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Priscilla Barrak Ermel

    • Artista multimídia e antropóloga, possui mestrado em ciências sociais - antropologia/música indígena; doutorado em ciências - sociologia da música negro-africana e pós-doutorado em antropologia audiovisual com o projeto "A Tradição Oral na Música Brasileira". Realizou estágio de especialização no Laboratoire dAnthropologie Sociale (LAS) do Collège de France, Paris com o projeto "Tecnologias Digitais Audiovisuais na Construção das Narrativas Antropológicas e Novas Redes de Comunicação Interculturais". Trabalhou como pesquisadora associada no Instituto Béla Bartók de Musicologia da Academia Húngara de Ciências de Budapest, Hungria (1985) e no Laboratoire dEthnomusicologie (LACITO-CNRS), Paris, França (1996/1997). Atualmente trabalha como pesquisadora associada ao grupo: GRAVI do Departamento de Antropologia (FFLCH - USP) da Universidade de São Paulo, participando do Projeto Temático: "Musicar Local, Novas Perspectivas na Etnomusicologia" - Desenvolve projetos interdisciplinares nas áreas de música, arte-educação e antropologia audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia audiovisual, antropologia das formas expressivas, etnomusicologia, composição musical e linguagens multimidiáticas.

       

      Links:    

    • Antropologia da Performance
    • Antropologia Visual e Sonora
    • Produção Partilhada do Conhecimento - Universidade e Comunidade
    • ERMEL, Priscilla Barrak . Música: O Eco Lógico d o Som Artes Populares , v. 10 , p. - , 1984. ISSN: .
    • ERMEL, Priscilla Barrak . Música Indígena, Uma Expressão Pau Brasil , v. 1 , p. - , 1984. ISSN: .
    • ERMEL, Priscilla Barrak . A CONSTRUÇÃO DE SI MESMO: UMA EXPERIÊNCIA ETNO-AUDIOVISUAL COM OS POVOS TUPI-MONDÉ. Imagem-Conhecimento: Antropologia, cinema e outros diálogos., v. 1, p. 159 - 176, 2009.
    • ERMEL, Priscilla Barrak . “O ARCO E A LIRA”. Coleção de Vídeos Etnográficos 1996/2002, v. 1, p. 33 - 45, 2010.
    • ERMEL, Priscilla Barrak . “ENTREVISTA COM PRISCILLA ERMEL sobre o filme O ARCO E A LIRA. Antropologia e Imagem, vol.2: os bastidores do filme etnográfico, v. 2, p. 67 - 89, 2011.
    • ERMEL, Priscilla Barrak . PARIRET – O BELO-BOM: A ESTÉTICA E A HOSPITALIDADE DOS POVOS TUPI-MONDÉ. Gemas da Terra: Imaginação Estética e Hospitalidade, v. , p. 34 - 47, 2010.
    • ERMEL, Priscilla Barrak . Fale Quem Quizer Falar. Expedição São paulo 450 anos, v. , p. 161 - 164, 2004.
    • ERMEL, Priscilla Barrak . La Musica come Eco-Logica del Suono. in Ecologia della Musica: Saggi sul paesaggio sonoro, v. , p. 53 - 57, 2004.
    • ERMEL, Priscilla Barrak . A construção de si mesmo: uma experiência etno-audiovisual com os povos tupi-mondé. In: Simpósio Internacional “Tradução e Percepção: Ciências Sociais em diálogo. , 2006 , São Paulo. LISA – FFLCH, USP. São Paulo : , 2006.
    • ERMEL, Priscilla Barrak . O Querosene do Morro. In: IV Congreso Internacional de la Rama Latino Americana da IASPM , 2002 , Mexico. IV Congresso de la Rama Latino Americana - International Association for Study of. : , 2002.
    • ERMEL, Priscilla Barrak . Imagem Sonora. In: XXVI Encontro Anual da AMPOCS , 2003 , CAxambu. CD ROM - 27° Encontro Anual da ANPOCS. : , 2003.
    • ERMEL, Priscilla Barrak . O corpo da música e a música do corpo: reflexões sobre performances musicais híbridas entre música popular e música ritual. In: VII Congreso IASPM-AL (Rama Latinoamericana de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular , 2006 , Havana. Iaspm. : , 2006.
    • ERMEL, Priscilla Barrak . L´Arc et la Lyre: proposition d’un narratif visuel et sonore. In: Collège Iconique du Institut National de l’Audiovisuel (INA) , 2004 , Paris. Anais da Inathèque de France - Collège Iconique du Institut National de l’Audiovisuel (INA). Paris : , 2004.
  • Outras Produções Bibliográficas: 12
    • ERMEL, Priscilla Barrak . Maria Jabuticaba. São Paulo : Timbre Promoções Culturais, Gravadora e Editora Ltda ME , 2011 (Livro Infanto Juvenil)
    • ERMEL, Priscilla Barrak . Micael e o Girassol. São Paulo : , 2012 (Partitura Musical)
    • ERMEL, Priscilla Barrak . A Lanterna. São Paulo : , 2012 (Partitura Musical)
    • ERMEL, Priscilla Barrak . A Nova Pele. São Paulo : , 2013 (Partitura Musical)
    • ERMEL, Priscilla Barrak . Bem Ditas. São Paulo : , 2012 (Partitura Musical)
    • ERMEL, Priscilla Barrak . Ciranda em Espiral. São Paulo : , 2012 (Partitura Musical)
    • ERMEL, Priscilla Barrak . A Canoa e a Borboleta. São Paulo : , 2012 (Partitura Musical)
    • ERMEL, Priscilla Barrak . Uma Estrela Vem do Céu. São Paulo : , 2012 (Partitura Musical)
    • ERMEL, Priscilla Barrak . Imã Etê: A Verdade que Atrai. São Paulo : , 2005 (Partitura Musical)
    • ERMEL, Priscilla Barrak . O Tao da Musica. São Paulo : Cultrix/Pensamento , 1986 (Tradução)
    • ERMEL, Priscilla Barrak . A PALAVRA DA MÚSICA - Iniciação ao Universo Sonoro Negro-Africano Dogon. São Paulo : FFLCH - USP , 1998 (Tese de Doutorado)
    • ERMEL, Priscilla Barrak . O SENTIDO MÍTICO DO SOM: Ressonâncias Estéticas da Música dos Índios Cinta-Larga. São Paulo. : PUC-SP, , 1988 (Dissertação de Mestrado)
    • ERMEL, Priscilla Barrak . A Produção Fonográfica das Músicas de Tradição Oral. 2001 (Conferência)
    • ERMEL, Priscilla Barrak . A Experiência com os Cinta-Larga e os Mitos de Origem dos Ikolem Gavião. 2005 (Seminário)
    • ERMEL, Priscilla Barrak . I Mostra de Documentários Musicais da América Latina. 2002 (Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA) / Cinema da Universidade de São Paulo (CINUSP))
    • Nome do projeto: SONORA: A Palavra da Rede (2012 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ERMEL, Priscilla Barrak , BAIRON, S. .
      Descrição: SONORA: a Palavra da Rede, é um projeto de extensão cultural realizado no município de Paraty, que objetiva trabalhar com as comunidades locais (Serra da Bocaina e baía da Ilha Grande) em diálogo interdisciplinar com a comunidade universitária, na perspectiva de discutir questões da sustentabilidade sócio-ambiental pelo viés da cultura. Inserido na linha de pesquisa da produção partilhada do conhecimento, pretende investigar os múltiplos aspectos da cultura da sustentabilidade e da sustentabilidade cultural aqui compreendidas em seus aspectos históricos, antropológicos, econômicos, biológicos, geográficos, comunicacionais, tecnológicos e artísticos. Todo o processo da pesquisa e os produtos resultantes serão concebidos e divulgados em linguagem hipermídia, processo este que, ao ser produzido e partilhado com as comunidades locais, torna-se também objeto de pesquisa do projeto de extensão.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português e Espanhol
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 1980
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 1979
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1988
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A Palavra da Música - Iniciação ao Universo Sonoro Negro-Africano Dogon.
        Ano de conclusão: 1998
      • Curso: Seminário de Formação Doutoral em Etnomusicologia
        Nome da Instituição: Centre National de la Recherche Scientifique
        Título: A Palavra da Música - Iniciação ao Universo Sonoro Negro-Africano
        Ano de conclusão: 1997
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Laboratorio de Imagem e Som em Antropologia - FFLCH - USP
        Ano de conclusão: 2004
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Laboratorio de Imagem e Som em Antropologia - FFLCH - USP
        Ano de conclusão: 2004
      • Nome da Instituição: Laboratoire d’Anthropologie Sociale (LAS)– Collège de France
        Ano de conclusão: 2004
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Escola de Comunicação e Artes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2014 ).
        Outras informações: Pesquisador Associado
    • Polo Sociocultural Sesc Paraty:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2015 - Atual ).
        Outras informações: Arte-Educador e Artista