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Rafael Carlos Lima Oliveira

    • Bacharel, Licenciado e Mestre em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP); Licenciado em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE); Pós-graduado em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo Centro Universitário Senac Santo Amaro (SENAC); Pós-graduado em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa pela Descomplica Faculdade Digital; e MBA em Gestão Estratégica de Projetos e Metodologias Ágeis pela mesma Universidade. Ex-membro do Conselho Internacional de Museus - ICOM (Inscrição 141284) e ex-membro da Associação Nacional de História - ANPUH (Inscrição 48468). No campo profissional, atua como Analista do setor de Relações Institucionais na Fundação Bradesco.

       

      Links:    

    • OLIVEIRA, RAFAEL CARLOS LIMA . A cidade capitalista e o progresso gentrificador: o processo de remodelação do Anhangabaú (1877-1917) URBANA - REVISTA ELETRÔNICA DO CENTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DA CIDADE , v. 9 , p. 572 - 609 , 2018. ISSN: 19820569.
    • OLIVEIRA, R. C. L. . São Paulo progride... mas para quem? Ocupação humana e lógica capitalista na remodelação do Anhangabaú (1877-1917). In: Seminário PPGHS: Linhas de Pesquisa 2020 , 2020 , São Paulo. Caderno de Resumos - Seminário Seminário Programa de Pós Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa 2020. São Paulo : FFLCH/USP, 2020. p. 140 - 141.
    • OLIVEIRA, R. C. L. . São Paulo progride... mas para quem? Notas sobre a ocupação humana e a lógica capitalista na remodelação do Anhangabaú (1877-1917). In: 30° Simpósio Nacional de História , 2019 , Recife. Anais do 30° Simpósio Nacional de História - História e o futuro da educação no Brasil. : , 2019.
    • OLIVEIRA, R. C. L. . O processo de gentrificacão na remodelação do Anhangabaú (1877-1938). In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2017 , São Paulo. ANAIS - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP. : , 2017.
    • OLIVEIRA, R. C. L. . Grandes capitalistas na modernização gentrificadora das cidades: O Conde de Prates e a remodelação do Anhangabaú. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP ? SIICUSP , 2016 , São Paulo. ANAIS - Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP ? SIICUSP. : , 2016.
    • BARROS, D. D. ; OLIVEIRA, R. C. L. . Círculo Áfricas: Contribuições de Intelectuais Africanos no Brasil - Edição 2013/2014. In: XI Jornada Acadêmica de Terapia Ocupacional da USP , 2014 , São Paulo. XI Jornada Acadêmica de Terapia Ocupacional da USP: Narrativas e memórias da terapia ocupacional da USP - Anais 2014. : , 2014.
    • OLIVEIRA, R. C. L. . Ocupação e lógicas sociais na (re)construção do espaço: um estudo de caso sobre a rua Formosa (1877-1917). 2020 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, R. C. L. . São Paulo progride... mas para quem? Ocupação humana e lógica capitalista na remodelação do Anhangabaú (1877-1917). 2020 (Seminário)
    • OLIVEIRA, R. C. L. . São Paulo progride... mas para quem? Notas sobre a ocupação humana e a lógica capitalista na remodelação do Anhangabaú (1877-1917). 2019 (Simposio)
    • OLIVEIRA, R. C. L. . O processo de gentrificacão na remodelação do Anhangabaú (1877-1938). 2017 (Simposio)
    • OLIVEIRA, R. C. L. ; SPOSITO, L. ; PINHEIRO, F. T. ; FERNANDA, B. . Portadores de HIV: Da epidemia dos anos 80 aos dias atuais. 2016 (Outra)
    • OLIVEIRA, R. C. L. . Grandes capitalistas na modernização gentrificadora das cidades: O Conde de Prates e a remodelação do Anhangabaú. 2016 (Outra)
    • OLIVEIRA, R. C. L. . Grandes capitalistas na modernização gentrificadora das cidades: O Conde de Prates e a remodelação do Anhangabaú. 2016 (Simposio)
    • OLIVEIRA, R. C. L. . Círculo Áfricas: Contribuições de Intelectuais Africanos no Brasil. 2014 (Simposio)
    • OLIVEIRA, R. C. L. . Círculo Áfricas: Contribuições de Intelectuais Africanos no Brasil - Edição 2013/2014. 2014 (Outra)
    • OLIVEIRA, R. C. L. . Momento Cidade #64: Como a elite tomou conta do Vale do Anhangabaú?. 2022 Spotify/Google Podcast/Site
    • et al. ; PALMEIRA, M. S. ; ESTIMADO, R. B. ; SILVA, M. A. F. ; BAPTISTELLA, I. M. ; BALAQUER, O. P. ; ORLANDO, G. R. ; PULLIDO, M. V. N. ; CARVALHO, L. C. ; BASSANI, A. D. ; PINHEIRO, F. T. ; FREITAS, M. C. ; ARRUDA, L. B. ; AUGUSTO, C. M. G. ; SOUZA, J. G. ; MOTA, L. G. R. ; ZAMORA, T. G. M. ; FORTUNATO, T. ; FERNANDES, M. A. M. ; LOPES, P. C. L. ; OLIVEIRA, R. C. L. . XII EPETUSP - Extensão como diálogo: sociedade e universidade. 2014 (Ministério da Educação - MEC)
    • MAIA, A. A. ; BARROS, D. D. ; SATO, M. ; OLIVEIRA, R. C. L. . Nyau como arte pública. 2013 (Instituto Casa das Áfricas)
    • MAIA, A. A. ; BARROS, D. D. ; SATO, M. ; OLIVEIRA, R. C. L. . Arte e afro-pedagogia nas expressões africanas da contemporaneidade: O Nyanga de Tete. 2013 (Instituto Casa das Áfricas)
    • GRECO, A. ; NOWICKI, B. ; GOMES, J. ; CAMASSA, J. B. O. ; MOHALLEM, L. ; MALDONADO, L. ; LUCCA NETO, L. ; SILVA, M. ; OLIVEIRA, P. R. M. ; MASSIMINO, V. Q. ; OLIVEIRA, R. C. L. . Seminário Permanente Epígrafe - Os Caminhos da Pesquisa: Representações da Crise Econômica Atual, com Jorge Grespan. 2017 (Revista Epígrafe)
    • MALDONADO, L. ; OLIVEIRA, R. C. L. ; GRECO, A. ; LAPORTA, B. ; NOWICKI, B. ; SOUZA, J. G. ; CAMASSA, J. B. O. ; MOHALLEM, L. ; LUCCA NETO, L. ; OLIVEIRA, P. R. M. ; MASSIMINO, V. Q. . Seminário Permanente Epígrafe - Os Caminhos da Pesquisa: Escravidão e História Global, com Rafael Marquese. 2017 (Revista Epígrafe)
    • GRECO, A. ; NOWICKI, B. ; SOUZA, J. G. ; CAMASSA, J. B. O. ; MOHALLEM, L. ; MALDONADO, L. ; LUCCA NETO, L. ; OLIVEIRA, P. R. M. ; OLIVEIRA, R. C. L. ; MASSIMINO, V. Q. . Seminário Permanente Epígrafe - Os Caminhos da Pesquisa: O Novo Mundo como geografia de regeneração: da transferência da corte a um papa baiano (séculos XVII-XVIII), com Maria Lêda Oliveira. 2017 (Revista Epígrafe)
    • GRECO, A. ; NOWICKI, B. ; CAMASSA, J. B. O. ; MOHALLEM, L. ; MALDONADO, L. ; LUCCA NETO, L. ; OLIVEIRA, P. R. M. ; OLIVEIRA, R. C. L. ; MASSIMINO, V. Q. . Seminário Permanente Epígrafe - Os Caminhos da Pesquisa: A pesquisa em história do Brasil republicano: compartilhando uma trajetória pessoal, com o professor Marcos Napolitano. 2017 (Revista Epígrafe)
    • PINHEIRO, F. T. ; FERNANDA, B. ; SPOSITO, L. ; OLIVEIRA, R. C. L. ; FORTUNATO, T. ; TADIOTO, B. ; ZAMORA, T. ; SILVA, R. P. M. L. O. A. ; GONCALVES, R. . V EPEGH - Encontro de Pesquisa na Graduação em História. 2016 (PET História/USP)
    • Nome do projeto: O processo de gentrificação na remodelação do Anhangabaú (1877 - 1938) (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, R. C. L. , LIMA, S. F. .
      Descrição: Tendo como horizonte o processo de urbanização ocorrido em São Paulo na virada do séc. XX-XXI, assim como os atritos e tensões sociais provenientes da intensa modificação do espaço, o projeto almeja compreender a reação popular a contínua (e por vezes avassaladora) remodelação em curso no período. Como recorte, elege-se os sucessivos projetos de urbanização destinados ao Vale do Anhangabaú e seu entorno, como a Rua Formosa e Líbero Badaró, assim como o Morro do Chá, iniciados com a idealização do primeiro Viaduto do Chá, em 1877, até a construção do segundo (e atual) Viaduto do Chá em 1938.
    • Nome do projeto: Projeto Nossa História (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, R. C. L. , SAES, A. M. , JULIAO, J. A. , SOUZA, G. M. , PEREIRA, A. I. , FILHO, E. , SOUZA, Y. P. .
      Descrição: O projeto Nossa História consiste em desenvolver atividades de leitura dos clássicos da história do Brasil com alunos de escolas públicas do Ensino Médio, de maneira a prepará-los para visitações aos Museus da USP (Engenho dos Erasmus, Museu Paulista e Museu Republicano). Este é um projeto da Comissão de Cultura e Extensão da FEA iniciado em 2010. Originalmente uma visita dos alunos de escolas públicas às ruínas do Engenho dos Erasmus (situado na cidade de Santos, o mais antigo engenho brasileiro), com uma palestra de especialista do Depto. de Economia. No ano de 2012 a atividade foi ampliada, por meio da preparação dos alunos antes da ida ao Engenho. Essa ?preparação? foi materializada pelo encontro mensal com os alunos de uma turma da Escola Estadual Andronico de Melo, momento em que a turma devia discutir textos clássicos da historiografia brasileira com o Professor da Faculdade de Economia responsável pelo projeto e seus dois monitores. Na oportunidade foram lidos trechos de Caio Prado Jr. (Formação do Brasil Contemporâneo, ?O sentido da colonização?) e de Gilberto Freyre (Casa Grande e Senzala, ?Características reais da colonização portuguesa no Brasil?). Para 2014 ampliou-se o projeto, conseguindo atender mais turmas da escola.
    • Nome do projeto: Portadores (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, R. C. L. , PALMEIRA, M. S. , PINHEIRO, F. T. , FERNANDA, B. , SPOSITO, L. .
      Descrição: O projeto almeja reconstituir de forma crítica o regime de visualidade construído sobre portadores do vírus HIV desde o início dos anos 80, com a explosão da epidemia no mundo e, em particular, no Brasil, até os dias atuais. Tendo como base metodológica a realização de entrevistas, espera-se recompor a atuação histórica dos primeiros grupos de combate à doença, assim como a sua gradual desvalorização e esquecimento. Por fim, pretende-se conceder principal enfoque na figura do portador do século XXI, e produzir registro sobre suas percepções acerca do histórico e experiências sobre ser portador. Espera-se com o material final compor um documentário, livre ao público para acesso e compartilhamento, que auxilie não só a manter a memória dos antigos grupos de atuação viva como também a quebrar preconceitos acerca do que é ser portador.
    • Nome do projeto: Círculo Áfricas: contribuições de intelectuais e artistas africanos no Brasil. Fortalecendo a implementação Lei 10.639/2003 e da lei 11.645/2008 (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, R. C. L. , BARROS, D. D. .
      Descrição: O Projeto Círculos Áfricas tem como objetivo dar continuidade às atividades iniciadas em 2012 ou seja: organizar palestras, debates, encontros com intelectuais, artistas ou pessoas que, vindo do continente africano, tem contribuído para o enriquecimento da sociedade brasileira em diversos âmbitos: acadêmico, artístico ou econômico. Pretende-se contribuir para a discussão sobre a coexistência e da diversidade com foco no diálogo com os mestrando, doutorandos e professores africanos que hoje compõe nossas universidades. Isto nos permite aprofundar conhecimentos sobre África e culturas africanas, respondendo a uma necessidade social e, ao mesmo tempo, contribuindo para o fortalecimento da Lei 10.639/2003, revista pela da lei 11.645/2008. Ele valoriza as contribuições acadêmicas de nossas universidades e abre o debate com setores da sociedade que teriam dificuldade em acessá-los. Objetiva-se, ainda, dar destaque aos resultados de pesquisa realizados por estudiosos e artistas africanos residentes no Brasil, prioritariamente ligados às universidades e instituições localizadas no Estado de São Paulo, promovendo a valorização e a ampliação do acesso a esta produção. Os encontros serão itinerantes, privilegiando-se espaços na USP, na Casa das Áfricas (Biblioteca Yao Komoe), alternando com equipamentos culturais e da educação da cidade de São Paulo. Serão convidados como animadores dos encontros estudantes e pesquisadores africanos de diferentes campos do conhecimento e a perspectiva é de favorecer a expressão por meio de diversas linguagens (oral, fílmica, musical). Ressalta-se que a biblioteca Yao Komoe é uma referência desde que tem reunido uma série de pesquisadores interessados em África e possui mais de 3.500 obras específicas entre livros, periódicos, teses, dissertações, folhetos, DVDs e mídias interativas referentes ao continente africano. Os Círculos Áfricas dá continuidade a uma série de encontros sobre "Estudos africanos no Brasil: memórias de seus protagonistas?.
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Título: Democracia é um direito: a educação como pressuposto democrático na obra de Anísio Teixeira
        Ano de conclusão: 2022
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Licenciado em História
        Ano de conclusão: 2020
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Bacharel em História
        Ano de conclusão: 2017
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Descomplica Faculdade Digital
        Ano de conclusão: 2022
      • Nome da Instituição: Descomplica Faculdade Digital
        Ano de conclusão: 2022
      • Nome da Instituição: Centro Universitário Senac
        Ano de conclusão: 2020
    • Academia de Polícia Civil de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Museu da Polícia Civil: O museu da polícia Civil, também conhecido como Museu do Crime, está localizado no Campus I da Academia de Polícia "Dr Coriolano Nogueira Cobra" (Acadepol) ? Cidade Universitária, e tem o objetivo de mostrar e preservar a história da Polícia Civil estadual. O acervo reúne ferramentas, objetos e documentos utilizados em delitos de grande repercussão, além da história de criminosos que se tornaram famosos por seus atos cruéis. Divididos em três temáticas (crimes sexuais, patrimoniais e chacinas), relatam histórias como a do Maníaco do Parque (1988), Chico Picadinho (1966), Bandido da Luz Vermelha e o famoso crime da mala, ocorrido em 1928. A unidade possui ainda fotos, documentos, máquinas de jogos de azar, móveis e instrumentos utilizados pela polícia desde a década de 50. Entre as armas estão facas, revólveres, espingardas e metralhadoras, originalmente usadas em cenas de crimes. Os trabalhos desenvolvidos se concentraram no educativo, com a recepção e condução de grupos escolares agendados pelo acervo exposto, orientação de visitantes espontâneos, manipulação de acervo e de reserva técnica, higienização superficial e auxílio na reforma do museu.
        Outras informações: Estagiário
    • Ministério da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2015 ).
        Outras informações: O Programa Aprender com Cultura e Extensão integra a Política de Apoio à Permanência e Formação Estudantil da Universidade de São Paulo. A finalidade do Programa é fomentar as ações de cultura e extensão por meio da interação das atividades de pesquisa do corpo discente da graduação, em projetos, de forma a contribuir para a sua formação. Propõe‐se, assim, a apoiar projetos desta natureza, em temáticas voltadas para os desafios da realidade intra e extrauniversidade. Foram desenvolvidos através do programa dois projetos: "Círculo Áfricas: contribuições de intelectuais e artistas africanos no Brasil. Fortalecendo a implementação Lei 10.639/2003 e da lei 11.645/2008" pelo Departamento de Terapia Ocupacional da FMUSP e o projeto "Nossa História", pela Comissão de Cultura e Extensão da FEA/USP.
        Outras informações: Bolsista
    • Revista Epígrafe:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2017 ).
        Outras informações: A Revista Epígrafe é uma publicação eletrônica de caráter científico, com periodicidade semestral, organizada por estudantes de graduação em História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Pretendemos que a revista seja um instrumento sustentado pelos alunos, direcionado especialmente à publicação de trabalhos, artigos e resenhas na área de História, que tenham sido desenvolvidos essencialmente por graduandos. Além disso, almeja-se que haja um espaço para a apresentação de traduções de textos essenciais às disciplinas de graduação, bem como entrevistas realizadas com grandes historiadores. http://www.revistas.usp.br/epigrafe/index ISSN: 2318-8855
    • Arquivo Público do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Estágio realizado na seção Centro de Acervo Permanente (CAP), setor técnico do Departamento de Preservação e Difusão do Acervo (DPDA), tendo como objetivo principal auxiliar na formulação do novo "Guia do Acervo", atualizando o anterior compilado em 1984. O CAP é responsável pela preservação e acesso aos documentos textuais de guarda permanente originários dos órgãos e entidades da administração pública estadual e também de arquivos privados de pessoas físicas e jurídicas considerados de interesse público e social. O setor controla atualmente um acervo de 15.837 metros lineares de documentos textuais - aproximadamente 20 milhões de itens documentais. Os trabalhos se concentram, portanto, na manipulação, descrição e catalogação dos documentos textuais.
        Outras informações: Estagiário
    • Fundação Bradesco:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Cursinho Fundação Getúlio Vargas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).