Não autenticado |

Bruna Soares Polachini

    • Doutora em Letras pelo Programa de Semiótica e Linguística Geral da Universidade São Paulo (USP), entre 2013 e 2017, na área de Historiografia Linguística, sob orientação da Profa. Dra. Olga Ferreira Coelho Sansone. Entre abril e junho de 2016, foi pesquisadora visitante na KU Leuven (Bélgica), sob supervisão do Prof. Dr. Pierre Swiggers e do Prof. Dr. Toon Van Hal. Realizou pós-doutoramento em História da Educação sob supervisão do Prof. Dr. António Nóvoa no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa em 2023. Obteve título de Mestra em Letras, também pela Universidade de São Paulo, sob orientação da Profa. Dra. Olga Ferreira Coelho Sansone. É Bacharel (2011) em Letras (Português e Linguística) pela mesma Universidade e pesquisadora do Centro de Documentação e Historiografia Linguística (CEDOCH-FFLCH/USP), coordenado pelas Profas. Dras. Cristina Altman e Olga Ferreira Coelho Sansone, e do Grupo de Estudos de Filosofia e História das Ideias Pedagógicas (GEFHIPE-FE/USP), coordenado pela Profa. Dra. Carlota Boto. Atualmente é pós-doutoranda no projeto temático "SABERES E PRÁTICAS EM FRONTEIRAS: por uma história transnacional da educação (1810-...)", com bolsa FAPESP, sob supervisão da Profa. Dra. Carlota Boto (FE-USP).

       

      Links:    

    • POLACHINI, B. S. ; DANNA, STELA MARIS DETREGIACCHI GABRIEL ; RODRIGUES, J. C. ; BORGES, P. S. . Cadernos de Historiografia Linguística do CEDOCH: VII MiniENAPOL de Historiografia Linguística (2013). São Paulo : FFLCH, 2015 . 167p. ISBN: 9788575062630.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 9
    • MOSTARO, C. ; POLACHINI, B. S. . Apropriações da pedagogia moderna na Escola Normal de São Paulo: convergências e divergências entre Silva Jardim e Camillo Passalacqua (1884 a 1887) CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE) , v. 22 , p. 1 - , 2023. ISSN: 19827806.
    • POLACHINI, B. S. . A trajetória da Gramática (trans)Nacional de Caldas Aulete: livros em viagem https://doi.org/10.48751/CAM-X5NM-WH90 , v. 18 , p. 1 - 16 , 2022. ISSN: 2183317X.
    • POLACHINI, B. S. . A história serial como método para a história dos conhecimentos linguísticos PORTO DAS LETRAS , v. 6 , p. 55 - 86 , 2020. ISSN: 24480819.
    • POLACHINI, BRUNA SOARES ; DANNA, STELA MARIS DETREGIACCHI GABRIEL . Dados sintáticos do português brasileiro em gramáticas brasileiras oitocentistas Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 45 , p. 192 - 202 , 2016. ISSN: 14130939.
    • POLACHINI, B. S. . Análise de textos e metatextos gramaticais: Costa Duarte (1829, 1853, 1859, 1877) e Bithencourt (1862) sobre o 'verbo substantivo' Cadernos de Pós Graduação em Letras (Online) , v. 16 , p. 17 - 30 , 2016. ISSN: 18094163.
    • POLACHINI, B. S. . Em busca de uma rede conceitual na gramaticografia brasileira oitocentista do português: a cópula em Sotero dos Reis (1866, 1871, 1877) e em Carneiro Ribeiro (1877) Cadernos de Pós Graduação em Letras (Online) , v. 15 , p. s.n. - s.n. , 2015. ISSN: 18094163.
    • POLACHINI, B. S. . Verbos impessoais e unipessoais em gramáticas brasileiras oitocentistas do português Revista Argentina de Historiografia Linguistica , v. 7 , p. 55 - 67 , 2015. ISSN: 18521495.
    • COELHO, O. ; DANNA, S ; POLACHINI, B. S. . O Português do Brasil em gramáticas brasileiras do século XIX CONFLUÊNCIA (RIO DE JANEIRO) , v. 1 , p. 115 - 141 , 2014. ISSN: 14157403.
    • POLACHINI, B. S. . Considerações sobre o impacto da grammaire générale et raisonnée de port-royal (1660) no tratamento da sintaxe de gramáticas brasileiras do português do século XIX Confluência (Rio de Janeiro) , v. 39/40 , p. 296 - 314 , 2012. ISSN: 14157403.
    • POLACHINI, B. S. . A gramática brasileira de língua portuguesa no século 19: um estudo de caso sobre a descrição do verbo haver. História das Línguas, História da Linguística: homenagem a Carlos Alberto Faraco, v. 1, p. 143 - 162, 2020.
    • POLACHINI, B. S. . Para uma história de conceitos. Historiografia Linguística no Brasil (1993-2018): história e estudos, v. , p. 1 - , 2018.
    • POLACHINI, BRUNA SOARES . Uma proposta de periodização ?complexa? para a gramaticografia oitocentista do português. Cadernos da Historiografia Linguística do CEDOCH: VII MiniENAPOL de Historiografia Linguística (2013), v. 1, p. 18 - 33, 2016.
    • POLACHINI, B. S. . Difficulties in dealing with continuities and discontinuities in 19th-century Brazilian grammar's treatment of syntax: A "complex" periodization. Tradition and Innovation in the History of Linguistics. Contributions from the 13th International Conference on the History of the Language Sciences (ICHoLS XIII), Vila Real, 25-29 August 2014, v. 1, p. 286 - 295, 2016.
    • POLACHINI, B. S. . A didatização da gramática de língua portuguesa no século XIX: alguns exemplos. 2023 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . As duas primeiras gramáticas de autoria feminina no Brasil: Bandeira (1897) e Maia (1899). 2023 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Apropriações da pedagogia moderna na Escola Normal de São Paulo: Silva Jardim e Camillo Passalacqua (1884 a 1887). 2023 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . As gramáticas oitocentistas da Biblioteca da Escola Normal de São Paulo. 2023 (Conferência)
    • POLACHINI, B. S. . O caderno de Norberto (1902): o ensino de história da língua portuguesa na Escola Normal de São Paulo na virada do século. 2022 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . The construction of the image of a bookstore in 19th century Rio de Janeiro: circulation of textbooks. 2022 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. ; SILVA, A. R. E. . O século XIX na Revista Brasileira de História de Educação: balanço historiográfico (2001-2021). 2022 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. ; MOSTARO, C. . Pedagogias em disputa: Silva Jardim e Camillo Passalacqua na Escola Normal de São Paulo (1884/1887). 2022 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Estratégias didáticas em gramáticas portuguesas oitocentistas do acervo biblioteca da Escola Normal de São Paulo. 2021 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . A sala de aula no texto gramatical: análise de duas edições da Grammatica Nacional, de Caldas Aulete (1864, 1885). 2021 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . A coleção de obras gramaticais da biblioteca da Escola Normal de São Paulo (1875-1900). 2021 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . O lugar do 'artigo' na taxionomia de classe de palavras apresentada em gramáticas brasileiras oitocentistas do português. 2016 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . O conceito de 'complemento' no tratamento da sintaxe da gramática brasileira oitocentista do português. 2016 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . O lugar do 'artigo' em gramáticas brasileiras oitocentistas do português. 2016 (Comunicacao)
    • COELHO, O. ; POLACHINI, B. S. . Sobre fatores externos e internos do conhecimento: uma abordagem historiográfica. 2017 (Conferência)
    • POLACHINI, B. S. . Uma rede conceitual na gramaticografia brasileira do português do século XIX. 2017 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Uma história serial e conceitual da gramaticografia brasileira de língua portuguesa. 2017 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . A rede conceitual da 'cópula' nas duas gramáticas de Carneiro Ribeiro (1877 e 1890). 2015 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. ; DANNA, S . Dados sintáticos do PB em gramáticas brasileiras oitocentistas. 2015 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Em busca de uma rede conceitual: o verbo substantivo na gramaticografia brasileira oitocentista. 2015 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . O conteúdo dinâmico de verbo substantivo em duas edições da Grammatica Portugueza de Ribeiro (1881, 1885). 2015 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Difficulties to deal with continuities and discontinuities in nineteenth century Brazilian grammar?s treatment of syntax: a ?complex? periodization. 2014 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . O tratamento da sintaxe em Soares Barbosa (1822) e Sotero dos Reis (1866, 1868): mapeamento da relação epistemológica travada entre as duas obras. 2014 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Um programa de estudos, duas gramáticas: análise de Pacheco & Lameira (1887) e Maciel (1887) no contexto da publicação do Programa de Estudos de F. Barreto (1887). 2014 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Levantamento exaustivo das gramáticas brasileiras do português oitocentistas: metodologia e resultados parciais. 2014 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . O ?Verbo substantivo? em gramáticas brasileiras do século XIX. 2014 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Uma proposta de periodização ?complexa? para a gramaticografia brasileira oitocentista do português. 2013 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . O aspecto analítico da sentença em duas edições da 'Grammatica Portugueza' de Julio Ribeiro. 2012 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . O tratamento do verbo impessoal ?haver? em Ribeiro (1881) e Maciel ([1894]1902). 2012 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . O conceito de 'linguagem' nas 'Noções Propedeuticas' da Grammatica Descriptiva de Maximino Maciel. 2011 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Um mapeamento do conceito de 'gramática geral' ou 'universal' em textos brasileiros do século XIX. 2011 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Uma primeira aproximação do conceito de gramática em textos brasileiros do século XIX. 2011 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . As fontes de dados linguísticos de duas gramáticas brasileiras do português do século XIX. 2013 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . A concepção de ?elipse? de Sotero dos Reis (1862 e 1866) e possíveis influências da gramática filosófica francesa. 2013 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Aspectos contextuais da Grammatica Portugueza (1881) de Ribeiro. 2013 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . A sintaxe figurada em gramáticas brasileiras do português do século XIX. 2013 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Elipse em gramáticas brasileiras do português do século XIX: desvio ou complemento da regras. 2012 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Verbos impessoais e unipessoais do em gramáticas brasileiras oitocentistas do português. 2012 (Comunicacao)
    • POLACHINI, B. S. . Considerações sobre o impacto da Grammaire Générale et Raisonnée de Port-Royal (1660) na concepção sentença de gramáticas brasileiras do português do século XIX. 2012 (Comunicacao)
    • ALTMAN, M. C. ; COELHO, O. ; DANNA, S ; POLACHINI, B. S. ; BORGES, P. S. ; RODRIGUES, J. C. ; CARNEIRO, R. ; CUNHA, A. ; RAGI, R. ; BRAGA, M. ; NETO, M. . Dicionário e Tratados de Ortografia: em torno do 'gênio' da língua e dos instrumentos para capturá-lo. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • POLACHINI, B. S. ; RODRIGUES, J. C. ; BORGES, P. S. ; DANNA, S . VII Mini Enapol de Historiografia Linguística. 2013 (CEDOCH (Universidade de São Paulo))
    • POLACHINI, B. S. ; BORGES, P. S. ; RODRIGUES, J. C. ; DANNA, S ; VIEL, M. ; TAMACHIRO, R. ; SANTOS, W. ; GOMES, J. . O conceito de gramática na tradição de descrição ibero-americana (século XV a XIX). 2013 (CEDOCH (Universidade de São Paulo))
    • POLACHINI, B. S. ; RODRIGUES, J. C. ; BORGES, P. S. ; DANNA, S . MiniCurso de Historiografia Linguística com Pierre Swiggers. 2013 (CEDOCH (Universidade de São Paulo))
    • POLACHINI, B. S. ; BIKELIS, E. S. ; SANTOS, W. ; DANNA, S . VIII MiniEnapol de Historiografia Linguística da USP. 2015 (CEDOCH/DL/FFLCH/USP)
    • ALTMAN, M. C. ; BORGES, P. S. ; COELHO, O. ; CUNHA, A. ; DANNA, S ; POLACHINI, B. S. ; RAGI, R. ; RODRIGUES, J. C. . VI Mini Enapol de Historiografia Linguística. 2011 (CEDOCH (Universidade de São Paulo))
    • Nome do projeto: CURSO DE EXTENSÃO: Leituras e desafios do mundo contemporâneo: do giz às margens (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: POLACHINI, B. S. , BOTO, C. J. M. C. R. , SANTOS, R. R. , SILVA, A. R. E. , GOIS, M. R. , COLOMBO, M. A. C. , GUIRAO, N. C. F. , FERRERO, T. , PARRA, M. .
      Descrição: Este evento tem como principal objetivo estimular a reflexão e fomentar o debate sobre leituras e desafios que envolvem o mundo contemporâneo, com destaque para a realidade brasileira. A escolha inicial da temática de cada encontro decorre de uma aproximação ao que se considera indispensável para o processo formativo de educadores e futuros professores. Para tanto, pretende-se favorecer as seguintes competências e habilidades: a) promover o reconhecimento da leitura como objeto de investigação e estudo, considerando as diversas apropriações dos sujeitos; b) os modelos de leituras que se inserem no contexto brasileiro; c) identificar o lugar social ocupado pela escola nas práticas de leitura; d) retraçar novas abordagens para o combate ao racismo e machismo na sociedade contemporânea; e) reconhecer o impacto e a organização de um novo formato de leitura, provocado pela cosmovisão da internet. Devido a atual impossibilidade de encontros presenciais e a limitação do acesso físico à universidade e seus recursos oferecidos, este projeto tem por proposta oferecer caminhos e alternativas para difusão de saberes nesse contexto adverso. Para tal, foram estruturados cinco encontros virtuais promovidos mensalmente por iniciativa do Grupo de Estudos de Filosofia e História das Ideias Pedagógicas (GEFHIPE). Tais encontros consistem em promover o diálogo sobre temáticas fundamentais a respeito do mundo contemporâneo, por meio de discussões e leituras compartilhadas fomentadas por importantes intelectuais em suas respectivas áreas de saber. Pensar em novas maneiras para ampliar a relação entre a sociedade e a universidade, assim como criar espaços potenciais para formação e difusão de conhecimentos são essenciais no cenário atual. O espaço virtual é um espaço privilegiado para a divulgação dos trabalhos e discussões realizadas no ambiente acadêmico para um público mais amplo, ultrapassando o espaço físico das universidades e facilitando o acesso para todos os interessados em ampliar seus conhecimentos e se inteirar em novas ideias e debates. Portanto, para além da importância desses encontros para a área da educação, as discussões a respeito de tais temáticas são pontos nevrálgicos para promover um campo de vivências e diálogos crítico para analisar e pensar os desafios e potenciais da contemporaneidade..
    • Nome do projeto: Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: POLACHINI, B. S. , BOTO, C. J. M. C. R. , SILVA, A. R. E. , GUIRAO, N. C. F. , FERRERO, T. , MUNAKATA, K. , TOLEDO, M. R. A. , VIDAL, D. , BONTEMPI JR, B. , VALDEMARIN, V. T. , BITTENCOURT, C. M. F. , SOUZA, R. F. , VICENTINI, P. P. , SILVA, V. B. , GALEGO, R. , LIMA, A. L. G. , PAULILO, A. L. , ALBUQUERQUE, S. L. , ROCHA, H. H. P. , BREYMAIER, S. C. , MOSTARO, C. , MURAMOTO, M. F. , OLIVEIRA, B. C. , CATANI, J. , GIARDINO, J. .
      Descrição: Este projeto se inscreve no que a literatura educacional contemporânea vem denominando história transnacional da educação. Por cruzar fronteiras, essa referência historiográfica redefine territórios e dispõe as histórias nacionais no interior de contextos internacionais, apresentando relações transnacionais, conexões, interdependências. Mais especificamente, o projeto foca na circulação de sujeitos, de artefatos, de saberes e de práticas entre o Brasil e demais países do mundo, no período que se estende do princípio do século XIX aos dias atuais. Tem como marco inicial a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro, momento de implantação da primeira imprensa régia em terras brasileiras e de iniciativas que levariam à primeira lei geral do ensino primário, de 1827, e à criação dos cursos secundários e superiores, além das primeiras escolas normais. Desfolha as apropriações, intercâmbios, partilhas e trocas de conhecimentos e de ações em nível internacional que desde então se processaram, procurando compreender como esse universo simbólico inscreveu marcas de inovação nas diferentes tradições que compunham e compõem os saberes e as práticas educacionais ainda na atualidade. De modo a viabilizar essa proposta, o Projeto constitui-se em torno de quatro eixos temáticos, assim denominados: 1) arquivos digitais e bibliotecas: história do livro e da leitura; 2) sujeitos e artefatos: movimentos e vestígios; 3) inovação e tradição: fugas e contrapontos; 4) material didático para o ensino público e formação docente. Cada um desses eixos é coordenado por dois pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições paulistas e estrangeiras..
    • Nome do projeto: CURSO DE ATUALIZAÇÃO: Leitura e escrita sob a clivagem da história - cenários e perspectivas (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: POLACHINI, B. S. , BOTO, C. J. M. C. R. , SANTOS, R. R. , SILVA, A. R. E. , GOIS, M. R. , COLOMBO, M. A. C. , GUIRAO, N. C. F. , FERRERO, T. , MOSTARO, C. , MURAMOTO, M. F. , OLIVEIRA, B. C. , GIARDINO, J. , ALMEIDA, T. , SANTOS, S. .
      Descrição: Descrição: Esta disciplina tem por objetivo geral a identificação de alguns aspectos da trajetória histórica da leitura e da escrita, dos modos de ler e de escrever no mundo ocidental, bem como suas repercussões pedagógicas. Para tanto, no que toca aos objetivos específicos, o pós-graduando deverá: a) reconhecer o tema da leitura e da escrita como objeto de investigação e de estudo; b) identificar os modelos de leitura e da escrita da Grécia e de Roma; c) distinguir o modelo de leitura monástica dos procedimentos da leitura escolástica; d) reconhecer as inovações acarretadas pelo texto impresso; e) identificar o papel da Reforma e da Contrarreforma nas práticas e leitura; f) discernir o papel político da leitura Iluminista; g) identificar o lugar social ocupado pela escola nas práticas de leitura dos séculos XIX e XX; h) reconhecer o impacto e a organização de um novo formato de leitura, provocado pela internet..
    • Nome do projeto: Grupo de pesquisa da Cátedra José Bonifácio - USP (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: POLACHINI, B. S. , DALLARI , CASTELHANO, A. P. M. S. F. , PECEQUILO, C. S. , ZIBETTI, F. W. , DAMIANI, G. D. S. D. , MARRECO , MENDONCA, M. G. , PEREIRA, W. P. .
      Descrição: A Cátedra José Bonifácio (CJB) é um programa de apoio à pesquisa instituído pela Universidade de São Paulo com a finalidade de recolher, produzir e disseminar conhecimento sobre a Ibero-América. Instalada no Instituto de Relações Internacionais (IRI) e gerida pelo Centro Ibero-americano (CIBA), a CJB desenvolve um amplo conjunto de atividades e reúne pesquisadores em torno de lideranças sociais e políticas desse espaço de integração. O Grupo de Pesquisa tem por objetivo promover a reflexão sobre temas relacionados ao espaço ibero-americano em sua atualidade, considerando-se os elementos de identidade comuns às sociedades dos países ibéricos e latino-americanos, entre as quais a brasileira, bem como a intensificação do quadro de relacionamento entre essas sociedades. A produção do Grupo de Pesquisa se reflete nas coletâneas publicadas anualmente pela CJB, de livre acesso em http://www.livrosabertos.edusp.usp.br/edusp/catalog/category/relacoes-internacionaisTema específico: "Europa e América Latina num contexto de polarização mundial: caminhos e desafios sociais, políticos, econômicos e culturais para uma cooperação necessária."
    • Nome do projeto: A gramatização no Brasil: língua e construção da nacionalidade: 1820 a 1930 (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: POLACHINI, B. S. , CORREA, I. E. J. , BARBOSA, A. G. , LIMA, A. X. , BRAZ, C. R. I. , BEZERRA, D. A. , AZEREDO, J. C. S. , CARMO, L. A. F. .
      Descrição: O grupo investigará o processo de gramatização da língua portuguesa no Brasil, enquanto integrado à construção da nacionalidade. O corpus privilegiado é formado por obras do acervo da FBN. O período central para os estudos vai de 1820 até 1930, considerando a elevação do país à condição de Reino Unido até a consolidação da República no século XX. Projeta-se o estabelecimento de um espaço interdisciplinar de pesquisa entre Linguística, Letras e Artes e outras áreas das Humanidades. Entre seus objetivos e metas estão: a) estabelecer marcações sobre o desenvolvimento da gramatização, b) estabelecer uma coleção de gramáticas, dicionários e documentos referentes ao tema, c) desenvolver estudos específicos sobre as obras, d) integrar-se a outras pesquisas, visando à formação de pesquisadores. São produtos almejados a publicação dos resultados dos estudos especializadas, a edição de guias para a coleção, a indicação de obras para digitalização ou reedição e a proposição de um dossiê digital.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
        Ano de conclusão: 2024
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Serviço de Cultura e Extensão Universitária FFLCH USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Fundação Biblioteca Nacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).