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Bruna Soares Polachini

    • Doutora em Letras pelo Programa de Semiótica e Linguística Geral da Universidade São Paulo (USP), entre 2013 e 2017, na área de Historiografia Linguística. Na tese de doutorado faz uma historia serial da gramaticografia brasileira de língua portuguesa oitocentista, considerando duzentas gramáticas publicadas no período, e observa a evolução conceitual do verbo substantivo e conceitos atrelados a ele em dezoito gramáticas do mesmo período, sob orientação da Profa. Dra. Olga Ferreira Coelho Sansone. Entre abril e junho de 2016, foi pesquisadora visitante na KU Leuven (Bélgica), sob supervisão do Prof. Dr. Pierre Swiggers e do Prof. Dr. Toon Van Hal. Obteve título de Mestra em Letras, também pela Universidade de São Paulo, com uma pesquisa em que estudou o tratamento da sintaxe apresentado em seis gramáticas brasileiras do século XIX em suas camadas teórica, técnica, documental e contextual, sob orientação da Profa. Dra. Olga Ferreira Coelho Sansone. É Bacharel (2011) em Letras (Português e Linguística) pela mesma Universidade e pesquisadora do Centro de Documentação e Historiografia Linguística (CEDOCH-FFLCH/USP), coordenado pelas Profas. Dras. Cristina Altman e Olga Ferreira Coelho Sansone, e do Grupo de Estudos de Filosofia e História das Ideias Pedagógicas (GEFHIPE-FE/USP), coordenado pela Profa. Dra. Carlota Boto. Atualmente é pós-doutoranda no projeto temático "SABERES E PRÁTICAS EM FRONTEIRAS: por uma história transnacional da educação (1810-...)", com bolsa FAPESP, sob supervisão da Profa. Dra. Carlota Boto (FE-USP).

       

      Links:    

    • POLACHINI, B. S. ; DANNA, STELA MARIS DETREGIACCHI GABRIEL ; RODRIGUES, J. C. ; BORGES, P. S. . Cadernos de Historiografia Linguística do CEDOCH: VII MiniENAPOL de Historiografia Linguística (2013). São Paulo : FFLCH, 2015 . 167p. ISBN: 9788575062630.
    • MOSTARO, C. ; POLACHINI, B. S. . Apropriações da pedagogia moderna na Escola Normal de São Paulo: convergências e divergências entre Silva Jardim e Camillo Passalacqua (1884 a 1887) CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 22 , p. 1 - , 2023. ISSN: 19827806.
    • POLACHINI, B. S. . A trajetória da Gramática (trans)Nacional de Caldas Aulete: livros em viagem https://doi.org/10.48751/CAM-X5NM-WH90 , v. 18 , p. 1 - 16 , 2022. ISSN: 2183317X.
    • POLACHINI, B. S. . A história serial como método para a história dos conhecimentos linguísticos PORTO DAS LETRAS , v. 6 , p. 55 - 86 , 2020. ISSN: 24480819.
    • POLACHINI, B. S. . Análise de textos e metatextos gramaticais: Costa Duarte (1829, 1853, 1859, 1877) e Bithencourt (1862) sobre o 'verbo substantivo' Cadernos de Pós Graduação em Letras (Online) , v. 16 , p. 17 - 30 , 2016. ISSN: 18094163.
    • POLACHINI, B. S. . Verbos impessoais e unipessoais em gramáticas brasileiras oitocentistas do português Revista Argentina de Historiografia Linguistica , v. 7 , p. 55 - 67 , 2015. ISSN: 18521495.
    • POLACHINI, BRUNA SOARES ; DANNA, STELA MARIS DETREGIACCHI GABRIEL . Dados sintáticos do português brasileiro em gramáticas brasileiras oitocentistas Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 45 , p. 192 - 202 , 2016. ISSN: 14130939.
    • POLACHINI, B. S. . Em busca de uma rede conceitual na gramaticografia brasileira oitocentista do português: a cópula em Sotero dos Reis (1866, 1871, 1877) e em Carneiro Ribeiro (1877) Cadernos de Pós Graduação em Letras (Online) , v. 15 , p. s.n. - s.n. , 2015. ISSN: 18094163.
    • COELHO, O. ; DANNA, S ; POLACHINI, B. S. . O Português do Brasil em gramáticas brasileiras do século XIX CONFLUÊNCIA (RIO DE JANEIRO) , v. 1 , p. 115 - 141 , 2014. ISSN: 14157403.
    • POLACHINI, B. S. . Considerações sobre o impacto da grammaire générale et raisonnée de port-royal (1660) no tratamento da sintaxe de gramáticas brasileiras do português do século XIX Confluência (Rio de Janeiro) , v. 39/40 , p. 296 - 314 , 2012. ISSN: 14157403.
    • POLACHINI, B. S. . A gramática brasileira de língua portuguesa no século 19: um estudo de caso sobre a descrição do verbo haver. História das Línguas, História da Linguística: homenagem a Carlos Alberto Faraco, v. 1, p. 143 - 162, 2020.
    • POLACHINI, B. S. . Para uma história de conceitos. Historiografia Linguística no Brasil (1993-2018): história e estudos, v. , p. 1 - , 2018.
    • POLACHINI, BRUNA SOARES . Uma proposta de periodização ?complexa? para a gramaticografia oitocentista do português. Cadernos da Historiografia Linguística do CEDOCH: VII MiniENAPOL de Historiografia Linguística (2013), v. 1, p. 18 - 33, 2016.
    • POLACHINI, B. S. . Difficulties in dealing with continuities and discontinuities in 19th-century Brazilian grammar's treatment of syntax: A "complex" periodization. Tradition and Innovation in the History of Linguistics. Contributions from the 13th International Conference on the History of the Language Sciences (ICHoLS XIII), Vila Real, 25-29 August 2014, v. 1, p. 286 - 295, 2016.
    • POLACHINI, B. S. . A didatização da gramática de língua portuguesa no século XIX: alguns exemplos. 2023 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . As duas primeiras gramáticas de autoria feminina no Brasil: Bandeira (1897) e Maia (1899). 2023 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Apropriações da pedagogia moderna na Escola Normal de São Paulo: Silva Jardim e Camillo Passalacqua (1884 a 1887). 2023 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . As gramáticas oitocentistas da Biblioteca da Escola Normal de São Paulo. 2023 (Conferência)
    • POLACHINI, B. S. . O caderno de Norberto (1902): o ensino de história da língua portuguesa na Escola Normal de São Paulo na virada do século. 2022 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . The construction of the image of a bookstore in 19th century Rio de Janeiro: circulation of textbooks. 2022 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. ; SILVA, A. R. E. . O século XIX na Revista Brasileira de História de Educação: balanço historiográfico (2001-2021). 2022 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. ; MOSTARO, C. . Pedagogias em disputa: Silva Jardim e Camillo Passalacqua na Escola Normal de São Paulo (1884/1887). 2022 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Estratégias didáticas em gramáticas portuguesas oitocentistas do acervo biblioteca da Escola Normal de São Paulo. 2021 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . A sala de aula no texto gramatical: análise de duas edições da Grammatica Nacional, de Caldas Aulete (1864, 1885). 2021 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . A coleção de obras gramaticais da biblioteca da Escola Normal de São Paulo (1875-1900). 2021 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . O lugar do 'artigo' na taxionomia de classe de palavras apresentada em gramáticas brasileiras oitocentistas do português. 2016 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . O conceito de 'complemento' no tratamento da sintaxe da gramática brasileira oitocentista do português. 2016 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . O lugar do 'artigo' em gramáticas brasileiras oitocentistas do português. 2016 (Comunicacao)
    • COELHO, O. ; POLACHINI, B. S. . Sobre fatores externos e internos do conhecimento: uma abordagem historiográfica. 2017 (Conferência)
    • POLACHINI, B. S. . Uma rede conceitual na gramaticografia brasileira do português do século XIX. 2017 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Uma história serial e conceitual da gramaticografia brasileira de língua portuguesa. 2017 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . A rede conceitual da 'cópula' nas duas gramáticas de Carneiro Ribeiro (1877 e 1890). 2015 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. ; DANNA, S . Dados sintáticos do PB em gramáticas brasileiras oitocentistas. 2015 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Em busca de uma rede conceitual: o verbo substantivo na gramaticografia brasileira oitocentista. 2015 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . O conteúdo dinâmico de verbo substantivo em duas edições da Grammatica Portugueza de Ribeiro (1881, 1885). 2015 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Difficulties to deal with continuities and discontinuities in nineteenth century Brazilian grammar?s treatment of syntax: a ?complex? periodization. 2014 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . O tratamento da sintaxe em Soares Barbosa (1822) e Sotero dos Reis (1866, 1868): mapeamento da relação epistemológica travada entre as duas obras. 2014 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Um programa de estudos, duas gramáticas: análise de Pacheco & Lameira (1887) e Maciel (1887) no contexto da publicação do Programa de Estudos de F. Barreto (1887). 2014 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Levantamento exaustivo das gramáticas brasileiras do português oitocentistas: metodologia e resultados parciais. 2014 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . O ?Verbo substantivo? em gramáticas brasileiras do século XIX. 2014 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Uma proposta de periodização ?complexa? para a gramaticografia brasileira oitocentista do português. 2013 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . O aspecto analítico da sentença em duas edições da 'Grammatica Portugueza' de Julio Ribeiro. 2012 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . O tratamento do verbo impessoal ?haver? em Ribeiro (1881) e Maciel ([1894]1902). 2012 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . O conceito de 'linguagem' nas 'Noções Propedeuticas' da Grammatica Descriptiva de Maximino Maciel. 2011 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Um mapeamento do conceito de 'gramática geral' ou 'universal' em textos brasileiros do século XIX. 2011 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Uma primeira aproximação do conceito de gramática em textos brasileiros do século XIX. 2011 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . As fontes de dados linguísticos de duas gramáticas brasileiras do português do século XIX. 2013 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . A concepção de ?elipse? de Sotero dos Reis (1862 e 1866) e possíveis influências da gramática filosófica francesa. 2013 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Aspectos contextuais da Grammatica Portugueza (1881) de Ribeiro. 2013 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . A sintaxe figurada em gramáticas brasileiras do português do século XIX. 2013 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Elipse em gramáticas brasileiras do português do século XIX: desvio ou complemento da regras. 2012 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Verbos impessoais e unipessoais do em gramáticas brasileiras oitocentistas do português. 2012 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Considerações sobre o impacto da Grammaire Générale et Raisonnée de Port-Royal (1660) na concepção sentença de gramáticas brasileiras do português do século XIX. 2012 (Comunicacao)
    • ALTMAN, M. C. ; COELHO, O. ; DANNA, S ; POLACHINI, B. S. ; BORGES, P. S. ; RODRIGUES, J. C. ; CARNEIRO, R. ; CUNHA, A. ; RAGI, R. ; BRAGA, M. ; NETO, M. . Dicionário e Tratados de Ortografia: em torno do 'gênio' da língua e dos instrumentos para capturá-lo. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • POLACHINI, B. S. ; RODRIGUES, J. C. ; BORGES, P. S. ; DANNA, S . VII Mini Enapol de Historiografia Linguística. 2013 (CEDOCH (Universidade de São Paulo))
    • POLACHINI, B. S. ; BORGES, P. S. ; RODRIGUES, J. C. ; DANNA, S ; VIEL, M. ; TAMACHIRO, R. ; SANTOS, W. ; GOMES, J. . O conceito de gramática na tradição de descrição ibero-americana (século XV a XIX). 2013 (CEDOCH (Universidade de São Paulo))
    • POLACHINI, B. S. ; RODRIGUES, J. C. ; BORGES, P. S. ; DANNA, S . MiniCurso de Historiografia Linguística com Pierre Swiggers. 2013 (CEDOCH (Universidade de São Paulo))
    • POLACHINI, B. S. ; BIKELIS, E. S. ; SANTOS, W. ; DANNA, S . VIII MiniEnapol de Historiografia Linguística da USP. 2015 (CEDOCH/DL/FFLCH/USP)
    • ALTMAN, M. C. ; BORGES, P. S. ; COELHO, O. ; CUNHA, A. ; DANNA, S ; POLACHINI, B. S. ; RAGI, R. ; RODRIGUES, J. C. . VI Mini Enapol de Historiografia Linguística. 2011 (CEDOCH (Universidade de São Paulo))
  • Projetos de Pesquisa: 5
    • Nome do projeto: Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: POLACHINI, B. S. , SILVA, V. B. , CATANI, J. , OLIVEIRA, B. C. , MURAMOTO, M. F. , MOSTARO, C. , BREYMAIER, S. C. , ROCHA, H. H. P. , ALBUQUERQUE, S. L. , PAULILO, A. L. , LIMA, A. L. G. , GALEGO, R. , VICENTINI, P. P. , BOTO, C. J. M. C. R. , SOUZA, R. F. , BITTENCOURT, C. M. F. , VALDEMARIN, V. T. , BONTEMPI JR, B. , VIDAL, D. , TOLEDO, M. R. A. , MUNAKATA, K. , FERRERO, T. , GUIRAO, N. C. F. , SILVA, A. R. E. , GIARDINO, J. .
      Descrição: Este projeto se inscreve no que a literatura educacional contemporânea vem denominando história transnacional da educação. Por cruzar fronteiras, essa referência historiográfica redefine territórios e dispõe as histórias nacionais no interior de contextos internacionais, apresentando relações transnacionais, conexões, interdependências. Mais especificamente, o projeto foca na circulação de sujeitos, de artefatos, de saberes e de práticas entre o Brasil e demais países do mundo, no período que se estende do princípio do século XIX aos dias atuais. Tem como marco inicial a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro, momento de implantação da primeira imprensa régia em terras brasileiras e de iniciativas que levariam à primeira lei geral do ensino primário, de 1827, e à criação dos cursos secundários e superiores, além das primeiras escolas normais. Desfolha as apropriações, intercâmbios, partilhas e trocas de conhecimentos e de ações em nível internacional que desde então se processaram, procurando compreender como esse universo simbólico inscreveu marcas de inovação nas diferentes tradições que compunham e compõem os saberes e as práticas educacionais ainda na atualidade. De modo a viabilizar essa proposta, o Projeto constitui-se em torno de quatro eixos temáticos, assim denominados: 1) arquivos digitais e bibliotecas: história do livro e da leitura; 2) sujeitos e artefatos: movimentos e vestígios; 3) inovação e tradição: fugas e contrapontos; 4) material didático para o ensino público e formação docente. Cada um desses eixos é coordenado por dois pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições paulistas e estrangeiras..
    • Nome do projeto: CURSO DE ATUALIZAÇÃO: Leitura e escrita sob a clivagem da história - cenários e perspectivas (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: POLACHINI, B. S. , BOTO, C. J. M. C. R. , SANTOS, R. R. , SILVA, A. R. E. , GOIS, M. R. , COLOMBO, M. A. C. , GUIRAO, N. C. F. , FERRERO, T. , MOSTARO, C. , MURAMOTO, M. F. , OLIVEIRA, B. C. , GIARDINO, J. , ALMEIDA, T. , SANTOS, S. .
      Descrição: Descrição: Esta disciplina tem por objetivo geral a identificação de alguns aspectos da trajetória histórica da leitura e da escrita, dos modos de ler e de escrever no mundo ocidental, bem como suas repercussões pedagógicas. Para tanto, no que toca aos objetivos específicos, o pós-graduando deverá: a) reconhecer o tema da leitura e da escrita como objeto de investigação e de estudo; b) identificar os modelos de leitura e da escrita da Grécia e de Roma; c) distinguir o modelo de leitura monástica dos procedimentos da leitura escolástica; d) reconhecer as inovações acarretadas pelo texto impresso; e) identificar o papel da Reforma e da Contrarreforma nas práticas e leitura; f) discernir o papel político da leitura Iluminista; g) identificar o lugar social ocupado pela escola nas práticas de leitura dos séculos XIX e XX; h) reconhecer o impacto e a organização de um novo formato de leitura, provocado pela internet..
    • Nome do projeto: Grupo de pesquisa da Cátedra José Bonifácio - USP (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: POLACHINI, B. S. , DALLARI , CASTELHANO, A. P. M. S. F. , PECEQUILO, C. S. , ZIBETTI, F. W. , DAMIANI, G. D. S. D. , MARRECO , MENDONCA, M. G. , PEREIRA, W. P. .
      Descrição: A Cátedra José Bonifácio (CJB) é um programa de apoio à pesquisa instituído pela Universidade de São Paulo com a finalidade de recolher, produzir e disseminar conhecimento sobre a Ibero-América. Instalada no Instituto de Relações Internacionais (IRI) e gerida pelo Centro Ibero-americano (CIBA), a CJB desenvolve um amplo conjunto de atividades e reúne pesquisadores em torno de lideranças sociais e políticas desse espaço de integração. O Grupo de Pesquisa tem por objetivo promover a reflexão sobre temas relacionados ao espaço ibero-americano em sua atualidade, considerando-se os elementos de identidade comuns às sociedades dos países ibéricos e latino-americanos, entre as quais a brasileira, bem como a intensificação do quadro de relacionamento entre essas sociedades. A produção do Grupo de Pesquisa se reflete nas coletâneas publicadas anualmente pela CJB, de livre acesso em http://www.livrosabertos.edusp.usp.br/edusp/catalog/category/relacoes-internacionaisTema específico: "Europa e América Latina num contexto de polarização mundial: caminhos e desafios sociais, políticos, econômicos e culturais para uma cooperação necessária."
    • Nome do projeto: CURSO DE EXTENSÃO: Leituras e desafios do mundo contemporâneo: do giz às margens (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: POLACHINI, B. S. , BOTO, C. J. M. C. R. , SANTOS, R. R. , SILVA, A. R. E. , GOIS, M. R. , COLOMBO, M. A. C. , GUIRAO, N. C. F. , FERRERO, T. , PARRA, M. .
      Descrição: Este evento tem como principal objetivo estimular a reflexão e fomentar o debate sobre leituras e desafios que envolvem o mundo contemporâneo, com destaque para a realidade brasileira. A escolha inicial da temática de cada encontro decorre de uma aproximação ao que se considera indispensável para o processo formativo de educadores e futuros professores. Para tanto, pretende-se favorecer as seguintes competências e habilidades: a) promover o reconhecimento da leitura como objeto de investigação e estudo, considerando as diversas apropriações dos sujeitos; b) os modelos de leituras que se inserem no contexto brasileiro; c) identificar o lugar social ocupado pela escola nas práticas de leitura; d) retraçar novas abordagens para o combate ao racismo e machismo na sociedade contemporânea; e) reconhecer o impacto e a organização de um novo formato de leitura, provocado pela cosmovisão da internet. Devido a atual impossibilidade de encontros presenciais e a limitação do acesso físico à universidade e seus recursos oferecidos, este projeto tem por proposta oferecer caminhos e alternativas para difusão de saberes nesse contexto adverso. Para tal, foram estruturados cinco encontros virtuais promovidos mensalmente por iniciativa do Grupo de Estudos de Filosofia e História das Ideias Pedagógicas (GEFHIPE). Tais encontros consistem em promover o diálogo sobre temáticas fundamentais a respeito do mundo contemporâneo, por meio de discussões e leituras compartilhadas fomentadas por importantes intelectuais em suas respectivas áreas de saber. Pensar em novas maneiras para ampliar a relação entre a sociedade e a universidade, assim como criar espaços potenciais para formação e difusão de conhecimentos são essenciais no cenário atual. O espaço virtual é um espaço privilegiado para a divulgação dos trabalhos e discussões realizadas no ambiente acadêmico para um público mais amplo, ultrapassando o espaço físico das universidades e facilitando o acesso para todos os interessados em ampliar seus conhecimentos e se inteirar em novas ideias e debates. Portanto, para além da importância desses encontros para a área da educação, as discussões a respeito de tais temáticas são pontos nevrálgicos para promover um campo de vivências e diálogos crítico para analisar e pensar os desafios e potenciais da contemporaneidade..
    • Nome do projeto: A gramatização no Brasil: língua e construção da nacionalidade: 1820 a 1930 (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: POLACHINI, B. S. , CORREA, I. E. J. , BARBOSA, A. G. , LIMA, A. X. , BRAZ, C. R. I. , BEZERRA, D. A. , AZEREDO, J. C. S. , CARMO, L. A. F. .
      Descrição: O grupo investigará o processo de gramatização da língua portuguesa no Brasil, enquanto integrado à construção da nacionalidade. O corpus privilegiado é formado por obras do acervo da FBN. O período central para os estudos vai de 1820 até 1930, considerando a elevação do país à condição de Reino Unido até a consolidação da República no século XX. Projeta-se o estabelecimento de um espaço interdisciplinar de pesquisa entre Linguística, Letras e Artes e outras áreas das Humanidades. Entre seus objetivos e metas estão: a) estabelecer marcações sobre o desenvolvimento da gramatização, b) estabelecer uma coleção de gramáticas, dicionários e documentos referentes ao tema, c) desenvolver estudos específicos sobre as obras, d) integrar-se a outras pesquisas, visando à formação de pesquisadores. São produtos almejados a publicação dos resultados dos estudos especializadas, a edição de guias para a coleção, a indicação de obras para digitalização ou reedição e a proposição de um dossiê digital.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Serviço de Cultura e Extensão Universitária FFLCH USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Fundação Biblioteca Nacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).