICAÇÃO VERBAL REVISTA DE ESTUDOS ACADÊMICOS DE LETRAS , v. 10 , p. 21 - 36 , 2017. ISSN: 23588403.
    • PRADO, R. B. . Transferência e Formação: das palavras do rio às escutas afluentes Lacuna - uma revista de psicanálise , v. V 2 , p. 3 - , 2017. ISSN: 24472663.
    • PRADO, R. B. ; BARZOTTO, V. H. ; TREVIZO, Débora. ; BOTTEGA, R. M. D. . Tinta sobre Papel: Técnicas de Escrita e de Representações de Ilusões Web-Revista Discursividade: Estudos Linguísticos , v. 6 , p. 2 - , 2010. ISSN: 19836740.
    • PRADO, R. B. ; LIMBERT, L.L> . Apresentação da 2ªedição da Revista MELP Revista MELP (Online) , v. 2 , p. 1 - 1 , 2007. ISSN: 21761736.
    • PRADO, R. B. . Relatório de estágio: possibilidades de leitura das relações em sala de aula Revista MELP (Online) , v. 2 , p. 4 - , 2007. ISSN: 21761736.
    • PRADO, R. B. . Processos de formação: estágio de passagem. Estagio, Escrita e Formacao, v. 1, p. 4 - 216, 2019.
    • PRADO, R. B. . Dezemtocar as palavras. Dezescrita, v. 1, p. 213 - 226, 2013.
    • PRADO, R. B. . Entrevista . Gaceta FES Aragón , Cidade do México - México , 31 mai. 2010.
    • PRADO, R. B. . A Reprodução de Enunciados em Sociolinguística. In: 16º COLE - Congresso de Leitura do Brasil , 2007 , Campinas - SP. Anais do 16º COLE. Campinas - SP : ALB/Unicamp, 2007. p. 1 - 6.
    • PRADO, R. B. . Sustentação de Discursos e (Re)produção da Língua Oficial. In: 17º COLE - Congresso de Leitura do Brasil , 2010 , Campinas - SP. Anais do ... Congresso de Leitura do Brasil. Campinas - SP : ALB/Unicamp, 2009.
    • PRADO, R. B. . Cuando no decidir es decidir. In: Pedagogia 2009 - Encuentro por la unidad de los educadores , 2009 , Havana. Memórias. : , 2009. p. 101 - .
    • PRADO, R. B. . Intertextualidade: Camões e Pessoa. In: I Encontro Paulista de Professores de Literatura Portuguesa , 2005 , São Paulo. Caderno de Resumos - I Encontro Paulista de Professores de Literatura Portuguesa. : , 2005.
    • PRADO, R. B. ; BARZOTTO, V. H. ; KRAUSER, Cibele ; PIETRI, Émerson de . Especialización para la formación de docentes en enseñanza en lenguas.. 2009 (Elaboracao_de_projeto)
    • PRADO, R. B. . Língua e cultura: impasses e delimitações. 2015 (Comunicacao)
    • PRADO, R. B. . O malandro na praça: uma tentativa de leitura sintomal. 2013 (Comunicacao)
    • PRADO, R. B. ; DANELUCI, R. C. . Oficina: Elaboração e escrita de projeto de pesquisa. 2017 (Outra)
    • PRADO, R. B. ; BARZOTTO, V. H. . Oficina: Fast-food de brasilidades e o trabalho com a linguagem. 2017 (Seminário)
    • PRADO, R. B. ; LENATE, Louise. . 'Apropriação Cultural' - 'Uma resposta em 'Essa negra fulô' de Jorge de Lima'. 2016 (Conferência)
    • PRADO, R. B. ; GILIOTI, C. . Novos matizes políticos no Brasil - Debates Contemporâneos - 2015. 2015 (Conferência)
    • PRADO, R. B. . O ensino de Língua Portuguesa na escola (pública): o estágio supervisionado e a experiência no contexto escolar.(mesa-redonda). 2014 (Seminário)
    • PRADO, R. B. . Manifestações Artísticas: entretenimento ou engajamento (debate). 2014 (Outra)
    • PRADO, R. B. . As relações entre o termo Língua e Cultura em documentos oficiais.. 2014 (Comunicacao)
    • PRADO, R. B. . Sujeito e conhecimento: mão única. 2014 (Comunicacao)
    • PRADO, R. B. . Encruzilhadas linguísticas: produção e circulação de imagens da língua. 2013 (Seminário)
    • PRADO, R. B. ; PUH, M. ; LOMBARDO, E. ; GOMES, A. L. ; EVANGELISTA, C. C. D. . Imagens da Língua: sujeito, conhecimento e tempo (mesa-redonda). 2013 (Outra)
    • PRADO, R. B. . O lugar da malandragem em três tempos. 2013 (Comunicacao)
    • PRADO, R. B. . Dezemtocar as palavras (Mesa redonda: Da palavra que entoca ao silêncio que dezescreve). 2012 (Comunicacao)
    • PRADO, R. B. ; GEPPEP,G. E. E. P. P. E. E. P. . Implante à subjetivação: modos de apropriação do já-dito no texto escrito. 2012 (Comunicacao)
    • PRADO, R. B. . (des)estabilidades na produção sociolinguística: contra a manutenção da ordem. 2010 (Conferência)
    • PRADO, R. B. . O Brasil na sala de aula. 2010 (Conferência)
    • PRADO, R. B. . A Variação Linguística em análise: um percurso em sua produção. 2010 (Comunicacao)
    • PRADO, R. B. . Relatórios de Estágio: o "esquecimento" do percurso. 2009 (Comunicacao)
    • PRADO, R. B. . As escolhas lexicais no discurso da Sociolinguística: implicações ideológicas. 2009 (Comunicacao)
    • PRADO, R. B. . Intertextualidade: Camões e Pessoa. 2005 (Comunicacao)
    • PRADO, R. B. . A Reprodução de Enunciados em Sociolingüística. 2007 (Comunicacao)
    • PRADO, R. B. ; SUGYAMA JUNIOR, E. ; BARZOTTO, V. H. . Relato Conjunto de Experiência: Estágio no PAE (Programa deAperfeiçoamento de Ensino. 2008 (Comunicacao)
    • PRADO, R. B. . Precisamos delegar nossas decisões? - Quando não decidir é decidir (mesa-redonda). 2008 (Seminário)
    • PRADO, R. B. . Relatório de estágio: possibilidades de leitura das relações em sala de aula. 2007 (Comunicacao)
    • PRADO, R. B. ; ATALA, B. M. ; GILIOTI, C. ; WATANABE JUNIOR, S. . Debates Contemporâneos - 2014. 2014 (BP Hans Christian Andersen, Prefeitura de São PAulo)
    • PRADO, R. B. ; GILIOTI, C. ; ATALA, B. M. . Debates Contemporâneos - 2015. 2015 (BP Hans Christian Andersen)
    • PRADO, R. B. ; BARZOTTO, V. H. ; SILVA, J. M. de O. ; CAMPOS, M. I. B. . I Jornada Internacional Imagens da Língua. 2013 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH-USP)
    • PRADO, R. B. . Projeto Minas Gerais Cultural - Língu Portuguesa e Literatura. 2011 (Phylos - Projetos Culturais e Ecológicos)
    • PRADO, R. B. ; DANELUCI, R. C. . Elaboração e escrita de projetos de pesquisa. 2017 (Psico Vida - Clínica de psicologia (CRPJ 06?4909/J ))
    • PRADO, R. B. . (Oficina) As expropriações da língua: o popular na boca culta. 2010 (FES Aragón - Universidad Nacional Autónoma de Mexico - UNAM)
    • Nome do projeto: Imagens da língua: sujeito, conhecimento e tempo (2008 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PRADO, R. B. , SUGYAMA JUNIOR, E. , BARZOTTO, V. H. , SILVA, J. M. de O. , BATISTA, Adriana Santos , SILVA, Daniel Santos .
      Descrição: O projeto dedica-se ao estudo de operações discursivas realizadas sobre recursos lingüísticos, em textos da mídia, acadêmicos e de normatização, e interroga a existência de condicionantes que contribuam para a efetivação de mudanças lingüísticas e incorporação de itens lexicais de grupos específicos por um número maior de falantes.
    • Nome do projeto: Movimentos do escrito - GEPPEP - Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PRADO, R. B. , BARZOTTO, V. H. , RIOLFI, C. R. , RIBEIRO, M. M. , PUH, Milan .
      Descrição: De 2009 a 2012, os membros do GEPPEP estão envolvidos com o projeto coletivo de pesquisa Movimentos do Escrito, sob a coordenação geral dos pesquisadores Claudia Rosa Riolfi e Valdir Heitor Barzotto. Por meio da análise de versões de textos escolares e científicos, visamos a mostrar que a imobilidade da escrita consiste em uma falácia, já que: a) do ponto de vista de quem escreve, a realização de vários movimentos com relação a sua própria palavra são necessários para poder produzir um texto passível de interpretação pelo leitor; b) do ponto de vista de quem lê, um texto pode gerar movimentos, alterações, transmudações; c) do ponto de vista do processo por meio do qual se escreve, a análise das diversas versões de um texto mostra que as palavras movimentam-se com maior ou menor propriedade até que venham a se depositar na fixidez de uma versão considerada final. O trabalho investigativo está organizado em cinco eixos temáticos: 1) O que foi lido no texto escrito: investigação a respeito dos modos por meio dos quais as palavras de terceiros são incorporadas por quem escreve; 2) A influência da escrita na posição subjetiva: investigação a respeito das alterações perceptíveis na posição escrita de quem escreve durante o seu percurso investigativo; 3) A alfabetização: Investigação a respeito dos modos por meio dos quais um sujeito paulatinamente se apropria da leitura e da escrita; 4) O percurso de quem escreve: investigação a respeito das transformações existentes entre as diversas versões de um mesmo texto; e 5) As parcerias para a escrita: investigações a respeito das influências exercidas pelo parceiro (professor, orientador, amigo etc.) no percurso de quem se propõe a escrever. O banco de dados, disponibilizado on-line para os pesquisadores do GEPPEP, em construção no momento, é composto por versões dos textos escritos por um mesmo informante ao longo do seu processo de formação e por textos que, de diferentes modos, foram mobilizados pelo escritor, entre outros: r
    • Nome do projeto: Projeto de Intercâmbio: Jurussaca Câmbio, São Bernardo Falando (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PRADO, R. B. , CAMPOS, Ednalvo. , OLIVEIRA, M. S. D. , LOPES, F. J. , DIAS, T. M. .
      Descrição: O Projeto de Intercâmbio: Jurussaca Câmbio, São Bernardo Falando visa ao intercâmbio de escolas da comunidade Estadual de Jurussaca/PA e Escola Estadual Prof. Otílio de Oliveira em São Bernardo do Campo objetivando: (i) a troca de informações sobre histórias de uma e outra comunidades por meio de relatos escritos espontâneos sobre a formação do povo brasileiro, tomando por base a Lei 11.645; (ii) a qualificação da produção escrita dos alunos por meio da escrita com destinatário; (iii) proporcionar aos docentes e discentes o exercício da cidadania e solidariedade por meio da arrecadação de livros didáticos e paradidáticos que marcarão o início das atividades da sala de leitura da comunidade de Jurussaca
    • PRADO, R. B. ; PUH, M. . Análise do Discurso e textos científicos.. 2013 - Oficina - mini curso
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Portuguesa e Filologia)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • MELP - Revista de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2009 ).
    • MELP - Revista de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2009 ).
    • SION - Escola São Teodoro de N. S. de Sion:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa
    • Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Curso de Formação aos Professores do Ensino Fundamental ? Ciclo II da RMESP ? Modalidade EAD ? Área de Língua Portuguesa.
        Outras informações: Tutor
    • Faculdade de Tecnologia Jardim:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Professor das disciplinas: Produção de Artigo Científico; Comunicação e Expressão I e II.
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa
    • Exatus Colégio e Vestibulares:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa e Literatura
        Outras informações: professor
    • Universidade Anhanguera de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Curso de Pós-Graduação (especialização)> Psicanálise e desafios da contemporaneidade.
        Outras informações: Professor de pós-graduação
    • Consultório Clínico Particular:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - Atual ).
        Outras informações: Atuação como psicanalista em consultório particular.
        Outras informações: Autônomo