Não autenticado |

Claire Parot de Sousa

    • Professora Assistente de Língua e Literatura Francesa do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (ILUFBA) desde julho de 2019. Possui graduação em Letras - Francês pela Universidade de São Paulo (2017), graduação em Letras (Alemão/Português) pela Universidade de São Paulo (2005) e mestrado em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente, cursa o doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). O tema da tese consiste no desenvolvimento de unidades didáticas na formação de professores de Francês como Língua Estrangeira (FLE) com o uso de vlogs, com ênfase no desenvolvimento de um trabalho voltado à interculturalidade na sala de aula. Pesquisadora do Grupo de pesquisas em ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (GPELE). Vice-presidente da Associação de Francês dos Professores da Bahia (APFEBA), gestão 2022-2024.

       

      Links:    

    • Interculturalidade
    • Ensino e aprendizagem de FLE
    • Formação de professores
    • KASPARY, Cíntia Voos ; PAROT DE SOUSA, Claire . A concepção de uma disciplina de formação de professores no contexto de FLE Revista Letras Raras , v. 9 , p. 50 - 67 , 2020. ISSN: 2317234X.
    • KASPARY, Cíntia Voos ; PAROT DE SOUSA, Claire . La conception d'une discipline de formation d?enseignants pour l'enseignement-apprentissage de la littérature francophone. Revista Letras Raras , v. 9 , p. 44 - 62 , 2020. ISSN: 2317234X.
    • KASPARY, Cíntia Voos ; PAROT DE SOUSA, Claire . Dez obras para conhecer o ensino-aprendizagem de língua francesa. GuiaLET. Guia de leituras do Instituto de Letras., v. 2, p. 111 - 127, 2024.
    • SOUSA, C. P. . A estrutura narrativa de Das Echolot, de Walter Kempowski, relacionada à memória coletiva. In: XI Congresso Internacional Abralic , 2008 , São Paulo. Claire Parot de Sousa. : , 2008.
    • PAROT, C.S. . Les vlogues comme supports didactiques et la formation initiale de professeurs de FLE: considérations et possibilités d'exploitation. 2023 (Comunicacao)
    • SANTOS, M. N. ; PAROT, C.S. . L'APFEBA fête 53 ans: bilan et perspectives d'avenir de la langue française à Bahia. 2023 (Comunicacao)
    • PAROT, C.S. . A didatização de vlogs para o ensino de Língua Estrangeira. 2023 (Conferência)
    • PAROT, C.S. . A abordagem intercultural na formação de professores de francês. 2023 (Conferência)
    • PAROT, C.S. . La préparation d'unités didactiques pour le développement de l'interculturel: une proposition. 2022 (Congresso)
    • PAROT, C.S. . Formação de professores de Francês Língua Estrangeira (FLE): a preparação de unidades didáticas sob a abordagem intercultural com o uso de vlogs. 2022 (Comunicacao)
    • PAROT, C.S. . Les enjeux de l?approche interculturelle en classe de Français Langue Étrangère (FLE) pour la préparation d?activités. 2022 (Outra)
    • PAROT, C.S. . Les enjeux de l?approche interculturelle en classe de Français Langue Étrangère (FLE) pour la préparation d?activités. 2022 (Outra)
    • PAROT, C.S. . La préparation d'unités didactiques pour le développement de l'interculturel: une proposition. 2022 (Comunicacao)
    • PAROT, C.S. . Formação de professores de Francês Língua Estrangeira (FLE): a preparação de unidades didáticas sob a abordagem intercultural com o uso de vlogs. 2022 (Comunicacao)
    • PAROT, C.S. . O texto literário como suporte didático em aulas de FLE. 2021 (Conferência)
    • PAROT DE SOUSA, Claire . A língua francesa e a diversidade cultural: o desenvolvimento de uma consciência intercultural em FLE. 2021 (Comunicacao)
    • SOUSA, C. P. . Le développement d'une conscience interculturelle en classe de FLE par la discussion de stéréotypes. 2020 (Congresso)
    • SOUSA, C. P. . Formation du professeur de FLE: analyse de l'expression orale dans des manuels de FLE. 2019 (Comunicacao)
    • SOUSA, C. P. . XI Congresso da Associação Latino-Americana de Estudos Germanísticos. 2003 (Associação Latino-Americana de Estudos Germanísticos)
    • PAROT, C.S. . Aspectos (inter)culturais de língua francesa (modalidade online). 2020 (Centro Interdepartamental de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • PAROT, C.S. . A interculturalidade por meio dos vlogs:curso de formação para professores de francês. 2022 (Centro Interdepartamental de Línguas (CIL))
    • PAROT, C.S. . Materiais didáticos de FLE: análise das propostas dos manuais de ensino e preparação de sequências didáticas. 2020 (Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia)
    • Nome do projeto: Grupo de pesquisas em ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras (GPELE) (2023 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOUSA, C. P. , KASPARY, Cíntia Voos , BESSA, R. M. R. , SAMPAIO, A. S. , GALVEZ, F. F. .
      Descrição: Fomento e manutenção contínua de pesquisas acerca das perspectivas contemporâneas para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras enquanto mediadoras de práticas sociais, inter(culturais) e críticas. O grupo prevê a participação discente propiciando desenvolvimento de habilidades para pesquisas científicas e conscientizando sobre a importância de manter a dinâmica, a atualização e o compartilhamento de conhecimentos e descobertas no campo do ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. No que diz respeito a formação de professores, realizar formações de acompanhamento para formação inicial e continuada de docentes (para público interno e externo UFBA), enfatizando um ensino inclusivo e (inter)cultural, focado nas práticas comunicativas. A difusão dos conhecimentos será feita através da regularidade de publicações, da participação em eventos acadêmicos estaduais,nacionais e internacionais e da organização de evento acadêmico anual.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Francês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: É pra falar francês? A expressão oral na abordagem comunicativa e acional
        Ano de conclusão: 2017
      • Curso: Letras (Alemão/Potuguês)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 10
    • Centro Acadêmico Visconde de Cairu - FEA/USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2017 ).
        Outras informações: Professora de francês
    • Poliglota Idiomas - Grêmio Acadêmico POLI/USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Professora de francês
    • Lynx Company - Escola de idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professora de alemão
    • Wizard Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Professora de francês e alemão
    • Companhia de Idiomas - aulas in company:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Lótus Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2002 ).
        Outras informações: Professora de francês
    • My Home - escola de idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Professora de francês
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: O minicurso foi oferecido no âmbito da disciplina de Metodologia do Ensino de Alemão da Faculdade de Educação da USP, sob a supervisão do professor Dr Aleksandar Jovanovic.
        Outras informações: Professora-estagiária de alemão
    • Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • AntipodeS - Études de langue française en terres non francophones:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2022 ).