Maria Eta Vieira
-
Resumo
-
Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1993) e Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2001). Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Atuou em cursos de formação de professores e de Português e Espanhol e coordenação do Curso Lato Sensu em Língua Espanhola da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em línguas estrangeiras modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: letras, educação, aprendizagem e ensino de português língua estrangeira (PLE) e espanhol língua estrangeira (ELE).
-
-
Linhas de pesquisa
- Ensino e Aprendizagem de Espanhol
- Pesquisas em ensino de língua espanhola
- Formação de Professores de Espanhol
- Lingüística Contrastiva
- Metodologia do Ensino de Espanhol
-
Livros publicados: 6
- FERNANDEZ, G. E. ; VIEIRA, M. E. ; KANASHIRO, D. S. K. ; RINALDI, S. ; SANTOS, Jefferson Januário . Publicidade e Propaganda: o vídeo nas aulas de língua estrangeira. São Paulo : Companhia Editora Nacional, 2009 . 272p. ISBN: 9788504016024.
- FERNANDEZ, G. E. ; VIEIRA, M. E. ; KANASHIRO, D. S. K. ; FLAVIAN, E. ; BAPTISTA, L. M. T. R. ; CALLEGARI, M. V. ; RINALDI, S. . Verbos, Preposições e mudanças de sentido: contrastes espanhol-português. São Paulo : Companhia Editora Nacional, 2009 . 240p. ISBN: 9788504016017.
- VIEIRA, M. E. ; FERNANDEZ, G. E. ; CALLEGARI, M. V. . Investigar en lengua extranjera - normas y procedimientos. São Paulo : Companhia Editora Nacional, 2008 . 126p. ISBN: 9788504013139.
- CALLEGARI, M. V. ; BAPTISTA, L. M. T. R. ; FLAVIAN, E. ; KANASHIRO, D. S. K. ; RINALDI, S. ; VIEIRA, M. E. . Acércate! - Juventud - Volume do Professor. São Paulo : , 2007 . 56p. ISBN: 9788508108480.
- CALLEGARI, M. V. ; KANASHIRO, D. S. K. ; VIEIRA, M. E. ; BAPTISTA, L. M. T. R. ; FLAVIAN, E. ; RINALDI, S. . Acércate! - Juventud - Volume do Aluno.. São Paulo : Ática, 2007 . 56p. ISBN: 9788508108.
- FERNANDEZ, G. E. ; BAPTISTA, L. M. T. R. ; VIEIRA, M. E. ; CALLEGARI, M. V. ; RINALDI, S. . Pongamos en claro. Expresiones idiomáticas: valores y usos.. São Paulo : Editora Ática, 2004 . 112p. ISBN: 85080923.
-
Artigos completos publicados em periódicos: 1
- VIEIRA, M. E. ; FERNANDEZ, G. E. ; BAPTISTA, L. M. T. R. ; CALLEGARI, M. V. ; RINALDI, S. . La fraseología: entre el lenguaje real y la clase de E/LE Trabalhos em Lingüística Aplicada , v. 44 , p. 37 - 58 , 2005. ISSN: 01031813.
-
Trabalhos em Anais: 1
- VIEIRA, M. E. ; FERNANDEZ, G. E. ; BAPTISTA, L. M. T. R. ; CALLEGARI, M. V. ; RINALDI, S. . . Vamos al grano y salgamos de apuros: las expresiones idiomáticas no son un lío!. In: X Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes. , 2003 , São Paulo. Actas del X Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes.. São Paulo : Embajada de España en Brasil - Consejería de Educación. Ministerio de Educación, Cultura y Deporte, 2003. p. 208 - 212.
-
Outras Produções Bibliográficas: 1
- VIEIRA, M. E. ; NEGRONI, M. M. G. . Os modos de dizer do sujeito no discurso acadêmico. São Paulo : Cortez Editora , 2008 (Tradução)
-
Apresentações de Trabalho: 1
- FERNANDEZ, G. E. ; CALLEGARI, M. V. ; RINALDI, S. ; BAPTISTA, L. M. T. R. ; VIEIRA, M. E. . Vamos al Grano y salgamos de Apuros: !las expresiones idiomática no son un lío!. 2002 (Outra)
-
Organização de eventos: 1
- VIEIRA, M. E. . I HUNICON - Congresso de Humanas da UNICSUL. 2004 (Universidade Cruzeiro do Sul)
-
Projetos de Pesquisa: 4
-
Nome do projeto: Pesquisa: estudo contrastivo de expressões idiomáticas - esp (2002
- 2004
Natureza: Pesquisa
Integrantes: FERNANDEZ, G. E. , BAPTISTA, L. M. T. R. , CALLEGARI, M. V. , RINALDI, S. , VIEIRA, M. E. .
Descrição: Projeto desenvolvido sem financiamento pelo Grupo de Pesquisa Ensino/aprendizagem de Espanhol, cadastrado no CPNq. Tratou-se de pesquisa realizada entre 2002 e 2004 pelos integrantes do grupo em referência, com o propósito de caracterizar, classificar e relacionar expressões idiomáticas do espanhol. A partir de estudos teóricos e revisão bibliográfica que direcionaram o trabalho aos estudos de Penadés Martínez (1999), Tagnin (1989) e Zuluaga (1980), fez-se um levantamento dessas unidades fraseológicas presentes em livros didáticos de espanhol e a correspondente análise. Numa etapa posterior, elaboraram-se atividades didáticas para sua prática em sala de aula, assim como glossários que incluem equivalências e/ou traduções ao português. Esta pesquisa redundou em várias apresentações sob a forma de oficinas e comunicações, em um artigo ("La fraseología: entre el lenguaje real y la clase de E/LE") publicado na Revista Trabalhos em Lingüística Aplicada: 44(1) e em um livro, de caráter paradidático ("Expresiones idiomáticas: valores y usos"), publicado pela Editora Ática. -
Nome do projeto: Estudo contrastivo de regência verbal em espanhol e portuguê (2004
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: FERNANDEZ, G. E. , BAPTISTA, L. M. T. R. , CALLEGARI, M. V. , RINALDI, S. , DURAO, A. B. A. B. , KANASHIRO, D. S. K. , VIEIRA, M. E. .
Descrição: Pesquisa em desenvolvimento do Grupo de Pesquisa Ensino/Aprendizagem de Espanhol, cadastrado no CNPq, iniciada em 2004. Tema da pesquisa: estudo constrastivo da regência verbal em espanhol e em português. Este trabalho, sem financiamento, dedica-se ao estudo de verbos espanhóis selecionados a partir de critério de freqüência, que admitem mais de uma preposição antes do complemento, o que, conseqüentemente, provoca alteração no seu significado. Concluída a seleção de cinqüenta verbos, realizou-se o levantamento de exemplos reais nos quais figuram as diferentes regências admitidas por cada um deles. Na etapa atual, o grupo dedica-se à elaboração de atividades didáticas que permitam aos estudantes a aprendizagem e fixação dos usos e valores de tais verbos e preposições em contraste com a língua portuguesa. Simultaneamente, está em fase de conclusão a elaboração de um capítulo teórico, que pretende oferecer subsídios tanto a alunos quanto a professores a respeito do assunto. -
Nome do projeto: Elaboração de projetos de pesquisa em língua espanhola (2006
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: FERNANDEZ, G. E. , CALLEGARI, M. V. , DURAO, A. B. A. B. , VIEIRA, M. E. .
Descrição: Elaboração de material de apoio para docentes e futuros pesquisadores sobre a estrutura de projetos de pesquisa em língua espanhola, com descrição do campo de conhecimento, áreas, subáreas e temas de pesquisa, bem como sobre os principais tipos de trabalhos acadêmicos. Observa-se que, de maneira geral, estudantes de cursos de graduação - Letras/Espanhol - de diferentes estados do país apresentam dificuldades no momento de elaborar projetos de pesquisa, tanto em nível de Iniciação Científica quanto em nível de Pós-Graduação. Além disso, são recorrentes as dúvidas quanto aos campos de conhecimento, áreas e inclusive temas que merecem ou que podem ser investigados. Da mesma forma, muitos desses estudantes desconhecem os principais procedimentos administrativos que afetam a realização de pesquisas vinculadas a instituições públicas. Esta pesquisa, iniciada em 2006 pelo Grupo de Pesquisa Ensino-Aprendizagem de Espanhol, cadastrado no CNPq e que não conta com financiamento, pretende, ao seu término, tornar acessíveis tais informações ao público universitário através de sua publicação sob a forma de livro. -
Nome do projeto: O vídeo publicitário nas aulas de língua estrangeira (2008
- 2009
Natureza: Pesquisa
Integrantes: FERNANDEZ, G. E. , RINALDI, S. , KANASHIRO, D. S. K. , SANTOS, Jefferson Januário , VIEIRA, M. E. .
Descrição: Esta pesquisa tem como eixo a utilização de vídeos autênticos em aulas de língua estrangeira. Parte-se de um estudo teórico que pretende refletir sobre o uso de vídeos publicitários nas aulas de línguas estrangeiras para níveis e segmentos variados e, num segundo momento, apresentar propostas de atividades didáticas para sua exploração com objetivos variados (compreensão oral e/ou escrita, produção oral e/ou escrita, análise de gêneros textuais, etc.). Esta pesquisa vincula-se às atividades do Grupo de Pesquisa Ensino-aprendizagem de espanhol - CNPq/USP.
-
Nome do projeto: Pesquisa: estudo contrastivo de expressões idiomáticas - esp (2002
- 2004
-
Formação Acadêmica: 3
-
Graduacao:
-
Curso: Licenciatura em Letras
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2007
-
Curso: Letras
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 1993
-
Curso: Licenciatura em Letras
-
Mestrado:
-
Curso: História Social
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2001
-
Curso: História Social
-
Doutorado:
-
Curso: Educação
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2010
-
Curso: Educação
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 7
-
Universidade Cruzeiro do Sul:
-
Tipo de vínculo: Livre (2001 -
2008
).
Outras informações: Professor Adjunto
-
Tipo de vínculo: Livre (2001 -
2008
).
-
Universidade Cidade de São Paulo:
- Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2003 ).
-
Universidade "Camilo Castelo Branco:
-
Tipo de vínculo: Livre (1994 -
2000
).
Outras informações: Professora
-
Tipo de vínculo: Livre (1994 -
2000
).
-
E.E.P.S.G. e Centro de Estudos de Línguas "Prof. Pedro Casemiro Leite":
-
Tipo de vínculo: Livre (1992 -
1994
).
Outras informações: Professora
-
Tipo de vínculo: Livre (1992 -
1994
).
-
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
-
Tipo de vínculo: Outro (2002 -
Atual
).
Outras informações: Pesquisadora
-
Tipo de vínculo: Outro (2002 -
Atual
).
-
Educação e Pesquisa (USP):
- Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
-
Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP:
-
Tipo de vínculo: Livre (2008 -
2009
).
Outras informações: n/c
-
Tipo de vínculo: Livre (2008 -
2009
).
-
Universidade Cruzeiro do Sul: