Não autenticado |

Elizabeth da Penha Cardoso

    • Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária e do Programa em Psicologia da Educação da PUC-SP (doutorado e mestrado). Bolsista Produtividade CNPq. Líder do GP Literatura de Ancestralidade Negra. Foi fundadora e vice-líder do Grupo de Pesquisa Voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas. Assessora da Secretaria Municipal de São Paulo atuando na formação continuada dos professores da rede em Estudos Literários, ministrando cursos e produzindo material de estudo. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. Doutorado pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP. Foi bolsista de doutorado da Fapesp, com estágio na Universidade Estadual de Nova York, nos Estados Unidos, e na Universidade Complutense de Madrid, na Espanha. Mestrado em Comunicação pela ECA-USP e graduação em Jornalismo pela UNESP. Foi professora do curso de jornalismo na UNESP - Campus Bauru (SP) e de literatura na Fatea-Lorena (SP). É autora do livros Feminilidade e transgressão uma leitura da prosa de Lúcio Cardoso Humanitas/Fapesp, 2013 e Literatura e Ensino, Capes/Educ, 2018. Além de títulos de ficção: Todo Mundo é Misturado (ficção juvenil), Brinque Book, 2016 e Tarcirurga Bartolomeu; Pluminha (ficção infantil), Bamboozinho, 2017 , Depois de tudo tem uma vírgula (romance), Editora Patuá 2021, com Prêmio Biblioteca Nacional. Tem interesse por Teoria do Romance e do Conto, Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura Infantil e Juvenil, Literatura e Ensino, Literatura de Ancestralidade Negra. Com mais de 50 publicações e 180 citações, o Índice H é 5.

       

      Links:    

    • Literatura: estudos comparados e historiografia
    • Literatura Brasileira Contemporânea
    • Literatura e Psicanálise
    • Literatura Infantil e Juvenil
    • Literatura e Direito
    • Líder do Grupo de Pesquisa Literatura de Ancestralidade Negra
    • vice-líder do Grupo de Pesquisa A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivasdo Grupo de Pesquisa
    • Elizabeth Cardoso . Depois de tudo tem uma vítgula. São Paulo : Patuá, 2021 . p. ISBN: 978658630935X.
    • Cardoso, Elizabeth . Tarcirurga, Bartolomeu e Pluminha no mar sem fim. São Paulo : Bamboozinho, 2017 . 48p. ISBN: 9788593655081.
    • Cardoso, Elizabeth ; NAVAS, D. ; BASTAZIN, V. . Literatura e ensino: territórios em diálogo. São Paulo : EDUC - Editora da PUC-SP, 2017 . 230p. ISBN: 9788528305838.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Todo mundo é misturado. São Paulo : Brinque Book, 2016 . 110p. ISBN: 9788583820352.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Feminilidade e transgressão - uma leitura da prosa de Lúcio Cardoso. São Paulo : Humanitas/FAPESP, 2013 . 348p. ISBN: 9788577322220.
    • Cardoso, Elizabeth . [The representation of children in children's literature] by Isabel Lopes Coelho International Research In Childrens Literature , v. 17 , p. 102 - 104 , 2024. ISSN: 17556201.
    • Cardoso, Elizabeth . Escurecimentos literários: autoria de ancestralidade negra na fundação da literatura infantil brasileira ODEERE , v. 8 , p. 106 - 118 , 2023. ISSN: 25254715.
    • TAVARES, J. L. ; Cardoso, Elizabeth . Álbum de Família de Nelson Rodrigues: uma obra autoficcional com cinco capas Revista Interfaces , v. 14 , p. 194 - 108 , 2023. ISSN: 21790027.
    • TAVARES, J. L. ; Elizabeth Cardoso . A INCOMPLETUDE QUE NOS MOVE A ARTICULAÇÃO ENTRE LITERATURA, LINGUAGEM E PSICANÁLISE Revista Conexão Letras , v. 18 , p. 1 - 30 , 2023. ISSN: 25948962.
    • FERNANDES, BRENO ; Cardoso, Elizabeth . O tópos da neocracia: introdução & genealogia REVISTA BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA , v. 25 , p. 139 - 164 , 2023. ISSN: 2596304X.
    • Elizabeth Cardoso ; NAVAS, D. ; LUCAS, F. R. ; SILVA, M. P. . A articulação de contextos curriculares e o uso de tecnologias digitais na construção de uma plataforma de Ciência Aberta BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO , v. 18 , p. 1 - 18 , 2023. ISSN: 21764573.
    • TAVARES, JOSÉ LUIZ CORDEIRO DIAS ; Cardoso, Elizabeth da Penha . A Medeia de Nelson Rodrigues: Desamparo freudiano em Álbum de família, de Nelson Rodrigues LITERATURA E SOCIEDADE (USP) , v. 29 , p. 103 - 117 , 2023. ISSN: 14132982.
    • TAVARES, J. L. ; Cardoso, Elizabeth . O Remédio e a bula: a memória involuntária e o olfato em Cloro, de Alexandre Vidal Porto DESENREDO (PPGL/UPF) , v. 18 , p. 96 - 108 , 2022. ISSN: 1808656X.
    • PIMENTEL, F. ; Cardoso, Elizabeth . Identidade e memória em Os rios profundos, de José Maria Arguedas MOARA , v. 2 , p. 52 - , 2021. ISSN: 01040944.
    • Cardoso, Elizabeth ; GIRAO, L. C. ; PAIS, R. L. . Brincar, ler e aprender: o alfabeto na literatura para infância EM TESE (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 26 , p. 100 - 121 , 2021. ISSN: 19820739.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha ; GIRÃO, L. C. ; PAIS, R. . Brincar, ler e aprender: o alfabeto na literatura para infância EM TESE (BELO HORIZONTE. ONLINE) , v. 26 , p. 100 - 121 , 2021. ISSN: 19820739.
    • Elizabeth Cardoso . Exclusão da feminilidade como mecanismo de destruição em Cronica da Casa Assassinada OPINIÃES - REVISTA DOS ALUNOS DE LITERATURA BRASILEIRA , v. 9 , p. 20 - 30 , 2020. ISSN: 25258133.
    • Cardoso, Elizabeth ; ROSENBAUM, YUDITH . Apresentação FRONTEIRAZ , v. 25 , p. 1 - 2 , 2020. ISSN: 19834373.
    • Cardoso, Elizabeth ; FREDERICO, A. . Literatura digital dentro e fora da escola: a mediação da experiência estética na infância. LEITURA: TEORIA E PRÁTICA , v. 37 , p. 19-38 - 38 , 2019. ISSN: 23170972.
    • Elizabeth Cardoso ; GIRAO, L. C. . O livro-imagem na literatura para crianças e jovens: trajetórias e perspectivas REVISTA EM ABERTO - INEP , v. 32 , p. 121 - 143 , 2019. ISSN: 21766673.
    • Cardoso, Elizabeth ; CHAGAS, M. S. . O Bumba-meu-boi na literatura infantil e juvenil: a festa maranhense na rua e no livro LER - Leitura em Revista , v. 15 , p. 188 - 211 , 2019. ISSN: 21792801.
    • GIRAO, L. C. ; Cardoso, Elizabeth . Afectos encarnados em O cântico dos cânticos, de Angela Lago CRÍTICA CULTURAL , v. 13 , p. 297 - , 2018. ISSN: 19806493.
    • Cardoso, Elizabeth . FADAS E PIVETES: A INFÂNCIA EM CHICO BUARQUE Leia Escola , v. 18 , p. 29 - 42 , 2018. ISSN: 23585870.
    • GIRAO, L. C. ; Cardoso, Elizabeth . O livro enquanto objeto na Literatura Infantil: um panorama crítico VERBO DE MINAS , v. 19 , p. 97 - 122 , 2018. ISSN: 19846959.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . A loucura feita literatura em Renato Pompeu e Ricardo Piglia Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 19 , p. 159 - 174 , 2017. ISSN: 19806914.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Tradição oral, subjetividade e tecnologia: três faces da literatura de Manu Maltez em Meu tio lobisomem Boitatá , v. 1 , p. 27 - 36 , 2016. ISSN: 19804504.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha ; GIRAO, L. C. . Alice in Wonderland: uma tradução literária em imagens por Suzy Lee Signo (UNISC. Online) , v. 41 , p. 65 - 75 , 2016. ISSN: 19822014.
    • JUNQUEIRA, R. ; CARDOSO, Elizabeth da Penha . Literatura infantil: possibilidades para o letramento literário Revista Brasileira de Alfabetização , v. 1 , p. 142 - 158 , 2016. ISSN: 24468584.
    • Cardoso, Elizabeth . O RECURSO DA MISE EN ABYME EM QUATRO-OLHOS, DE RENATO POMPEU, E A CIDADE AUSENTE, DE RICARDO PIGLIA REVISTA LITERATURA EM DEBATE , v. 10 , p. 160 - 171 , 2016. ISSN: 19825625.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . O caminhar discursivo do feminino em Mãos Vazias, de Lúcio Cardoso Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso , v. 10 , p. 57 - 74 , 2015. ISSN: 21764573.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . A ditadura enlouquecedora em Quatro-Olhos, de Renato Pompeu Guavira Letras , v. 20 , p. 112 - 120 , 2015. ISSN: 19801858.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Proximidades entre o Romance de 30 e a literatura juvenil contemporânea. Uma análise de Lis no Peito, de Jorge Miguel Marinho Fronteiraz (São Paulo) , v. 16 , p. 184 - 191 , 2015. ISSN: 19834373.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Apontamentos sobre ditadura e loucura em Quatro-Olhos, de Renato Pompeu Fronteiraz (São Paulo) , v. 1 , p. 32-43 - 33 , 2014. ISSN: 19834373.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . A prosa de Lúcio Cardoso durante a década de 1940 e a importância de Stela, Inácio Todas as Letras (São Paulo. Impresso) , v. 15 , p. 182 - 193 , 2013. ISSN: 15171000.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Personagem feminina e multiplas vozes em Cronica da casa assassinada O Eixo e a Roda (UFMG) , v. 22 , p. 109 - 131 , 2013. ISSN: 01024809.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . A linguagem silenciosa das mulheres na obra de Lúcio Cardoso Veredas. Revista da Associação Internacional de Lusitanistas , v. 17 , p. 83 - 107 , 2012. ISSN: 08745102.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Primeiro centenário de Lúcio Cardoso: trajetória de insubordinação Revista Brasileira (Rio de Janeiro. 1941) , v. VII , p. 197 - 230 , 2012. ISSN: 01037072.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Marcas do feminino na prosa de Lúcio Cardoso Ângulo (FATEA. Impresso) , v. 1 , p. 9 - 13 , 2011. ISSN: 0101191X.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Apontamentos sobre o romance da década de 30 Kalíope (PUCSP) , v. 1 , p. 139 - 154 , 2011. ISSN: 18086977.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Seres predestinados ao mal: as personagens femininas e a família na prosa de Lúcio Cardoso Ângulo (FATEA. Impresso) , v. 1 , p. 6 - 15 , 2010. ISSN: 0101191X.
    • Aline Ulrich ; CARDOSO, Elizabeth da Penha . A arte de escrever cartas ? Anônimo de Bolonha, Erasmo de Rotterdam e Justo Lípsio. Organização de Emerson Tin Teresa (USP) , v. 8/9 , p. 414 - 419 , 2009. ISSN: 15179737.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Causa familiar, efeito de estranheza: Inácio, de Lúcio Cardoso Kalíope (PUCSP) , v. 1 , p. 9 - 30 , 2009. ISSN: 18086977.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Apontamentos sobre a inquietante estranheza de Inácio Revista do Centro de Estudos Portugueses (UFMG) , v. 28 , p. 79 - 94 , 2008. ISSN: 1676515X.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . O cinema de Lúcio Cardoso e uma leitura cinematográfica de sua novela Mãos vazias Letras (UFSM) , v. 34 , p. 39 - 53 , 2007. ISSN: 15193985.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Temas de amizade e literatura nas missivas de Lúcio e Clarice Ângulo (FATEA. Impresso) , v. 01 , p. 60 - 66 , 2007. ISSN: 0101191X.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Miudezas temporais em Inácio, de Lúcio Cardoso Ângulo (FATEA. Impresso) , v. 107 , p. 17 - 21 , 2006. ISSN: 0101191X.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Uma cartografia da imprensa feminista no Brasil Caderno Espaço Feminino (UFU) , v. 16 , p. 77 - 103 , 2006. ISSN: 15169286.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Imprensa feminista no Brasil pós-1974. Revista Estudos Feministas (UFSC. Impresso) , v. 12 , p. 37 - 55 , 2004. ISSN: 0104026X.
    • Elizabeth Cardoso . Falar de si para dizer de nós - Prefácio. Na companhia de um mais novo, v. 1, p. 13 - 15, 2023.
    • Elizabeth Cardoso . Prefácio para Os Ibejis. Os Ibejis, v. , p. 1 - , 2024.
    • Elizabeth Cardoso . Texto para orelha do livro de contos de Myriam Scotti. Receita para explodir bolos, v. 1, p. 1 - 1, 2023.
    • Elizabeth Cardoso . Poder, voz e subjetividade na literatura infantil - Apresentação. Poder, voz e subjetividade na literatura infantil, v. 1, p. 1 - 5, 2023.
    • Cardoso, Elizabeth . Prefácio Quando a crítica literária cumpre seu dever estético e ético e social. Linguagens verbovisuais e do design em urdiduras poéticas, v. 1, p. 16 - 20, 2022.
    • Cardoso, Elizabeth . Prefácio Meninas sonhadoras Mulheres Cientistas. Meninas sonhadoras Mulheres cientistas, v. 1, p. 6 - 7, 2022.
    • Cardoso, Elizabeth . Prefácio O que a linha d'água esconde e revela?. Linha d'água, v. 1, p. 5 - 6, 2022.
    • Cardoso, Elizabeth ; GIRAO, L. C. . LETRA-IMAGEM: APRENDER A LER COM OS ABECEDEDÁRIOS LITERÁRIOS. Leitura literária e contextos de letramento, v. 1, p. 51 - 65, 2021.
    • Cardoso, Elizabeth . O Processo, de Kafka: provocações e (im)possibilidades da interpretação. Direito e Literatura Justiça Paulista, v. 1, p. 130 - 145, 2021.
    • Elizabeth Cardoso . Lúcio Cardoso e a força bruta que nos habita: a psicanálise em Mãos Vazias. Lúcio Cardoso 50 anos depois, v. 1, p. 67 - 82, 2020.
    • Cardoso, Elizabeth . Literatura infantil digital e impressa: possibilidades não excludentes na formação de leitores. Literatura e ensino: territórios em diálogo, v. 230, p. 145 - 158, 2017.
    • Cardoso, Elizabeth . Imprensa feminista brasileira pós-1974. Problemas de gênero, v. 1, p. 267 - 293, 2016.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Presença da imprensa feminista no Brasil. 3º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - redações e artigos científicos premiados, v. 1, p. 79 - 94, 2008.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 5
    • Elizabeth Cardoso . Um souvenir para Julieta . Revista Claudia , São Paulo , 28 nov. 2023.
    • Elizabeth Cardoso . A geologia da resistência . Revista Claudia , São Paulo , 28 nov. 2023.
    • Elizabeth Cardoso . Elas, Nós (Stella do Patrocínio). . Revista Claudia , São Paulo , 08 jul. 2023.
    • Elizabeth Cardoso . ESCOLA ANTIRRACISTA NÃO É MARKETING: AÇÕES PARA A TRANSFORMAÇÃO EFETIVA . Revista Quindim , , 28 nov. 2023.
    • Elizabeth Cardoso . ESCOLA ANTIRRACISTA E BRANQUITUDE . Revista Quindim , , 28 nov. 2023.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Seres predestinados ao mal: a personagem feminina e o mal, como potência de destruição, na prosa de Lúcio Cardoso. In: Abralic , 2011 , Curitiba. Anais XII Congresso Internacional Abralic. Centro, Centros: ética e estética. : , 2011.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Leituras de enganos: uma visada psicanalítica sobre Crônica da casa assassinada. In: XI Congresso Internacional da Abralic , 2008 , São Paulo. XI Congresso Internacional da Abralic. : , 2008.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . A correspondência entre Lúcio Cardoso e Clarice Lispector.. In: 55º Seminário GEL , 2007 , Franca. 55º Seminário GEL. : , 2007.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Insatisfação e revolta: histórias femininas de fuga, loucura e morte na prosa de Lúcio Cardoso. In: XII Seminário Nacional e III Seminário Internacional Mulher e Literatura, do GT Mulher e Literatura da ANPOLL , 2007 , Ilheus. XII Seminário Nacional e III Seminário Internacional Mulher e Literatura, do GT Mulher e Literatura da ANPOLL. : , 2007.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . O cinema de Lúcio Cardoso e uma leitura cinematográfica de sua novela Mãos vazias. In: XVIII Seminário do CELLIP , 2007 , Ponta Grossa. O cinema de Lúcio Cardoso e uma leitura cinematográfica de sua novela Mãos vazias. : , 2007.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . O feminino e a (in)verossimilhança de Lúcio Cardoso nos espelhos de Candido, Freud e Lacan. In: XI Encontro Regional da ABRALIC , 2007 , São Paulo. Anais do XI Encontro Regional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2007, São Paulo -SP: Literatura, Artes, Saberes. São Paulo : ABRALIC e-book, 2007.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Nosotras: imprensa feminista no exílio e a descoberta do gênero. In: VII Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação , 2004 , Porto Alegre. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 27., 2004. Porto Alegre. Anais... São Paulo: Intercom, 2004. CD-ROM.. Porto Alegre : Intercom, 2004.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Panorama da imprensa feminista brasileira pós-1974. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Porto Alegre RS , 2004 , Porto Alegre, RS. CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 27., 2004. Porto Alegre. Anais... São Paulo: Intercom, 2004. CD-ROM. Porto Alegre, RS : Intercom, 2004.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Nosotras: imprensa feminista no exílio e a descoberta do gênero. In: VII Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação, Intercom 2004 , 2004 , Porto Alegre. Intercom 2004 Comunicação, acontecimento e memória. : , 2004.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Panorama da imprensa feminista brasileira pós-1974. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom 2004 , 2004 , Porto Alegre. Intercom 2004 Comunicação, acontecimento e memória. : , 2004.
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Os pressupostos da Poesia Concreta como recurso de composição nos meios de comunicação de massa. In: VI Congresso de Iniciação Científica da UNESP , 1994 , Guaratinguetá. VI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. : , 1994.
    • Cardoso, Elizabeth . Quando a crítica literária cumpre seu dever estético, ético e social. São Paulo : FFLCH/USP , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • Elizabeth Cardoso . Meninas sonhadoras mulheres cientistas. São Paulo : Editora Mostarda , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • Elizabeth Cardoso ; ROSENBAUM, Y. . Dossie A literatura nas marcas da desrazão, da Revista Fronteiraz. São Paulo : Revista Fronteiraz , 2020 (Coordenação editorial)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Tarcirurga, Bartolomeu e Pluminha nas aventuras do mar sem fim. São Paulo : Bamboozinho , 2016 (Coordenação editorial)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Todo Amador Confunde Preço e Valor. São Paulo : Livros de Safra , 2012 (Tradução)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Gestão Local nos territórios da cidade. São Paulo : Mídia Alternativa Comunicação e Editora , 2004 (Coordenação editorial)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Reinventar-se. São Paulo : Da Boa Prosa , 2011 (Tradução)
    • Elizabeth Cardoso . Comissão de Heteroidentificação da PUCSP. 2023 (Assessoria)
    • Elizabeth Cardoso . Coordenação de Aperfeicoamento Docente PUCSP. 2023 (Assessoria)
    • Elizabeth Cardoso . Coordenadora adjunta do PNLD 2024. 2023 (Assessoria)
    • Elizabeth Cardoso . Revista Quindim. 2023 (Assessoria)
    • Elizabeth Cardoso . ASSESSORIA PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ? SP NÚCLEO TÉCNICO DE CURRÍCULOS/NÚCLEO ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS. 2023 (Assessoria)
    • Elizabeth Cardoso . ASSESSORIA PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ? SP NÚCLEO TÉCNICO DE CURRÍCULOS/NÚCLEO ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS. 2022 (Assessoria)
    • Elizabeth Cardoso . ASSESSORIA PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ? SP NÚCLEO TÉCNICO DE CURRÍCULOS/NÚCLEO ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS. 2021 (Assessoria)
    • Elizabeth Cardoso . ASSESSORIA PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ? SP NÚCLEO TÉCNICO DE CURRÍCULOS/NÚCLEO ACADEMIA ESTUDANTIL DE LETRAS. 2020 (Assessoria)
    • Elizabeth Cardoso . Cadernos de pós-graduação em Letras Mackenzie. 2019 (Parecer)
    • Elizabeth Cardoso . Revista Letrônica. 2019 (Parecer)
    • Elizabeth Cardoso . Revista Fronteiraz. 2019 (Parecer)
    • Elizabeth Cardoso . Revista Graphos. 2019 (Parecer)
    • Cardoso, Elizabeth . Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso. 2017 (Parecer)
    • Cardoso, Elizabeth . Revista Calidoscópio. 2017 (Parecer)
    • Cardoso, Elizabeth . Revista Kaliope. 2017 (Parecer)
    • KIRCHOF, E. R. ; Cardoso, Elizabeth ; JUNQUEIRA, R. . Revista Fronteiraz: Literatura e Cultura Digital. 2017 (Assessoria)
    • GORDO, M. J. P. ; CARDOSO, Elizabeth da Penha . Revista Fronteiraz. Dobras e lugares na literatura infantil e juvenil. 2016 (Assessoria)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Editora Unicamp. 2016 (Parecer)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Editora Unicamp. 2015 (Parecer)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Revista Comunicação Midiática. 2015 (Parecer)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Revista Fronteiraz. 2015 (Parecer)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Revista Todas as Letras. 2016 (Parecer)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Revista Todas as Letras. 2015 (Parecer)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Revista Todas as Letras. 2012 (Parecer)
    • CORSINI, C. ; Elizabeth Cardoso . Literatura e psicanálise: luto e melancolia nas teias da linguagem poética de Valer Hugo Mãe. 2023 (Congresso)
    • Elizabeth Cardoso . ? Ler e vivenciar a leitura.. 2023 (Comunicacao)
    • Elizabeth Cardoso ; NAVAS, D. ; LUCAS, F. R. . ?Metodologias ativas e ciência aberta: articulando contextos curriculares nos estudos literários?.. 2023 (Comunicacao)
    • Elizabeth Cardoso ; NAVAS, D. ; LUCAS, F. R. ; SILVA, M. P. . Tecnologias Digitais e Articulação De Contextos Curriculares Na Pós-Graduação. 2023 (Comunicacao)
    • Elizabeth Cardoso . Africanidades na literatura brasileira: a literatura negra para crianças.. 2023 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . Literatura infantil de ancestralidade negra e a educação antirracista.. 2023 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . Literatura de ancestralidade negra para crianças no século XIX. 2023 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil Educação literária: Mudanças em movimento (Congresso preferencial, A LITERATURA NEGRA NA FORMAÇÃO DO JOVEM LEITOR DE TODAS AS ANCESTRALIDADES: CONTOS DE CIDINHA DA SILVA.. 2023 (Comunicacao)
    • Elizabeth Cardoso . A força da poética da literatura negra na formação de leitores jovens.. 2023 (Conferência)
    • Cardoso, Elizabeth da Penha . TRAJETÓRIAS (IN)VISÍVEIS: AUTORES AFRO-BRASILEIROS NA FUNDAÇÃO DA LITERATURA PARA CRIANÇAS DURANTE O SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX.. 2023 (Congresso)
    • Cardoso, Elizabeth . Letramento racial e antirracismo no contexto brasileiro. 2023 (Outra)
    • Cardoso, Elizabeth . Literatura e cárcere político. 2022 (Conferência)
    • Cardoso, Elizabeth . Clube de Leitura sobre o romance Depois de tudo tem uma vírgula. 2022 (Conferência)
    • Cardoso, Elizabeth . Clube de leitura sobre Depois de tudo tem uma vírgula - Academia Paulista de Letras. 2022 (Conferência)
    • Cardoso, Elizabeth . Lúcia Miguel Pereira e Gilda de Melo Souza: a presença da mulher na fundação da crítica literária brasileira. 2022 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . A arte de ler e sentir: a leitura do literário no território escolar. 2022 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . Clube de leitura Apamagis. 2022 (Outra)
    • Elizabeth Cardoso . Clube de Leitura sobre o romance Depois de tudo tem uma vírgula. 2022 (Outra)
    • Elizabeth Cardoso . O mercador de Veneza, de Willian Shakespeare. 2020 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso ; MUNDURUKU, D. ; ROSA, S. . Empatia e diversidade - reflexão sobre literatura indígena e africana. 2020 (Outra)
    • Elizabeth Cardoso . Todos contra todos: uma leitura de Ensaio Sobre a Cegueira, de Jóse Saramago. 2020 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . Laços de Família: prisões sem grades em Clarice Lispector. 2020 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . O processo de Kafka: desemanização e direito de defesa. 2020 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . Quebra do pacto civilizacional em Dostoievski: Karamázov. 2020 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . Quebra do pacto civilizacional em Dostoievski: Raskolnikov. 2020 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso ; AUERBACH, P. . Literatura infantil - isso existe?. 2020 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . Literatura e Tecnologia. 2020 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . Conto de fadas: origens, transformações e contemporaneidade. 2020 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . Desestabilizaçãodos conceitos de crime e castigo em Dostoiévski. 2020 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . Antígona, de Sófocles: o direito por princípio. 2020 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . Shakespeare e as leituras da lei: O Mercador de Veneza. 2020 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . Literatura e Direito nas margens da poética. 2020 (Conferência)
    • Cardoso, Elizabeth . Por que produzir, ler e pesquisar a literatura infantil digital?. 2019 (Comunicacao)
    • Cardoso, Elizabeth . Literatura contemporânea para infância - mediação em crise. Potências de leituras. 2019 (Outra)
    • Cardoso, Elizabeth . Literatura digital para infância: desafios estéticos para mediadores na escola. 2019 (Comunicacao)
    • Cardoso, Elizabeth . A arte de julgar em Machado de Assis: Dom Casmurro e Brás Cubas. 2019 (Conferência)
    • Cardoso, Elizabeth . Shakespeare e a legitimação do poder: O mercador de Veneza. 2019 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . Shakespeare e a legitimação do poder: Macbeth. 2019 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . Antígona, de Sófocles: o direito por princípio. 2019 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . Literatura e Direito, do teatro grego à Coetzee: confluências de linguagens, temas e origens nas margens da Poética. 2019 (Conferência)
    • Elizabeth Cardoso . As faces da feminilidade em Crônica da casa assassinada. 2019 (Outra)
    • Cardoso, Elizabeth . A importância da literatura. 2018 (Conferência)
    • Cardoso, Elizabeth . Formação de leitores de literatura. 2017 (Conferência)
    • Cardoso, Elizabeth . Mediações da Poética de Infância. 2018 (Conferência)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Machado de Assis é Para Todos. 2015 (Conferência)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . O reescrecer contínuo da memóra do trauma: literatura e ditadura em Quatr-Olhos, de Renato Pompeu. 2014 (Seminário)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Loucura e ditadura em Renato Pompeu e Ricardo Piglia. 2014 (Conferência)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . O recurso da mise en abyme em Quatro-Olhos, de Renato Pompeu, e A Cidade Ausente, de Ricardo Piglia. 2014 (Conferência)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Machado de Assis é para todos. 2014 (Conferência)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Panorama da imprensa feminista brasileira pós-1974. 2004 (Congresso)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Nosotras: imprensa feminista no exílio e a descoberta do gênero. 2004 (Outra)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Múltiplas vozes e infinitas leituras: a intertextualidade na construção da ambiguidade em Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso. 2011 (Outra)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Seres predestinados ao mal: a personagem feminina e o mal, como potência de destruição, na prosa de Lúcio Cardoso. 2011 (Congresso)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Leituras de enganos: uma visada psicanalítica sobre ?Crônica da casa assassinada?. 2008 (Congresso)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . O cinema de Lúcio Cardoso e uma leitura cinematográfica de sua novela Mãos vazias. 2007 (Outra)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Insatisfação e revolta: histórias femininas de fuga, loucura e morte na prosa de Lúcio Cardoso. 2007 (Outra)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . A correspondência entre Lúcio Cardoso e Clarice Lispector.. 2007 (Outra)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . O feminino e a (in)verossimilhança de Lúcio Cardoso nos espelhos de Candido, Freud e Lacan.. 2007 (Outra)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . O feminino em Inácio de Lúcio Cardoso: caminhos para uma não definição. 2006 (Congresso)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . A tradição do mal em Inácio de Lúcio Cardoso. 2006 (Simposio)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Os pressupostos da poesia concreta como recurso de composição nos meios de comunicação. 1994 (Congresso)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . O que as mulheres têm a contar. 2015 Revista Época
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . 15 dicas para estimular a leitura. 2015 Revista Época
    • Cardoso, Elizabeth . A importância da leitura para crianças. 2017 TV PUC
    • Cardoso, Elizabeth . TV PUC - Jornada de Literatura de Infância. 2018 TV PUCSP
    • Cardoso, Elizabeth . Como uma professora utilizou conta de fadas para produzir empatia. 2019 Revista Nova Escola
    • Cardoso, Elizabeth . Por que ler e contar histórias em família é um gesto de afeto?. 2020 Revista Nova Escola
    • Cardoso, Elizabeth . PUC Analisa: literatura infantil e juvenil digital | Jornal PUC-SP. 2020
    • Elizabeth Cardoso ; BARBIERI, D. C. ; COELHO, I. . Livro e literatura de infância após o isolamento social: reflexões e aprendizados. 2020 Canal Youtube
    • Elizabeth Cardoso ; FREDERICO, A. . Mediação da literatura infantildigital: na escola e em casa. 2020 Canal Youtube
    • Elizabeth Cardoso ; GIRAO, L. C. . Crítica literária e a objetualidade do livro ilustrado. 2020 Canal Youtube
    • Elizabeth Cardoso ; ABREU, A. . Criação, leitura e mediação na literatura para crianças. 2020 Canal Youtube
    • Elizabeth Cardoso ; JUNQUEIRA, R. . Qual o lugar do conto de fadas na formação de leitores. 2020 Canal Youtube
    • Elizabeth Cardoso ; AUERBACH, P. . Formação de leitores: o discurso visual na literatura infantil. 2020 Canal Youtube
    • Elizabeth Cardoso ; FIUZA, M. . Infância, literatura e práticas de leitura. 2020 Canal Youtube
    • Elizabeth Cardoso ; CANHAMEIRO, C. ; LUCCAS, G. . Literatura para crianças nos palcos: desafios e conquistas. 2020 Canal Youtube
    • Elizabeth Cardoso ; GASPAR, T. . Literatura para crianças na Galícia: a infância como chave da resistência cultural. 2020 Canal Youtube
    • Elizabeth Cardoso ; CORTEZ, M. . Formação de leitores na fronteira Brasil, Argentina e Paraguai - desafios, aprendizados e conqueistas. 2020 Canal Youtube
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Depois de tudo tem uma vítgula. 2021 UOL - Página 1
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Depois de tudo tem uma vítgula. 2021 Rádio Cultura
    • Cardoso, Elizabeth . Depois de tudo tem uma vítgula: lançamento. 2021 Jornal da PUCSP
    • GOES, E. ; Cardoso, Elizabeth . Outras formas de morrer e permanecer viva. 2022 Jornal Rascunho
    • Cardoso, Elizabeth . Vencedores prêmios Biblioteca Nacional. 2021 O Globo
    • Cardoso, Elizabeth . PUCSP na Mídia. 2022 Jornal da PUCSP
    • Cardoso, Elizabeth . Autores da USP aparecem nos principais prêmios literários do País. 2021 Jornal da USP
    • NABARRO, C. ; Cardoso, Elizabeth . Papo com a autora. 2021 Canal Youtube Paposobrejustiça
    • BRAIT, E. ; COELHO, I. ; Cardoso, Elizabeth . Lançamento Livro Depois de tudo tem uma vírgula. 2021 Canal Youtube
    • Elizabeth Cardoso . Formação do leitor de literatura. 2023 TV FTD
    • Elizabeth Cardoso . Entrevista para o Blog Amora: Escritoras brasileiras: entrevista com Elizabeth Cardoso Postado em: Blog - Escritoras contemporâneas -. 2023 Entrevista para o Blog Amora: Escritoras brasileiras: entrevista com Elizabeth Cardoso Postado em: Blog - Escritoras contemporâneas -
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha ; OLIVEIRA, M. F. C. B. ; TRINDADE, E. ; SCORZAFAVE, L. G. ; CAPITANIO, A. M. ; CASTANEDA, M. . Macho ensimesmado?. 2006 Revista Pesquisa Fapesp - Ciência e Tecnologia no Brasil
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha ; MORENO, R. ; BARBOSA, B. . O espelho ao contrário. 2012 Revista Caros Amigos
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Revoltas silenciosas. 2013 Agência Fapesp
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha ; MOSER, B. . Elizabeth Cardoso fala sobre a atualidade de Lúcio Cardoso. 2012 Jornal do Commercio (Pernambuco)
    • Cardoso, Elizabeth . Dia da Nacional do Livro Infantil. 2023 TV Culgtura
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha ; BASTAZIN, V. ; NAVAS, D. . Literatura e Ensino - Territórios e Diálogo. 2016 (Capes)
    • JUNQUEIRA, M. A. ; MALUFE, A. C. ; CARDOSO, Elizabeth da Penha ; NAVAS, D. . I Mostra de Pesquisa em Andamento em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. 2017 (PUC-SP)
    • JUNQUEIRA, R. ; CARDOSO, Elizabeth da Penha . V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil ? CELLIJ. 2017 (UNESP)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha ; GORDO, M. J. P. . I Jornada de Literatura de Infância. 2018 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • JUNQUEIRA, M. A. ; MALUFE, A. C. ; CARDOSO, Elizabeth da Penha ; NAVAS, D. . II Mostra de Pesquisa em Andamento em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. 2018 (Programa de Estudos Pós Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP)
    • Elizabeth Cardoso ; NAVAS, D. ; JUNQUEIRA, M. A. ; MALUFE, A. C. . III Mostra de Pesquisa em Andamento em Literatura e Crítica Literária. 2019 (PUC SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; GOULART, I. C. V. ; GORDO, M. J. P. . Coordenção de Simpósio na Abralic. 2019 (XVI Congresso Internacional da Abralic)
    • Cardoso, Elizabeth ; GORDO, M. J. P. . II Jornada da Literatura de Inância. 2019 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; FREDERICO, A. . Mesa redonda Literatura Infantil Digital: Tendências e Desafios. 2019 (PUC-SP)
    • Beth Cardoso ; NAVAS, D. ; PALO, M. J. . 1º Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens: crítica, estética e ensino & 3ª Jornada da Literatura de Infância. 2020 (PUC-SP)
    • Beth Cardoso . Coordenação Simpósio 8 do Cellij. Literatura e ensino. 2020 (Cellij)
    • Beth Cardoso ; JUNQUEIRA, R. . Coordenação o simpósio temático Literatura e ensino durante o evento 1º Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens: crítica, estética e ensino & 3ª Jornada da Literatura de Infância. 2020 (PUC-SP)
    • Beth Cardoso ; NAVAS, D. ; PALO, M. J. . Integrante da comissão científica do 1º Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens: crítica, estética e ensino & da 3ª Jornada da Literatura de Infância. 2020 (PUC-SP)
    • Beth Cardoso ; NAVAS, D. ; MALUFE, A. C. ; JUNQUEIRA, M. A. . IV Mostra de Pesquisa em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP. 2020 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; NAVAS, D. ; PALO, M. J. . 2 Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens e 4 Jornada de Literatura de Infância. 2021 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; NAVAS, D. ; PALO, M. J. . Integrante da comissão científica do 2º Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens & da 4ª Jornada da Literatura de Infância. 2021 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; JUNQUEIRA, R. ; GIRAO, L. C. . Coordenação do Simpósio 4 do 2 Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens e 4 Jornada de Literatura de Infância. 2021 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth . I Seminário de Literatura e Psicanálise. 2021 (PUC-SP)
    • NAVAS, D. ; Cardoso, Elizabeth ; JUNQUEIRA, M. A. ; MALUFE, A. C. . V Mostra de Pesquisa em Andamento em Literatura e Crítica Literária PUCSP. 2021 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; NAVAS, D. . 3º Congresso Internacional de Literatura para Crianças e Jovens. 2022 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; PALO, M. J. . 5ª Jornada de Literatura de Infância. 2022 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; FERREIRA, C. S. ; OLIVEIRA, M. A. J. . Simpósio Literaturas africanas, afro-brasileira e indígenas para infância e juventude: intersecções. 2022 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; UHAMMAD, D. ; DUARTE, E. . Perspectives on anglophone african literature - emergence, prospects and challe. 2022 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; NAVAS, D. ; JUNQUEIRA, M. A. ; ALFELD, E. . VI Mostra de Pesquisas em andamento em literatura LCL. 2022 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; FERREIRA, C. S. ; SILVA, M. P. ; QUEIROZ, L. ; CANDIDO, M. R. ; GROSTEIN, A. ; DUARTE, E. ; CERQUEIRA, L. S. ; VIEIRA, N. . I Jornada do Grupo de Ancestralidade Negra da PUC-SP. 2022 (PUC-SP)
    • MELO, M. ; GIMENES, N. ; Cardoso, Elizabeth . I Ciclo de Formação Docente Antirracista. 2022 (PUC-SP)
    • Elizabeth Cardoso . Coordenação do Eixo de Literatura Juvenil no VII Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil Educação literária: Mudanças em movimento. 2023 (UFOP)
    • Elizabeth Cardoso . 6ª JORNADA DA LITERATURA DE INFÂNCIA.. 2023 (PUC-SP)
    • Elizabeth Cardoso ; COELHO, I. ; FERNANDES, B. ; MUSTAPHA, S. . Coordenou o Simpósio 4 - Literatura, Sociedade e Diversidades do 4º Congresso Internacional de Literatura para crianças e jovens ? por uma literatura inclusiva. 2023 (PUC-SP)
    • Elizabeth Cardoso ; NAVAS, D. . 4º Congresso Internacional de Literatura para crianças e jovens ? por uma literatura inclusiva. 2023 (PUC-SP)
    • Elizabeth Cardoso ; FERREIRA, C. S. ; PORTO, C. . I Jornada de Literatura de Ancestralidade Negra para Crianças. História, crítica e mediação. 2023 (PUC-SP)
    • Elizabeth Cardoso ; FERREIRA, C. S. ; CANDIDO, M. . II Jornada do grupo de pesquisa Literatura de Ancestralidade Negra (PUC-SP): 20 anos da Lei 10.639 Os impactos na poética, na crítica e no ensino de literaturas de autoria negra.. 2023 (Grupo De Pesquisa Literatura de Ancestralidade Negra PUCSP)
    • Cardoso, Elizabeth . Integrande da Comissão Científica do II Encontro Nacional de Literatura Infantil/Juvenil / I Congresso Internacional de Literatura Infantil/Juvenil: questões e temáticas de ontem e de hoje. 2021 (PUC-SP)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha ; BASTAZIN, V. . O Conto de Fadas na Educação Infantil. 2015 (COGEAE-PUC)
    • Cardoso, Elizabeth ; BASTAZIN, V. . O conto de fadas na educação infantil. 2016 (Cogeae - PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; BASTAZIN, V. . O conto de fadas na educação infantil. 2017 (Cogeae PUCSP)
    • Cardoso, Elizabeth ; BASTAZIN, V. . O conto de fadas na educação infantil. 2019 (Cogeae PUCSP)
    • Cardoso, Elizabeth ; BASTAZIN, V. . O conto de fadas na educação infantil. 2018 (Cogeae PUCSP)
    • Cardoso, Elizabeth ; FREDERICO, A. . Minicurso Literatura Infantil digital. 2019 (PUC-SP)
    • Elizabeth Cardoso ; FREDERICO, A. . Currículo Lattes: Preencher e atualizar. 2020 (PUC-SP)
    • Elizabeth Cardoso ; FREDERICO, A. . Planejamento, organização e publicação de artigo científico. 2020 (PUC-SP)
    • Elizabeth Cardoso ; FREDERICO, A. . Oficina elaboração de projeto de pesquisa. 2020 (PUC-SP)
    • GIRAO, L. C. ; Cardoso, Elizabeth . Remediação do conto infantil no livro ilustrado coreano com Luís Girão. 2021 (PUC-SP)
    • FREDERICO, A. ; Cardoso, Elizabeth . Escrita acadêmica. 2021 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth . O conto de fadas na educação infantil. 2020 (COGEAE PUC-SP)
    • Elizabeth Cardoso ; COELHO, I. . A representação feminina na literatura infantil. 2022 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; COELHO, I. . A representação feminina na literatura infantil. 2022 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; FERNANDES, B. . Literatura e neocracias: genealogia e análises da criança e o poder. 2022 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; FIUZA, M. . A experiência poética das crianças. 2022 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; FERREIRA, C. S. ; QUEIROZ, L. ; CANDIDO, M. . Tecendo genealogias: herança estética na autoria de mulheres negras. 2022 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; DUARTE, E. . transcender as fronteiras dominantes por meio da literatura nigeriana nas aulas de inglês. 2022 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; TAVARES, J. L. . Literatura e psicanálise na obra de Nelson Rodrigues. 2022 (PUC-SP)
    • Cardoso, Elizabeth ; GROSTEIN, A. . A poesia negro-brasileira de Cuti. 2022 (PUC-SP)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha ; BASTAZIN, V. . O Conto de Fadas na Educação Infantil. 2014 (PUC-SP COGEAE)
    • Cardoso, Elizabeth ; BARBIERE, D. . O design como cahve de leitura para infância. 2021 (PUC-SP)
    • CARDOSO, Elizabeth da Penha . Relatório Final de Pós-Doutorado. Literatura latino-americana e loucura: a escrita do delírio em Renato Pompeu e Ricardo Piglia. 2014
    • Nome do projeto: Imprensa feminista brasileira pós-1974 (2000 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARDOSO, Elizabeth da Penha .
      Descrição: Levantamento, descrição e análise dos veículos especializados na temática feminista, no Brasil, de 1974 à 2005.
    • Nome do projeto: Feminilidade e transgressão - uma leitura da prosa de Lúcio Cardoso (2006 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARDOSO, Elizabeth da Penha .
      Descrição: Interpretação da prosa de Lúcio Cardoso (1912-1968) por meio de suas personagens femininas.
    • Nome do projeto: Os pressupostos da poesia concreta nos meios de comunicação de massa (1992 - 1994
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARDOSO, Elizabeth da Penha .
      Descrição: Análise de capas de jornais diários e sugestões de novos modos de editoração com base na poesia concreta.
    • Nome do projeto: Literatura latino-americana e loucura: A escrita do delírio em Renato Pompeu e Ricardo Piglia (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARDOSO, Elizabeth da Penha .
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar os romances Quatro-Olhos (1976), do brasileiro Renato Pompeu, e La ciudad ausente (1992) do argentino Ricardo Piglia. Tais obras aparecem em paralelo por abordarem a loucura em diálogo íntimo com a instalação de regimes ditatoriais no Brasil e na Argentina, respectivamente. No entanto, o aspecto de maior interesse para o trabalho, e objetivo principal da análise, é o modo como Pompeu e Piglia ultrapassam a loucura como tema e a tornam um método de narrativa. Leva-se em conta que apesar de o conceito de loucura ter passado por transformações históricas e clínicas, na literatura manteve-se a tendência prevalente de interpretá-la como metáfora da lucidez, uma direção tomada desde Cervantes, com o valor moral e a sabedoria de Quixote. Nos dois livros analisados, a loucura portadora de discernimento se desdobra em metáfora de resistência às ditaduras militares instaladas no Brasil e na Argentina durante as décadas de 1960, 1970 e 1980. Durante 2016, as reflexões advindas da pesquisa foram ampliadas para o gênero romance e iniciou-se a leitura de outras obras que tratassem das questões da figuração da subjetividade humana, não apenas a loucura, e suas relações com a constituição e transformação do gênero. Nesse sentido, encerra-se essa fase da pesquisa, que deve ser ampliada em 2017.
    • Nome do projeto: O Conto de fadas na formação literária (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARDOSO, Elizabeth da Penha .
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral relacionar o conto da tradição popular e a literatura infantil e juvenil (LIJ) contemporânea. Desde suas origens, a LIJ está marcada pelas tramas e enredos da tradição oral e popular, depois, nas suas duas fases de modernização, nas décadas de 1930 e 1980, respectivamente, esse campo de intertextualidade foi o responsável por reinventar grande parte da produção literária para crianças e jovens. Contemporaneamente, as histórias e as personagens de lendas, mitos, contos de fadas e literatura oral povoam e enriquecem as obras de LIJ nos vários níveis textuais ? verbal e visual. A pesquisa visa resgatar a história e a dinâmica cultural do encontro entre o conto tradicional e a LIJ, relacionar tais dimensões com a teoria e crítica literária e analisar obras infantis e juvenis, especialmente da produção contemporânea brasileira, a fim de observar os desdobramentos dessa troca cultural nas dobras da literariedade e da poética.
    • Nome do projeto: Literatura e loucura: A escrita do delírio na literatura contemporânea (2017 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARDOSO, Elizabeth da Penha , PIMENTEL, F. , SILVA, E. A. , MIGLIORANCA, C. F. , SCHMIDT, E. , MAGALHAES, M. F. O. , FREITAS, P. V. F. , LIMA, A. P. , TAVARES, J. L. .
      Descrição: A pesquisa dedica-se a rastrear questões ligadas à loucura e a tentativa de configuração da subjetividade humana nos romances brasileiros editados a partir do século XX, preservando o diálogo constante com a tradição literária e o contexto de cada autor e obra. O aspecto de maior interesse para o trabalho, e objetivo principal da pesquisa, é o modo como os romancistas ultrapassam a loucura como tema e o incorporam como elemento da narrativa. Os encontros entre loucura e literatura não são raros nem novos na tradição literária. Desde o Nau de Loucos (Das Narren Schyffen), de Sèbastian Brandt (1494), e Dom Quixote La Mancha (1605), de Miguel Cervantes até o surrealismo de Breton. Já na virada do século XIX para o XX, a representação da loucura tem sido tema constante e central para vários prosadores e poetas. Assim como nas artes plásticas com Bosch no final do século XV até Salvador Dalí no XX, para citar dois artistas reconhecidamente dedicados a revelar os contornos da desrazão. A partir do final do século XIX é raro o romance que não imprima algum nível de transtorno psíquico em suas personagens. Desde as abordagens diretas do tema, como em O Alienista, de Machado, e no conto ?Sorôco, sua mãe, sua filha?, de Guimarães Rosa, até a depressão traduzida em modos casmurros em romances de Machado; a angústia íntima causada pelas desigualdades impressas em Graciliano Ramos; a histeria provocada pelo cotidiano das mulheres reprimidas por seus papéis sociais em Clarice Lispector e a perversão rasgada em Nelson Rodrigues, para ficarmos em nomes canônicos da literatura brasileira. Mas ainda poderíamos citar Lima Barreto, Dyonélio Machado, Maura Lopes Cançado, Sérgio Sant?Anna, Carlos Sussekind e mais recentemente Lourenço Mutarelli, e ainda deixaríamos vários nomes de fora. Na literatura do cânone universal, o gênero romance, que tem em Emma Bovary seu marco da instabilidade emocional, chega ao limite com a produção de Kafka e Joyce. O último apontado por Piglia (em Formas Breves) como o maior escritor do século XX, justamente por ter elevado a psicanálise a uma metodologia da escritura e não apenas como fonte de informação para traços de caráter das personagens. Junto aos romances e às teorias literárias confluem aportes teóricos de Freud, Lacan, e Focault que auxiliarão na compreensão da gramática da loucura presente na narrativa contemporânea. Loucura não apenas enquanto tema, mas também como traço da constituição do corpo textual da ficção.
    • Nome do projeto: LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: PRÁTICAS E REFLEXÕES (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARDOSO, Elizabeth da Penha , NAVAS, D. , JUNQUEIRA, M. A. , PALO, M. J. , BUENO, A. G. , CAPUTO, E. C. S. A. , SOUZA, G. F. , VALIM, G. M. , VALVERDE, J. , ALMEIDA, L. T. , MIRANDA, P. C. , BONILLA, W. .
      Descrição: A educação estética faz parte das diretrizes educativo-pedagógicas do Ministério da Educação no Brasil e, portanto, assume inquestionável caráter de política pública. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) reconhecem, claramente, a necessidade de se trabalhar, no ambiente escolar, e também como parte de um processo de formação humana, a educação em artes. Uma das artes que se faz presente no ensino Infantil e Fundamental é a literatura. Este projeto tem como objetivos: estreitar diálogo com a Educação Básica, em seus níveis Infantil e Fundamental, seja na formação de professores por meio de cursos de atualização e capacitação, seja no desenvolvimento de material didático em literatura e sua mediação, seja na reflexão teórico-metodológica para a operacionalização deste material. Mais especificamente, busca operar o livro de modo a conduzir o educando a uma formação perspicaz e sensível diante da literatura; a estabelecer relações inovadoras com o seu universo de conhecimento; apreender e interrelacionar materiais, formas, cores, sons, texturas, imagens, assim como relacionar imaginações criadoras e criativas: a do educando e a do artista. Essencialmente pragmática, todas as ações para o estreitamento desse diálogo exigem que a literatura seja tratada em sua singularidade cognitiva de descoberta, integrando sentidos e imaginação, nas particularidades de sua composição e relações com as demais artes. As estratégias de leitura e manuseio do livro implicam experimentos diversos que indiciam caminhos possíveis para se atingir os objetivos propostos. Neste viés, serão realizados encontros e jornadas de formação com os professores, visando oferecer práticas de leitura literária de obras contemporâneas, bem como possibilitar a troca de experiências e conhecimentos entre as professoras pesquisadoras e aqueles que atuam cotidianamente na mediação da leitura literária nas escolas. As reflexões resultantes desses encontros possibilitarão o desenvolvimento não apenas de textos científicos (livro, capítulos de livro, artigos para periódicos) em torno da mediação do texto literário na educação básica, como também o desenvolvimento de materiais didáticos com sugestões de práticas de leitura literária
    • Nome do projeto: Diálogos sem fronteiras: a difusão da literatura por/nos meios digitais (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CARDOSO, Elizabeth da Penha , BASTAZIN, V. , NAVAS, D. , MALUFE, A. C. .
      Descrição: Apresentação Diante das novas tecnologias e da necessidade premente de difusão do conhecimento sem barreiras de acesso, faz-se necessário que a Universidade e seus pesquisadores adaptem a comunicação de suas pesquisas e reflexões aos novos meios e ao grande público, o público não necessariamente especializado, aquele também não-leitor de periódicos acadêmicos. Tal premissa torna-se mais urgente com as áreas que se avizinham com os temas da Educação, pois trata-se de um setor estratégico ao desenvolvimento inclusivo e democrático. A Literatura e a Crítica Literária ? com sua vocação para divulgar a literatura e colaborar com a formação de leitores ? tem, portanto, esta importante tarefa a ser assumida. É nesse sentido que o Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP tem contribuído com a produção e divulgação de conteúdos, no formato remoto, por meio de suas redes sociais ? Facebook, Instagram, Twiter, Youtube, Spotify ? promovendo o diálogo com o público não apenas especializado e possibilitando a ele o acesso à literatura. São professoras doutoras, doutorandos, egressos e mestrandos do Programa trabalhando para melhorar e ampliar o acesso à informação de qualidade sobre Literatura e Crítica Literária. Objetivos Geral Contribuir com a ampliação do acesso à literatura e à divulgação científica dos estudos críticos e literários ao público não necessariamente especializado. Específico Estar presente, com frequência, qualidade e relevância, nas redes sociais e mídias impressa e eletrônica, abordando temas da Literatura e da Crítica literária, em especial os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Programa. Justificativa Consideramos que é papel da Universidade democratizar e garantir o acesso de todos à informação científica de qualidade. Especialmente aquela que colaborará com a formação de professores do ensino fundamental e médio. Nesse sentido, o projeto justifica-se, pois colabora com tal pressuposto. Observa-se que todas as atividades são gratuitas e circulam em todas as redes, conforme a estratégia de cada ação. Meios de difusão ? Facebook ? divulgação das atividades e das pesquisas do Programa e postagem de entrevistas com os principais nomes da literatura e da crítica literária brasileira. ? Instagram - divulgação das atividades e das pesquisas do Programa e realização de lives com temas da área. ? Twitter - divulgação das atividades e das pesquisas do Programa. ? Youtube - divulgação das atividades do Programa, realização de debate e entrevistas, construção de um repositório das atividades realizadas. ? Plataformas Microsoft Teams e Zoom ? minicursos, oficinas, jornadas, ciclos, palestras e aulas abertas. ? Site do Programa ? divulgação das atividades e das pesquisas do Programa. ? E-mail ? divulgação das atividades e das pesquisas do Programa (incluindo a News Letter). ? Podcast ? divulgação das atividades e das pesquisas do Programa. ? Participação do corpo docente em reportagens e entrevistas nos meios de comunicação tradicionais: jornais e revistas impressas, televisão, rádio e TV. ? Webinar Produtos: 1.CICLO DE CONVERSAS ON-LINE: ?UM AUTOR, UM TEXTO? 2. NOSSOS AUTORES FALANDO DE LITERATURA 3. LIVES 4. MINICURSOS 5. OFICINAS 6. DICAS DE LEITURA 7. PUC ANALISA.
    • Nome do projeto: Escritas da subjetividade na literatura contemporânea (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARDOSO, Elizabeth da Penha , PIMENTEL, F. , LIMA, A. P. , TAVARES, J. L. , CORSINI, C. , SARAIVA, A. , BOAINNAIM, R. M. , VICENTINI, R. P. , DIAS, V. L. A. R. , PIMENTA, A. , VASCONCELOS, A. M. , LEMOS, A. .
      Descrição: A pesquisa dedica-se a rastrear questões ligadas à configuração da subjetividade humana nos romances brasileiros editados a partir do século XX, preservando o diálogo constante com a tradição literária e o contexto de cada autor e obra, busca-se dar continuidade à pesquisa "Literatura e loucura: a escrita do delírio na literatura contemporânea", finalizada em 2021, de modo mais amplo. Então, além das confluências da literatura com a psicanálise, como recorte teórico, soma-se ao corpus as literaturas realizadas em torno da personagem feminina, das escritas por mulheres e as dedicadas a escrita de si, que se desdobram na escrevivência, na autoficção e na autobiografia.
    • Nome do projeto: A poética da literatura infantil brasileira de ancestralidade negra: história, crítica e mediação (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARDOSO, Elizabeth da Penha , FERREIRA, C. S. , CANDIDO, M. R. , CERQUEIRA, L. S. , FERNANDES, B. , ALMEIDA, I. , QUEIROZ, L. , CERQUEIRA, L. S. .
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo (re)colocar a literatura infantil produzida por autores de ancestralidade negra na história crítica da literatura infantil brasileira, com vistas a reescrever essa trajetória e colaborar com a formação de leitores de literatura em bases antirracistas. Para tanto vai operar em três instâncias, quais sejam a reconstituição da história do gênero incluindo a perspectiva da produção em questão, análise crítica da elaboração poética das obras, indo além da afrotemática e chegando na afropoética, e elaboração de propostas de mediação para fruição da leitura do literário, deslocando essa literatura da abordagem didática.
    • Nome do projeto: Metodologias ativas na pós-graduação: outros contextos no ensino, na pesquisa e na extensão (2022 - 2023
      Natureza: Ensino
      Integrantes: CARDOSO, Elizabeth da Penha , NAVAS, D. , SILVA, M. P. , SANTOS, J. F. O. , LUCAS, F. R. , MAIA, M. .
      Descrição: A pesquisa implementou o uso das metodologias ativas na pós-graduação. Para tanto, partiu do experimento no PPG em Literatura e Crítica Literária da PUC-SP envolvendo quatro disciplinas com a proposta de portas abertas (disciplinas oferecidas de modo articulado). A hipótese testada e comprovada foi de maior participação dos alunos nos processos de aprendizagem, gerando melhores e maiores resultados acadêmicos na medida em que, além de colaborar com a formação discente, também geramos impacto positivo na sociedade. Cabe explicar que a ação envolveu quatro disciplinas e 41 alunos e teve sua base em três pilares principais: i) oferta disciplinas de portas abertas; ii) uso de metodologias ativas e tecnologias em sala de aula e iii) conquista de resultados com impacto positivo e concreto na sociedade por meio de produtos propostos e elaborados pelos alunos. Os professores Diana Navas, Maurício Silva e Fabio Roberto Lucas são os responsáveis pelos outras três disciplinas envolvidas e foram meus (Elizabeth Cardoso) parceiros nesse projeto.
    • Nome do projeto: Literatura infantil e juvenil e o conto da tradição popular (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CARDOSO, Elizabeth da Penha , GIRAO, L. C. , LAZZARINI, M. C. L. R. , CHAGAS, M. S. , BARBIERI, D. C. , SOUZA, M. R. , SOUZA, L. M. , FREDERICO, A. , BOAINAIN, R. M. , TOSTA, L. S. , LOPES, C. C. , MAGRI, K. , ALMEIDA, I. , GONCALVES, L. A. , SANTOS, J. F. O. , PEREIRA, N. S. , SANTANA, B. E. S. .
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral relacionar o conto da tradição popular e a literatura infantil e juvenil (LIJ) contemporânea. Desde suas origens, a LIJ está marcada pelas tramas e enredos da tradição oral e popular, depois, nas suas duas fases de modernização, nas décadas de 1930 e 1980, respectivamente, esse campo de intertextualidade foi o responsável por reinventar grande parte da produção literária para crianças e jovens. Contemporaneamente, as histórias e as personagens de lendas, mitos, contos de fadas e literatura oral povoam e enriquecem as obras de LIJ nos vários níveis textuais ? verbal e visual. A pesquisa visa resgatar a história e a dinâmica cultural do encontro entre o conto tradicional e a LIJ, relacionar tais dimensões com a teoria e crítica literária e analisar obras infantis e juvenis, especialmente da produção contemporânea brasileira, a fim de observar os desdobramentos dessa troca cultural nas dobras da literariedade e da poética. A pesquisa também se desdobra em reflexões e métodos para contribuir com a formação do mediador de leitura e do leitor.
    • Elizabeth Cardoso . Parecerista Ad Hoc Chamada 09-2023 PQ CNPq. 2023 - Parecer
    • Elizabeth Cardoso . Parecer de mérito para assessoria de pesquisa da reitora da PUCSP. 2023 - Parecer
    • Elizabeth Cardoso . Parecerista Ad Hoc Chamada 10-2023 Universal CNPq. 2023 - Parecer
    • Graduacao:
      • Curso: Jornalismo
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Título: Revista de Arte e Literatura Percepto
        Ano de conclusão: 1994
    • Mestrado:
      • Curso: Ciências da Comunicação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Realização da pesquisa de doutorado "Feminilidade e transgressão: uma leitura da prosa de Lúcio Cardoso"
        Outras informações: Pesquisadora
    • Teresa (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Comissão Editorial e Executiva
    • Centro Universitário de Votuporanga:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 1999 ).
        Outras informações: Docente da disciplina de "Radiojornalismo" para o curso de Jornalismo
        Outras informações: Docente
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Centro Universitário Teresa D`Ávila:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto Educacional Carapicuiba:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Docente no curso de pós-graduação nas disciplinas de "Língua Portuguesa" e "Metodologia Científica".
        Outras informações: professora
    • Magma (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Comissão Editorial e Executiva, em 2008. Parecerista desde o primeiro semestre de 2015.
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora associada do grupo "Outrarte: estudos entre psicanálise e arte", do Instituto de Estudos da Linguagem, coordenado pelas professoras doutoras Cláudia Thereza Guimarães de Lemos e Nina Virgínia de Araújo Leite.
        Outras informações: Pesquisadora associada
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
    • Fronteiraz (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista e tradutora, espanhol.
    • Fronteiraz (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Todas as Letras (São Paulo. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Escola Paulista da Magistratura:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - 2020 ).
        Outras informações: Docente responsável pelo conjunto de palestras sobre literatura e direito.
        Outras informações: professora
    • Revista todas as letras (MACKENZIE. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Revista Graphos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Revista Letrônica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Revista Comunicação Midiática:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Revista Muitas Vozes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Revista Opiniães:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Revista Materialidade da literatura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Revista Leitura: teoria & prática:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Revista Gláuks:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Revista Caleidoscópio:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Docente responsável pelo conjunto de palestras sobre literatura e direito.
        Outras informações: professora
    • Secretaria Municipal de Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2023 ).
        Outras informações: Assessora e consultora para a formação continuada dos professores da rede em Estudos Literários, ministrando cursos e produzindo material de estudo.
        Outras informações: pesquisadora
    • Cadernos de Letras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Editora Miraeveja:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Membro de corpo científico e editorial
    • O EIXO E A RODA (UFMG):
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista
    • Revista Intercâbio:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista
    • Cadernos de Letras Mackenzie:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista
    • Letra Hoje:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • BAKHTINIANA - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • Universidade Virtual do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2023 - 2023 ).
        Outras informações: Disciplinas do curso de Letras
        Outras informações: Professora