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Bruna Maia Rocha Aflalo

    • Doutora em Língua, Literatura e Cultura Italianas pela USP (2015), mestre em Linguística Teórica e Descritiva pela UFMG (2011) e graduada em Letras (Português - Italiano) pela UFMG (2008). Foi professora titular do curso de Letras da Universidade Paulista (UNIP - Campus São José dos Campos) e atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP - Campus Jacareí).

       

      Links:    

    • MAIA ROCHA, B. ; RASO, T. . Estudo contrastivo do uso de alocutivos em português brasileiro, italiano e em falas de italianos bilíngues em contato prolongado com o português do Brasil Revista de Italianística , v. 21/22 , p. 53-64 - , 2011. ISSN: 14132079.
    • AFLALO, B. M. R ; AFLALO, B. S. . As dimensões de variação das línguas nas aulas de língua italiana em contexto universitário: da gramática à pragmática Revista X , v. 3 , p. 212 - 225 , 2012. ISSN: 19800614.
    • MAIA ROCHA, B. . A metalinguagem semântica de Anna Wierzbicka aplicada aos verbos discutir em português brasileiro e discutere em italiano Serafino (São Paulo) , v. 5 , p. 44 - 51 , 2012. ISSN: 19809786.
    • MAIA ROCHA, B. ; RASO, T. . A unidade informacional de Introdutor Locutivo no português do Brasil: uma primeira descrição baseada em corpus Domínios de Lingu@Gem , v. 5 , p. 1 - 16 , 2011. ISSN: 19805799.
    • ANDRADE, K. ; MAIA ROCHA, B. . A organização informacional do discurso nas diferentes tipologias textuais Revista Litteris , v. 4 , p. 24 - , 2010. ISSN: 19837429.
    • MAIA ROCHA, B. ; RASO, T. ; ANDRADE, M. I. . Alguns auxílios dialógicos em italiano, português do Brasil e em italianos cultos em contato prolongado com o português do Brasil Fragmentos (UFSC) , v. 35 , p. 205 - 218 , 2008. ISSN: 01031783.
    • ANDRADE, K. ; AFLALO, B. M. R . Os aspectos linguísticos da cadeia informacional. Os aspectos linguísticos da cadeia informacional, v. , p. 279 - 292, 2014.
    • MAIA ROCHA, B. ; MELLO, H. R. ; RASO, T. . The Locutive Introducer in Brazilian Portuguese: a pragmatic approach to the analysis of an informational unit. In: V Conferência Linguística e Cognição , 2010 , Florianópolis. Caderno de Resumos - V Conferência Linguística e Cognição: Mentes em Interação. : , 2010.
    • MAIA ROCHA, B. . A unidade informacional de Introdutor Locutivo no Português Brasileiro. In: II Colóquio Brasileiro de Prosódia , 2009 , Campinas. CD de resumos do II Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala. : , 2009.
    • ANDRADE, K. ; MAIA ROCHA, B. . A organização informacional do discurso nas diferentes tipologias textuais. In: I Seminário de História do Ensino das Línguas , 2009 , . Anais do I Seminário de História do Ensino das Línguas. : , 2009.
    • MAIA ROCHA, B. . L'ausilio dialogico di Incipit nel parlato spontaneo dei bilingui soggetti a erosione. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE PROFESSORES DE ITALIANO/ VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS ITALIANOS/ II JORNADA DE ITALIANÍSTICA DO MERCOSUL , 2007 , São Paulo. Caderno de resumos do Congresso ABPI. : , 2007. p. 87 - 87.
  • Apresentações de Trabalho: 17
    • AFLALO, B. M. R . Considerações a respeito das unidades lexicais discutir e discutere em português brasileiro e italiano. 2014 (Seminário)
    • AFLALO, B. M. R . O que significa discutir?. 2014 (Outra)
    • AFLALO, B. M. R . A utilização da Metalinguagem Semântica Natural no estudo dos verbos discutir e discutere em português brasileiro e italiano. 2013 (Comunicacao)
    • MAIA ROCHA, B. . As dimensões de variação linguística nas aulas de língua italiana em contexto universitário: da gramática ao uso. 2012 (Comunicacao)
    • MAIA ROCHA, B. ; ROCHA, B. N. R. M . A unidade de introdutor locutivo em um corpus oral de português brasileiro. 2011 (Congresso)
    • MAIA ROCHA, B. . A metalinguagem semântica de Anna Wierzbicka aplicada aos verbos discutir em português brasileiro e discutere em italiano. 2011 (Congresso)
    • MAIA ROCHA, B. . Un po' d'Italia. 2011 (Comunicacao)
    • MAIA ROCHA, B. . The Locutive Introducer in Brazilian Portuguese: a pragmatic approach to the analysis of an informational unit. 2010 (Comunicacao)
    • MAIA ROCHA, B. ; VALE, H. P. . Etiquetagem informacional de um corpus de fala espontânea. 2009 (Congresso)
    • RASO, T. ; MITTMAN, M. M. ; VALE, H. P. ; MAIA ROCHA, B. . Minicurso: Segmentação e análise da fala através da percepção e do software WinPitch. 2009 (Outra)
    • MAIA ROCHA, B. . Estudo contrastivo do uso de Alocutivos em Português Brasileiro, Italiano e em Italianos bilíngues sujeitos a erosão linguística. 2009 (Congresso)
    • MAIA ROCHA, B. . A unidade informacional de Introdutor Locutivo no Português Brasileiro. 2009 (Comunicacao)
    • RASO, T. ; MITTMAN, M. M. ; VALE, H. P. ; MAIA ROCHA, B. ; OLIVEIRA, Cássia J. F. . Minicurso: Análise discursivo-prosódica da fala espontânea com o software WinPitch. 2008 (Outra)
    • MAIA ROCHA, B. . L'ausilio dialogico di Incipit nel parlato spontaneo dei bilingui soggetti a erosione. 2007 (Comunicacao)
    • MAIA ROCHA, B. . C-ORAL-BRASIL: A unidade informacional de Introdutor Locutivo na Teoria da Língua em Ato. 2008 (Outra)
    • MAIA ROCHA, B. . Aquisição e ensino da expressão oral nas línguas portuguesa (Brasil), italiana e inglesa (Estados Unidos): desenvolvimento de material didático para o ensino dos atos de fala de recusa e de pedido. 2007 (Outra)
    • MAIA ROCHA, B. . A erosão lingüística do Italiano culto em contato prolongado com o Português do Brasil. 2005 (Outra)
    • RASO, T. ; MELLO, H. R. ; VALE, H. P. ; MITTMAN, M. M. ; MAIA ROCHA, B. ; MOTA, B. A. ; GOULART, L. L. ; ROCHA, B. N. R. M ; RAMOS, A. C. ; CÔRTES, P. O. . V Lablita and II Brazilian Seminar on Pragmatics and Prosody: illocution, modality, attitude, information patterning and speech annotation. 2010 (Laboratório de Estudos Empíricos e Experimentais da Linguagem (LEEL)- UFMG)
    • MAIA ROCHA, B. . C-ORAL-BRASIL: A unidade informacional de introdutor locutivo na teoria da língua em ato. 2009
    • MATTOS, M. ; MAIA ROCHA, B. . Aprimoramento da língua italiana através de textos e exercícios. 2004 (Material didático)
    • Nome do projeto: O corpus C-ORAL-BRASIL (2007 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAIA ROCHA, B. , RASO, T. , MITTMAN, M. M. , VALE, H. P. , MELLO, H. R. , OLIVEIRA, Cássia J. F. , MOTA, B. A. , GOULART, L. L. , ROCHA, B. N. R. M , CÔRTES, P. O. .
      Descrição: O projeto C-ORAL-BRASIL estuda a fala espontânea do português brasileiro através da compilação de um corpus comparável aos corpora do projeto C-ORAL-ROM (italiano, espanhol, português europeu e francês).
    • Nome do projeto: A unidade informacional de Introdutor Locutivo no Português Brasileiro: uma análise baseada em corpus (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAIA ROCHA, B. .
      Descrição: Este projeto constitui uma das vertentes do projeto C-ORAL-BRASIL (coordenado por Raso e Mello) e tem como escopo a identificação e análise das unidades informacionais de tipo Introdutor Locutivo (INT), unidades utilizadas para introduzir em um enunciado meta-ilocuções como o discurso reportado, a exemplificação, a comparação, a instrução e o elenco. Tal análise fundamenta-se na Teoria da Língua em Ato (CRESTI 2000), a qual prevê a divisão dos textos em enunciados e a divisão desses em unidades tonais (em princípio correspondentes a unidades informacionais). Além da identificação dos INT, outro escopo deste projeto é analisar as potencialidades da Teoria da Língua em Ato no que diz respeito ao estudo do Discurdo Reportado, meta-ilocução mais introduzida pela unidade informacional aqui estudada.
    • Nome do projeto: O ato de fala da recusa na interlíngua dos brasileiros que aprendem inglês (americano) e italiano, em situação dialógica de tipo didático (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAIA ROCHA, B. , RASO, T. , BASTIANETTO, P. C. .
      Descrição: O projeto visa descrever a realização dos atos de fala da recusa em aprendizes de italiano e inglês L2 do Brasil em comparação com a realização do mesmo ato na L1 por brasileiros, americanos e italianos. A metodologia prevê uma abordagem cultural (quais atos substituem a recusa em situação dialógica didática) e uma abordagem ligada à teoria da língua em ato (Cresti 2000 e Cresti-Moneglia 2005).
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Lingüísticos
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Italiana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Universidade Federal de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Escola Estadual Aluísio Ferreira de Souza:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Professora voluntária de Inglês e Língua Portuguesa para Vestibular durante os sábados na cidade de Funilândia/MG.
        Outras informações: voluntária
    • Escola Estadual Aluísio Ferreira de Souza:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Professora substituta de Língua Inglesa e Literatura Brasileira para turmas do ensino fundamental, PAV e EJA.
        Outras informações: Professora substituta de inglês
    • LECC Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Professora de Língua Italiana
    • E. E. Professor Estevam Ferri:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professora do Centro de Estudos de Línguas (CEL) do Estado de São Paulo
        Outras informações: Professora de Língua Italiana
    • Universidade Paulista:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - Atual ).
        Outras informações: Técnico em Assuntos Educacionais