Não autenticado |

Anna Carolina Schäfer

    • Anna Carolina Schäfer é bacharel em Letras (português e alemão) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e mestra em Língua e Literatura Alemã pela mesma instituição. Possui experiência nas áreas de ensino de língua alemã e tradução.

       

      Links:    

    • REICHMANN, T. ; SCHAFER, A. C. ; SALGADO, J. L. . ?A Rosa Branca?: Contribuições da tradução para a difusão de fontes sobre a resistência antinazista Graphos (João Pessoa) , v. 18 , p. 68 - 88 , 2016. ISSN: 15161536.
    • SCHAFER, A. C. . A relação entre crenças e autonomia do aprendiz: teoria, resultados empíricos e implicações didáticas Projekt (Curitiba) , v. 51 , p. 31 - 36 , 2013. ISSN: 15179281.
    • SCHAFER, A. C. . A gramática alemã sob a perspectiva de seus aprendizes: crenças discentes e estratégias de aprendizagem Pandaemonium Germanicum (Online) , v. 16 , p. 190 - 213 , 2013. ISSN: 19828837.
    • SCHAFER, A. C. ; REICHMANN, T. . Die Übertragung von Inge Scholls Die Weiße Rose ins brasilianische Portugiesisch: zum didaktischen Potenzial eines Übersetzungsprojekts. Translation und 'Drittes Reich': Menschen - Entscheidungen - Folgen, v. 1, p. 323 - 336, 2016.
    • SCHAFER, A. C. . Os interrogatórios de Hans e Sophie Scholl à Gestapo: testemunhos da resistência estudantil ao Nacional-Socialismo. In: XVIII Simpósio Nacional de História , 2015 , Florianópolis. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios. : , 2015.
    • SCHAFER, A. C. . Discurso, contexto e tradução: as marcas culturais nos interrogatórios da Rosa Branca. In: Simpósio Internacional de Letras e Linguística , 2013 , Uberlândia. Anais do Silel. Uberlândia : EDUFU, 2013.
    • SCHAFER, A. C. . Do contexto para o texto: a tradução dos interrogatórios da Rosa Branca. In: XI Congresso Internacional da ABRAPT e V Congresso Internacional de Tradutores , 2013 , Florianópolis. Resumos. : , 2013.
    • SCHAFER, A. C. ; SIMOES, J. S. . Como se aprende alemão? Crenças acerca da aprendizagem de uma língua estrangeira e sua gramática. In: 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2012 , São Paulo. XX Siicusp. : , 2012.
    • SCHAFER, A. C. . O processo de aprendizagem da língua alemã sob o ponto de vista de seus aprendizes em diferentes contextos: crenças sobre aquisição de vocabulário. In: VIII Congresso Brasileiro de Professores de Alemão , 2011 , Belo Horizonte. Tagungsakten des VIII. brasilianischen Deutschlehrerkongresses. : , 2011.
    • SCHAFER, A. C. . O processo de aprendizagem da língua alemã sob o ponto de vista de aprendizes em diferentes contextos: variações, regularidades e implicações da ?cultura de aprender línguas? para a motivação. In: 18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2010 , São Paulo. XVIII Siicusp. : , 2010.
    • SCHAFER, A. C. . Aprendizagem do alemão como língua estrangeira e democratização do saber no Brasil. In: 17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2009 , São Paulo. XVII Siicusp. : , 2009.
    • SCHAFER, A. C. ; VICTORINO, V. M. ; SIMOES, J. S. . A ausência de motivação entre aprendizes de língua alemã carentes: origens e soluções. In: PBL2010 International Conference: Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies , 2010 , São Paulo. PBL 2010 - Congresso Internacional. : , 2010.
    • REICHMANN, T. ; PEREZ, J. P. ; SCHAFER, A. C. ; ALVES, E. A. ; SANTOS, E. S. ; BONATTO, F. A. ; SALGADO, J. L. ; BENASSI, R. ; UTIDA, Y. C. . A Rosa Branca. A história dos estudantes alemães que desafiaram o nazismo. São Paulo : Editora 34 , 2013 (Tradução)
    • SCHAFER, A. C. . As diferentes vozes da resistência: tradução do estilo textual em cartas da resistência alemã.. 2019 (Congresso)
    • SCHAFER, A. C. . ?Eles devem levar adiante aquilo que começamos?: desafios da tradução e edição de cartas de despedida. 2019 (Comunicacao)
    • SCHAFER, A. C. . A tradução do livro 'A Rosa Branca' de Inge Scholl. Evento: V Semana de Estudos. Faculdade Cultura Inglesa.. 2018 (Conferência)
    • SCHAFER, A. C. ; ALVES, E. A. . O processo tradutório do livro A Rosa Branca de Inge Scholl e seu potencial didático para formação de tradutores. Evento: I Seminário de Pedagogia e Didática da Tradução. (UnB).. 2016 (Comunicacao)
    • SCHAFER, A. C. . Os interrogatórios da Rosa Branca: tradução comentada e 'ilustrada' de documentos da resistência alemã ao Nacional-Socialismo. Evento: 1ª Jornada de Tradução e Interpretação. (USP). 2015 (Comunicacao)
    • SCHAFER, A. C. ; SALGADO, J. L. . Quando a tradução (re)conta a História: contribuições da tradução para a difusão de fontes relacionadas ao grupo 'A Rosa Branca'. Evento: 1º Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos. (São Paulo). 2015 (Comunicacao)
    • SCHAFER, A. C. . Os interrogatórios da Rosa Branca: oralidade, escrituralidade e decisões tradutórias. Evento: 15º Congresso da Associação Latino-Americana de Estudos Germanísticos. (UFPR). 2014 (Comunicacao)
    • SCHAFER, A. C. . Ausgangstextanalyse und Übersetzungsstrategie: Die Frage des Textstils in den Verhörprotokollen der Weissen Rose. Evento: 9º Congresso Brasileiro de Professores de Alemão. (UNISINOS). 2015 (Congresso)
    • SCHAFER, A. C. . Die Übersetzung der Verhörprotokolle von Hans und Sophie Scholl: Beiträge einer pragmatisch-funktional orientierten Textanalyse. Evento: Magistrandenkolloquium Prof, Dr, Claudia Maria Riehl. (LMU, Munique). 2014 (Outra)
    • SCHAFER, A. C. . Die Übertragung von Inge Scholls 'Die Weiße Rose ins brasilianische Portugiesisch: Kontextualisierungs- und Aktualisierungsstrategien. Evento: Konferenz Translation und das Dritte Reich. (Humboldt-Universität zu Berlin). 2014 (Conferência)
    • SCHAFER, A. C. . Projeto ?A Rosa Branca?: aprendendo a traduzir da compreensão à publicação. Evento: 29º Encontro Nacional da ANPOLL. (UFSC). 2014 (Congresso)
    • SCHAFER, A. C. . 'Ich würde es genauso wieder machen': análise de estratégias linguístico-discursivas presentes no interrogatório de Sophie Scholl. Evento: X Jornada de Língua Alemã. FFLCH (USP). 2014 (Outra)
    • SCHAFER, A. C. ; UTIDA, Y. C. . Estação de aprendizagem 'A Rosa Branca hoje' no 2º Curso Interinstitucional de Estudos Germanísticos (UFRJ). 2014 (Outra)
    • PEREZ, J. P. ; SCHAFER, A. C. ; SALGADO, J. L. . Oficina de tradução no 2º Curso Interinstitucional de Extensão em Estudos Germanísticos. Tema do evento: 'A Rosa Branca: resistência estudantil no III Reich'. (UERJ). 2014 (Outra)
    • SCHAFER, A. C. . A linguagem da resistência: os panfletos antinazistas da Rosa Branca. Evento: III Encontro do Grupo de Pesquisa e Trabalho História e Linguagem. (UFMG). 2014 (Outra)
    • REICHMANN, T. ; SCHAFER, A. C. . Apresentação da obra 'A Rosa Branca' de Inge Scholl. Evento: pontocomum: um díálogo entre as literaturas brasileira e alemã. (Baukurs cultural/ UFRJ). 2013 (Outra)
    • SCHAFER, A. C. . Palavras do Terceiro Reich: a tradução do léxico nazista em 'A Rosa Branca' de Inge Scholl. Evento: XVI Mini-ENAPOL de lexicologia, terminologia, toponímia e tradução. FFLCH (USP). 2013 (Seminário)
    • SCHAFER, A. C. . Discurso, contexto e tradução: as marcas culturais nos interrogatórios da Rosa Branca. Evento: Simpósio Nacional e Internacional de Letras e Linguística. (UFU). 2013 (Simposio)
    • SCHAFER, A. C. . Do contexto para o texto: a tradução dos interrogatórios da Rosa Branca. Evento: XI Congresso da ABRAPT. (UFSC). 2013 (Congresso)
    • SCHAFER, A. C. . Tradução e análise textual: contribuições do modelo de Christiane Nord para a tradução dos panfletos da Rosa Branca. Evento: IX Jornada de Língua Alemã. FFLCH (USP). 2013 (Outra)
    • SCHAFER, A. C. ; SIMOES, J. S. . Como se aprende alemão? Crenças acerca da aprendizagem de uma língua estrangeira e sua gramática. Evento: 20° Simpósio de Iniciação Científica da USP. Faculdade de Economia e Administração (USP). 2012 (Simposio)
    • SCHAFER, A. C. . Como se aprende alemão? Crenças acerca da aprendizagem de uma língua estrangeira. Evento: VIII Jornada de Língua Alemã da USP: Contribuições da Linguística Aplicada ao Ensino de Alemão como Língua Estrangeira. FFLCH (USP). 2012 (Outra)
    • SCHAFER, A. C. . O processo de aprendizagem da língua alemã sob o ponto de vista de seus aprendizes em diferentes contextos: crenças sobre aprendizagem de vocabulário. Evento: Final de semana de imersão Associação Paulista de Professores de Alemão. 2012 (Outra)
    • SCHAFER, A. C. . A ausência de motivação entre aprendizes de língua alemã carentes: origens e soluções. Evento: VI Jornada de Língua Alemã da USP. Faculdade de Letras (USP). 2010 (Outra)
    • SCHAFER, A. C. ; VICTORINO, V. M. . A ausência de motivação entre aprendizes de língua alemã carentes: origens e soluções. Evento: PBL2010 International Conference: Problem-Based Learning and Active Learning Metodologies. Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP). 2010 (Congresso)
    • SCHAFER, A. C. . O processo de aprendizagem da língua alemã sob o ponto de vista de seus aprendizes em diferentes contextos. Evento:18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. Escola de Comunicação e Artes (USP). 2010 (Simposio)
    • SCHAFER, A. C. . Aprendizagem do alemão como língua estrangeira e democratização do saber no Brasil. Evento: 17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. Faculdade de Educação (USP). 2009 (Simposio)
    • SCHAFER, A. C. . O processo de aprendizagem da língua alemã sob o ponto de vista de seus aprendizes em diferentes contextos: Crenças sobre aquisição de vocabulário. Evento: 8º Congresso brasileiro de professores de alemão. Faculdade de Letras (UFMG). 2011 (Congresso)
    • CARNEIRO, Maria Luiza Tucci ; WILMES, Sabine ; SCHAFER, A. C. ; UTIDA, Y. C. . Jornada Educativa: Vozes da Resistência no Brasil. Nazismo, Neonazismo e Ditaduras.. 2018 (LEER (USP), Goethe Institut São Paulo, Memorial da Resistência.)
    • SCHAFER, A. C. ; REICHMANN, T. ; PEREZ, J. P. ; BONATTO, F. A. ; SALGADO, J. L. ; UTIDA, Y. C. . A Rosa Branca: resistência, cultura e memória.. 2014 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão)
    • SCHAFER, A. C. . Alemão no Campus. 2013 (Serviço de Cultura e Extensão)
    • SCHAFER, A. C. . Noções de escrita acadêmica em língua alemã I e II. (Curso de extensão 'Quem tem medo de literatura alemã?'). 2018 (Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã)
    • SCHAFER, A. C. . Minicurso de língua alemã para iniciantes. 2012 (FEUSP)
    • SCHAFER, A. C. . O processo de aprendizagem da língua alemã sob o ponto de vista de seus aprendizes em diferentes contextos. 2012
    • SCHAFER, A. C. . A ausência de motivação entre aprendizes de língua alemã carentes: origens e soluções. 2010
    • Nome do projeto: A ausência de motivação entre aprendizes de língua alemã carentes: origens e soluções (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHAFER, A. C. , SIMOES, J. S. .
    • Nome do projeto: A Rosa Branca - Tradução de textos selecionados (2011 - 2013
      Natureza: Outra
      Integrantes: SCHAFER, A. C. , REICHMANN, T. , PEREZ, J. P. , ALVES, E. A. , SANTOS, E. S. , SALGADO, J. L. , BONATTO, F. A. , BENASSI, R. , UTIDA, Y. C. .
    • Nome do projeto: O processo de aprendizagem da língua alemã sob o ponto de vista de seus aprendizes em diferentes contextos (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SCHAFER, A. C. , SIMOES, J. S. .
    • SCHAFER, A. C. . Traçando uma relação entre crenças e autonomia do aprendiz: teoria, resultados empíricos e implicações didáticas. 2012 - Trabalho de conclusão de curso - metodologia do ensino do alemão ii
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Letras: Português e Alemão
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Grupo de Assistência ao Idoso, à Infância e à Adolescência:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Professora voluntária de língua alemã
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto Goethe São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - Atual ).
        Outras informações: Professora de língua alemã
    • CAVC Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Professora de língua alemã
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).