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Cesar Takemoto Quiterio

    • Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2005) e mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2012). É doutorando no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, tendo trabalhado com temas relacionados à literatura brasileira e ao cinema norte-americano e brasileiro.

       

      Links:    

    • TAKEMOTO, César . Mato eles? Uma antropólogia às avessas (2014) Revista Olho d'água , v. 6 , p. 45 - 54 , 2015. ISSN: 21773807.
    • TAKEMOTO, César . Alguns fantasmas d'A causa secreta de Sergio Bianchi Revista Litteris , v. 2 , p. 359 - 381 , 2014. ISSN: 19837429.
    • TAKEMOTO, César . Da centralidade de Canudos Sinal de Menos , v. 1 , p. 123 - 130 , 2010. ISSN: 19848730.
    • TAKEMOTO, César . Já comeu churrasco grego?. Churrasco Grego, v. , p. 5 - 11, 2011.
    • TAKEMOTO, César . Desagregação social e gestão da vida: Cronicamente inviável, Quanto vale ou é por quilo? e Os Inquilinos, de Sergio Bianchi.. 2015 (Conferência)
    • TAKEMOTO, César . Alguns fantasmas d'A causa secreta de Bianchi. 2015 (Comunicacao)
    • TAKEMOTO, César . O Bebê de Rosemary. 2008 (Seminário)
    • Nome do projeto: Rosemary's Baby (2004 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKEMOTO, César , SOARES, Marcos .
      Descrição: Projeto de Iniciação que se propôs fazer uma análise estético-histórica do filme "O bebê de Rosemary" de Roman Polanski, através de uma elucidação formal que desse conta de aspectos da sociedade norte-americana e dos anos 60 em geral.
    • Nome do projeto: Voz, olhar e o real na obra de Sergio Bianchi (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKEMOTO, César , OTSUKA, E. T. .
      Descrição: O que tento propor aqui como projeto de pesquisa é um estudo da obra cinematográfica de Sergio Bianchi, seu sentido interno e suas contradições, sua trajetória e rupturas históricas, em suas articulações tanto com as instituições do cinema nacional (em especial o seu modo de produzir e fazer circular filmes, além dos próprios filmes, é claro), em especial nos seus vínculos ao Estado, quanto com a história brasileira. A tese que tentarei desenvolver, e cujo brevíssimo esboço acima fornece alguns contornos, passa pela operacionalidade de certas categorias da psicanálise lacaniana, em especial as da voz, do olhar e do real , na análise estética do objeto cinematográfico, ainda que possa incluir outras, tanto da psicanálise quanto de outras áreas do saber.
    • Nome do projeto: Cidade de Deus em perspectiva (2009 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TAKEMOTO, César .
      Descrição: A presente dissertação consiste numa tentativa de se desenvolver uma discussão ampliada a partir de uma análise de Cidade de Deus, de Paulo Lins. Tal análise buscava desentranhar os traços formais fundamentais da obra, para a partir delas intuir dinâmicas sociais, culturais e históricas, tornadas mais evidentes pelo próprio trabalho. Partindo do caráter de exceção e de novidade da obra no quadro do romance brasileiro dos anos 1990 e mesmo em geral, sem excluir a sua matriz francesa, coube-nos perguntar no que consistia tal empreitada artística, traduzido num inusitado modo de composição, tendo em vista não tanto a sua reverberação dentro da história literária, mas as suas consequências em outros planos, sejam eles culturais ou histórico-sociais.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
  • Atuação Profissional: 3
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Graduação
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Sapientia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Ministrei o Curso Avançado de Literatura Brasileira - num total de 12 horas/aula - que foi disponibilizado aos alunos matriculados numa plataforma online.
        Outras informações: Professor