Não autenticado |

Josane Daniela Freitas Pinto

    • Possui graduação em Letras com Inglês pela Universidade Católica do Salvador (1991). Possui especialização em Planejamento de ensino pela Faculdade de Educação (1993) e especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica Minas Gerais(1996), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2000). Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) (2020). Atualmente é professora assistente da Universidade do Estado do Pará .É professora da graduação.Tem experiência na área de Letras, trabalhando com as disciplinas: Língua Inglesa, Literaturas Norte-Americana e Inglesa, Morfosintaxe, Semântica, Prática de Ensino, Inglês Instrumental para os cursos de Administração, Medicina e Secretariado. Participa do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA), é integrante da linha 5: Estudos do Discurso. Participa do Grupo de Estudos do Discurso da USP (GEDUSP).

       

      Links:    

    • DIAS, M. V. E. S. ; PINTO, J. D. F. . Racism and identity: a critical discourse analysis of chimamanda Ngozi Aichie's Americanah REVELL ? REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS , v. 3 , p. 226 - 254 , 2019. ISSN: 21794456.
    • PINTO, J. D. F. ; OLIVEIRA, W. R. C. . Representativeness in contemporary British Drama: a Critical Discourse Analysis in Jonathan Harvey's Beautiful Thing REVELL ? REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS , v. 2 , p. 480 - 507 , 2018. ISSN: 21794456.
    • PINTO, J. D. F. . O PODER, A IDENTIDADE E O DISCURSO DO OUTRO NAS POSTAGENS POLÍTICAS NO FACEBOOK CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS (ONLINE) , v. 18 , p. 259-275 - , 2018. ISSN: 18094163.
    • PINTO, J. D. F. . O uso das estratégias de digressão e repetição no conto 'As Colinas como Elefantes Brancos',de Ernest Hemingway Letras em Revista , v. 8 , p. 316 - 330 , 2017. ISSN: 23181788.
    • PINTO, J. D. F. . A IDENTIDADE DOS PROFESSORES DE INGLÊS E A INSERÇÃO DO ESPANHOL NO ENSINO MÉDIO: REPENSANDO O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM Anais do II seminário Linguagens, Tecnologias e Práticas Docentes , v. 1 , p. 227 - 233 , 2016. ISSN: 23584645.
  • Capítulos publicados: 1
    • PINTO, J. D. F. . Uma análise bakhtiniana do discurso dos alunos do curso de Letras/Inglês. Linguagens e Práticas Docentes Bakhtinianas, v. , p. 35 - 53, 2017.
    • PINTO, J. D. F. . ANÁLISE DE ERROS E A SUA RELEVÂNCIA PARA O APRENDIZADO DO INGLÊS: POR UMA VISÃO DO ERRO COMO PARTE INTEGRANTE DO PROCESSO. In: V Congresso Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da Amazônia , 2016 , Belém. Anais E-book estudos Linguísticos. Belém : Programa de Pós-Graduação em Letras, UFPA, 2016. p. 75 - 86.
    • PINTO, J. D. F. . A representação identitária no discurso do sujeito-aluno dos cursos de Letras e as implicações no contexto educacional da cidade de Belém. In: International Congress of Critical Applied Linguistics , 2015 , Brasília. International Congress of Critical Applied Linguistics - Language, action and transformation. : , 2015. p. 483 - 498.
    • PINTO, J. D. F. ; EIRO, J. G. . As Pesquisas em Sociolinguística: contribuições e perpectivas para o ensino de LE. In: II Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística , 2012 , Belém. Diversidade Linguística e Plíticas de Ensino. São Luís : EDUFMA, 2012. p. 1595 - 1602.
    • PINTO, J. D. F. . A Importância da Interlíngua no Aprendizado de uma Língua Esrtrangeira. In: XVIII Jornada de Estudos Lingüísticos , 2000 , Salvador. XVIII Jornada de estudos Lingüísticos. Fortaleza : Universidade Federal do Ceará/ Grupo de Estudos Lingüísticos do Nordeste, 2000. p. 186 - 187.
    • PINTO, J. D. F. . O ensino de línguas estrangeiras e as pesquisas em lingüística aplicada. : , 2006 (texto)
    • PINTO, J. D. F. . Shakespearean Metaphors in Hamlet. : , 2005 (Texto)
    • PINTO, J. D. F. . Editorial. Salvador : Prodese , 2003 (Tradução)
    • PINTO, J. D. F. . Portugueses do Quebec e Multiculturalismo Canadense. Salvador : Universidade do Estado da Bahia , 1995 (Tradução)
    • PINTO, J. D. F. . Projeto de curso livre de inglês. 2007 (Elaboracao_de_projeto)
    • PINTO, J. D. F. . Projeto do curso de inglês instrumental. 2009 (Elaboracao_de_projeto)
    • PINTO, J. D. F. . Projeto do curso livre de Inglês. 2009 (Elaboracao_de_projeto)
    • PINTO, J. D. F. . Projeto do curso de Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa. 2009 (Elaboracao_de_projeto)
    • PINTO, J. D. F. . Lingüística Aplicada ao Ensino. 2005 (Elaboracao_de_projeto)
    • PINTO, J. D. F. ; SILVA, S. P. ; SILVA, V. C. S. R. . Identidade e discurso político no Facebook. 2020 (Outra)
    • PINTO, J. D. F. . A Análise do Discurso nos/dos Movimentos Sociais. 2019 (Conferência)
    • PINTO, J. D. F. . Discurso político no Facebook: uma reflexão sobre ideologia e identidade. 2018 (Comunicacao)
    • PINTO, J. D. F. . O discurso político no Facebook: ideologia, identidade e jogo de manipulação. 2018 (Conferência)
    • PINTO, J. D. F. . Ideologia e identidade no discurso dos grupos políticos no Facebook no período Pós-impeachment. 2018 (Seminário)
    • PINTO, J. D. F. . Os grupos políticos e o discurso na mídia digital. 2018 (Comunicacao)
    • PINTO, J. D. F. . O discurso dos grupos políticos no Facebook no período pós-impeachment. 2018 (Comunicacao)
    • PINTO, J. D. F. . O Discurso Político na obra Animal Farm de George Orwell e na Esquerda Brasileira da última década. 2017 (Comunicacao)
    • PINTO, J. D. F. ; AQUINO, Z. G. O. . O PODER, A IDENTIDADE E O DISCURSO DO OUTRO NAS POSTAGENS POLÍTICAS NO FACEBOOK. 2017 (Comunicacao)
    • PINTO, J. D. F. . O discurso político e suas interfaces com o ensino. 2017 (Comunicacao)
    • PINTO, J. D. F. . O aprendizado da língua inglesa e o estudo da interlíngua: desmistificando o erro. 2017 (Outra)
    • PINTO, J. D. F. . Análise de erros e o aprendizado de língua inglesa:o estudo da interlíngua. 2017 (Comunicacao)
    • PINTO, J. D. F. . Um Brasil dividido: uma análise crítica do discurso das postagens políticas no Facebook duranate o processo de impeachment da Dilma Rousseff. 2016 (Comunicacao)
    • PINTO, J. D. F. . Análise de erros e a sua relevância para o aprendizado do inglês: por uma visão do erro como parte integrante do processo. 2016 (Comunicacao)
    • PINTO, J. D. F. . O ensino-aprendizagem na perspectiva bakhtiniana. 2016 (Seminário)
    • PINTO, J. D. F. . A representação identitária no discurso do sujeito-aluno dos cursos de Letras e as implicações no contexto educacional da cidade de Belém. 2015 (Congresso)
    • PINTO, J. D. F. . Series, films and games: Let's play teaching. 2016 (Comunicacao)
    • PINTO, J. D. F. . Ressignificação do ser profissional de inglês diante da Lei 11.161: reflexões acerca da construção identiitária desse profissional no ensino médio da rede pública. 2015 (Comunicacao)
    • PINTO, J. D. F. . (Re)Pensando o ensino de Línguas Estrangeiras em Belém: entendendo a inserção do espanhol e as questões identitárias dos professores de inglês. 2014 (Comunicacao)
    • PINTO, J. D. F. ; FERNANDES, E. ; EIRO, J. G. . Saber ou não saber Inglês: formação, motivação e autonomia (mesa redonda). 2013 (Seminário)
    • PINTO, J. D. F. . A Literatura nas Aulas de Língua Estrangeira. 2014 (Seminário)
    • EIRO, J. G. ; PINTO, J. D. F. . As Pesquisas em Sociolinguística: contribuições e perspectivas para o ensino de LE. 2012 (Congresso)
    • PINTO, J. D. F. . A Literatura na Aulas de Língua Estrangeira:propostas. 2014 (Seminário)
    • PINTO, J. D. F. . A Identidade dos Professores de Inglês e a Inserção do Espanhol no Ensino Médio: repensando o ensino de línguas estrangeiras nas escolas públicas de Belém. 2014 (Seminário)
    • SANTOS, E. ; Regina Costa ; PINTO, J. D. F. . I Colóquio de Letras. 2011 (Escola Superior Madre Celeste)
    • PINTO, J. D. F. ; SANTOS, E. ; Regina Costa . Dia da Responsabilidade Social. 2011 (Escola Superior Madre Celeste)
    • PINTO, J. D. F. ; FARES, J. A. ; EIRO, J. G. ; VALE, R. C. ; FAVACHO, D. . IX Seminário Anual do CUMA: avaliação e prospecção. 2014 (UEPA)
    • PINTO, J. D. F. ; SILVA, E. S. C. ; DINIZ, A. M. . A Formação de Professores de Língua Estrangeira. 2015 (Universidade do Estado do Pará)
    • PINTO, J. D. F. . Sentidos da Cultura Línguas Estrangeiras: diálogos transdisciplinares. 2015 (Universidade do Estado do Pará)
    • PINTO, J. D. F. . Sentidos da Cultura Línguas Estrangeiras: diálogos transdisciplinares. 2015 (Universidade do Estado do Pará)
    • PINTO, J. D. F. . Inglês. 1994 (Núcleo de Estudos Canadenses)
    • PINTO, J. D. F. . Inglês para o Programa de qualificação profissional dos trabalhadores afro-descendentes. 2002 (Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UNEB)
    • PINTO, J. D. F. . English Morphology and Syntax through Interactive Activities. 2004 (Escola Superior Madre Celeste)
    • PINTO, J. D. F. . Business English. 2001 (Faculdade Santíssimo Sacramento)
    • PINTO, J. D. F. . Curso de Inglês Avançado. 2008 (Instituto de Ensino de Segurança do Pará)
    • PINTO, J. D. F. . Creative Teaching. 1997 (Universidade do Estado da Bahia - Campus IV)
    • LINHARES, J. ; PINTO, J. D. F. ; ZAHALAN, N. M. . Língua Inglesa. 2004 (Metrial para o ensino de inglês instrumental)
    • Nome do projeto: Cursos Livres de Idiomas e Capacitação de Monitores bilingues (2010 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PINTO, J. D. F. , FERNANDES, E. .
      Descrição: Oferecer à comunidade em geral a oportunidade de capacitação, a princípio em duas línguas estrangeiras - Inglês e Espanhol, nas quatro habilidades básicas de comunicação: escuta, fala, leitura e escrita
    • Nome do projeto: Projeto do curso de Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa com ênfase na Educação Bilíngue (2014 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: PINTO, J. D. F. , EIRO, J. G. , DINIZ, A. M. , SILVA, D. S. .
    • Nome do projeto: Discurso político, cognição e argumentação (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PINTO, J. D. F. , AQUINO, Z. G. O. .
      Descrição: Descrição: O projeto tem por proposta proceder a uma interface entre a Linguística Cognitiva e os estudos acerca da Argumentação, a fim de analisar o discurso político.Mais especificamente, buscam-se ocorrências de frames e metáforas a fim de se compreender suas funções no discurso em termos cognitivo-argumentativos. Interessa observar o discurso governamental, assim como o de políticos que ocupem cargos de destaque. O embasamento teórico diz respeito aos trabalhos de Goffman (1986), Tannen (1993), Lakoff 92004), Fauconnier e Turner (1994) entre outros, noa âmbito da Cognição, e de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996 [1958]), entre outros, no que diz respeito à Argumentação. O projeto vinvula-se ao Grupo de Estudos do Discurso da USP (GEDUSP).
    • Graduacao:
      • Curso: Letras com Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Católica do Salvador
        Ano de conclusão: 1991
    • Mestrado:
      • Curso: Letras e Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade Federal da Bahia
        Ano de conclusão: 2000
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 1996
      • Nome da Instituição: Faculdade de Educação da Bahia
        Ano de conclusão: 1992
    • Universidade do Estado da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Faculdade Santíssimo Sacramento:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2005 ).
        Outras informações: Professora
    • Faculdade Dois de Julho:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2004 ).
        Outras informações: Professora
    • Faculdade Jorge Amado:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Professora
    • Faculdade de Tecnologia e Ciências:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Professora
    • Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colégio Aprovação:
      • Tipo de vínculo: Livre (1991 - 1994 ).
        Outras informações: Professor
    • Centro Educacional Maria José:
      • Tipo de vínculo: Livre (1991 - 1992 ).
        Outras informações: Professor
    • Escola Estadual M. A. Teixeira de Freitas:
      • Tipo de vínculo: Livre (1991 - 1992 ).
        Outras informações: Professor
    • Instituto Nossa Senhora da Assunção:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - 1993 ).
        Outras informações: Professor
    • Colégio Estadual Severino Vieira:
      • Tipo de vínculo: Livre (1993 - 1995 ).
        Outras informações: Professor
    • Escola Superior Madre Celeste:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Estadual Vale do Acarau:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2005 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Federal do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Associação Educacional Unyahna:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 1999 ).
        Outras informações: Professora
    • Faculdades Salvador:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - 1996 ).
        Outras informações: Professora
    • Revista Brasileira de Sementes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
    • Escola Superior Madre Celeste:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Escola Estadual de E.F.M. Profª Hilda Vieira:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - 2010 ).
        Outras informações: Participo do Projeto de Aceleração da Aprendizagem de 5ª a 8ª séries
        Outras informações: Professora
    • Faculdade Metropolitana da Amazônia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Regime parcial Licença sem vencimento de janeiro a setembro de 2011
        Outras informações: Professora
    • E.E.E.M. Francisco da Silva Nunes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2015 ).
        Outras informações: Professora do ensino profissionalizante
    • Universidade do Estado do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Participação na Comissão de Reformulação Curricular do Curso de Bacharelado em Secretariado Executivo Trilingue Participação no Colegiado do Curso de Letras Professora da Pós-graduação no curso de Especialização em Estudos Linguísticos e Análise Literária Participação no Colegiado do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue Coordenadora do curso de Letras/Inglês - PARFOR/UEPA Coordenadora Adjunta do curso de Letras/Inglês - UEPA
        Outras informações: Professora Assistente
    • Revista Sentidos da Cultura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Monitoria voluntária na disciplina Discurso, Retórica e Argumentação Participação no projeto de pesquisa Discurso Político, Cognição e Argumentação sob a coordenação da Profª Drª Zilda Gaspar Oliveira de Aquino
        Outras informações: Monitor voluntário