Não autenticado |

Ana Paula Gomes Seferian

    • Bacharel e licenciada em Geografia, pela FFLCH, mestre em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2008), doutora em Educação (Ensino de Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo (2018). Tem experiência na área de licenciamento ambiental e trabalha a mais de vinte anos com formação de professores da rede pública de ensino, do Estado de São Paulo e de diversos municípios paulistas. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada- EDM na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP. Participa de diferentes linhas de pesquisa, tais como Formação de Professores, Metodologias do Ensino de Geografia e Currículo.

       

      Links:    

    • RONCATO C.R. ; PALUMBO, R. ; SILVA, W. M. ; Seferian, Ana Paula Gomes . Contribuições discentes para a educação inclusiva. São Paulo : Faculdade Sesi de Educação, 2023 . 447p. ISBN: 9786598196400.
    • CASTELLAR, ; SEFERIAN, A. P. G. . Metodologias Ativas:projetos interdisciplinares. São Paulo : FTD, 2016 . 208p. ISBN: 9788596007849.
    • Seferian, Ana Paula Gomes . A importância do Conhecimento do tema na formação inicial de professores e para a elaboração dos currículos a partir da BNCC Revista Signos Geográficos , v. 4 , p. 3 - 24 , 2022. ISSN: 26751526.
    • DUCI, J. R. ; Seferian, Ana Paula Gomes . (Re) significando a atuação docente: orientação de residência educacional e o ensino remoto REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA , v. 6 , p. 943 - 955 , 2021. ISSN: 2525426X.
    • SEFERIAN, A. P. G. . A Aplicação de Projetos para a Aprendizagem dos Conteúdos de Geografia partindo dos Conhecimentos Prévios e de Problematizações DIDÁCTICAS ESPECÍFICAS , v. 1 , p. 24 - , 2012. ISSN: 19895240.
    • Alves ; CASTELLAR, ; SEFERIAN, A. P. G. . Semana de Geografia Geousp , v. 01 , p. 155 - , 2003. ISSN: 14147416.
    • Seferian, Ana Paula Gomes . Amazônia - conhecer para preservar: a aprendizagem por projetos como forma de articular diferentes conteúdos escolares. Metodologias Ativas: aprendizagem baseada em projetos, v. 1, p. 1 - 350, 2022.
    • Seferian, Ana Paula Gomes ; DUCI, J. R. ; PAULA, L. T. . Experiência Fílmica e recursos pedagógicos:reflexões docentes sobre as obras "Ensaio sobre a cegueira"e "Corra"em Ciências Humanas. Cinema Negro: uma revisão crítica das linguagens, v. I, p. 01 - 530, 2022.
    • Risette, Márcia Cristina Urze ; Castellar, Sonia Maria Vanzella ; Seferian, Ana Paula Gomes . A cidade como projeto de ensino: homogeneização e fragmentação socioespacial nas aulas de Geografia. Congresos - GeoAlicante 2015 - Libro de Actas, v. , p. 885 - 898, 2016.
    • Seferian, Ana Paula Gomes ; Risette, Márcia Cristina Urze ; Castellar, Sonia Maria Vanzella . Prática docente e construção de conceitos em Geografia ¿ contribuições para o ensino de Geografia nas séries iniciais. Congresos - GeoAlicante 2015 - Libro de Actas, v. , p. 685 - 691, 2016.
    • CASTELLAR, S. M. V. ; VILHENA, J. M. ; SEFERIAN, A. P. G. . Os Lugares da escola na sociedade e o processo de ensino e aprendizagem. Geografia Escolar - Contextualizando a sala de aula, v. , p. 81 - 102, 2014.
    • Seferian, Ana Paula Gomes ; DUCI, J. R. . Orientação de Residência Educacional- (Re)significando a atuação docente no contexto do Ensino Remoto Emergencial. In: V Congresso Internacional Movimentos Docentes IV SEPAD e II Pratic , 2022 , On Line. Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes. Diadema : V&V Editora, 2022. p. 417 - 426.
    • Seferian, Ana Paula Gomes . Categorias da Geografia-contribuições para a formação inicial de Professores de Geografia. In: V Congresso Internacional Movimentos Docentes IV SEPAD e II Pratic , 2022 , On Line. Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes. Diadema : V&V Editora, 2022. p. 408 - 416.
    • Seferian, Ana Paula Gomes . Categorias da Geografia - contribuições para a formação inicial de professores de Geografia. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes , 2021 , São Paulo. Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes Volume 1. Diadema : V & V Editora, 2021. p. 417 - 4425.
    • Seferian, Ana Paula Gomes ; DUCI, J. R. . Orientação de Residência Educacional - (Re) significando a atuação docente no contexto do Ensino Emergencial Remoto. In: Congresso Internacional Movimentos Docentes - IV SEPAV - Simpósio de Estágios, Práticas e Aprendizagem da Docência II Pratic-Simpósio de Práticas Docentes Compartilhadas , 2021 , São Paulo. Anais do Congresso Internacional Movimentos Docentes Volume 1. Diadema : V&V Editora, 2021. p. 426 - 435.
    • Seferian, Ana Paula Gomes . A articulação das práticas de ensino das metodologias ativas em uma Sequencia Didática e sua importância para a aprendizagem em Geografia. In: 14 ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia , 2019 , Campinas. 14 ENPEG - Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia: Políticas, Linguagens e tragetórias. Campinas : Unicamp, 2019. p. 2872 - 2883.
    • SEFERIAN, A. P. G. ; VILHENA, J. M. . Espaços Não-Formais de Aprendizagem: O Trabalho de Campo Mediando o Ensino e a Aprendizagem. In: Encontro Internacional de Educação Não Formal e Formação de Professores , 2012 , Rio de Janeiro. Encontro Internacional de Educação Não Formal e Formação de Professores. : , 2012. p. 11 - 13.
    • CASTELLAR, ; ZAMBONI, E. ; SEFERIAN, A. P. G. . Coleção Didática: Fazendo e Compreendendo Geografia. São Paulo : Saraiva , 2010 (Revisão Técnica)
    • Seferian, Ana Paula Gomes . Orientações Didáticas e Metodológicas do Currículo da Cidade - Revisão Técnica. 2019 (Outra)
    • Seferian, Ana Paula Gomes ; BEZZON, R. F. A. ; SANTOS, L. E. ; AMORIM, C. P. R. ; BIAZOLI, P. H. A. ; MEDEIROS, A. M. ; CUSTODIO, S. V. F. . Perspectivas para um currículo brasileiro: contribuições do SESI-SP/FIESP. 2023 (Relatorio_tecnico)
    • Seferian, Ana Paula Gomes . Sequências didáticas de Geografia 9 Year3, Year 4 e Year 5. 2020 (Assessoria)
    • Seferian, Ana Paula Gomes . Elaboração e implementação dos Cadernos da Cidade - Geografia (todos os ciclo SME). 2021 (Assessoria)
    • Seferian, Ana Paula Gomes ; SEFERIAN, A. P. G. ; ZANETTI, A. S. ; OZAWA, A. Y. ; SUBINES, F. ; OLIVEIRA, M. J. ; DAVIN, D. . Matriz Curricular - Licenciatura em Ciências Humanas. 2020 (Outra)
    • SEFERIAN, A. P. G. ; NUNES, H. C. B. ; ZANETTI, A. S. ; SUBINES, F. ; ROSSI, J. ; Seferian, Ana Paula Gomes . Especialização em Ciências Humanas. 2020 (Elaboracao_de_projeto)
    • São Paulo (SP) Secretaria Municipal de Educação ; SEFERIAN, A. P. G. . Orientações Didáticas do Currículo da Cidade. 2019 (Assessoria)
    • MARANGAO, C. ; PAULA, I. R. ; Risette, Márcia Cristina Urze ; Seferian, Ana Paula Gomes . A contribuição dos grafites para a compreensão da segregação socioespacial da cidade de São Paulo. 2020 (Outra)
    • Seferian, Ana Paula Gomes ; VILHENA, J. M. . Alfabetización Geográfica. 2022 (Conferência)
    • Seferian, Ana Paula Gomes . A paisagem e o Ensino de Geografia. 2021 (Congresso)
    • Seferian, Ana Paula Gomes ; DUCI, J. R. . Orientações de Residência Educacional-(Re)significando a atuação docente no contexto do ensino Remoto emergencial. 2022 (Congresso)
    • Seferian, Ana Paula Gomes . Categorias da Geografia - contribuições para a formação inicial de professores de geografia. 2022 (Congresso)
    • MARANGAO, C. ; Seferian, Ana Paula Gomes . The interdisciplinarity between art and geography: the presence of graffiti in the city. 2022 (Congresso)
    • Seferian, Ana Paula Gomes . The importance of the Pedagogical a Geography National Curriculum na the Brazilian Common Core Curriculum (BNCC) Competencies. 2022 (Congresso)
    • Seferian, Ana Paula Gomes . Educação Geográfica e o uso de Metodologias Ativas. 2022 (Outra)
    • Seferian, Ana Paula Gomes . A abordagem interdisciplinar em sala de aula. 2022 (Conferência)
    • Seferian, Ana Paula Gomes . A formação inicial de professores de geografia para as séries iniciais:Aprender e ensinar pelas categorias geográficas. 2020 (Comunicacao)
    • SEFERIAN, A. P. G. . A articulação de práticas de ensino das metodologias ativas em uma sequência didática e sua importância para a aprendizagem em geografia. 2019 (Outra)
    • SEFERIAN, A. P. G. . Profissão Geográfo. 2018 (Conferência)
    • SEFERIAN, A. P. G. . Mesa: O que ensinar Geografia me ensino sobre ser professor. 2018 (Conferência)
    • VILHENA, J. M. ; CASTELLAR, ; SEFERIAN, A. P. G. . Espaços Não Formais de Aprendizagem: o Trabalho de CampoMediando o Ensino e a Aprendizagem. 2012 (Comunicacao)
    • Seferian, Ana Paula Gomes ; VILHENA, J. M. ; PEREIRA, M. G. . Ciclo Internacional de Conferencias - Educacion Geográfica y didáctica de la geografia. 2022 Google Meet
    • Seferian, Ana Paula Gomes ; SEFERIAN, A. P. G. . A Geografia e o Currículo da Cidade - AGB São Paulo. 2023 YouTube
    • Seferian, Ana Paula Gomes ; SEFERIAN, A. P. G. . Orientações Gerais para Sequências Didáticas. 2022 Canal YouTube da AGB - São Paulo
    • Seferian, Ana Paula Gomes ; VILHENA, J. M. ; CASTELLAR, S. M. V. ; CASTOGIOVANNI, A. C. ; SANTOS, E. S. ; OLIVEIRA, S. S. . Ensino de Geografia e Metodologias Ativas. 2022 15o Encontro nacional de Prática de Ensino em Geografia
    • BLANCO, A. ; Seferian, Ana Paula Gomes . O que ensinar geografia me ensinou sobre ser professor. 2018 Semana de Educação da FEUSP
    • Seferian, Ana Paula Gomes . Sequências Didáticas e o Plano de Ensino - Aula 10 - AGB São Paulo. 2022 Canal AGB - São Paulo no Youtube
    • CASTELLAR, ; Alves ; SEFERIAN, A. P. G. . Semana de Geografia:A Universidade e a Comunidade no aprendizado de Geografia.... 2003 (Departamento de Geografia - FFLCH - USP)
    • CASTELLAR, S. M. V. ; Seferian, Ana Paula Gomes . X Colóquio de Cartografia para crianças e escolares e I encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial. 2018 (Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - FFLCH/USP)
    • CASTELLAR, S. M. V. ; Seferian, Ana Paula Gomes ; LASTORIA, A. C. ; ARENAS, A. ; SENA, C. C. R. ; PEREIRA, C. M. R. B. ; VALLERIUS, D. M. ; RICHTER, D. ; ARAYA, F. ; CONTEL, F. B. ; VILHENA, J. M. ; PEREIRA, M. G. ; JULIAZ, P. C. S. ; RIBEIRO, P. A. S. ; FERNANDES, S. A. S. ; STRAFORINI, R. ; AMORIM, R. R. ; GOULART, R. ; ASCENCAO, V. O. R. . XVI ENPEG - Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia. 2024 (USP - FEUSP - FFLCH - GEOPED)
    • CASTELLAR, ; SEFERIAN, A. P. G. . Os Impactos Ambientais em Áreas Urbanas. 2004 (NACE-NASCE - USP)
    • CASTELLAR, ; SEFERIAN, A. P. G. . Impactos Ambientais em Áreas Urbanas II. 2005 (Fusp)
    • CASTELLAR, ; SEFERIAN, A. P. G. . Impactos Ambientais em Áreas Urbanas III. 2006 (Fusp)
    • SEFERIAN, A. P. G. . Teia do Saber. 2004 (FAFE)
    • SEFERIAN, A. P. G. . Teia do Saber. 2005 (FAFE)
    • SEFERIAN, A. P. G. . Especialização em Ciências da Natureza suas Tecnologias. 2010 (FAFE)
    • SEFERIAN, A. P. G. . Especialização em Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 2011 (FAFE)
    • SEFERIAN, A. P. G. ; CASTELLAR, ; ARROIO, A. ; GOBBI, M. ; NEIRA, M. G. ; DONNINI, L. A. ; LEITE, M. C. S. ; JUNIOR, A. ; SANTANA, W. ; RODRIGUES, E. ; SOUZA, D. D. . O Estudo da Cidade: Formação de Professores São Bernardo do Campo. 2012 (FAFE)
    • CASTELLAR, ; SEFERIAN, A. P. G. . Os Impactos Ambientais em Áreas Urbanas II. 2005 (NACE-NASCE - USP- LESTE / CEPA)
    • CASTELLAR, ; SEFERIAN, A. P. G. . Os Impactos Ambientais em Áreas Urbanas III. 2006 (NACE-NASCE -USP Leste - CEPA)
    • SEFERIAN, A. P. G. . O Currículo da Cidade de São Paulo - Geografia. 2018 (Secretaria de Educação do Município de São Paulo)
    • SEFERIAN, A. P. G. . O currículo da Cidade de São Paulo - Geografia. 2019 (Secretaria de Educação do Município de São Paulo - SME/DIEFEM)
    • SEFERIAN, A. P. G. . O currículo da Cidade de São Paulo - EJA. 2019 (Secretaria de Educação do Município de São Paulo - SME/DIEJA)
    • SEFERIAN, A. P. G. . O currículo da Cidade de São Paulo - EJA. 2019 (Secretaria de Educação do Município de São Paulo - SME/DIEJA)
    • SEFERIAN, A. P. G. . O currículo da Cidade de São Paulo - EJA. 2019 (Secretaria de Educação do Município de São Paulo - SME/DIEJA)
    • CASTELLAR, ; SEFERIAN, A. P. G. . Impactos Ambientais em Áreas Urbanas. 2004 (fusp)
    • CASTELLAR, ; SEFERIAN, A. P. G. . Curso de formação para professores de Geografia do Município de São Paulo. 2012 (FAFE)
    • Seferian, Ana Paula Gomes ; SEFERIAN, A. P. G. ; CATELLI, R. ; BUENO, M. E. ; VASCONCELOS, J. A. . Pesquisar discutir e aprender. 2020 (Livrosdidáticosfundamentalii)
    • Seferian, Ana Paula Gomes ; SEFERIAN, A. P. G. ; CATELLI, R. ; BUENO, M. E. ; VASCONCELOS, J. A. . Pesquisar, discutir e aprender. 2020 (Livrosdidáticosfundamentalii)
    • CATELLI, R. ; LA SALVIA, Andre ; Seferian, Ana Paula Gomes ; BUENO, M. E. ; SILVA P.T. ; ROCHA R. . Coleção Módulos para o novo ensino médio_Indivíduo, natureze e sociedade - livro professor. 2020 (Livro didático)
    • CASTELLAR, ; ARROIO, A. ; GOBBI, M. ; NEIRA, M. G. ; DONNINI, L. A. ; LEITE, M. C. S. ; JUNIOR, A. ; SANTANA, W. ; RODRIGUES, E. ; SOUZA, D. D. ; SEFERIAN, A. P. G. ; SEFERIAN, A. P. G. . O Estudo da Cidade:Formação de Professores de Ensino Fund. do Mun.S.B.C. 2012 (Apostila de curso de formação para professores)
    • CASTELLAR, S. M. V. ; SEFERIAN, A. P. G. . Projeto Athos. 2014 (Livros didáticos fundamental ii)
    • CATELLI, R. ; LA SALVIA, Andre ; Seferian, Ana Paula Gomes ; BUENO, M. E. ; SILVA P.T. ; ROCHA R. . Coleção Módulos para o novo ensino médio_5 volumes para estudante 5 volumes para professor. 2020 (Livro didático)
    • Nome do projeto: Escola do Possível: a reorganização curricular na Escola Pública (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEFERIAN, A. P. G. , CASTELLAR, .
      Descrição: Este projeto é uma parceria entre a Faculdade de Educação, A FAPESP (financiadora) e a E. E. Ruth Cabral Troncadelli. Tem 10 bolsistas e participação de outros pesquisadores da FEUSP e FFLCH. O objetivo é a reorganização curricular buscando os diversos espaços existentes na escola e a formação continuada do docente para o processo de ensino e de aprendizagem.
    • Nome do projeto: Um estudo sobre as concepções de lugar, cidade e urbano na formação inicial de alunos da graduação de Geografia e Pedagogia (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEFERIAN, A. P. G. , CASTELLAR, , VILHENA, J. M. .
      Descrição: Descrição: Este projeto de investigação tem como objetivo tratar do ensino e a aprendizagem em relação à construção do conhecimento escolar e a formação inicial docente. Teremos o lugar, a cidade e o urbano como conceitos centrais e a partir deles analisar como os estudantes de licenciatura em Geografia (FFLCH/DG) e Pedagogia (FEUSP) compreendem esses conceitos, tendo as práticas individuais e coletivas como referências que expressam suas concepções, alem da elaboração dos projetos educativos para a realização dos projetos de estágios. A importância desse estudo está em analisar como alunos da Licenciatura em Geografia e da Pedagogia seu processo de formação pensam, sentem e se apropriam dos conceitos de lugar, cidade e urbano, considerando que a maioria acaba se tornando professor e, formará outros jovens na escola. Sendo assim, do ponto de vista teórico-metodológico abordaremos o tema com base em instrumentos para a identificação e interpretação dos conceitos por meio dos textos elaborados (narrativas) e a análise das ações didáticas, tendo as metodologias ativas e os projetos educativos (sequência didática, resolução de problemas, modelagem, jogos e simulações) como práticas dos projetos de estágio. Cabe, ainda, ressaltar, que os alunos da graduação em licenciatura permanecem com o mesmo professor durante um ano e os da pedagogia um semestre, portanto, o projeto piloto será aplicado no 2o semestre de 2011 e a consolidação da proposta de pesquisa durante o ano de 2012. Pretende-se, portanto: a) Analisar a compreensão dos conceitos de lugar, cidade e urbano dos alunos de licenciatura e pedagogia por meio da elaboração de textos narrativas - e à elaboração de atividades de ensino, como sequências didáticas, resolução de problemas, o uso de modelagem, jogos e simulações, leitura de imagens e mapas, uso da linguagem digital e de vários gêneros textuais; b) Compreender os diferentes elementos do lugar e do urbano por meio dos instrumentos que permitirão identific. Esse
    • Nome do projeto: Educação e Didática da Geografia: práticas Interdisciplinares (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEFERIAN, A. P. G. , CASTELLAR, , VILHENA, J. M. , PINHEIRO, A. C. , FACHINI JUNIOR, A. , COUTO, M. A. C. , KAERCHER, N. A. , AKKAWI, S. F. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo o estudo das práticas educativas a partir de ações disciplinares e interdisciplinares. Pensamos a didática não como instrumento mas como processo, ou seja, ações que medeiam a aprendizagem. Nesse sentido, as atividades de aprendizagem com base em projetos interdisciplinares contribuem o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem significativa
    • Nome do projeto: NIP_Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEFERIAN, A. P. G. , ZANETTI, A. , LACOMBI, P. .
      Descrição: NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA: grupo composto por docentes das diferentes áreas do conhecimento para orientar as pesquisas realizadas na rede SESI de ensino
    • Nome do projeto: Educação científica por meio de metodologias ativas e tecnologias digitais (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEFERIAN, A. P. G. , ARROIO, A. , Risette, Márcia Cristina Urze , Castellar, Sonia Maria Vanzella , MARANGAO, C. , HOLANDA, C. , MOURA, F. M. , RESENDE, K. A. , FARIA, M. E. A. .
      Descrição: Esta proposta tem como objetivo analisar e contribuir para a elaboração de uma base epistemológica e interdisciplinar das áreas de Ciência Humanas e Sociais e da Natureza. Partimos do pressuposto que é necessário um estudo profundo sobre a compreensão conceitual e as bases teóricas e metodológicas para as áreas disciplinares na formação inicial de professores, envolvendo as dimensões cognitivas, afetivas, estéticas e o pensamento crítico. Neste sentido, reforçamos a necessidade de avançarmos nas discussões epistemológicas nos campos dos conhecimentos científicos para que os estudantes de licenciatura tenham uma formação mais profunda e integrada, articulando as teorias científicas com as práticas pedagógicas. A referida proposta permite a integração das metodologias ativas com a didática e as tecnologias digitais, no contexto do desenvolvimento sustentável, em especial os ODS 4, 6, 11, 13 e 15 para as licenciaturas
    • Nome do projeto: Epistemologia da educação geográfica: aprendizagens, representações e linguagens (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEFERIAN, A. P. G. , VILHENA, J. M. , CASTELLAR, S. M. V. , Risette, Márcia Cristina Urze , MARANGAO, C. , ROQUE, V. O. A. , PEREIRA, C. M. R. B. .
      Descrição: A pesquisa em educação geográfica no Brasil vem se fortalecendo nas últimas décadas e revelado a importância de se analisar, com profundidade, os processos de ensino e aprendizagem que subsidiam as práticas nesta área do conhecimento. Neste sentido, torna-se importante estudos que possibilitem a superação de culturas mnemônicas, factuais e epistêmicas pouco fundamentadas. Assim, pretende-se que investigações sobre a aprendizagem e a didática específica da geografia incorporem dimensões epistêmicas as práticas educativas, de modo a colocar a geografia escolar em evidência no currículo e, também, contribuir ressignificar a formação dos estudantes da educação básica e superior. Nesse sentido o presente projeto, que reúne os grupos de pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia (GEPED) da USP, Grupo de Ensino e Pesquisa em Geografia (GEPEGEO) da UFMG, Alfabetização científica e as metodologias ativas de ensino e aprendizagem da UNIFESP e Grupo de Pesquisa em Metodologias e Práticas de Ensino de Geografia (LEGEO) da UFT, tem como objetivo conhecer e estudar a origem, a estrutura, os métodos e a validade dos conhecimentos sob os quais se assentam as práticas educativas de professores atuantes na educação geográfica. Este projeto de investigação estabelece uma rede colaborativa entre os pesquisadores dos grupos supracitados a fim de fortalecer as pesquisas com ações conjuntas nas quatro universidades, conectando ideias, dados e informações científicas contribuindo para a educação geográfica
    • Nome do projeto: Pró-Universitário (2005 - 2006
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SEFERIAN, A. P. G. , CASTELLAR, S. M. V. .
      Descrição: Programa Pró-Universitário foi um programa de curso pré-vestibular realizado pela FEUSP em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo
    • Nome do projeto: Clube da Matemática (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SEFERIAN, A. P. G. , CASTELLAR, S. M. V. , ROBERTO, L. H. S. , MOURA, M. O. .
      Descrição: Clube da Matemática é um projeto desenvolvido na Faculdade de Educação da USP, onde pesquisadores e estudantes desenvolvem atividades didáticas lúdicas junto aos estudantes da Escola de Aplicação -EAUSP
    • Nome do projeto: Clube de Matemática e Ciências (2024 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SEFERIAN, A. P. G. , ROBERTO, L. H. S. , OROFINO, R. P. , MILANI, R. .
      Descrição: O Clube de Matemática é um projeto de estágio da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) para alunos da Pedagogia e da Licenciatura em Matemática. Desenvolvido desde 1999 no Laboratório de Matemática, o Clube de Matemática consiste em um espaço em que os estagiários interagem entre eles e com alunos da Escola de Aplicação da FEUSP, no desenvolvimento de propostas de ensino.Desde 2010 o Clube de Matemática passou a acolher aos alunos e as disciplinas de Metodologia de Ensino. O principal objetivo deste projeto é criar no Laboratório de Matemática da FEUSP um ambiente de discussão sobre questões de sala de aula e de pesquisa teórico/prática relacionadas à educação destas disciplinas de maneira disciplinar e interdisciplinar.Dada a nova configuração do Clube, com a participação de outras metodologias, tornou-se essencial a criação de uma estrutura mais permanente que possa dar suporte às atividades de estágio que ali se realizam
    • Nome do projeto: A linguagem cartográfica como meio de estudo das concepções de cidade, paisagem e cidadania com professores e estudantes de graduação. (Processo No 3112200/2015-3) (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEFERIAN, A. P. G. , VILHENA, J. M. , JULIAZ, P. C. S. , Castellar, Sonia Maria Vanzella , PEREIRA, M. G. , LACHE, N. M. , GUTIERREZ, A. L. .
      Descrição: Nesse estudo, ainda, analisaremos como os futuros professores percebem e tem consciência do seu processo de formação inicial. A investigação envolveu como os estudantes pensam, compreendem e se apropriam dos conceitos de cidade e cidadania para que possam ensiná-los em sala de aula. Nesta pesquisa continuaremos com o aprofundamento do conceito de cidade e, analisaremos o conceito de cidadania, por meio da linguagem cartográfica que possibilitará ao aluno compreender as configurações espaciais dos objetos técnicos e fenômenos no território. Esses conceitos foram articulados às estratégias de ensino (metodologia do ensino) que envolveu a elaboração de sequência de ensino, de mapas temáticos mentais e a análise da argumentação dos alunos sobre os temas tratados. O pensamento espacial é um aspecto importante que está associado à cartografia para aprender geografia, tema que estamos estudando e que é fundamental para a educação geográfica e o raciocínio geográfico. O conceito de cidade e de cidadania estão presentes nos conteúdos da geografia escolar e, por isso é necessário analisar como os estudantes da graduação em pedagogia e em licenciatura compreendem-os, tendo as práticas urbanas e a leitura de paisagem como referências para expressar suas concepções por meio das atividades de ensino praticadas em sala de aula
    • Nome do projeto: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEFERIAN, A. P. G. , LACOMBI, P. , CORSO, T. M. , MUZINATTI, J. .
      Descrição: Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa orienta trabalho de pesquisa e extensão nas áreas de formação docente, currículo e práticas pedagógicas
    • Nome do projeto: Ensino de Geografia em Mútiplos contextos (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SEFERIAN, A. P. G. , VILHENA, J. M. .
      Descrição: Focado na reflexão acerca do ensino e aprendizagem da Geografia escolar nos diferentes contextos de produção do saber e de sua espacialização. Pretendemos estudar as diferentes formas de produção do conhecimento geográfico escolar e as manifestações nos múltiplos contextos de produção do saber geográfico. Assim, propomos algumas ações especificadas a seguir: a) questionar as propostas que atualmente são apresentadas como orientadoras do ensino e aprendizagem (propostas oficiais); b)apresentar e sugerir propostas de intervenção por meio da utilização de metodologias ativas de aprendizagem (como a resolução de problemas) nos diferentes espaços (formais e não formais de aprendizagem. Desta maneira, pretende-se ampliar o estudo do processo de produção do conhecimento geográfico escolar com o intuito de contribuir na melhoria da prática pedagógica nos múltiplos contextos de ensino e aprendizagem.
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
  • Atuação Profissional: 10
    • Secretaria de Meio Ambiente - SP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2004 ).
        Outras informações: Atuação em equipe técnica de Mairiporã: Mapeamento e licenciamento ambiental Atuação em equipe técnica de São Paulo: Licenciamento ambiental Atuação em setor de sensoriamento remoto e fotointerpretação
        Outras informações: Estagiária em licenciamento ambiental e senso
    • Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Professora da Disciplina de Geografia para as turmas de graduação em Turismo e Hospitalidades, do Departamento CAES da FATEC São Paulo - Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza"
        Outras informações: Professor Assistente I
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: mestrando
    • Colégio Oswald Andrade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Professor Especialista de Geografia e Projeto
    • Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • Serviço Social da Indústria - Diretório Regional São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Faculdade de Educação -USP:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Faculdade de Educação SESI-SP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).