Não autenticado |

Rita Maria Lino Tarcia

    • Rita Maria Lino Tarcia é doutora e mestre em Linguística: Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (FFLCH/USP); licenciada em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). É professora a Adjunta do Departamento de Informática em Saúde (DIS) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); docente do Núcleo da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UNIFESP) e Coordenadora Pedagógica do Curso de Especialização em Saúde da Família da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UNIFESP). É docente e orientadora credenciada do Programa de Mestrado Profissional de Ensino em Ciências da Saúde do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS/UNIFESP) desenvolvendo pesquisas nas linhas de Avaliação, Currículo, Docência e Formação em Saúde; também atua como docente e orientadora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Informática em Saúde da UNIFESP, vinculada às linhas de pesquisa - TIC na Saúde, no Ensino e em Telessáude. Também é Coordenadora Pedagógica da Pró-Reitoria de Educação a Distância da Cruzeiro do Sul Educacional e Consultora Sênior nas áreas de Educação a Distância (e-Learning) e Educação Corporativa. Tem experiência de 30 anos como docente em cursos de graduação e pós-graduação presenciais e a distância de renomadas IES. É palestrante em eventos científicos nacionais e internacionais nas áreas de Educação, Tecnologia e Educação Corporativa, autora de diversos artigos e livro na área de Educação a Distância. Já atuou na área de Gestão Educacional no Ensino Superior como coordenadora de cursos de graduação presencial, coordenadora de cursos de pós-graduação a distância e como diretora acadêmica de IES privada. É Diretora da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), gestão 2015-2019.

       

      Links:    

    • Contribuições Pedagógicas para Educação a Distância
    • BATISTA, N. A. ; RAMOS, M.P. ; TARCIA ; IGLESIAS, S. A. ; PEDROSO, S. . Introdutório. São Paulo - SP : , 2012 . 36p. ISBN: 9788566540000.
    • RUIZ-MORENO, L. ; TARCIA ; CAMPOS, K. J. ; ALMEIDA, E. M. R. ; NEVES, M. N. S. S. ; RODRIGUES, J. C. M. ; ARAUJO, M. H. M. ; REGIS, C. G. . Práticas Educativas em Saúde. São Paulo - SP : , 2012 . 44p. ISBN: 9788566540048.
    • TARCIA ; BERTOMEU, J.V.Cegatto ; BERTOMEU, V.P.C. . Criação Visual e Multimídia. São Paulo : Cengage Learning Edições Ltda, 2010 . 149p. ISBN: 9788522106387.
    • TARCIA ; CARLINI, A.L. . 20% a Distância... E Agora? Orientações Práticas para o uso de Tecnologia de Educação a Distância no Ensino Presencial. São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2009 . 192p. ISBN: 9788576055594.
    • PEREIRA, TERESA AVALOS ; ARECO, KELSY CATHERINA NEMA ; TARCIA, RITA MARIA LINO ; SIGULEM, Daniel . Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação por Professores da Área da Saúde da Universidade Federal de São Paulo Revista Brasileira de Educação Médica (Online) , v. 40 , p. 59 - 66 , 2016. ISSN: 19815271.
    • NATEL, M.C. ; TARCIA ; SIGULEM, Daniel . A aprendizagem humana: cada pessoa com seu estilo Psicopedagogia (São Paulo) , v. 92 , p. 142 - 148 , 2013. ISSN: 01038486.
    • TARCIA . Competência docente para o uso das novas tecnologias: estratégia de um espaço virtual de aprendizagem Educación y Futuro - Revista de investigación aplicada y experiencias educativas , v. 11 , p. 83 - 88 , 2004. ISSN: 15765199.
    • TARCIA . Construção das Relações Interpessoais no Processo de Aprendizagem Revista de Ciências da Educação (Aparecida) , v. ano 3 , p. 92 - 97 , 2002. ISSN: 15187039.
    • TARCIA . Docente no Ensino Superior: a importância da formação pedagógica para a qualidade do ensino Revista de Ciências da Educação (Aparecida) , v. ano3 , p. 153 - 160 , 2001. ISSN: 15187039.
    • TARCIA ; GOSCIOLA, V . Novas Abordagens no Ensino a Distância: A Videoconferência como o espaço efetivo de aprendizagem na Universidade Anhembi Morumbi Nexos (São Paulo) , v. ano 3 , p. 91 - 102 , 1999. ISSN: 14153610.
    • TARCIA ; GONCALVES, D. A. ; PACHECO, F. V. ; AKIYAMA, M. S. ; OLIVEIRA, V. A. . Construção coletiva e multiprofissional do Curso de Especialização em Saúde da Família: o desafio da EaD no contexto da UNA-SUS/UNIFESP. Relatos de uso de tecnologias educacionais na educação permanente de profissionais de saúde no sistema Universidade Aberta do SUS, v. 1, p. 266 - 292, 2015.
    • PESCE, Lucila ; BERTOLOMEU, J. V. ; GUIMARAES, M. P. ; TARCIA ; COSTA, S.M.C. ; LEITE, M. T. ; SILVA, Antonio Aleixo da ; RAMOS, M.P. . Validação de webconferências para produção de videoaulas abertas, voltadas à formação de educadores. Recursos educacionais abertos e redes sociais, v. , p. 345 - 361, 2014.
    • TARCIA ; CABRAL, A. L. T. . Capítulo 18 - O novo papel do professor na EAD. Educação a Distância - o estado da arte, v. 2, p. 148 - 153, 2010.
    • TARCIA . Capítulo 08 - Criação: aprendizagem em foco. Criação - visual e multimídia, v. , p. 95 - 103, 2010.
    • ARAUJO JR, C. F. ; MARQUESI, S.C. ; CABRAL, A. L. T. ; Oliveira de, I.C.A ; TARCIA . Capítulo 50 - Atividades em ambientes virtuais de aprendizagem: parâmetros de qualidade. Educação a Distância - O Estado da Arte, v. , p. 358 - 367, 2009.
    • TARCIA . Capítulo 38 - Aprender a construir com novas tecnologias diante de novos desafios. Gestão do conhecimento e e-learning na prática, v. , p. 321 - 328, 2003.
    • TARCIA . Tutor: o elo que faltava . Ensino Superior , São Paulo - SP , . .
    • PESCE, Lucila ; Barsottini, C.G.N. ; SIGULEM, Daniel ; BERTOMEU, J.V.Cegatto ; TARCIA ; RAMOS, M.P. . Educação em Saúde mediada pelas tecnologias da informação e comunicação: desafios e perspectivas . Revista CET: Contemporaneideade, Educação e Tecnologia , São Paulo , 01 abr. 2011.
    • CORREIA, C.M.F. ; TARCIA ; NATEL, M.C. . Uma intervenção psicopedagógica em um aluno portador de agnesia do corpo caloso com o uso de software livre . Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa (USP) , Faculdade de Educação - USP , . .
    • TARCIA . Modelo Amplia o acesso ao Ensino Superior . Folha de São Paulo , São Paulo , 03 out. 2008.
    • TARCIA . Executivo sob medida - Cresce o número de cursos de formação de gestores específicos para atuar em instituições de ensino superior . Defeito de Fabricação - Reforma Universitária , São Paulo - SP , . .
    • TARCIA . Competência docente para o uso das novas tecnologias: Estratégia de um espaço virtual de aprendizagem . Educación y Futuro - Revista de investigación aplicada y experiencias educativas , Madrid - Espanha , . .
    • TARCIA . Construção das relações interpessoais no processo de aprendizagem . Revista de Ciências da Educação , São Paulo , . .
    • TARCIA . Docente do ensino superior: a importância da formação pedagógica para a qualidade do ensino . Revista de Ciências da Educação , São Paulo - SP , . .
    • TARCIA ; PEREIRA, P. ; RODRIGUES, M. . "Lenta Mudança" . Revista Ensino Superior , São Paulo , 01 abr. 2008.
    • TARCIA . O Diálogo entre a Universidade e a Comunidade para vivência da prática expensionista . Informe-Sé , São Paulo - SP , 01 jan. 2002.
    • TARCIA . Construção coletiva e colaborativa do conhecimento: papel dos fóruns de discussão no Curso de Especialização em Saúde da família da UNA-SUA/UNIFESP oferecido na modalidade a distância. In: Simpósio Internacional de Metodologias Participativas na Construção do Conhecimento. Tema: Vivências em Saúde, Ciências Humanas e Sociais. , 2015 , São Paulo - SP. anais do evento. : , 2015.
    • TARCIA ; GONCALVES, D. A. ; ZILBOVICIUS, C. . Construção coletiva e colaborativa do conhecimento: papel dos fóruns de discussão. In: I Simpósio Internacional de Metodologias Participativas , 2015 , São Paulo - SP. Anais do Congresso. : , 2015.
    • BACHUR, S. A. ; TARCIA ; FREITAS, A. D. . Place and Roles of Interacting subjetcts in VLE: Language use and its relation to (dis)courtesy. In: II Congresso Internacional Interdisciplinar (DES)cortesia: expressão de cultura(s)? , 2014 , São Paulo - SP. Anais do Congresso. : , 2014. p. 178 - 179.
    • BACHUR, S. A. ; TARCIA ; FREITAS, A. D. . O lugar e os papeis dos sejeitos nas interações em AVA: o uso da linguagem e sua relação com a (des)cortesia. In: II Congresso Internacional Interdisciplinar (des) cortesia: expressão de cultura(s)? , 2014 , São Paulo - SP. Anais do Congresso. São Paulo : , 2014. p. 177 - 178.
    • PORTUGAL, M. C. N. ; TARCIA . Uma prática de Mobile Learning - O uso do SMS (Serviço de Mensagens Curtas. In: 20 CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância , 2014 , Curitiba. Anais do Congresso. : , 2014.
    • COHRS, C R ; SILVA, L. M. G. ; COHRS, F. M. ; BAIOCCHI, O. C. C. G. ; TARCIA ; DOMENICO, E. B. L. . Recursos do Moodle aplicados a um projeto de extensão universitária: relato de experiância. In: Congresso , 2011 , . American Journal Experts. : , 2011.
    • PEREIRA, T. A. ; TARCIA ; SIGULEM, Daniel . Redes Sociais: relato de experiência da Biblioteca Central da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. In: XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciências da Informação , 2013 , Florianópolis - SC. Anais do Congresso. : , 2013.
    • PEREIRA, T. A. ; TARCIA ; SIGULEM, Daniel . O uso do twitter no contexto educativo. In: XI Congresso Internacional de Tecnologia na Educação , 2013 , Recife. Anais do Congresso. : , 2013.
    • NONATO, M. C. ; TARCIA . The use of SMS for Academic Support: a practice of Mobile Learning. In: 2014 Shanghai International Conference on Ubiquitous Learning and Unitwin Network International Serial Training Workshop , 2014 , Shanghai. Anais do Congresso. : , 2014.
    • ZILBOVICIUS, C. ; GONCALVES, D. A. ; RAMOS, L H ; TARCIA ; OLIVEIRA. EM . Dentists Participating in an Online Multiprofessional Course in Brazil: Reflecting Practice, Changing Experiences, and Breaking Paradigms. In: 2012 ADEA Annual Session & Exhibition , 2012 , Orlando, Florida. 2012 ADEA Annual Session & Exhibition Program. : , 2012.
    • PEREIRA, T. A. ; TARCIA ; SIGULEM, Daniel . Posibilidades pedagógicas con el uso de tecnologías. In: Jornadas Universitarias de Tecnologia Educativa , 2012 , Girona - Espanha. Anais da Jornada. : , 2012.
    • TARCIA . WEB 2.0: Impact on Future Academic Use. In: International Conference on Education and New Learning Technologies , 2012 , Barcelona - Espanha. Anais do Congresso. Barcelona - Spain : IATED, 2012. p. 62 - .
    • ALMEIDA, D. ; TARCIA . Formação continuada a distância para os profissionais médicos das políticas de provimento do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. In: 9o. Congresso Paulista de Educação Médica , 2014 , São José do Rio Preto - SP. Anais do congresso. : , 2014.
    • ZILBOVICIUS, C. ; RAMOS, L H ; TARCIA ; ALMEIDA, D. G. ; GARBE, G. ; RAMOS, M.P. ; AFONSO, D. L. A. ; CEBUKIN, A ; OHARA, C. V. S. . Training dentists for practice in Brazilian National Public Health System through an online multiprofessional course:a changing paradigms process. In: FDI Annual world dental congress , 2012 , Hong Kong. International Dental Journal. : , 2012. p. 66 - 67.
    • SIGULEM, Daniel ; TARCIA ; PEREIRA, T. A. . Educação a distância e a integração das tecnologias na educação. In: 18o. Congresso Internacional de educação a Distância , 2012 , São Luis - MA. Anais do congresso. : , 2012.
    • FERNANDEZ, H. M. ; SIGULEM, Daniel ; TARCIA . Informática em Saúde e a realidade curricular brasileira. In: XIII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde , 2012 , Curitiba - PR. Anais do congresso. : , 2012.
    • NAVARRO, R.S. ; ABRANCHES, D.C. ; FONOFF, R.D. ; COSSOLIN, G.S.I. ; RAMOS, L H ; RAMOS, M.P. ; CEBUKIN, A ; ALMEIDA, D. ; GARBE, G. ; TARCIA ; HADDAD, AE ; OLIVEIRA. EM . Especialização em Saúde da Família UNASUS/UNIFESP - Experiência de Ensino à distância Multiprofissional. In: 46 Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico , 2011 , Florianópolis- SC. Anais da Reunião. : , 2011.
    • NAVARRO, R.S. ; ABRANCHES, D.C. ; FONOFF, R.D. ; COSSOLIN, G.S.I. ; RAMOS, L H ; RAMOS, M.P. ; CEBUKIN, A ; ALMEIDA, D. ; GARBE, G. ; TARCIA ; HADDAD, AE ; OLIVEIRA. EM . Especialização em Saúde da Família UNASUS/UNIFESP - Experiência de Ensino à distância Multiprofissional. In: 46 Reunião da Associação Brasileira de Ensino Odontológico , 2011 , Florianópolis- SC. Anais da Reunião. : , 2011.
    • COHRS, C R ; BERNARDO, J. M. ; SOARES, R. C. ; GELESSON, D. ; TARCIA ; DOMENICO, E.B.L. de . Recursos do Moodle como aliados no processo educativo de estudantes de um programa de extensão universitária. In: ConTIC-Saúde 2011 - Congresso Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde , 2011 , Ribeirão Preto - SP. Anais do congresso. : , 2011.
    • COHRS, C R ; DA SILVA, EC ; TARCIA ; MAGALHÃES, LP ; MACHADO, R V P ; DOMENICO, E.B.L. de . Moodle como recurso de comunicação e aprendizagem em um programa de extensão universitária: experiência no acolhe-onco, UNIFESP-SP. In: 16 Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem - ciência da enfermagem em tempos de interdisciplinaridade , 2011 , Campo Grande - MS. Anais do Seminário. : , .
    • NAVARRO, R. S. ; ABRANCHES, D. C. ; FONOFF, R. D. ; COSSOLIN, G. S. I. ; RAMOS, L H ; RAMOS, M.P. ; CEBUKIN, A ; ALMEIDA, D. ; GARBE, G. ; TARCIA ; ZILBOVICIUS, C. ; HADDAD, AE ; OLIVEIRA. EM . Especialização em Saúde da Familia UNASUS/UNIFESP - experiência de Ensino à distância multiprofissional. In: 12 Congresso Paulista de Saúde Pública , 2011 , São Bernardo do Campo - SP. Anais do congresso. : , 2011.
    • TARCIA ; CABRAL, A. L. T. ; Almendro, Douglas . Processo de Formação de professores tutores na área de Tecnologia para disciplinas online de cursos de Graduação Presenciais. In: XI IGIP International Symposium on Engineering Education , 2011 , Santos - Brasil. Processo de Formação de professores tutores na área de tecnologia para disciplinas online de cursos de graduação presenciais. São Paulo - SP : COPEC - Science and Education Research Council, 2011. p. 658 - 661.
    • CORREIA, C.M.F. ; NATEL, M.C. ; PISA, Ivan Torres ; TARCIA . Tecnologias Inteligentes Conectando Serviços, Profissionaos e Usuários da Saúde. In: XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde , 2010 , Porto de Galinhas. Promoção da Saúde da Criança Hospitalizada por meio das Tecnologias Educativas. : , 2010.
    • TARCIA . Uma relação dialógica entre a teoria e a prática nos cursos de formação do educador sexual: O projeto amores como eixo articulador. In: XI Congresso Brasileiro de Sexualidade Humano , 2007 , Recife - PE. Amor & Sexo na Contemporaneidade. : Sociedade Brasileira de Estudo em Sexualidade Humana, 2007. p. 22 - 22.
    • TARCIA . Educação Tecnológica e os Novos Paradigmas: uma análise do ensino superior sob a ótica humanista. In: VII International Conference on Engineering and Technology Education , 2002 , São Paulo - Brasil. Educação Tecnológica e os Novos Paradigmas: uma análise do ensino superior sob a ótica humanista. São Paulo : SENAC, 2002.
    • TARCIA . Contribuições da abordagem sócio interacionista discursiva para a construção de relações em situações de educação a distância. In: V Congresso Salesiano de Educação - Formação de Educadores , 2003 , Águas de Lindóia. Contribuições da abordagem sócio interacionista discursiva para a construção de relações em situações de educação a distância. Águas de Lindóia : Anais V Congresso Salesiano de Educação, 2003. p. 37 - 37.
    • TARCIA . A Formação de Professores à Luz da Investigação. In: XII Colóquio - Secção Portuguesa da AFIRSE , 2002 , Lisboa - Portugal. Projeto de Integração de Disciplinas. Lisboa - Portugal : Livro do Colóquio, 2002.
    • TARCIA . 20% a Distância e Agora?. In: 15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância , 2009 , Fortaleza - CE. 17º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. São Paulo : ABED, 2009. p. 8 - 9.
    • BERTOMEU, J.V.Cegatto ; TARCIA ; MELLO, Paulo Cesar ; TARSITANO, Marina . Contribution of the Creation for Learning. In: World Congress on Communication and Arts , 2009 , São Caetano do Sul - SP. Visual Creation and Multimedia. São Paulo - SP : Book of Abstracts, World Congress on Communication and Arts, 2009. p. 22 - 22.
    • VEIGA, Camila da ; RIBEIRO, A.L. ; TARCIA . Tecnologias Inteligentes Conectando Serviços, profissionais e Usuários da Saúde. In: XII COngresso Brasileiro de Informática em Saúde , 2010 , Porto de Galinhas - PE. Competências profissionais da área de informática em saúde e sua relevância para a formação básica. Porto de Galinhas - PE : Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2010. p. 5 - 5.
    • TARCIA ; CAMPOS, C. J. R. ; GARBE, G. ; SILVA, Antonio Aleixo da ; COSTA, S.M.C. . Tecnologias Inteligentes Conectando Serviços, Profissionais e Usuários da Saúde. In: XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde , 2010 , Porto de Galinhas - PE. A Estratégia de formação continuada na modalidade de educação a distância, por meio da internet, para o profissional da área de informática em saúde. : , 2010. p. 66 - 67.
    • CORREIA, C.M.F. ; NATEL, M.C. ; PISA, Ivan Torres ; TARCIA . Tecnologias Inteligentes conectando serviços, profissionais e usuários da saúde. In: XII Congresso Brasileiro de Informática em Saúde , 2010 , Porto de Galinhas - PE. Promoção da Saúde de crianças hospitalizadas por meio de tecnologias educativas. Porto de Galinhas - PE : Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, 2010. p. 56 - 47.
    • BERTOMEU, J.V.Cegatto ; TARCIA . Visual Creation an Multimedia. In: World Congress and Communication and Arts , 2009 , São Caetano do Sul. Visual Creation and Multimedia. São Paulo : WCCA 2009, 2009.
    • TARCIA ; BEVILACQUA, Joyce da Silva . Multidisciplinary Strategy for Professional Qualification. In: LAPTEC 2001 - I Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia promovido pelo Senac , 2001 , São Paulo. Logic, artificial intelligence and robotics: proceedings of the 2nd Congress of Logic Applied to Technology - LAPTECH 2001. São Paulo : Faculdade SENAC de Ciências Exatas e Tecnologia, 2001. p. 26 - 29.
    • TARCIA . Educação tecnológica e os novos paradigmas: uma análise do ensino superior sob a ótica humanista. In: INTERTECH 2002 - VII Internacional Conference of Engineering and Techology Education, realizada pelo Senac-SP , 2002 , Santos. INTERTECH 2002. Viçosa : Agromídia, 2002.
    • TARCIA . Comunidade virtual de mentores e tutores do Senac-SP. In: ICECE 2003 - Internacional Conference on Engineering and Computer Education, promovida pelo COPEC , 2003 , Santos/São Vicente. ICECE 2003. São Paulo : COPEC, 2003.
    • TARCIA . Competência docente para o uso das novas tecnologias: estratégia de um espaço virtual de aprendizagem. In: Congresso Internacional 'La nueva alfabetización: un reto para la educación del siglo XX' , 2003 , Madri. Libro de actas. Madri : Centro de Enseñanza Superior em Humanidades y Ciencias da Educação Dom Bosco e Grupo EDEBÉ, 2003. p. 373 - 374.
    • TARCIA . Competência tecnológica na formação do educador. In: VI Congresso Salesiano de Educação , 2004 , . Anais 2004. São Paulo : Unisal, 2004. p. 119 - 119.
    • TARCIA ; BARBOSA, Anderson Luiz . Qualification of professors for the development of long-distance educative projects: an experience of formation using teleduc virtual learning environment. In: WCCSETE'2006 - World Congress on Computer Science, Engineering and Technology Education 'New Engineering to a new world' , 2006 , Itanhaém - SP. Anais. São Paulo - SP : Copec, 2006. p. 1443 - 1447.
    • TARCIA ; BARBOSA, Anderson Luiz . Qualification on professors for the development of long-distance educative projects: an experience of formation using teleduc virtual learning environment. In: WCCSETE - World Congress on Computer Science, Engineering and Technology Education , 2006 , Itanhaém - SP. Book of abstracts 'New engineering to a new world'. São Paulo : Copec, 2006.
    • TARCIA ; BARBOSA, Anderson Luiz . Critérios para definição do projeto político pedagógico de produtos em EAD. In: ICECE 2007 International Conference on Engineering and Computer Education , 2007 , Mongaguá - SP. Book of Abstracts. São Paulo : Copec, 2007. p. 49 - 49.
    • TARCIA ; BARBOSA, Anderson Luiz . Importância da inserção de componentes curriculares de caráter humanista nos currículos de engenharia e tecnologia. In: Intertech'2008 - International Conference on Engineering and Technology Education , 2008 , Peruíbe - SP. Intertech'2008 - Book of abstracts. São Paulo : COPEC, 2008. p. 85 - 85.
    • TARCIA ; BARBOSA, Anderson Luiz . Formação continuada de professores: desafios e oportunidades da educação à distância. In: intertech'2008 - International Conference on Engineering and Technology Education , 2008 , Peruíbe - SP. Intertech'2008 - Book of Abstracts. São Paulo : COPEC, 2008. p. 85 - 85.
    • TARCIA . Contribuições da abordagem sócio interacionista discursiva para a construçãi de relações em situações de educação à distância. In: 5º congresso Salesiano de Educação 'Formação de Educadores' , 2003 , Águas de Lindóia - SP. Anais (Resumos) do 5º Congresso Salesiano de Educação 'Formação de Educadores'. São Paulo : Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2003. p. 37 - 37.
    • TARCIA . Carreira acadêmica e formação do professor universitário. In: ICECE 2007 International Conference on Engineering and Computer Education , 2007 , Monguaguá SP. Book of Abstracts, International Conference on Engineering and Computer Education, ICECE 2007. Santos SP : Published by Claudio da Rocha Brito & Melany M. Ciampi, 2007. p. 49 - 49.
    • TARCIA . II International Conference on Engineering and Computer Education - Proceedings. In: ICECE 2000 Internacional Conference on Engeneering and computer Education , 2000 , São Paulo. ICECE 2000 International Conference on Engineering and Computer Education - Program. São Paulo : Senac SP, 2000. p. 16 - 16.
    • TARCIA . PID - Projecto de Integração de disciplinas. In: XII Colóquio da Secção Portuguesa da AFIRSE/AIPELF 'A formação de professores à luz da investigação' realizado pela Universidade de Lisboa , 2002 , Lisboa. Livro do Colóquio. Lisboa : Universidade de Lisboa, 2002.
    • TARCIA . Competência docente para o uso das novas tecnologias: estratégia de um espaço virtual de aprendizagem. In: La Nueva alfabetización, un reto para la educación del siglo XXI , 2003 , Madrid. . : , 2003.
    • TARCIA . Comunicações Orais: Projeto em Psicopedagogia de Capacitação de Professores. In: II Encontro de Pós-Graduação Latu-Sensu , 2002 , São Paulo. Comunicações Orais: Projeto em Psicopedagogia de Capacitação de Professores. : , 2002.
    • TARCIA . Educação Tecnológica e os novos Paradigmas: uam análise do ensino superior sob a ótica humanista. In: Internacional Conference of Engegineering and Technology Education , 2002 , Santos. Anais Internacional Conference of Engegineering and Technology Education. Santos : SENAC, 2002.
    • TARCIA ; BEVILACQUA, J . Ambiente virtual para Qualificação Profissional. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação : Educação a distância mediada por computador , 2001 , Vitória. Anais XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação : Educação a distância mediada por computador. Vitória : UFES, 2001. p. 536 - 539.
    • BEVILACQUA, Joyce da Silva ; MARTINS, Marcos de Afonso ; MAGNO, Maria I. C. ; TARCIA . Formação e Competências do Pesquisador para a Construção da Ciência. In: VII Simpósio Multidiciplinar O que é ciência afinal? , 2001 , Sào Paulo. Anais - Resumos. São Paulo : USJT, 2001. p. 47 - 47.
    • TARCIA . RT04/2002 Relatório técnico da Faculdade SENAC de Ciências Exatas e Tecnologia 'Educação tecnológica e os novos paradigmas: uma análise do ensino superior sob a ótica humanista. São Paulo : Senac , 2002 (Relatório técnico)
    • TARCIA . RT10/00 Relatório técnico da Faculdade SENAC de Ciências Exatas e Tecnologia 'Proposta metodológica para melhoria dos cursos de pós-graduação-especialização na área de Ciências Exatas e Tecnologia'. São Paulo : Senac , 2000 (Relatório Técnico)
    • TARCIA . Membro do Conselho Editorial da Revista Ciências da Educação. 2008 (Consultoria)
    • TARCIA . Relator do pôster - Eixo 1 - Metodologias Participativas nas Áreas da Saúde do Trabalho Intitulado Construção coletiva e colaborativa do conhecimento: papel dos fóruns de discussão no curso de especialização em saúde da família da UNA_SUS/UNIFESP oferecido na modalidade a distência. 2015 (Simposio)
    • TARCIA . Conferência na Unidade Santa Teresinha a Oficina de Projetos de Extensão em EAD durante o V Encontro de Extensão. 2015 (Conferência)
    • TARCIA . Conferência Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - o desafio da qualidade e os impactos da tecnologia nos processos de avaliação. 2015 (Conferência)
    • TARCIA . Palestrante no Workshop 'Aprendendo a Aprender'. 2015 (Conferência)
    • TARCIA . Comunicação: O lugar e os papéis dos sujeitos nas interações em AVA: o uso da linguagem e sua relação com a (des)cortesia. 2014 (Comunicacao)
    • TARCIA . Palestra de Abertura do Módulo II 'Prática da Tutoria nas Comunidades Virtuais de Ensino e Aprendizagem'. 2013 (Conferência)
    • TARCIA . Palestra - A Prática Docente no Ensino Superior e seus Desafios. 2012 (Conferência)
    • TARCIA . Palestra - O contexto da Educação Superior no Brasil e as novas visões das práticas educativas. 2012 (Conferência)
    • TARCIA . Comunicação Oral: Redes Sociais: relato de experiência da Biblioteca Central da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. 2013 (Comunicacao)
    • TARCIA . Palestrante em Mesa Redonda Disciplinas Online no Ensino Presencial: o desafio da implnatação dos 20% EaD, com o tema: Caminhos para a Consolidação da EaD. 2014 (Conferência)
    • TARCIA . Palestrante em Mesa Redonda 'Contribuições para Consolidação da EaD nas Instituições', com o tema: Caminhos para a Consolidação da EaD. 2014 (Conferência)
    • TARCIA . Palestra - A educação a distância no contexto do ensino superior no Brasil. 2013 (Conferência)
    • TARCIA ; FURUNO, F. ; LIMA, V. S. ; MOURA, M. F. . Palestra - com o tema 'Caminhos para a Consolidação da EaD', em Mesa Redonda Disciplinas Online no Ensino Presencial: o desafio da implantação dos 20% EaD. 2014 (Conferência)
    • TARCIA . Palestra - Caminhos para a Consolidação da EaD. 2014 (Conferência)
    • ZILBOVICIUS, C. ; CEBUKIN, A ; TARCIA ; RAMOS, L H ; GONCALVES, D. A. ; SALVADOR, M. E. . Relato de Experiência Curso de Especialização em Saúde da Família a distância - Projeto UNASUS-UNIFESP na Comunidade de Práticas.. 2014 (Comunicacao)
    • TARCIA . Mesa Redonda intitulada: 20% de EAD nos cursos presenciais: vamos nos preparar'. 2011 (Seminário)
    • TARCIA . Palestra - Contribuições didáticas para o uso das Tecnologias de Educação à Distância e os 20% em EaD no Ensino Presencial. 2011 (Conferência)
    • TARCIA . Palestra - 'A visão dos estudantes sobre EaD hoje no Brasil' na Mesa Redonda de tema: 'Os movimentos em prol da EaD'. 2011 (Conferência)
    • TARCIA . Palestra - Autoria e Interação em EaD. 2011 (Conferência)
    • TARCIA . Apresentação de Trabalhos Científicos. 2011 (Congresso)
    • TARCIA ; COSTA, S.M.C. ; RAMOS, L H ; NAVARRO, R.S. ; RAMOS, M.P. ; BERTOMEU, J.V.Cegatto . Desenho pedagógico para a educação muitliprofissional no curso a distância de especialização em saúde da família da Una-Sus/UNIFESP. 2011 (Congresso)
    • COHRS, C R ; SOARES, RC ; TARCIA ; DOMENICO, E.B.L. de . "Recursos do moodle como aliados no processo educativo de estudantes de um programa de extensão universitária.". 2011 (Congresso)
    • COHRS, C R ; DA SILVA, EC ; TARCIA ; MAGALHÃES, LP ; MACHADO, R V P ; DOMENICO, E.B.L. de . 16º SENPE 2011. 2011 (Congresso)
    • NAVARRO, R.S. ; ABRANCHES, D.C. ; FONOFF, R.D. ; COSSOLIN, G.S.I. ; RAMOS, L H ; RAMOS, M.P. ; CEBUKIN, A ; ALMEIDA, D. ; GARBE, G. ; TARCIA ; HADDAD, AE ; OLIVEIRA. EM . Especialização em Saúde da Família UNASUS/UNIFESP - Experiência de Ensino à Distância Multiprofissional.". 2011 (Outra)
    • BARBIERI, M ; CASTRO, A P ; TARCIA ; DOMENICO, E.B.L. de . "ACOLHE-ONCO: contribuições da extensão universitária na formação profissional e na assitência em saúde.". 2011 (Conferência)
    • NAVARRO, R.S. ; ABRANCHES, D.C. ; COSSOLIN, G.S.I. ; RAMOS, L H ; RAMOS, M.P. ; CEBUKIN, A ; ALMEIDA, D. ; GARBE, G. ; TARCIA ; ZILBOVICIUS, C. ; HADDAD, AE ; OLIVEIRA. EM . Especialização em Saúde da Familia UNASUS/UNIFESP - Experiência de Ensino à Distância Multiprofissional.. 2011 (Congresso)
    • TARCIA ; CABRAL, A. L. T. ; Almendro, Douglas . Processo de formação de professores tutores na área de tecnologia para disciplinas online de cursos de graduação presenciais. 2011 (Simposio)
    • TARCIA ; CORREIA, C.M.F. ; Maria C.Natel ; PISA, Ivan Torres . Promoção da Saúde de Crianças Hospitalizadas por meio de Tecnologias Educativas.. 2010 (Congresso)
    • TARCIA . Dilemas da Escola Pública. 2007 (Congresso)
    • TARCIA . Comunidade Virtual de Mentores e Tutores do Senac - SP. 2003 (Conferência)
    • GELARCH, Guy ; POLO, Mavi ; XAVIER, Gley F.C. ; TARCIA . 15º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2009 (Congresso)
    • GUIMARÃES, L.S.R. ; TARCIA ; MAIA, Marta de C. ; XAVIER, Gley F.C. . Censo EAD.BR - CCBR.BR. 2009 (Congresso)
    • TARCIA ; COSTA, S.M.C. . 15 º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2009 (Congresso)
    • CABRAL, A. L. T. ; TARCIA ; Oliveira de, I.C.A ; CERRI, Stella Aoki . O uso de protótipos pedagógicos para implantação das disciplinas online em cursos de graduação. 2009 (Congresso)
    • TARCIA ; COSTA, S.M.C. ; BARROS, S.N.de O. . Distance Education in Prenatal Care: Pedagogical Dimension in te Specialization Course at UAB/UNIFESP. 2010 (Outra)
    • CAMPOS, C.J.R. de ; SILVA, Antonio Aleixo da ; GARBE, G. ; COSTA, S.M.C. ; TARCIA . A Estratégia de formação continuada na modalidade de educação a distância, por meio da internet, para o profissional da área de Informática em Saúde. 2010 (Congresso)
    • RIBEIRO, A.L. ; TARCIA ; VEIGA, Camila da . Competências profissionais da Área de Informática em Saúde e sua relevância para a formação básica.. 2010 (Congresso)
    • TARCIA ; SILVA, Antonio Aleixo da ; RAMOS, M.P. ; CAMPOS, C.J.R. de ; COSTA, S.M.C. . Modelo bimodal de tutoria do curso de especialização em Informática em Saúde da UAB/UNIFESP. 2009 (Outra)
    • COSTA, S.M.C. ; TARCIA ; BARROS, S.N.de O. ; COSTA, M.F.C.B. da . Contribuições da EaD na área de Pré-natal: o desenho pedagógico como elemento integrador do desenvolvimento do curso de especialização UAB?UNIFESP. 2009 (Outra)
    • TARCIA . Conhecimento a distância. 2010 O Estado Online - RJ
    • TARCIA . II Semana de Estudos sobre a Educação dos Deficientes Mentais. 1982 (Universidade Mackenzie. Faculdade de Letras e Educação; Diretório Central dos Estudantes)
    • TARCIA . I Jornada Salesiana de Sexualidade. 2005 (Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL)
    • TARCIA . VI Congresso Salesiano de Educação 'Escutar o novo: repensando os desafios do mundo juvenil'. 2004 (Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL)
    • TARCIA . 5º Congresso Salesiano de Educação 'Formação de Educadores'. 2003 (Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL)
    • TARCIA . Encontro de Educação, Ciência e Tecnologia. 1989 (Universidade Mackenzie)
    • TARCIA . I Semana de Estudos sobre a Educação dos Deficientes Mentais. 1981 (DAFLE da Universidade Mackenzie)
    • TARCIA . II Congresso de Lógica Aplicada à Tecnologia Laptec 2001. 2001 (SENAC-SP)
    • TARCIA . Encontro de Educação para o Pensar e Educação Social. 2002 (Unisal)
    • TARCIA . I Ciclo de Debates sobre EAD do Centro Unisal e da Faculdade Dom Bosco de Piracicaba. 2007 (Centro Unisal e Faculdade Dom Bosco de Piracicaba)
    • TARCIA . IV Encontro de Educação para o Pensar e Educação Social. 2005 (Centro Universitário Salesiano, Unidade de Ensino de São Paulo)
    • TARCIA . Congresso Internacional ABED - Análise e Seleção de Trabalhos Científicos. 2009 (Associação Brasileira de Educação a Distância)
    • TARCIA ; Lopes, Adriana ; Arruda, Tahiana . Seminário Anual de Avaliação do Programa Ler e Escrever em Instituições de Ensino Superior. 2006 (Secretaria Municipal de Educação - Diretoria de Orientação Técnica DOT G)
    • TARCIA . Congresso Comemorativo do Jubileu de Prata da Obra Social Dom Bosco. 2006 (Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL)
    • TARCIA . Seminário Anual de Avaliação do Programa Ler e Escrever em Instituições de Ensino Superior. 2006 (Secretaria Municipal de Educação - Diretoria de Orientação Técnica - DOT G)
    • TARCIA . II Programa de Integração à Docência. 2011 (Universidade Federal de São Paulo)
    • TARCIA . 17 º Congresso Internacional de Educação a Distância. 2011 (ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância)
    • TARCIA . Curso : Desenvolvimento de Competências para a Prática de Tutoria no Campus Virtual. 2011 (Campus Virtual Cruzeiro do Sul)
    • TARCIA . Coordenou sessão Paralela de temas: "internet para pequenos negócios", "ambientes virtuais de aprendizagem )AVA): A nova geração AVA 2.0" e "EaD no Brasil e na Espanha: um olhar comparativo - Reflexivo, a partir de suas controvérsias e Peculiaridades. 2011 (Associação Brasileira de Educação a Distancia - ABED)
    • TARCIA ; MARTINS, S. L. ; SANTOS, R. H. V. ; SANTOS, L. F. G. . Coordenou a Mesa-Redonda de tema " Os movimentos em prol da EaD". 2011 (Associação Brasileira de Educação a Distancia - ABED)
    • TARCIA . Coordenação da fala técnica Flexibilização curricular no I Fórum de Graduação. 2012 (Universidade Federal de São Paulo)
    • TARCIA ; GOMES, L. . Coordenadora da Mesa Redonda: Contribuições para Consolidação da EaD nas Instituições, com o tema: Caminhos para a Consolidação da EaD. 2014 (Associação Brasioleira de Educação a Distância e Universidade Anhembi Morumbi)
    • TARCIA ; ARAUJO JUNIOR, C. F. ; ANDRADE, L. I. K. ; RAMALHO, W. . Coordenadora da Mesa Redonda: Institucionalização da EaD nas Instituições. 2014 (Associação Brasileira de Educação a Distância e Universidade Anhembi Morumbi)
    • TARCIA . Coordenou sessão de apresentações de Trabalhos Científicos no dia 12 de setembro de 2013, durante o 19° CIAED, com o tema: Bons profissionais fazem bons programas de EaD: como estamos?. 2013 (Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED)
    • TARCIA . Coordenou sessão de Apresentações Especiais no dia 12 de setembro de 2013, durante o 19° CIAED com o tema: Bons profissionais fazem bons programas de EaD: Como estamos?. 2013 (Associação Brasileira de Educação a Distancia - ABED)
    • TARCIA . Coordenadora da Mesa Redonda 07: Social Reading. A leitura social como uma oportunidade para novos caminhos de apendizagem, durante o 19º CIAED. 2013 (Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED)
    • TARCIA . Coordenou sessão de apresentação de Trabalhos Científicos em 09 de setembro de 2013, durante o 19º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, com o tema: Bons profissionais fazem bons programas de EaD: como estamos?. 2013 (Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED)
    • TARCIA . Coordenou sessão de Apresentações Especiais em 11 de setembro de 2013, durante o 19° CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, com o tema: "Bons profissionais fazem bons programas de EaD: como estamos?". 2013 (Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED)
    • TARCIA . Coordenadora do Evento "Oficina de Produção de Material Didático Massive Opem Online Course - MOOC". 2013 (Pró-Reitoria de Extensão - UNIFESP)
    • TARCIA . Coordenou a atividade "Uso das tecnologias de educação a distância no ensino superior e superior". 2011 (Associação Brasileira de Educação a Distância)
    • TARCIA . Integrante do Comitê Científico responsável pela avaliação dos trabalhos submetidos ao 18º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2012 (Associação Brasileira de Educação à Distância)
    • TARCIA . Coordenou a sessão de Apresentações Especiais durante o 20 CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, com o tema EAD e a internacionalização da aprendizagem no Brasil. 2014 (Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED)
    • TARCIA . Membro do Comitê Científico do 20 CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. 2014 (Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED)
    • TARCIA . Oficina sobre a modalidade semipresencial como parte integrante do Programa de Capacitação e Qualificação de Docente para a Educação a Distância - no dia 28/01/16. 2016 (Universidade Cruzeiro de Sul)
    • TARCIA . Oficina sobre a modalidade semipresencial como parte integrande do Programa de Capacitação e Qualificação de Docente para a Educação a Distância, no dia 24/11/2015. 2015 (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • TARCIA . Oficina sobre a modalidade semipresencial, parte integrante do Programa de Capacitação e Qualificação de Docente para a Educação a Distância , no dia 11/11/2015. 2015 (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • TARCIA . Oficina sobre a modalidade semipresencial, parte integrante do Programa de Capacitação e Qualificação de Docente para a Educação a Distância, no dia 18/09/2015. 2015 (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • TARCIA . Na qualidade de Palestrante do Workshop Aprendendo a Aprender da Liga de Pesquisa Científica da UNIFESP. 2015 (Liga Acadêmica de Pesquisa Científica)
    • TARCIA . Oficina sobre a modalidade semipresencial como parte integrande do Programa de Capacitação e Qualificação de Docente para a Educação a Distância, no dia 18/08/2015. 2015 (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • TARCIA . Participou da Mesa Redonda Educação com uso de tecnologias: o papel da linguagem na 12a. Semana Nacional de Ciências e Tecnologia. 2015 (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • TARCIA . Relatora de apresentação de poster intitulado: Construção coletiva e colaborativa do conhecimento: papel dos fóruns de discussão no Curso de Especialização em Saúde da Família da UNA-SUS/UNIFESP - no I Simpósio Internacional de Metodologias Participativas na Construção do Conhecimento Tema: Vivências em Saúde, Ciências Humanas e Sociais. 2015 (Pró-Reitoria de Extensão da UNIFESP)
    • TARCIA . Avaliadora no VIII Encontro de Iniciação Científica do Centro Universitário Álvares Pentgeado - FECAP. 2015 (Centro Universitário Álvares Penteado)
    • TARCIA . Mini-curso on-line : Aspectos Pedagógicos, estratégias Linguísticas e Recursos Tecnológicos' no I Workshop Aprender na Prática com EAD. 2006 (Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL)
    • TARCIA ; KOPKE FILHO, Henrique . Curso no Ciclo de Cursos ABED em EaD 'Desenvolvimento de papers e de artigos científicos'. 2007 (ABED - Associação Brasileira de Educação à Distância e UNISAL - Centro Universitário Salesiano)
    • TARCIA . Curso no 5º Seminário Nacional ABED de Educação a Distância 'Desenvolvimento de projetos educativos a distância'. 2007 (ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância)
    • TARCIA . Ciclo de Cursos ABED em EAD :. 2009 (Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED)
    • TARCIA . Disciplina de Informática em Saúde I - Curso de Ciências Biológicas (Modalidade Médica). 2009 (Universidade Federal de São Paulo)
    • TARCIA . Atuação do Estagiário no NEAD. 2007 (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • TARCIA . A semipresencialidade na UNICSUL. 2008 (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • TARCIA . A Sempresencialidade na UNICSUL. 2007 (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • TARCIA . O papel de mediador do tutor no processo de construção do conheciemnto do aluno em Ambientes Virtuais. 2008 (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • TARCIA . Curso de Aperfeiçoamento a Distância Formação de Professores para Educação em Ambientes Virtuais. 2008 (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • TARCIA . Tutores: Perfil e Papéis na Prática Educativa em Ambientes Virtuais. 2008 (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • TARCIA . Aprendizagem em Ambientes Virtuais. 2008 (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • TARCIA . Didática para Ambientes Virtuais. 2008 (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • TARCIA . Curso Projeto cofweb@UAB: Conferência WEB para a Universidade Aberta do Brasil. 2009 (Escola Superior de Redes - RNP)
    • TARCIA . Curso de Pós-Graduação em Educação Sexual - Lato Sensu. 2006 (Centro Iniversitário Salesiano de São Paulo -)
    • TARCIA . Curso de Pós-Graduação em Educação Sexual - Lato Sensu. 2007 (Centro Universitário Salesiano de São Paulo)
    • TARCIA . Curso de Capacitação dos alunos pesquisadores do Programa Ler e Escrever - Curso de Pedagogia. 2006 (Centro Universitário Salesiano de São Paulo)
    • TARCIA . MC 11 - Práticas de tutoria em ambientes virtuais de aprendizagem. 2011 (Associação Brasileira de Educação a Distância)
    • TARCIA . Curso de Capacitação para o Processo de Seleção de Tutores do Campus Virtual Cruzeiro do Sul. 2011 (Campus Virtual Cruzeiro do Sul)
    • TARCIA . Curso: Desenvolvimento de Competências para prática de Tutoria no Campus Virtual. 2011 (Campus Virtual Cruzeiro do Sul)
    • TARCIA . Ministrou a aula 'Análise sócio-histórica do ensino superior no Brasil (1970-2012), no Programa de Pós-Graduação, Mestrado Ensino em Ciências da Saúde, modalidade Profissional. 2012 (CEDESS - UNIFESP)
    • TARCIA . Ministrou a aula 'Inserção das Novas Tecnologias no contexto do ensino superior no Brasil. 2012 (CEDESS - UNIFESP)
    • TARCIA . O uso de novas tecnologias no ensino superior - TIC´s no dia 04 de novembro de 2014. 2014 (Faculdade de Odontologia, Faculdade de Saúde Pública, Escola de Enfermagem, Instituto de Psicologia - USP)
    • TARCIA . O uso de novas tecnologias no ensino superior - TIC´s no dia 06 de outubro de 2015. 2015 (Faculdade de Odontologia, Faculdade de Saúde Pública, Escola de Enfermagem, Instituto de Psicologia)
    • TARCIA . Curso de Aperfeiçoamento a Distância Formação de Professores para Educação em Ambientes Virtuais. 2008 (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • TARCIA . A linguagem como agente facilitador na construção das relações interpessoais em sala de aula. 2000
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 2
    • TARCIA . Guia de Aluno dos Cursos de Graduação Oferecidos na Modalidade a Distância pelo Campus Virtual Cruzeiro do Sul. 2011 (Guia)
    • TARCIA . Guia para a Prática de Tutoria no Campus Virtual Cruzeiro do Sul. 2011 (Guia)
    • Nome do projeto: Desenvolvimento de pesquisa acerca de metodologias de ensino a distância e definição de design instrucional para cursos de graduação e e de pós-graduação na modalidade a distância ( Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: TARCIA .
    • Nome do projeto: Atualização e Inovação em EAD: Programa de Formação de Tutores por Webconferência (2010 Atual)
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: TARCIA .
      Descrição: Descrição: Coordenação: Monica Parente O curso está organizado a partir de quatro eixos: fundamentos teóricos em EAD, comunidades de aprendizagem, práticas de tutoria e avaliação de material. Os encontros serão realizados por meio de webconferências conforme cronograma, a seguir. Os participantes também terão possibilidade de participar dos fóruns de discussão, repositório de textos e avaliação. O curso será de 72 horas. . Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Integrantes: Claudia Barsottini - Integrante / João Vicente Bertomeu - Integrante / Monica Parente - Integrante / Lucila Maria Pesce de Oliveira - integrante / RITA MARIA LINO TARCIA - Coordenador. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro..
    • Nome do projeto: Edital Prodocência 028/2010 (2010 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TARCIA .
      Descrição: Descrição: Coordenação: Profa. Dra. Celia Giglio. Pesquisadores participantes: professores das licenciaturas da Unifesp. O projeto tem por objetivo contribuir para elevar a qualidade dos cursos de licenciatura, na perspectiva de valorizar a formação e a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Integrantes: Celia Giglio - Coordenador / Lucila Maria Pesce de Oliveira - RITA MARIA LINO TÁRCIA- Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro..
    • Nome do projeto: Novas abordagens no Ensino a Distância: A Videoconferência como o espaço efetivo de Aprendizagem na Universidade Anhembi Morumbi (1999 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARCIA , GOSCIOLA, V .
      Descrição: Relatório de Pesquisa
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: 1985
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística: Semiótica e Lingúística Geral
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1994
    • Doutorado:
      • Curso: Letras: Linguística: Semiótica e Linguística Geral
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade São Judas Tadeu
        Ano de conclusão: 1987
    • Centro Universitário Salesiano São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Universidade de Sorocaba:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1998 - 2004 ).
        Outras informações: Professor de Pós-Graduação
    • Centro Universitário Senac:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2003 ).
    • Universidade Anhembi Morumbi:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Universidade Presbiteriana Mackenzie:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1988 - 1998 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Cruzeiro do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
    • TerraForum Consultores:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: Consultora nos projetos de educação a distância e de educação corporativa (e-learning), tendo participado de trabalhos da VALE, Bradesco, Syngenta e Petrobrás
        Outras informações: Consultor Sênior
    • Revista de Ciências da Educação (Aparecida):
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Associação Brasileira de Educação a Distância:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Universidade Anhembi Morumbi:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (1999 - 2000 ).
        Outras informações: Docente
    • Universidade Cidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2013 - Atual ).
        Outras informações: A UNICID faz parte da Cruzeiro do Sul Educacional.
        Outras informações: Coordenadora Pedagócica